• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE GREGO INTRODUÇÃO AO GREGO BÍBLICO. AULA 4 As estruturas gramaticais da língua portuguesa e do grego

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE GREGO INTRODUÇÃO AO GREGO BÍBLICO. AULA 4 As estruturas gramaticais da língua portuguesa e do grego"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

.

1

CURSO DE GREGO – INTRODUÇÃO AO GREGO BÍBLICO

AULA 4 – As estruturas gramaticais da língua portuguesa e do grego

PARTE II – MORFOLOGIA NOMINAL

A NOÇÃO DE CASO: INTRODUÇÃO

CASO NOMINATIVO

É o caso do sujeito e de tudo o que diz respeito ao sujeito, ou seja, do predicativo do sujeito, do adjunto adnominal do sujeito e, obviamente, do aposto do sujeito.

Observe a seguinte oração:

ὁ ςς

O professor é jovem.

Nessa oração, todos os termos, com exceção do verbo de ligação, obviamente, estão no caso nominativo: o artigo definido “o”, que sintaticamente é adjunto adnominal; o substantivo

(2)

.

2

professor, que sintaticamente é o núcleo do sujeito; e o adjetivo jovem, que sintaticamente é o predicativo do sujeito.

Poderíamos ainda agregar mais palavras a essa oração, no caso nominativo. Por exemplo:

ὁ ς ἄνθρωπος ος

O sábio homem é belo.

Neste segundo exemplo, o adjetivo “sábio” também cumpre a função sintática de adjunto adnominal, qualificando o núcleo do sujeito “homem”.

Ocorre que, em grego e em latim, o verbo de ligação pode ficar oculto (implícito) na oração, sem prejuízo do sentido, da seguinte forma:

O sábio homem belo = o sábio homem [é] belo.

O que determina se o adjetivo assumirá a função de adjunto adnominal do sujeito ou de predicativo do sujeito é o seu “encaixe” entre o artigo e o substantivo. Quando aparece entre o artigo e ο substantivo, o adjetivo é adjunto adnominal; quando aparece fora da locução artigo-substantivo, é predicativo do sujeito. Exemplo:

ὁ ἀγαθός ἄνθρωπος

o homem nobre

ὁ ἄνθρωπος ἀγαθός ou ἀγαθός ὁ ἄνθρωπος

o homem [é] nobre

Vejamos mais alguns exemplos de nominativo (aqui estão todos no singular) para cada uma das classes dos nomes.

(3)

.

3

Artigos: ὁ(o), ἡ(a), τό(o\a)

Substantivo: ἡ χώρα (a nação), ἡ θάλαττα (o mar), ἡ φιλία (a amizade), ἡ σοφία (a sabedoria), ἡ ψυχή(a alma), ὁ ποιητής (o poeta), ὁ μαθητής (o aluno), ὁ Σωκράτης, ὁ νεανίας (o jovem), ὁ μονίας (o solitário)

ὁ ἄνθρωπος (o homem), ὁ φίλος (o amigo), ὁ διδάσκαλος (o professor), ἡ ὁδός(o caminho), ἡ παρθένος (a virgem), τό μέτρον (a medida), τό δένδρον (a árvore), τό παιδίον (a criança)

ὁ ἀνήρ(o homem), ὁ πατήρ (o pai), ὁ βασιλεύς(o rei), ὁ παῖς (garoto, rapaz, o filho), ἡ μήτηρ(a mãe), ἡ νύξ (a noite), τό ὄνομα (o nome), τό μάθημα (a lição), τό πνεῦμα (o espírito).

Adjetivo: σοφός(sábio), σοφή(sábia), σοφόν(sábio\sábia); καλός, καλή, καλόν; (belo)

μικρός, μικρά, μικρόν; (pequeno) ἀγαθός, ἀγαθή, ἀγαθόν; (bom, nobre) κακός, κακή, κακόν; (mau,feio)

Observando certos padrões nas terminações das palavras, chegamos à noção de DECLINAÇÃO. Em grego, temos somente 3 declinações (ufa! que sorte a nossa, pois há línguas eslavas no leste europeu com mais de 10 declinações!).

1ª declinação: nomes femininos e masculinos com tema, respectivamente, em

α, η ou

ας, ής.

A primeira declinação não tem palavras do gênero neutro. Organizando:

FEMININOS (α, η) χώρα, θάλαττα

φιλία, σοφία

ψυχή, σόρη σοφή, μικρά

(4)

. 4 MASCULINOS (ας, ης) προφήτης μαθητής Σωκράτης νεανίας μονίας

2ª declinação: nomes masculinos, femininos e neutros com tema em

“ο”,

sendo

“ος”

tanto para os masculinos quanto os femininos e

“ον”

para os neutros.

Aqui devemos explicar melhor o conceito de tema ou vogal temática. O tema é uma parte da terminação. A terminação é o resultado final e completo que “adere” ao radical. Assim, tomando o exemplo da palavra

ς: 

é o radical que preserva o sentido da palavra;

“ο

” é a vogal temática da 2ª declinação

; “ς”

é a chamada desinência de masculino/feminino singular; e a terminação é, portanto

, “ος”.

MASCULINOS ὁ ἄνθρωπος ὁ φίλος ὁ διδάσκαλος ὁ σοφός ὁ μικρός FEMININOS ἡ ὁδός ἡ παρθένος ΝEUTROS τό μέτρον τό δένδρον τό παιδίον τό σοφόν τό μικρόν

(5)

.

5

Não sei se você reparou uma coisa: os artigos definidos também “caem” sob o conceito de declinação, submetendo-se às mesmas regras de declinação dos substantivos e dos adjetivos. Note que os artigos definidos masculino e neutro estão na 2ª declinação (tema em ο), enquanto o feminino está na 1ª declinação (tem em η).

3ª declinação: nomes masculinos, femininos e neutros com temas diversos

Se a 1ª e a 2ª declinação obedecem a padrões muito claros, a marca da 3ª declinação é não ter um padrão de terminação definido. A 3ª declinação é todo o restante das palavras gregas que não se enquadram nos critérios da 1ª nem da 2ª.

A 3ª declinação também é chamada de a declinação terminada em consoante, o que é uma forma de simplificar o problema.

MASCULINOS ὁ ἀνήρ ὁ πατήρ ὁ βασιλεύς ὁ παῖς ὁ γίγας FEMININOS ἡ μήτηρ ἡ νύξ ἡ γυνή ΝEUTROS τό ὄνομα τό μάθημα τό πνεῦμα

Ao contrário do que as terminações ας e η parecem sugerir, as palavras γίγας e γυνή pertencem à 3ª declinação. Isso significa que nem sempre é possível saber a que declinação pertence uma palavra com base apenas na forma de nominativo singular. Porém, não se

(6)

.

6

assuste com isso: exceções acontecem em todo idioma! E, como diz o povo, a exceção confirma a regra. É que, tal como no latim, a declinação determina-se mais propriamente (sem deixar nenhuma margem para dúvida) a partir da forma de genitivo singular - caso que estudaremos mais adiante. É por isso que, ao consultar um dicionário, você sempre encontrará o verbete no nominativo ao lado da sua forma no genitivo singular, porque este último é mais “confiável” para saber a qual declinação pertence a palavra.

Agora, não confunda alhos com bugalhos em matéria de concordância. Uma palavra jamais muda de declinação para “rimar” com as demais na frase. Não importa se o substantivo masculino προφήτης, de primeira declinação, termina em ης, pois, estando ele no nominativo singular, sempre concordará, por exemplo, com o adjetivo ἀγαθός, de 2ª declinação, não obstante as diferentes terminações.

ὁ ἀγαθός βασιλεύς

o nobre rei

ὁ μαθητής ἀγαθός

o discípulo[é] nobre

ὁ σοφός ποιητής καλός καὶ ἀγαθός

o sábio poeta (é) belo e nobre

Note também que os adjetivos vistos até agora pertencem, no feminino, à 1ª declinação e, no masculino e no neutro, à 2ª declinação – nisto também seguindo o mesmo padrão dos artigos definidos. Você reparou?

Da mesma forma, se tomássemos substantivos femininos ou neutros, também eles exigiram adjuntos adnominais e predicativos do sujeito, conforme o caso, na forma feminina ou neutra, não importando a declinação a que pertencessem. Exemplos:

ἡ μικρά ψυχή

a pequena alma

ἡ καλή παρθένος

(7)

.

7

ἡ νύξ καλή

a noite (é) bela

ἡ καλή νύξ μικρά

bela noite (é) curta

τό πρῶτον μάθημα καλόν

a primeira aula (foi\é) bela τό καλόν παιδίον

(8)

.

8

γυμνάσια [exercícios]

1. Quantas e quais são as classes gramaticais?

2. Quais dentre elas são variáveis e quais, invariáveis?

3. Como se dividem as palavras variáveis? Quais classes gramaticais pertencem ao grupo dos nomes?

4. Enumere critérios gerais de flexão nominal, mencionando suas subdivisões internas. Ex. Gênero: masculino, feminino e neutro.

5. Quais as terminações (o final efetivo da palavra, não o tema da raiz) de nominativo singular das palavras masculinas e femininas de 1ª declinação?

6. Quais as terminações de nominativo singular das palavras masculinas, femininas e neutras de 2ª declinação?

7. Cite exemplos (no nominativo singular) de palavras masculinas, femininas e neutras de 3ª declinação.

8. A qual declinação pertence cada uma das formas do adjetivo ἀγαθός, ἀγαθή, ἀγαθόν? E em que circunstâncias a forma feminina do adjetivo é feita com α no lugar de ή?

9. Será sempre possível determinar a declinação a que pertence uma palavra a partir de sua forma de nominativo singular? Como fazê-lo, então?

10. Que funções o caso nominativo pode exercer numa frase?

11. Dê um exemplo, em português, de adjetivo empregado como adjunto adnominal, e de outro empregado como predicativo do sujeito.

12. Como distinguir, em grego, se o qualificativo (artigo, substantivo, adjetivo, pronome ou numeral) está empregado como adjunto adnominal ou predicativo do sujeito?

(9)

.

9

13. Traduza as frases abaixo, assinalando em cada item se o qualificativo assinalado foi empregado como adjunto adnominal ou predicativo do sujeito.

τὸ παιδίον καλόν ὁ σοφός Σωκράτης ἀγαθός ἡ σοφὴ ὁδός καλή ὁ καλὸς καί ἀγαθός ποιητής ἐγώ σοφή ἡ γυνή, ἀλλὰ ἡ κόρη κακή. μήτηρ ἡ καλὴ γυνή

Referências

Documentos relacionados

Para organizar e conduzir o processo eleitoral e dar posse aos eleitos, haverá uma Comissão Eleitoral Nacional, composta por três (3) membros efetivos e três (3) suplentes,

de Início Fim Segmento de ne Início Fim Código de negociação Composição dos BDRs/Units Classe de ação preferencial. Bolsa

Sociedade Agrícola e Pecuária Melo & Cancela, Ldª.. Comercialização de Sementes, Produção e Comercialização

ARTIGO 54º DO ESTATUTO DA CARREIRA DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA E DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (ECD).. 2.º CICLO | Cursos Reconhecidos ao abrigo da

Para determinação da capacidade que o meio semi-seletivo possui de inibir o crescimento da flora microbiota, que não Xam, foram utilizadas avaliações da sensibilidade in vitro dos

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns) deverá comparecer no local, no dia e na hora mencionados, ou ofertar lances pela Internet através do

Vacinação completa para a idade dos imunobiológicos específicos contra IRA: quando apresentava todas as doses dos imunobiológicos específicos contra IRA (Tetra, Influenza

O Gerente de Marketing deve ser capaz de analisar o mercado de forma ampliada, considerando todos os stakeholders da empresa e dimensionar os efeitos das ações (e omissões) da