• Nenhum resultado encontrado

Política sobre Divulgação de Informação da Corporação Financeira Internacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Política sobre Divulgação de Informação da Corporação Financeira Internacional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Política sobre Divulgação de

Informação da Corporação

(2)
(3)

Policy on Disclosure of Information

_____________, 2010

Sumário

SEÇÃO I. PROPÓSITO 1

Seção II. ANTECEDENTES 1

Seção III. INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA PELA IFC 2

A. Princípios Gerais 2

B. Circunstâncias Excepcionais 4

C. Informação relacionada com investimento 4

11. Ciclo de investimento da IFC 4

13. Informação social e ambiental 5

Resumo da Informação sobre Investimento 6

D. Informação relacionada com Serviços de Assessoramento 8

E. Informação histórica 9

F. Informação institucional 9

Informação sobre governança corporativa 9

Estratégias, orçamento e políticas da IFC 10

19. Informação financeira 10

20. Relatório sobre a Eficiácia do Desenvolvimento 11

21. Produtos do IEG-IFC 11

22. Relatórios do CAO 11

23. Relatórios sobre fraude e corrupção 12

24.Informação geral sobre o pessoal 12

SEÇÃO IV ACESSO A INFORMAÇÕES 12

(4)

Política sobre Divulgação de

Informação

(5)

Política sobre Divulgação de

Informação

Política de Divulgação de Informações

SEÇÃO I. PROPÓSITO

1. Este documento estabelece a política (doravante a “Política”) da Corporação Financeira Internacional (IFC) sobre o alcance da informação que disponibiliza ao público regularmente ou sob pedido. A IFC acredita que transparência e a responsabilização são fundamentais para cumprir o seu mandato de desenvolvimento e para intensificar a confiança do público na IFC e em nossos clientes. Esta Política reafirma e reflete o compromisso da IFC de aumentar a transparência sobre suas atividades e promove a boa governança.

2. Esta Política entrou em vigor em ____ de __________ de 2010 e suplanta totalmente a

Política de Divulgação da Informação da IFC (abril de 2006).1

Seção II. ANTECEDENTES

Esta Política não é uma renúncia expressa ou implícita de privilégios e imunidades da IFC nos termos do Convênio Constitutivo, convenções internacionais e ou qualquer lei aplicável nem concede qualquer direito contratual ou de outra natureza a qualquer parte.

3. A IFC é uma instituição financeira internacional criada em 1956 por seus países membros. Sua missão é promover o investimento sustentável do setor privado dos países em desenvolvimento, ajudando a reduzir a pobreza e a melhorar a vida das pessoas. A IFC é membro do Grupo Banco Mundial2

4. A IFC procura fornecer informação exata e oportuna sobre suas atividades a seus clientes, parceiros e interessados (inclusive comunidades afetadas), bem como a outras partes interessadas.

e tem sua sede em Washington, D.C., Estados Unidos da América.

5. A Política reflete as diversas capacidades em que opera a IFC, a natureza da informação que recebe e prepara em conexão com essas atividades diversas e o nível de divulgação aplicável aos diferentes tipos de informação. Especificamente:

(a) Como organização de propriedade de seus países membros, a IFC é responsável pelo uso e gestão de seus recursos de forma coerente com seu mandato e tem a obrigação de responder a perguntas e preocupações de seus acionistas. Além disso, como organização de desenvolvimento, a IFC responde de forma regular sistemática ao público sobre suas atividades.

(b) No cumprimento de seu mandato de promover o crescimento da empresa privada em seus países membros, a IFC recebe de seus clientes e de outras partes informações que não estão publicamente disponíveis e cuja finalidade é capacitar a IFC a analisar oportunidades de negócios ou monitorar e avaliar investimentos existentes ou prestar serviços de assessoramento. A IFC respeita a confidencialidade de tais informações.

1

Os documentos preparados pela IFC antes de _____ de __________ de 2010 ou entregues à IFC em conformidade com acordos celebrados antes de ____ de __________ de 2010 continuarão a estar sujeitos à Política de Divulgação de Informação da IFC em vigor no momento de tal preparação ou acordo.

2

O Grupo Banco Mundial compõe-se de cinco instituições: Corporação Financeira Internacional (IFC), Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID).

(6)

Política sobre Divulgação de

Informação

(c) A IFC proporciona assessoramento a entidades privadas e governos para apoiar o desenvolvimento do setor privado. Os serviços de assessoramento da IFC são parcialmente financiados por governos doadores e outros parceiros. Como parte de seus serviços de assessoramento, a IFC publica diversas boas práticas ou relatórios sobre lições aprendidas cujo objetivo é aumentar o impacto dessas iniciativas sobre o desenvolvimento. (d) A IFC levanta os recursos necessários para financiar empréstimos a seus mutuários

mediante a emissão de títulos no próprio nome nos mercados internacionais. No mesmo sentido, a IFC divulga informação sobre sua condição financeira e operações aos compradores de seus títulos e aos mercados internacionais em geral.

6. A IFC insta seus clientes a serem mais transparentes em seus negócios para ajudar a aumentar a compreensão a respeito de seus projetos específicos e do desenvolvimento do setor privado em geral. Além disso, segundo a IFC, quando os clientes se comprometem com a transparência e a responsabilidade ajudam a promover a lucratividade de seus investimentos no longo prazo. Por conseguinte, como parte do processo de gestão de riscos e impactos de seus projetos, a IFC requer que seus clientes participem das comunidades afetadas por seus projetos, inclusive por meio da divulgação da informação de forma coerente com a Política sobre Sustentabilidade Socioambiental (a “Política de Sustentabilidade”) da IFC e com os Padrões de Desempenho em Sustentabilidade Socioambiental (os “Padrões de Sustentabilidade”).

7. A informação mencionada nesta Política como “publicamente disponível” ou “normalmente” divulgados pela IFC figura no website da IFC (www.ifc.org). Tal informação e outras informações referentes a esta Política podem também ser obtidas mediante solicitação. Favor referir-se à Seção IV desta Política (“Acesso à Informação”) para obter detalhes sobre como conseguir informação publicamente disponível ou como solicitar informação à IFC. A Seção IV também descreve um mecanismo para tratar de queixas do público, segundo os quais seus pedidos de informação foram indevidamente negados.

Seção III. INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA PELA IFC

A. Princípios Gerais

8. Levando em conta suas funções e responsabilidades, a IFC disponibiliza informação sobre suas atividades, a fim de permitir a seus clientes, parceiros e interessados (incluindo as comunidades afetadas) e o público interessado compreender melhor e discutir de modo informado as atividades empresariais da IFC, o desenvolvimento global e outros impactos de suas atividades, bem como sua contribuição para o desenvolvimento. A informação disponibilizada pela IFC em conformidade com esses princípios pode ser categorizada da seguinte forma:

(a) informação institucional sobre a IFC, a qual inclui a informação descrita na Seção III. F (“Informação institucional”);

(b) Informação sobre atividades apoiadas pela IFC. Embora a maior parte da responsabilidade pela divulgação da informação sobre atividades apoiadas pela IFC recaia sobre o cliente respectivo da IFC, em conformidade com a Política de Sustentabilidade e com os Padrões de Desempenho, a IFC disponibiliza certas informações específicas sobre desenvolvimento, inclusive as descritas na Seção III. C (“Informação relacionada com investimento”);

(c) Informação sobre Serviços de Assessoramento prestados pela IFC. Embora a IFC não divulgue informação sobre cada projeto de Serviços de Assessoramento (em virtude do alto volume de pequenos projetos), a IFC disponibiliza informações sobre sua estratégia geral de Serviços de Assessoramento mediante a divulgação de informação sobre cada

(7)

Política sobre Divulgação de

Informação

programa de Serviços de Assessoramento e sobre certos projetos de Serviços de Assessoramento, conforme descrito na Seção III. D (“Informação relacionada com Serviços de Assessoramento”).

9. Há uma presunção em favor de divulgar a informação descrita no parágrafo 8 acima na ausência de uma razão convincente para não divulgar tal informação. A fim de determinar se uma informação específica deve ser disponibilizada pela IFC de forma rotineira ou a pedido, a IFC primeiro considera se tal informação se enquadra no escopo do parágrafo 8 e, em caso positivo, determina se há uma razão premente para não divulgar toda a informação ou parte da mesma. Ao fazer esta determinação, a IFC leva em conta as considerações gerais descritas abaixo (que não são exaustivas):

(a) Em coerência com a prática de bancos comerciais e da maior parte das instituições financeiras do setor privado (no caso de seus investimentos no setor privado), a IFC não divulga ao público informação financeira, comercial, confidencial ou de natureza não pública fornecida à IFC por seus clientes ou terceiros. Divulgar tal informação seria contrário às expectativas legítimas de seus clientes, que precisam poder transmitir às IFC informação detalhada sem receio de comprometer a confidencialidade de seus projetos ou de qualquer informação confidencial em um mercado altamente competitivo. Igualmente, a IFC não divulga documentação ou correspondência legal relacionada com investimentos da IFC ou serviços de assessoramento, inclusive documentos ou informação referente a negociações entre a IFC e seus clientes ou terceiros em conexão com tais investimentos ou serviços de assessoramento.

(b) Há necessidade de preservar a integridade do processo deliberativo e facilitar e salvaguardar o intercâmbio livre e franco de idéias entre a IFC e seus países membros, bem como outras entidades com as quais a IFC colabora (tias como outras organizações internacionais ou grupos bilaterais). Por conseguinte, a IFC não divulga nenhum documento, memorando ou outra comunicação intercambiada com países membros, com outras organizações e entidades ou com membros da Diretoria Executiva da IFC ou entre eles (ou com assessores e pessoa dos membros da Diretoria Executiva da IFC), quando tais documentos se relacionarem com o intercâmbio de ideias entre esse grupos ou com o processo deliberativo ou de tomada de decisões da IFC, de seus países membros, de sua Diretoria Executiva ou de outras organizações, organismos e entidades com os quais a IFC colabora.

(c) Os princípios estabelecidos no parágrafo 9, b, relacionados com a preservação da integridade do processo deliberativo e do intercâmbio livre e franco de ideias também se aplicam aos próprios processos decisórios da IFC e aos documentos internos correlatos, memorandos e outras comunicações preparadas para os processos deliberativos ou decisórios da IFC, intercambiados em conexão com eles ou deles decorrentes. Por conseguinte, a IFC não divulga nenhum documento interno, memorando ou outras comunicações emitidos pelos membros da sua Diretoria Executiva ou entre eles, assessores e pessoal dos membros dessa Diretoria, membros da administração da IFC, pessoal da IFC ou consultores, advogados ou agentes da IFC.

(d) Em circunstâncias limitadas, a IFC poderá retardar a divulgação de certas informações que, caso contrário, disponibilizaria ao público em virtude de condições do mercado, requisitos de oportunidade ou requisitos jurídicos ou normativos, compras de ações em colocação privada ou em conexão com uma transação comercialmente sensível, por exemplo, uma reestruturação financeira.

(e) A IFC poderá recusar-se a divulgar quaisquer documentos ou registros sujeitos ao privilégio advogado-cliente ou a outros privilégios jurídicos aplicáveis.

(8)

Política sobre Divulgação de

Informação

(f) A IFC não divulga informação se tal divulgação violar qualquer lei aplicável (tais como restrições impostas por leis sobre valores mobiliários ou bancárias) ou contradisser seu Convênio Constitutivo.

(g) A IFC poderá negar a divulgação de informação se tal divulgação prejudicar uma investigação ou qualquer procedimento jurídico ou normativo ou estiver sujeita a qualquer risco indevido de litígio.

(h) Os Princípios de Emprego do Pessoal do Grupo Banco Mundial requerem que a IFC mantenha salvaguardas apropriados no tocante à privacidade pessoal dos funcionários e proteja a confidencialidade da informação pessoal sobre eles. Portanto, os registros e informação médica pessoal dos funcionários, bem como os procedimentos de mecanismos internos de apelação não são divulgados fora do Grupo Banco Mundial, exceto na medida permitida pelo Regulamento do Pessoal.

(i) A IFC não divulga informação sobre disposições tomadas para preservar a segurança e salvaguarda de indivíduos que trabalho com a IFC ou para ela ou sobre acordos relacionados com seus registros corporativos e sistemas de informação.

B. Circunstâncias Excepcionais

10. Em circunstâncias especiais, a IFC reserva-se o direito de divulgar informação que normalmente não divulgaria a terceiros. A IFC poderá exercer este direito se, em conexão com um projeto em que tenha investido, a administração de alto nível da IFC determinar que a divulgação de certa informação não pública provavelmente evite dano iminente e sério à saúde e ou à segurança pública e/ou impactos adversos significativos sobre o meio ambiente. Uma divulgação desta natureza por parte da IFC seria feita na base mais restrita possível, necessária para alcançar o propósito da divulgação, tais como notificação às autoridades normativas competentes. Se a informação não pública tiver sido proporcionada a um cliente da IFC ou a ele disser respeito, a IFC fará tal divulgação somente depois de informar o referido cliente a respeito das preocupações da IFC e levando em consideração os planos do cliente para abordar e reduzir o dano potencial envolvido.

C. Informação relacionada com investimento

11.

Ciclo de investimento da IFC

. Informações de caráter geral sobre o modo como a

IFC processa um investimento (por exemplo, empréstimos, capital, quase-capital, garantias) podem ser encontradas no website da IFC.

(9)

Política sobre Divulgação de

Informação

12. A IFC disponibiliza ao público informação sobre um investimento enquanto estiver sob consideração da IFC e também fornece atualizações periódicas sobre o investimento, uma vez feito:

a) Antes de apresentar um investimento à Diretoria Executiva da IFC (ou a outra autoridade interna competente)3

b) A IFC faz atualizações periódicas da informação mencionada no parágrafo 12, a acima para refletir a informação revista ou adicional anterior à aprovação por parte da Diretoria Executiva da IFC (ou outra autoridade interna competente), segundo descrito nos parágrafos 13, c (“Informação Social e Ambiental”) e 14, f (“Resumo da Informação sobre Investimento”).

para consideração, a IFC disponibiliza ao público a informação descrita nos parágrafos 13, a e b (“Informação Social e Ambiental) e 14, b a e (“Resumo da Informação sobre Investimento), abaixo. A IFC divulga ao público esta informação depois de assegurar-se da possibilidade de o cliente realizar o projeto de forma coerente com os Padrões de Desempenho e de que o cliente tenha cumprido suas obrigações de divulgação e, quando pertinente, tenha levado a efeito um processo consultivo coerente com os Padrões de Desempenho.

c) A IFC faz atualizações periódicas da informação mencionada no parágrafo 12, a acima para refletir a informação adicional posterior à aprovação por parte da Diretoria Executiva da IFC (ou outra autoridade interna competente), segundo descrito nos parágrafos 13, d e e (“Informação Social e Ambiental”) e 14, g, h, i e j (“Resumo da Informação sobre Investimento”).

13.

Informação social e ambiental

Em conformidade com os Padrões de Desempenho, a IFC requer que seus clientes colaborem com os interessados afetados, inclusive por meio da divulgação de informação, de forma coerente com os riscos e impactos que seus projetos possam representar a tais interessados. No caso desses investimentos, a IFC, na medida do possível, divulga a informação preparada pelo cliente da IFC mesmo antes que a IFC tenha concluído ou, em alguns casos, iniciado sua avaliação ambiental e social do investimento.

A IFC disponibiliza ao público a seguinte informação social e ambiental:

Divulgação pré-investimento

(a) Para cada investimento proposto [salvo investimentos que devem ter impacto social e ambiental adverso mínimo ou nenhum impacto ou investimentos em projetos de intermediários financeiros (FI)]:4

, a IFC emite um breve resumo das conclusões de sua revisão e recomendações: O Resumo da Revisão Ambiental e Social (ESRS). O ESRS inclui a razão da categorização5 de um projeto por parte da IFC, uma descrição dos principais riscos e impactos sociais e ambientais do projeto e as medidas-chave identificadas para reduzir esses riscos e impactos, especificando quaisquer ações que precisem ser implementadas para realizar o projeto de forma coerente com os Padrões de Desempenho e estejam, por conseguinte, incluídas no Plano de Ação do Cliente6

3

Diferentes autoridades da IFC são responsáveis pela aprovação de certos tipos de projeto, incluindo a Diretoria Executiva da, Administração, Diretores de Departamento da IFC, etc.

.

4 No caso de investimentos em projetos de intermediários financeiros, o resumo de qualquer recomendação

relacionada com o sistema de gestão social e ambiental do FI pode ser encontrado no Resumo da Informação sobre Investimento (SII), conforme descrito no parágrafo 14, b, xi (“Resumo da Informação sobre Investimento”).

5

Como parte da revisão da IFC sobre os riscos e impactos sociais e ambientais previstos, a IFC designa uma categoria social e ambiental (A, B, C ou FI), destinada a refletir: i. a magnitude dos riscos e impactos representados pelo projeto; e ii. requisitos institucionais da IFC no tocante à divulgação social e ambiental, segundo especifico nesta Política. Detalhes do processo de revisão e categorização da IFC podem ser encontrados na Política sobre Sustentabilidade Social e Ambiental e no Procedimento de Revisão Ambiental e Social (ESRP) da IFC, colocados no seu website.

6

O Plano de Ação é um plano preparado pelo cliente, o qual pode ser desde uma breve descrição das medidas rotineiras de redução a uma série de planos específicos e: i. descreve as ações necessárias para

(10)

Política sobre Divulgação de

Informação

Juntamente com o ESRS, a IFC disponibiliza cópias eletrônicas de quaisquer documentos relevantes sobre a avaliação do impacto social e ambiental, ou links da web para o respectivo site, preparados pelo cliente ou em nome do mesmo, incluindo o Plano de Ação. O ESRS é divulgado o mais tardar sessenta dias, no caso de projetos da Categoria A, e trinta dias, no caso de projetos da Categoria B, antes da consideração do investimento proposto para aprovação pela Diretoria Executiva da IFC (ou outra autoridade interna competente).

(b) Antes da IFC divulgar o ESRS, o cliente da IFC examina seu conteúdo para verificar a exatidão dos fatos da informação relacionada com o cliente e o projeto.

(c) Após sua divulgação inicial ao público, a informação sobre a revisão social e ambiental poderá ser atualizada antes da consideração por parte da Diretoria Executiva da IFC (ou de outra autoridade interna competente), a fim de refletir a informação revisada ou adicional. Qualquer informação assim revisada ou adicional será divulgada ao público. Essa atualização não reiniciará os períodos referidos no parágrafo 13, a acima, salvo se a IFC determinar que o ESRS previamente divulgado seria materialmente deficiente sem a informação adicional.

Divulgação contínua

(d) Quando a IFC fizer uma determinação de Apoio Comunitário Amplo (BCS), divulgará um resumo do processo descrevendo como essa determinação foi feita.

(e) No caso de investimentos diretos com riscos e/ou impactos sociais ou ambientais adversos e potencialmente significativos, a IFC divulga uma atualização do Plano de Ação, incluindo um resumo das ações-chave tomadas para implementar o Plano de Ação.

Resumo da Informação sobre Investimento

(f) Para cada investimento a IFC disponibiliza ao público um Resumo da Informação sobre Investimento (SII). O SII destina-se a disponibilizar informação sobre cada investimento proposto às partes interessadas enquanto ainda estiver sendo considerada pela IFC, bem como a fornecer atualizações periódicas sobre investimento, uma vez feito pela IFC.

Divulgação pré-investimento

(g) O SII é divulgado publicamente depois que o departamento pertinente da IFC determinar a existência de certeza razoável de que um investimento será encaminhado à Diretoria Executiva da IFC (ou a outra autoridade interna competente) para consideração.

(h) No caso de um investimento proposto, o SII oferece um breve resumo sobre os fatos relacionados com os principais elementos do projeto e do investimento potencial, bem como inclui a seguinte informação:

(i) Identidade da empresa do projeto;

(ii) Informação sobre os interessados na empresa do projeto; (iii) Custo total do projeto, quando aplicável;

implementar os diversos conjuntos de medidas de redução ou ações corretivas a serem empreendidas; ii. prioriza essas ações; iii. inclui um prazo para implementação; iv. é divulgado às comunidades afetadas; e v. descreve o cronograma e o mecanismo de comunicação externa sobre a implementação do Plano de Ação do Cliente. Maiores detalhes sobre o Plano de Ação podem ser encontrados nos Padrões de Desempenho.

(11)

Política sobre Divulgação de

Informação

(iv) Localização do projeto;

(v) Breve descrição do projeto e de seu propósito;

(vi) Montante e natureza do investimento da IFC no projeto;

(vii) Data prevista para uma decisão sobre o projeto por parte da Diretoria Executiva da IFC (ou de outra autoridade interna competente);

(viii) Impacto previsto do desenvolvimento do projeto, incluindo indicadores do resultado do desenvolvimento, em conformidade com o parágrafo 14 i, abaixo;7

(ix) Contribuição prevista da IFC para o desenvolvimento;

(x) Categorização da IFC a respeito do projeto para fins sociais e ambientais e, para projetos da Categoria C, uma breve declaração do fundamento de tal categorização;8

(xi) Referência sobre a informação social e ambiental disponível para o projeto, incluindo qualquer ESRS divulgado nos termos do parágrafo 13 (“Informação Social e Ambiental”) ou, no caso de um investimento em um projeto de um FI, um breve resumo de qualquer melhorias-chave a serem introduzidas no sistema de gestão social e ambiental da FI;

(xii) Confirmação de que o cliente divulgou localmente a participação potencial da IFC no investimento proposto e uma breve descrição do método usado para tal notificação; (xiii) Orientação sobre como e onde se pode obter localmente informação sobre o projeto

proposto; e

(xiv) Informação de contato sobre a quem as perguntas e comentários sobre o projeto devem ser encaminhados, por exemplo, informação relacionada com projeto; detalhes da pessoa de contato na empresa do projeto, incluindo endereço, número de fax e e-mail; e, no caso de informação relacionada com a IFC, detalhes de contato da Unidade de Relações Corporativas da IFC (quem atuará como ligação, quando necessário, com o departamento pertinente da IFC).

(i) Antes de a IFC divulgar o SII, o cliente da IFC examina seu conteúdo para verificar a exatidão dos fatos da informação relacionados com o cliente e o projeto.

(j) No caso da Categoria A, a IFC divulga o SII ao público em prazo não superior a 60 dias e, 30 dias no caso de todos outros projetos, antes da consideração do investimento a ser aprovado pela Diretoria Executiva da IFC (ou por outra autoridade interna competente). Poderá haver certas circunstâncias limitadas nas quais as condições do mercado ou os requisitos referentes à oportunidade impedem o cumprimento desses prazos e dos prazos estabelecidos no parágrafo 13, a (“Informação Social e Ambiental”), acima. Em tais casos, a Diretoria Executiva será informada a respeito de qualquer demora na divulgação do SII e da informação social e ambiental pertinente.

7 Além disso, no caso de um projeto que envolve indústrias extrativas (por exemplo, petróleo, gás e

mineração), a IFC avalia os riscos de governança para os benefícios previstos do projeto e resume sua avaliação no SII.

8

No caso de projetos das Categorias A e B, o fundamento será o ESRS relevante descrito no parágrafo 13 (“Informação Social e Ambienta”).

(12)

Política sobre Divulgação de

Informação

(k) Antes da data em que a Diretoria Executiva da IFC deva considerar o investimento, a IFC, em consulta com o cliente, atualiza o SII conforme necessário para refletir quaisquer mudanças significativas no projeto ou no investimento da IFC desde a colocação inicial do SII no website da IFC. Qualquer informação revista ou adicional desta natureza serão divulgada ao público. Tais atualizações não reiniciarão os prazos indicados no parágrafo 14, e, acima, salvo se a IFC determinar que as mudanças possam ter impacto material adverso sobre o desenvolvimento previsto do projeto ou possam reduzir materialmente a contribuição da IFC prevista para o desenvolvimento ou, no caso de mudanças relacionadas com o resumo de quaisquer melhorias-chave a serem introduzidas no sistema de gestão social e ambiental da FI, conforme descrito no parágrafo 14, c, xi, a informação divulgada previamente seria materialmente imperfeita sem a informação adicional.

Divulgação contínua

(l) A IFC acrescenta ao SII as respectivas datas de aprovação do investimento, a assinatura da documentação legal relacionada com o investimento e o primeiro desembolso do investimento da IFC à medida que ocorram esses eventos.

(m) Durante todo o ciclo de cada investimento, a IFC atualiza o SII conforme necessário para assegurar a exatidão contínua da informação divulgada de acordo com o parágrafo 14, c (v e vi), acima.

(n) Durante todo o ciclo de cada investimento direto da IFC com riscos e/ou impactos sociais e ambientais adversos potencialmente significativos, a IFC atualiza anualmente o SII com o resultados do desenvolvimento do investimento, incluindo indicadores de seu resultado, conforme acordado com o cliente, identificados no SII.9

(o) Todos os anos a IFC avalia aleatoriamente uma amostra de suas operações que atingiram maturidade operacional antecipada e prepara um Relatório Ampliado de Supervisão do Projeto (XPSR) para cada uma dessas operações. O Grupo de Avaliação Independente (IEG) seleciona essa amostra e examina as avaliações. Uma vez concluídas as avaliações, a IFC atualiza o SII com um Resumo da Informação Avaliadora, preparada com base no XPSR pertinente. Antes de a IFC divulgar o Resumo da Informação Avaliadora, o cliente da IFC examina seu conteúdo para verificar a exatidão dos fatos da informação relacionados com o cliente e o projeto e para assegurar que não contenha nenhuma informação confidencial.

D. Informação relacionada com Serviços de Assessoramento

14. Contribuições de doadores. A informação geral sobre a parceria da IFC com governos, fundações e outras entidades doadores, bem como a informação sobre contribuições dos doadores aos serviços de assessoramento podem ser obtidas no Plano Orçamentário e de Negócios anual [ver parágrafo 21, b (“Estratégias, Orçamento e Políticas da IFC”)].

15. Lançamento ou renovação de programas globais ou regionais de Serviços de

Assessoramento. O mais tardar 30 dias após a aprovação, por parte da Diretoria Executiva da

IFC, do estabelecimento ou renovação de um programa de serviços de assessoramento, a IFC publica um breve resumo dos principais elementos do programa, incluindo a seguinte informação:

(a) Tamanho previsto do programa;

(b) Breve descrição do programa e de seu propósito, incluindo qualquer enfoque regional;

9 Para obter informações mais detalhadas sobre o Sistema de Acompanhamento de Resultados do

Desenvolvimento (DOTS), da IFC, e o tipo de indicadores que a IFC tipicamente acompanha, favor consultar o website da IFC: www.ifc.org/results.

(13)

Política sobre Divulgação de

Informação

(c) Montante e natureza da contribuição da IFC para o projeto; (d) Impacto de desenvolvimento previsto do programa; e (e) Contribuição prevista da IFC para o desenvolvimento.

16. Projetos de serviços de assessoramento. No caso de projetos de serviços de

assessoramento com valor acima de um determinado montante máximo, conforme decidido periodicamente por uma autoridade interna competente da IFC:10

(a) O mais tardar 30 dias após a aprovação de cada projeto dessa natureza por parte da Diretoria Executiva da IFC (ou de outra autoridade interna competente), a IFC divulga a informação resumida sobre o projeto;

(b) Durante todo o ciclo desse projeto, a IFC atualiza anualmente a informação divulgada de acordo com o parágrafo 17, a, acima, utilizando o resultado de desenvolvimento do projeto (incluindo os indicadores padrão do projeto), segundo disposto no Sistema de Acompanhamento do Desenvolvimento (DOTS) da IFC.

(c) No caso dos projetos avaliados pela IFC como amostra aleatória, ao ser concluído o projeto para o qual foi preparado um Relatório Ampliado de Supervisão do Projeto (XPSR) e a respectiva avaliação foi revista pelo IEG, a IFC atualiza a informação divulgada em conformidade com o parágrafo 17, a, acima, com um Resumo da Informação Avaliadora, preparado com base no XPSR pertinente. Antes de a IFC divulgar o Resumo da Informação Avaliadora, o cliente da IFC examina seu conteúdo para verificar a exatidão dos fatos da informação relacionados com o cliente e o projeto e para assegurar que não contenha nenhuma informação confidencial.

E. Informação histórica

17. Os mesmos princípios gerais aplicáveis a investimentos propostos e existentes (ver a Seção III. A (“Princípios Gerais”) serão aplicados à informação da IFC sobre projetos nos quais o investimento da IFC tenha sido pago, vendido ou concluído de outra forma.

18. A IFC não divulga informação sobre projetos por ela considerados, mas que, em última análise, não receberam investimento.

F. Informação institucional

Informação sobre governança corporativa

(a) O Convênio Constitutivo e os Estatutos da IFC são divulgados publicamente.

(b) O Relatório Anual da IFC, divulgado publicamente, relaciona seus países membros e os Governadores que os representam. Também inclui os diretores da IFC, os países que os nomeiam ou elegem e o respectivo direito de voto.

(c) As atas das reuniões formais da Diretoria Executiva da IFC (com exceção das Sessões Executivas) são divulgadas publicamente após terem sido aprovadas pela Diretoria Executiva. O conteúdo dessas atas, considerado pela Diretoria Executiva da IFC como confidencial ou sensível, será redigido antes da divulgação. As atas normalmente contêm a seguinte informação: 1. nomes das pessoas presentes na reunião; 2. registro da aprovação das atas de reuniões formais anteriores da Diretoria Executiva; 3. títulos dos

(14)

Política sobre Divulgação de

Informação

temas da agenda; 4. acordos e decisões alcançados; e 5. nomes dos Diretores que desejam que constem em ata sua abstenção ou objeção. A Secretaria Corporativa do Grupo Banco Mundial prepara essas atas.

(d) As atas da Diretoria Executiva da IFC (incluindo suas comissões), salvo especificação em contrário, são confidenciais de acordo com o Regulamento da Diretoria Executiva. Por conseguinte, transcrições e resumos de discussões das reuniões da Diretoria Executiva da IFC (incluindo suas comissões), não são divulgados.

(e) Os documentos preparados para consideração dos membros da Diretoria Executiva ou para serem por eles revistos e aprovados, não são divulgados salvo especificação expressa em contrário constante desta Política ou autorizado para divulgação pela Diretoria Executiva. Além disso, os documentos da Diretoria Executiva relacionados com projetos específicos de investimento, não são divulgados por conterem informação confidencial sobre o cliente.

Estratégias, orçamento e políticas da IFC

(f) A IFC divulga ao público seu Documento sobre Diretrizes Estratégicas, o qual descreve as prioridades estratégicas da IFC e/ou proporciona uma atualização sobre sua implementação, após serem examinados pelos membros da Diretoria Executiva. Esta divulgação está sujeita à redação de qualquer informação orçamentária ou de outra natureza que no momento da divulgação ainda tenha de ser considerada ou aprovada pela Diretoria Executiva.

(g) O Plano Orçamentário e de Negócios da IFC inclui o orçamento administrativo da IFC e baseia-se no Documento sobre Diretrizes Estratégicas. É divulgado ao público após a Diretoria Executiva da IFC aprovar o orçamento, sujeito à redação de qualquer informação confidencial ou sensível.

(h) As Estratégias de Assistência ao País, preparadas em conjunto com o Banco Mundial,11

(i) Esta Política e os Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Social e Ambiental estão disponibilizados ao público. Outras políticas aprovadas pela Diretoria Executiva da IFC serão divulgadas ao público após aprovação, salvo de a Diretoria Executiva decidir que tal divulgação possa ter impacto adverso sobre as condições financeiras ou interesses comerciais da IFC.

são divulgadas em conformidade com a Política sobre Divulgação da Informação do Banco Mundial. Para obter informações mais detalhadas favor consultar o website do Banco Mundial.

(j) Se houver probabilidade de que uma política for aprovada pela Diretoria Executiva da IFC tenha impacto amplo sobre as operações da IFC ou impacto direto sobre as comunidades afetadas pelos investimentos e operações da IFC, a Diretoria Executiva poderá aprovar um processo de consulta externa sobre tal política. O processo de consulta externa será realizado antes de a política ser aprovada pela Diretoria Executiva e poderá incluir a divulgação ao público de uma ou mais versões preliminares de tal política.

19.

Informação financeira

Como organização que realiza negócios nos mercados financeiros mundiais, a IFC mantém sólidas práticas de gestão financeira, incluindo política prudentes para a divulgação de informação financeira sobre a IFC. Documentos relacionados a licitações por parte da IFC são divulgados quando as leis ou regulamentações que regem o mercado requerem que sejam submetidos a um órgão público. Figura, a seguir, uma descrição da informação financeira que a IFC normalmente divulga ao público:

(15)

Política sobre Divulgação de

Informação

(a) Demonstrativos financeiros anuais auditados até o final do exercício financeiro da IFC constam do Relatório Anual da IFC e da Declaração sobre Informação Anual da IFC. Os demonstrativos financeiros anuais auditados incluem balancetes feitos até o fim do exercício financeiro corrente e de exercícios financeiros anteriores, bem como demonstrativos da renda, renda abrangente, fluxo de caixa, alterações no capital social (até o fim do exercício financeiro corrente e de exercícios financeiros anteriores) e capital social e direito de voto (até o fim do exercício financeiro corrente). Notas aos demonstrativos financeiros incluem informação sobre todas as políticas contábeis significativas e outras divulgações requeridas para demonstrativos financeiros preparados em conformidade com os princípios contábeis especificados no Relatório Anual.

(b) A Discussão e Análise da Administração (MD&A) constam do Relatório Anual da IFC e são resumidas em sua Declaração sobre Informação Anual.

(c) Relatório Anual e Declaração sobre Informação Anual.

(d) Demonstrativos financeiros trimestrais. Em trimestres interinos durante o exercício financeiro (setembro, dezembro e março), a IFC prepara demonstrativos financeiros interino não auditados, os quais são revistos pelos auditores externos da IFC.

20.

Relatório sobre a Eficiácia do Desenvolvimento

Além de seu relatório financeiro, a IFC apresentará pelo menos anualmente um relatório sobre sua eficiência em matéria de desenvolvimento.12

21.

Produtos do IEG-IFC

. O Grupo de Avaliação Independente da IFV (IEG-IFC) é responsável pela avaliação independente das operações da IFC. As funções e pessoal do IEG-IFC são organizacionalmente independentes dos departamentos operacionais e de formulação de políticas da IFC, bem como de seu processo decisório. O trabalho do IEG-IFC abrange:

Esse relatório incluirá informação sobre o enfoque de investimentos e atividades dos serviços de assessoramento da IFC, resultados dessas atividades e medidas que a IFC está tomando para melhorar sua contribuição ao desenvolvimento. A IFC apresentará um relatório sobre seu desempenho como um todo e fornecerá resultados relacionados com suas diversas áreas de atividade. Essa informação será divulgada ao público no website da IFC.

(a) Avaliação do programa operacional e atividades, incluindo atividades de investimento e serviços de assessoramento, bem como estratégias, políticas e procedimentos conexos, dispensando-se atenção especial à consecução de objetivos acordados para o desenvolvimento do setor privado e para os efeitos da atividade de investimento;

(b) Avaliação da qualidade e utilidade dos processos de avaliação e produtos da IFC, bem como participação na formulação e melhoria contínua das políticas, práticas e instrumentos apropriados; e

(c) Identificação e divulgação de lições e formulação de recomendações tiradas das conclusões da avaliação, a fim de contribuir para um melhor desempenho operacional, responsabilização pelos resultados e transparência corporativa.

O IEG-IFC divulga essa informação ao público em conformidade com sua política sobre divulgação da informação, a qual é coerente com esta Política e pode se consultada no website da IFC. Os relatórios sobre avaliação da IFC, publicamente disponíveis, podem também ser encontrados no website da IFC.

22.

Relatórios do CAO

. O Escritório do Assessor em Cumprimento/Ombudsman (CAO)

tem três funções com relação à IFC:

(16)

Política sobre Divulgação de

Informação

(a) Responder às queixas apresentadas pelas pessoas afetadas por projetos financiados pela IFC de maneira justa, objetiva e construtiva;

(b) Supervisionar auditorias do desempenho social e ambiental da IFC, especialmente com relação a projetos sensíveis, a fim de assegurar o cumprimento de normas, diretrizes, procedimentos e sistemas sociais e ambientais da IFC.

(c) Fornecer uma fonte de assessoramento independente ao Presidente do Grupo Banco Mundial e à Administração da IFC em matéria de políticas, diretrizes, procedimentos e recursos.

O CAO é organizacionalmente independente dos departamentos operacionais e de formulação de políticas da IFC. A informação recebida pelo CAO relacionada com a IFC ou suas atividades (incluindo investimentos) está sujeita à Política sobre Divulgação da Informação da IFC e aos Regulamentos do Grupo Banco Mundial, os quais requerem que a informação seja tratada com discrição e não divulgada indevidamente. Dentro desses parâmetros, o CAO está comprometido com a transparência no tocante a seus processos e aos resultados de suas intervenções e, por conseguinte, disponibiliza detalhes de suas atividades ao público em seu website. Pode-se obter informação adicional sobre as funções do CAO nas Diretrizes Operacionais do CAO, disponibilizadas nos websites do CAO e da IFC.

23.

Relatórios sobre fraude e corrupção

. A Vice-Presidência sobre Integridade (INT)

do Banco Mundial é responsável pela investigação de alegações de fraude e corrupção nas operações do Grupo Banco Mundial. A fim de assegurar a independência das atividades da INT, o Vice-Presidente da INT reporta diretamente ao Presidente do Grupo Banco Mundial. O Banco Mundial publica um relatório anual descrevendo suas atividades globais em termos de integridade, incluindo estatísticas que refletem investigações e punições. Esse relatório está disponibilizado no website do Banco Mundial.

24.Informação geral sobre o pessoal

O Manual de Pessoal da IFC e do Banco Mundial inclui os Princípios de Emprego do Pessoal e as Normas de Pessoal dessas organizações. Os Princípios e Normas de Pessoal descrevem os termos e condições de emprego do Banco Mundial e da IFC, incluindo políticas sobre, entre outras coisas, remuneração e solução de conflitos. O Banco Mundial disponibiliza informação sobre estes e outros assuntos relacionados com o pessoal do Banco Mundial, incluindo o documento sobre remuneração anual, sujeita à Política do Banco Mundial sobre Divulgação da Informação. A informação sobre a organização e administração da IFC consta de seu Relatório Anual.

SEÇÃO IV ACESSO A INFORMAÇÕES

24. Informações gerais sobre a IFC e suas atividades podem ser obtidas online no website da IFC, www.ifc.org. Como a IFC é parte do Grupo Banco Mundial, as informações sobre a IFC identificadas como “disponibilizadas ao público” também podem ser obtidas no InfoShop do Banco Mundial. O endereço do InfoShop é 701 18th Street, N.W., Washington D.C., 20433 USA., e pode ser acessado on-line em http://worldbank.org/infoshop. Essa informação também está disponível em computadores de áreas públicas nos Centros de Informações ao Público (PICs), encontrados em todos os países membros do Banco Mundial. A lista dos PICs está disponível no website do InfoShop.

25. Informações que a IFC divulga diariamente nos termos desta Política, tais como o SII para um determinado investimento proposto ou Relatório Anual da IFC (incluindo demonstrativos

(17)

Política sobre Divulgação de

Informação

financeiros auditados da IFC), estão disponíveis ao público no website da IFC. A IFC também divulga informações por outros meios, dependendo da natureza das informações e do público-alvo.

26. As informações não prontamente disponibilizadas no website da IFC, no InfoShop ou nos PICs também podem ser solicitadas por escrito (por e-mail, correio ou fax) à IFC.13

27. As solicitações de informações devem identificar as informações específicas solicitadas; não serão aceitas solicitações de informações globais. As solicitações de informações podem usar formulários em branco, disponíveis no website da IFC. Poderá ser cobrada uma taxa padrão pelos documentos impressos ou pelos documentos em CD-ROM, que não sejam um SII ou um ESRS.

As informações podem ser solicitadas à Unidade de Relações Corporativas da IFC por meio de seu Portal de Divulgação em http://www.ifc.org/disclosure, por telefone em +1 (202) 476-3800, por fax em +1 (202) 974-4384, ou pelo correio no endereço 2121 Pennsylvania Avenue, N.W., Washington, D.C., 20433, USA. A Unidade de Relações Corporativas da IFC funciona como ponto de contato para pessoas que desejam obter documentos de acordo com esta Política não diariamente divulgados pela IFC em seu website. As informações diariamente divulgadas pela IFC, conforme descrito nesta Política, também podem ser solicitadas ao departamento pertinente da IFC, com uma cópia da solicitação à Unidade de Relações Corporativas.

28. Na resposta às solicitações de informação, o investimento ou outro departamento pertinente determina se as informações solicitadas podem ser divulgadas nos termos desta Política e responde a tal solicitação (ou, se apropriado, pode encaminhar o solicitador ao cliente da IFC). Se necessário, o pessoal da Unidade de Relações Corporativas fornece orientação para outros departamentos sobre a interpretação da Política na resposta às solicitações de informações.

29. Como o inglês é o idioma de trabalho da IFC, esta responderá às solicitações de informações em inglês. Contudo, se a IFC receber solicitações em outros idiomas, fará o possível para responder no idioma pertinente.

30. A IFC envida todos os esforços possíveis no sentido de responder às solicitações no prazo de 30 dias úteis contados a partir da data de recebimento de uma solicitação de informação por escrito, salvo se for necessário tempo adicional em virtude da abrangência ou complexidade das informações solicitadas. Se for necessário mais tempo, a IFC entrará em contato com o solicitador e explicará os motivos do atraso e, se possível, indicará um prazo estimado para sua resposta. Em sua resposta a uma solicitação, a IFC fornecerá a totalidade ou parte das informações solicitadas ou explicará por que a solicitação foi prorrogada ou negada, no todo ou em parte. Se a IFC receber várias solicitações da mesma informação, a IFC pode publicar a resposta em seu website em vez de responder a cada solicitação individual.

31. Se o solicitador considerar que uma solicitação de informações à IFC foi negada sem motivo, ou que essa Política tem sido incorretamente interpretada, poderá enviar uma reclamação ao Consultor em Política de Divulgação, que reporta diretamente ao Vice-Presidente Executivo da IFC. O Consultor em Política de Divulgação avaliará a reclamação e fará o possível para responder ao solicitador no prazo de 30 dias úteis contados a partir da data de recebimento da reclamação, salvo se for necessário tempo adicional em virtude da abrangência ou complexidade da reclamação. O Consultor em Política de Divulgação orientará o solicitador e a IFC sobre suas conclusões por escrito e explicará os motivos de tais conclusões. A avaliação do Consultor em Política de Divulgação indicará se a informação solicitada se enquadra no escopo do parágrafo 8 desta Política e, se for o caso, se a IFC tem uma base razoável para determinar que há uma razão premente para não divulgar tais informações nos termos do parágrafo 9. A autoridade do Consultor em Política de Divulgação não se estende ao parágrafo 10, cuja aplicação fica a critério exclusivo da alta direção da IFC, nem às reclamações das pessoas afetadas por projetos financiados pela IFC e que são objeto de consideração por parte do CAO, conforme descrito no parágrafo 25 (“Relatórios do CAO”).

13

As informações mantidas pela IFC, fornecidas ou preparadas por outra instituição membro do Grupo Banco Mundial, estão sujeitas à política dessa instituição no que diz respeito à divulgação de informações. A IFC encaminhará os solicitadores a essa outra instituição, se for pertinente.

(18)

Política sobre Divulgação de

Informação

Durante a realização da avaliação, o Consultor em Política de Divulgação pode, se considerar necessário ou apropriado, consultar terceiros incluindo o cliente da IFC.

32. Um solicitador que receber uma decisão negativa do Consultor em Política de Divulgação pode apelar para o Painel de Apelação de Divulgação independente14

33. As apelações devem ser enviadas à Unidade de Relações Corporativas da IFC por meio de seu website em

no prazo de 30 dias úteis constados a partir da data da decisão do Consultor em Política de Divulgação. O Painel de Apelação de Divulgação só considerará as apelações quando o solicitador tiver estabelecido um caso prima facie indicando que a IFC não teve uma razão premente para não divulgar a informação nos termos do parágrafo 9 e o escopo de sua avaliação terá os mesmos limites da avaliação do Consultor em Política de Divulgação estabelecidos no parágrafo 35. O Painel de Apelação de Divulgação fará o possível para responder ao solicitador no prazo de dentro de [90] dias contados a partir da data de recebimento da apelação, salvo se for necessário um tempo adicional em virtude da abrangência ou complexidade da apelação. O Painel de Apelação de Divulgação manterá ou reverterá a decisão do Consultor em Política de Divulgação. A decisão do Painel de Apelação de Divulgação será a decisão final.

www.ifc.org/contacts, e pelos endereços de e-mail aqui fornecidos, pelo telefone +1 (202) 476-3800, por fax +1 (202) 974-4384 ou por correio no endereço 2121 Pennsylvania Avenue, N.W., Washington, D.C., 20433, USA.

SEÇÃO V. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

34. A Unidade de Relações Corporativas da IFC monitorará e reportará de forma contínua à alta direção da IFC sobre a implementação desta Política, incluindo os tipos de informação que estão sendo solicitados ou acessados pelo público e a receptividade geral do pessoal da IFC às solicitações de informações. Além disso, após um prazo não superior a cinco anos, contado a partir da data em vigor desta Política, a IFC fará uma avaliação geral da implementação desta Política e de sua eficácia contínua no cumprimento do compromisso da IFC com a transparência e a responsabilização.

14

O Painel de Apelação de Divulgação abrange três peritos externos sobre [acesso a informações em um cenário comercial]. Os membros do Painel de Apelação de Divulgação são indicados pelo Vice-Presidente Executivo da IFC e endossados pela Diretoria Executiva da IFC.

Referências

Documentos relacionados

importância para a minha vida acadêmica, pois, observei as atitudes dos alunos em sala de aula, a postura do professor diante das diversas situações como também suas

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

No que respeita à avaliação individual de desempenho, identifica-se a preocupação em que esta esteja diretamente ligada à atribuição de recompensas, apesar de até ao momento

A avaliação para pontuação de Curriculum Lattes será efetuada com base em quadro de pontuação (ANEXO II) determinada pela comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação

O biogás gerado no tratamento de águas residuárias de suinocultura, quando reaproveitado como fonte energética, necessita passar por processos de purificação

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Para atender a esse objetivo, foi realizado o levantamento de informações fitogeográficas e florísticas da vegetação do Parque; a identificação de 30 elementos arbóreos