• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 20/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESJF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 20/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESJF"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 20/2018

SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESJF A Magnífica Reitora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF, no uso das atribuições que lhe foram conferidas e da competência que lhe foi delegada pelo Regimento do CES/JF, faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de Projetos de Iniciação Científica do CES/JF para 2019.

1 DO OBJETIVO

Estimular e apoiar a produção de saberes no CES/JF, nas áreas de conhecimento vinculadas às suas linhas de pesquisa. Proporcionar ao estudante a oportunidade de se integrar em projetos de iniciação científica, visando à sua capacitação.

2 DOS PROJETOS

2.1 O apoio aos projetos de iniciação científica ocorrerá através de seleção interna.

2.2 O prazo de execução de cada proposta contratada é de 08 meses, contados de março de 2019 a novembro de 2019, excetuando o mês de julho de 2019.

2.3 O número de bolsas destinadas a cada uma das modalidades deste edital dependerá da quantidade de cotas liberadas pelo CES/JF. As bolsas serão concedidas de acordo com a ordem de classificação, considerando a nota final dos projetos dentro de cada curso de graduação, com o objetivo de aprovar projetos nos diferentes cursos existentes. A alocação de bolsa será destinada ao projeto com maior pontuação geral, considerando os cursos com menor quantidade de bolsas alocadas, sucessivamente, até esgotarem-se as cotas. 2.4 Somente poderão ser submetidos Projetos de Iniciação Científica que estejam contemplados em uma das linhas de pesquisa definidas pelos colegiados das graduações (disponível em www.cesjf.br/linhas-de-pesquisa.html). As propostas que não se enquadrarem nessas linhas de pesquisa não serão aceitas.

2.5 Um mesmo participante (aluno ou professor) só poderá ser contemplado financeiramente em apenas um projeto neste edital.

2.6 Ao projeto será disponibilizada, no máximo, uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), por 08 meses, para um aluno de graduação em

(2)

forma de desconto nas mensalidades (não podendo ser acumulativa). As oito parcelas das bolsas serão liberadas a partir de março de 2019. A bolsa não incidirá no mês de julho.

2.7 O projeto ainda poderá contar com alunos voluntários mediante assinatura de termo de voluntariado. Não é permitido professor coorientador, nem mesmo em regime de voluntariado.

2.8 Ao projeto será disponibilizada uma bolsa correspondente ao valor R$ 1.120,00 (mil cento e vinte reais) para o professor orientador. Os pagamentos dos orientadores serão liberados semestralmente à entrega e aprovação de relatório parcial (01 de julho de 2019) e à entrega e aprovação do relatório final (02 de dezembro de 2019) ao Centro de Extensão e Pesquisa. Caso não haja a observância desse critério, o apoio será interrompido.

2.9 Todos os projetos aprovados terão certificação e não contarão com nenhum outro tipo de apoio além do descrito neste edital.

2.10 Toda produção acadêmica resultante dos projetos apoiados por este edital deverão apresentar afiliação ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e indicar o apoio financeiro recebido.

2.11 O projeto e a bolsa para o professor orientador são pessoais e intransferíveis. Eventual necessidade de substituição do orientador será tratada individualmente pela Coordenação de Pesquisa e Reitoria.

2.12 É permitida a substituição de aluno bolsista e alunos voluntários no decorrer do projeto.

3 DAS PROPOSTAS ELEGÍVEIS

3.1 São consideradas elegíveis as propostas que sejam oriundas do corpo docente do CES/JF e que atendam às exigências definidas neste Edital e ao perfil da equipe de pesquisa definida a seguir.

3.2 Professor Orientador

3.2.1 Deve pertencer ao corpo docente do CES/JF alocado a um dos cursos de graduação, não podendo estar afastado.

3.2.2 Será responsável em selecionar seus orientados, orientar e supervisionar as atividades da equipe, desde a elaboração do projeto até a entrega do relatório final. O não cumprimento de qualquer disposição é de inteira responsabilidade do professor orientador. A existência de pendências do professor orientador no Centro de Extensão e Pesquisa relativas aos editais de 2018 impedirá a participação do mesmo neste edital, até que as mesmas sejam resolvidas.

(3)

3.2.3 Cada Professor Orientador poderá apresentar ao Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF um único projeto para este Edital.

3.3 Bolsista

3.3.1 Para ser elegível à seleção de Bolsa, o aluno deverá estar regularmente matriculado em um curso de graduação do CES/JF no período de inscrição e desenvolvimento do projeto.

3.3.2 Estar cursando ou já ter concluído o 2º período do curso de graduação antes da data de encerramento deste Edital.

3.3.3 Não colar grau no primeiro semestre de execução do projeto, ou seja, antes de agosto de 2019.

3.3.4 Não ter pendências ou inadimplências de qualquer natureza com o CES/JF.

3.3.5 Se tiver algum tipo de Apoio Institucional, como PROUNI e Bolsa Institucional (Monitoria, Estágio, dentre outras), bem como FIES, não poderá pleitear bolsa.

3.4.6 Ter disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para dedicação ao projeto.

4 DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

4.1 O encaminhamento da proposta ao Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF dar-se-á através de correspondência assinada pelo professor orientador, proponente do projeto, que participará da Seleção de Projetos de Iniciação Científica.

4.2 As propostas deverão conter a “DOCUMENTAÇÃO” e o “PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” propriamente dito, acondicionados em um mesmo envelope, identificado com:

EDITAL 20/2018

SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO DO PROJETO:

NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR: CURSO DE GRADUAÇÃO:

4.3 O envelope deverá conter os seguintes documentos:

4.3.1 Projeto de Iniciação Científica, conforme modelo no site do CES (disponível em www.cesjf.br/formularios-de-pesquisa.html).

(4)

4.3.2 Currículo Lattes do Professor Orientador, atualizado a partir da Plataforma Lattes/CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/) com data de atualização no segundo semestre do ano de 2018. Será considerada a produção a partir de 2014, inclusive.

4.3.3 Os projetos que envolvam qualquer modalidade de pesquisa com seres humanos (trabalhos de campo, observações participantes, entrevistas, aplicação de questionários, entre outros) deverão ser submetidos na Plataforma Brasil (http://plataformabrasil.saude.gov.br/) para ser julgado conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de dados somente poderá ser iniciada após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa Humana. Para maiores informações, deve-se consultar o link do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do site do CES/JF (disponível em www.cesjf.br/pesquisa-comite-de-etica-e-pesquisa.html). O comprovante da submissão à Plataforma Brasil deve acompanhar a documentação do projeto de iniciação científica em sua inscrição, quando for o caso.

4.3.4 Para projetos que demandarem atividades com animais será necessário preencher os formulários específicos, anexar os documentos solicitados e encaminhá-lo a Comissão de Ética no Uso de Animais da UFJF (disponível em www.ufjf.br/ceua/). Os formulários estão disponíveis na página do CEUA (www.ufjf.br/ceua/protocolos/como-submeter-um-projeto/). A coleta de dados somente poderá ser iniciada após parecer favorável da CEUA. O comprovante da submissão ao CEUA deve acompanhar a documentação do projeto de iniciação científica em sua inscrição, quando for o caso.

4.3.5 Outras permissões de caráter ético ou legal na área ambiental ou em relação à captura e ao transporte de animais silvestres e coleta de espécimes vegetais deverão ser encaminhadas ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) (disponível em http://ibama.gov.br/sisbio/sistema/). A coleta de dados ou captura e transporte de animais e vegetais somente poderá ser iniciada após parecer favorável do IBAMA. O comprovante da submissão ao IBAMA deverá acompanhar a documentação do projeto de iniciação científica em sua inscrição, quando for o caso.

4.3.6 O projeto de iniciação científica, currículo Lattes e protocolos (quando for o caso) também deverão ser enviados para o e-mail pesquisa@cesjf.br até a data estipulada para submissão no edital.

5. DA SELEÇÃO E JULGAMENTO

5.1 As propostas serão analisadas pelo Conselho de Pesquisa do Centro de Extensão e Pesquisa ou por consultores ad-hoc devidamente designados pela própria comissão, cujos resultados serão apresentados através de emissão de parecer fundamentando o atendimento ao pleito ou o seu indeferimento.

(5)

Avaliação, descritos em formulário de avaliação (disponível em www.cesjf.br/formularios-de-pesquisa.html):

5.2.1 Viabilidade, qualidade, exequibilidade técnico-científica, adequação metodológica, interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade, adequação do cronograma, plano de trabalho, redação adequada às normas técnicas (ABNT) e quanto ao uso da Língua Portuguesa, referências atualizadas e específicas, relevância e delimitação do tema, objetivo, justificativa e aplicabilidade do projeto.

5.2.2 Atendimento às normas da ABNT e o “Manual de Normas Técnicas” no site do CES/JF (disponível em www.cesjf.br/images/pdf/Pesquisa/ Manual_2016_maio.pdf).

5.2.3 Competência e experiência prévia do Professor Orientador na área do projeto de pesquisa. Para tal será levada em consideração a titulação e produção científica (publicações) recente registrada no currículo da Plataforma Lattes (disponível em http://lattes.cnpq.br).

5.2.4 Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico ou social e contribuição para a formação de recursos humanos.

5.2.5 Consistência entre a infraestrutura disponível e os recursos humanos envolvidos com a natureza da proposta.

5.3 A nota final do projeto de pesquisa será composta pelas avaliações do currículo Lattes e do projeto de pesquisa.

5.3.1 A nota da avaliação do currículo Lattes corresponde a 35 pontos e a nota do mérito do projeto de pesquisa a 65 pontos, totalizando 100 pontos possíveis. 5.3.2 O Projeto de Pesquisa será considerado RECOMENDADO caso obtenha pelo menos 60% da nota do mérito do projeto de pesquisa, estando apto à contemplação de bolsas e/ou à indicação de estudante(s) voluntário(s).

5.4 Os critérios de desempate para a classificação dos projetos serão: 1º) Projeto que obtiver maior média da pontuação dos avaliadores; 2º) Projeto que tiver maior nota no item “produção bibliográfica” conforme planilha de avaliação do currículo Lattes.

6 DOS RESULTADOS

6.1 O resultado final da seleção das propostas será divulgado no site do CES/JF, conforme cronograma do edital.

6.2 Após a publicação do resultado, o orientador poderá apresentar recurso para contestação junto ao Centro de Extensão e Pesquisa através do e-mail pesquisa@cesjf.br. O envio do recurso, conforme calendário deste edital,

(6)

deverá ser até às 18:00 horas.

6.3 O resultado do recurso, deferimento ou indeferimento, será respondido por e-mail. Desta decisão, não caberá novo recurso.

7 DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS

7.1 Após a aprovação do projeto, a seleção do bolsista ficará a critério do orientador, que deverá selecionar aluno que satisfaça o perfil necessário ao desenvolvimento do projeto.

7.2 O aluno deverá se inscrever na seleção de um determinado projeto de pesquisa através de formulário próprio (disponível em www.cesjf.br/formularios-de-pesquisa.html) entregando histórico escolar atualizado no momento da inscrição.

7.3 Caso o orientador não faça a indicação do bolsista até a data prevista no edital, não será garantida a alocação da bolsa ao aluno, pois o recurso poderá ser remanejado para outro projeto.

8 DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO

8.1 O acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas pelo estudante e respectivo orientador serão realizados pelo Centro de Extensão e Pesquisa através do recebimento dos seguintes documentos:

8.1.1 Atestado de frequência dos bolsistas e voluntários em atividade no projeto, assinado pelos mesmos e pelo orientador.

8.1.2 Avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados descritos nos relatórios parcial e final.

8.1.3 Envio, em formato de pôster, de trabalho científico do estudante (como primeiro autor) e do orientador ao Seminário de Extensão e Pesquisa do CES/JF até o dia 21 de outubro de 2019.

8.1.4 Submissão de artigo científico do estudante (como primeiro autor) e do orientador à revista Analecta do CES/JF até o dia 25 de novembro de 2019. 8.2 No caso de publicação de artigo científico, a qualquer tempo, deverá ser entregue cópia ao Centro de Extensão e Pesquisa para registro.

8.3 Caso orientador não realize as devidas prestações de contas, interrompa o projeto antes do término do período de vigência do programa sem a entrega do relatório final (até a data do término) e/ou tiver relatório final reprovado, será considerado inadimplente não podendo submeter novos projetos nos próximos editais de iniciação científica.

(7)

prestação de contas e tiver o relatório final aprovado.

8.4 Após a entrega do relatório final, o mesmo será analisado pelo Centro de Extensão e Pesquisa.

8.4.1 No caso de reprovação da avaliação, será concedido um prazo de até 30 dias para ajustes e reenvio.

9. DO CALENDÁRIO

9.1 O Cronograma das etapas se dará conforme tabela a seguir.

Etapa Data

Lançamento do edital 21/dezembro/2018

Data limite para submissões 18/fevereiro/2019 Resultado das avaliações 25/fevereiro/2019 Publicação do resultado parcial 26/fevereiro/2019 Data limite para recursos 28/fevereiro/2019 Resultado final e início do projeto 11/março/2019 Data limite de inscrição para seleção de bolsistas e

voluntários 20/março/2019

Data limite para indicação de bolsistas e voluntários 27/março/2019 Resultado final da seleção de bolsistas e voluntários 29/março/2019 9.2 As propostas serão recebidas e protocoladas no Centro de Extensão e Pesquisa até às 21h (vinte e uma horas).

9.2 Os resultados deste Edital serão publicados pelo Centro de Extensão e Pesquisa no site do CES/JF.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Em nenhum momento do processo seletivo, após o término do período de entrega dos documentos, poderão ser anexados documentos adicionais comprobatórios à solicitação.

10.2 A documentação e as informações prestadas pelo candidato e seu orientador serão de inteira responsabilidade desses, sendo passível de exclusão do processo seletivo aquele que não fornecer documentação de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

10.3 O Centro de Extensão e Pesquisa se reserva o direito de, a qualquer tempo, acompanhar o desenvolvimento das atividades e, após a conclusão dos trabalhos, verificar o cumprimento das condições estabelecidas pelos projetos de iniciação científica.

(8)

10.4 Informações complementares poderão ser obtidas no Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF, de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 12h e de 13h às 21h, pessoalmente, na sala 212, Prédio do CES/JF, Campus Academia (Rua Halfeld, 1.179, Centro, Juiz de Fora - MG) ou pelo fone 3250-3807.

10.5 Qualquer situação não prevista neste Edital será decidida pela Coordenação de Pesquisa e pela Reitoria do CES/JF.

Juiz de Fora, 20 de dezembro de 2018.

Marco Antônio Pereira Araújo Coordenador de Pesquisa e Extensão

Patrícia Rodrigues Rezende de Souza Reitora

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para