• Nenhum resultado encontrado

A Relação do comprimento do músculo Iliopsoas em algias lombares.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Relação do comprimento do músculo Iliopsoas em algias lombares."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

A Relação do comprimento do músculo Iliopsoas em algias

lombares

.

Maria Cristina Salimena Alexandre Paixão de Moraes Rachel de Farias Abreu Laila Lucia da Silva Melo Átila de Araújo Adriana Almeida de Souza

Resumo –

O músculo iliopsoas origina-se nas vértebras lombares e sua ação visa reforçar a lordose lombar. Os músculos flexores do quadril tem importante função nas atividades que envolvem a marcha, trocas posturais, reações de equilíbrio e outras estratégias de controle postural. Em situações de encurtamento dessa musculatura, haverá uma alteração contínua da pelve, promovendo o desalinhamento desse segmento, podendo resultar em problemas posturais, alterações na marcha, dores articulares e musculares. Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi determinadopela relação do músculo iliopsoas em pessoas com algias. Materiais e Métodos: Trata-se de um ensaio clínico com atletas do sexo masculino, com um grupo dom dor lombar e outro grupo sem dor lombar, através da realização do Teste Retracional de Thomas. Resultados: Participaram do estudo 20 atletas que foram divididos em dois grupos. A maioria dos participantes dos dois grupos apresentaram encurtamento do músculo iliopsoas. Conclusão: Não foi possível obter uma relação significativa em relação ao comprimento do músculo iliopsoas em algias lombares, sendo necessário novos estudos para essa confirmação. Palavras chaves: iliopsoas, dor, lombar.

(2)

I – Introdução

O músculo iliopsoas é o mais potente entre os flexores do quadril, tendo sua origem na 12ª vértebra torácica e se inserindo no trocânter menor do fêmur. Além de sua ação flexora ele auxilia na adução, rotação lateral do quadril e atua na rotação lateral da coluna vertebral como também na flexão do tronco. Os músculos flexores do quadril tem importante função nas atividades que envolvem a marcha, trocas posturais, reações de equilíbrio e outras estratégias de controle postural. Em situações de encurtamento dessa musculatura, haverá uma alteração contínua da pelve, promovendo o desalinhamento desse segmento, podendo resultar em problemas posturais, alterações na marcha, dores articulares e musculares. (1,2)

A postura adequada resume-se no equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte contra lesões ou deformidades, indivíduos com desequilíbrios musculares apresentam maior tensão nessas estruturas e podem desenvolver condições de dor, desconfortos e incapacidade. A musculatura que atua ao redor da articulação do quadril, controlando a inclinação pélvica anterior e posterior, é um ponto que com frequência sofre desequilíbrios musculares.(3)

As algias da coluna lombar acometem cerca de 60% a 90% da população, levando a incapacidades momentâneas ou crônicas de produtividade, interferindo na qualidade de vida de modo geral. Esta pode acontecer através de pressões incomuns sobre os músculos e os ligamentos que suportam a coluna vertebral. As atividades físicas comuns no dia a dia podem levar à dor na coluna, quando a musculatura encontra-se não alongada e com os músculos paravertebrais e abdominais fracos. Torna-se impossível a

estes músculos apoiarem adequadamente a coluna.( 4,5)

Baseado na pouca literatura disponível faz-se necessário maiores estudos para uma análise criteriosa, incluindo o teste de Thomas para que seja possível observar a relação do comprimento do psoas ilíaco em algias lombares.

(3)

1.1 Anatomia

O músculo psoas maior origina-se na superfície anterior do processo transverso,na borda lateral dos corpos vertebrais de T12 a L5 e se insere no trocânter menor do fêmur em curta distância abaixo da borda medial do seu eixo. Em 70% das pessoas, o psoas maior é uma única estrutura; no entanto, em 30% da população há um músculo psoas menor, que se une anteriormente ao psoas maior, seguindo o seu trajeto. Interiormente a pelve, o músculo ilíaco se une ao psoas, para formar o iliopsoas. Ao longo seu trajeto, tem íntima relação com outras estruturas, como o músculo quadrado lombar, a articulação sacro-ilíaca, o quadril, o ligamento inguinal e o triângulo femoral, além dos nervos femoral e cutâneo lateral da coxa. Atuando superiormente com o músculo ilíaco, o psoas faz a flexão da coxa; inferiormente, por si só, faz a rotação lateral da coluna vertebral e inferiormente com seus auxiliares e os músculos ilíacos flexionam o tronco. A principal função do músculo psoas ilíaco é a flexão do quadril. Ele ainda desempenha importante na manutenção da postura ereta. (6,2)

A coluna lombar é composta por cinco vértebras que articulam entre si e com a coluna torácica e o sacro, permitindo os movimentos de flexão, extensão, inclinação e rotação do tronco. A coluna lombar possui uma curvatura anterior fisiológica, denominada de lordose; a linha da força de gravidade cruza não só esta curvatura como também a cifose torácica e a lordose cervical, devendo manter-se equilibradas anterior e posteriormente a esta linha. O desvio de uma pode desequilibrar as demais como compensação.

Um dos músculos envolvidos na disfunção do movimento da coluna lombar é opsoas ilíaco. As alterações causadas pela prática incorreta de exercícios físicos podem causar disfunções ou agravar uma já existente,

consequentemente provocar sintomas de dores. (7,4)

(4)

A dor na coluna lombar, é um sintoma presente nas alterações músculo – esqueléticas da região lombar que começa como resultado de uma postura precipitada, movimento ou atividade. É geralmente exacerbada em posturas de sustentação sentada ou inclinação de tronco para frente pois ocorre um desarranjo interno da articulação intervertebral e os movimentos articulares podem se tornar difíceis em algumas direções. Em todo o mundo, cerca de 80% das pessoas apresentarão dores na região lombar em alguma fase da vida.(8)

A coluna vertebral por possuir extrema flexibilidadeé estável, uma vez que depende de ligamentos e músculos que mantém esta estrutura esquelética articulada às unidades ósseas. O músculo iliopsoas por origina-se nas vértebras lombares, sua ação visa reforçar a lordose lombar, particularmente no início da contração partindo da posição em extensão do quadril e executa também uma báscula anterior da pelve nas articulações de quadril. O alongamento inadequado pode ser a maior causa desse encurtamento, mas também uma pelve desestabilizada pode influenciar, além disso, os músculos abdominais que são importantes estabilizadores da flexão de quadril; se essa musculatura estiver enfraquecida ou sua ativação for reduzida pode desencadear a hiperlordose, já que o iliopsoas fica contraído e é um potente músculo. A flexibilidade limitada do quadril e da coluna lombar pode predispor os indivíduos ao desenvolvimento da lombalgia, um problema que gera incapacidade, sendo a principal causa de afastamentos no trabalho. O músculo iliopsoas, por meio de sua ação sinergista, promove estabilização deste segmento, sendo responsável pela manutenção da postura.

A disfunção do movimento pode provocar desequilíbrios musculares, quando os músculos permanecem constantemente encurtados ou alongados um em relação ao outro. Alterações no comprimento do músculo iliopsoas (tamanho longitudinal do músculo) podem comprometer o bom funcionamento do corpo humano e resultar no aparecimento de diversas patologias, como hiperlordose lombar. (9,6,5)

(5)

Faz-se necessária a realização do teste de Thomas para devida confirmação de encurtamento do músculo iliopsoas, sendo usado para se verificar se há contratura em flexão do quadril. No quadril é muito comum a pelve movimentar- se quando se testa a movimentação. Um indivíduo desatento pode interpretar movimentos pélvicos como originários do quadril. Patologias intra-articulares ou na vizinhança do quadril, frequentemente, desencadeiam uma resposta reflexa antálgica no quadril que fica em semi-flexão. Geralmente, esta atitude não é percebida porque é compensada pela inclinação da pelve. A manobra de Thomas consiste na eliminação da atitude compensatória da pelve, para se observar a posição real do quadril. O paciente é colocado deitado. Faz-se flexão de ambos os quadris. Com isto desfaz- se a inclinação pélvica. Mantém se o quadril normal em flexão máxima para segurar a pelve e, vagarosamente estende-se o quadril que se quer testar. Quando há contratura em flexão o quadril não estende completamente e o ângulo formado entre a face posterior da coxa e o plano da mesa de exame corresponde à contratura em flexão existente. A hiperlordose compensatória é desfeita com a hiperflexão do quadril e contralateral e a contratura em flexão do quadril que se quer examinar. Pode ser quantificada calculando-se o ângulo formado entre a coxa e a superfície de exame. Entretanto, a disfunção do movimento pode provocar desequilíbrios musculares, quando os músculos permanecem constantemente encurtados ou alongados um em relação ao outro. Alterações no comprimento do músculo iliopsoas, um em relação ao outro, podem alterar o

comportamento e agradável funcionamento do corpo humano. (10,7,6)

II- Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo de ensaio clínico, realizado na Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO na Clínica Escola. A população do estudo compreendeu atletas do sexo masculino, sendo a coleta de dados realizada por um fisioterapeuta devidamente treinado, no período de janeiro de 2013 a junho de 2013. Sendo encontrado um número total de 20 atletas ,que tivesse a idade entre 16 e 25 anos; apresentasse um nível de compreensão suficiente que possibilitasse a realização do teste; e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido antes da admissão no experimento.

(6)

Optou-se pela realização dos procedimentos apenas no músculo iliopsoas esquerdo, como forma de padronização. Os responsáveis pela pesquisa receberam os atletas voluntários em local, dia e hora marcados.

A amostra foi composta por uma divisão do grupo de10 atletas que apresentaram dor na coluna lombar e um grupo de 10 atletas que não apresentavam queixas de dor na coluna lombar, sendo assim foi relacionado o encurtamento do músculo iliopsoas devido a realização e confirmação pelo teste de Thomas em Algias Lombares.

Foram excluídos da pesquisa quem tivesse discopatias; apresentasse qualquer tipo de doença ou limitação física que impedisse a realização do exercício; quem tivesse se submetido à cirurgias prévias do quadril e/ou coluna lombar.

Os atletas compareceram a um espaço físico adequado com roupa apropriada para avaliação (short). O trabalho foi desenvolvido em um laboratório na própria instituição, o qual possui os materiais necessários como maca da marca(Divã) para que possibilitasse ao paciente em decúbito dorsal, a mensuração do encurtamento do músculo iliopsoas pelo teste de Thomas , e espaço suficiente para realização dos procedimentos.

O trabalho foi realizado da seguinte forma:

O Teste de Thomas, o indivíduo posicionou-se em decúbito dorsal sobre uma maca, com a pelve em posição neutra e com os joelhos na borda da maca. O examinador flexionou ambos os joelhos na direção do tórax do paciente, permitindo que a coluna lombar ficasse plana em relação à superfície, proporcionando um correto alinhamento da pelve. A perna que estava sendo testada (esquerda) foi abaixada em direção à maca enquanto o indivíduo mantinha a outra perna em flexão máxima.

Considerou-se encurtamento do músculo iliopsoas qualquer angulação (compensação muscular) observada entre a maca e o membro (esquerdo) que estava sendo avaliado.

(7)

III – Resultados

Compareceram ao local da pesquisa os 20 atletas, e assim foram distribuídosem dois grupos, sendo cada grupo composto por dez indivíduos. A média da idade foi de 16 a 25 anos do sexo masculino.A média apresentada pelo encurtamento do músculo iliopsoas nos indivíduos com dor lombar (FIGURA 1) foi de 8 pessoas, e 2 não apresentaram encurtamento.

E o grupo sem dor lombar (FIGURA 2), 3 indivíduos não apresentaram encurtamento do músculo iliopsoas , enquanto em 7 indivíduos foi possível constatar o encurtamento do músculo .

(8)

Dos 20 indivíduos testado nos 2 grupos com dor lombar e sem dor lombar (FIGURA 3) 75 % dos indivíduos apresentaram encurtamento do músculo iliopsoas e 25% não apresentaram .

(9)

De acordo comSarraf, T. et al.(2005),(7,8,9,10) é consenso na literatura que o músculo iliopsoas é o flexor primário da articulação do quadril porém possui outras funções bastante discutidas. Alguns autores o consideram rotador externo, outros interno; látero – flexor da coluna para lado ipsilateral ou contralateral, lordosante ou cifosante lombar, por isso sua relação com a coluna lombar. O teste de Thomas tem sido uma metodologia frequentemente utilizada para quantificar de forma clínica o comprimento músculo-tendíneo dos flexores uni e biarticulares do quadril, na qual foi possível avaliar os atletas.

Segundo Mirian, C.etal.(2008),(11,12) diz que tem sido cada vez mais difícil adoção de uma postura equilibrada, sem maiores estresses das estruturas de sustentação da coluna.

Para poder obter como resultado, Rayana M. et. Al.(2005),(13,14)afirma que em relação aos que sofrem dor na coluna lombar, em comparação com as dores na cervical, dorsal e lombar com irradiação para membros inferiores, a dor lombar é a mais constante em ambos os sexos. As dores lombares atingem cerca de 93% dos homens entrevistados e as cerca de 87% das mulheres entrevistadas.

De acordo com Figuêiredo, N.et al.(2008),(15,16,17)dor na coluna lombar, é um sintoma presente nas alterações músculo-esqueléticas da região lombar. Acomete tanto o sexo masculino como o feminino, tendo predileção por adultos jovens em fase economicamente ativa. Dentre os fatores causadores de dor lombar destacam-se, principalmente, os fatores mecânicos, que podem ser decorrentes de má postura, hábitos errados no trabalho, excesso de peso e fraqueza da musculatura do tronco e exercícios inadequados. Os desequilíbrios segmentares criam tensões ligamentares, mas, sobretudo, criam desequilíbrios de tensão da musculatura tônica e a hiper solicitação de certos músculos leva rapidamente a retrações dolorosas.

Segundo Baelz, G.et al.(2010),(18,19,20,21,22,23) foi estudado que em sua pesquisa não foi encontrada correlação entre encurtamento do músculo iliopsoas e dor lombar talvez porque essa pesquisa tenha sido realizada com pessoas fisicamente ativas, visto que a prática de exercício físico regular pode ter atenuado essa dor, já que a flexibilidade e o alongamento adequados podem ajudar a reduzir o risco ou a severidade da dor lombar.

(10)

De acordo com a FIGURA 3, é possível observar que a maioria dos atletas possuem o encurtamento do iliopsoas,e uma pequena parte não apresentou o encurtamento.

Foi observado que existem poucas produções científicas relacionadas ao teste de Thomas relacionado ao músculo iliopsoas, o que restringiu a discussão dos achados. Este estudo vem fornecer mais uma produção bibliográfica sobre o iliopsoas, tendo um importante impacto no meio científico.

V – Conclusão

O presente estudo permitiu aprofundar o conhecimento a respeito da prevalência de algias na coluna lombar em relação com o comprimento do iliopsoas que foi avaliado pelo teste de Thomas. Pôde-se observar que dos dados colhidos, as pessoas entrevistadas que sentem dor e que não sentem dor lombar, não demonstraram um resultado significativo com relação ao comprimento do iliopsoas.Tendo a necessidade da realização de novos estudos sobre a relação do músculo iliopsoas em algias lombares.

(11)

Referências Bibliográficas

1- GARCIAP. R., BRIDA GALVANIN., BACANI F. A influência do músculo íliopsoas na mensuração do ângulo poplíteo. Fisioterapia Brasil –Pág.17 -Volume 10 - Número 6 - novembro/dezembro de 2009.

2- HOPPENFELD S. Propedêutica ortopédica: coluna e extremidades.São Paulo: Atheneu; Pág. 25-123; 1999.

3- KAPANDJI AI. Fisiologia articular: membros inferiores. 5a ed.São Paulo: Panamericana; Pág. 321-400; (2000)

4- MANOLE T, McPoil T, Nistz AJ. Fisioterapia em medicina e ortopediado esporte. 3a ed. São Paulo: Santos; Pág.180-330; 2002.

5-ASSIS DIAS, F.ROMANINI,K., OLIVEIRA A, C. Síndrome dolorosa miofascial do músculo psoas: complicação do tratamento intervencionista. Relato de caso - Pág.1-4;(2010).

6- CHAVES I, CHAVEL. Anticoagulantes e bloqueios espinhais.

(12)

7- SARRAF, T. A.,1 DEZAN, V. H.1 e Rodacki, A. L. F.2 Diferenças entre Medidas Quali e Quantitativas durante Testes de Comprimento Músculo- Tendíneos dos Flexores do Quadril Uni e Biarticulares - Rev. bras. fisioter. Vol. 9, No. 2 (2005), 195-202.

8- LEHMKUL L, SMITH LK. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 4a.ed. São Paulo: Manole; Pág;100-400; (1989).

9- COX JM. Dor lombar: mecanismo, diagnóstico e tratamento. SãoPaulo: Manole;Pág.80-330;(2001).

10- WINNICK JP, Short FX. Testes de aptidão física para jovens comnecessidades especiais: “Manual brockport de testes”. SãoPaulo: Manole; .Pág. 33-55;(2001).

11- MIRIAM C. , Sato Barros S.- A Fisioterapia nas Algias da Coluna Lombar – Revisão de Literatura. Revista Lato& Sensu - Belém: Unama, v.9, n. 2, nov. 2008.

12- TORTORA, G. Princípios de anatomia efisiologia. 9.ed. Guanabara Koogan. Rio deJaneiro: .Pág. 265-370;(2002).

13- MOTA R.., SCALLA D.,DUTRA G., BARBOSA S. F.- Estudo da Prevalência de Algias na Coluna Vertebral em Colhedores de Café do Município de Vieiras – MG - Revista Ponto de Vista – Vol.5.Pág. 1-8;(2005).

14- KISNER, C. Exercícios Terapêuticos: fundamentos etécnicas. 3. ed. São Paulo:. Manole LTDA,.Pág. 111-245;( 2002).

15- FIGUÊIREDO N., ALVES E. ; ALENCAR LEAL P., DINIZ MEIRELES L. A efetividade do equilíbrio neuromuscular na dor lombar .Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Vol. 21, Núm. 3, 2008, pp. 187-193 Universidade de Fortaleza.

16- KRAYCHETE D.C., TSA, PERPÉTUA ,R.C.A., COSTA REBOUÇAS, P. A, Abscesso do Músculo Psoas em Paciente. Submetida à Analgesia por Via Peridural. Relato de Caso. .Rer. Bras. AnestesiolInformação Clínica.Pág. 1-9;(2007).

17-VOLPON J.Semiologia Ortopédica. Medicina, Ribeirão Preto,Simpósio: SemiologiaEspecializada29: 67-79, jan./mar.(1996).

18-BAELZ, G.; BONINI, G.; LOUREIRO, V.; BRAZ, M. Encurtamento do Músculo Iliopsoas e a Relação com a Dor na Região Lombar.Pág. 1-5;(2010). 19- VALERIUS E. C.. O livro dos músculos: anatomia funcional dos músculos do aparelho locomotor. São Paulo: Manole,.Pág.180-350;( 2005).

(13)

20- NEUMANN, D. A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético: fundamentos para a reabilitação física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,.Pág. 20-245;((2005).

21- MATOS PINHEIRO I.;BARBOSA GÓES A.L.. Efeitos imediatos do

alongamento em diferentes posicionamentos vol.23 nº4 Curitiba Oct/Dec..Pág. 1-5;(2010).

22- BÉZIER MM, PIRET S. A coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus;.Pág.115-226;( 1992).

23- ALMEIDA ICGB, SÁ KN, SILVA M, BAPTISTA, MATOS MA, LESSA I. Prevalência de dor lombar crônica na população da cidade de Salvador. RevBras Ortop. 2008;43(3):96-102.

Referências

Documentos relacionados

publicação em que Machado de Assis estava inserido, as formulações originais de suas obras e as condições e disposições do regime de produção oferecido pela interação entre

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Recomenda-se para todas as áreas de gestão - e o gerente de projetos deve estar atento a isso - que haja apresentação de métricas explícitas de progresso, ou seja, que cada

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Ricoeur assinala que “o caráter laborioso dessa fenomenologia do outrem [...], nos autoriza, ao final de nosso próprio empreendimento, a modificar-lhe o sentido e a discernir nela

Mais do que definir a última etapa da vida, trata-se de impor estilos de vida, criando uma série de regras e comportamento e de consumo de bens específicos que indicam