• Nenhum resultado encontrado

Emoção na Sessão de Lowtons em homenagem ao Dia das Mães

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Emoção na Sessão de Lowtons em homenagem ao Dia das Mães"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Jornal Informativo da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - (GLEMT) - Reg. Abim 071-J - Ano XIV - nº 75 - Mar-Abr-2016 - Cuiabá - MT - Brasil

Emoção na Sessão de Lowtons

em homenagem ao Dia das Mães

Conferência de Grão-Mestres

das Grandes Lojas do Brasil

GM no Panama

(2)

O que é receber a

LUZ na Cerimônia

de Iniciação?

Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - Filiada à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil-CMSB Palácio da Harmonia

Avenida Djalma Ferreira de Souza, 1.100 Morada do Ouro - Cuiabá-MT

Telefone: (65) 3319-3700 e-mail: glemt@glemt.org Site: www.glemt.org

CONSELHO EDITORIAL Geraldo de Souza Macedo Grão-Mestre

Afonso Henrique de Oliveira

Grão-Mestre Adjunto

Rui Matos

Grande Secretário de Comunicação

Ronan Jackson

Grande Secretário de Relações Interiores

Moises Graciano A. Portugal - Jornalista Responsável

CS PORTUGAL ME CNPJ 07.789.272/0001-61

Editor

Moises Graciano Alves Portugal Reg. MTb 478 - DRT/MT

Diretor

Carony Santos Portugal caronyportugal@gmail.com e-mails: editoracsportugal@gmail.com Telefones: (65) 3646-6669 - 9914-3026/8455-8103 Irmão Geraldo de Souza Macedo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT)

“LUZ”, na Maçonaria, não se trata da Luz material, aquela que aciona através do interruptor da Loja, pois, esta Luz, temos em casa, no trabalho e em outros lugares. Trata--se, porém, de uma Luz emblemática, significando sabedo-ria, conhecimento, razão.

Ao receberem a luz, os irmãos passam a contar com os instrumentos necessários para trabalharem com projetos arrojados, através da prática do aperfeiçoamento moral e espiritual, que deve ser conseguido por meio de um esforço constante e progressivo, baseado no amor fraternal, na igual-dade e na liberigual-dade.

Na Maçonaria, receber a Luz, significa receber os conhe-cimentos e mistérios próprios e ocultos da Ordem Maçônica, que somente são revelados a partir da cerimônia de inicia-ção, e depois continuam pelos graus de Companheiro e Mes-tre, numa verdadeira jornada em busca da Verdade oculta.

Vejamos o que dizem auguns autores sobre a LUZ:

“A Luz é elemento dissipador das trevas… É sinônimo de Verdade, Sabedoria, Liberdade, Conhecimento, Redenção. Quando um candidato ao ingressar na Instituição maçôni-ca passa pela Iniciação e, adentrando no Templo, ‘recebe a Luz’, significa que os mistérios ser-lhe-ão revelados.” (José Castellani – Dicionário Etimológico Maçônico).

Na Maçonaria, a palavra Luz tem o significado de Ver-dade, Conhecimento, Ciência, Saber, instrução e prática de

todas as virtudes. Diz-se que um profano ‘recebe a Luz’ quando é Iniciado. Mackey (Encycl.) escreve: “Luz é uma palavra importante do sistema maçônico, transmi-tindo um sentido bem mais longínquo e oculto do que ge-ralmente pensa a maior parte dos leitores”. É, de fato, o primeiro de todos os Símbolos apresentados ao Neófito e que continua a ser-lhe apresentado na carreira maçônica.

Os Maçons são enfaticamente chamados de *filhos da luz*, porque são, ou pelo menos são julgados possuidores do verdadeiro sentido do Símbolo; ao passo que os pro-fanos e não Iniciados, que não re-ceberam este conheci-mento, são, por uma expressão equivalente, considerados como estando nas tre-vas.”

Vejamos o que dizem auguns autores sobre a LUZ:

“A Luz é elemento dissipador das trevas… É sinôni-mo de Verdade, Sabedoria, Liberdade, Conhecimento, Redenção. Quando um candidato ao ingressar na Insti-tuição maçônica passa pela Iniciação e, adentrando no Templo, ‘recebe a Luz’, significa que os mistérios ser-lhe--ão revelados.” (José Castellani – Dicionário Etimológico Maçônico).

Na Maçonaria, a palavra Luz tem o significado de Verdade, Conhecimento, Ciência, Saber, instrução e prá-tica de todas as virtudes. Diz-se que um profano ‘recebe a Luz’ quando é Iniciado. Mackey (Encycl.) escreve: “Luz é uma palavra importante do sistema maçônico, transmi-tindo um sentido bem mais longínquo e oculto do que ge-ralmente pensa a maior parte dos leitores”. É, de fato, o primeiro de todos os Símbolos apresentados ao Neófito e que continua a ser-lhe apresentado na carreira maçônica.

Os Maçons são enfaticamente chamados de *filhos da luz*, porque são, ou pelo menos são julgados possuidores do verdadeiro sentido do Símbolo; ao passo que os pro-fanos e não Iniciados, que não re-ceberam este conheci-mento, são, por uma expressão equivalente, considerados como estando nas tre-vas.”

(Rizzardo Da Camino – Dicionário Maçônico). “Chama-se Iniciado aquele que passa pelas primei-ras provas da Iniciação e, em outro sentido, aquele que revela possuir um conhecimento que não é normalmente ministrado nas escolas profanas, mas que exige o percor-rer de uma via mística, que conduz ao que está oculto. Atualmente, diz-se daquele que, admitido na Maçonaria, ‘é Iniciado nos augustos mistérios’, ou seja, augustos segredos da Institui-ção… com sua filosofia, seus sinais,

toques e palavras.” (Nicola Aslan).

Com uma belíssima Sessão da Loja de Lowtons Ca-valeiros da Esperança, nº 01, Oriente de Cuiabá, a Loja Simbólica Colunas do Mestre Teixeira comemorou, no dia 15 de maio de 2016, o Dia das Mães. O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Mace-do, e sua esposa Simey prestigiaram o evento, juntamente com uma comitiva de irmãos e cunhadas.

- Foi uma sessão extremamente emocionante, com harmonia e luz, onde os Lowtons fizeram homenagens às mães, seguidos dos irmãos da Loja. O Venerável Mestre, irmão Maurício Sergio Gaioti, agradeceu aos Lowtons e seus dirigentes pelo “belo presente”, não só às mães da Loja, mas também de todos os maçons. Agradeceu a pre-sença de todos nas pessoas do Sereníssimo Grão-Mestre e da cunhada Simey.

O Grão-Mestre, irmão Geraldo de Souza Macedo, pa-rabenizou a Loja de Lowtons pela bela sessão e a ARLS Colunas do Mestre Teixeira, bem como todos os irmãos e cunhadas presentes na sessão dedicada às mães.

Dia das Mães

Homenagem dos Lowtons em sessão

na Loja Colunas do Mestre Teixeira

(3)

Dia Internacional da Mulher:

Sessão de Palestra na Loja Mãe

A cunhada Luzimar Colares,

esposa do irmão Jorge Caramuru,

ministrou uma bela palestra na

ARLA Filhos de Salomão, nº 01,

em Sessão Comemorativa ao Dia

Internacional da Mulher. O evento

maçônico aconteceu no dia oito de

março de 2016, às 20h00, no

Tem-plo da Loja Mãe, com a presença de

200 pessoas, entre irmãos, cunhadas

e sobrinhos.

Na oportunidade, também foi

comemorado o aniversário do

Se-reníssimo Grão-Mestre da Grande

Loja Maçônica do Estado de Mato

Grosso (GLEMT), irmão Geraldo

de Souza Macedo, membro ativo e

ex Venerável Mestre da Augusta e

Respeitável Loja Simbólicas Filhos

de Salomão, por dois mandatos

consecutivos.

A Palestrante falou sobre “As

várias faces da mulher”: Como ser

mulher, esposa, mãe e amiga, cuidar

da família, de si própria, da beleza,

da saúde, e da casa, além do

exer-cício de sua profissão. Os presentes

participaram ativamente da

pales-tra.

Após a apresentação, os irmãos

prestaram singela homenagem a

cada uma das cunhadas presentes,

com a entrega de rosas. O

Grão--Mestre da GLEMT, irmão Geraldo

Macedo parabenizou a Loja Filhos

de Salomão pela sessão

comemora-tiva e a cunhada Luzimar pela bela

palestra.

(4)

AGO reúne mais de 100 irmãos

A Assembleia Geral da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), realizada no dia 12 de março de 2016, às 15h00, no Templo da Loja Simbólica Filhos de Hiran, nº 12, em Cuiabá (MT), reuni u mais de 100 obreiros das Lojas Simbólicas da capital e do interior do Estado.

Na oportunidade, o Eminente Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso de Oliveira, fez uma explanação sobre o novo sistema de informática que vem sendo implantado. De forma didática, ele explicou o funcionamento do sistema e tirou dúvidas dos presentes. O sistema agiliza os processos de Iniciação, Elevação e Exaltação, eliminando papéis, além de dinamizar os serviços financeiros para as Lojas e seus Obreiros.

O primeiro Potentado Hikmat Shriners de Mato Grosso, irmão Genilto Nogueira, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição e agradeceu o apoio que vem sendo dado pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, irmão Geraldo de Souza Macedo.

Homenagens

O Grão-Mestre registrou a presença do irmão Hector Alon-so, que participou da Assembleia representando a Grande Loja Maçônica do Uruguai. Ele entregou uma placa de “Honra ao Mérito” ao irmão Geraldo de Souza Macedo, pelos relevantes serviços que a GLEMT vem prestando à Maçonaria Universal.

O primeiro Potentado Hikmat Shriners de Mato Grosso, ir-mão Genilto Nogueira, também foi homenageado pela Grande Laja Maçônica do Uruguai, com uma Medalha de Honra pelo trabalho que vem realizando junto ao Shriner Internacional.

O Grão-Mestre Adjunto falou sobre o Sistema de Informatica

O Potentado Genilto falou sobre o Hikmat Shiriners em MT

Grão-Mestre condecorado pela Grande Loja do Uruguai Shriner Genilto homenageado pela Grande Loja do Uruguai

Dia Internacional da Mulher:

Homenagem especial dos Lowtons

A Loja de Lowtons Cavaleiros da Esperança, jurisdicionada à Grande

Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), realizou Sessão

Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com palestra

intitulada “A mulher e suas várias faces”, ministrada pela senhora Marcia

M.S. Americano. A Sessão foi realizada no dia seis de março de 2016, às

08h00, no templo do Condomínio do Saber (Complexo da GLEMT) e

con-tou com a presença de tios e cunhadas. Foi uma bela sessão com momentos

de emoções entre mãe e filho. Os Lowtons prestaram singela homenagem

às mães, com a entrega de flores e agradecimentos por “tudo de bom” que

elas representam para os filhos. A sessão comemorativa faz parte do

calen-dário de eventos da Loja de Lowtons Cavaleiros da Esperança.

Lowtons são filhos de maçons que o pai, avô ou tutor apresenta em Loja

Maçônica a proposta para que a Loja de Lowtons adote seu filho, neto ou

tutelado, com idade compreendida entre 7 e 17 anos, indicando um

(5)

padri-Iniciações nos Augustos Mistérios Maçônicos na Capital e Interior

Estrela de Tangará

Uma comitiva da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), capitaneada pelo Grão-Mestre da, ir-mão Geraldo de Souza Macedo, prestigiou a Sessão Magna de Iniciação da Loja Simbólica Estrela de Tangará, nº 11, no dia 19 de março de 2016, que reuniu cinco Lojas das três Potências Maçônicas.

Foram iniciados os neófitos Jadir Agnaldo Pfitscher, Geofrey Lisgoski, Vinicius Dall`Comune Hunhoff e Wallyton Matias. O Venerável Mestre, irmão Roberto Issamu Nakamura, disse que “cada iniciação maçônica é uma nova emoção, é ale-gria, porque os neófitos representam a renovação da Oficina”. O Grão-Mestre elogiou o trabalho de vem sendo realizado pela Estrela de Tangará, em especial, a iniciação de novos ir-mãos que vêm fortalecer as colunas da Oficina. Ele deu as boas vindas aos neófitos e seus familiares que passam a integrar “a nossa grande família”.

A bela sessão contou com a presença de Veneráveis Mestres e irmãos das Lojas Simbólicas Acácia de Tangará da Serra (GOEMT), 13 de Maio (GOB), Estrela do Parecis (GLEMT) e Fraternidade do Parecis (GLEMT).

A comitiva da GLEMT esteve composta pelo Grão-Mestre, irmão Geraldo de Souza Macedo; Grande Secretário de Re-lações Exteriores, irmão Genilto Nogueira; juiz do Tribunal de Justiça Maçônico, irmão Almerindo Costa; e o Delegado Distrital, irmão Jorge Thompson.

Após a sessão, o juiz membro do Tribunal de Justiça Maçô-nico da GLEMT, irmão Almerindo Costa, entregou um livro ao Venerável Mestre, irmão Roberto Issamu Nakamura.

O Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Afonso Henrique de Oliveira, e o Grande Secretário de Relações Interiores, irmão Ronan Jackson Costa, marcaram presença na Sessão Magna de Iniciação da Loja Simbólica Adonai, Oriente de Alta Floresta, realizada no dia 19 de março de 2016.

Na oportunidade, foram iniciados os neófitos MARCOS DIAS GARCIA e WILSON FERREIRA DA COSTA. O Grão-Mestre Adjunto parabenizou os novos irmãos que passam integrar o qua-dro da Loja e transmitiu a mensagem da GLEMT.

O Venerável Mestre, irmão Nilton Luiz Celso, agradeceu a pre-sença da comitiva e destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Grão-Mestrado.

ARLS Adonai

Em Sessão Magna de Iniciação, realizada no dia 21 de março

de 2016, no Complexo da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), a Loja Simbólica Ordo Ab Chao, nº 84, reuniu 19 Oficinas Maçônicas das três Potências.

A GLEMT esteve representada pelo Delegado do Grão-Mestre, irmão Rubens Correa da Costa, e pelo Grande Chanceler, irmão Eleusino Ataíde Passos. Presentes dezenas de irmãos Aprendizes, Companheiros, Mestres e Mestres Instalados.

Foram iniciados os neófitos JOÃO BATISTA PEREIRA DE SOUZA, WILLIAN ROSSI e MAURICIO SANDERSON. O Ve-nerável Mestre, irmão José Leal, transmitiu a mensagem da Loja aos novos irmãos, parabenizando-os pela iniciação e dando as boas vindas à família maçônica.

Após s cerimônia de entrega das luvas brancas e apresentação das cunhadas, todos participaram do jantar comemorativo à inicia-ção, numa grande confraternização dos irmãos e seus familiares.

Ordo Ab Chao

Em visita ao Vale do Araguaia, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo, acompanhado dos irmãos Ronan Jackson Costa, Grande Secretário de Relações Exterio-res, e Rubens Carlos de Oliveira, Delegado Litúrgico do REAA, participaram das iniciações das Lojas Simbólicas Ita Universal, nº 75, Oriente de Nova Xavantina, e Araés de Campinápolis, nº 50, realizadas no dia 26 de março de 2016.

Estrela do Parecis

Ita UniversaL e Araes de Campinápolis

A Sessão Magna da Loja Ita Universal foi realizada às 08h00, onde foram iniciados nos augustos mistérios maçônicos os neófitos os profanos Joaquim Manoel da Silva, Welton Magnone Oliveira dos Santos e Wembley Alejandro Garcia Campos

A Sessão Magna da Loja Araés de Campinápolis foi realizada às 15h00. Foram recebidos os neófitos Allan dos Santos Nass, Nacymar de Jesus Caldas, Marcelo Dida Jacinto Silvério e Marcos Dias Garcia.

Uma comitiva da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), formada pelos irmãos Reginaldo Rosa, Grande Tesoureiro; Cesar Serrou, Grande Secretário de Patrimônio e Re-lações Públicas; Plínio e João Olavo, esteve presente na Sessão de Iniciação da Loja Simbólica 13 de Maio, Oriente de Porto Esperi-dião, no dia 19 de Abril de 2016. Integrou a comitiva o Delegado Distrital da GLEMT, irmão Anésio Ruiz Júnior.

Foram iniciados os neófitos MARCOS DIAS GARCIA E WILSON FERREIRA DA COSTA. O Grande Tesoureiro, irmão Reginaldo Rosa, e o Delegado do Grão-Mestre, irmão Anésio Ruiz Júnior, transmitiram a mensagem do Grão-Mestrado e parabeniza-ram a Loja e os novos irmãos.

O Venerável Mestre, irmão Lauro Cesar, agradeceu a presença da comitiva da GLEMT que “não mede esforços para nos

presti-13 de Maio

giar”. Após a cerimônia de entrega das luvas brancas, foi servido um suculento jantar.

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Es-tado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Mace-do, e comitiva de irmãos de Lojas da Capital e do Interior, parti-ciparam de uma Sessão de Magna de Iniciação da Loja Simbólica Estrela do Parecis, nº 44, Oriente de Sapezal, realizada no dia dois de abril de 2016.

Na belíssima Sessão de Aprendiz, foram iniciados os neófi-tos DIMAS AMARO DOS SANTOS, FÁBIO DOS SANTOS e VITOR BARREDO MAKHOUL. O Grão-Mestre parabenizou a Loja pela Iniciação e deu boas vindas aos novos irmãos que pas-sam a integrar a família Maçônica. O Venerável Mestre agradeceu a presença do Sereníssimo e de todos os presentes que, com suas luzes, deram um brilho todo especial à Sessão Magna de Iniciação

Coração do Brasil

Em uma belíssima Sessão Magna de Iniciação, a Loja Simbó-lica Coração do Brasil, nº 23, Oriente de Água Boa (MT), reuniu 54 Obreiros de várias cidades de dois Estados. A sessão aconteceu no dia dois de abril de 2016, com a presença de comitivas dos Orientes de Cuiabá, Canarana, Barra do Garças, Nova Xavanti-na e Campinápolis, além da participação de irmãos das cidades de Goiânia e Mozarlândia (GO). Foram iniciados nos Augustos Mistérios Maçônicos os neófitos FLÁVIO LÚCIO FERRARI, GUILHERME ARNALDO JOST e LEANDRO NASCIMENTO MOCHETTI. Após a cerimônia de entrega das Luvas Brancas e da apresentação das novas cunhadas, todos participaram de um suculento jantar comemorativo.

(6)

Iniciações nos Augustos Mistérios Maçônicos na Capital e Interior

O Eminente Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Ma-çônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Afonso Henrique de Oliveira, participou da Sessão Magna de Iniciação de Aprendiz Maçom da Loja Simbólica Othelo Palma, nº 73, realizada no dia 30 de abril de 2016, no Templo do Complexo da GLEMT.

Na oportunidade, foi iniciado nos Augustos Mistérios Ma-çônicos o neófito PAULO HENRIQUE ALVES MACHADO. Presentes irmãos e representantes de Lojas da Grande Cuiabá, Mestres Instalados, Deputados e Delegados do Grão-Mestrado. O Grão-Mestre Adjunto deu boas vindas ao novo irmão, elogiou os trabalhos ora realizados pela Oficina e transmitiu a mensagem do Grão-Mestrado.

Othelo Palma

O Eminente Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Afonso Henrique de Oliveira, e comitiva, prestigiaram a Sessão Magna dois 36 anos de fundação da Loja Simbólica Cidade Verde, nº 15, Oriente de Cuia-bá. A comemoração foi realizada no dia dois de Abril de 2016, quando a Loja aproveitou para realizar uma belíssima Sessão de Iniciação.

Foram recebidos como Aprendizes Maçons os neófitos CAS-SIANO MORAES FALLEIROS, RAFAEL DE ARRUDA RIBAS e LECIO VICTOR MONTEIRO DA SILVA COSTA. O Eminente Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Henrique de Oliveira, parabe-nizou a Loja Cidade Verde pelos 36 anos comemorados com uma bela iniciação que vem fortalecer o seu quadro de Obreiros.

Cidade Verde

O Eminente Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Afonso Henrique de Oliveira, o Grande Chanceler dos Selos, irmão Eleusino Ataíde Passos e o Grande Secretário de Patrimônio, irmão Cesar Serrou, participaram da Sessão Magna de Iniciação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia Amarela, nº 38, Oriente de Rondonópolis

A Sessão foi realizada no dia 16 de abril de 2016, presidida pelo Venerável Mestre, irmão Sérgio Pradela, aonde foram ini-ciados nos augustos mistérios maçônicos os neófitos Fausto Del Claro Junior e Michael Erlanderson Alves F. Pagno. A Sessão contou com a participação de 12 Lojas totalizando 32 visitantes mais os obreiros do quadro da Oficina.

Acácia Amarela

Iniciação Conjunta encerra visitas ao Araguaia

Com uma Iniciação Conjunta das Lojas Simbólicas Mestre do Vale do Araguaia, nº 42, Oriente de Confresa, e Cavaleiros Centro Norte Araguaia, nº 45, Oriente de Porto Alegre do Nor-te, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo, encerrou a maratona de visitas às Lojas da Região Norte Araguaia.

Na belíssima Sessão de Aprendiz Maçom, foram iniciados nos Augustos Mistérios Maçônicos os seguintes neófitos: JOSÉ CARLOS BARBOSA. RANDALLE SILVA, RONALDO RO-DRIGUES LIMA, TARCISIO BONFIM RIBEIRO, VALDE-MAR ONOFRE NETO e WENDER FEITOZA BECKMAN da ARLS Mestre do Vale do Araguaia; e SEBASTIÃO ALVES DE ALVARENGA e WILLIAN EDUARDO RIBEIRO DE CAMPOS da ARLS Cavaleiros Centro Norte do Araguaia.

Presentes o Delegado Distrital, irmão Everaldo Simões; o Grande Secretário de Relações Interiores da GLEMT, irmão Ronan Jackson Costa, Obreiros das duas Oficinas e visitantes. O Grão-Mestre parabenizou as duas Lojas Simbólicas pela “belíssima Sessão Conjunta de Iniciação” e transmitiu a mensa-gem da GLEMT a todos presentes.

Bastante satisfeito, o Grão-Mestre agradeceu ao Grande Arquiteto do Universo pelo sucesso da maratona de visitas às Lojas Simbólicas do Norte Araguaia e de outras regiões. Ele renovou pedido da proteção Divina para continuar nessa sua jornada no comando da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso

O irmão Geraldo de Souza Macedo, Sereníssimo Grão--Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), e o Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão Ronan Jackson Costa, marcaram presença na Sessão Magna de Iniciação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia Vilariquense, nº 41, Oriente de Vila Rica (MT).

A Sessão foi realizada no dia 29 de Abril de 2016, às 18 horas, onde foram recebidos como Aprendizes nos Augus-tos Mistérios Maçônicos os neófiAugus-tos JONAS JOSE WARDT GERHARDY e ADMIR CESAR FRIZON. Presentes Obreiros do quadro da Loja e visitantes.

O Grão-Mestre da GLEMT parabenizou os novos irmãos Aprendizes e a Loja pela “bela iniciação” de homens livres e de bons costumes que “vem fortalecer as colunas da Oficina e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Por outro lado, ele destacou o trabalho que vem sendo em realizado pelos obreiros da Loja em prol da socieda-de Vilariquense.

Vila Rica

Uma comitiva formada pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo; Grande Tesoureiro, irmão Regi-naldo da Rosa e Grande Secretário de Relações Interiores, irmão Ronan Jackson Costa, visitou a Augusta Respeitável Loja Simbó-lica Cavaleiros Centro Norte do Araguaia, nº 45, Oriente de Porto Alegre do Norte. A visita faz parte do trabalho do Grão-Mestrado que tem incentivado intervisitação entre as Lojas Simbólicas, estreitando os laços que unem a irmandade. “Já visitamos todas as Lojas jurisdicionadas à GLEMT, da mais próxima à mais distan-tes, inclusive, em muitas por mais de uma vez”, disse o irmão Ge-raldo de Souza Macedo. O incentivo à iniciação de homens livres e de bons costumes tem tido resultado positivo, com o aumento considerável de maçons no quadro das Oficinass

(7)

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geral-do de Souza MaceGeral-do, participou das comemorações dos 100 Anos da Mui Respetable Gran Logia de Panamá, no dia 16 de abril de 2016, em Ciudad de Panamá.

Prestigiaram o evento maçons de Lojas regulares reconhecidas pelas Grandes Lojas do Planeta e pela Con-federación Masónica Interamericana (CMI). O Sereníssimo manteve agen-da de trabalho com Grão-Mestres de vátios países.

Ele parabenizou a Gran Logia de Panamá pela “belíssima celebração”.

Grão-Mestre prestigia os

100 anos da Gran Logia de Panamá

Filhos de Salomão hasteia Pavilhão Nacional

Cuiabá 297 Anos

Mantendo a tradição cívica, a Loja Simbólica Filhos de Salo-mão, nº 01, realizou, no dia oito de abril de 2016, às 08h00, o haste-amento do Pavilhão Nacional. A solenidaee contou com a presença do Venerável Mestre, irmão Eronides Antônio Mendes, irmãos do quadro e visitantes, sendo coordenado pelo Mestre Instalado, irmão Joazir Bucair.

Após o hasteamento do Pavilhão Nacional e das Bandeiras de Mato Grosso, Cuiabá, Grande Loja e da Loja Filhos de Salomão, o irmão Geraldo Vasconcellos Dias, fez uma síntese histórica da fun-dação da cidade, citando fatos importantes vividos pela Capital do Estado nesses 297 anos de existência. Em seguida, todos degustaram o tradicional “tchá-co-bolo” cuiabano.

Ato Civico com jovens DeMolays na Duque

Com a participação do Capítulo Demolay Marechal Rondon, nº 106 e Loja de Lowtons Cavaleiros da Esperança, nº 02, a Loja Simbólica Duque de Caxias, nº 05, realizou ato cívico em homenagem aos 297 anos de Cuiabá, comemora-do no dia oito de abril de 2016.

O irmão Newton da Silva Arruda, membro da Loja, proferiu uma palestra sobre a história de Cuiabá, com uma

síntese desde a sua fundação do “Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá” até os dias de hoje.

Esteve presente o presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Demolay Marechal Rondon, irmão Diniz, membro da loja, que destacou a importância do evento cívico que faz parte do calendário da ARLS Duque de Caxias.

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLE-MT) vem realizando em Cuiabá e no interior treinamentos sobre o novo sistema de informática para as Lojas Simbólicas jurisdicionadas. Todo o processo de implantação está sendo coordenado pelo irmão Afonso Henrique de Oliveira, Eminente Grão-Mestre Adjunto.

Treinamento sobre

sistema de informatica

Os irmãos representantes das Lojas têm demonstrado interesse nas explanações do irmão Afonso Oliveira e sua equipe, que ensi-nam e tiram as dúvidas sobre todos os serviços oferecidos pelo site, principalmente, com relação às Iniciações, Elevações e Exaltações.

O sistema financeiro da Loja também foi detalhado e tirado dúvidas. A emissão de boletos e a contabilidade, a segurança do acesso e tudo o que as Lojas tinham em dúvida foram devidamen-te explanados.

O Grão-Mestre adjunto disse que a equipe de informática da GLEMT está à disposição das Lojas, principalmente, do Venerável Mestre, Secretário e Tesoureiro para quaisquer informações acerca do novo sistema.

(8)

Grão-Mestre da GLEMT assina tratado com Grande Loja Equinocial do Equador

60 anos da GLOSC

GLEMT presente nas comemorações

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo, acompanhado do Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão Genilto Nogueira, estiveram presentes na Reunião da Zona V da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), realizada em Florianópolis (Santa Catarina), no dia 23 de abril de 2016.

A comitiva da GLEMT foi recepcionada pelos irmãos Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da CMI; Edgar Sánchez Caballero, Grão-mestre da Grande Loja Simbólica

Reunião da ZonaV

da Confederação

Maçônica

Interamericana

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, irmão Geraldo de Souza Mace-do, e o Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão Ge-nilto Nogueira, participaram das comemorações dos 60 anos da Grande Loja Maçônica de Santa Catarina, realizadas no dia 23 de abril de 2016, em Florianópolis (Santa Catarina), com a presença de centenas de pessoas.

Na oportunidade, foi realizada a Conferência de Grão--Mestres das Grandes Lojas do Brasil e também uma Ini-ciação ao Grau 33 do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, com a presença do Soberano Grande Comendador, irmão Luiz Fernando.

O Grão-Mestre de Mato Grosso, irmão Geraldo de Souza Macedo, entregou ao Grão-Mestre de Santa Catarina, irmão João Eduardo Noal Berbigier, uma placa alusiva às come-morações do 60º Aniversário de Fundação.

do Paraguay e Presidente da Zona VI da CMI, e João Eduar-do Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina e Presidente da Zona V da CMI. “A reunião foi bastante proveitosa, onde reencontramos as mais altas autoridades da Maçonaria Universal”, assinalou o Grão-Mestre da GLEMT.

O Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo, entrega placa alusiva aos Sessenta anos da GLOSC ao Grão-Mestr, irmão João Eduardo Noal Berbigier,

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo, e o Grão-Mestre da Grande Loja Equinocial do Equador, Irmão Edgar Jarrin Vallejo, assinaram Tratado de Amizade e Reconhecimento Mútuo.

A assinatura do Tratado foi realizada no dia 23 de abril, em Florianópolis (SC), durante a Sessão Especial em Come-moração aos 60 Anos de Fundação da Grande Loja de San-ta CaSan-tarina, e foi testemunhada pelos irmãos Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da CMI, João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da GLSC e Presidente da V Zona da CMI e Iraci da Silva Borges, ex-Grão-Mestre da GLP e membro do Gabinete do Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares.

O Grão-Mestre da Grande Loja Equinocial do Equador, Irmão Edgar G. Jarrín Vallejo, externou sua alegria em po-der estreitar os laços de amizade com A Grande Loja Maçô-nica do Estado de Mato Grosso, e se colocou à disposição de todos os Irmãos.

(9)

Elevação na Compasso

de Mato Grosso

Em uma bela Sessão Magna de Elevação, a Loja Simbólica Compasso de Mato Grosso, nº 83, elevou para o Grau de Companheiro os irmãos FRANK ANTÔNIO DA SILVA e MARCELO MAIA VELLOSO.

A Sessão foi realizada no dia 30 de março de 2016, às 20h00, no Templo do Complexo da Grande Loja, com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre, irmão Geraldo de Souza Macedo, e do Eminente Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Henrique de Oliveira.

O Grão-Mestre transmitiu a mensagem da GLEMT às três dezenas de irmãos Companheiros e Mestres Maçons presentes na Sessão de Elevação e destacou a importân-cia da Elevação ao Grau 2 dentro da Maçonaria.

Exaltação na Coluna

do Mestre Teixeira

Em Sessão Magna de Exaltação, realizada nessa segunda--feira, dia quatro de abril de 2016, a Loja Simbólica Colunas do Mestre Teixeira, nº 69, Oriente de Várzea Grande, rea-lizou uma belíssima Sessão de Exaltação dos irmãos NERI NECKEL e RODRIGO PEREIRA.

A Exaltação contou com a presença de comitivas de irmãos das Lojas Simbólicas XV de Maio, Oriente de Várzea Grande, nº15, e Othelo Palma, nº 73, Oriente de Cuiabá, que abrilhantaram ainda mais a Sessão Magna.

O Venerável Mestre da ARLS Colunas do Mestre Tei-xeira, irmão Maurício Sergio Gaioti, agradeceu a presença dos irmãos das duas coirmãs e destacou a importância da intervisitação, fato que vem acontecendo entre as Oficinas da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso na Capital e no Interior do Estado de Mato Grosso.

Luzes do Sol presta

homenagem ao GM

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçôni-ca do Estado de Mato Grosso, irmão Geraldo de Souza Macedo, recebeu uma singela homenagem da Loja Sim-bólica Luzes do Sol, Oriente de Querência (MT).

A distinção aconteceu no dia 24 de março de 2016, oportunidade em que o Sereníssimo participou de Sessão Econômica da Oficina. Acompanharam o Grão-Mestre a sua esposa, cunhada Simey, e o Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão Ronan Jackson Costa.

Na oportunidade, as cunhadas da Loja também foram homenageadas com buquê de flores pelo brilhante traba-lho que elas vêm realizando em prol da sociedade local. A cunhada Simey, primeira dama da GLEMT, também recebeu buquê de flores.

ARLS XV de Maio

comemora 39 anos

Com a presença de irmãos das Lojas Simbólicas Filhos de Salomão, nº 01, Inocêncio de Oliveira, nº 92, Colunas do Mestre Teixeira, nº 69, João Bismark, nº 39 e Filhos de Hiran, nº 12, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica XV de Maio, nº 09, come-morou 39 anos de fundação.

Marcaram presença os Eminentes Delegados Distritais, irmãos Thompson e Osvaldo Celestino. Presença dos fundadores, irmão João Cabral (primeiro Venerável Mestre), e Hiran Monteiro, que ministrou uma bela palestra sobre a trajetória da Oficina.

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Ma-cedo (que estava fora do país) , parabenizou a Loja XV de Maio e seus Obreiros, destacando o trabalho maçônico que a Oficina vem realizando no Oriente de Várzea Grande e de Mato Grosso nesses 39 anos de existência.

O Grão-Mestre da GLEMT, Irmão Geraldo Macedo, partici-pou da Sessão Magna de Iniciação da Loja Filhos de Salomão, nº 01, realizada no dia sete de maio de 2016. Foram iniciados nos Augustos Mistérios Maçônicos os neófitos ALDENS NEVES DE MACEDO, ALISSON SANTOS SILVA, RODOLPHO AUGUS-TO SOUZA DE VASCONCELOS e ROMUALDO FARIAS DA SILVA JUNIOR.

O Sereníssimo parabenizou os novos irmãos e destacou a importância da cerimônia de Iniciação, onde o profano recebe a luz e começa a trabalhar a sua pedra bruta. Após a sessão, com a presença das cunhadas, foi comemorado o Dia das Mães, numa bela festa da família maçônica. As novas cunhadas receberam as luvas brancas e tomaram conhecimento de sua utilidade. O Grão--Mestre, que é membro da Loja, parabenizou as mães e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela atual diretoria.

Iniciação na Loja Mãe

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo, esteve presente na Sessão Especial de Palestra realizada pela Augusta Respeitável Loja Simbólica Sabedoria, Força e União, nº 34, no dia 27 de abril de 2016, no Templo da BARLS Acácia Cuiabana, nº 01. Na oportunidade, foi ministrada uma palestra pelo dr. Mar-celo Sandrin, médico conceituado, que falou sobre a “Saúde na Família”. O Venerável Mestre, irmão Aníbal Marcondes Fonseca, destacou a importância da palestra para a comunidade maçônica, onde os presentes tiveram a oportunidade de assimilar mais conhe-cimento sobre saúde, numa exposição bem ampla que foi feita pelo palestrante. O Grão-Mestre, irmão Geraldo de Souza Macedo, parabenizou a Loja pela “belíssima” Sessão de Palestra e a escolha do palestrante, o Dr. Marcelo Sandrin, “nosso amigo de todas as horas que está sempre à disposição para nos ensinar por meio de suas belas palestras, principalmente na área de saúde”.

GM visita Loja SFU 34

O Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo, e o Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Henrique de Oliveira, visitaram a Loja Simbólica Cidade Verde, em Sessão de Aprendiz Maçom, realizada no dia 25 de abril de 2016, no Tem-plo da Harmonia. Integraram a comitiva da GLEMT irmãos de várias Lojas da Capital, dentre eles Mestres Instalados e Delegados do Grão-Mestre. O Sereníssimo voltou a falar da importância da visita entre Lojas, observando que esse intercâmbio fortalece a fraternidade maçônica. “Já visitamos todas as Lojas Simbólicas da Capital e do Interior, inclusive, repetidas vezes em muitas delas”. O Venerável Mestre da ARLS Cidade Verde, irmão Fernando Biral Freitas, disse que “é sempre uma honra receber a visita do Grão--Mestre em nossa Oficina, estreitando os laços da Fraternidade que nos une”. Na oportunidade, o irmão Vitor Modesto fez a apresentação do seu livro intitulado “Eu Maçom “, que está sendo divulgado nas Lojas das três Potências.

Visita à Cidade Verde

Bethel Laços do Oriente nº 01, Capítulo DeMolay Everaldo Vicente Pereira, nº 637 e Loja de Lowtons Luz da Esperança, nº 02, aproveitaram o final de semana para levar alegria às crian-ças da creche do Conjunto São José, em Rondonópolis. Nessa oportunidade, várias atividades foram realizadas, em especial, o calor humano dos jovens DeMolays, Bethéis e meninos Lo-wtons

Ação social de Bethel

DeMolay e Lowtons

(10)

50 anos de Maçonaria:

João Borges Filho é homenageado

Em Sessão Especial, realizada no dia18 de abril de 2016, a Loja Simbólica Filhos da Luz, nº 91, Oriente de Cuiabá (MT), prestou uma singela homenagem ao irmão João de Campos Borges Filho, em comemoração aos 50 anos de Maçonaria. Presentes o Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo Macedo, o Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Oliveira, autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, Grandes Secretários, fami-liares e amigos do homenageado.

A placa alusiva ao evento foi entregue pelo Venerável Mestre, irmão Cesar Junior Maggi, e o Diploma de Maçom Emérito pelo Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Henrique de Oliveira. O homenageado também recebeu do escritor maçom, irmão Vitor Modesto, um exemplar do livro “Eu Maçom”, lançado recentemente.

A mensagem da Loja foi lida pelo irmão Orador, José Neves Gontijo, que sintetizou: “esta noite é singular e muito es-pecial, porque estamos assentando o vosso nome na Galeria de Personalidades que hora estamos a criar para a nossa Loja, e simboliza eterna gratidão aos serviços prestados à Maçonaria”.

O irmão João de Campos Borges Filho disse que se sentia “emocionado, grato, feliz e recompensado espiritualmente por ter ingressado nessa Augusta Instituição que fraternalmente me acolheu como um de seus membros”. Confessou que nesses anos descobriu que “a nossa Instituição guarda tesouros que para des-venda-los só permanecendo nela com convicção e fé inabalável”. Agradeceu à Loja, ao Venerável e todos os obreiros pela ho-menagem, bem como aos seus familiares, “em especial à minha esposa e companheira pelos 54 anos de convivência diuturna, alimentada pelo amor, dedicação e paciencia sem limites. Ao meu filho João Alfredo e meus netos Raphael Thamires e Ana Laura”. Ele agradeceu aos presentes, irmãos, cunhadas e sobrinhos, “em especial ao Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo”.

O Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo, disse que a trajetória maçônica do irmão João de Campos Borges Filho é um exemplo de como se fazer Maçonaria. “Temos orgulho em tê-lo em nosso quadro, cuja trajetória reflete o trabalho de um construtor maçom”, destacou o Sereníssimo Grão-Mestre.

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geral-do de Souza MaceGeral-do, foi homenageaGeral-do pela Augusta e Respeitável Loja Simbó-lica Aliança Portuense, nº 5, Oriente de Porto Nacional (TO). Na oportunidade ele participou de uma Sessão Magna de Iniciação da Oficina tocantinense.

O Grão-Mestre foi agraciado com o título de “Membro Honorário da Loja Simbólica Aliança Portuense”. A distinção foi justificada pelo trabalho que o Grão-Mestre vem realizando em prol da Maçonaria. O irmão Geraldo

Macedo agradeceu a homenagem e transmitiu a mensagem da GLEMT aos presentes, colocando-se à disposi-ção dos irmãos da Loja coirmã.

São João de Palmas

Ainda no Oriente de Tocantins, o Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo, também marcou presença na Augusta e Respeitável Loja Simbólica São João de Palmas. A GLEMT continua abrin-do fronteiras e estreitanabrin-do os laços que unem a Maçonaria universal.

GM homenageado pela Aliança Portuense

Em Sessão Conjunta entre as Lojas Cavaleiros da Luz, n°03; Acácia de Mato Grosso, n°16, e Cavaleiros da Fraternidade, n° 67, realizada no dia 31 de março de 2016, do Oriente de Rosário Oeste (MT), o irmão escritor maçom, Ví-tor Modesto, fez o lançamento do livro “Eu Maçom”, de sua autoria.

Prestigiou o evento o Sereníssi-mo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Mato Grosso (GLE-MT), irmão Geraldo de Souza Macedo, o Eminente Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Henrique de Oliveira e irmãos de seis lojas jurisdicionadas à GLEMT.

Também marcaram presença comitivas das Augustas e Respei-táveis Lojas Simbólicas do Gran-de Oriente do Brasil (GOB-MT) e Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT).

O autor o livro disse que “sem nenhuma pretensão de falar sobre ritualística ou história da Ordem Maçônica, pretendo provocar reflexões comportamentais sobre o nosso papel perante a sociedade”. Ele agradeceu a presença de todos e o apoio que tem recebido.

SERVIÇO

Os irmãos que desejarem adqui-rir o livro “Eu Maçom” poderão entrar em contato com o Irmão Vitor Modesto Braz, através do tel watsap: (065) 9996-4808 ou pelo email: vitor.braz82@gmail.com para maiores detalhes.

Lançamento

do Livro

EU MAÇOM

Iniciação no Vale d0 Paraguai

Uma comitiva da Grande Inspe-toria Litúrgica do Supremo Conse-lho do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil (REAA), Região de Mato Grosso, ca-pitaneada pelo Grande Inspetor Litúr-gico, Irmão Rubens Carlos de Oliveira, esteve presente na Excelsa Loja de Perfeição “Vale do Rio Paraguai”, Vale de Cáceres, onde participou de uma

Sessão de Iniciação ao Grau 4. A belíssima Sessão foi realizada no dia nove de abril de 2016 e reu-niu irmãos de Cuiabá e do “Vale do Paraguai”. O Grande Secretário de Relações Interiores da Grande Loja do Estado de Mato Grosso, irmão Ronan Jackson Costa, Grau 33, representou o Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo.

(11)

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), sob o comando do Sereníssimo Grão-Mestre, irmão Ge-raldo de Souza Macedo, vem ministrando desde 14 de maio de 2016, o 2º Curso de Dirigentes de Lojas. 14/05/2016 – Água Boa. 21/05/2016 – Sorriso. 28/05/3016 – Rondonópolis. 04/06/2016 – Diamantino. 18/06/2016 – Pontes e Lacerda. 16/07/2016 – Brasnorte. 23/07/2016 – Cuiabá.

A seguir, uma síntese do que vem sendo ministrado aos membros da Diretoria de uma Loja Maçônica:

VENERÁVEL MESTRE - como Presi-dente de uma Loja Simbólica, é o prin-cipal responsável por sua administração, cabendo-lhe representá-la junto ao Poder Civil e à Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso. É o Guia da Fraternidade, devendo ser sublime e majestoso, por ser o coordenador de um conjunto de ideias nobres, cujo objetivo precípuo é ascender ao caminho do aperfeiçoamento. Sua conduta e predicados morais devem servir de exemplo aos que dirige e de prestígio da Loja e da Ordem Maçônica.

VIGILANTES - têm a direção das colu-nas, de acordo com o Ritual e, substituem o Venerável Mestre, nas sessões e o sucedem em caso de ausências ou faltas

temporá-GLEMT ministra 2º Curso

de Dirigentes de Lojas Maçônicas

rias, tudo de acordo com o Regulamento Geral da Ordem. Eles podem, em matéria regimental ou doutrinária, lembrar atencio-samente ao Venerável Mestre quando lhes parecer haver equívoco ou diversa interpre-tação dos textos. Eles utilizam da palavra em sua coluna, depois do silêncio dos Obreiros e a pedirão diretamente ao Vene-rável Mestre, com um golpe de malhete.

ORADOR - é um Oficial que abrilhanta as cerimônias com sua Oração e Peças de Arquitetura, zelando pelo cumprimento da lei, usos e costumes, a fim de que os princípios e os ordenamentos não sejam desobedecidos. Deve ser um estudioso

da Instituição e conhecedor das leis que a regem; versado nos Landmarks, Cons-tituição, Regulamento Geral da Ordem, Estatutos, usos e costumes, a fim de que a qualquer momento, possa ser o orientador sobre o que é razoável e justo. Por isso tem o nome de Guarda da Lei

TESOUREIRO - é o responsável pela arrecadação das finanças da Loja, bem assim, como o pagamento das despesas por ela efetuadas. É o destinatário de todos os recebimentos monetários, devendo man-ter sob sua guarda o Livro Caixa. Por se tratar de um cargo meramente administra-tivo, para cumprimento das necessidades financeiras da Loja, não possui significados esotérico e filosófico mais destacados. Trienalmente apresentar balancete de mo-vimentação, encaminhando para a Comis-são de Finanças para emitir parecer e ser apresentado à Loja para aprovação.

SECRETÁRIO é o responsável por todos os registros que compreendem à memória maçônica. De sua real e leal anotação depende a vida da Loja, posto que, o presente alicerça-se no passado e constitui a base para um futuro promissor. É um cargo eminentemente administrativo, cujo titular é de livre escolha do Venerável Mestre. Cabe inventariar todo o material, não permitindo a retirada de livros, pastas, arquivos, fichários, ou de outro qualquer expediente, sendo também de sua compe-tência a organização de todos os documen-tos e necessários registros.

O 2º Curso de Dirigentes de Lojas teve início no dia 14 de maio, no Oriente de Água Boa (Vale do Araguaia), reunindo dezenas de dirigentes de Lojas eleitos para a gestão 2016-2017. O curso será encerrado no dia 23 de julho de 2016, em Cuiabá

Referências

Documentos relacionados

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Nas áreas urbanas, famílias que dispõem de pequenos lotes ou têm acesso a terrenos públicos utilizam esses espaços para a pro- dução de alimentos para o autoconsumo como forma

Tendo em vista a escassez de estudos sobre o tratamento de estrogênios de água e materiais como biofertilizantes, este trabalho procurou avaliar a ocorrência e mobilidade no perfil

Compete aos CS/USI a prestação de cuidados de saúde mental na comunidade, em articulação com os SPSM dos Hospitais, no que respeita ao diagnóstico precoce, adequada

I. A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu

Por esse motivo, é importante controlar adequadamente a função cardíaca e renal (ureia, creatinina, aparecimento de edemas, aumento de peso, etc.), quando da administração de

desenvolver, no seio da nossa associação, actividades como a revista Glosas, um periódico actualmente dedicado não apenas ao património musical português mas ao de todos

Figura 6.16 - Concentração normalizada pelo carbono orgânico de coprostanol, do somatório da concentração dos esteróis colesterol, colestanol e colestanona, e da