• Nenhum resultado encontrado

Nome da Unimed: Unimed Santos Cooperativa de Trabalho Médico. Nome do Representante Técnico da Prática: Dra. Mailu Enokibara de Paula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome da Unimed: Unimed Santos Cooperativa de Trabalho Médico. Nome do Representante Técnico da Prática: Dra. Mailu Enokibara de Paula"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Nome da Unimed: Unimed Santos Cooperativa de Trabalho Médico Presidente da Unimed: Dr. Claudino Guerra Zenaide

E-mail de Contato: bserrachioli@unimedsantos.coop.br

Nome do Representante Técnico da Prática: Dra. Mailu Enokibara de Paula E-mail do Representante Técnico: m.enokibara@gmail.com

Telefone de Contato do Representante Técnico: (13) 99726-1309 Categoria: Cliente com a Unimed

Título: Implantação do Núcleo Multitea (Núcleo Multidisciplinar Que Cuida Do Transtorno Do Espectro Autista)

Introdução:

O MultiTea é um Núcleo Multidisciplinar que cuida do transtorno do TEA – Transtorno do Espectro Autista, composto por profissionais: Médica psiquiatra, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogas, Pedagogas e Psicólogas.

O TEA é um transtorno grave que acomete a sequência e a qualidade do desenvolvimento infantil, caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Mundialmente estima-se que o autismo atinge 1% da população, 70 milhões de pessoas no mundo conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 1 para cada 59 crianças. No Brasil destes 70 milhões, 2 milhões estão no Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).” Em Santos não há uma contagem oficial, mas segundo dados do município, a população TEA na região está entre 4 mil a 8 mil.

As Comorbidades frequentes no Autismo são: distúrbios gastrointestinais, epilepsia, TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), deficiência Intelectual, problemas motores e distúrbios do sono.

Iniciamos em julho de 2018, mas o atendimento começou em novembro de 2018 com 44 pacientes/ mês e um quadro de 13 colaboradores.

Hoje nossa equipe contém 34 profissionais para atender 178 pacientes/mês internamente, sendo que são realizadas em média 30 avaliações por mês para direcionar para tratamento interno ou externo.

(2)

Nossa prática de Sucesso contempla o método ABA, por ser um método cientificamente comprovado de melhores resultados no Espectro Autista e por ser aplicado por uma equipe multidisciplinar.

ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.

Objetivo Geral:

A implantação do MultiTea teve como objetivo geral a prevenção da judicialização com redução de Liminares e seus custos provenientes.

Objetivos Específicos:

O MultiTea teve como objetivo especifico de trazer para nosso Recursos Próprios com a finalidade de darmos a nossos beneficiários o melhor tratamento:

 Promover o acesso ao serviço;

 Promover a saúde, funcionalidade, independência e a autonomia do paciente;  Coordenação do cuidado;

 Reforçar o potencial de resolutividade do tratamento;

 Redução de liminares e consequente encaminhamento para outros serviços na região.

Metodologia:

Seguindo a metodologia de informação das boas práticas FNQ/ PDGC segue: 1- Metodologia: Quais as características de funcionamento?

A metodologia utilizada é o método ABA. ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.

As características de funcionamento estão definidas no atendimento de crianças de 1,5 a 11 anos e 11 meses e o processo que realizamos com todos os pacientes independente se realizará a intervenção interna ou externa em nossos credenciados são:

Intervenção Interna (no nosso núcleo MultiTea): a- Consulta com a Médica psiquiátrica,

(3)

b- Uma avaliação com equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e se caso necessário a pedagoga;

b.1- Acolhimento dos responsáveis e anamnese do histórico desde a gestação. b.2- Informação como acontecerá a avaliação e os próximos passos para os pais. c- Traçar o plano terapêutico;

d- Realizar as intervenções com metodologia ABA, com o paciente; e- Realizar palestras com a família;

f- Após 6 meses de intervenção é realizado uma reavaliação, com o objetivo de traçar os ganhos que o paciente teve;

Intervenção Externa (no nosso credenciado):

a- Consulta com a Médica psiquiátrica no nosso núcleo,

b- Uma avaliação com equipe multidisciplinar no nosso núcleo; c- Traçar o plano terapêutico no nosso núcleo;

c.1 – O paciente encaminha o Plano terapêutico para o credenciado.

d- Após 6 meses de intervenção o paciente retorna ao núcleo para uma reavaliação, com o objetivo de traçar os ganhos que o paciente teve;

Local de atendimento:

O local de atendimento são salas individuais (conforme fotos anexas). Tratamento/ Intervenções:

Atualmente, a única intervenção terapêutica reconhecida devido a sua evidência, critérios científicos e eficácia é a intervenção (metodologia / terapia) ABA.

Esse tipo de intervenção é feito de maneira estruturada, focando nos comportamentos alvo de intervenção, o que em sua maioria envolve comportamentos ligados à linguagem, desordens sensoriais e comportamentos inadequados. Todo trabalho é feito de forma individualizada e intensiva, o que pode encarecer o custo da terapia.

Por isso, a intervenção de base deve envolver uma equipe multidisciplinar que englobe os seguintes profissionais: Médicos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais. Podendo ser contemplado ainda mediante necessidades: Nutricionista; e Fisioterapeuta.

A proposta deste protocolo é que os pilares abaixo detalhados sejam trabalhados pelas equipes da Unimed simultânea e continuamente:

Pilar I- Orientação aos médicos cooperados: Orientação de como podem ser solicitados os atendimentos TEA sem a exposição da operadora, e a responsabilização do médico ou do solicitante a partir de solicitações inadequadas.

(4)

Pilar II- Acolhimento dos beneficiários e familiares: estabelecer uma proposta para acolher, conhecer e orientar os beneficiários e, assim, estabelecer um fluxo de atendimento daqueles que busquem a operadora para requerer atendimento TEA, atendendo aos prazos para resposta e à maneira como será feita a comunicação. Pilar III- Análise Individual: A operadora deverá definir ações que irão resguardar a sua decisão de ofertar ou não esse tipo de atendimento (TEA), sempre pautada em argumentos e critérios estruturados nas boas práticas em saúde. Novo Núcleo

2- Responsabilidade: Quem implanta, controla e mantém?

Quem implanta, controla e mantém esta prática é a Gerência de Recursos Próprios através de sua Gestora e Coordenadora que interage com a equipe multiprofissional. 3- Controle: Como é assegurada a execução conforme previsto na metodologia? A execução é assegurada conforme previsto na metodologia ABA e nas reuniões semanais da Equipe multiprofissional, onde são analisados os resultados e tomada ações para novas intervenções.

4- Proatividade: Como são prevenidas situações indesejáveis?

As situações indesejáveis são prevenidas através de um plano de contingência em casos necessários.

5- Abrangência: Onde a prática está aplicada?

A prática está sendo aplicada aos nossos beneficiários somente no contexto do Espectro Autista em crianças de 1,5 a 11 anos e 11 meses e informativos de como lidar a seus familiares.

6- Continuidade: Desde quando está implantada?

Iniciamos em julho de 2018, mas o atendimento começou em novembro de 2018. 7- Aprendizado: Como é analisada e melhorada?

Mensalmente são analisados os resultados junto a todos os envolvidos na Operadora e recursos Próprios para averiguar possibilidade de melhorias no processo.

8- Integração: Como é a interação com as áreas, processos, práticas e estratégias?

Nas reuniões mensais são convocadas áreas pertinentes ao processo e participação em workshop, treinamentos, etc.

Resultados:

- Custos x benefícios: Saving de 10 milhões por ano. - Redução de 75% no número de liminares.

(5)

- Melhoramos a qualidade do atendimento dos pacientes portadores do espectro Autista, pois quando se tem a avaliação de uma equipe multidisciplinar a assertividade no tratamento e na estimulação é mais precisa.

- Identificação durante as avaliações iniciais de qual área que tem mais necessidade de estimulação, podendo o paciente ser atendido em alguns casos com monoterapia (terapia em uma área somente).

- A avaliação após 6 meses que aponta os resultados dos estímulos e identifica a necessidade de término, continuidade ou intensificação do tratamento.

Conclusão:

A implantação deste Núcleo trouxe para Unimed Santos: 1- Resultados financeiros satisfatórios;

2- Boa aceitação dos beneficiários, causando até fila de espera para atendimento interno no núcleo MultiTea, pois até fazem externamente, mas preferem interno.

3- Reconhecimento entre as coirmãs, no qual já recebemos a visita das CNU, Unimed Belém e Unimed Campinas, e com visitas a serem marcadas pela Unimed Vitória, Unimed São José dos Campos, Unimed Rio de janeiro, Unimed Caruaru, Unimed Ceara, entre outras.

Referências

Documentos relacionados

Turma: T02 - TER (10:42 às 12:32) QUI (10:42 às 12:32) Sala: Monitor: Ana Flavia Santana do Nascimento. ALANA MOREIRA

do Serviço Data

A Unimed Grande Florianópolis Cooperativa de Trabalho Médico (“Cooperativa” ou “Unimed Grande Florianópolis”) é uma sociedade civil constituída sem fins

O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de partículas de sericina e alginato contendo DS incorporado em sua estrutura, além de caracterizar todas

do Serviço Data

c) Para os demais créditos de operações não relacionadas com planos de saúde de assistência própria da operadora, em havendo pelo menos uma parcela vencida do

Unimed Blumenau Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed de Blumenau), Santa Catarina. - Unigente

Unimed Cabo Frio Cooperativa Trabalho Médico