• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MANUAL

DO

CANDIDATO

ESPM

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Informações

Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta — 9h às 21h Sábado — 9h às 13h

candidato@espm.br www.espm.br

(2)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 2

MBA Ciências do Consumo Aplicadas

Conhecer as informações que influenciam nas decisões de consumo deve ser uma das estratégias de negócios adotadas por uma empresa para o alcance do sucesso. Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade do século XXI é caracterizada por maior oferta de bens e serviços e também por um consumidor mais ativo, cujo comportamento de compra pode ser avaliado com base em suas necessidades biológicas, psicológicas, econômicas, entre outras.

No intuito de formar profissionais capacitados para atuar no mercado atual, a ESPM elaborou o curso MBA Ciências do Consumo Aplicadas. Trata-se de um curso lato

sensu, cuja proposta é a de analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços e aufere gratificação nesse processo, bem como investigar os motivos que o levam a realizar essa troca. O curso é pioneiro na área de mercado, pois emprega a biologia e as neurociências como auxiliares na compreensão das peculiaridades das condutas de homem e mulher, de criança e adolescente, de adulto e idoso.

Objetivo

Compreender como o comportamento de compra (busca, transação, posse e uso) de produtos e serviços supre os desejos e as necessidades biológicas, psicológicas e socioeconômicas do indivíduo consumidor, para a aplicação desse conhecimento em ações no mercado.

Público-alvo

Dirigido a graduados que necessitem de conhecimentos sobre o comportamento do consumidor para atuar profissionalmente no mercado ou que precisem de um sólido suporte conceitual como forma de compreender as mudanças que caracterizam a sociedade atual, aprimorando a interação empresa-consumidor.

(3)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 3

Dinâmica

O curso possui carga horária de 400 h-a, distribuídas em três semestres letivos, e está estruturado em duas áreas, sendo uma formada por disciplinas sobre fundamentos da gestão — Business Administration (BA) — e outra formada por um conjunto de disciplinas específicas:

I) Área de Business Administration – BA (150 h-a) - inclui as disciplinas básicas

para a gestão de negócios: Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Operações.

II) Área modular (250 h-a) - contempla um conjunto de disciplinas específicas na

área de concentração do curso, a fim de oferecer, de forma integrada com as disciplinas do BA, visão ampla e aprofundada sobre a área.

Estrutura

A seguir, são apresentadas a grade curricular e as disciplinas que a compõem.

Fundamentos da Gestão Financeira

(30 h-a) Fator Humano nas Organizações (30 h-a) Marketing (30 h-a) Gestão de Operações (30 h-a) Psicologia e Consumo (30 h-a) Economia Comportamental (30 h-a)

Ensino a distância (EAD) Cultura e Sociedade de Consumo

(30 h-a) Consumer Insights (30 h-a)

Neurociências, Consumo e Varejo (30 h-a)

Ética e Responsabilidade Socioambiental (30 h-a)

Ensino a distância (EAD)

Sentidos, Percepção e Design (30 h-a)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (70 h-a)

(30 h-a presenciais + 40 h-a extraclasse para elaboração do projeto)

(4)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 4

Fundamentos da Gestão Financeira

Considera os processos gerenciais de tomada de decisão, no que tange aos resultados financeiros do negócio, por meio do entendimento da inter-relação entre o desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso. Contempla os fundamentos da leitura e interpretação dos principais demonstrativos financeiros. Enfoca o uso do custo na tomada de decisão e os fundamentos de planejamento financeiro.

Fator humano nas organizações

Aborda questões relacionadas a evolução e significado do trabalho, reflexões sobre o fator humano no atual mundo dos negócios, aspectos da cultura organizacional e os princípios da liderança situacional. Possibilita ao aluno a capacidade de refletir sobre a importância e necessidade do autoconhecimento para transitar com maior segurança diante das características do atual cenário de trabalho e a valorização das relações humanas como condição essencial na maximização dos resultados no mundo dos negócios.

Marketing

Proporciona a aplicação dos conceitos de marketing nas questões de negócios atuais. Apresenta teorias e métodos para o aproveitamento das tendências e macrotendências do ambiente globalizado de negócios. Propõe a análise e discussão dos principais aspectos teóricos e práticos da administração estratégica de marketing, capacitando o aluno para compreender os processos de definição das estratégias de marketing e de gestão das variáveis controláveis de marketing.

Gestão de Operações

Caracteriza os negócios com base nos processos utilizados na produção e entrega de bens e serviços, apontando caminhos para resolução dos desafios inerentes à atividade de gestão. Aborda os seguintes temas: produção, logística, supply chain, gestão da qualidade e dos processos produtivos.

(5)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 5

Psicologia e Consumo

Enfoca temas relevantes para a compreensão do comportamento de compra do indivíduo consumidor, tais como: processos de construção da aprendizagem e formação de hábitos de consumo de produtos, marcas e serviços; sistemas motivacionais; necessidades e desejos do consumidor e sua adequação ao marketing; consumo e autoconceito: produtos como extensão do eu; hereditariedade versus ambiente; teorias da personalidade; influências da orientação sexual nas escolhas do consumidor.

Cultura e Sociedade de Consumo

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; as redes de significados culturais que norteiam trocas e consumo de bens; os signos-mercadorias; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado, a moda, o luxo, a novidade, a transitoriedade e a diversidade.

Economia Comportamental - ensino a distância (EAD)

Integra aspectos que sustentam o entendimento da moderna economia do consumo, entre eles os instrumentais, os quais permitem o exame das variáveis e a tomada de decisões relativas aos negócios que envolvam desenvolvimento, produção, lançamento e comercialização de produtos voltados ao consumo de bens e serviços. Nessa perspectiva, aborda as variáveis macroeconômicas PIB e mercado de bens de consumo, propensão a consumir e a poupar, renda, juros, câmbio e tributos; as variáveis microeconômicas do comportamento do consumidor, racionalidade e irracionalidade econômica dos consumidores, demanda de mercados específicos como diferenciação de bens, elasticidade-preço, preços segmentados (discriminação de preços).

Consumer Insights (segmentação e investigação do comportamento)

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, produtos e identidade grupal; semelhanças e diferenças de grupos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas e sociais; raízes da psicografia; fontes de informação sobre o consumidor e papel da pesquisa de mercado; etapas de

(6)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 6

um processo de pesquisa; tipologia básica de pesquisa de mercado: qualitativa e quantitativa; definição do target e papel do filtro; amostras; estudos qualitativos: entrevistas em profundidade, discussões em grupo, moderação, etnografia; precisão de conceitos quantitativos.

Neurociências, Consumo e Varejo

Expõe uma visão geral sobre o conhecimento do cérebro, suas estruturas, fisiologia e princípios evolutivos. Explora aspectos-chave do comportamento do consumidor, considerando aspectos de funcionamento do cérebro, exemplo das emoções como base de todos os comportamentos humanos e as diferenças principais entre a mente masculina e feminina. Parte de exemplos práticos de aplicação do conhecimento neurocientífico à pesquisa de marketing e ao comportamento do consumidor. Proporciona o estudo do mecanismo e da demografia das compras, bem como da monitoração do comprador no varejo e da ideologia da compra. As peculiaridades de homens e mulheres. Os diferentes aspectos da interação cliente-loja. As arenas do consumo e a compra como experiência sensorial.

Ética e Responsabilidade Socioambiental – ensino a distância (EAD)

Ética, moral e direitos humanos. Ética pessoal e empresarial. Políticas empresariais e códigos de ética. Conceitos básicos de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Terceiro setor. Marketing 3.0. Engajamento de stakeholders. Marketing social e relacionado a causas. Indicadores de responsabilidade socioambiental. Comunicação da responsabilidade socioambiental.

Sentidos, Percepção e Design

Investiga o modo como as pessoas captam, selecionam, organizam e interpretam

sensações físicas a partir de seus limiares de percepção. Enfoca aspectos como: a utilização pelo marketing dos fatores determinantes da percepção (exposição, atenção e interpretação) e dos princípios de organização perceptiva; a potencialização dos sentidos em estratégias de negócios no consumo e no varejo; os aspectos históricos do design de produtos e marcas; as marcas, os logos e os sistemas de identidade visual; os símbolos e a interpretação do estímulo; o croma, o matiz e o tom; as harmonias cromáticas; a interação entre cor e forma; a cor e a cultura; os

(7)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 7

shoppings, supermercados) e em embalagens; o merchandising visual; a identificação de desejos para estratégias de futuro.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Consiste na elaboração supervisionada de um plano de negócios, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Pré-requisitos para inscrição

Preenchimento da ficha de inscrição no site e pagamento de taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

(Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou não aprovação do candidato no processo seletivo.)

Processo seletivo

Inscrições abertas até o dia 24/2/2014.

• Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato receberá um link para preenchimento do processo seletivo on-line, que é composto das seguintes etapas:

1ª etapa preenchimento dos dados cadastrais; 2ª etapa preenchimento do perfil e interesses; 3ª etapa elaboração da redação.

• Todas as etapas do processo seletivo on-line deverão ser adequadamente cumpridas.

• O prazo de realização do processo seletivo on-line será de quatro dias corridos para as inscrições confirmadas até 26/1/2014 e de um dia útil para as inscrições confirmadas após essa data. A confirmação da inscrição é feita pelo pagamento da taxa de inscrição.

• A critério da comissão julgadora, eventualmente, o candidato também poderá ser convidado para uma entrevista presencial.

(8)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 8

Resultado do processo seletivo

Será enviado um e-mail pela secretaria de pós-graduação em até 10 dias após a realização do processo seletivo on-line.

Pré-requisitos para ingresso

• Aprovação no processo seletivo on-line.

• Apresentação do diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC

(Ministério da Educação), com carga horária mínima de 1.600 horas-aula.

Matrícula

Deverá ser efetivada após o recebimento de e-mail com o resultado do processo seletivo e convocação para matrícula, enviado pela secretaria de pós-graduação. A matrícula será realizada na ESPM, Campus da Pós-Graduação - Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo – SP.

Documentos obrigatórios para efetivação da matrícula

• Cópias simples do RG e do CPF.

• Cópia autenticada do diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso autenticado com a descrição da data de colação de grau, que será aceito

temporariamente, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior

do referido diploma.

• No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a • Resolução nº 8, de 4/10/2007, do CNE (Conselho Nacional de Educação),

disponível em http://portal.mec.gov.br/

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

(9)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 9

• Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

• Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO

EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail cancelamentopossp@espm.br,

100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas / rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

O MBA Ciências do Consumo Aplicadas possui carga horária de 400 horas-aula, com

duração aproximada de três semestres letivos, sendo oferecido nas modalidades abaixo:

Noturno: aulas duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras ou às terças e

quintas-feiras, das 19h30 às 22h40.

Início das aulas

As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, com início em 10/3/2014; e

terças e quintas-feiras, com início em 11/3/2014.

Local

Campus da Pós-Graduação ESPM

(10)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 10

Investimento

Matrículas efetuadas até 19/12/2013 (com desconto de 50%)

Obs.: para ter direito a esse benefício, o candidato deverá realizar sua inscrição e ter participado do processo seletivo on-line até o dia 8/12/2013.

Matrícula

com desconto Parcelado

R$ 650,00 Curso Matrícula/curso 19 parcelas fixas de R$ 1.875,35 R$ 36.281,65 23 parcelas fixas de R$ 1.576,56 R$ 36.910,88

Matrículas efetuadas até 7/2/2014 (com desconto de 25%)

Obs.: para ter direito a esse benefício, o candidato deverá realizar sua inscrição e ter participado do processo seletivo on-line até o dia 26/1/2014.

Matrícula

com desconto Parcelado

R$ 975,00 Curso Matrícula/curso 19 parcelas fixas de R$ 1.875,35 R$ 36.606,65 23 parcelas fixas de R$ 1.576,56 R$ 37.235,88

Matrículas efetuadas a partir de 10/2/2014 (sem desconto) Matrícula

sem desconto Parcelado

R$ 1.300,00 Curso Matrícula/curso 19 parcelas fixas de R$ 1.875,35 R$ 36.931,66 23 parcelas fixas de R$ 1.576,56 R$ 37.560,93

(11)

Publicado em 28/1/2014– Esta versão substitui as versões anteriores 11

Verifique as condições especiais para pagamento à vista e possibilidade de desconto para ex-alunos na Central de Candidatos pelo tel. (11) 5081-8200 ou e-mail: candidato@espm.br

O pagamento da primeira parcela (matrícula) deverá ser feito por meio de boleto bancário, o qual será entregue no ato da matrícula.

As próximas parcelas também serão pagas por meio de boleto bancário, com vencimento todo dia 8 de cada mês (a partir de abril/2014).

Parceria – Linhas de créditos

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de MBA Executivo Internacional, Master em Marketing e MBA, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos. Mais informações, contate:

Banco Bradesco

Contato: qualquer agência do Bradesco ou o PAB na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana).

Tel.: (11) 3246-3260 E-mail: 0992.gerencia@bradesco.com.br

Possibilidade de financiamento – Programa de Crédito Solidário ESPM

O Programa de Crédito Solidário ESPM possibilita a obtenção de 20%, 30% e 40% de

crédito concedido (sobre o financiamento do valor do curso), de acordo com a renda familiar anual do aluno e demais pré-requisitos. Mais informações, consulte a Central de Candidatos pelo telefone (11) 5081-8200 ou pelo e-mail candidato@espm.br

Referências

Documentos relacionados

165, I, e 168, I, da Lei 5.172/66 (Código Tributário Nacional), inclusive no que se refere à restituição do IR- Fonte incidente sobre os rendimentos recebidos como

conteúdos implementados; Desenvolver objetivos académicos: autonomização do utilizador, aprendizagem e apoio à produção de conhecimento científico; Refletir sobre boas práticas

Ademais, não se mostra razoável nem consentâneo ao princípio da isonomia assegurar a contagem de tempo de serviço especial, para fins de aposentadoria especial, tão

 O traballo da Consellería de Cultura e Educación permite que este mesmo mes de setembro estean publicados os decretos que regulan as ensinanzas modificadas pola Lei orgánica para

planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de

Produção e socialização de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania e da política de… Serviço de Proteção Social Básica

Para requerer a Certificação diretamente no Portal de Serviços, já disponível, o representante da organização (Presidente) deverá estar primeiramente cadastrado

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso Inserção da IE/curso no Sistema Corporativo Repasse de login e senha para acesso à extranet