• Nenhum resultado encontrado

Exercício Página 1 de 7 Execução Civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercício Página 1 de 7 Execução Civil"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Universidade de Brasilia Nota Professor: Henrique Costa

Disciplina: Exercício Curso: Execução Civil Aluno:

Matrícula: Turma: A Data: 05/04/2021

Q.1 (1.00) - Com relação à alienação em leilão judicial, assinale a única afirmativa correta: a) ( ) A alienação será realizada através de

lei-lão judicial, ainda que o exequente re-queira a adjudicação do bem penhorado. b) ( ) Há preferência pela alienação por meio

eletrônico.

c) ( ) Caberá ao juiz a designação do leilo-eiro público, que não poderá ser indicado pelo exequente.

d) ( ) Havendo necessidade de leilão presencial, o local será indicado pelo exequente. Q.2 (1.00) - Assinale a alternativa INCOR-RETA, tendo em conta o disposto no Código de Processo Civil:

a) ( ) A execução fiscal será proposta no foro de domicílio do réu, no de sua residência ou no do lugar onde for encontrado. b) ( ) Suspensa a execução, não serão

pratica-dos atos processuais, podendo o juiz, en-tretanto, salvo no caso de arguição de impedimento ou de suspeição, ordenar providências urgentes.

c) ( ) A sentença arbitral é titulo executivo ju-dicial.

d) ( ) Não há conexão entre a execução de tí-tulo extrajudicial e à ação de conheci-mento relativa ao mesmo ato jurídico. e) ( ) Na execução fundada em título

extra-judicial, a Fazenda Pública será citada para opor embargos em 30 (trinta) dias. Q.3 (1.00) - Para possibilitar a penhora de di-nheiro em depósito ou em aplicação financeira, o juiz,

a) ( ) a requerimento do exequente, sem dar ciência prévia do ato ao executado, de-terminará às instituições financeiras, por meio de sistema eletrônico gerido pela autoridade supervisora do sistema finan-ceiro nacional, que torne indisponíveis ativos financeiros existentes em nome do executado.

b) ( ) a requerimento do exequente, ouvindo previamente o executado, no prazo de três dias, determinará, por meio de ofício dirigido à instituição financeira em que alocados os recursos, que esta torne in-disponíveis ativos financeiros existentes em nome do executado.

c) ( ) a requerimento do exequente, ouvindo previamente o executado, no prazo de três dias, determinará às instituições fi-nanceiras, por meio de sistema eletrô-nico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacional, que torne indisponíveis ativos financeiros existen-tes em nome do executado.

d) ( ) de ofício, ouvindo previamente o execu-tado, no prazo de três dias, determinará às instituições financeiras, por meio de sistema eletrônico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacio-nal, que torne indisponíveis ativos finan-ceiros existentes em nome do executado. e) ( ) de ofício, sem dar ciência prévia do ato ao executado, determinará, por meio de ofício dirigido à instituição financeira em que alocados os recursos, que esta torne indisponíveis ativos financeiros existen-tes em nome do executado.

(2)

Q.4 (1.00) - Sobre os embargos à execução, analise as seguintes assertivas: I. Quando hou-ver mais de um executado, o prazo para cada um deles embargar conta-se a partir da juntada do respectivo comprovante de citação, salvo no caso de cônjuges ou companheiros, quando será contado a partir da juntada do último.

II. Na execução por carta precatória, os em-bargos somente podem ser oferecidos no juízo deprecado.

III. Somente após o juízo estar garantido por penhora, depósito ou caução, o executado po-derá opor embargos.

IV. Existe a possibilidade do executado pa-gar seu débito de forma parcelada, devendo o juiz ouvir o exequente antes de decidir.

Está correto apenas o que se afirma em: a) ( ) I e III.

b) ( ) I, II e IV. c) ( ) I e IV. d) ( ) I, II e III.

Q.5 (1.00) - Em relação à execução contra a Fa-zenda Pública, marque a alternativa correta: a) ( ) Nos embargos, a Fazenda Pública só

po-derá alegar as matérias relativas às nuli-dades e excesso de execução como oposi-ção à execuoposi-ção.

b) ( ) Nos embargos, a Fazenda Pública poderá alegar qualquer matéria que lhe seria lí-cito deduzir como defesa no processo de conhecimento;

c) ( ) Na execução fundada em título executivo extrajudicial, a Fazenda Pública será ci-tada para opor embargos em 45 (qua-renta e cinco) dias;

d) ( ) Não opostos os embargos ou transitada em julgado a decisão que os rejeitar, expedir-se-á o mandado de pagamento em favor do exequente, sob pena de blo-queio de valores e repasses destinados a Fazenda Pública;

Q.6 (1.00) - Referentemente à arrematação, as-sinale a afirmação INCORRETA:

a) ( ) O leilão prosseguirá no dia útil imedi-ato, à mesma hora em que teve início, independentemente de novo edital, se for ultrapassado o horário de expediente fo-rense.

b) ( ) O fiador do arrematante que pagar o va-lor do lance e a multa poderá exercitar a jurisdição para efeito de ver-se restituído do valor que desembolsou em favor do afiançado.

c) ( ) Se o arrematante ou seu fiador não pa-gar o preço no prazo estabelecido, o juiz impor-lhe-á, em favor do exequente, a perda da caução, voltando os bens a novo leilão, do qual não serão admitidos a par-ticipar o arrematante e o fiador remissos. d) ( ) Será suspensa a arrematação logo que o produto da alienação dos bens for sufici-ente para o pagamento do credor e para a satisfação das despesas da execução. Q.7 (1.00) - Suspende-se a execução:

a) ( ) Quando o executado possuir bens penho-ráveis.

b) ( ) No todo ou em parte, quando recebidos com efeito suspensivo os embargos à exe-cução.

c) ( ) Pela não admissão de incidentes de de-mandas repetitivas.

d) ( ) Se a alienação dos bens penhorados não se realizar por falta de licitantes e o exe-quente, em 20 (vinte) dias, não requerer a adjudicação nem indicar outros bens impenhoráveis.

Q.8 (1.00) - Sobre as disposições gerais do cum-primento de sentença, é correto afirmar que: a) ( ) para efetivar o protesto, incumbe ao

exe-quente apresentar certidão de teor da de-cisão transitada em julgado;

b) ( ) a execução provisória corre por iniciativa e responsabilidade do executado;

(3)

c) ( ) somente são passíveis de cumprimento as sentenças que reconheçam a exigibi-lidade de obrigação de pagar quantia, de fazer ou de entregar coisa;

d) ( ) o devedor será intimado para cumprir a sentença pessoalmente, ainda que tenha advogado constituído nos autos;

Q.9 (1.00) - A adjudicação é uma forma indi-reta de satisfação do crédito do exequente, que se realiza pela transferência do bem penhorado para o credor. A esse respeito, analise as afir-mações que seguem:

I. Requerida a adjudicação, o executado será intimado para manifestar-se.

II. É licito qualquer terceiros, oferecendo preço não inferior ao valor da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados.

III. Se houver mais de um pretendente à ad-judicação, proceder-se-á a licitação entre eles.

IV. Considera-se perfeita e acabada a adju-dicação com a lavratura e assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicatário, pelo escrivão e, se estiver presente, pelo executado.

Está correto o que se afirma em: a) ( ) I, II, III e IV.

b) ( ) II, III e IV, apenas. c) ( ) I, II e III, apenas. d) ( ) I, III e IV, apenas.

Q.10 (1.00) - Relativamente à execução contra a Fazenda Pública, todas as assertivas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) ( ) A Fazenda Pública será citada para opor embargos no prazo de 15 (quinze) dias. b) ( ) Aplica-se, no que couber, as disposições

atinentes ao cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obriga-ção de pagar quantia certa pela Fazenda Pública.

c) ( ) Não opostos embargos ou transitada em julgado a decisão que os rejeitar expedir-se-á precatório ou RPV – Requisição de

Pequeno Valor, nos termos do art. 100, da Constituição da República.

d) ( ) Nos embargos, poderá ser alegada qual-quer matéria que seria lícito deduzir como defesa no processo de conheci-mento.

Q.11 (1.00) - Assinale a opção correta de acordo com as normas referentes ao cumpri-mento de sentença, ao procedicumpri-mento monitório e ao processo de execução.

a) ( ) O protesto da decisão que determine a prestação de alimentos somente poderá ser feito após o trânsito em julgado da decisão, devendo o autor se valer de ou-tros meios coercitivos para a efetivação de decisão interlocutória que fixe alimen-tos.

b) ( ) É incompatível com o regime de cum-primento provisório da sentença a multa de 10% prevista como sanção ao execu-tado que, devidamente intimado, deixa de adimplir voluntariamente a condena-ção em quantia certa.

c) ( ) A existência de título executivo extra-judicial não é óbice ao ajuizamento de ação condenatória, podendo ainda o cre-dor optar pelo ajuizamento de ação mo-nitória, a despeito da possibilidade de utilização da via executória.

d) ( ) As defesas processuais relativas ao con-trole da regularidade dos atos executó-rios no procedimento do cumprimento de sentença somente podem ser argui-das por meio de impugnação ao cumpri-mento de sentença.

Q.12 (1.00) - Na execução de título extrajudi-cial, de acordo com o Código de Processo Civil, o executado poderá opor-se à execução por meio de embargos,

a) ( ) independentemente da garantia do juízo. b) ( ) desde que garantida por caução.

(4)

c) ( ) desde que garantida por fiança. d) ( ) desde que garantida por depósito.

e) ( ) desde que garantida por penhora. Q.13 (1.00) - Assinale a alternativa correta: a) ( ) A decisão homologatória de

autocompo-sição extrajudicial de qualquer natureza não pode ser considerada título execu-tivo judicial, mas extrajudicial apenas. b) ( ) O Direito Processual Civil não admite

o cumprimento provisório de sentença, mas somente o definitivo, com vistas a resguardar os direitos do devedor, sob pena de causar lesão de grave ou incerta reparação e em obediência ao Princípio do Devido Processo Legal.

c) ( ) No cumprimento de sentença formulado após um ano do trânsito em julgado da sentença do processo de conhecimento, o devedor será intimado pessoalmente, através de carta com aviso de recebi-mento, mesmo que tenha advogado cons-tituído nos autos do processo de conhe-cimento.

d) ( ) Na impugnação ao cumprimento de sen-tença, ao executado basta alegar o ex-cesso de execução do exequente, não sendo necessária a demonstração do re-ferido excesso, uma vez que o Julgador é obrigado a encaminhar os autos à Con-tadoria Judicial ou Perícia técnica para apuração do efetivo valor devido ao exe-quente.

Q.14 (1.00) - Na impugnação ao cumprimento de sentença,

a) ( ) poderá, ainda que já tenha se operado o trânsito em julgado da sentença, ser alegada inexigibilidade da obrigação re-conhecida no título, se ele estiver fun-dado em lei ou ato normativo conside-rado inconstitucional pelo Supremo Tri-bunal Federal, ou fundado em aplicação

ou interpretação da lei ou do ato norma-tivo, tido pelo Supremo Tribunal Federal como incompatível com a Constituição Federal, em controle de constitucionali-dade concentrado ou difuso.

b) ( ) quando se alegar excesso de execução, é ônus da parte, sob pena de não ser co-nhecida a alegação, indicar desde logo o valor que entenda correto, mediante de-monstrativo, ainda que entenda que a apuração dependa de prova pericial. c) ( ) a respectiva apresentação impedirá a

pe-nhora, sua substituição, reforço ou redu-ção, se concedido efeito suspensivo pelo juiz.

d) ( ) o prazo para a apresentação não será contado em dobro, mesmo que, sendo físicos os autos, haja litisconsortes com procuradores diferentes, de escritórios de advocacia distintos.

Q.15 (1.00) - Em resposta à proposição abaixo, assinale a única alternativa correta: Em se tra-tando de penhora de crédito representado por le-tra de câmbio, nota promissória, duplicata, che-que ou outros títulos far-se-á pela apreensão do documento, esteja ou não este em poder do exe-cutado.

a) ( ) O terceiro não se exonerará da obrigação pelo simples depósito em juízo da impor-tância da dívida.

b) ( ) Se o terceiro negar o débito em conluio com o executado, a quitação que este lhe der não conduzirá à fraude à execução. c) ( ) Se o título não for apreendido, mas o

ter-ceiro confessar a dívida, será este tido como depositário da importância. d) ( ) A requerimento do exequente, o juiz

de-terminará o comparecimento, em audi-ência especialmente designada, do execu-tado e do terceiro, a fim de lhes tomar os depoimentos, visando constituir o objeto da obrigação a ser cumprida pelo

(5)

deve-dor ou pelo terceiro em favor do credeve-dor desprovido do título exequendo.

Q.16 (1.00) - Assinale a alternativa verda-deira:

a) ( ) Nas execuções por carta, o prazo para embargos será contado: da juntada, na carta, da certificação da citação, quando versarem unicamente sobre vícios ou de-feitos da penhora, da avaliação ou da ali-enação dos bens e a juntada, nos autos de origem, do comunicado de que trata cartas precatórias ou rogatórias ou, não havendo este, da juntada da carta devi-damente cumprida.

b) ( ) Na oferta dos Embargos à Execução, aplica-se o prazo em dobro no caso de litisconsortes com diferentes procurado-res pertencentes à escritório de advoca-cia distintos, consoante dispõe o art. 229 da Lei 13.105/2015.

c) ( ) Os embargos à execução serão distribuí-dos por dependência, autuadistribuí-dos em apar-tado e instruídos com cópias das pe-ças processuais relevantes, que somente poderão ser declaradas autênticas pelo chefe do cartório da Vara da execução ou por Cartório Civil de Tabelionato de notas.

d) ( ) Os embargos à Execução serão ofereci-dos no prazo de 10 (dez) dias, contado, conforme o caso, no disposto no artigo 231 da Lei 13.105/2015.

Q.17 (1.00) - Sobre execução no Processo Civil, é correto afirmar:

a) ( ) Caso a penhora recaia sobre estabeleci-mento comercial, o juiz nomeará adminis trador-depositário para dar continuidade ao negócio, podendo as partes ajustar a forma de administração, mas não a esco-lha do depositário.

b) ( ) O executado poderá requerer a substi-tuição do bem penhorado, devendo

com-provar que a substituição lhe será me-nos onerosa, bem como indicar onde se encontram os bens sujeitos à execução, exibir a prova de sua propriedade e a cer-tidão negativa ou positiva de ônus, bem como abster-se de qualquer atitude que dificulte ou embarace a realização da pe-nhora, caso em que a substituição pode ser deferida ainda que haja prejuízo ao exequente.

c) ( ) Havendo penhora de pedras e metais pre-ciosos, o juiz não poderá determinar a alienação antecipada dos bens, ainda que comprovada manifesta vantagem para a execução.

d) ( ) Ocorrendo penhora das quotas ou das ações de sócio em sociedade simples ou empresária, o juiz poderá determinar o leilão judicial quando não haja interesse dos demais sócios no exercício de direito de preferência, não ocorra a aquisição das quotas ou das ações pela própria sociedade e a liquidação seja excessiva-mente onerosa para a sociedade.

e) ( ) O juiz poderá ordenar a penhora de per-centual de faturamento de empresa se o executado não tiver outros bens penho-ráveis ou se, tendo-os, esses forem de difí-cil alienação ou insuficientes para saldar o crédito executado, caso em que fixará percentual que propicie a satisfação do crédito exequendo em tempo razoável, mas que não torne inviável o exercício da atividade empresarial, nunca inferior a dez ou superior a trinta por cento. Q.18 (1.00) - Sobre o cumprimento de sentença de alimentos, é correto afirmar que:

a) ( ) se o executado não pagar a prestação ali-mentícia ou se a justificativa apresentada não for aceita, o juiz decretar-lhe-á a pri-são;

(6)

man-dará intimar o executado pessoalmente para, em 15 (quinze) dias, pagar o dé-bito, provar que o fez ou justificar a im-possibilidade de efetuá-lo;

c) ( ) a prisão será cumprida em regime fe-chado, devendo o preso ficar junto com os presos comuns.

d) ( ) o débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende até as 36 (trinta e seis) prestações ante-riores ao ajuizamento da execução; Q.19 (1.00) - Em se tratando de tutela especí-fica ou para obtenção do resultado prático equi-valente, quais as medidas necessárias que o Juiz poderá determinar?

a) ( ) Remoção de coisas e pessoas.

b) ( ) Somente requisição de força policial. c) ( ) Busca e apreensão, remoção de coisas e

pessoas, desfazimento de obra, impedi-mento de atividade nociva, além de re-quisição de força policial.

d) ( ) Busca e apreensão com requisição de força policial.

e) ( ) Busca e apreensão.

Q.20 (1.00) - Assinale a assertiva correta sobre a suspensão do processo de execução.

I - Suspende-se a execução se a alienação dos bens penhorados não se realizar por falta de li-citantes e o exequente, em 15 (quinze) dias, não requerer a adjudicação nem indicar outros bens penhoráveis.

II - O direito subjetivo de o executado pagar parceladamente a dívida, desde que a reconheça e preencha os requisitos legais, não configura hi-pótese de suspensão do processo de execução.

III - O Juiz suspenderá a execução pelo prazo de 1 (um) ano quando o executado não pos-suir bens penhoráveis, hipótese em que ter-se-á igualmente por suspensa a prescrição.

Quais são corretas? a) ( ) Apenas II b) ( ) Apenas I

c) ( ) Apenas III d) ( ) Apenas I e III

(7)

Universidade de Brasilia Nota Professor: Henrique Costa

Disciplina: Exercício Curso: Execução Civil Aluno:

Matrícula: Turma: A Data: 05/04/2021

Marque o gabarito preenchendo completamente a região de cada alternativa. a b c d e Q.1: Q.2: Q.3: Q.4: Q.5: Q.6: Q.7: Q.8: Q.9: Q.10: Q.11: Q.12: Q.13: Q.14: Q.15: Q.16: Q.17: Q.18: Q.19: Q.20: a b c d e Prova: 543005.0

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Que Molière s’inspire de Cyrano pour l’usage de ce patois n’est contesté par personne – pas plus que ne peut l’être l’imitation qu’il fera ultérieurement de

O plug-in desenvolvido, acrescenta algumas funcionalidades à gestão de tarefas e compromissos do Outlook, com os seguintes objetivos: facilitar a gestão pessoal

Apoiando-se no Modelo Motivacional de Coping académico (Skinner, Pitzer & Steele, 2013), o presente estudo teve como principal objetivo contribuir para a área do coping

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

Repositórios Institucionais de Acesso Livre: estudo de produção e uso | Capítulo 2 comportamento informacional information behaviour como o campo mais geral de investigação,