• Nenhum resultado encontrado

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO

30 31

Palavra da Direção

OUTUBRO/ 2016

OUTUBRO, mês das mais importantes comemorações do ano para todos os que fazem a grande FAMÍLIA APOIO. Mantenham-se informados e participem, pois a presença de vocês dará um sentido muito especial a todas elas.

Felizes com a expressiva quantidade de familiares que renovaram os seus vínculos com o colégio ( o maior percentual dos últimos anos), iniciamos este mês festivo com as alegres e prazerosas comemorações do Dia das Crianças, seguidas pelas homenagens ao SOP, professores(as) e funcionários(as), nossos especiais colaboradores e protagonistas, junto aos alunos, de um belíssimo trabalho de formação pessoal e social e de propostas pedagógicas consistentes, inovadoras e instigantes, que favorecem, não só uma aprendizagem globalizante, como a construção gradativa da autonomia intelectual.

Como o dia 15/10 cairá num sábado, não haverá aula em todas as escolas do estado, na segunda-feira, 17/10, definição dos Sindicatos dos Professores e dos Trabalhadores em Educação. Para encerrar o mês, teremos a comemoração dos 32 anos de fundação do colégio, que se iniciará no dia 28/10, com as alegres e afetuosas homenagens das crianças da Educação Infantil e culminará no dia 05/11, com a abertura do evento Cultural APOIO ARTICULANDO- Artes Visuais, Literatura, Teatro, Dança e Música dos Ciclos 2,3,4 e 5 (Ensino Fundamental) e Classes Integradas. Nosso desejo era fazer essa comemoração no dia 29/10, mas em função de sermos local de votação, o colégio tem que ficar fechado na véspera da votação para o 2º turno na nossa cidade.

O dia 5/11, portanto, será um dia inteiro dedicado à apreciação das maravilhosas produções artísticas dos nossos alunos do Ensino Fundamental. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de celebrarmos mais um ano desse nosso diferenciado projeto educacional. Aguardem convites para essas comemorações e venham vibrar conosco e com seus filhos.

Agradecemos os valiosos retornos de muitos de vocês ao trabalho desenvolvido na II etapa, em forma de validações ou críticas construtivas, expressas, tanto oralmente, durante os plantões pedagógicos ou por escrito. Solicitamos a quem ainda não nos 2- HOMENAGENS A QUEM MERECE

VALOR E RECONHECIMENTO. Parabenizamos todos(as) os(as) integrantes do SOP, professores(as) e funcionários(as) pelo seu dia(15/10) 1-COMEMORAÇÕES DO DIA DAS CRIANÇAS.

Momentos de pura alegria e divertimento.

COLÉGIO APOIO 32 ANOS - 30/10 Comemorações especiais:

28/10- Alunos do ciclo 1

05/11- Alunos dos ciclos 2,3,4 e 5, e Classes Integradas com o Evento cultural: APOIO ARTICULANDO- Artes Visuais, Teatro, Música, Literatura e Dança.

Participem e celebrem conosco mais um aniversário do colégio.

VÍNCULOS RENOVADOS... Confiança no projeto APOIO reafirmada!

Observem orientações nesta circular para o Processo de Matrícula e aguardem neste mês divulgação do Edital com os novos valores de anuidade para 2017.

Período de Convivência e de

Sondagem para futuros alunos

APOIO- Dias 19, 20 e 21 de outubro.

(inclusive para os irmãos de atuais alunos).

A nossa equipe acolherá todos com o carinho, que é tão nosso.

(2)

Também neste mês, intensificaremos os atendimentos individuais aos familiares responsáveis pelos futuros alunos APOIO, já iniciados no mês passado, e realizaremos o Período de Convivência para candidatos às turmas do Infantil 4 ao 9º ano, nos dias 19, 20 e 21/10, no turno da tarde. Tem sido gratificante constatar o aumento da procura de vagas para as diversas classes, reflexo de todo o sério e competente investimento de nossa equipe no sentido de assegurar os diferenciais do nosso projeto pedagógico, que será ainda mais enriquecido com as novidades que planejamos para 2017, a seguir apresentadas como um presente para todos nós, nesse mês festivo:

1 - Oferta do HORÁRIO INTEGRAL (tempo complementar) para alunos do Infantil 1 ao 4º ano, nos

turnos da manhã e da tarde, num novo espaço, junto ao colégio, só para o INTEGRAL. Os interessados devem fazer a inscrição dos filhos na Secretaria, ao longo deste mês e no início de novembro, antes da matrícula para 2017, teremos uma reunião para detalhamento do Projeto e divulgação do valor da mensalidade. GRANDE CONQUISTA!

2 - Jornada ampliada semanal para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano).

6ºs e 7ºs Anos - 1 dia da semana no contra turno, com aulas de: Filosofia alternando com Yoga, Educação Financeira alternando com Matemática, Música, Práticas de Leitura e Escrita.

8ºs e 9ºs Anos - 2 dias da semana no contra turno, com aulas de: Yoga, Metodologia Científica, duas aulas de Atividades Práticas de Ciências, Educação Financeira alternando com Matemática, Práticas de Leitura e Escrita, Música.

3 - Implantação do Ambiente Google no colégio para alunos do Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2.

Em Educação, a empresa Google oferece tecnologia, para que educadores e alunos encontrem diferentes espaços para ensinar e aprender.

O Google na sala de aula... Uma proposta colaborativa e interativa para os alunos e professores.

O ambiente Google foi criado para facilitar a comunicação da turma, acompanhar o progresso dos alunos e permitir que professores e alunos atinjam resultados melhores e juntos.

4 - Construção de uma sala Google específica para os adolescentes. Um espaço interativo,

tecnológico e atrativo, onde os alunos poderão realizar significativas vivências e trocas.

5 - Aquisição e disponibilização para os alunos de ChromeBooks (Os Chromebooks são fornecidos com suporte, gerenciamento e acesso integrado ao Google Apps e a conteúdos educacionais.).

Leiam atentamente as informações a seguir e o nosso jornal interativo INFORMAPOIO, a ser distribuído nos próximos dias, e, também, acessem o nosso site WWW.colegioapoio.net e a fanpage: Colégio Apoio do Recife, para se manterem bem informados sobre o que acontece/acontecerá no colégio. Já em clima de festa, enviamos a todos o nosso abraço

(3)

OUTUBRO para homenagear... OUTUBRO para brincar... OUTUBRO para brindar....

Que venha OUTUBRO !!!

No mês de OUTUBRO, as mais especiais comemorações do ano encherão de alegria e carinho todos os ambientes do colégio.

Surpresas, mimos e brincadeiras estarão presentes no nosso cotidiano escolar, contagiando todos que aqui convivem, ensinam e aprendem. Aguardem!

Agendem esses importantes momentos!

Dia 03/10 – Momentos de muita aprendizagem com a dentista Ana Carolina Lemos, nos quais os alunos

do Ciclo 1 da manhã terão oportunidade de aprender mais sobre Saúde Bucal (estamos ainda organizando a data para o Ciclo 1 da tarde).

Dias 10/10 e 11/10 – Muita alegria e fantasia, nas vivências organizadas para homenagear nossas

crianças pelo seu dia (12/10). Aguardem bilhete específico sobre esses dias.

Dia 14/10 – Bom- Dia / Boa -Tarde especiais em homenagem as nossas professoras e nossos

funcionários pelo seu dia.

De19/10 até 21/10 – Período de Convivência para futuros alunos do Infantil 4 e 1º ano :14h às 17h30. Dia 28/10 – Comemorações internas dos alunos pelos 32 anos do Colégio (momentos de Bom - Dia e

Boa - Tarde). Aguardem bilhete específico sobre esses momentos.

Dia 28/10 – Reunião Pedagógica para estudo e planejamento com as professoras e SOP (conforme

informado no nosso Regulamento Interno). Haverá aula somente até as 10h para as turmas do Maternal ao Infantil 2 (turno manhã) e até às 16h para as turmas do Maternal ao Infantil 4 (turno tarde). As crianças que não puderem sair nesse horário (em função da impossibilidade dos pais e portadores), permanecerão no colégio, sob a supervisão das funcionárias.

*Agradecemos a presença marcante de vocês na nossa reunião para entrega das fichas avaliativas referentes a II etapa de trabalho e aguardamos, o mais breve possível, as suas importantes devolutivas. *Continuaremos contando com sua parceria no envio de materiais para o enriquecimento dos projetos interdisciplinares, da área de Natureza e Sociedade, de cada série:

Infantil 1 – Aprendendo mais sobre os Animais.

Infantil 2 – Descobrindo e conhecendo mais sobre os animais marinhos. Infantil 3 – Fique por dentro do corpo!

Infantil 4 – Vida no jardim: bichos e plantas.

A síntese desses projetos e as metas de cada área do conhecimento já foram encaminhadas para as famílias.

Com os pequeninos do Maternal não desenvolvemos projetos, mas, sim, temas bem próximos dos interesses da faixa etária e que permitam a articulação das propostas, essencialmente lúdicas e interativas que apresentaremos a eles.

(4)

“Toda criança no mundo Deve ser bem protegida Contra os rigores do tempo

Contra os rigores da vida. [...]

Mas criança também tem O direito de sorrir. Correr na beira do mar,

Ter lápis de colorir...”

Ruth Rocha

Chegamos ao mês de outubro relembrando a alegria de ser criança! Alegria de se sentir amada, cuidada, protegida... além de desafiada a novas conquistas a cada dia.

No mês em que comemoramos o dia do professor, profissional que merece todo respeito e agradecimento pelo seu papel fundamental na formação dos nossos estudantes, também comemoramos o aniversário do nosso colégio. Nesse mês de datas tão importantes, todos nós, juntos, renovamos o compromisso, a responsabilidade e a grande alegria de ser APOIO no crescimento de cada uma de nossas crianças.

Dia 03/10 – Plantão Pedagógico –1os anos C e D – 16h30 às 17h20 – atendimentos individuais; das 17h20 às 18h – momento coletivo pais e professoras (como já foi divulgado no comunicado do mês de setembro).

Dia 06/10 – Plantões Pedagógicos – 2os anos e 3ºs anos.

MANHÃ – 2º B e 3º A– 7h30 às 8h – Momento coletivo com pais/mães e professora.

8h às 9h30 – Atendimentos individuais (aquelas famílias que desejarem atendimento, favor enviarem solicitação na agenda).

2º A e 3º B – 10h às 11h30 – Atendimentos individuais (aquelas famílias que desejarem

atendimento, favor enviarem solicitação na agenda).11h30 às 12h – Momento coletivo com pais/mães e professora.

TARDE – 2º C e 3º D–13h30 às 14h - Momento coletivo com pais/mães e professora.

14h às 15h30 – Atendimentos individuais (aquelas famílias que desejarem atendimento, favor enviarem solicitação na agenda).

2º D e 3º C –16h às 17h30–Atendimentos individuais (aquelas famílias que desejarem

atendimento, favor enviarem solicitação na agenda).17h30 às 18h- Momento coletivo com pais/mães e professora.

Dia 07/10 – Bom-Dia/ Boa-Tarde – Clínica MOVIDA – trabalho sobre postura corporal. Dia 11/10 – Comemorações do Dia das Crianças

Dia 14/10 – Homenagem aos Professores e Funcionários no Colégio, pelos alunos, SOP e Direção, nos

horários de entrada de cada turno.

De 19 a 21/10 – Período de Convivência para futuros alunos

Dia 21/10 – Bom-Dia/Boa-Tarde – 2os anos – Dia Mundial da Alimentação

Dia 22/10 – Jogos Internos – 1º ano. Aguardem horários e orientações. Dia 05/11 – Abertura do Articulando de Artes e Literatura- Aguardem convite

8h30- Ciclo 2- manhã 10h30- Ciclo 2- tarde

Solicitamos a todos que nos enviem a análise da avaliação da II etapa de trabalho até o dia 10/10. A contribuição de vocês é muito importante para o redimensionamento do nosso trabalho.

(5)

“Se criança governasse o mundo, o tempo todo ia ter um trem pronto para partir: o Japão é logo ali. Pra Rússia são dois minutos.

Até a Lua, um pouco mais. Seria a coisa mais fácil ter um castelo à beira-mar”.

Marcelo Xavier

Outubro vem com esse desejo de imaginar, criar e de celebrar a vida, com muita alegria e vibração. Iniciamos o mês homenageando as nossas crianças, que enchem o espaço escolar de cor, afetividade e vontade de descobrir coisas novas. Período, também, em que agradecemos aos nossos professores e funcionários pela dedicação e por tornarem os sonhos possíveis.

E para que tudo fique ainda mais especial, festejamos o aniversário do nosso colégio, espaço de aprendizagens significativas, acolhimento e cuidado com o ser humano.

Dia 03/10 – Bom-Dia e Boa-Tarde – Apresentação eletrônica da história “Ser Criança”, de Tatiana

Belinky. Depois, compartilharemos as novidades que serão vividas ao longo desse mês tão festivo e especial.

Dia 10/10 – Bom-Dia e Boa-Tarde – Trabalho sobre postura corporal com a equipe da Clínica Movida. Dia 11/10 – Bom-Dia e Boa-Tarde - Brincadeiras e mágicas com o professor de Inglês Markinhos e seu

boneco Bibi.

Dia 13/10 – Homenagem às crianças do Ciclo 3 com muita vibração – Um dia diferente e cheio de

alegria! Aguardem comunicado!

Dia 14/10 – Homenagem aos(às) professores(as) e funcionários(as) no Colégio, pelos(as)

alunos(as), SOP e Direção.

Dias 19, 20 e 21/11 – Período de Convivência para futuros alunos. Horário: 14h às 17h30. Dia 24/10 – Bom-Dia e Boa-Tarde com as professoras dos 5°ˢ anos. Apresentação eletrônica da

música Apoio, de Carlos Alberto Barreto, com desenhos e participação das crianças. .

Dia 31/10 – Bom-Dia e Boa-Tarde – Dia Nacional do Livro (29/10). Histórias contadas pelas professoras

dos 4°ˢ anos.

Dia 05/11 – Abertura do Articulando de Artes e Literatura. Aguardem convite!

Nesse mês de Outubro, queremos declarar o nosso amor pelo Colégio Apoio.

Uma escola que vem fazendo a diferença e sendo referência para todos os que fazem parte dessa grande família.

Nada melhor do que comemorar essa data com a casa repleta de arte, teatro, literatura e música- O nosso Articulando!

(6)

De 08 a 12/10 – Participação dos alunos na MNR e CoSpace – Competição virtual de Robótica. Local:

Shopping Rio Mar.

Dia 14/10 – Homenagem aos Professores e Funcionários no Colégio, pelos alunos, SOP e Direção, nos

horários de entrada de cada turno.

Dia 18/10 – Encontro musical para os alunos da 1ª Eucaristia (ensaio). Horário: De 12h30 às 13h25; Dia 22/10 – Encontro de formação para os alunos da 1ª Eucaristia. Horário: De 09h às 12h;

De 19 a 21/10 – Período de Convivência para futuros alunos. Horário: 13h20 às 17h45;

Dia 26/10 – Reunião de professores do 6º ao 9º ano – manhã. Nesse dia, as aulas encerrarão às 10h; Dia 27/10 – Reunião de professores do 6º ao 9º ano – Tarde. Nesse dia, as aulas encerrarão às 16h; Dia 05/11 – Abertura do Articulando de Artes e Literatura e homenagens ao colégio pelo seu

aniversário. Horário: 17h30

CLASSES INTEGRADAS

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...”

(Rubem Alves) Outubro mês de muitas homenagens... Dia dos Professores e funcionários, Aniversário do Colégio, Semana da Criança... Celebrar com alegria e carinho os nossos professores e funcionários e o nosso Colégio, espaço de construção e de muito significado para todos (as) nós...VIVA!

Reunião de Pais da Classe Integrada da Manhã: 19/10: 11h. Reunião de Pais da Classe Integrada da Tarde: 19/10: 13h30.

Aguardamos todos os pais para trocarmos informações importantes sobre o nosso encerramento, como: último dia de aula, nosso coquetel, viagem de despedida, fotolivro e sobre sentimentos acerca do futuro próximo.

DATAS IMPORTANTES PARA TODOS

Dia 08/10 – Formação de Professores para a implantação da plataforma Google. Dia 12/10 – Feriado – Nossa Senhora Aparecida

Dia 14/10 – Dia de homenagens aos Professores e Funcionários Dia 15/10 – Dia dos Professores e dos Funcionários

Dia 17/10 – Feriado pelo Dia dos Professores e Funcionários

Dias 19, 20 e 21/10 – Período de Convivência (Adaptação e Sondagem) para futuros alunos Dia 30/10 – Aniversário de Fundação do Colégio

(7)

UNIFORME

A Atriviis, empresa responsável pela venda do uniforme do Colégio, estará atendendo às famílias no dia 07 de Outubro, no Galpão dos Ciclos 3, 4 e 5, das 10h às 14h.

FEIRA DE ORGÂNICOS

Será realizada no dia 26/10 (quarta-feira), a partir das 6h30 min. PARTICIPEM e cuidem da saúde de sua família!

ATIVIDADES EXTRAS

Solicitamos aos pais dos(as) alunos(as) que desejam realizar o cancelamento da inscrição nas escolinhas, que procurem o setor responsável (Marceline) para realizarem o procedimento correto, evitando a cobrança de mensalidades corrigidas e favorecendo aos demais alunos, que têm interesse, participarem destas atividades.

DANÇA POPULAR XXI Festidança Brasílica

Data: 16 de outubro de 2016.

Local: Teatro Guararapes / Centro de Convenções de Pernambuco. Hora: 16h30min.

IMPORTANTE:

 O (a) aluno (a) deverá chegar ao teatro às 16h já vestido (a) com seu figurino.

 Os ingressos estarão à venda na escola com Marceline até o dia 14 de outubro.

 Valor: R$ 50,00 (cinquenta reais) inteira, R$ 25,00 (vinte e cinco reais) estudante/idoso.

 NÃO HAVERÁ BILHETERIA NO LOCAL. Cada aluno (a) terá direito a dois ingressos gratuitamente e os receberá junto com seu figurino.

GINÁSTICA RÍTMICA

Festival de Ginástica Rítmica do Colégio Salesiano

Data: 08 de outubro de 2016

Local: Quadra Dom Bosco do Colégio Salesiano Horário: 8h – Concentração / 8h30 – Início do Festival

Festival de Ginástica do Colégio Auxiliadora

Data: 28 de outubro de 2016 Local: Colégio Auxiliadora Horário: 19h

TRÂNSITO

A organização do trânsito na frente do colégio depende da colaboração e respeito de toda a nossa comunidade. Cada um(a) deve fazer a sua parte. Para isso, é indispensável:

 Evitar estacionar em locais proibidos.

 Respeitar a faixa de pedestres.

 Evitar buzinar excessivamente.

 Não parar o veículo e descer dele quando utilizar a faixa rápida de embarque e desembarque. Lamentamos que motoristas continuam não atendendo a essa solicitação e reforçamos nosso apelo nesse sentido.

 Não parar em fila dupla.

Obs.: Esperamos que com o uso dos cones e com a boa orientação do pessoal da Klaus Costa,

(8)

sustentabilidade em nossas vidas. Continuamos com nossas ações e convidamos todos a delas participarem, como cidadãos comprometidos com o bem comum.

- COMPARTILHE O BEM: PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA (doação de kits de higiene que recebemos em hotéis ou em viagens aéreas). Todos os itens arrecadados são doados a moradores de rua da cidade do Recife.

- COLETA DE VIDROS PARA O BANCO DE LEITE DO IMIP – ponto de coleta – Galpão do Ciclo 2 - COLETA DE ÓLEO USADO – Galpões dos Ciclos 1, 2, 3, 4 e 5 (em caso de dúvida, procurar os

auxiliares gerais dos ciclos: Carmem – ciclo 1, Miriam – Ciclo 2, Pedro/Regiane/Patrícia – Ciclos 3, 4 e 5 - COLETA DE BATERIAS/PILHAS, ARMAÇÕES DE ÓCULOS E CARTUCHOS – coletor na entrada que dá acesso à secretaria.

TODO O MATERIAL É ENVIADO PARA OS LOCAIS/EMPRESAS QUE REALIZAM O DESTINO CORRETO.

PARCERIAS

 Os alunos do Colégio Apoio que desejarem se matricular na VIA ÁGUA CLUB, serão isentos da matrícula (novos alunos).

 ACADEMIA CARLSON MORAES - Judô (3427-2587): Os alunos do Colégio Apoio têm 5% de desconto na mensalidade.

 Vanity - Saúde & Estética:

Natação Infantil - 10% de desconto na mensalidade para os alunos Apoio. Funcional Kids - 10% de desconto na mensalidade (a partir de 5 crianças)

REUNIÃO DO SETOR ADMINISTRATIVO

No dia 18/10, das 14h às 16h, haverá a reunião mensal do Setor Administrativo. A Secretaria não funcionará nesse horário.

PAGAMENTOS E COMPROMISSOS

Esperamos que os pais ainda em débito com o pagamento da taxa de materiais e eventos do II Semestre, vencido em junho, saldem esse compromisso com o colégio, a fim de que possamos viabilizar os nossos projetos, conforme planejado.

O pagamento da mensalidade de outubro deverá ser efetuado, mediante boleto, em qualquer rede bancária, até o dia 05/10. A taxa de lanche mensal da Educação Infantil e 1º ano, deverá, também, ser paga até o dia 05/10, na Secretaria.

IMPORTANTE!

A família que desejar trazer os irmãos, em 2018, necessitará comparecer na secretaria do colégio, até o dia 20 de dezembro de 2016, para registrar o seu pleito, preenchendo os dados do futuro aluno.

SECRETARIA - Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. De segunda a quinta-feira, das 13h30 às 18h. Na sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Referências

Documentos relacionados

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 1988.. Sendo assim, o Brasil, vêm se aprimorando no sentido de oferecer

Como mostrado na Fig.14 A (linhas 1 e 2) telômeros de formas amastigotas são mais curtos que os de formas promastigotas originadas do mesmo ciclo de desenvolvimento, assim

A amostra foi composta por uma divisão do grupo de10 atletas que apresentaram dor na coluna lombar e um grupo de 10 atletas que não apresentavam queixas de

Observou-se que 20% das mulheres apresentaram um desvio da linha Espondiléia para a direita por possuírem valores do ÂLE inferior a 178,09º, sugerindo uma

A utilização de uma única escola e a amostra investigada são limitações que, embora não permitem inferências estatísticas para além da população estudada,

 Comprovação de experiência profissional, conforme disposto no item 6.7 deste edital  Currículo Lattes. Somente o título de maior valor entre os listados do item 6.5, alínea

Comprovação de experiência profissional, conforme disposto no item 6.7 deste edital Currículo Lattes. Somente o título de maior valor entre os listados do item 6.5, alínea a,

6.1. A classificação preliminar, por ordem decrescente de pontos, será divulgada no site: