• Nenhum resultado encontrado

O Vigilante INFORMATIVO DO GRANDE ORIENTE DE SANTA CATARINA ANO 24 Nº 144 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Vigilante INFORMATIVO DO GRANDE ORIENTE DE SANTA CATARINA ANO 24 Nº 144 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2019"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DO GRANDE ORIENTE DE SANTA CATARINA ∴ ANO 24 ∴ Nº 144∴ SETEMBRO / OUTUBRO DE 2019

O Vigilante

Colegiado é marcado por homenagens

A 74ª Reunião

Ordinária do

Colegiado do GOSC,

realizada no dia 28

de setembro, com

maciça presença

de Lojas e Irmãos,

além das pautas

debatidas, foi

marcada pelas

homenagens de

Menção Honrosa às

Lojas e aos obreiros

que participaram da

elaboração da nova

e atual Constituição

do Grande Oriente

de Santa Catarina,

em 1999. (Pág. 3)

Câmaras setoriais

A realização das Câmaras Setoriais do

Colegiado pelo estado definem prioridades

socioeconômicas que serão entregues ao

governador de Santa Catarina.

PAGINA 4

Ex-governador Raimundo Colombo palestrou

aos Irmãos e destacou as decisões do Senado, a

votação da Previdência e os recursos do pré-sal

para estados e municípios.

PÁGINA 9

Palestra do ex-governador

rodada de NegóCios

evento, em

Blumenau,

reuniu 150

pessoas entre

irmãos,

apoiadores e

acompanhantes,

dos orientes de

santa Catarina,

Paraná, goiás

e rio grande

do sul.

PÁGINA 7

somar

Reunião das três Potências Maçônicas de

Santa Catarina serviu para o alinhamento

das diretrizes estratégicas visando o plano de

ações em cada região do Estado.

PÁGINA 6

Leia tamBém:

mensagem do grão-mestrado,

entrevista do grão-mestre adjunto,

atividades das Lojas

e shriners

(2)

MENSAGEM DO GRÃO-MESTRADO

Irmãos,

Estamos no ano em que o Brasil comemora os 150 anos da proclamação da república e o mundo comemora os 30 anos da derrubada do muro de Berlim, restabelecendo não somente laços e vínculos familiares rompidos abrupta-mente, como reunificando uma Nação. Mo-mento histórico com “símbolos mil”. Porém, o alcance de um sonho, alicerçado na esperança, somente foi possível com árduo trabalho, de-dicação, tolerância e exercício da articulação diplomática e voluntariado de milhares de atores, na maioria anônimos.

Recentemente, com a realização da 74ª. Reunião Ordinária do Colegiado (28/09), ocasião em que comemoramos os 20 anos da Constituição do GOSC, inauguramos um novo momento histórico, a “Era da Articulação

Social” com discrição, tendo as SOMAR –

So-ciedades Maçônicas Regionais (que congregam o GOSC, GLSC e GOB-SC) e as nossas lide-ranças sociopolíticas e econômicas como elos e alavancas de atuação externa.

Esta nova era exigirá trabalho árduo no vo-luntariado, com esmerada dedicação de muitos Irmãos unidos aos que já vêm e continuarão atuando no campo da Formação Maçônica, cujo desafio está em tratar o conhecimento maçônico (independente de Ritos), preservan-do nossas tradições, porém aplicapreservan-do ao século XXI com gestão do conhecimento, incluindo e motivando gerações para a ação de um bom e valioso Mestre Maçom.

Antecedendo à realização desse Colegiado, promovemos novamente, no último trimes-tre, as Câmaras Setoriais do Colegiado no âmbito das 29 Delegacias do Grão-Mestrado, ocasião em que foram definidas as propostas sociopolíticas e econômicas em nível nacional, estadual e regional. Levadas ao Colegiado, este fixou livre e democraticamente as seguintes prioridades:

Eixo Nacional: I. Educação: modernização

e qualidade da educação; II. Saúde: Sanea-mento Básico como prevenção; III. Combate à Corrupção: blindar contra influência política

indevida de políticos em carreiras de Estado.

Eixo Estadual: I. Educação: valorizar e

qualificar o ensino; II. Saúde: priorizar sistema hospitalar com Centros de Referencias Espe-cializados Regionais; III. Segurança Pública: qualificação e atenção às Forças de Segurança.

A estas, agregadas a vontade e o empenho da Loja Especial Histórica Cordialidade, em prol da Reforma Política.

Neste ano, igualmente, nosso Colegiado completa 20 anos de belíssimos resultados com o advento e luz da nossa Constituição, que é o alicerce da nossa estabilidade institucional, sendo o Colegiado nossa bússola de orientação estratégica.

O GOSC rompeu fronteiras com inovação no Ensino e Formação Maçônica há pouco mais de 10 anos. Hoje, abre mentes e corações para o voluntariado, agindo pela Articulação

Social com a alavanca da nossa Força Insti-tucional.

Enxergamos no horizonte 70 anos de rica e esplendorosa história, de uma Instituição hoje reposicionada para uma organização maçônica ativa e estratégica, orientada por resultados institucionais e socioeconômicos mensuráveis. Resultados internos e externos que, por certo, farão do Centenário do GOSC um marco para a história, momento no qual as gerações vindouras comemorarão o fruto das sementes lançadas por nós, obreiros deste ciclo histórico.

Estarão neste “Templo” os Maçons que, com trabalho e dedicação, deixarem suas digitais no “canteiro das grandes obras”.

Neste “canteiro” o GOSC, às portas do seu aniversário, firma compromisso com sua Missão de “Promover o Aperfeiçoamento e a

Ação de Homens livres e Aceitos, por meio da Formação e da Articulação Social, de forma continuada, contribuindo para uma Sociedade mais Justa e Fraterna”, alicerçada

em nove objetivos estratégicos para o período de 2020 – 2025 que nos direcionarão a “Ser até

2025, referência por suas ações de Aperfei-çoamento e de Articulação Social, no âmbito da CMI”.

Para tanto, é imprescindível o fortaleci-mento da relação institucional do GOSC junto ao eixo histórico, regular e reconhecido da Maçonaria Internacional, sob todos os aspec-tos, visto que é um todo organizado, que está acima da vontade e das paixões individuais.

Deveremos, ainda, estar empenhados para energizar as mentes e motivar os corações de maçons, comprometidos com o trabalho voluntário e conectados em redes interconec-tadas para a articulação de “homens livres e

de bons costumes”, que enfrentarão mudanças

exponenciais, rápidas e amplas com a “... cres -cente harmonização e integração de diversos campos das ciências, das disciplinas e das descobertas científicas”.

E a ideia de que “... a natureza humana

será transformada no século XXI porque a inteligência está se desacoplando da cons-ciência” é verídica.

Como iremos atuar neste cenário? Quem serão e como deverão se postar nossas futuras lideranças?

Para ilustrar, este século já tem as marcas da presença do “dataísmo” e, como consequ-ência, nos diz Harari: “No século XXI há mais probabilidade de que o indivíduo se desintegre suavemente por dentro do que brutalmente esmagado de fora”. E complementa “Se você

não gosta dessas possibilidades, então faça algo a respeito”.

Fazer algo...???

Sim, como por exemplo, atuar com nosso conhecimento, adaptado com a consciência das características e necessidades do nosso atual Século. Que é o XXI.

Como Maçons, temos que libertar a nossa Ordem das amarras dos interesses personalistas de indivíduos, uns amarrados pela corda do Ego e outros guiados pelo condão do interesse de terceiros, para preservar a navegação progressiva do coletivo em tempos modernos com inovação, com respeito ao que somos e que aqui chega-mos, porém integrados à realidade presente e preparados para com o futuro. Que é o amanhã.

No presente ou futuro, se desejamos “mu-danças”, tanto em nível pessoal, organizacional, socioeconômico... façamos cada um de nós, a sua parte, como por exemplo, agir em prol do coletivo.

Meus irmãos, sejamos Vigilantes para com nosso norte estratégico e Veneráveis para com as nossas obrigações, iluminados pelos Landmark´s, pelos Princípios Gerais e pelos Postulados da Maçonaria.

Fraternalmente,

Rubens Ricardo Franz

(3)

Em entrevista ao jornal O VIGILANTE, o Poderoso Irmão Sergio Martinho Nerbass falou sobre a oportunidade de nova-mente exercer o cargo de GM Adjunto do GOSC.

OV - Como o Irmão recebeu o convite para ocupar o Cargo?

Resp. - Com certa surpresa.

Em função da solicitação de afastamento voluntária e anteci-pada do Irmão Wallner, a nossa legislação determina que, em sendo no terço final do mandato, o Grão-Mestre escolhe e convida um dos Irmãos que já passaram pelos cargos de Grão-Mestre ou Adjunto e o submeta a aprecia-ção do Colegiado. No caso fui honrado pela escolha e aprovação da nossa assembleia, e mais uma vez ter a oportunidade de servir a nossa gloriosa Instituição, que tanto prezo, e ombrear com o Irmão Rubens, na sua gestão inovadora e operosa.

OV - Qual a importância da função do Grão-Mestre Adjunto na atualidade?

Resp. - Entendo que, em

pri-meiro lugar, o Adjunto tem que ser um Irmão leal e afinado com as propostas da gestão, definidas e aprovadas pelo nosso Colegiado. Segundo, estar junto e disponível para assumir compromissos, lide-rados pelo Grão-Mestre, na tarefa de executar o que determina o Pla-nejamento Estratégico da gestão. Por último, o que determina nossa Constituição, substituir o Grão-Mestre nos seus impedimentos.

OV - Como estão sendo as atividades do GOSC até o mo-mento?

Resp. - Até poucos dias atrás,

estava acompanhando a Adminis-tração Rubens e Wallner do lado de fora, digamos assim. O sentimento era e é de uma Administração séria, dinâmica, com muitas e ino-vadoras realizações. Destacamos o aumento significativo de Lojas e obreiros, a valorização, estru-turação e ampliação da SOMAR, entre tantas outras, mas entendo que a maior de todas foi o ganho que tivemos junto às Instituições Internacionais. É um sonho reali-zado, graças ao esforço das últimas

Gestões, mas, principalmente, a ação enérgica e definitiva liderada pelo Irmão Rubens.

OV - E os planos para os próximos meses?

Resp. - Estamos chegando

ao final do ano e logo teremos o nosso recesso. Os últimos acon-tecimentos de importância serão discutidos no Colegiado que acontecerá em Lages, dia 23 de

novembro. Ano que vem, teremos duas grandes realizações, que por certo polarizarão a atenção dos obreiros do GOSC. Uma será a campanha e a eleição para a nova administração 2020/2023 a ser eleita em maio. E a outra, a comemoração pela passagem dos 70 anos do Grande Oriente de Santa Catarina em abril. A festa será grande e marcante.

grão-mestre adjunto fala sobre o cargo que volta a ocupar

O nome do Ir∴ Nerbass foi aprovado pela assembleia do Colegiado.

gosC realiza 74ª reunião ordinária do Colegiado

Em 28 de setembro, o Sereníssimo Irmão Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do GOSC, presidiu a 74ª reunião do Colegiado, com a presença de 133 Lojas Sim-bólicas ativas e autoridades do Grande Oriente.

Dentre as pautas deba-tidas estava a aprovação da Comissão de Administração

sobre o parecer que trata da comenda Esquadro e Compasso, com o objetivo de reconhecer as 30 Lojas jurisdicionadas ao GOSC com melhor desempenho em gestão.

Outro ponto foi a decla-ração de vacância do cargo de Grão-Mestre Adjunto, assim como a escolha e a posse do

substituto, o Poderoso Irmão Sergio Martinho Nerbass.

A definição de priori-dades em nível nacional e estadual para atuação sociopolítica do GOSC tam-bém foi destaque da reunião, com a consolidação das ações definidas pelas Lojas, a partir das informações obtidas por meio das Câmaras Setoriais

do Colegiado, realizadas en-tre julho e setembro de 2019. Para completar, foram prestadas homenagens aos 20 anos da Constituição do GOSC. Dirigindo-se aos atuais membros do Colegia-do e aos Veneráveis Irmãos membros do Colegiado de 1999, o Sereníssimo Grão-Mestre destacou que há 20

anos o GOSC inaugurava um novo modelo de Poder, com a promulgação de sua nova e atual Constituição.

Primeiramente, desta-cou o trabalho do Vene-rável Miguel Christakis e do Venerável Lúcio Nelson Martins (in memoriam) du-rante o processo de tornar o GOSC uma potência in-dependente. Em seguida convidou o Venerável Irmão Getúlio Corrêa para saudar os membros do Colegiado de 1999, responsáveis pela elaboração da atual Consti-tuição do Grande Oriente de Santa Catarina.

Dando prosseguimento, foi prestada homenagem às Lojas ativas, vinculadas do GOSC, integrantes da Assembleia Constituinte de 1999 e aos Veneráveis Irmãos constituintes ativos com Menção Honrosa.

(4)

Câmaras setoriais do Colegiado em ação

O GOSC tem intensificado ações

regio-nais com a realização das Câmaras Setoriais

do Colegiado, congregando as Lojas que

compõem as 29 Delegacias. No mês de

setembro, o Grão-Mestre, Irmão Rubens

Ricardo Franz, junto com os

Superinten-dentes e Delegados, percorreu o estado

para definir, em uma ação estratégica, as

prioridades socioeconômicas em nível

nacional, estadual e regional.

As prioridades elencadas serão

entre-gues, pessoalmente, ao governador Carlos

Moisés em sessão pública de comemoração

dos 50 anos da Loja Jerônimo Coelho, dia

21 de novembro, em Florianópolis.

A posição do GOSC para a sua atuação

sociopolítica e econômica ficou definida

com as seguintes prioridades:

EIxO NACIONAl:

1. Educação: Modernização e qualidade da educação

2. Saúde: Saneamento básico como prevenção 3. Combate à Corrupção: Blindar contra in-fluência política indevida de políticos em carreiras de estado

EIxO EStAduAl:

1. Educação: Valorizar e qualificar o ensino 2. Saúde: Priorizar o sistema hospitalar com

centros de referências especializados regio-nais

3. Segurança Pública: Qualificação e atenção as forças de segurança

“É importante destacar a brilhante partici-pação dos Irmãos nos trabalhos e nos debates ocorridos. Agora, de posse das informações pro-duzidas nas regiões, a Secretaria de Cidadania vai levar para o Colegiado deliberar as prioridades”, afirma o Grão-Mestre.

Araranguá

Braço do Norte

Caçador Canoinhas

2ª Delegacia - Florianópolis

5ª Delegacia - São José 13ª Delegacia - Jaraguá do Sul 6ª Delegacia - Biguaçu

15ª Delegacia - Criciúma

28ª e 29ª Delegacias - Chapecó 17ª Delegacia - Laguna

4ª Delegacia - Itajaí 27ª Delegacia - Maravilha

8ª Delegacia - Balneário Camboriú

(5)

No Grau de Grande Oficial,

Audi luiz Vieira da Loja Januário

Corte, recebeu a homenagem por ter contribuído efetivamente e de forma exemplar para a difusão do conhecimento através dos Ritos. O Irmão foi iniciado em 12 de dezembro de 1981 e atuou de forma ética e moral, com a real aplicação dos valores de um Maçom, tendo completado 30 anos de efetiva regularidade maçônica.

No Grau de Cavaleiro, a home-nagem é destinada a maçons filiados ao Grande Oriente de Santa Catarina que tenham completado 25 anos como Maçom regular e contribuído para a promoção do fortalecimento institucional da Ordem. Quem

re-cebeu foi César José Rosa, iniciado em 20 de outubro de 1973, da Loja Jerônimo Coelho; Gilberto Sandrini, iniciado em 20 de setembro de 1969, da Loja Toneza Cascaes e Flavio Arol -do Scherer, inicia-do em 20 de junho

de 1981, da Loja Estrela do Mar.

César José Rosa

Gilberto Sandrini

Flavio Aroldo Scherer Audi Luiz Vieira

Para Orlei Ademar Ikert, iniciado em 17 de outubro de 1983, da Loja Silêncio de Elêusis, foi entregue a Medalha Comemorativa de 70 anos do

GOSC. A comenda é destinada ao Irmão que tenha, no mínimo, 25 anos

de vida maçônica e contribuído de forma efetiva para a consolidação das reformas pós Constituinte de 1999.

No dia 12 de outubro, a Loja Fraternidade Serrana, estabelecida no município de São Joaquim, comemorou 25 anos, com uma Sessão Ritualística e um jantar no Clube Astréa, com a par-ticipação dos Irmão e seus familiares.

A data de 12 de outubro de 1994 foi lembrada por marcar o dia em que um grupo de maçons ativos, re-unidos em torno da ideia de fortalecer e ampliar a atuação maçônica em São Joaquim e na Serra Catarinense, funda-ram a Loja.

Estiveram presentes no evento inúmeros represen-tantes de Lojas, assim como o Grão-Mestre do GOSC, Ir-mão Rubens Ricardo Franz, que na oportunidade conce-deu o título de Loja

Benemé-rita. Também prestigiaram o evento o Grão-Mestre Honorário, Getúlio Corrêa; o Grão-Mestre Adjunto de Honra, Sérgio Wallner; e o Superintendente Mesorre-gional, Tarcízio Pickler.

25 anos da Fraternidade serrana

No dia 19 de outubro, a Loja Portal da Serra, em Bom Retiro, comemorou 15 anos

com uma sessão ritualística e um almoço fraterno, com a participação de seus

inte-grantes e familiares.

Marcaram presença inú-meros representantes de Lojas, assim como o Grão- Mestre do GOSC, Rubens Ri-cardo Franz; o Grão-Mestre de Honra, Sergio Martinho Nerbass; os Grão-Mestres Honorários, Miguel Chris-takis, Francisco Vady Nozar Mello e Getúlio Correa; o Grão-Mestre Adjunto de Honra, Sérgio Wallner; e o Superintendente Mesorre-gional Tarcízio Pickler.

Portal da serra festeja 15 anos de história

No domingo, 13 de outu-bro, a Loja Ciência e Liberda-de, juntamente com a ONG Anjos Indo às Ruas, atendeu mais de 30 famílias e aproxi-madamente 50 crianças na Vila da Miséria, em Itajaí.

Foram distribuídas ces-tas básicas com leite para todas as famílias, além de cachorro-quente, bolo, refrigerante e brinquedos para todas as crianças. A ação teve ainda atrações com palhaços, cama elás-tica, piscina de bolinha e cortes de cabelo.

No dia seguinte, as duas entidades, com a aju-da do Bethel Peregrinas

da Luz, levaram 33 crianças a uma pizzaria, onde também presenciaram um show do mágico Martí. As crianças ainda participam de um projeto voluntário de música, liderado por uma professora da comunidade carente do Imaruí.

Loja Ciência e Liberdade promove

solidariedade na Vila miséria/itajaí

gosC

entrega

comendas

da ordem

do mérito

maçônico

(6)

Fraternidade imaruiense

completa 30 anos

No dia 21 de outubro, a Loja Fraternidade Imaruiense, no município de Imaruí, comemorou 30 anos de fundação, com a presença de representantes de diversas Lojas da região. Na ocasião os fundadores e a Loja fundadora Ordem e Trabalho foram homenageados, sendo que, durante a ceri-mônia, houve referência ao Grão-Mestre do GOSC, Irmão Rubens Ricardo Franz; Grão-Mestre de Honra, João Paulo Sventnickas; Superintendente Mesorregional Adjunto, Luiz Cesar Homem; e ao Delegado Claudio Machado, assim como a demais autoridades do GOSC.

Lojas do rito de York realizam encontro

Na manhã do dia 5 de outubro, em Itajaí, foi rea-lizado um almoço fraterno de confraternização com a presença de mais de 60 Irmãos. Na oportunida-de, foram apresentadas as palestras dos Irmãos Flávio Dellazzana e Toni Luiz Haag, ambos Secretá-rios Adjuntos de Liturgia e Ritualística para o Rito de York.

Também estiveram pre-sentes o sereníssimo Grão-Mestre, Rubens Ricardo Franz; o Delegado Gerson Fachini, além de inúmeras autoridades do GOSC,

Ve-neráveis Mestres e Obrei-ros das Lojas Harmonia e Perseverança, Monteiro Lobato, Pérola do Vale, Santo Graal e Acácia Negra.

O Venerável Mestre da Loja Cavaleiros de Aço, Márcio Rogério Sonza, também participou da confraterni-zação.

irmão Álvaro Cauduro recebe

título de cidadão Joinvillense

No dia 2 de outubro, o Irmão e ilustre

Con-selheiro do GOSC, Álvaro Cauduro, membro

ativo da Loja Humânitas, recebeu o título de

Cidadão Honorário de Joinville. A comenda é

dada a pessoas da cidade em gratidão aos serviços

de relevância, merecedores de reconhecimento

público ao município.

Marcaram presença no ato o prefeito de

Joinville, Udo Döhler, o Grão-Mestre do GOSC,

Irmão Rubens Ricardo Franz, e diversas

autori-dades civis, militares e eclesiásticas.

“É muito tocante para mim esse momento de

concessão de título de cidadão honorário numa

cidade que me acolheu há quase 40 anos. Eu faço

parte dela e ela faz parte de mim. A verdade é

que construí minha vida aqui. Com esse título,

passo a ser oficialmente joinvillense, algo que já

sou de fato há quase quatro décadas”, destaca o

conselheiro Álvaro Cauduro.

somar apresenta diretrizes estratégicas

A Sociedade Maçônica Regional (SOMAR) reuniu as lideranças da Maçonaria Catarinense no dia 25 de outubro, na sede da Gran-de Loja Gran-de Santa Catarina (GLSC), em Florianópo-lis, para alinhamento das diretrizes estratégicas. O encontro contou com a par-ticipação dos Grão-Mestres das três Potências: GOB-SC, Altair Salésio Rodrigues; GLSC, Flávio Rogério Graff e GOSC, representado por Sergio Martinho Nerbass (Grão Mestre Adjunto), que assinaram o documento final em conjunto.

“Como a formação da SOMAR tomou corpo em diversas regiões do estado, faz-se necessário um melhor direcionamento das ações, por isso criamos essas dire-trizes estratégicas”, explica o coordenador da SOMAR pelo GOSC, Avelino

Lom-bardi Junior.

A partir da elaboração do documento, cada SOMAR vai produzir seu plano de ações, respeitando a missão, a visão, os valores, os eixos de atuação internos ou externos, e as formas de atuação, além da criação de grupos de tra-balho em cada área social. “O respeito às três Potências tem norteado o trabalho da nossa associação, que não deve ter nenhuma interferência nas administrações das Lojas,

mas procura divulgar sua agenda e de suas respectivas Potências, a fim de fomentar a integração dos Irmãos”, completa Avelino.

A SOMAR é uma asso-ciação que promove a união das três Potências regulares de Santa Catarina, GOB--SC, GLSC e GOSC em prol da sociedade. Isso acontece regionalmente. A associação nasceu na década de 80 com o nome de Conselho de Ve-neráveis, quando Veneráveis Mestres das Lojas de Blu-menau e região se reuniam com a finalidade de tomar decisões comuns que iriam além das suas Lojas.

O objetivo era a troca de ideias, relatar o que se passava nas Lojas e propor-cionar um maior conheci-mento mútuo. Em 2010, uma reestruturação ampliou os horizontes da associação que passou a ser mais parti-cipativa na sociedade. Para uma melhor apresentação, adotou-se o nome SOMAR.

(7)

Cmi realizou

V rodada maçônica

de Negócios em sC

Após 12 longos meses

de planejamento e

divul-gação, ocorreu, no dia 4

de outubro, em Blumenau,

a V Rodada Maçônica de

Negócios com o objetivo

e trocar informações e

realizar negócios

profis-sionais entre Irmãos de

diversas regiões do Brasil e

demais países americanos

membros da

Confedera-ção Maçônica

Interame-ricana (CMI). O evento

apoiado pelas três

Potên-cias de Santa Catarina

(GOB-SC, GLSC e GOSC),

contou com a participação

de cerca de 150 Irmãos,

apoiadores e

acompanhan-tes dos Orienacompanhan-tes de Santa

Catarina, Paraná, Goiás e

Rio Grande do Sul.

A cerimônia de

aber-tura foi prestigiada pelo

Grão-Mestre do GOSC,

Irmão Rubens Ricardo

Franz; o Deputado do

Grão-Mestre da MRGLSC,

Irmão Anderson Redinha

Malgueiro, e o

Coordena-dor da 5ª Circunscrição

do GOB-SC, Irmão Jean

Carlo Michel,

represen-tando o Grão-Mestre desta

potência, o Irmão Altair

Salésio.

“Quando abrimos o

Livro da Lei, no início do

evento,

simbolicamen-te pedimos prosimbolicamen-teção ao

Grande Arquiteto do

Uni-verso para nossas famílias,

nossos Irmãos e também

para os nossos negócios.

Ao fecharmos o mesmo

Livro ao fim dos

traba-lhos, saímos contentes e

satisfeitos, mas

principal-mente, agradecidos pela

oportunidade de estarmos

entre Irmãos praticando a

Maçonaria e ainda fazendo

bons negócios”, comenta o

coordenador da comissão

organizadora do

even-to, Irmão Alex Evaldt de

Aragão.

Nos trabalhos da

Rodada de Negócios, a

dinâmica utilizada foi a

Metodologia de Sessão

de Negócios, que contou

com a execução e apoio

do Sebrae-SC. As rodadas

ocorreram em 11 mesas

com 11 Irmãos em cada

uma e, durante certo

inter-valo de tempo, os

partici-pantes apresentavam seus

produtos e serviços para os

demais presentes.

Ao final do rodízio,

que duraram cerca de

qua-tro horas, todos os 121

Ir-mãos puderam apresentar

seus negócios. Das

em-presas participantes, 23%

eram de indústrias, 18%

comércio e 59% serviços.

Após o almoço, foi

proferida uma palestra

com o tema “Cenário

Eco-nômico” pelo economista

sócio e diretor da

Quan-titas de Porto Alegre, João

Fernandes, que participou

a convite da Unicred.

“O almoço e o

coque-tel, ao final do evento,

foram dois momentos

em que igualmente

hou-ve muita sinergia entre

os participantes. O

cli-ma cordial em ambiente

de negócios favoreceu e

proporcionou excelentes

oportunidades de novos

negócios entre maçons”,

enfatizou o mestre de

ce-rimônias do evento, Irmão

Demócrates Schmitd.

Em paralelo, ocorreu

a Feira de Negócios, onde

25 irmãos puderam expor

seus produtos e serviços

em estandes ou balcões

expositores. O evento foi

encerrado com o sorteio

e distribuição de brindes

trazidos pelos próprios

participantes.

A sede própria do Grande Conselho Esta-dual da Ordem DeMolay para Santa Catarina (GCE/SC), foi inaugurada em 21 de outubro, em Florianópolis. O objetivo é de centralizar todas as atividades operacionais do GCE para facilitar a integração e organização das ações. De acordo com o Grande Mestre Estadual, Victor Leduc Machado, o feito marca a traje-tória da Ordem DeMolay Catarinense, espe-cialmente dos 14 anos do GCE-SC. “Adquirir e equipar uma sala comercial, que se torna a sede da Ordem DeMolay catarinense, é prova da solidez da estrutura e profissionalismo de nosso Grande Conselho Estadual”, comenta.

Machado explicou que a necessidade de possuir uma sede própria e adquirida exclusivamente com recursos próprios foi identificada e se tornou objetivo da atual

gestão do GCE. “Temos a convicção de que esse é um passo histórico em nosso processo de constante aprimoramento, e que vai suprir o que necessitamos de estrutura para se tornar o “coração” do Grande Conselho”, completa.

A sede fica localizada na rua Fúlvio Aducci, nº 627, sala 811, no Estreito, em Florianópolis.

Presente no ato de inauguração, o Sere-níssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Flávio Graff, recebeu, na opor-tunidade, a Medalha de Apreço da Ordem DeMolay. Também estiveram presentes na cerimônia o Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina, Sérgio Nerbass; e o Diretor-Executivo para a Ordem DeMolay do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina, Max Prujanski.

(8)

shriners segue expansão e

apresenta ações pelo estado

O Shriners International Club de Santa Catarina pro-moveu a terceira Iniciação no dia 18 de agosto, no Clube 7, em Tubarão. Na oportunida-de, foram iniciados 19 novos Nobres Shriners, dentre eles o Eminente Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Ca-tarina, Irmão João Eduardo Noal Berbigier. Após cerimô-nia, os Shriners, familiares e amigos confraternizaram em almoço no Clube de Campo de Tubarão.

Com a iniciação de Tu-barão, o Shriners Interna-tional Club de Santa Catari-na chegou a 141 membros, reforçando o objetivo de alcançar, em breve, 300 No-bres Shriners, para que se torne viável o pedido de transformação do Clube em um Templo.

Além do foco na expan-são do quadro de Irmãos em Santa Catarina, o Clube está empenhado na execução do

Planejamento Estratégico Plurianual, já tendo proce-dido a doação de uma cabine de fonoaudiologia ao Centri-nho de Lábio-Leporino de Joinville.

Outra iniciativa é via-bilizar uma parceria entre a Profis (Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal) de Joinville e a Unochapecó para levar o conhecimento adquirido pela instituição à comunidade universitária. O intuito é de repassar as

competências necessárias para oferecer atendimento à crianças fissuradas, evitan-do, com isso, a necessidade de deslocamento do Oes-te catarinense até Joinville. Dessa forma, elas passarão a ser, inicialmente, atendidas em Chapecó. Esse modelo estabelecido com a Unocha-pecó já despertou o interesse de outras instituições universitárias por todo o Estado e, em breve, deverá

ser replicado em mais regiões de Santa Ca-tarina.

Além das ações institucionais, os Shriners de Santa Catarina estão en-volvidos com o pro-cesso de admissão da primeira paciente do estado por um Hospital Shri-ner. A menina Angélica dos Santos do Nascimento, de Rio do Campo, possui cica-trizes severíssimas decorren-tes de queimaduras sofridas ainda na primeira infância. Ela foi inicialmente aten-dida e avaliada pelo Irmão Eduardo Missias Martins de Oliveira, da Loja Justiça e Liberdade, de Joinville, que providenciou todos os exa-mes clínicos e deu início ao encaminhamento do formu-lário “International Patient Request for Treatment”, em julho.

A partir daí iniciou-se o processo de avaliação para fins de admissão da menina por um hospital Shriner. Em setembro houve o primeiro contato do Shriner Hospi-tal for Children de Galves-ton, no Texas, solicitando o formulário de “Sponsor” (patrocinador) ao Shriners International Club de Santa

Catarina, já que as despesas paralelas ao tratamento não são custeadas pelos hospitais. No momento, aguarda-se o chamado do Hospital para encaminhamento da pa-ciente.

Nesse cenário, foi ini-ciada uma campanha para a arrecadação de fundos para o custeio das despesas de via-gem e manutenção (fora do ambiente hospitalar), da me-nina e de responsável, para a primeira viagem de avalia-ção e, em caso de admissão, durante o tratamento. O Clube lançou uma ação entre amigos para o sorteio de um violão doado pela Strinberg, autografado pelo cantor e compositor Alexandre Pi-res, que foi distribuída aos Irmãos de Santa Catarina. A ação está sendo comple-mentada por um pedido de auxílio encaminhado às Lojas Maçônicas das três Potências Regulares do estado.

COMO AJudAR

Quem deseja contribuir, pode doar qualquer valor ao Shriners International Club de Santa Catarina: CNPJ/MF 33.658.326/0001-60, Banco 085 (Cooperativa Central de Crédito), Agência 0107 (Credelesc), Conta Corrente 04493-8, Ou na conta espelho do Banco do Brasil (001), Agência 3125-9, Conta Corrente 7775-5.

Além da menina Angé-lica, outras crianças de Santa Catarina já estão no radar do Shriners International Club de Santa Catarina com o propósito bem definido de resolução dos problemas e dificuldades enfrentadas pelas crianças atendidas.

Conheça mais sobre a Ordem Shriner, acessando o site www.amalshriners.org. O e-mail de contato com o Shriners é shriners.sc.bra -sil@gmail.com.

Fraternidade Feminina desenvolve projetos sociais em Joinville

A Fraternidade

Be-neficente Joinvillense As Acácias, uma en-tidade paramaçônica não iniciática e não ri-tualística, está em plena atividade, congregando cunhadas e sobrinhas das Lojas, com o desen-volvimento de projetos sociais.

Entre as iniciati-vas desse segundo se-mestre, destacam-se a doação de bicicletas e motoquinhas ao Cen-tro Educacional Ven-tania; a arrecadação e

entrega de produtos de limpeza ao lar de idosos Pedacinho do Céu; e o atendimento a mais de 50 pessoas com algum tipo de necessidade especial no Instituto de Reabilitação Dona Anna; além de uma fes-ta no Dia das Crianças nesta mesma entidade. As Acácias ainda projetam a adoção de idosos para a doação de presentes de Natal e o apadrinhamento de três instituições duran-te o ano de 2020.

Cunhadas e sobrinhas das Lojas que fazem parte da Fraternidade Feminina As Acácias levam alegria, conforto e esperança a muitas crianças e idosos da região.

(9)

ex-governador palestra aos irmãos do gosC

O ex-governador Rai-mundo Colombo palestrou em sessão da Loja Histórica Cordialidade, onde criticou a decisão do Senado de adiar, uma semana depois do prazo previsto, a votação do segundo turno da refor-ma da Previdência, desde que haja a garantia do go-verno de que os recursos do pré-sal serão divididos entre estados e municípios.

Colombo afirmou que

essa demora é um sinal ruim para a sociedade. “Nós tínhamos que ter aproveitado essa lua de mel de dez meses do novo governo e fazer um pacote de mudanças estruturais, profundas. A gente quei-mou esse capital e estamos fazendo uma coisa parcial”, lamentou.

“Se você não incluir estados e municípios a reforma não vai dar certo.

No caso de Santa Catari-na, isso já foi feito com a reforma da Previdência, formulada com a partici-pação de todos os Poderes e aprovada pelo governo na Assembleia Legislativa, em 2015, por isso estamos quatro anos na frente dos outros estados”.

Colombo defendeu também uma ampla re-forma Política. “O modelo político morreu, apodreceu,

nós não temos chance. So-mos vítimas de uma coisa malfeita. Com a prolifera-ção de partidos é impossível dar certo”, advertiu.

“A gente já deu um passo gigantesco com a proibição das coligações nas eleições proporcionais e a cláusula de barreira. Agora, é preciso implantar o voto distrital, porque exige dos candidatos uma relação mais próxima com

os eleitores”.

O ex-governador disse que o Brasil poderia seguir o exemplo da Itália que reduziu em um terço o número de representantes no Senado e na Câmara, se reconectando com a socie-dade. Logo após encerrar a palestra, o Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Rubens Franz, entregou um certificado ao ex-governador.

Projeto

Vereador Voluntário

ganha força no estado

Criado no município de Rio do Sul, durante o segundo turno das eleições presidenciais do Brasil, o projeto Vereador Voluntário surgiu da iniciativa de um grupo de amigos decepcionados com a prática e com os rumos da atividade política no país. No início de 2016 recebeu o nome e, atualmente, sua história é contada na página do Facebook @ projetovereadorvoluntario.

O objetivo principal é de fo-mentar a implantação de uma nova cultura na política, iniciando pelo formato da campanha e pela adoção de práticas previamente elaboradas e discutidas em caso de eleição, até o final do mandato.

“A sociedade brasileira vive um momento de esgotamento. Modelos e procedimentos praticados com cultura de vantagens e benefícios,

tem nos transformado numa socie-dade refém de um estado inchado, ineficiente e incompetente”, destaca o vereador de Rio do Sul, Marcos Savio Zanella.

A criação de um grupo de pes-soas comprometidas a defender essa ideia nas suas próximas eleições no município de Rio do Sul, desde que os nomes não se repitam, é uma das estratégias do projeto. O grupo tam-bém defende que, antes de qualquer campanha, é importante disseminar a ideia para conscientizar a popula-ção para a compreensão, aceitapopula-ção e defesa dessa prática.

“Se não procurarmos e não fi-zermos algo diferente, não teremos resultados diferentes. E para essa diferença, é preciso que a sociedade efetivamente contribua com alguma ideia de longo prazo”, conclui.

(10)

I N F O R M A T I V O D O G R A N D E O R I E N T E D E S A N T A C A T A R I N A ∴ C O N F E D E R A Ç Ã O M A Ç Ô N I C A D O B R A S I L

Rua dos Ilhéus, 38 - 1º andar - Ed. Aplub CP 88010-560 - Florianópolis (SC)

Telefone (48) 3952-3300

www.gosc.org.br

GRÃO-MESTRADO

SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO EDIÇÃO

Rubens Ricardo Franz

Nelson Santiago Rogério Junkes (Reg. DRT 775)

Impressão

Gráfica Volpato

Diagramação TEXTOS Tiragem

Rogério Junkes

Comunicação GOSC

4.700 exemplares Permitida a reprodução total ou parcial das matérias publicadas, desde que citada a fonte.

O Vigilante

Fundação Hermon recebe homenagem do Conselho estadual de educação

O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, rea-lizou no dia 14 de outubro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, a solenidade de outorga do Prêmio “Educador Elpídio Barbosa – XXVI Edição”. Neste ano, a única instituição homenageada como pessoa jurídica foi a Fundação Hermon. O Presidente do Conselho Estadual de Educação, Os-valdir Ramos, fez a homenagem entregando a placa “Elpídio Barbosa” ao presidente do Conselho Curador da Fundação Hermon, o Irmão João Eduardo Noal Berbigier, acompanhado do Presidente da Diretoria Executiva da Fundação, o Irmão Renato Reis Odebrecht.

O evento foi abrilhantado pelo coral “Vozes de Santa Catarina”, com cerca de 150 integrante que além de ocuparem o palco se espalharam por todo o contorno do mezanino do teatro. Também foram homenageados vinte e dois professores nesta XXVI Edição do Prêmio Educador Elpídio Barbosa.

grão-mestre adjunto participa de atividades pelo estado

O Poderoso Irmão Sergio Martinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto do GOSC, não poupou esforços para participar de várias ati-vidades em Lojas e entidades maçônica e paramaçônicas desde o dia que reassumiu o cargo no Grão-Mestrado.

No dia 02 de outubro participou da Sessão Mag-na Pública comemorativa

a Independência do Brasil promovida pelas Lojas Ma-çônicas Arte Real Santama-rense – GLSC, João Marco-lino Costa - GOSC e União das Termas - GOBSC, do Or∴ de Santo Amaro da Imperatriz. No dia 10 do mesmo mês representou o Grão-Mestrado na Sessão Magna de Iniciação na AR-BLS Jerônimo Coelho, nº

13. Dia 14 esteve na soleni-dade de outorga do Prêmio “Educador Elpídio Barbo-sa – XXVI Edição, no TAC, quando a Fundação Her-mon foi a única homenagea-da como pessoa jurídica.

O Ir∴ Sergio Nerbass marcou presença também, dia 19, em Bom Retiro, na Loja Portal da Serra, que co-memorava seus 15 anos de fundação. Já no dia 21 este-ve presente na inauguração, em Florianópolis, da sede própria do Grande Con-selho Estadual da Ordem DeMolay para Santa Catari-na, momento histórico que também marcou o centená-rio da Ordem DeMolay.

Dia 25 de outubro par-ticipou, juntamente com

li-deranças das três Potências Maçônicas de Santa Catari-na de reunião da SOMAR, quando foi assinado docu-mento criando diretrizes estratégicas visando plano de ações dessa sociedade maçônica para cada região do Estado.

Entre outras visitas, ain-da no dia 30, o Grão-Mestre

Adjunto fez-se presente na Sessão Conjunta das Lo-jas do Rito Adomhiramita ARLS Lázaro Gonçalves de Lima, nº 80 e ARLS Lú-cio Nelson Martins, nº 170, oportunidade em que o Ir∴ Carlos Alberto Grijó La-combe proferiu palestra so-bre o tema “Maçonaria e a Revolução Francesa”.

Comemoração dos 15 anos da Loja Portal da Serra

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

35 podendo, ainda, envolver metas quantificadas e contemplar a celebração de contratos (programa ou de gestão), interferindo, ainda, na avaliação do desempenho dos gestores

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a