• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS CFA/CRAs. Promoção para profissionais de Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS CFA/CRAs. Promoção para profissionais de Administração"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

ANO XI, Nº 51, DEZEMBRO DE 2011

NOTÍCIAS CFA/CRAs

Conheça os vencedores do

Prêmio Belmiro Siqueira

de Administração 2011

23

Petrobras lança concurso com

vagas para Administradores

22

Definidos os novos

valores das anuidades

19

Ano de visitas

27

Presidentes reúnem-se

em Mato Grosso

07

Promoção para

profissionais de

Administração

25

Pág.

Administradores e Tecnólogos

em Administração que efetuarem

o pagamento até o final do mês

de janeiro receberão assinatura

anual da RBA

Notícias dos CRAs

(2)

Desafio. Essa é a palavra que define o ano de 2011 para o Conselho Federal de Administração (CFA). Em nosso pri-meiro ano à frente da gestão da autarquia, tivemos a sa-tisfação de executar muitas ações e projetos para promover e valorizar ainda mais os profissionais de Administração. Desde a nossa primeira reunião com os Presidentes, oportu-namente denominada de “Reunião Preparatória”, conside-rada um marco inaugural de um novo modelo de relacio-namento no Sistema CFA/CRAs, sentimos, e também nos foi dito de forma unânime, que nossas atividades – a aquelas relacionadas com as macros questões que envolvem a pro-fissão de Administrador, bem como aquelas de afirmação perante os grandes temas de interesse nacional, ou mesmo regional – deveriam ser assumidas de forma conjunta em uma clara escolha de ação sistêmica, absolutamente neces-sária para o alcance dos sucessos desejados por todos nós. Consideramos como um dos momentos marcantes desse primeiro ano da gestão a homenagem prestada aos ex--Presidentes do CFA, que pela primeira vez receberam o reconhecimento público pelos relevantes serviços que pres-taram ao sistema e à profissão. Com esse espírito, seguindo o sentimento de todos e dando vazão aos nossos planos e projetos para a nossa categoria profissional, muitos deles pensados e acalentados ao longo de nossa trajetória no Sistema CFA/CRAs, adotamos medidas que, ao nosso ver, colocou o Conselho de forma afirmativa perante os setores público e privado, e a sociedade em geral.

Podemos citar, por exemplo, as correspondências encaminha-das às autoridades dos três Poderes, entre elas a presidente Dilma Rousseff. Também nos aproximamos do Poder Judiciá-rio através da Associação dos Juízes Federais da Primeira Re-gião, nas pessoas do Juiz Federal Roberto Carvalho Veloso e do Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas. Ainda este ano, elaboramos o Planejamento Estratégico do Sistema CFA/CRAs 2011 - 2014 e realizamos a Pesquisa Na-cional Perfil do Administrador, que atingiu o maior universo de pesquisados desde a sua instituição, cujos resultados breve-mente serão disponibilizados, uma vez que já está finalizada. Outro destaque deste nosso primeiro ano de gestão foi a criação de uma Comissão Especial de Acompanhamento Parlamentar que tem realizado excelente trabalho de moni-toramento das proposições legislativas no Congresso Nacio-nal, com ações de combate em relação às propostas prejudi-ciais e de apoio àquelas que significam avanços à profissão. Também criamos as Comissões Mistas, integradas por Con-selheiros Federais e Presidentes de CRAs ou representantes por eles indicados. São elas: Comissão Técnica de Estudos de Fiscalização; Comissão Para Estudo da Gestão Pública; Co-missão para Estudo do PLP 591 – Simples Nacional; Comis-são do Ensino de Administração; ComisComis-são Copa de 2014. Nossa gestão também buscou atender aos projetos dos CRAs e, por isso, apoiou os Regionais por meio do Progra-ma de Apoio aos Conselhos Regionais de Administração, distribuindo o maior montante já destinado e efetivamen-te entregue em todos esses anos de vigência do programa que atendeu os mais diversos projetos e o maior número de CRAs, inclusive de estruturação dos Regionais.

Na área de eventos, realizamos o XII Fórum Internacional de Administração e o VII Congresso Mundial de Adminis-tração em Turim, Itália, e em Genebra, Suíça, juntamente com os CRAs do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e em parceria com a Faculdade de Economia e Negócios da Universidade de Torino, com a Universidade de Ca-xias do Sul - UCS e com a Organização Internacional do

Um ano produtivo

(3)

de capacitação em processo gerenciais no poder judiciário; a elaboração do Guia do Tecnólogo; a criação e distribuição de mais de 130 mil exemplares da Cartilha da Criança; ex-pansão do projeto Plataforma do Conhecimento; a criação e distribuição, em convênio com o Ministério da Justiça, Minis-tério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior e o Instituto Recupera Brasil, do Guia Prático de Recuperação Judicial de Empresas; assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o CFA e o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior; o novo layout da RBA; a elabo-ração de um projeto nacional de Logística, envolvendo todas as regiões do país de forma integrada e que contempla todos os modais de transporte, a ser apresentado à Presidência da República e a todos os Governadores de Estado, entre outras ações em prol da Administração.

Mas não realizamos todas essas ações sozinhos. Por isso, louvamos e agradecemos o apoio dos CRAs que se mostra-ram, além de sensíveis às ideias por nós apresentadas, fun-damentais à efetiva concretização de tais avanços. Temos absoluta compreensão de que o sucesso de todos os nossos empreendimentos passa necessariamente pela participação dos Conselhos Regionais, seguindo o modelo democrático de compartilhamento do que pensamos para o melhor ca-minho do Sistema, o qual todos nós integramos com muita honra, abnegação e profundo zelo.

Agradecemos, também, aos Presidentes e Conselheiros dos CRAs, aos Conselheiros Federais e Efetivos e aos funcioná-rios do CFA pela extraordinária participação nos diversos projetos implementados neste ano e que representam signi-ficativos avanços para nossas entidades e para a profissão de Administrador. Consideramos como um dos momentos marcantes desse primeiro ano da gestão a homenagem prestada aos ex-Presidentes do CFA, que pela primeira vez receberam o reconhecimento público pelo relevantes servi-ços que prestaram ao sistema e à profissão.

Certamente tivemos avanços importantes, mas muito há ainda que ser feito no ano que se aproxima. Nesse sentido, con-tamos com o apoio de todos os meus colegas – apoio esse imprescindível para que os resultados almejados sejam alcan-çados com o grau de sucesso que imaginamos. E para encer-rar este ano tão bem como começamos, apresentamos a 51ª edição do boletim “Notícias do Sistema CFA/CRAs” que traz, entre os destaques, a promoção da RBA. A publicação tam-bém traz uma matéria sobre a homenagem ao professor Paulo Wollinger e aos 25 anos da morte de Belmiro Siqueira, Patrono dos Administradores. Fique por dentro, ainda, das ações dos CRAs, entre outras reportagens.

Por fim, imbuído do mais nobre espírito natalino, deseja-mos que todos, juntamente com os queridos familiares, alcancem os mais desejados sonhos, renovando a crença e a certeza de que estamos contribuindo para o engran-decimento e a consolidação definitiva da profissão de Administrador e do Sistema CFA/CRAs.

Com votos sinceros de paz, saúde, alegria, sucesso pes-soal e profissional, desejamos que o espírito divino ilumi-ne todos nós. Em 2012, continuaremos determinados a somar esforços para enaltecer e valorizar, ainda mais, o profissional de Administração.

Uma ótima leitura! Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do CFA

(4)
(5)

nOTícIAs DOs cRAs

29

câmARA DE FIscALIzAçãO E REgIsTRO

22

Petrobras lança concurso com

vagas para Administradores

câmARA DE RELAçõEs InTERnAcIOnAIs E EvEnTOs

27

Ano de visitas

câmARA DE FORmAçãO pROFIssIOnAL

23

Conheça os vencedores do Prêmio Belmiro

Siqueira de Administração 2011

câmARA DE DEsEnvOLvImEnTO InsTITucIOnAL

25

Promoção para profissionais de Administração

Veja os destaques da RBA 85

26

Presidentes

reúnem-se

em Mato Grosso

Administração é destaque

no Bom Dia Paraíba

08

Conheça o Portal da

Transparência do CFA

09

CFA quer fazer parceria

com Sebrae Nacional

10

XXII ENANGRAD

é um sucesso

11

Sistema CFA/CRAs ganha mais um

aliado no Congresso Nacional

13

Belmiro Siqueira, patrono dos

Administradores brasileiros

14

CFA e ANGRAD homenageiam

Paulo Wollinger

15

CFA e ANGRAD protocolam

recurso no CNE

16

Atividades externas relizadas

pelos Conselheiros

17

sum

Plenário do CFA aprova balancetes

19

Plenário do CFA julga processos

22

câmARA DE ADmInIsTRAçãO E FInAnçAs

19

Definidos os novos valores

das anuidades

(6)

AçõEs DO cF

EXpEDIÊnTE

composição das câmaras

Estrutura Administrativa

conselheiros Federais do cFA 2011/2012

produção cDI

ANO XI, Nº 50, AGOSTO DE 2011

Editor: Conselho Federal de Administração Presidente: Adm. Sebastião Luiz de Mello

Vice-Presidente: Adm. Marcos Lael de Oliveira de Alexandre

Administração e Finanças

Adm. Ramiro Lubián Carbalhal - Diretor Adm. Lúcio Flávio Costa - Vice-Diretor Adm. André Luiz Alves de Lima Adm. Paulo César de Pereira Durand

Fiscalização e Registro

Adm. Hércules da Silva Falcão - Diretor Adm. Joel Cavalcanti Costa - Vice-Diretor Adm. Rui Ribeiro de Araújo

Adm. Maria do Rosário Feitosa Souza

Formação Profi ssional

Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior - Diretor Adm. Ana Mônica Beltrão da Silva - Vice-Diretora Adm. João Coelho da Silva Neto

Adm. Aldemira Assis Drago

Adm. Carlos Augusto Matos de Carvalho

Desenvolvimento Institucional

Adm. Saul Alcides Sgrott - Diretor Adm. Adelmo Santos Porto - Vice-Diretor Adm. Renato Jayme da Silva

Relações Internacionais e Eventos

Adm. Sergio Pereira Lobo - Diretor

Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha - Vice-Diretor Adm. Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues

Adm. Francisco Rogério Cristino

Supervisão geral: Adm. Douglas Evangelista Neto Coordenação Editorial: RP Renata Costa Ferreira Coordenação de Design: DG Luís Henrique Lima Projeto gráfi co/Diagramação: Ednilson Mendes

Jornalista responsável: Ana Graciele Gonçalves – Reg. Prof. nº 7995-DF Revisão: Rogério Márcio da Costa

Fotos: Wellignton Santos

Este boletim é uma publicação do Conselho Federal de Administração (CFA), sob a responsabilidade do diretor da CDI, Adm. Saul Alcides Sgrott e da Coordenadora Técnica, RP Renata Costa Ferreira. A reprodução deste é permitida desde que citada a fonte.

Superintendente

Adm. Douglas Evangelista Neto

Coordenadoria de Gabinete da Presidência

Adm. Rodrigo Neves Moura

Assessoria Especial da Presidência

Adm. Ailema da Silva Pucú

Assessoria Jurídica

Adv. Alberto Jorge Santiago Cabral

Assessoria Especial da Auditoria

Cont. Thiago de Oliveira Teodoro

Coordenadoria Administrativa e Financeira

Adm. Joaquim Luciano Gomes Farias

Coordenadoria do Exercício Profi ssional

Adm. Benedita Alves Pimentel

Coordenadoria de Formação Profi ssional

Adm. Sueli Cristina Rodrigues de Moraes Alves

Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional

RP Renata Costa Ferreira

Coordenadoria de Relações Internacionais e Eventos

Adm. Civaldo José Gabriel

Coordenadoria de Informática

José Carlos de Araújo Ferreira

Coordenadoria de Recursos Humanos

Adm. Robson Eustáquio de Mesquita AC AL AP AM BA CE DF ES GO MA MT MS MG PA PB PR PE PI RJ RN RS RO RR SC SP SE TO

Adm. João Coelho da Silva Neto Adm. Maria do Rosário Feitosa Souza Adm. André Luiz Alves de Lima Adm Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues Adm. Ramiro Lubián Carbalhal Adm. Francisco Rogério Cristino Adm. Rui Ribeiro de Araujo Adm. Hercules da Silva Falcão Adm. Ana Mônica Beltrão da Silva Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior Adm. Hélio Tito Simões de Arruda Adm. Sebastião Luiz de Mello Adm. Gilmar Camargo de Almeida Adm. Aldemira Assis Drago Adm. Lúcio Flavio Costa Adm. Sergio Pereira Lobo Adm. Joel Cavalcanti Costa

Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade Adm. Marcos Lael de Oliveira Alexandre Adm. Valter Luiz de Lemos

Adm. Paulo César de Pereira Durand Adm. Carlos Augusto Matos de Carvalho Adm. Saul Alcides Sgrott

Adm. Idalberto Chiavenato Adm. Adelmo Santos Porto Adm. Renato Jayme da Silva

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHOS REGIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO

CFA/CRAs

SISTEMA

(7)

Açõ

Es

DO

7

Presidentes reúnem-se em Mato Grosso

3º Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs aconteceu no CRA-MT

Nos dias 10 e 11 de novembro foi realizada a 3ª Assembleia de Pre-sidentes do Sistema CFA/CRAs. O evento aconteceu no Conselho Re-gional de Administração do Mato Grosso (CRA-MT) e reuniu os con-selheiros e os presidentes dos Re-gionais e do CFA.

A reunião contou com a participa-ção do presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Depu-tado José Riva, que falou sobre o Prêmio Certificado de Responsabi-lidade Social, criado pela Casa de Leis de Mato Grosso; do gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e do Su-perintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro que, na ocasião, falou sobre o mercado de oportunidades às micro e peque-nas empresas.

O convidado especial, o Conselhei-ro Federal do CFA por São Paulo, Adm. Idalberto Chiavenato, profe-riu palestra no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) para estu-dantes, coordenadores e professo-res da IES, além dos membros do Sistema CFA/CRAs. Na

oportunida-de, o Administrador apresentou o conceito “Não basta ser sustentá-vel de forma financeira, social ou ambiental, é preciso ter respon-sabilidade cultural”. Para Chiave-nato, no início a preocupação era apenas com a sustentabilidade financeira. Com o tempo veio o conceito de meio ambiente, segui-do da responsabilidade social e, agora, vem a responsabilidade de inovação. O conceito está ligado à pró-atividade, já que na concorrên-cia global não basta fazer o mesmo que as demais empresas.

Ainda durante a 3ª Assembleia de Presidentes, aconteceu a reunião do Programa de Apoio aos Conselhos Regionais de Administração (PRO-AR), na qual foram discutidas as novas resoluções do Programa que visa, a partir de 2012, o desenvolvi-mento dos regionais com a determi-nação de metas e resultados. Ao final, o presidente do CRA-MT, Adm. Álvaro Scolfaro, compar-tilhou o conteúdo do ofício com

todos que, direta ou indiretamen-te, fizeram este encontro ser um sucesso, e aos administradores do estado por contribuírem com o desenvolvimento da profissão, do mercado de trabalho e do Conselho. O presidente do CFA, Adm. Sebas-tião Mello, agradeceu a recepção do CRA-MT. “O sentimento de todos os participantes é de satisfação em relação aos assuntos tratados como, também, pelos de congra-çamento e confraternização, além dos momentos agradáveis propor-cionados pela calorosa hospitali-dade do povo cuiabano”, enalteceu o presidente. Fonte: CRA-MT Foto: CR A-MT Foto: CR A-MT Foto: CR A-MT Foto: CR A-MT

Presidentes dos CRAs se reúnem em assembleia

Adm. Idalberto Chiavenato Adm. Álvaro Scolfaro e Adm. Sebastião Mello

Deputado José Riva, Adm. Sebastião Mello e Adm. Álvaro Scolfaro

“O sentimento de todos

os participantes é

de satisfação em

relação aos assuntos

tratados.”

(8)

Açõ

Es

DO

c

No último dia 28 de novembro, o presiden-te do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz de Mello, esteve no Conselho Regional da Paraíba (CRA-PB). Na oportunidade, o presidente do CFA con-cedeu entrevista para o programa Bom Dia Paraíba, da TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo no estado. Segundo Sebastião Mello, após o acordo firmado, pretende-se capacitar Administradores para atuarem nas micro e pequenas empresas da Para-íba. “Essa é mais uma oportunidade para que o Administrador tem para se colocar com mais qualificação no mercado de tra-balho”, disse o presidente.

Administração é destaque

no Bom Dia Paraíba

Confira a entrevista na íntegra clicando no link abaixo:

(9)

Açõ

Es

DO

9

Este ano, o Conselho Federal de Administração (CFA) começou a desenvolver o “Portal da Transparência”. O objetivo da ini-ciativa é tornar público para Administradores, Tecnólogos em Administração, empresas e a sociedade em geral informações sobre as atividades desenvolvidas pela autarquia.

O “Portal da Transparência” é o espaço pelo qual o público do CFA poderá acompanhar as execuções financeiras da autarquia, bem como o andamento de projetos e iniciativas. No Portal es-tão disponíveis informações sobre projetos e planos de trabalho, orçamentos, balanço patrimonial, relatório de gestão e compa-rações de receitas e despesas.

Ao acessar informações como essas, o cidadão fica sabendo como o dinheiro das anuidades está sendo utilizado e passa a ser um fiscal da correta aplicação do mesmo.

Conheça o Portal da Transparência do CFA

O espaço fornece informações sobre as atividades executadas pela autarquia

Mais uma vez o Conselho Federal de Administração (CFA) obteve a manutenção do Certificado ABNT NBR ISO 9001:2008. A recomendação foi feita pelo Instituto Falcão Bauer, no último dia 23 de novembro.

Segundo a auditora externa Ana de Blasio Facchini, o Sistema de Gestão da Qualidade do CFA está de parabéns. “O sistema está bem consolidado e trouxe para a autarquia ferramentas úteis para o dia a dia, para promover a melhoria contínua dos serviços prestados”, elogiou.

A auditoria não encontrou nenhuma não conformi-dade nos processos do CFA na amostra considerada e recomendou que seja feita a manutenção da certifica-ção. “Esperamos que vocês continuem com esse traba-lho”, disse Ana de Blasio.

A Norma ISO 9001 obedece a critérios internacionais visando à melhoria contínua de um Sistema de Gestão de Qualidade. O CFA é certificado em todos os proces-sos considerados no escopo “Normatizar, disciplinar e orientar o exercício profissional nos campos da

Ad-ministração, bem como, subsidiar os Conselhos Regionais de Administração na execução das atividades de registro, fiscalização, divulgação e valorização da profissão, em defesa da sociedade”.

Anualmente ocorre a auditoria externa, ocasião em que se verifica a adequação dos serviços prestados pela Autarquia aos requisitos internacionais de qualidade estabelecidas.

CFA obtém manutenção da certificação ISO

Conheça o “Portal da Transparência” acessando o

link http://www2.cfa.org.br/portal-da-transparencia.

(10)

Açõ

Es

DO

c

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Se-bastião Luiz de Mello, reuniu-se no dia 29 de novembro com o Di-retor Presidente do Sebrae Nacio-nal, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho. Na pauta do encontro, a pro-posta de criar uma parceria entre as duas instituições.

No início da reunião, o presidente do CFA falou sobre o projeto “Agen-te de Gestão”, iniciativa celebrada anos atrás entre o CFA e o Sebrae, cujo objetivo era capacitar Admi-nistradores para serem consulto-res nas Micro e Pequenas Empre-sas (MPEs). “Por meio da parceria, os profissionais treinados detec-tavam as necessidades das MPEs visando reduzir a mortalidade em-presarial, levando para os micro e pequenos empresários as técnicas profissionais de gestão”, explicou Sebastião Mello.

O Diretor Presidente do Sebrae Na-cional colocou-se à disposição do Sistema CFA/CRAs para futuras parcerias, mas ressaltou a neces-sidade de fazer um balanço do pro-jeto Agente de Gestão. “É preciso fazer uma avaliação da experiên-cia anterior para ver o que deu ou não certo. A partir daí, podemos fazer ajustes e repensar uma nova parceria, que pode ser regional ou nacional”, sugeriu Luiz Eduardo. A intenção do CFA é fazer uma par-ceria em um formato diferenciado. “Por meio do ‘Agente de Gestão’,

CFA propõe parceria com

Sebrae Nacional

Objetivo é capacitar

Administradores

para atuarem nas

MPEs

o administrador prestava a con-sultoria para as MPEs e apontava os erros que elas viam cometen-do. Mas parava por aí. O que de-sejamos, agora, é transcender e ir além, permitindo que o Admi-nistrador possa acompanhar essa MPE e ajudá-la a corrigir as falhas detectadas”, falou Sebastião. Hoje, no Brasil, as MPES represen-tam mais de 85% de todas as em-presas existentes no país. “Somos um país com um número muito grande de empreendedores e, por isso, é tão importante que duas instituições de grande credibilida-de se dêem as mãos em parceria, em um objetivo comum”, enfatizou o presidente do CFA.

A reunião contou, ainda, com a presença do presidente do Con-selho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), Adm. José Célio Santos Lima, do superintendente do CFA, Adm. Douglas Evangelis-ta Neto, do colaborador do CFA, Adm. Isaías Santos, Silmar Pereira Rodrigues, da diretoria técnica do Sebrae Nacional e do assessor da presidência, Murilo.

Da direita para a esquerda: Murilo, Silmar Pereira, Luiz Eduardo Barretto, Adm. Sebastão Mello e o Adm. José Célio

Reunião aconteceu no SEBRAE Nacional, em Brasília

(11)

Açõ

Es

DO

11

XXII ENANGRAD é um sucesso

Evento foi

realizado em

São Paulo e

contou com a

presença do

presidente

do CFA

Presidente do CFA Adm. Sebastião Luiz de Mello De 23 a 26 de outubro, a Associação

Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) rea-lizou o XXII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Adminis-tração (ENANGRAD). O evento foi realizado em São Paulo, na UNINO-VE, e teve como o tema central “O ensino da Administração e sua in-tegração com o mercado”. O evento contou com os painéis pedagógicos, empresarial e internacional, estu-dos de cases, debates e seminários. Antes da abertura oficial do evento, aconteceu o IV Seminário Nacio-nal de Coordenadores dos Cursos de Administração (SENANGRAD) que reuniu todos os coordenadores presentes no evento e abordou os desafios da aprendizagem, a qua-lidade e as estatísticas do ENADE. Os coordenadores foram divididos em quatro grupos e estudaram os cases: coordenação X estudantes, coordenação X professores, coor-denação X mantenedora, coorde-nação X direção. Na oportunidade, evidenciaram os problemas entre as interfaces e tentaram achar so-luções para implantar nas suas IEs.

No final do seminário, o Conse-lheiro Federal do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Rui Otávio, e o presidente da ANGRAD, Adm. Mauro Kreuz destacaram a importância de ser um associa-do da ANGRAD e afirmaram que a existência e o fortalecimento da ANGRAD dependem, fundamen-talmente, da participação efetiva dos coordenadores de curso, seja do ponto de vista qualitativo como quantitativo. “A ANGRAD existe por uma vontade e necessidade dos cursos de graduação do Brasil”, fi-nalizou o Presidente da ANGRAD. A palestra magna contou com a co-ordenação da Profª Claudia Forte que atentou para a ausência de vo-cação nos alunos de administração; as quatro perspectivas acadêmicas; a responsabilidade do professor em guiar, se preocupar e orientar todos os alunos; e a Administração e a sua integração com o mercado, afir-mando que “onde chega o adminis-trador, deve chegar uma solução”.

Após a palestra, aconteceu o coque-tel de confraternização com todos os participantes do evento.

O painel internacional contou com a presença do presidente do CLA-DEA e Conselheiro do CNE e da ANGRAD, Prof. Antonio Freitas; o presidente da ANDAP (Argentina), Prof. Martín Oscar Adler; ex-pre-sidente da ADENAG (Argentina), Prof. Jorge Oscar Romo; e o Prof. Jacques Marcovitch da USP. Foram abordados os desafios inter-nacionais e inter-nacionais, a inserção da ética profissional, a duração da carreira, a dinâmica nas salas de aula e a necessidade de se preparar os alunos para o mundo atual. Após o painel internacional, aconteceu o lançamento da bibliografia básica de referência da ANGRAD para os cursos de graduação em adminis-tração, apresentada pelo Vice-Presi-dente da ANGRAD, prof. Mário Mo-raes e pelo prof. Nério Amboni.

(12)

Açõ

Es

DO

c

Durante o ESPAÇO RAEP - Revis-ta Administração: Ensino e Pes-quisa, o Presidente da ANGRAD, Adm. Mauro Kreuz, apresentou a nova Editora Científica da RAEP, a Professora Manolita Correa. Na oportunidade, o presidente agra-deceu publicamente o trabalho de-senvolvido pela Professora Eliane P. Zamith que, ao deixar a Editoria da Revista, para assumir a Coorde-nação da Área da Administração junto a CAPES, destacou a colabo-ração dos colaboradores da RAEP, em especial aos autores, conselho editorial e científico.

O Painel Empresarial teve grande importância no evento e contou com a presença da Conselheira da FIESP, Luciane Del Grande; o Con-selheiro da FIRJAN e Presidente do IBCE, Lysias Augusto Dantas; do presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello; do reitor da Está-cio, Prof. Carlos Roberto; e do Prof. Claudio Tordino - PUC-SP. Os temas abordados foram: qual o tipo de administradores que as empresas querem; qual o perfil do aluno ao entrar ma faculdade e qual o perfil do aluno que os professores devem direcionar, para entrar no merca-do; analise do comportamento e das relações do administrador com o mercado; e a ética profissional. O Painel Pedagógico abordou os de-safios da aprendizagem e do papel da IEs; as questões éticas e morais; ensino X aprendizagem; mestrado e pós-graduação; como formar um administrador crítico, ciente, éti-co e profissional e destaéti-cou que o laboratório do estudante de ad-ministração é o próprio mercado.

Os painelistas foram: Prof. Geraldo Gonçalves - PUCCAMP SP; a Reitora da Estácio de Sá, Profª Paula Cale-ffi; a Profª Manolita Correa - ESPM SP; o Prof. Carlos Marshall - PUC-CAMP SP; e o Pró-Reitor da UNINO-VE, Prof. Claudio Ramacciotti. Após os debates, inciou-se o espaço dos Cases de Relevância para o Ensino de Administração “Metodologias Ativas da Aprendizagem em Admi-nistração” com o ex-diretor da fa-culdade de administração da PUC-CAMP SP, Prof. Paulo Zuccolotto, da Profª Carolina da Costa do INS-PER SP e da diretora da faculdade de administração da PUCCAMP SP, Profª Cibele Sugahara.

No último dia do XXII ENANGRAD foi apresentada a pesquisa nacio-nal ANGRAD/CPC/ENADE com a Coordenação do Prof. Vicente No-gueira e a apresentação do Prof. Alexander Berndt, que foi o Coorde-nador Técnico da pesquisa, além do

Seminário Nacional da ANGRAD/ MEC/INEP/CFA, com o tema “A Ava-liação do ensino de administração a partir dos resultados do ENADE” que foi apresentado pelo Presidente da ANGRAD, a Diretora de Avalia-ção da EducaAvalia-ção Superior, Claudia Griboski, o diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, Adm. José Samuel de Miranda e o conse-lheiro do CNE, Antonio Freitas. No encerramento do XXII ENAN-GRAD ocorreu a premiação do me-lhor trabalho em cada uma das onze áreas temáticas. O Coordena-dor Geral da Programação Científi-ca e Diretor de Ensino e Pesquisa da ANGRAD, Prof. Gildo Galindo, ressaltou a importância e quali-dade dos trabalhos apresentados e agradeceu aos Coordenadores e Coordenadores Adjuntos das Áreas Temáticas, assim como, aos parece-ristas envolvidos na avaliação dos mais de 500 trabalhos submetidos. Em suas palavras finais, o Presi-dente da ANGRAD agradeceu a to-dos pela qualidade do evento, em especial à UNINOVE por ter abri-gado a XXII edição do ENANGRAD e ressaltou que a ANGRAD continu-ará trabalhando focada e orientada para a consecução dos seus obje-tivos e bandeiras institucionais. “O ensino e a aprendizagem em administração, a organização pe-dagógica e a gestão dos cursos se-rão as nossas principais bandeiras institucionais, além da defesa dos cursos de administração que têm compromisso com a qualidade”.

Fonte: ASCOM – ANGRAD Thamara Laila Macedo

“O ensino e a

aprendizagem em

administração,

a organização

pedagógica e a

gestão dos cursos

serão as nossas

principais bandeiras

institucionais.”

Adm. Mauro Kreuz, presidente da ANGRAD

(13)

Açõ

Es

DO

13

O Conselho Federal de Administra-ção (CFA) recebeu visita ilustre do Deputado Ronaldo Nogueira (PTB--RS) no último dia 8 de dezembro. O parlamentar foi recebido no plenário da autarquia pelos presidente e os Conselheiros Federais do Conselho. O presidente do CFA, Adm. Sebas-tião Luiz de Mello, deu boas vindas e agradeceu ao Deputado. “Nos conhecemos dias atrás, quando o visitamos na Câmara dos Deputa-dos para pedir apoio a à Emenda nº 4 ao Projeto de Lei nº 2203, de 2011, e fomos muito bem recepcio-nados”, disse Sebastião Mello. Em sua fala, o Deputado ressaltou a importância dos Administrado-res para o país. Ele cumprimentou a todos e parabenizou o coordena-dor da Comissão Especial Mista de Acompanhamento Parlamentar e Conselheiro Federal do CFA, Adm.

Sistema CFA/CRAs ganha mais

um aliado no Congresso Nacional

Deputado Federal Ronaldo Nogueira vai apoiar os

Administradores na Câmara dos Deputados

Rui Ribeiro de Araújo. Para ele, três segmentos são importantes para o desenvolvimento do país, entre eles a Administração. “É pre-ciso lutar por mais isonomia para a categoria”, defendeu.

Ronaldo Nogueira prometeu apoiar os pleitos requeridos pelos Admi-nistradores, dentre eles a Emenda nº 4 do PL nº 2203. “Estou à dispo-sição de vocês. Considerem-me um ombreiro do Sistema CFA/CRAs”, enfatizou. O parlamentar solici-tou, ainda, que os Administrado-res proponham projetos de lei para a categoria.

Ao final, o Deputado foi presenteado pelo plenário do CFA com o livro so-bre a profissão, editado pela autar-quia, e o símbolo da Administração. Carreira política - Com apenas 24 anos de idade, Ronaldo Nogueira

iniciou sua carreira política, sen-do eleito vereasen-dor, em 1992, pelo PTBm no município de Carazinho--RS. Sua consagração veio com o reconhecimento do povo reelegen-do-o por mais três mandatos em 1996, 2000 e 2004. Em sua atu-ação parlamentar, Ronaldo sempre teve ação destacada na elaboração de diversos projetos que proporcio-nasse o acesso à casa própria e a geração de emprego. Destacam-se o “Plano Participativo” e “Parceria de Habitação” – que culminou com a construção de mais de 300 casas, onde nasceu os residenciais: Can-tares, Lindoia e Filadélfia. No ano de 2000, presidindo o poder Legis-lativo Municipal, Ronaldo imple-mentou uma gestão moderna e efi-caz. Outros projetos merecedores de referência são a implantação do “Balcão do Trabalhador” e a “Câ-mara Estudantil de Treinamento de Lideranças”.

(14)

Açõ

Es

DO

c

A história da Administração no Brasil está intimamente ligada ao professor e Adm. Belmiro Siqueira. Esse mineiro da cidade de Ubá entrou para a história por conta da sua luta em prol da valorização da Administração. Nascido em 22 de outu-bro de 1921, Belmiro atuou, grande parte de sua vida, no serviço público.

Funcionário de carreira federal, atuou como assessor e con-sultor de vários governos, sendo também, em 1966, diretor da Escola de Serviço Público do então Estado da Guanabara. No Departamento Admi-nistrativo do Serviço Público (DASP), ocupou vários cargos – dentre eles, o de diretor ge-ral nos anos de 1967 e 1968. Além disso, Belmiro foi professor em diversas faculda-des e colunista de alguns jornais.

Em 1977, foi eleito conselheiro no Conselho Federal de Administração (CFA) e, assim que assumiu, foi elevado ao cargo de vice-presidente. Na autar-quia, Belmiro trabalhou pela afirma-ção da existência e fixaafirma-ção da profis-são de administrador de empresas no macro sistema sócio, jurídico e eco-nômico nacional. Nesse período, par-ticipou da criação dos Conselhos Re-gionais, nas diversas capitais do país, e ajudou a iniciar um novo tempo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da Administração como ciência e profissão. Belmiro Siqueira faleceu em 1986, em Porto Velho-RO, atuando como Presiden-te do CFA. Sua dedicação à Administra-ção e sua brilhante contribuiAdministra-ção para a categoria o consagraram como Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorga-do post-mortem em 1988. No mesmo ano, o CFA instituiu o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração, cujo objetivo é valorizar e divulgar a produção acadêmica, a fim de con-tribuir para o desenvolvimento da profissão e da Ciência da Administração no Brasil.

Belmiro Siqueira, patrono

dos Administradores

Conheça um pouco mais da história desse mineiro e sua luta

incansável para promover a valorização da profissão

(15)

Açõ

Es

DO

15

CFA e ANGRAD homenageiam

Prof. Paulo Wollinger

Professor foi laureado por apoiar e

promover a Ciência da Administração

O professor e ex-diretor de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Prof. Paulo Roberto Wollin-ger, foi homenageado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). O evento aconteceu no dia 8 de dezembro, durante a reunião plenária da autarquia.

Segundo o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, à época em que era diretor de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Paulo Wollinger contribuiu muito para o processo de avanço do ensino de Administração. “Essa parceria sempre será lembrada com cari-nho e denodo”, ressaltou.

O presidente da ANGRAD, Adm. Mauro Kreuz compartilha a mesma opinião. Para ele, a homenagem é merecida. “Em nome da comunidade angradiana, expresso meu muito obrigado. O Wollinger tem a legiti-midade da comunidade, pois ele nunca fugiu das discussões, debates e ideias”, completou.

Wollinger agradeceu a homenagem e disse que tem muito orgulho de ter feito muitos amigos no Sistema CFA/CRAs e na ANGRAD. “A Administra-ção é o maior curso do país e o fato do Sistema ter aceitado o desafio de se abrir para o novo, a fim de buscar a qualidade do ensino da Adminis-tração com lucidez, é um passo muito importância para a profissão e a melhoria do ensino”, elogiou o professor.

Ao final, ele parabenizou o Conselho e a ANGRAD. “Compartilho essa homenagem com vocês. Agradeço imensamente”, finalizou Wollinger. “Vamos sentir falta do professor no MEC. Esperamos, em outras oportu-nidades, continuar esse processo de construção da qualidade do ensino da Administração”, declarou Sebastião Mello.

Prof. Paulo Roberto Wollinger (ao centro) recebe homenagem do CFA

Prof. Paulo Roberto Wollinger e Adm. José Samuel Prof. Paulo Roberto Wollinger e

(16)

Açõ

Es

DO

c

CFA e ANGRAD protocolam recurso no CNE

Ambas entidades são contra a decisão que institui as Diretrizes

Curriculares para o curso de graduação em Administração Pública

O presidente do Conselho Fe-deral de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz de Mello, e o presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ad-ministração (ANGRAD), Prof. Adm. Mauro Kreuz, protocolaram no dia 29 de novembro, no Conselho Na-cional de Educação (CNE), recur-so contra a decisão da Câmara de Educação Superior (CES) que apro-vou, em dezembro do ano passado, o Parecer CNE/CES nº 266/2010, que institui as Diretrizes Curricu-lares para o curso de graduação em Administração Pública (DCNs). A decisão recorrida foi publicada no Diário Oficial da União, edição do dia 14/11/2011, Seção 1, nº 218. Segundo Sebastião Mello, o ato de instituir novas DCNs para cursos que formam Administrado-res poderá ter graves consequên-cias para o exercício da profissão de Administrador em todo o país. “Essa medida abre a possibilidade concreta de divisão da profissão, criando uma outra categoria pro-fissional, no caso a de Adminis-trador Público, interferindo, dessa forma, nos direitos e prerrogativas do Administrador”, explica o presi-dente do CFA.

Para o presidente da ANGRAD, é desnecessária a aprovação das Di-retrizes Curriculares para o curso de Administração Pública. “Embo-ra o Parecer 266/2010 demonstre as distinções entre Administra-ção Pública e AdministraAdministra-ção de Empresas, na verdade, mediante uma simples comparação entre a estrutura das Diretrizes Curri-culares dos dois cursos, verifica--se completa semelhança entre os mesmos, principalmente quando se compara os perfis desejados dos formandos – ou seja, a orga-nização curricular e os conteúdos de formação básica, não se jus-tificando, pois, a instituição de

Diretrizes Curriculares para o Cur-so de Administração Pública”, res-saltou Mauro Kreuz.

Outro ponto destacado pelo pre-sidente do CFA é que já existe no Brasil uma Resolução (CNE/CES nº 4/2005) que instituiu o curso de bacharelado em Administração e o Despacho da Secretaria de Edu-cação Superior, publicado no DOU Edição nº 93, seção 1 - Página 18, do dia 17/05/2006, exingue qual-quer outra denominação em diplo-mas expedidos por Instituições de Educação Superior além de charel em Administração” ou “Ba-charel em Administração Pública”. “Por essa razão, não considera-mos cabível a comparação cons-tante no parecer 266/2010, pois ele leva a impressão de que o curso de Administração possui formação exclusiva para atuação na área empresarial”, disse, lem-brando que as Diretrizes Curricu-lares aprovadas pela Resolução CNE/CES nº 4/2005 estabelece que as Instituições de Educação Supe-rior podem, livremente, promover a composição curricular, direcio-nando o curso de Administração

para o segmento que venha me-lhor atender às necessidades de mercado regional ou aos anseios da sociedade local ou nacional, obedecidas, por óbvio, as regras impostas pela citada Resolução.

Histórico

O CFA e a ANGRAD acompanham o trâmite do Parecer que institui as Diretrizes Curriculares para o cur-so de Administração Pública desde 2007. Em abril do ano passado, ambas participaram da segunda audiência pública nacional sobre Diretrizes Curriculares para Curso de Graduação em Administração Pública e Políticas Públicas.

Na oportunidade, o CFA e a AN-GRAD protocolaram junto ao CNE uma manifestação contra o Pare-cer. “Ratificamos nosso posicio-namento quanto à formação do Administrador Público estar plena-mente contemplada na regulação vigente, sendo portando desnecsário seu tratamento de modo es-pecífico, o que encontra amparo na própria Lei 4.769/1965”, reforça Sebastião Mello.

(17)

AçõEs DO cF

17

DATA EVENTO

27/10 Participação do Conamerco – Montevideo

07/11 Participação do Encontro Catarinense dos Gestores dos Cursos de Graduação em Administração – Santa Catarina

07/11 Participação na Inauguração da nova Sede do CRA-SC

08/11 Participação da entrega do Prêmio Administrador Emérito do CRA-SP – São Paulo 18/11 Participação da homenagem Administrador Emérito do CRA-MS – Mato Grosso do Sul 21/11 Participação da reunião da Cúpula de Competitividade (MBC)

28/11 Reunião com a Diretoria do CRA-PB – Paraíba

29/11 Reunião com o Presidente do Sebrae Nacional – Brasília 16/12 Reunião com Dr. Heitor Kuser (ABRASCIP) – Brasília

Adm. Sebastião Luiz de Mello

CONSELHEIRO FEDERAL PELO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

DATA EVENTO

6/10/2011 12ª Reunião Ordinária do Comitê Temático de Tecnologia e Inovação – Brasília/DF

Adm. Lúcio Flávio Costa

CONSELHEIRO FEDERAL PELO ESTADO DA PARAÍBA

DATA EVENTO

6/10/2011 12ª Reunião Ordinária do Comitê Temático de Comércio Exterior – Brasília/DF

Adm. Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues

(18)

AçõEs DO cF

DATA EVENTO

5/10/2011 12ª Reunião Ordinária do Comitê Temático de Compras Governamentais – Brasília/DF

Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha

CONSELHEIRO FEDERAL PELO ESTADO DO PIAUÍ

DATA EVENTO

5/10/2011 12ª Reunião Ordinária do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação - Brasília/DF 25/11/2011 Reunião do Grupo de Trabalho Disseminação, Capacitação e Planejamento Estratégico - Rio de Janeiro/RJ

Adm. Valter Luiz de Lemos

(19)

câm

ARA DE AD

m

In

Is

TRA

çã

O E FI

n

19

Definidos os novos valores das anuidades

Plenário do CFA aprova balancetes

O Conselho Federal de Administração (CFA) editou no dia 18 de novembro a Resolução Normativa (RN) nº 415, que fixa os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

Em 2012, a anuidade será de R$ 279,00 para Administradores e profis-sional na área da Administração e de R$ 190,00 para tecnólogo. O pa-gamento das anuidades deverá ser efetuado até o dia 31 de março. Após essa data, serão acrescidas multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.

A referida RN também estabelece novos valores de anuidades para pessoas jurídicas, além de multas para quem descumprir a Lei nº 4.769/1965. Mais detalhes no site do CFA.

A Comissão Permanente de Tomadas de Contas do Conselho Federal de Ad-ministração (CFA) apresentou na Reunião Plenária realizada nos 8 e 9 de dezembro, os balancetes relativos ao período de janeiro a outubro de 2011. Em seguida, a documentação comprobatória das demonstrações contábeis e financeiras da Autarquia foi aprovada pelo Plenário.

A análise constou da verificação dos documentos quantos aos aspectos formais e a correta apropriação nas respectivas contas, conferência de re-gistros mencionados nos documentos relativos aos lançamentos contá-beis, as peças exigidas pela legislação e a correta aplicação dos recursos, de acordo com as decisões em conformidade com as instruções normativas vigentes, regimento interno, Lei. 4.769/65 e respectivo regulamento. Nesses meses, a Comissão verificou a movimentação das contas de re-sultado referente às Receitas Arrecadadas e as Despesas realizadas nos referidos meses analisados.

DEMONSTRATIVO DAS RECEITAS E DAS DESPESAS - EXERCÍCIO DE 2011

Receitas e Despesas

Resultados

Meses Receitas Outubro Despesas

Outubro Resultado Outubro Resultado Acumulado até: Outubro

JANEIRO 669.003,10 337.971,48 331.031,62 331.031,62 FEVEREIRO 2.769.992,58 887.738,27 1.882.254,31 2.213.285,93 MARÇO 3.696.745,56 1.314.363,16 2.382.382,40 4.595.668,33 ABRIL 1.554.161,98 1.411.238,56 142.923,42 4.738.591,75 MAIO 1.438.565,22 1.081.525,10 357.040,12 5.095.631,87 JUNHO 854.907,37 1.648.115,91 -793.208,54 4.302.423,33 JULHO 525.383,02 1.153.764,97 -628.381,95 3.674.041,38 AGOSTO 520.249,01 753.591,18 -233.342,17 3.440.699,21 SETEMBRO 604.967,43 1.474.570,84 -869.603,41 2.571.095,80 OUTUBRO 484.968,36 1.232.560,74 -747.592,38 1.823.503,42 NOVEMBRO - - - -DEZEMBRO - - - -TOTAL 10.983.375,81 6.680.952,48 4.302.423,33

(20)

-câm

ARA DE AD

m

In

Is

TRA

çã

O E FI

n

Anç

DEMONSTRATIVO DO BALANCETE FINANCEIRO

MÊS: OUTUBRO/2011

ATIVO FINANCEIRO 12.356.598,23 100,00% Receitas Orçamentárias 484.968,36 3,92% Receitas Extra-Orçamentárias 383.245,41 3,10% Saldo do mês anterior 11.488.384,46 92,97% PASSIVO FINANCEIRO 12.356.598,23 97,80% Despesas Correntes 1.230.490,74 7,76% Despesas de Capital 2.070,00 0,01%

Despesas Extra - Orçamentárias 593.046,63 4,80%

Saldo para o mês seguinte 10.530.990,86 85,23%

DÍVIDAS E ÔNUS REAIS 940.427,69 100,00%

Resultado Pendente - Desp. Pessoal a Pagar 15.740,87 1,67%

PROAR 2010 10.424,14 1,11%

PROAR 2011 314.438,35 33,44%

Consignações 65.419,19 6,96%

Ent. Púb. Credoras + Credores da Entidade 248.599,16 26,43% Fundo Especial de Investimentos - Sede CFA 22.298,45 2,37%

Restos a Pagar 247.226,40 26,29%

Projetos Liberados PROAR 2007 16.281,13 1,73%

DEMONSTRATIVO DO BALANÇO PATRIMONIAL

MÊS: OUTUBRO/2011

ATIVO FINANCEIRO 20.068.077,32 100,00% Disponível 10.530.990,86 52,48% Realizavel 4.149.677,75 20,68% Bens Patrimoniais 5.379.592,21 26,81% Ações 7.816,50 0,04% PASSIVO FINANCEIRO 20.068.077,32 99,99% Credores da Entidade 583.543,20 -Consignações 65.419,19 0,33%

Ent. Púb. Credoras + Credores da Entidade 248.599,16 1,24% Fundo Especial de Investimento - Sede CFA 22.298,45 0,10%

Restos a Pagar 247.226,40 1,23%

Resultado Pendente - Desp. Pessoal a Pagar 15.740,87 0,08%

PROAR 2010 10.424,14 0,05%

PRORAR 2011 314.438,35 1,57%

Saldo PROAR 2007 16.281,13 0,08%

(21)

câm

ARA DE AD

m

In

Is

TRA

çã

O E FI

n

21

VARIAÇÕES ATIVAS 1.232.560,74 99,832% Receitas Orçamentária 484.968,36 39,346% Mutações Patrimoniais 2.070,00

-Indp. Exec. Orçamentária 225.598,90 18,303%

Déficit do exercício 519.923,48 42,182% VARIAÇÕES PASSIVAS 1.232.560,74 99,83% Desp. de Custeio 1.230.490,74 99,83% Transf. Correntes - 0,00% Desp. de Capital 2.070,00 -Mutações Patrimoniais -

-Indp. Exec. Orçamentária -

(22)

-c

âm

ARA

DE

F

Isc

ALI

zA

çã

O

E

R

Eg

Is

TRO

Petrobras lança concurso com vagas para Administradores

São cinco

oportunidades

para profissionais

registrados

nos CRAs

Os interessados em participar do concurso da Petrobras Distribuido-ra terão até 31 de dezembro paDistribuido-ra se inscreverem no processo seletivo. O certame oferece 90 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Para Administradores registrados nos CRAs, são ofertadas cinco vagas. A seleção será composta por pro-vas objetipro-vas para todos os cargos, prova discursiva (somente para o cargo de profissional júnior com especialidade em direito) e por exame de capacitação física para o cargo de técnico em operação jú-nior. Essas avaliações serão aplica-das no dia 5 de fevereiro de 2012. O Administrador aprovado, clas-sificado e contratado terá que acompanhar, participar e executar o planejamento e desenvolvimento de estudos técnico-administrativos nos diversos segmentos da orga-nização; implantar, acompanhar e avaliar processos ligados à Ad-ministração nas áreas comercial, administrativa, financeira, de pla-nejamento, de recursos humanos entre outras. O salário básico é de R$ 4.117,07 com garantia de remu-neração mínima de R$ 6.217,19. As provas objetivas serão realiza-das nas cidades de Açailândia/MA, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Bra-sília/DF, Campinas/SP, Caracaraí/ RR, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Forta-leza/CE, Goiânia/GO, Guarapuava/ PR, Itabuna/BA, Laranjeiras/SE, Londrina/PR, Macapá/AP, Manaus/

Plenário do CFA julga processos

No dia 8 de dezembro, o Plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) julgou 65 processos em grau de recurso. Destes, 54 foram improvidos e 11 foram providos.

De acordo com o artigo 7º da Lei nº 4.769/65 – que regulamenta a profissão de Administrador –, compete ao Conselho Federal de Administração julgar, em última instância administrativa, os recur-sos de penalidades aplicadas pelos Conselhos Regionais de Administração a profissionais e empre-sas empregadoras e prestadoras de serviços de administração.

O número de processos em grau de recursos tem aumentado significativamente, o que demonstra que os CRAs intensificaram as suas ações de fiscalização da profissão de Administrador.

AM, Marabá/PA, Porto Alegre/RS, Porto Nacional/TO, Porto Velho/ RO, Presidente Prudente/SP, Recife/ PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/ RJ, Salvador/BA, Santarém/PA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Uberaba/ MG e Vitória/ES.

Concursos previstos – Em 2012 estão previstos vários concursos. Um dos mais aguardados por con-curseiros de todo o Brasil é o do Se-nado Federal, que preencherá 246 vagas, sendo 104 para técnico, 133 para analista e nove para consultor. Das 133 vagas para analista, 30 serão destinadas para a área Apoio Técnico Administrativo, especia-lidade Administração. O salário é atrativo: os analistas administrati-vos têm salários que chegam a R$ 20.900,13. Por essa razão, a disputa deverá ser acirrada. No último curso, realizado em 2008, a con-corrência chegou a 1.168 por vaga. Naquele ano, o exame objetivo foi composto por 70 questões para os cargos de nível médio e 80 para os de nível superior. A prova discursiva consistiu de uma questão para nível médio e duas para nível superior. Foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, para todos os cargos, e Língua Ingle-sa, Língua Espanhola e Informática, para áreas específicas.

(23)

c

âm

ARA

DE

FOR

m

Açã

O

p

ROFI

ss

23

Conheça os vencedores do Prêmio Belmiro Siqueira de

Administração 2011

Divulgar e promover a valorização dos estudos realizados por Adminis-tradores e estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Admi-nistração no Brasil é o principal objetivo do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração. Na edição deste ano, a premiação concedida pelo Conse-lho Federal de Administração (CFA) recebeu a inscrição de 12 trabaConse-lhos, sendo cinco na modalidade “Livro”, cinco na modalidade “Artigo Acadê-mico” e dois na modalidade “Empresa Cidadã”.

O Comitê, presidido pelo vice-presidente do CFA, Adm. Marcos Lael de Oli-veira Alexandre, contou com a presença do Conselheiro Federal e vice-diretor da Câmara de Desenvolvimento Institucional do CFA, Adm. Adelmo Santos Porto; do mestre em Engenharia de Produção pela UFPE, Adm. Gustavo Bre-no Bandeira Galindo; e da professora titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Débora Moraes Zouain. Apesar da ausência, a Conselheira Federal e vice-diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Adm. Ana Mônica Beltrão da Silva, apresentou suas avaliações, já que também compõe o Comitê.

Após um amplo debate e avaliação dos trabalhos, o Comitê escolheu os vencedores do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração – versão 2011. Na modalidade “Artigo Acadêmico” foram premiados dois trabalhos. Já na modalidade “Livro”, um escrito foi agraciado com o prêmio e uma empre-sa premiada na modalidade “Empreempre-sa Cidadã” (veja no quadro abaixo). Em sua segunda participação no Comitê, o Conselheiro Adelmo comentou a baixa participação na modalidade “Artigo Acadêmico”. “Mesmo com a ampla divulgação do Sistema CFA/CRAs, tivemos poucos inscritos. Além disso, alguns trabalhos inscritos não preencheram os requisitos estabe-lecidos no edital do Prêmio”, afirmou.

Para a professora Débora, a pouca participação decorre de um problema geral na área de educação. “Mas, por outro lado, prêmios dessa natureza estimulam a participação dos alunos”, ressaltou. Segundo o professor Gustavo, a baixa participação dos alunos não pode ser motivo de desâni-mo e aproveitou para elogiar a qualidade dos livros inscritos no Prêmio.

Comitê

de avaliação

(24)

c

âm

ARA

DE

FOR

m

Açã

O

p

ROFI

ss

IO

n

Ordem Indicação Título/Nomes dos autores

1º CRA-RJ Título: ”A Dimensão Ambiental da Administração de Micro e Pequenas Empresas – O caso do APL de moda íntima de Nova Friburgo e Região”.

Pseudônimo: “Ana Gaia”

Autora: Luciene Nascimento de Almeida

2º CRA-GO Título: “Uma Análise Teórica de Pequenas e Médias Empresas a Partir de uma Visão Sustentável”.

Pseudônimo: “Débora Villa” Autora: Denise Santos de Oliveira

3º - não houve indicação para o terceiro lugar.

Indicação Título/Nome do autor

CRA-RJ Título: “Gestão de Programas de Remuneração: Conceitos, Aplicações e Reflexões: Visão Generalizada dos Programas de Aplicações“.

Autor: Marcelino Tadeu de Assis

Indicação Empresa vencedora

CRA-MG Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – USIMINAS

Além disso, o Comitê apresentou muitas sugestões para o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração. Uma das propostas é permitir a participação dos alunos matriculados em Cursos Superiores de Tecnologia em áreas da Administração no prêmio. Na modalidade “Livro”, o professor Gustavo su-geriu que o CFA aceite o e-book, com as mesmas exigências criadas para a versão impressa. Todas as sugestões apresentadas serão avaliadas e, se aprovadas, serão implementadas na edição 2012 da premiação.

Ao encerrar a reunião, o vice-presidente agradeceu a participação de todos e falou sobre a importância do prêmio. “Ele contribui para a va-lorização da ciência da Administração e o CFA estimula a elaboração da produção científica. Na modalidade empresa cidadã, seria o mérito de ter contribuído para a sociedade”, disse sugerindo que os profes-sores que participaram do comitê possam incentivar seus alunos a participarem de trabalhos dessa natureza.

O Conselheiro Federal e diretor da Câmara de Formação Profissional, Adm. José Samuel também agradeceu a participação dos Professores e Conselheiros. “Que os trabalhos sejam realizados de forma agregadora”, acrescentou. Por fim, o Conselheiro Adelmo se mostrou honrado em participar do Co-mitê. “Essa iniciativa do CFA é brilhante por proporcionar aos estudantes e profissionais de Administração a chance de mostrarem seus trabalhos. Participar do processo de julgamento é uma satisfação, pois nos dá a possibilidade de conhecer e partilhar conhecimento”, elogiou.

A edição 2011 da premiação ofereceu prêmios em dinheiro aos vencedo-res, além de certificados e troféus, dependendo da modalidade e da clas-sificação alcançada. Confira, abaixo, a relação dos vencedores:

(25)

câmARA DE DEsEnvOL

vImEnTO InsTITucIOnAL

25

Promoção para profi ssionais de Administração

Administradores e Tecnólogos em Administração

que efetuarem o pagamento até o final do mês

de janeiro receberão assinatura anual da RBA

Em razão do sucesso da promoção “Quitou anuidade do CRA. Ganhou assinatura da RBA”, o Conselho Federal de Administração (CFA) repetirá a campanha em 2012. Para participar, os Administradores e Tecnólogos em Administração registrados no Conselho Regional de Admi-nistração (CRA) terão que quitar a anuidade até o dia 31 de janeiro de 2012.

Quem participar da promoção receberá, como cortesia, uma assinatura anual da Revista Brasi-leira de Administração (RBA) da edição nº 87 (março/abril de 2012) a nº 92 (janeiro/fevereiro de 2013). Hoje, a RBA tem a tiragem de 117 mil exemplares certificados pelo IVC que, em seu último relatório, mostrou a Revista como líder em circulação e tiragem controlada dirigida. A assinatura abrange todas as regiões do país. O seu recebimento está condicionado ao envio da listagem, pelos respectivos CRAs, com os Administradores e Tecnólogos em Ad-ministração contemplados.

(26)

c

âm

ARA

DE

DE

sE

nv

OL

vI

m

En

TO

Ins

TIT

uc

IO

n

Vice-governador de São Paulo

é o entrevistado desta edição

Veja os destaques

da RBA 85

O que nos espera em 2012? Quais os fatos que irão influenciar a econo-mia, a política e a vida dos brasileiros? Essas e outras perguntas serão respondidas por cinco profissionais na reportagem principal da edição nº 85 da RBA. Os entrevistados têm opiniões e avaliações diferentes e, em alguns pontos, discordantes. Alguns são pessimistas, outros otimistas quanto ao futuro do país, mas, de forma geral, acreditam que o governo brasileiro tem capacidade de gerenciar os fatores de risco

Quem deseja investir em um negócio próprio não pode deixar de ler a reportagem que mostra como a criação de peixes pode ser rentável. Mas o sucesso do investimento está ligado a vários fatores como qualidade do produto, preço competitivo, localização, distribuição, entre outros. Outro destaque da edição 85 da RBA é a entrevista com o Adm. Guilherme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo. Ele diz que o Brasil possui ex-celentes oportunidades para atender à forte demanda mundial por alimentos e energia, ressalta a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olim-píadas, lembrando que caberá às empresas atenderem a todos esses desafios. A publicação do CFA traz, ainda, uma homenagem a Steve Jobs, fundador da Apple, notícias do Sistema CFA/CRAs, uma matéria sobre inclusão so-cial de pessoas com deficiências, entre outros.

Confiram esses e outros destaques da RBA nº 85, que já está disponí-vel na versão on-line no site www.rbaonline.org.br.

(27)

c

âm

ARA

DE

R

EL

Açõ

Es In

TER

n

Ac

IO

n

AI

s

E Ev

En

27

Ano de visitas

Em 2011, vários estudantes de

Administração visitaram o CFA

Aproximar o estudante do Con-selho Federal de Administração (CFA) é um dos objetivos do proje-to “A faculdade vai ao CFA”, coor-denado pela Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA. Este ano a iniciativa reuniu vá-rios alunos de Administração de diferentes faculdades.

Durante a visita, os estudantes conhecem as instalações do CFA e, no plenário do Conselho, as-sistem ao vídeo institucional sobre o Sistema CFA/CRAs. Em seguida, conferem a palestra “O CFA e o Mercado de Trabalho para o Administrador”.

Além de informações sobre o cur-so de Administração, a profissão e o mercado de trabalho, os alunos conhecem as ações desenvolvidas pelo CFA e CRAs para promover a valorização da categoria e a impor-tância do registro profissional para o exercício da profissão. Depois da palestra, os estudantes opinam e têm suas dúvidas esclarecidas.

Aproximar o estudante do Con-selho Federal de Administração (CFA) é um dos objetivos do pro-jeto “A faculdade vai ao CFA”, co-ordenado pela Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA. Este ano a iniciativa reuniu vários alunos de Administração de dife-rentes faculdades.

Durante a visita, os estudantes conhecem as instalações do CFA e, no plenário do Conselho, assis-tem ao vídeo institucional sobre o Sistema CFA/CRAs. Em segui-da, conferem a palestra “O CFA e o Mercado de Trabalho para o Administrador”.

Além de informações sobre o cur-so de Administração, a profissão e o mercado de trabalho, os alunos conhecem as ações desenvolvidas pelo CFA e CRAs para promover a valorização da categoria e a impor-tância do registro profissional para o exercício da profissão. Depois da palestra, os estudantes opinam e têm suas dúvidas esclarecidas. Alunos assitem palestra sobre a profissão

(28)

c

âm

ARA

DE

R

EL

Açõ

Es In

TER

n

Ac

IO

n

AI

s

E Ev

En

TO

Em abril, o CFA recebeu a visita 40 alunos de Administração do Centro Universitário de Goiás Uni-Anhan-guera, faculdade de Goiânia-GO. Segundo a coordenadora do curso de Administração do Centro Univer-sitário, Denise Nery, o objetivo da visita foi mostrar aos alunos a im-portância da Administração e os de-safios de ser Administrador. “A pro-posta é promover a conscientização dos alunos com relação ao registro profissional e mostrar que é preciso que cada um se comprometa com a valorização da profissão. Além dis-so, a intenção é apresentar o CFA aos estudantes para mostrar-lhes como funciona um órgão regulador da profissão”, disse.

Um dos visitantes foi o aluno do segundo semestre de Adminis-tração do Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, Rodrigo Gonçalves Silva. “Gostei da inicia-tiva. Eventos como este são bem esclarecedores e servem para in-centivar os futuros Administrado-res sobre a profissão”, elogiou. Cerca de 30 estudantes de Adminis-tração da Faculdade Unida de Cam-pinas (Facunicamps), também de Goiânia-GO, visitaram o CFA em

se-tembro. Os estudantes foram recep-cionados pelos Conselheiros Federais do CFA, Adm. Samuel Melo Júnior e Adm. Ana Mônica Beltrão que são, respectivamente, o diretor e vice-di-retora da Câmara de Formação Pro-fissional do CFA. Ambos deram boas vindas aos alunos e falaram da im-portância de tê-los no Conselho. Segundo o estudante do segundo semestre, Adejair Ribeiro da Silva, a visita atendeu suas expectativas. “A palestra veio ao encontro do que eu esperava. Pretendo seguir adiante e fazer pós-graduação em finanças e logística”, disse. Adejair já abriu três empresas, mas elas faliram. “Por isso decidi cursar Ad-ministração, pois quero, de agora em diante, gerir meu negócio com mais eficiência. Quero errar menos e fazer a diferença no mercado de trabalho”, enfatizou.

Quem também saiu satisfeita com a visita foi a aluna do quatro se-mestre, Eldine Duarte. “Fiquei im-pressionada. A palestra foi breve, mas o palestrante mostrou bem o que o Sistema tem feito pela pro-fissão e esclareceu nossas dúvidas. Fiquei ainda mais entusiasmada com a Administração”, falou.

Em novembro foi a vez dos alunos de Administração da Faculdade de Iporá (FAI), em Goiás, visitarem o CFA. Na oportunidade, o superin-tendente da autarquia, Adm. Dou-glas Evangelista Neto aconselhou os estudantes. “Não escolham a profissão de vocês visando apenas o lado financeiro, mas escolham aquela que de fato vocês gostam. Quem trabalha com o que gosta é mais feliz no trabalho. Além dis-so, sejam proativos, tenham ini-ciativa, se antecipem e estudem muito, sempre”, ensinou.

O projeto “A faculdade vai ao CFA” recebe visitas de estudantes o ano todo. A faculdade interes-sada em agendar visita ao CFA deve entrar em contato por meio do e-mail crie@cfa.org.br.

(29)

n

OT

íc

IA

s

DO

s c

29

A diretoria do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO) está viabilizando mais um benefício para a categoria. Trata-se, agora, da aquisição de um lote para a construção da Delegacia Regional do CRA-TO, na cidade de Araguaína, norte do estado.

No dia 10 de dezembro, o presidente do CRA-TO, Adm. Rogério Ramos, prestigiou sessão solene da Câmara Municipal de Araguaína, ocasião em que foi lida uma mensagem do prefeito Valuar Barros, versando sobre a doação de uma área para o CRA-TO para que seja efetivada a delegacia. “A delegacia será uma extensão do CRA-TO na região norte, proporcionando mais comodidade aos administradores e profissionais de áreas afins de municípios circunvizinhos, além de fomentar ainda mais a profissão de Administrador no nosso estado”, diz Ramos. Atualmente, o Conselho possui 2.973 administradores, sendo 733 da região de Araguaína, o que corresponde 25%, e 424 somente no muni-cípio, representando 14% do total. Além dos administradores, o CRA-TO abriga os tecnólogos em gestão e áreas afins da administração.

A Delegacia vem ao encontro da demanda de profissionais que são for-mados nas oito instituições de ensino da região. São elas: Faculdade Católica de Araguaína, Faculdade Rio Sono, Faiara, Fecipar, Itpac, Fabic, Unicoc Cachoerinha e Unicoc Carrasco Bonito.

Mais uma reivindicação da classe, a construção da Delegacia Regional, será possível graças ao esforço do prefeito Valuar Barros e de toda a equipe, que se prontificaram a atender ao pedido de doação de um terreno, feito pela atual gestão do CRA-TO. “Agradecemos o empenho do prefeito Valuar Barros em contribuir com nossa entidade e com os profissionais que a compõem”.

CRA-TO

viabiliza área

para delegacia

regional em

Araguaína

c

RA-TO

Presidente do CRA-TO, Adm. Rogério Ramos

“A delegacia será uma

extensão do CRA-TO

na região norte...”

Foto: CR

(30)

n

OT

íc

IA

s

DO

s c

RA

c

RA-pI

O Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) implantou, em 2011, o projeto Momento Empresarial, cujo objetivo é debater as diversas áreas de atuação da Administração e afins com empresários, discentes e docentes.

Em relatos de experiências vivenciadas por empresários, os participantes têm a oportunidade de conhecer os desafios que o mercado apresenta e como se sobres-sair na gestão de negócios. O Momento Empresarial é, principalmente, uma ferra-menta que compleferra-menta os conhecimentos teóricos, por meio da prática.

Para a presidente do CRA-PI, Adm. Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes, “o Momento Empresarial compartilha experiências, aprimorando a profissão de Ad-ministrador. Ao mesmo tempo em que é uma ferramenta que interliga o empresa-riado, administradores e estudantes, numa relação cada vez mais forte”.

Cases em diversas áreas já foram apresentados, como Gestão de Pessoas e Pública, Mudanças, Sucesso, Grupo Carvalho e Empreendedorismo Digital. Foram realizados seis Momentos Empresariais, com uma média de 120 participantes em cada encontro, predominando a participação de alunos (54,75%) e com elevado índice de satisfação. No 5º Momento, que teve como tema Mudança, 50% dos entrevistados considera-ram o encontro como Ótimo e 47,60% como Bom. A pesquisa demonstra ainda o quanto o CRA-PI está atendendo aos anseios dos profissionais e acadêmicos, em ações contínuas de valorização e aprimoramento profissional. Como declara a

es-tudante Carla Dailane Lima: “Achei a iniciativa tão boa, que já participei de vários Momentos, porque sei que es-tes relatos enriquecem o meu conheci-mento, além de saber o que o mercado espera dos profissionais”.

Para participar do evento, o CRA-PI as-sumindo uma postura de responsabi-lidade social, solicita aos interessados que seja doado um quilo de alimento não-perecível, brinquedos ou material de limpeza, que são doados para insti-tuições de assistência social.

Momento Empresarial:

• Trajetória Grupo Carvalho – relato de Van Carvalho, sobre a expansão do Grupo Carvalho, na área supermercadista no Piauí;

• Fatores de Sucesso – relato do empresário Flávio Germano, sobre o comércio varejista de brinquedos; • Empreendedorismo Digital – case com Rodrigo Lima; sócio da empresa W7 Solutions;

• Gestão de Pessoas – case relatado por Patrícia Rodrigues, da empresa Cacique Pneus, esta conside-rada pela Revista Exame, por dois anos consecutivos, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil;

• Mudança – case relatado por Delfino Neto, da empresa Ótica Jockey, que hoje conta com 4 lojas, após 2 anos da primeira loja inaugurada;

• Gestão Púbica – case relatado por Alexandre Magalhães, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;

CRA-PI promove Momento Empresarial

Presidente do CRA-PI, Adm. Maria de Lourdes

“O Momento

Empresarial

compartilha

experiências,

aprimorando

a profissão de

Administrador.”

Foto: CR A-PI

Referências

Documentos relacionados

Revista Eletrônica Gestão e Serviços v2, n.2, Entrevista especial, Agosto / Dezembro 2011 ISSN Online: 2177-7284 e-mail:

Tal como se observa na tabela 7, existe uma percentagem importante dos trabalhos que não apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, ou que não se sabe como ela se encaixa

Tem a finalidade de identificar a percepção do grupo de especialistas selecionados sobre o comportamento futuro de fatores críticos (e forças que os impulsionam.. e os limitam)

· No caso da gordura da frigideira se incendiar, não deite água, nem retire a frigideira do fogão; desligue o gás e coloque uma tampa, um prato ou um pano húmido para extinguir

Las cien especies amenazadas prioritarias de gestión en la región europea biogeográfica de la Macaronesia.. 184-185, Consejeria de Medio Ambiente y Ordenación

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

Para diminuir ao máximo a interferência das proteínas que ainda podem estar presentes na amostra, deve-se fazer uma leitura a 280 nm – comprimento de onda em que as

EVITAR (OU MINIMIZAR) QUE FALHAS DE MANUTENÇÃO PREDIAL, APONTADOS EM LAUDOS DE INSPEÇÃO COM VIÉS NA MANUTENÇÃO, SEJAM EQUIVOCADAMENTE INSERIDOS. EM DEMANDAS JUDIAIS ENVOLVENDO