• Nenhum resultado encontrado

ENATER REALIZAÇÃO APOIO. Exame Nacional de Tecnologia em Robótica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENATER REALIZAÇÃO APOIO. Exame Nacional de Tecnologia em Robótica"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ENATER

Exame Nacional de Tecnologia em Robótica

REALIZAÇÃO

(2)

DETALHAMENTOS – Página dirigida ao professor supervisor

Detalhamento Operacional da Prova

 Esta prova está dirigida ao Nível IV desse desafio e, portanto, atende a alunos que, em 2014, tenham de 17 até 18 anos, inclusive.

 A prova deve ser realizada sob a responsabilidade de um professor supervisor, devidamente inscrito na organização.  A prova deve ser realizada sem o emprego de consulta e de calculadoras.

 A data de realização é definida pela escola entre 06/10 e 18/10.

 O local de realização é definido pela escola, onde estará o professor supervisor.

 O horário para a realização da prova fica a critério do professor supervisor, conforme as condições oferecidas pela escola, onde será efetuada.

 O prazo para a realização da prova é de 2 horas.

 A prova pode ser realizada de forma online ou com material impresso, a critério do professor supervisor.

 O conteúdo da prova, exatamente o mesmo para a versão online ou para a impressa, estará à disposição do professor supervisor a partir de 06 de outubro de 2014, através de e-mail enviado pela organização.

Detalhamento da Proposta e do Conteúdo

 A prova contém 20 questões de múltipla escolha, visando a avaliar a capacidade de aplicação de conceitos envolvidos com a prática da robótica, o estágio de desenvolvimento de habilidades requisitadas para a compreensão e atuação diante de novos problemas típicos dessa área de conhecimento e, principalmente, o desempenho das competências do aluno frente à necessidade da tomada de decisões.

 A prova apresenta 6 problemas típicos daqueles que se oferecem aos alunos nos desafios práticos do Torneio Juvenil de Robótica e em outras competições internacionais, para que as soluções oferecidas, por parte da banca proponente do exame, às situações decorrentes desses problemas, possam ser apreciadas e valoradas pelo aluno.

 Nesse modelo de avaliação, o desempenho do aluno candidato ao exame decorre do discernimento criterioso das melhores soluções apresentadas aos problemas e a sua capacidade de descartar as piores soluções.

Detalhamento da Estrutura Física da Prova

 A prova apresenta 15 páginas no total: 1 página de capa, 1 página de detalhamentos dirigida ao professor supervisor, 12 páginas de prova propriamente dita e 1 página destinada ao preenchimento de dados do aluno, do professor supervisor e ao quadro de respostas: todas essas páginas estarão, exatamente, nessa sequência apresentada.

 A prova enviada ao professor supervisor estará em formato pdf e não poderá ser reproduzida em nenhum outro formato digital sem a autorização expressa da organização e destina-se à reprodução impressa.

 A prova para ser resolvida online estará no Sistema Gaia, naturalmente suportados pelos navegadores Firefox e Google Chrome em suas últimas versões.

Detalhamento do Preenchimento de Respostas da Prova

 A última página da prova é destinada ao preenchimento de dados do aluno, do professor supervisor e ao quadro de respostas.

 O quadro de respostas deverá ser preenchido apenas pelas letras correspondentes às alternativas assinaladas como respostas pelo aluno, exatamente na sequência das questões propostas na prova. Não é, portanto, necessária a marcação do número da questão a que se refere a letra, sendo inclusive rejeitado esse quadro de respostas quando preenchido assim.

 O quadro de respostas deverá apenas conter as letras a; b; c; d; e típicas das alternativas assinaladas e, ocasionalmente, f quando o aluno deixar de responder ou no caso de sugerir mais do que uma alternativa.

 O quadro de respostas deverá, resumindo, possuir apenas 20 letras, em sequência, sem espaçamento entre elas.

 Se a prova for realizada online, o quadro será preenchido pelo aluno no sistema e isso indicará automaticamente o fim da prova; caso seja realizada em folha impressa, o professor supervisor deverá repassar à organização, também através do sistema, os dados da ficha com a identificação de cada aluno e a respectiva transcrição do quadro de respostas.

(3)

ENATER - Nível IV

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 1 a 4. Sumô de Robôs

Os desafios de robótica baseados no Sumô têm como característica principal a retirada do robô oponente da área reservada para a arena de disputa.

”Para a construção de um robô faz-se necessária a aplicação de diversas teorias relacionadas à sua estrutura mecânica, lógica computacional e eletrônica. A mecânica é a parte estrutural e de movimentação do robô, a lógica (programação) é responsável pela interpretação dos dados recebidos através dos sensores, que serão descritos posteriormente, e a elétrica é constituída dos circuitos que farão a interface lógica/mecânica e a leitura dos estímulos externos.

Como parte principal da elétrica do sumô existe um microcontrolador, que é responsável por processar as informações recebidas através dos sensores de toque e

fotosensores. O microcontrolador, representa um computador em um só chip, e engloba funcionalidades de microprocessador, memória de dados e programa, interfaces de entrada/saída de dados, etc”.... (in:.

www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/download/307/255)

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 1

Observando dois robôs de sumô absolutamente iguais e que apresentam o formato de cubo (sem rampas), aos vê-los iniciar um ataque frontal, alguns alunos prognosticaram, a partir de seus conhecimentos de Física aplicada à robótica:

I – O robô que chega com velocidade maior, na colisão, terá maior probabilidade de deslocar o outro e, por isso, levará vantagem;

II – O robô que chega com velocidade menor, na colisão, terá maior probabilidade de deslocar o outro e, por isso, levará vantagem.

III – O robô que chega com velocidade maior, na colisão, não terá, necessariamente, maior probabilidade de deslocar o outro, se entre eles, na face frontal, homogeneamente disposto, existir algum material que faça amortecimento da colisão.

PERGUNTA

1. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) apenas uma conclusão está correta;

(4)

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 2, 3 e 4

Tendo a oportunidade de construir robôs de sumô em forma de cubo, os alunos se depararam com motores que, com a mesma potência, apresentam ou mais torque ou maior velocidade. Em função dessa constatação, afirmaram:

I – Dos motores em questão, os que possuem mais torque construirão robôs que atingirão velocidade máxima menor (mais lentos) e, portanto, na busca pelo adversário levarão, em média, mais tempo do que os demais munidos de motores de menor torque;

II – Num ataque frontal entre os dois robôs de sumô quase idênticos (mesma massa e igual distribuição dela, mesma forma), apenas distintos pela escolha dos motores, o robô que tiver munido de motores de maior torque terá maior probabilidade de êxito, durante a colisão, se entre eles, na face frontal, homogeneamente disposto, existir algum material que faça amortecimento da colisão;

III – Dos motores em questão, os que possuem mais torque construirão robôs que atingirão velocidade máxima maior (mais rápidos) e, portanto, na busca pelo adversário levarão, em média, menos tempo do que os demais munidos de motores de menor torque.

PERGUNTA

2. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) conclusões II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 3

Um grupo de alunos, ao reparar que, de um choque frontal entre dois robôs de sumô idêntidos, porém um com velocidade e outro em repouso, que tinham entre eles um material amortecedor disposto maneira homogênea na face dianteira, não ocorria nenhum deslocamento da parte de ambos robôs em relação ao local da colisão, decidiram lançar hipóteses sobre a razão de tal fato::

I – Antes da colisão, o robô mais veloz não tem maior probabilidade de deslocar a seu favor o de menor velocidade.

II – A força de atrito a que o robô em repouso, durante a colisão, está sujeito tem maior intensidade do que o que aquela que age sobre o robô que antes estava em movimento;

III – A intensidade das forças de interação entre as superfícies dos robôs é igual à intensidade da força de atrito.

PERGUNTA

3. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) conclusões II e III são corretas;

(5)

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 4

Um grupo de alunos, ao reparar que, de um choque frontal entre dois robôs de sumô idêntidos, com dois eixos e quatro rodas, porém um com velocidade e outro em repouso, que tinham entre eles um material amortecedor disposto homogeneamente na face dianteira, não decorria nenhum deslocamento da parte de ambos robôs em relação ao local da colisão após o choque, propuseram alterar um dos robôs apenas através da introdução de uma rampa frontal nesse robô. Entendem que:

I – Considerando-se antes da colisão, o robô mais veloz dotado de uma rampa, terá aumentada a sua probabilidade de sucesso;

II – A força de atrito terá menor intensidade nas rodas frontais do robô que ficar sujeito a ação da rampa, por subir nela, do que naquele que possui a rampa;

III – A rampa não oferece vantagem competitiva.

PERGUNTA

4. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) conclusões II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 5 a 6. Resgate no Plano

“Os resgates formam uma classe de desafios muito empregados nos ambientes de aprendizagem de robótica do mundo todo. Sob os mais diversos formatos, as arenas têm em comum: linhas a serem seguidas, ambientes a serem explorados e objetos a serem deslocados. Quando a complexidade do desafio aumenta, isso se dá por conta dos obstáculos, das regiões sem a presença da linha e do erguimento dos objetos para que sejam depositados em nichos pré-estabelecidos.

O Resgate de Risco no Plano exige apenas que o robô siga as linhas e desloque objetos sob a orientação delas.” (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

(6)

Uma equipe, para poder reduzir custos, tem de buscar uma solução para a garra de seu robô com o emprego do menor número de motores. O número mínimo de motores necessários para a construção de uma garra habilitada para apanhar e levantar um objeto cilíndrico é:

a) 1; b) 2; c) 3; d) 4; e) 5; PERGUNTA

5. Indique a alternativa acima que apresenta a resposta conforme a solicitação. PERGUNTA

6. Indique o menor número de motores necessários para a realização da tarefa de resgate no plano, levando-se em conta o emprego de uma garra capaz de apanhar e levantar o objeto dotada do número mínimo de motores.

a) 1; b) 2; c) 3; d) 4; e) 5;

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 7 a 10. O Cabo de Guerra de Robôs

O Cabo de Guerra é o desafio que mais solicita do robô solidez e boa constituição mecânica.

No Torneio Juvenil de Robótica, o Cabo de Guerra de Robôs é realizado em um cenário composto por um conjunto de duas plataformas circulares claras limitadas por uma linha circular preta como aquela que pode ser vista na foto.

Para preparar os robôs para esse desafio, um grupo de alunos entendeu que a distribuição de massa poderia fazer melhorias no desempenho do robô

Foram apresentadas as seguintes sugestões, para lastrear o robô, acrescentando-lhe um pequeno bloco com massa que respeitasse o máximo definido pela regra, mas alterasse a maneira como a massa do robô estaria distribuída em seu volume :

Sugestão I: Colocar o bloco, centralizando-o à frente das rodas dianteiras; Sugestão II: Colocar o bloco, centralizando-o acima do eixo das rodas dianteiras; Sugestão III: Colocar o bloco, centralizando-o atrás do eixo das rodas de traseiras;

Cenário do Desafio no Torneio Juvenil de Robótica de Minas Gerais, São Tiago.

(7)

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 7

Considere que sejam contruídos três robôs, cada um seguindo uma das sugestões, mas que permaneçam idênticos nas demais características.

PERGUNTA

7. Assinale, dentre as alternativas abaixo, qual qpresenta a sugestão melhor sucedida na disputa entre os três robôs.

a) sugestões I, II e III não apresentam resultados diferentes; b) a sugestão I apresenta melhor resultado;

c) a sugestão II apresenta melhor resultado; d) a sugestão III apresenta melhor resultado;

e) as sugestões I e III apresentam os mesmos resultados.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 8

Considerando que, no momento, da anexação do bloco ao chassi do robô, não se prestou a devida atenção na centralização dele em relação ao eixo das rodas, fixando-o acima da roda dianteira direita.

PERGUNTA

8. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que apresente a melhor descrição do movimento esperado, caso venha ser arrastado pelo robô oponente:

a) o robô iniciará uma rotação em torno da roda direita; b) o robô iniciará uma rotação em torno da roda esquerda; c) o robô será arrastado sem apresentar nenhuma rotação;

d) a disposição da massa não tem papel relevante para o problema; e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 9

Um grupo de alunos preocupado com a intensidade da força que o pneu do robô poderia sofrer do piso da arena para impusioná-lo contra o robô adversário considerou três proposições:

I – Colocar dois motores atuando sobre a mesmo eixo aumentará a intensidade máxima possível da força do eixo sobre a roda;

II – A força máxima de atrito a que o pneu poderá estar sujeito não será alterada, se a massa, a sua distribuição e os materiais do pneu e do piso não forem alterados;

(8)

III – O resultado de colocar dois motores atuantes sobre o mesmo eixo poderá não ser favorável, pois a força do pneu sobre o piso poderá ser maior do que a força de atrito de destaque.

PERGUNTA

9. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) conclusões II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 10

Considere a afirmação: Para um robô de sumô, o resultado de maior pontuação é a retirada do oponente da arena.

PERGUNTA

10. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha alguns pricípios de física que devam ser levados em consideração, mesmo que de forma aproximada.

a) inércia;

b) conservação da energia mecânica, pois o sistema é conservativo; c) conservação da quantidade de movimento, no momento da colisão; d) conservação da energia cinética;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 11 a 13. Robôs Exploradores: Viagem ao Centro da Terra

Ler o livro Viagem ao Centro da Terra de Julio Verne é experimentar a sensação de explorar o desconhecido mundo do centro de nosso planeta. É, com certeza, ir mais fundo do

que o leito mais profundo conhecido de rio ou oceano, entrar mais adentro da mais íngreme gruta explorada. Se existe o receio de se fazer uma viagem assim, existe uma curiosidade tão grande ou maior. Construir um robô que antecipe a viagem do homem para esse mundo inóspito, que constate os riscos e busque informações da estrutura das regiões mais próximas do centro do nosso planeta sempre será um desafio.

Também é verdade que, ao se construir robôs que consigam explorar o nosso planeta, adquire-se conhecimento para que se desenvolvam

robôs que possam explorar outros corpos celestes, em especial os demais planetas do Sistema Solar.

O desafio Viagem ao Centro da Terra do Torneio Juvenil de robótica foi desenvolvido para recriar essa atmosfera de aventura, estimulando as equipes a construir um robô que percorra um caminho plano espiral e, ao chegar no seu centro, recolha um cubo antes de fazer o caminho de volta ao ponto de partida situado na parte mais externa do cenário, conforme se vê na foto. Em resumo: “De forma completamente autônoma,

(9)

o robô deve seguir, estritamente, o caminho, a partir da posição externa de entrada, até o centro da espiral, onde deverá capturar um objeto alvo, e, a partir desse momento, retornar com o objeto para a posição de partida” (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

O robô da foto ao lado foi empregado para realizar o desafio de Viagem ao Centro da Terra no IV Torneio Juvenil de Robótica (2012). Possuía uma esteira transportadora para realizar a coleta e a elevação do cubo encontrado no centro do tabuleiro.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 11, 12

Considere que a organização tenha decidido empregar lombadas para simular redutores de velocidade. Ao observar esses dados, um dos participantes do curso de robótica comentou:

I – Antes de iniciar o retorno do robô ao ponto de partida, após recolher o objeto é conveniente que se possa, com um sensor verificar se o cubo foi resgatado;

II – O erguimento do cubo deve atender a preocupação de colocá-lo próximo do centro de massa original do robô;

III – O erguimento do cubo deve atender a preocupação de colocá-lo na maior altura possível em relação ao piso.

PERGUNTA

11. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha os comentários que, isoladamente ou combinadas entre si, são, irrefutavelmente, verdadeiras.

a) I, II e III são corretos; b) I e II são corretos; c) I e III são corretos; d) II e III são corretos;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

PERGUNTA

12. Assinale, se houver o comentário é o mais relevante para o problema.

a) I; b) II; c) III

d) todos são relevantes;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 13

Considere que, na ausência de lombadas, uma equipe decida empregar o menor número de motores para montar um robô que execute o desafio.

(10)

PERGUNTA

13. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha o menor número de motores de maneira atender de forma suficiente ao que solicita o desafio.

a) 1; b) 2; c) 3; d) 4;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 14 a 15. Robôs Humanóides Dançam Bem. Também!

Um robô humanoide é um robô cuja aparência global é baseada na aparência do corpo humano, permitindo sua interação com ferramentas e ambientes feitos para uso humano. Em geral robôs humanoides possuem um tronco com uma cabeça, dois braços e duas pernas, embora algumas formas de robôs humanoides possam ter apenas parte do corpo, por exemplo, a partir da cintura para cima. Alguns robôs humanoides podem também ter um "rosto", com "olhos" e "boca". Androides e ginoides são robôs humanoides construídos para se assemelharem esteticamente a

um humano. (in:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B4_humanoi de). E tão rica é versatilidade desses robôs que são

colocados até para dançar como se vê no artigo de O Globo (G1), do qual extraiu-se a foto ao lado, intitulado de Cientistas colocam robô para dançar Gangnam Style e que afirma:... “Para tentar atrair a atenção do público infantil para a robótica, uma dupla de cientistas britânicos aposta na música, mais especificamente o hit “Gangnam Style”, do fenômeno coreano Psy. A demonstração foi apresentada na Royal Society Summer Science Exhibition, mostra de ciências encerrada no último dia 6, em Londres.” (in:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cientistas-colocam-robos-para-dancar-gangnam-style-13190103).

Leia mais: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cientistas-colocam-robos-para-dancar-gangnam-style-13190103#ixzz3FITjlVyw.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 14 e 15

Robôs humanóides têm sido empregados em competições de dança, futebol e corrida. Devido a postura ereta e a riqueza de seus movimentos, mantê-los em pé é a tarefa básica para aqueles que os programam. Entretanto, vez ou outra, as quedas podem ocorrer (assim como se dá com os humanos).

Para que possam se levantar, é necessário que:

(11)

II – Se empregue um giroscópio;

III – Exista atrito entre as superfícies do robô e do piso..

PERGUNTA

14. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha os comentários que, isoladamente ou combinados entre si, são irrefutavelmente verdadeiros.

a) comentários I, II e III são corretos; b) comentários I e II são corretos; c) comentários I e III são corretos; d) comentários II e III são corretos;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta COMPLEMENTO DO DETALHAMENTO DO PROBLEMA 15

Em uma corrida de trajetória retilínea é conveniente que o robô humanóide mantenha-se em condições de corrigir qualquer mudança de direção que venha a sofrer no percurso. Ao lado, vê-se uma corrida de humanóides in: http://article.wn.com/view/2012/10/05/alunos_disputar_o_olimp_ada_de _rob_tica_em_fortaleza_prefeit/

PERGUNTA

15. Indique a alternativa acima que apresenta a melhor escolha para compor o robô.

a) Sensor de bússola; b) Sensor de toque;

c) Sensor de infravermelho; d) Sensor de ultrassom;

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 16 a 20. Uma Ação de Resgate Desenvolvida por um Robô Autônomo

Muitas vezes ocorrem situações em que são necessárias buscas de objetos ou vítimas, até remoções de explosivos para um local onde possa ser realizada a detonação ou o desarme em segurança. É incrível imaginar que isso possa ser vivenciado numa arena de madeira, com um pequeno robô criado por alunos ainda tão jovens.

(12)

Um robô necessita subir uma rampa se 30 cm de largura ladeada por paredes planas laterais de madeira. Para evitar que, por falta de precisão de seus motores, venha o robô a colidir com as paredes laterais, três grupos de alunos definiram os sensores que pretendem empregar:

I. Sensores de ultrassom; II. Sensores de infravermelho; III. Sensores reflexivos de luz.

PERGUNTA

16. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as propostas que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) propostas I, II e III são corretas; b) só as propostas I e II são corretas; c) só as propostas I e III são corretas; d) só as propostas II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira. COMPLEMENTO DO DETALHAMENTO DO PROBLEMA 17

No caso de se trocar o material empregado nas paredes laterais da rampa da arena, substituindo-se a madeira por vidro, para facilitar a visão do público sobre os movimentos do robô, decide a equipe empregar os sensores abaixo para que o robô se mantenha na trajetória definida pela rampa:

I – Sensor de ultrassom; II – Sensor de Infravermelho; III – Sensor de toque..

PERGUNTA

17. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha a(s) melhor(es) escolha(s) para a solução do problema.

a) propostas I, II e III são corretas; b) só as propostas I e II são corretas; c) só as propostas I e III são corretas; d) só as propostas II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira. COMPLEMENTO DO DETALHAMENTO DO PROBLEMA 18

Dado que o robô tenha a largura de 10 cm e os sensores escolhidos apresentem detecção confiável, operando a uma distância da parede entre 10cm e 80 cm, comentam os alunos:

(13)

I – Os sensores com essa especificação não poderão ser empregados, pois, se os motores são imprecisos, haverá situação em que a distância entre o sensor e a parede seja menor do que 10 cm.; II – Poderão ser empregados 2 sensores, cada um voltado para uma das paredes laterais, de maneira que se obtenha sucesso em manter a trajetoria sob ajuste constante;

III – Se a imprecisão dos motores for muito acentuada, o emprego de controle PID poderá se tornar pouco eficiente.

PERGUNTA

18. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as propostas que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) propostas I, II e III são corretas; b) só as propostas I e II são corretas; c) só as propostas I e III são corretas; d) só as propostas II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira. DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 19 e 20

Uma equipe decidiu dar especial atenção às condições de se cumprir a tarefa de subir a rampa e notou que com diferentes intensidades atribuídas a ação dos motores responsáveis pela tração do robô, a subida poderia ser feita com maior ou menor eficiência. Assim, distinguir se o robô está ou não na rampa passa a ser muito útil. Para poder subir a rampa com aumento de velocidade é necessário que:

I – A intensidade da força de atrito seja igual a da componente tangente da força peso ; II - A intensidade da força de atrito seja maior do que a da componente tangente da força peso III – Que se mantenha o pneu sempre sob ação da força de atrito estático.

PERGUNTA

19. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as suposições que, isoladamente ou combinadas entre si, sejam corretas.

a) suposições I, II e III; b) só as suposições I e II; c) só as suposições I e III; d) só as suposições II e III;

(14)

PERGUNTA

20. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha os procedimentos que, isoladamente ou combinados entre si, reduzam a necessidade de se identificar a rampa.

a) redução da altura do centro de massa do robô , pneus mais aderentes; b) aumentar a altura do centro de massa do robô;

c) reduzir em 50% o valor definido para a velocidade no programa; d) tornar o robô mais rápido;

(15)

FICHA DE CADASTRAMENTO DE RESPOSTAS PARA ALUNOS QUE REALIZARAM A PROVA IMPRESSA

PREENCHIMENTO DO ALUNO

Nível Nome do Aluno Sequência de respostas das questões. Letras a, b, c, d, e

4 Coloque ao lado o seu gabarito

Exemplo abcdeabcdeabcdeabcde

USO DO PROFESSOR

Essa ficha deverá ser usada quando a realização do Exame Nacional de Tecnologia em Robótica – ENATER – for feita, empregando-se folhas de prova em suporte de papel, em detrimento da sua versão online.

O professor encarregado pela realização da prova deverá, até o momento do preenchimento dessa ficha, assegurar-se de que ele e os alunos estejam inscritos no Sistema Gaia e disponham do respectivo número de inscrição.

A ficha possui 5 campos que devem ser preenchidos, a saber: 1. Sobre as condições de realização das provas

Local de Realização da Prova: (nome e dados do estabelecimento de ensino) Professor: (número de inscrição)

2. Sobre as provas e os alunos

Nível da Prova: (1 para Nível I; 2 para Nível II; 3 para Nível III; 4 para Nível IV) Aluno: (número de inscrição)

Resposta: (vinte letras __uma para cada questão__ seguidas umas das outras, sem espaço entre elas, pertencentes ao conjunto {a; b; c; d; e; f}, em que as letras “ a; b; c; d; e” são respostas, enquanto que a letra “f” deverá ser empregada para o caso de falta de resposta válida assinalada pelo aluno na questão. Exemplo:

ENATER – EXAME NACIONAL DE TECNOLOGIA EM ROBÓTICA 2014 Escola XYZ. Rua MNP, 123. São Paulo (SP). Tel 11 9999999 34567

1 12345 abcdeabcdeabcdeabcde 1 17654 abcdeabcdeabcdeabcde 1 21455 abcdeabcdeabcdeabcde 2 12378 abcdeabcdeabcdeabcde 2 32456 abcdeabcdeabcdeabcde 3 12300 abcdeabcdeabcdeabcde 4 43567 abcdeabcdeabcdeabcde

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

fonoaudiológica, foram identificadas as seguintes alterações ortográficas: queixo > quexo; limparam > limparo e churrasco > xuraco; serviço > cevico. Paula tem 12

14.1 Número ONU 14.2 Designação oficial de transporte da ONU 14.3 Classes de perigo para efeitos de transporte 14.4 Grupo de embalagem Informação adicional 14.5 Perigos para

Faça a postura do triângulo, com o pé direito voltado para frente e o pé esquerdo atrás e o calcanhar da perna esquerda voltada para trás, contrair o abdômen, flexionar o

Tabela 13- Parâmetros utilizados para a análise da susceptibilidade das cepas de Candida parapsilosis isoladas de hemoculturas positivas do Hospital das Clínicas

L1 Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei

Descrevendo as conseqüências do caráter fetichista do mundo das mercadorias, Goldmann (1979, p. 138) destaca o processo da reificação caracterizando-o como sendo

CONTROLE DE QUALIDADE TERCEIRIZADO - REGISTRE O CNPJ E RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA CONTRATADA PARA PRESTAR SERVIÇO DE CONTROLE DE QUALIDADE E OS CÓDIGOS E DESCRIÇÕES DAS CLASSES