• Nenhum resultado encontrado

ROTARY e-club DISTRITO 4500 PLANO DE ATIVIDADES 2015 / 2016 ATIVIDADES / METAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTARY e-club DISTRITO 4500 PLANO DE ATIVIDADES 2015 / 2016 ATIVIDADES / METAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ROTARY e-CLUB DISTRITO 4500

PLANO DE ATIVIDADES 2015 / 2016

O Rotary e-Club Distrito 4500, com a aprovação do Rotary International, alterou seus Estatutos e Regimento Interno em Julho de 2005 para que sua Organização refletisse a orientação do Plano de Liderança de Clube.

Mantendo as características de um “Club Eletrônico” (Cyber Club) implementou a seguinte estrutura administrativa objetivando melhorar a eficácia do club e definindo para a Gestão 2015 / 2016 o que se segue:

ATIVIDADES / METAS

PRESIDENTE: Albertina Simões Farias (Tina Farias) VICE-PRESIDENTE: Neuzomar Soares e Silva

SECRETÁRIO: Frederico José Izidro de Lima Gomes TESOUREIRO: Aldo Paulo de Albuquerque

Comissão Permanente do Quadro Social: Jayme Lielson Salgues

- Desenvolve e implementa plano abrangente para recrutamento e retenção de Associados.

Sub-Comissão de Classificação / Admissão: Aldo Paulo de Albuquerque

- Fará, até 15 de outubro de 2015, o mais tardar, um levantamento das classificações na comunidade; compilará através dos dados do levantamento uma lista de classificações preenchidas e vagas utilizando-se do principio das classificações; revisará, quando necessário, as classificações existentes representadas no clube; e consultará o Conselho Diretor a respeito de todos os problemas relativos a classificações.

- Examinará todas as propostas para Associados sob o ponto de vista pessoal e investigará minuciosamente o caráter, o conceito profissional, social e cívico e as condições gerais de elegibilidade de todos os indivíduos propostos para Associados, de acordo com as Diretrizes do RI para os e-Clubs e comunicará suas conclusões sobre todos os pedidos ao Conselho Diretor.

META – Atualizar a Relação de Classificações (Ocupadas/Abertas) do e-Club D4500 até 31 de outubro de 2015, e comunicar ao Conselho Diretor.

Sub-Comissão de Desenvolvimento do QS: Jayme Lielson Salgues

- Revisará continuamente a lista de classificações preenchidas e vagas e tomará providências para apresentar ao Conselho Diretor os nomes de pessoas qualificadas para preencherem as classificações vagas.

- Fará planos / eventos para obter Propostas de Novos Associados para o e-Club

(2)

Sub-Comissão de Informação Rotária: Hugo Artús - Organizará e levará adiante os planos para:

(1) transmitir aos Associados em potencial informações a respeito dos privilégios e responsabilidades dos Associados de um Rotary e-Club;

(2) transmitir aos Associados, especialmente aos novos, compreensão adequada dos privilégios e responsabilidades decorrentes da qualidade de sócio de um Rotary e-Club; (3) transmitir aos Associados informações sobre o Rotary, sua historia, objetivo, alcance e atividades, e

(4) transmitir aos Associados informações a respeito do funcionamento administrativo do Rotary International.

Comissão Permanente de Projetos de Serviços: Roberto Ribeiro de Moraes

- Elabora e executa projetos educacionais, humanitários e vocacionais que atendem necessidades de comunidades locais e de outros estados brasileiros.

Sub-Comissões de Projetos: NRDC do CHIÉ: Roberto Moraes

A) NÚCLEO ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DO CHIÉ

Uma ótima maneira de promover o desenvolvimento comunitário ao longo prazo é por intermédio do patrocínio de um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) — grupo de homens e mulheres não-rotarianos dispostos a trabalhar em prol do desenvolvimento econômico e auto-suficiência de sua comunidade.

O e-Club identificou a Associação de Moradores do Chié, comunidade carente na zona norte do Recife para a criação de um NRDC.

A Associação de Moradores do Chié já dispõe de um salão de reuniões, com equipamentos doados pelo e-Club. Em área próxima tem uma escola de alfabetização, que é administrada pela ASCOMIC – Associação Comunitária dos Moradores a Ilha do Chié, e que atende cerca de 160 crianças.

O e-Club tem apoiado e colaborado com a comunidade desde a implantação em 18 de Abril de 2006 (quando recebemos o Certificado de Organização do mesmo) do NRDC no Chié.

Assim o e-Club apoiará o NRDC do Chié, visando o desenvolvimento daquela comunidade através de projetos de geração de renda:

Nesta gestão as principais atividades a serem desenvolvidas serão: - Reuniões com a comunidade.

(3)

- Doação de equipamentos (TV e DVD) através de Subsídio da Governadoria. - Suporte para palestras.

- Realizar o projeto Educar, Humanizar e Vocacionar como preparatório para a implantação do Projeto de Microcrédito.

- Implantar o Projeto de Microcrédito.

- Desenvolvimento de Projetos de Geração de Renda para a comunidade em parceria com outras organizações (CEAPE-PE e Instituto FECOMÉRCIO).

Idoso Cidadão – Mamanguape: Emanuel Melo e Neuzomar Silva

B) PROJETO IDOSO CIDADÃO

1. PROPOSTA: Parceria do e-Club com a prefeitura municipal de Mamanguape, Usina Miriri, comercio local, instituições bancárias (BB, CEF) e outros.

2. OBJETIVOS 2.1 GERAL

Atender a todos os idosos beneficiários da previdência social, que também residam na zona rural, nos dias de seus pagamentos, oferecendo-lhes assistência e condições confortáveis na espera do atendimento nas instituições bancárias pagadoras.

2.2 ESPECÍFICOS

 Oferecer palestras sócio-educativas na perspectiva do Estatuto do Idoso;

 Oferecer condições confortáveis aos idosos, evitando a permanência dos mesmos nas longas filas das instituições bancárias;

 Oferecer atividades lúdicas aproveitando a oportunidade de reunir um grande número de idosos;

 Oportunizar rodas de leitura, apresentações musicais e recitais de poesias;

 Oferecer jogos de mesa, bingo, gamão, dama, dominó e jogo da velha, como lazer e diversão para os idosos;

 Fazer registros com técnica de gravador, das histórias e das vivências dos idosos, permitindo através do relato oral, reconstruir as tradições do município;

 Oferecer lanches para permitir que os idosos suportem com dignidade as longas esperas nos bancos;

 Identificar os casos de negligência cometidos contra idosos;

 Prestar assistência médica, psicológica e social aos idosos participantes do projeto; 3. METAS

 Atender 1.500 idosos por dia;  Oferecer 1.500 lanches por dia;  Criar 05 unidades de atendimentos;

 Disponibilizar profissionais e pessoal de apoio para o atendimento aos idosos;  Disponibilizar jogos;

 Realizar 250 atendimentos em saúde por dia;  Realizar 05 palestras por mês, sendo 01 por dia.

(4)

C) DISPENSÁRIO DONA JULINHA EM GRAVATÁ-PE: Fátima Caribé

Este projeto atende a 60 (sessenta) famílias na zona rural do município de Gravatá-PE, com a doação mensal de cestas básicas, além da distribuição de brinquedos no dia das crianças e na festividade natalina.

D) ABRIGO NOSSO LAR EM GOIÂNIA-GO: Lívia Gonzaga

Este projeto atende a comunidade de baixa renda em Goiânia, no estado de Goiás, proporcionando cursos de geração de renda. Atende principalmente as adolescentes e mulheres.

NOVOS PROJETOS:

1. O DIA É DE ALEGRIA EM OLINDA E RECIFE: Jayme Lielson

Este projeto atenderá a crianças hospitalizadas em setores hospitalares de risco, no dia 12 de outubro, com atividades lúdicas e entrega de brinquedos.

2. PROJETO ROTARY PRESERVANDO A NATUREZA: John Medcraft

Este projeto irá propor ações da preservação do pássaro Paraoria Dominicana (Cardeal do Nordeste), livre no seu habitat natural, coibindo seu aprisionamento com consequente extinção da raça.

Os Associados serão estimulados a apresentar novas propostas para Projetos, identificando a fonte de recursos, aplicação e desenvolvimento, nº de beneficiários, período de realização entre outras informações pertinentes.

3. PROJETO DE MICROCRÉDITO: Comissão do e-Club

Este projeto, patrocinado pela Fundação Rotária e RCs dos Estados Unidos capitaneados pelo RC Oakmont Verona D 7300, irá realizar empréstimos a pequenos empreendedores de modo a implementar seus projetos comerciais, gerando renda. Os empréstimos serão coordenados pelo CEAPE-PE, após treinamento realizado pelo Instituto FECOMÈRCIO. Mensalmente serão realizadas reuniões de acompanhamento das transações financeiras realizadas. O projeto tem duração inicial de 02 anos, com possíveis desdobramentos. A Comissão será formada pelo Conselho Diretor e Associados, e a presidência será do comp. Roberto Moraes.

Comissão Permanente da Fundação Rotária: Fátima Caribé

- Deve desenvolver apoio a todas as atividades patrocinadas pela Fundação Rotária (IGE,

Bolsas Educacionais etc.), estimulando a obtenção de recursos para o Fundo Anual de Programas e Fundo Permanente. Deve estimular o reconhecimento de que essa captação de recursos é essencial para a composição do Fundo Distrital de Utilização Controlada, esclarecer o Sistema Share, e, em especial, orientar para que seja implementados

(5)

METAS::Representar o e-Club no Projeto de Microcrédito da Fundação Rotária e outras atividades pertinentes.

Sub-Comissão de Captação de Recursos: Marco Antônio Brito

- Desenvolverá esforços no sentido de manter constantes contribuições para o Fundo de Doações Anuais da Fundação Rotária. Deverá atuar no sentido de captar doações de pessoas jurídicas para a ASSOCIAÇÃO “THE ROTARY FOUNDATION”, assim como captar doações individuais espontâneas, captar recursos por meios promocionais e estimular a contribuição individual dos rotarianos de conformidade com o programa “Todos os rotarianos, todos os anos”.

- Estimular a contribuição para o Fundo Permanente da Fundação Rotária, por meio de doações espontâneas ou arrecadação de fundos.

- Estimular os Companheiros do e-Club a comprarem e venderem quotas da Parceria Rotary / Consorcio Wolksvagen

META: Obter recursos para sortear um Título Paul Harris

Sub-Comissão de Programas da Fundação Rotária: Reginaldo Moraes

- Manterá registro e controle de todos os ex-participantes de programas patrocinados pela Fundação Rotária, estimulando a participação de cada um deles nas atividades do clube. - Estimulará e preparará a utilização de recursos do clube e do FDUC em projetos subsidiados pela Fundação Rotária. Deverá preparar os projetos e encaminhá-los pela forma prevista e exigida pela Fundação.

- Estimulará a participação de profissionais nos Intercâmbio de Grupos de Estudos, propiciando meios e materiais para os grupos brasileiros, e recepcionando os visitantes nos moldes exigidos pelo programa.

- Estimulará a participação da comunidade nos programas de Bolsas Educacionais, de conformidade com a orientação e prazos determinados pela comissão distrital correspondente.

- Desenvolverá atividades para suporte e divulgação do Programa Pólio-Plus, direcionando seus esforços para obtenção de recursos para eliminação definitiva da poliomielite.

- Estimulará a participação da comunidade no programa de Intercâmbio de Jovens, de conformidade com a orientação e prazos determinados pela comissão distrital correspondente.

METAS: Acompanhar o desenvolvimento do Projeto de Microcrédito junto as instituições parceiras (CEAPE-PE e FECOMÉRCIO).

(6)

Apresentar pelo menos um candidato do e-Club ao programa de Intercâmbio de Jovens, ou ao IGE, ou programa de Bolsa de Estudos da PAZ.

Comissão Permanente de Relações Públicas: Marco Antônio Brito

- Desenvolver e executar planos para informar o público sobre o Rotary e divulgar as atividades do e-Club.

Sub-Comissão de Divulgação: Hugo Artús - Organizará e levará adiante os planos para:

(1) comunicar ao público em geral informações sobre o Rotary, sua historia, objetivo e alcance; e

(2) assegurar publicidade adequada para o e-Club em particular.

Sub-Comissão de Comunicação com o Distrito: Roberto Moraes Servir como Diretor de ligação entre o e-Club e o Distrito 4500.

META: Caberá a este Diretor a responsabilidade de fornecer ao Conselho Diretor e aos Associados do Clube, informações sobre as atividades do Distrito e informar ao Governador e Staff as atividades e realizações do e-Club.

Sub-Comissão de Comunicação com RI: Ayrton Farias

Servir como Diretor de ligação entre o e-Club D4500 e o Rotary International.

META: Caberá a este Diretor a responsabilidade de fornecer ao Conselho Diretor e aos Associados do e-Club, informações sobre as atividades do RI e informar ao RI Brazil Office (Débora Watanabe ou substituto) as atividades e realizações do e-Club.

Comissão Permanente de Administração/ Internet: André Guimarães - Realizar atividades que conduzam ao funcionamento eficaz do clube.

Sub-Comissão de Companheirismo: Jayme Lielson Salgues

- Promoverá o conhecimento mútuo e amizade entre os Associados, fomentará a participação dos Associados em atividades recreativas e sociais do Rotary e executará trabalhos em prol do objetivo gerais do clube, que lhe possam ser atribuídos pela Presidente ou pelo Conselho Diretor.

- Fomentará a participação dos Associados em Reuniões Distritais e Interclubes.

- Irá realizar 04 (quatro) reuniões de companheiros ou mais, divididos em Pernambuco, Paraíba ou outros estados no Brasil.

(7)

- Estimulará o interesse na leitura da Brasil Rotário, promoverá o mês da revista; providenciará breves apreciações mensais da revista nos programas ordinários do clube; estimulará o uso da revista durante o período inicial do novo sócio; distribuirá assinaturas da revista a bibliotecas, hospitais, escolas e salões de leitura; enviará tópicos noticiosos e fotografias de eventos do e-Club ao redator da revista.

- Divulgará as atividades e realizações do e-Club D4500 na revista Brasil Rotário.

Sub-Comissão de Frequência, Publicação e Conteúdo Site: André Guimarães

- Buscará meios de estimular o comparecimento a todas as reuniões rotárias, inclusive o comparecimento de todos os Associados às conferências distritais, reuniões interclubes, conferências regionais e às convenções internacionais.

- Procurará, através da edição e atualização do SITE do e-Club, estimular o interesse e melhorar a freqüência, e a participação dos Associados através do envio de artigos e notícias para o site.

- O Site deverá promover o companheirismo, colaborar na instrução rotária de todos os Associados, e dar notícias sobre o clube, seus Associados e o programa do Rotary no âmbito mundial. E prover Cartões de Recuperação Eletrônica para rotarianos de outros clubes de língua portuguesa.

- Promoverá atividades que conduzam ao funcionamento eficaz do Club.

- Incentivará a comunicação entre os Associados através de e-mails (Yahoo Groups)

COMISSÃO PERMANENTE DA JUVENTUDE: Lenilda Resende e Maria Guilhermina Araújo

- Realizará atividades com as novas gerações contribuindo para o futuro do Rotary Club. Ao formar laços com os jovens, os clubes cultivam futuros associados e se revigoram com a energia e visão das novas gerações.

- Realizará 02 (dois) RYLAs, sendo 01 em Mineiros-GO e 01 em Recife-PE. - Comemorará o mês de maio como da Comissão da Juventude.

Sub-Comissão de divulgação e captação de novos Associados: Jayme Lielson - Incentivará o ideal rotário de servir, implementando projetos de serviços profissionais e à comunidade voltados aos jovens, como feiras de carreiras e programas de orientação.

Referências

Documentos relacionados

Esse artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, norteada pelo seguinte problema: o que os artigos publicados nos periódicos qualificados na área da educação

a) As mensalidades do mês de dezembro não terão o desconto de adimplência. A primeira mensalidade somente será paga no PRÓXIMO DIA 10, desde que a turma inicie

A massa molar de um elemento é a massa por mol de seus áto- mos; a massa molar de um composto molecular é a massa por mol de suas moléculas; a massa molar de um composto iônico é

Média da abundância de invertebrados das cavernas Labirinto da Lama (fevereiro e julho de 2003, janeiro e agosto de 2004), Sal/Fenda II (janeiro e julho de 2004, janeiro e setembro

O objetivo do primeiro capítulo foi caracterizar quantitativa e qualitativamente a disponibilidade de recurso (guano) como influência na riqueza e diversidade da comunidade

- Caso em que a liminar deferida em primeira instância limitou-se à finalidade de determinar que o Município de Novo Hamburgo se abstivesse de proibir que o

Além disso, os rios e lagos brasileiros são diariamente prejudicados pela ação humana, ocasionando a que- da de qualidade da água disponível para captação e tratamento.. Na

Conector de entrada do microfone (Rosa) A linha padrão de entrada de microfone. Os microfones devem ser conectados nesta entrada. Para habilitar áudio de 7.1 canais, você deve usar