• Nenhum resultado encontrado

Bolos Secos2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bolos Secos2010"

Copied!
56
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

5303 PP

01

CONFECÇÃO DE

BOLOS SECOS

(4)

MANUAL

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

IDEALIZAÇÃO, CONCEPÇÃO, COMPOSIÇÃO E EDIÇÃO

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SECTOR ALIMENTAR

TODOS OS DIREITOS DESTA PUBLICAÇÃO RESERVADOS POR CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SECTOR ALIMENTAR.

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DA PRESENTE PUBLICAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E POR ESCRITO DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SECTOR ALIMENTAR.

AS TRANSGRESSÕES SÃO PASSÍVEIS DE PROCEDIMENTO JUDICIAL DE ACORDO COM A LEI EM VIGOR.

FICHA TÉCNICA

(5)

5303 PP

01

Índice

• INTRODUÇÃO - PRINCIPAIS MASSAS FOLHADAS • TECNOLOGIA DAS MATÉRIAS-PRIMAS... • TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DOS CREMES... • PROCESSOS DE FABRICO...,.... - Amanteigados... - Areias de Cascais... - Argolas de Limão... - Argolas de Leite... - Bolacha Holandesa... - Bolacha de Manteiga... - Bolacha Francesa... - Bolacha Húngara... - Rigoletos... - Bolos de Gema... - Broas de Ovo... - Petiti-Four de Côco... - Petiti-Four de Amêndoa... - Crepinettes... - Línguas de Veado... - Palitos la Reine... - Suspiros... - Bolos de Amor e Canela... - Venezas... - Beijinhos das Caldas... - Sortido Inlês... - Sortido Popular... - Telhas de Amêndoa... - Bolachas dos Hussardos... - Dóminos e Riscadinhos... - Bolacha de Passas... - Almendrados... - Palitos de Sintra... - Broas de Amêndoa... - Broinhas de Alcobaça... - Esses de Peniche... - Areias do Vouga... 7 9 11 13 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 37 38 39 40 42 43 44 45 46 47 48

CFPSA

(6)
(7)

5303 PP

01

Os bolos secos são normalmente pequenos bolos, muito nutritivos, com pouca humidade e estaladiços, consumidos principalmente com chá ou café.

São muitas vezes considerados os parentes pobres da pastelaria, mas em abono da verdade, esta ideia é bastante errada e preconceituosa, pois, se consultarmos o manual, mesmo su-perficialmente, verificamos que, para os executar, precisamos dominar diversos métodos de fabrico de massas.

Originalmente, utilizava-se a manteiga na execução das receitas, porque esta conferia um mel-hor sabor aos bolos. Nos dias de hoje, é mais utilizada a margarina para massas, por motivos económicos (a margarina é mais barata que a manteiga) e por questões dietéticas (em termos gerais, os médicos aconselham a substituição de gorduras animais, como é o caso da man-teiga, por gorduras vegetais, como a margarina).

A farinha a utilizar no fabrico de bolos secos deve ser a farinha de trigo tipo 55, por ser branca e não influenciar o sabor final do produto.

Preferencialmente, devem usar-se ovos pasteurizados, por questões de higiene e segurança alimentar e porque facilitam a produção.

Como adoçante, utiliza-se o açúcar em pó ou em cristais. Recomenda-se, porém, que nas massas com menos percentagem de líquidos seja regra o açúcar em pó, porque facilita a amassadura e permite obter massas de textura mais macias.

Os acabamentos que se fazem nos bolos secos são os mais diversos e incluem a necessidade de se conhecer e dominar processos de execução como os dos pontos de açúcar e da têmpera de chocolate, entre outros.

A execução de bolos secos requer ainda alguma destreza manual, tanto para a utilização do saco pasteleiro, como para a moldagem dos diversos feitios.

Introdução

(8)
(9)

5303 PP

01

As principais matérias-primas utilizadas para a confecção deste tipo de bolos são: farinha, margarina, ou manteiga, ovos, fermento em pó, leite e aromas entre outros.

A farinha a utilizar é a de trigo tipo 55, que pelas suas características, é a que menos influencia o sabor e a cor no produto final.

No que se refere à gordura, caso se utilize margarina, deverá usar-se margarina massas, porque é uma margarina mais macia. Se pretender uma receita com melhor qualidade utiliza-se manteiga. Quanto ao açúcar, é comum utilizar-se o açúcar granulado, embora em muitas receitas utiliza-se o açúcar em pó, que nos dá uma massa mais fina. Também actua como conservante.

Leite como substituto da água, favorece a coloração do bolo, pelo conteúdo em açúcar (lactose). Os ovos em quantidades que oscila entre quatro e seis unidades, pode substituir parte de líquido e gordura, ajuda a melhorar as características da massa dando-lhe coloração. E também considerado um aditivo natural devido à lecitina,

O fermento em pó como agente gaseificador actua na massa com a presença dos líquidos e o calor durante a cozedura, conferindo ao produto final leveza.

Como acabamento final, em muitos bolos, utiliza-se chocolate, compotas e/ou marmeladas.

Tecnologias das Matérias-Primas

(10)
(11)

5303 PP

01

Técnicas de Preparação dos Cremes

Os cremes são misturas homogéneas, macias e cremosas, utilizadas como recheio ou cobertura. Devemos ter cuidados especiais na sua confecção, porque com facilidade apresentam grumos e partículas escuras, resultantes de uma deficiente mistura e/ou cozedura.

Os cremes que apresentamos neste manual são os mais comuns, utilizados quase que diariamente, antes ou após a cozedura, em diversos tipos de massas.

Existem outros tipos de cremes na nossa profissão, mas são específicos de um determinado tipo de produto.

(12)

12 12

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

(13)

5303 PP

01

Processos de Fabrico

Existem dois tipos de processos de fabrico: o artesanal e o industrial.

No processo artesanal, produzem-se pequenas quantidades de bolos secos, normalmente trabalhados manualmente ou com recurso a pequenas batedeiras.

No processo industrial, fabricam-se grandes quantidades, elaboradas e tendidas mecanicamente. Em geral, na indústria, utilizam-se aditivos alimentares (corantes, conservantes, antioxidantes, emulsionantes e outros), que servem, por um lado, para alterar algumas características dos produtos (como o aspecto, o sabor, a textura, etc.), tornando-os assim mais comercializáveis, e, por outro, para aumentar a durabilidade dos alimentos.

(14)
(15)

5303 PP 01

Amanteigados

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,500 Kg Manteiga...0,300 Kg Limão (raspa)...q.b. Ovos...0,600 Kg Aguardente...0,050 Kg Fermento (pó)...0.,020 Kg Farinha tipo 55...0,650 Kg

Método de Execução

• Colocar o açúcar, a manteiga e a raspa do limão numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar, aos poucos, os Ovos e ligar ao preparado. • Verter a aguardente e envolver bem.

• Misturar o fermento com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar muita liga à massa.

• Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha, com a massa.

• Tender pequenas unidades de massa, com cerca de 3,5 cm de diâmetro, e palitos, com cerca de 5 cm de comprimento, para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes. • Cozer no forno à temperatura de 220º C.

• Cobrir com uma cobertura de fondant e/ou de chocolate.

(16)

16 16

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,375 kg Manteiga...0,600 kg Farinha tipo 55...0,900 kg Açúcar...q.b. Canela...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado esbranquiçado.

• Envolver a farinha até obter uma massa homogénea.

• Retirar uma porção da massa, rolar sobre a mesa de trabalho dando a forma de um cilindro,com cerca de 2 cm de diâmetro, e cortar unidades com cerca de 1,5 cm de comprimento, com oauxílio da faca de pontilha ou cuia.

• Dispor as unidades de massa, devidamente alinhadas, nos tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Cozer no forno à temperatura de 200º C.

• Retirar as Areias de Cascais dos tabuleiros, passar pela mistura do açúcar e da canela.

Areias de Cascais

(17)

5303 PP 01

Argolas de Limão

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,400 Kg Manteiga...0,200 Kg Limão...q.b. Ovos...0,200 Kg Leite...q.b. Fermento (pó)...0,030 Kg Farinha tipo 55...1 Kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar os ovos e trabalhar o conjunto.

• Envolver a raspa do limão, verter o leite e continuar a trabalhar o preparado.

• Misturar o fermento com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Retirar uma porção da massa, rolar sobre a mesa de trabalho dando a forma de um cilindro, com cerca de 1,5 cm de diâmetro e cortar unidades de massa, com cerca de 7 cm de comprimento, com o auxílio da faca de pontilha ou cuia.

• Unir as extremidades de cada unidade de massa, dando a forma de um círculo. • Pintar a superfície das argolas com gema.

(18)

18 18

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,125 kg Manteiga...0,125 kg Leite...0,400 kg Vanilina...q.b. Farinha tipo 55...0,900 kg Açúcar...2 Kg Água...0,600 kg Anis...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado esbranquiçado.

• Verter, aos poucos, o leite e continuar a trabalhar o preparado.

• Misturar a vanilina com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Retirar uma porção da massa, rolar sobre a mesa de trabalho dando a forma de um cilindro, com cerca de 1,5 cm de diâmetro e cortar unidades de massa, com cerca de 7 cm de comprimento, com o auxílio da faca de pontilha.

• Unir as extremidades de cada unidade de massa, dando a forma de um círculo. • Cozer no forno à temperatura de 240º C (lar 1,

• Colocar a água e o açúcar no caçarolete de cobre, levar ao lume e deixar ferver até obter ponto de voar (37º Be).

• Retirar do lume e trabalhar, com o auxílio da colher de polietileno, a calda de açúcar, que se apresenta translúcida, nas paredes do caçarolete até deixar de ser visível o seu fundo (açúcar de

lustre).

• Retirar as Argolas de Leite dos tabuleiros, mergulhar no Açúcar de Lustre e colocar a secar no tabuleiro com rede.

Argolas de Leite

(19)

5303 PP 01

Bolacha Holandesa

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,600 Kg Manteiga...0,600 Kg Ovos...0,200 Kg Vanilina...q.b. Farinha tipo 55...1 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar ovos aos poucos.

• Misturar a vanilina com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Retirar uma porção da massa, laminar com cerca de 4 mm de espessura e cortar rodelas de massa, com os cortantes lisos n.º 5.

• Pintar a superfície das bolachas com a Pintura de Ovo com Caramelo e riscar com o pente, em movimentos ondolatórios.

• Cozer no forno à temperatura de 280º C.

• Barrar o lar de metade das bolachas com a marmelada e casar com outra bolacha.

(20)

20 20

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,400 kg Manteiga...0,400 kg Ovos...0,200 kg Vanilina...q.b. Fermento (pó)...0,010 kg Farinha tipo 55...1 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar, a manteiga e a raspa do limão numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar os ovos aos poucos.

• Misturar a vanilina e o fermento com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Retirar uma porção da massa, laminar com cerca de 5 mm de espessura, passar com o rolo dentado e cortar rodelas de massa, com o cortante redondo frisado n.º 5.

• Cozer no forno à temperatura de 250º C. • Aplicar açúcar granulado.

Bolacha de Manteiga

(21)

5303 PP 01

Bolacha Francesa

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,500 kg Manteiga...0,400 kg Ovos...0,200 kg Vanilina...q.b. Fermento (pó)...0,010 kg Farinha tipo 55...1 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar os ovos aos poucos.

• Misturar a vanilina e o fermento com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Retirar uma porção da massa, laminar com cerca de 4 mm de espessura e cortar rodelas de massa, com os cortantes redondos frisados n.º 5.

• Cortar, em metade da quantidade das rodelas, um círculo de massa no centro, com a boquilha lisa n.º 10.

• Pintar as rodelas que têm um círculo no centro com os ovos, previamente batidos, e polvilhar com a amêndoa.

• Cozer no forno à temperatura de 240º C .

• Polvilhar com o açúcar em pó a superfície das bolachas que têm um círculo no meio e deixar arrefecer.

• Barrar o lar das bolachas inteiras com a marmelada, previamente misturada com a groselha, e casar com as bolachas que têm um círculo no centro.

CFPSA

(22)

22 22

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar (pó)...0,750 kg Margarina (massas)...1 Kg Gemas cozidas...0,600 kg Amido...0,750 kg Farinha tipo 55...1,200 kg Cobertura negra...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a margarina na bacia da batedeira, munida com a raquete, e deixar bater até obter um preparado homogéneo.

• Passar as gemas pelo peneiro, adicionar ao preparado e continuar a trabalhar até as envolver. • Misturar a vanilina e o amido com a farinha, adicionar ao preparado e deixar bater até envolver. • Retirar uma porção da massa, laminar com cerca de 4 mm de espessura e cortar com

cortantes fantasia.

• Aplicar pintura e passar com o pente. • Cozer no forno à temperatura de 240º C. • Aplicar cobertura negra.

Bolacha Húngara

(23)

5303 PP 01

Rigoletos

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar (pó)...0,500 kg Margarina (massas)...0,600 kg Ovos...0,300 kg Gemas...0,240 kg Vanilina...q.b. Farinha tipo 55...0,800 kg Marmelada...q.b. Chocolate negro...q.b.

NOTA: massa com cacau

Farinha...0,750 kg Cacau em pó...0,050 kg

MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar, a manteiga e a casca do limão

numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo. • Adicionar os ovos e as gemas aos poucos.

• Misturar a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha lisa n.º 7.

• Tender unidades de massa, com cerca de 2 cm de diâmetro, palitos, com cerca de 3 cm de comprimento, em tabuleiros previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Cozer no forno à temperatura de 250º C.

• Virar metade da quantidade do sortido, rechear o lar com a marmelada, previamente misturada com a groselha, e casar com outro bolo, do mesmo formato.

CFPSA

(24)

24 24

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Ovos...1 kg Açúcar...1 Kg Fermento (pó)...0,010 kg Farinha tipo 55...1,200 kg Água...0,300 kg Açúcar...1 Kg Vinagre...q.b. Claras...0,060 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar os ovos e o açúcar na bacia da batedeira, munida com as varas, e deixar bater até obter um preparado firme e que se deixe frisar pelas varas.

• Misturar o fermento com a farinha e envolver, pouco a pouco, com as mãos. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha lisa n.º 10.

• Tender unidades de massa, com cerca de 4 cm de diâmetro, para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Cozer no forno à temperatura de 220º C.

• Colocar a água, o açúcar e o vinagre no caçarolete, levar ao lume e deixar ferver até obter ponto de bola mole.

• Verter, em fio, o ponto de açúcar sobre as claras, previamente batidas em castelo. • Reduzir a velocidade da batedeira e deixar arrefecer o banho branco.

• Banhar a sua superfície no banho branco.

• Passar os dedos de uma mão fechada, com um movimento circular, nos bolos de gema para retirar o excesso de banho branco e desenhar 4 sulcos na superfície de cada bolo.

Bolos de Gema

(25)

5303 PP 01

Broas de Ovo

RECEITA BASE COMPONENTES Pão-de-ló...1 Kg Amêndoa moída s/pele...0,300 Kg Gemas...0,120 Kg Creme de Ovos...0,500 Kg Fermento em pó...0,050 Kg Calda a 32 Be...q.b. Cointreau...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o pão-de-ló, amêndoa e fermento dentro da batedeira com raquete. • Adicionar as gemas e o creme de ovos.

• Ligar a calda e o cointreau, até obter uma massa com consistência macia.

• Tender unidades de massa de 0,025 Kg, passar por açicar em pó e colocar nos tabuleiros. • Cozer no forno à temperatura de 280º C.

(26)

26 26

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Água...1 kg Manteiga...0,500 kg Côco...2 kg Açúcar...2 kg Farinha tipo 55...0,400 kg Ovos...0,600 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar a água e manteiga ao lume até ferver.

• Misturar o côco e o açúcar numa tigela, verter os componentes quentes e mexer bem com a colher de polietileno.

• Envolver a farinha.

• Adicionar os ovos e ligar bem até obter uma massa homogénea. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha frisada n.º 3.

• Tender unidades, com cerca de 3 cm de diâmetro, em tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes e dispor uma cereja no centro.

• Cozer no forno à temperatura de 350º C. • Deixar arrefecer, pintar com geleia neutra.

Petit-Four de Côco

(27)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Amêndoa...1 Kg Açúcar...1,200 Kg Ovos...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar a amêndoa e o açúcar numa tigela e misturar.

• Adicionar os ovos e envolver até obter uma massa com consistência. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha frisada n.º 15.

• Tender unidades de massa em forma de espiral e pequenos “esses”, com cerca de 0,030 Kg para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Colocar amêndoa no meio de cada unidade.

• Colocar na estufa durante, pelo menos, 12 horas. • Cozer no forno à temperatura de 350º C.

• Deixar arrefecer e pintar com a geleia.

Petit-Four de Amêndoa

(28)

28 28

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar em pó...1 kg Manteiga...1 kg Ovos...0,400 kg Amêndoa moída...0,400 kg Amêndoa picada...0,400 kg Farinha tipo 55...0,550 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Trabalhar o açúcar com a manteiga. • Adicionar os ovos aos poucos.

• Envolver, de uma só vez, a farinha, a amêndoa moída e a picada ao preparado, e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha lisa n.º 4.

• Tender unidades de massa, com cerca de 3 cm de diâmetro, para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Cozer no forno à temperatura de 250º C.

Crepinettes

(29)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar em pó...0,500 Kg Manteiga...0,375 Kg Claras...0,420 Kg Farinha tipo 55...0,500 Kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar as claras aos poucos.

• Envolver a farinha ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha lisa n.º 6.

• Tender palitos de massa, com cerca de 12 cm de comprimento, para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Cozer no forno à temperatura de 280º C. • Retirar as linguas ainda em quente.

Línguas de Veado

(30)

30 30

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Gemas...0,480 kg Açúcar...0,150 kg Claras...0,720 kg Açúcar...0,350 kg Farinha tipo 55...0,600 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar as gemas e 0,150 Kg do açúcar numa tigela e bater com as varas de arame até obter um batido seguro.

• Colocar as claras na bacia da batedeira, munida com as varas, bater em castelo e adicionar o restante açúcar.

• Ligar os dois batidos.

• Adicionar, aos poucos, a farinha e envolver, com as mãos, de forma a não abater a massa. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha lisa n.º 15.

• Tender palitos de massa, com cerca de 12 cm de comprimento, sobre tiras de papel manteigueiro.

• Polvilhar com o açúcar em pó, retirar o excesso e colocar as tiras de papel manteigueiro com os palitos de massa nos tabuleiros.

• Cozer no forno à temperatura de 220º C.

Palitos la Reine

(31)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Claras...0,300 Kg Açúcar...1 Kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Bater as claras com o açúcar até obter um merengue seguro. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha frisada n.º 9.

• Tender unidades de merengue, com cerca de 3 cm de diâmetro para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Colocar granjeia em cima.

• Cozer no forno à temperatura de 150º C.

NOTA:

Poderá executar Suspiros de groselha, cacau, mel, canela e de limão. Nestes casos, introduza o ingrediente respectivo na bacia da batedeira.

Suspiros

(32)

32 32

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Margarina (massas)...0,300 kg Açúcar...0,500 kg Limão (raspa)...q.b. Rum...0,050 kg Ovos...0,300 kg Leite...0,100 kg Farinha tipo 55...1 kg Fermento em pó...0,035 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar a manteiga, o açúcar e a raspa do limão numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar, aos poucos, os ovos e ligar bem até obter um preparado fofo. • Verter o rum e misturar ao preparado.

• Envolver a farinha e o fermento, até obter uma massa homogénea e reservar metade da massa.

Tender Bolos de Amor

• Tender bolas, pintar com o ovo e colocar meia cereja. • Cozer no forno à temperatura de 300º C.

Tender Bolos de Canela e Brancas

• Tender bolas e rolar por canela e/ou açúcar em pó. • Cozer no forno à temperatura de 250º C.

Bolos de Amor e Canela

(33)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Margarina (massas)...0,500 kg Margarina (cremes)...0,300 kg Açúcar em pó...0,400 kg Limão (raspa)...q.b. Leite...0,250 kg Farinha tipo 55...1,200 kg Doce de morango...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar, a margarina massas, a margarina cremes e a raspa do limão numa tigela e trabalhar com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Verter o leite, previamente aquecido a 36º C, e ligar bem ao preparado.

• Envolver, de uma só vez, a farinha ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha frisada n.º 15.

• Tender unidades de massa, com cerca de 3 cm de diâmetro, para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Pressionar o centro de cada unidade de massa com o dedo, previamente molhado em água e encher o orifício com o doce de morango, utilizando um saco pasteleiro, munido com boquilha lisa n.º 3.

• Cozer no forno à temperatura de 350º C.

Venezas

(34)

34 34

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Água...0,500 kg Leite...0,500 kg Margarina (massas)...0,400 kg Sal...0,010 kg Farinha tipo 55...0,800 kg Ovos...0,900 kg Água...0,600 kg Açúcar...2 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar a água, o leite e a margarina e o sal no caçarolete e levar ao lume até levantar fervura. • Adicionar a farinha e mexer com a colher de polietileno até a massa se despegar nas paredes do

caçarolete.

• Colocar a massa na bacia da batedeira, munida com a raquete. • Adicionar, aos poucos, os ovos e continuar a bater até ligar. • Encher o saco pasteleiro, munido com a boquilha lisa n.º 8.

• Tender unidades da massa, com cerca de 2 cm de diâmetro, para os tabuleiros, previamente forrados com as telas antiaderentes.

• Cozer no forno à temperatura de 180º C. • Deixar arrefecer.

• Colocar a água e o açúcar no caçarolete de cobre, levar a o lume e deixar ferver até obter ponto de voar (37º Be).

• Retirar do lume e trabalhar, com o auxílio da colher de polietileno, a calda de açúcar (que se apresenta translúcida), nas paredes do caçarolete até deixar de ser visível o seu fundo.(açúcar de lustre)

• Retirar os bolos dos tabuleiros, banhar no Açúcar de Lustre e colocar a secar no tabuleiro com rede.

Beijinhos das Caldas

(35)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Folhado Farinha tipo 55...1 Kg Água...0,500 Kg Sal...0,015 Kg Ovo...0,050 Kg Margarina (folhado)...0,800 Kg Ovos Moles Água...0,500 Kg Açúcar...1 Kg Gemas...0,600 Kg Açúcar de Lustre Água...1 Kg Açúcar...3 Kg Vinagre...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO Folhado

• Colocar a farinha, o ovo, o sal e a água na bacia da batedeira, munida com o gancho, e deixar bater até obter uma massa homogénea.

• Colocar a massa sobre a mesa de trabalho, cobrir com a película aderente e deixar repousar durante, pelo menos, 20 minutos.

• Abrir a massa em patão e adicionar a margarina folhados.

Sortido Inglês

(36)

36 36

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

Ovos Moles

• Colocar a água e o açúcar no caçarolete de cobre, levar ao lume e deixar levantar fervura. • Adicionar o ponto de açúcar às gemas.

• Levar ao lume, mexendo sempre, até cozer.

Açúcar de Lustre

• Colocar a água, o açúcar e o vinagre no caçarolete de cobre e levar ao lume até obter ponto de voar (37º Be).

• Retirar do lume e trabalhar, com o auxílio da colher de polietileno, a calda de açúcar (que se encontra translúcida), nas paredes do caçarolete até deixar de ser visível o seu fundo.

Sortido Dourado

• Laminar a porção de massa, para os laços, com cerca de 4 mm de espessura e fazer rectângulos com cerca de 5 cm de comprimento e 2,5 cm de largura.

• Dobrar, duas vezes, pelo centro de cada rectângulo, dando a forma de um laço.

• Cortar rodelas, com os cortantes redondos lisos n.º 5, e retirar o centro com a boquilha lisas n.º15.

• Laminar a massa, com cerca de 4 mm de espessura introduzindo açúcar.

• Dobrar três vezes cada uma das extremidades do rectângulo, até se encontrarem no seu cen-tro.

• Sobrepor as duas metades da massa e cortar unidades com cerca de 1 cm de largura com a faca de pontilha.

• Cozer os bolos a de 220º C. • Deixar arrefecer.

• Cobrir com os ovos moles e banhar no açúcar de lustre. • Colocar a secar no tabuleiro com rede.

Sortido Inglês cont.

(37)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar...0,500 Kg Margarina (massas)...0,250 Kg Ovos...0,200 Kg Limão...q.b. Leite...0,200 Kg Farinha tipo 55...1 kg Fermento em pó...0,050 Kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Colocar o açúcar, a manteiga e raspa de limão numa tigela, e trabalhe com as mãos até obter um preparado homogéneo.

• Adicionar os ovos aos poucos.

• Verter o leite e continuar a trabalhar o preparado.

• Misturar o fermento com a farinha, envolver, de uma só vez, ao preparado e trabalhar pouco para não dar liga à massa.

• Tender torcidos, esses e laços. • Pintar a superfície com gema.

• Cozer no forno à temperatura de 250º C.

Sortido Popular

(38)

38 38

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar………...……0,780 kg Ovos ……….……...….0,600 kg Manteiga ………...…0,180 kg Farinha………...…0,480 kg Amêndoa palitada……….…...0,480 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Misture o açúcar, farinha, amêndoa com os ovos. • Junte a manteiga amolecida e misture o conjunto. • Prepare tabuleiros com papel siliconizado.

• Tenda pequenos montes de massa e espalhe-os com a colher. • Leve a cozer a 250º C

• Retire as telhas e coloque-as em cima de um rolo para tomarem o feitio de telha.

Telhas de Amêndoa

(39)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar em pó………..…0,600 kg Margarina massas….………...…0,600 kg Gemas…..……….…0,280 kg Avelã moida…..………...…0,400 kg Farinha………..…0,800 kg Fermento em pó……….……….…..0,010 kg Vanilina………..………...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Trabalhar açúcar com margarina até obter um creme esbranquiçado. • Adicionar as gemas.

• Ligar a mistura da farinha, avelã, fermento e vanilina. • Tender bolachas com cortante liso 60

• Aplicar gema e amêndoa laminada em cima. • Levar a cozer 250º C

• Polvilhar com açúcar em pó.

Bolachas dos Hussardos

(40)

40 40

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Massa A Açúcar em pó……….…….……0,350 kg Manteiga….………....0,500 kg Gemas…..………....…0,020 kg Ovos……….………...…0,060 kg Farinha………...…0,750 kg Vanilina………...…....q.b. Massa B Açúcar em pó………..…0,350 kg Manteiga….………....0,500 kg Gemas…..………....…0,020 kg Ovos……….………...…0,060 kg Farinha………...…0,700 kg Cacau………...0,050 kg Vanilina………...q.b.

Dóminos e Riscadinhos

CFPSA

(41)

5303 PP

01

MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Trabalhar açúcar com margarina até obter um creme esbranquiçado.

• Adicionar as gemas e ovos. • Ligar a farinha e vanilina. • Tender: Dominós.

• Estenda uma quantidade de massa A e parte igual de massa B a uma espessura de 1 cm.

• Corte as duas massas em tiras com a largura de 3 cm

• Humedeça com água, a superfície de uma das tiras e coloque outra tira diferente em cima, repita a operação, ate obter um conjunto de duas camadas de massa A e uma de massa B.

• Prepare outro conjunto mas invertendo as cores.

• Corte verticalmente os dois conjuntos no sentido longitudinal, em três tiras com 1cm. • Case as tiras formando um dominó,

• Estenda um pouco de massa e embrulhe o conjunto. • Corte em fatias com 5 mm de espessura

• Riscadinhos

• Estenda uma quantidade de massa A e parte igual de massa B a uma espessura de 5 mm.

• Humedeça com água, a superfície de uma das tiras e coloque outra tira diferente em cima repita a operação, ate obter um conjunto de três camadas de massa A e Três de massa B.

• Estenda um pouco de massa e embrulhe o conjunto. • Corte em fatias com 5 mm de espessura.

Levar a cozer 250º C.

Dóminos e Riscadinhos cont.

(42)

42 42

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar em pó………..……0,400 kg Manteiga………….………...…..…0,750 kg Passas picadas…..………...….…0,150 kg Farinha………...…….1 kg Vanilina………...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Trabalhar açúcar com margarina até obter um creme esbranquiçado. • Adicionar as passas picadas.

• Ligar a farinha e vanilina.

• Faça um rolo com a massa, a uma espessura de 4 cm diâmetro. • Passe o rolo por açúcar granulado e leve um pouco ao frigorifico. • Corte bolachas com 5mm de espessura.

Levar a cozer 250º C

Bolacha de Passas

(43)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar ………1,500kg Amêndoa moida…..………....….…1kg Claras………...…...q.b. Raspa de Limão……….…………...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Misturar açúcar com amêndoa e raspa de limão. • Adicionar claras aos poucos .

• Tender com saco e boquilha, sobre obreia. • Aplicar uma amêndoa cima.

• Deixar criar crosta. • Levar a cozer 300º C

Almendrados

(44)

44 44

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar ………..…0,700 kg Ovos…..………....…0,600 kg Farinha………...…….1 kg Fermento em pó………....….0,030 kg Raspa de Limão……….……...……...q.b. MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Bater ovos com açúcar.

• Ligar a farinha, o fermento e a raspa. • Tender com saco e boquilha.

• Arear com açúcar. • Levar a cozer 250º C.

Palitos de Sintra

(45)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar ………..…0,500 kg Àgua…..………....…0,200 kg Amêndoa moída………....….0,500 kg Farinha………...0,050 kg Gemas……….………..…0,220 kg Ovos……….……….…....……0,050 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Levar ao lume até ferver água e o açúcar. • Ligar a amêndoa e a farinha.

• Juntar ovos e mexer o conjunto até formar uma bola. • Tender pequenas broas

• Pintar com gema. • Levar a cozer 250º C.

Broas de Amêndoa

(46)

46 46

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES

Açúcar ………..…0,500 kg Àgua…..………....0,250 kg Amêndoa moída sem pele………...….0,300 kg Farinha………...0,050 kg Ovos……….……….….………...0,300 kg

MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Levar ao lume até ferver água e o açúcar. • Ligar a amêndoa e a farinha.

• Juntar ovos e mexer o conjunto até formar uma bola. • Tender pequenas bolas.

• Pintar com gema. • Levar a cozer 350º C.

Broinhas de Alcobaça

(47)

5303 PP 01 RECEITA BASE COMPONENTES Açúcar ………..…0,375 kg Claras…..………..…0,180 kg Amêndoa moída sem pele………....0,375 kg Farinha………...0,090 kg Manteiga……….……….….…0,050 kg

MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Levar ao lume até ferver o açúcar, claras, amêndoa e manteiga.

• Ligar a farinha e deixe cozer ate ficar uma massa rija.

• Tenda pequenos “SS” • Levar a cozer 250º C.

Esses de Peniche

(48)

48 48

CONFECÇÃO DE BOLOS SECOS

RECEITA BASE COMPONENTES Farinha………...….1 kg Fermento em pó………...0,010 kg Açúcar ………..…0,500 kg Margarina cremes…..………...…0,600 kg Raspa de limão………...q.b. Ovos……….……….……….……...…0,100 kg MÉTODO DE EXECUÇÃO

• Dentro da estanca trabalhe o açúcar, a margarina e raspa até obter uma mistura homogénea. • Juntar ovos e trabalhe o conjunto.

• Ligue a farinha misturada com o fermento. • Tenda pequenas bolas.

• Levar a cozer 250º C

• Passe as areias por açúcar e canela.

Areias do Vouga

(49)

5303 PP

01

• Processo de Confecção

Estas massas diferem das outras principalmente pela grande percentagem de açúcar que contêm, normalmente acima dos 50%. Têm também uma percentagem alta de gordura, preferencialmente manteiga, que origina massas de melhor qualidade, mas que pode ser substituída por margarina, que é mais económica.

O método de confecção base deste tipo de massas é o seguinte:

1. Emulsionam-se os ovos numa mistura de manteiga ou margarina e açúcar; 2. Junta-se a farinha;

3. Trabalha-se o conjunto energicamente; 4. Dá-se pouca liga à massa;

5. Deixa-se repousar a massa para relaxamento do glúten.

Controlo da qualidade da massa:

A utilização de matérias-primas de primeira qualidade (neste caso, manteiga ou margarina, ovos, açúcar e farinha) é essencial para a obtenção de uma massa de grande qualidade.

A massa dos bolos secos é uma massa que tem o seu equilíbrio, não sendo nem muito dura, nem muito mole. A plasticidade certa consegue obter-se através do correcto doseamento de manteiga (ou margarina) e ovos.

Deve usar-se uma farinha fraca em glúten, por serem massas que não devem ser muito trabalhadas para não ficarem demasiado massudas, isto é, muito densas e volumosas.

A confecção correcta destas massas faz com que cada parcela de farinha fique envolvida por uma fina película da emulsão de ovos, manteiga e açúcar, que a impermeabiliza e, após a cozedura, permite obter uma massa de grande friabilidade, isto é, muito quebradiça.

Controlo de Processo de Fabrico

(50)
(51)

5303 PP

01

Controlo da Qualidade dos Produtos Finais

Os defeitos mais frequentes nos bolos secos são os que a seguir se descrevem, juntamente com a forma de os corrigir.

• Farinhas fortes em glúten originam produtos mais presos. Deve utilizar-se, por isso, farinhas com pouco glúten.

• O açúcar de granulação grossa não é totalmente diluído nestas massas que são muito pouco hidratadas. A utilização de açúcar de granulação grossa causa a caramelização durante a cozedura e origina produtos com a superfície rachada ou com pigmentos negros. Deve utilizar-se açúcar de granulação fina ou em pó.

• A cozedura destas massas tem que ser feita a uma temperatura alta e durante pouco tempo, caso contrário os produtos ficam muito secos e rijos.

(52)
(53)

5303 PP

01

Os bolos depois de confeccionados devem ser acondicionados e conservados em vitrinas próprias, de acordo com as temperaturas de conservação das mesmas e por forma a minimizar qualquer risco de contaminação, ou convenientemente embaladas com materiais adequados aos alimentos. Nessa embalagem devem ser mencionadas a composição do produto, a data de confecção e a validade.

Acondicionamento e Conservação

(54)
(55)
(56)

PROFISSIONAL PARA O SECTOR

ALIMENTAR

SEDE Avenida 25 de Abril, nº 22 1679-015 - PONTINHA Tel. 214 789 500 • Fax. 214 796 120 APARTADO 308 •1679-901 PONTINHA www.

c f p s a .

pt

e-mail

:

cfpsa@cfpsa.pt

Nº VERDe: 8 0 0 2 2 2 2 1 0 Delegação Norte

Pç. Gen. Humberto Delgado, 325 -2º 4000-288 Porto

Tel. 222 007 353 Fax. 222 008 749

Delegação Centro

Zona Industrial da Pedrulha 3000-317 Coimbra

Tel. 239 493 709 Fax. 239 822 191

Delegação Sul

Zona Industrial de Loulé Lote 41- R/C DTº 8100-272 Loulé Tel. 269 400 160 Fax. 269 400 169

Centro Protocolar entre:

Referências

Documentos relacionados

No recipiente (tigela) da batedeira, adicionar o Pamix, a banana; Bater bem até obter um creme homogêneo; Desligar a batedeira e acrescentar o fermento já desenvolvido, o leite de

O irmão Geraldo de Souza Macedo, Sereníssimo Grão- -Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), e o Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão

Almoçaremos em restaurante local e logo após seguiremos para o Parque Nacional Minneriya/Hurulu/Kaudulla (aproximadamente 45 minutos), que abriga grandes manadas de

Ao buscar conhecer o debate da Articulação da Rede Socioassitencial de forma inicial realizou-se um prévio levantamento de bases de dados e encontrou-se os seguintes trabalhos

deste réu poderia trazer uma percepção mais ampla da penetração do protestantismo no Brasil colonial, pelas seguintes características: sua relação direta com Pero de Villa Nova,

Após administração de dose única oral de paracetamol (10 mg/kg) em pacientes pediátricos com hepatopatias leves, moderadas ou graves, o perfil farmacocinético não foi

Estas equipes realizam do desenvolvimento, atuando principalmente na fase de construção do sistema, cada unidade terá um grupo de desenvolvedores; o cliente é o

Neste workshop, pretendeu-se refletir sobre a implementação do referencial de certificação e a relevância do contexto rural, enquanto elemento de diferenciação e