• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(2)

Queimada urbana é crime

É bastante comum a queima de resíduos sólidos descartados erroneamente ou vegetação seca em áreas urbanas com o intuito de limpeza ou diminuição de volume do material. Esta prática pode volatilizar inúmeras substâncias tóxicas e materiais particulados com grande potencial de dispersão e deposição. Dependendo do tipo de material incinerado, além dos particulados, vários metais pesados podem ser dispersos, como: mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cádmio (Cd), cianeto, (CN), cromo (Cr), arsênio (As), monóxido e dióxido de carbono (CO, CO2), gases nitrogenados (NO e NO2), compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, dioxinas e furanos.

Lembremos da tragédia da boate Kiss ocorrida no ano de 2013 em Santa Maria-RS que vitimou fatalmente 242 pessoas devido à inalação de várias substâncias tóxicas como monóxido e dióxido de carbono e principalmente cianeto proveniente da queima da espuma de poliuretano que era usada para isolamento acústico. Muitas destas pessoas tiveram que ser tratadas com hidroxicobalamina e outras ainda se encontram em tratamento.

Algumas destas substâncias com toxicidade elevada podem ser transportadas por grandes distâncias e, na maioria das vezes, o destino final é o solo, lençol freático ou outros mananciais, contaminando-os.

(3)

A prática das queimadas e seus efeitos diretos e indiretos podem ser interpretados juridicamente iniciando-se pelo artigo 225 da Constituição Brasileira. Considerando o artigo 250 do Código Penal (DL 2848/40) “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem a pena é de reclusão de 3 a 6 anos e multa”. Considerando ainda o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98) “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora a pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Muitos municípios têm legislações mais específicas sobre o tema para que possam autuar o cidadão com o intuito de coibir a prática.

Vale salientar que os efeitos da fumaça e fuligem produzidos por estas queimadas podem causar problemas de saúde como intoxicação, acidente vascular cerebral (AVC), desordens cardiovasculares, enfisema pulmonar, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, além de contribuir para o efeito estufa e aumentar ainda mais os efeitos negativos provocados pela baixa umidade do ar nos períodos de seca. Se houver fuligem, soma-se ao seu potencial tóxico, o gasto de água para a limpeza.

Considerando principalmente a pandemia por coronavírus que vivemos em 2020, aquelas pessoas que estiverem em tratamento por esta infecção podem ter uma piora considerável em seu quadro de saúde ou maiores dificuldades na recuperação devido ao potencial tóxico destas queimadas urbanas.

A mudança de atitude só acontece quando compreendemos que podemos eliminar costumes que nos prejudicam. Deste modo, evoluiremos como cidadãos conscientes dos deveres e desvincularemos a prática das queimadas de uma herança cultural. É um processo longo que somente poderá ter sucesso através de Educação Ambiental e em Saúde Pública nos níveis formal (instituições de ensino) e não formal (empresas, associações de moradores, cooperativas, etc.). O poder público com seu potencial de mobilização social tem um papel de destaque, mas no final das contas a responsabilidade é de cada um de nós.

(4)

Fonte:< http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/queimadas-urbanas-crime-ambiental-e-seu-potencial-de-intoxicacao-em-tempos-de-covid>; acesso em 20 de agosto de 2020.

SAIBA MAIS…

Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:

https://www.youtube.com/watch?v=MUqUcbZZ5O8

Atividades:

1. Aponte alguns dos efeitos provocados pela inalação da fumaça de queimadas para a saúde.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

2. Um dos poluentes atmosféricos que afetam nossa saúde é o monóxido de carbono. Ele pode, em alta concentração, causar asfixia e, até mesmo, morte. Pesquise e comente o motivo pelo qual isso acontece.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________

3. A gestão dos resíduos sólidos (lixo) é um dos maiores problemas ambientais do mundo. Assinale abaixo a opção incorreta em relação ao manuseio adequado dos resíduos sólidos.

a) Utilização de composteira para transformar o lixo orgânico em adubo. b) Separar os recicláveis dos orgânicos e rejeitos.

c) Instalação de aterros sanitários. d) Manutenção dos lixões a céu aberto.

4. Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, representa

(5)

b) atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão-de-obra.

c) ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global.

d) destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira.

5. Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde,

principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares. Pesquise sobre medidas para amenizar os efeitos de queimadas para a saúde.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

6. As queimadas são um problema ambiental grave enfrentado em nosso país. Analise as alternativas e marque aquela que não indica uma consequência das queimadas:

a) Morte dos micro-organismos que vivem no solo. b) Aumento da poluição atmosférica.

c) Diminuição dos nutrientes do solo. d) Redução do aquecimento global.

7. De que forma você pode ajudar para minimizar os efeitos da poluição atmosférica?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

(6)

8. Marque F para falso e V para verdadeiro em relação às queimadas: ( ) As queimadas representam a pior forma de destruição do solo. ( ) As queimadas ajudam a adubar o solo.

( ) As queimadas tornam o solo mais fértil.

( ) As queimadas não influenciam no aquecimento global.

( ) As queimadas são consideradas um tipo de técnica rudimentar. A sequência correta é:

a) V, V, F, F, V b) V, F, F, F, V c) V, V, V, V, V d) N.D.A.

9. Em 1994, tivemos várias florestas queimadas. Podemos afirmar que: a) as queimadas são fenômenos físicos.

b) as queimadas são fenômenos químicos. c) gerou-se muita chuva.

d) houve mudança de estado da matéria com as queimadas. e) as queimadas causaram uma diminuição da poluição mundial.

10. Em 19 de agosto de 2019, moradores de São Paulo ficaram assustados com o final da tarde que escureceu grande parte da cidade. Esse fenômeno foi resultado das queimadas que aconteceram na região amazônica. Sobre as queimadas, é incorreto afirmar:

a) Uma das consequências das queimadas é a mudança da temperatura e umidade do solo.

b) As queimadas somente acontecem de maneira intencional, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios.

c) Diversas práticas agrícolas estão relacionadas com as causas das queimadas.

d) As queimadas trazem alguns benefícios tais como a limpeza e a fertilização do solo.

(7)

11. As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de "limpeza da terra" para introdução e/ou manutenção de pastagem e campos agrícolas. Esse método consiste em: (a) derrubar a floresta e esperar que a massa vegetal seque; (b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminados e as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo. Todos os anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomas como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão elevadas, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo.

CARNEIRO FILHO, A. Queimadas. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).

Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, quais são os danos causados pelo desmate e queimadas? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

12. O período de estiagem concentra o maior índice de queimadas ao longo do ano. Os focos de incêndio são derivados do tempo seco e da ação humana. A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para a formação e propagação de incêndios em vegetação.

Provocar incêndios em matas, lixo e entulho é crime ambiental. Embora, ainda seja prática comum na população, é ilegal e pode trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade. Quais ações podem ser promovidas na comunidade da nossa cidade para evitar queimadas?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(8)

13. As queimadas correspondem a uma das técnicas agrícolas mais primitivas da história do homem. No Brasil há registros da utilização das queimadas desde o período colonial, quando já era usada para retirada da cobertura vegetal original antes do plantio e ou formação de pastagem.

Por ser uma técnica rápida e barata, ainda é muito utilizada no meio rural. Além do custo e rapidez, a queimada é considerada por alguns agricultores como uma ferramenta de fertilização do solo. Uma vez que as cinzas que restam após a passagem do fogo, seriam uma espécie de adubo natural. No entanto, este modo de limpar o terreno, na atualidade é alvo de críticas por parte de ambientalistas e técnicos. Cite as principais causas das queimadas no espaço urbano.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 14. Relacione a ocorrência de queimadas com o problema do efeito estufa.

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ As queimadas no Brasil

Ao contrário do que preconizam os estudiosos e pessoas que, como Monteiro Lobato, abordaram a prática como um legado nocivo dos índios, as queimadas que estes realizaram ao longo de cerca de doze mil anos de sua presença nas atuais terras do Brasil mantivera a natureza em equilíbrio – o que deixou de ocorrer, entretanto, com a incorporação da limpeza do terreno pelo fogo à cultura europeia introduzida a partir de 1500: a divisão da terra em propriedades, o cultivo monocultor etc..., que dizimaram a flora nativa. As queimadas atingem diretamente os animais silvestres.

O manejo dos índios não era baseado apenas no fogo a formação das roças em locais escolhidos permitia a interação com a natureza circundante e sua preservação, obtendo em troca, a caça e a proteção contra as pragas. Algo que foi perdido, como constatou Darcy Ribeiro, ao afirmar: “Assim passaram

(9)

milênios até que surgiram os agentes de nossa civilização munidos, também ali, da capacidade de agredir e ferir mortalmente o equilíbrio milagrosamente logrado por aquelas formas complexas de vida”.

Relatório feito em 1982 da comissão parlamentar de inquérito para apurar a devastação da floresta amazônica, instalada em 1979 segundo dados fornecidos pelo pesquisador José Cândido de Mello Carvalho, informava que a queimada era o principal problema inerente ao desmatamento na região. Dentre outros danos está a destruição quase que total da fina camada (de 30 a 40 centímetros) de matéria orgânica superficial. Acentua-se que a prática, então, muitas vezes não era acompanhada da proteção de aceiros, o que agrava seus efeitos danosos.

O mesmo pesquisador afirmou que “além de diminuir os processos de oxidação e transformação dos nutrientes normais, pela diminuição da vida microbiana, o fogo destrói também sementes, plantas jovens, raízes, eliminando vegetais que comumente não terão possibilidade de sobrevivência na área, a não ser por reintrodução posterior, através do homem, animais ou agentes físicos”.

De acordo com o texto lido, responda às seguintes questões:

15. O Legado dos índios estudado por Monteiro Lobato se faz presente na atualidade trazendo quais consequências?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

16. Quem introduziu as práticas predatórias realizadas com queimadas no Brasil? Quais seus objetivos?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(10)

17. Como era realizado o manejo dos índios na realização de queimadas? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

18. Qual a posição do antropólogo Darcy Ribeiro sobre o tema?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

19. Como era realizado o manejo dos portugueses na realização de queimadas?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

20. Quais foram os dados fornecidos pelo pesquisador José Cândido de Mello Carvalho para a apuração da devastação da floresta amazônica na primeira Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o tema concluída em 1982? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

21. Qual outra informação o pesquisador José Cândido de Mello Carvalho, apresentou sobre a ocorrência de queimadas na Amazônia?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(11)

DEFORESTATION

FIRES ARE A NATURAL AND BENEFICIAL ELEMENT OF MANY FOREST LANDSCAPES, BUT THEY ARE PROBLEMATIC WHEN THEY OCCUR IN THE WRONG PLACE.

EACH YEAR, MILLIONS OF ACRES OF FOREST AROUND THE WORLD ARE DESTROYED OR DEGRADED BY FIRE. THE SAME AMOUNT IS LOST TO LOGGING AND AGRICULTURE COMBINED.

FIRE IS OFTEN USED AS A WAY TO CLEAR LAND FOR OTHER USES SUCH AS PLANTING CROPS.

THESE FIRES NOT ONLY ALTER THE STRUCTURE AND COMPOSITION OF FORESTS, BUT THEY CAN OPEN UP FORESTS TO INVASIVE

SPECIES, THREATEN BIOLOGICAL DIVERSITY, ALTER WATER CYCLES

AND SOIL FERTILITY, AND DESTROY THE LIVELIHOODS OF THE PEOPLE

WHO LIVE IN AND AROUND THE FORESTS. 22. O TEXTO FALA SOBRE:

a) ( ) DESMATAMENTO. b) ( ) QUEIMADAS. c) ( ) INCÊNDIOS. d) ( ) AQUECIMENTO GLOBAL. 23. “AROUND” IS A: a) ( ) WH-QUESTION b) ( ) CONJUNCTION

(12)

c) ( ) VERB

d) ( ) PREPOSITION

24. “DEFORESTATION CAUSED BY FIRES”. A ESTRUTURA DESSA FRASE INDICA:

a) ( ) Voz Passiva b) ( ) Voz Ativa c) ( ) Simple Present d) ( ) Past Continuous

25. NA PRIMEIRA LINHA, O TRECHO EM NEGRITO DIZ QUE:

a) ( ) OS INCÊNDIOS SÃO UM ELEMENTO NATURAL E BENÉFICO DE MUITAS PAISAGENS FLORESTAIS.

b) ( ) OS INCÊNDIOS SÃO ELEMENTOS DA NATUREZA.

c) ( ) O FOGO É BENEFÍCO PARA MUITAS PAISAGENS FLORESTAIS. d) ( ) MUITAS PAISAGENS FLORESTAIS SÃO DANIFICADAS PELOS

FOGOS.

26. QUAL A TRADUÇÃO CORRETA PARA “BIOLOGICAL DIVERSITY”: a) ( ) DIVERSIDADE BIOLÓGICA b) ( ) BIOLÓGICA DIVERSIDADE c) ( ) BIOLOGIA DIVERSIFICADA d) ( ) DIVERSIDADE BIOQUÍMICA 27. “OFTEN” é : a) ( ) UM ADVÉRBIO DE LUGAR b) ( ) UM ADVÉRBIO DE FREQUÊNCIA c) ( ) UM ADVÉRBIO DE TEMPO d) ( ) UMA CONJUNÇÃO

28. DESTROYED, QUAL O TEMPO VERBAL DO VERBO DESTROY EM NEGRITO?

a) ( ) PAST CONTINUOUS b) ( ) PRESENT CONTINUOUS c) ( ) PRESENT PERFECT d) ( ) SIMPLE PAST

(13)

Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil? Os incêndios, que se intensificaram há duas semanas, aumentarão a crise climática por causa das emissões de carbono provenientes da queima de matéria orgânica. As áreas afetadas serão mais vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas devido à falta de cobertura vegetal.

A perda de floresta reduzirá também a capacidade de absorção do dióxido de carbono por parte dos ecossistemas.

A geração e a dispersão da fumaça comprometem a qualidade do ar de várias regiões próximas aos incêndios e também cidades mais afastadas como o que foi vivenciado em São Paulo.

O impacto imediato dos incêndios na biodiversidade causa a morte de milhares de animais e plantas que habitam a floresta, entre eles, espécies emblemáticas como a onça-pintada, mas também a perda de habitat das espécies sobreviventes.

Do mesmo modo, os incêndios causam graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Os meios de vida de pequenos produtores locais e povos indígenas estão ameaçados pelo avanço das chamas. A comunidade indígena Chiquitana de Santa Mônica, na Bolívia, é uma das mais afetadas: perdeu mais de R$ 240 mil de lucro vindo do trabalho com a madeira sustentável.

O aumento das queimadas e do desmatamento gera diminuição da evapotranspiração da floresta amazônica e, consequentemente, a diminuição dos rios voadores, responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.

Vale lembrar que a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos, portanto, os incêndios provocam um impacto incalculável. Recuperar o que se perdeu levaria décadas. A autorregeneração da floresta é um processo de longo prazo. Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso e são responsáveis por abastecer as fontes que, finalmente, levam a água até as cidades.

Os efeitos combinados do desmatamento e crise climática podem gerar uma perda de até 58% das espécies florestais até 2050.

“O que você precisa saber sobre os incêndios florestais da Amazônia”. Disponível em: <https://www.wwf.org.br>.

(14)

Questões 29. Questão 1 – Identifique o assunto do texto: a) ( ) As causas dos incêndios na Amazônia.

b) ( ) As hipóteses sobre os incêndios na Amazônia. c) ( ) As consequências dos incêndios na Amazônia. d) ( ) As condições dos incêndios na Amazônia.

30. Segundo o texto, as áreas atingidas pelos incêndios, “serão mais vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas”. Aponte o motivo:

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 31. No segmento “[…] espécies emblemáticas como a onça-pintada […]”, o

termo grifado poderia ser substituído por: a) ( ) “raras”.

b) ( ) “simbólicas”. c) ( ) “problemáticas”. d) ( ) “perigosas”

32. No segmento “[…] responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.”, a que o texto se refere?

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

33. De acordo com o texto, “os incêndios provocam um impacto incalculável” porque:

a) ( ) “causam graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública”. b) ( ) “a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos”.

c) ( ) “recuperar o que se perdeu levaria décadas.”

d) ( ) “a autorregeneração da floresta é um processo de longo prazo.”

(15)

34. Releia este fragmento do texto:

“Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso […]”

No fragmento acima, o vocábulo destacado indica: a) ( ) um fato que explica o fato anterior.

b) ( ) um fato que se soma ao fato anterior.

c) ( ) um fato que se contrasta com o fato anterior. d) ( ) um fato que conclui o fato anterior.

35. No último período do texto, o autor expõe: a) ( ) uma estimativa.

b) ( ) uma suposição. c) ( ) uma constatação. d) ( ) uma alternativa.

(16)

36. Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

 ) O desmatamento é responsável por 25% da emissão de gazes do efeito estufa no Brasil.

 ) O uso de fogo é comum na agropecuária brasileira.

 ) A legislação brasileira permite a prática de queimadas no Brasil com autorização dos órgãos competentes.

 ) 75% das queimadas e desmatamentos no Brasil são responsáveis pelo efeito estufa.

37. De acordo com exercício anterior que fração representa 75% das queimadas e desmatamentos no Brasil?

38. De janeiro a agosto de 2019. O INPE registrou 74.155 focos de incêndio. Quanto é 25% desse valor?

39. A charge mostra uma realidade sobre as queimadas suponhamos que esta área queimada tivesse 240 km de comprimento por 25 km de largura. Qual seria a área total queimada?

(17)

40. Qual foi o perímetro dessa área queimada?

a) 480 km b) 448 km c) 438 km d) 528 km

O gráfico mostra a média mensal de um determinado ano os focos de incêndio:

41. Qual foi a média de focos ativos no primeiro semestre? a) 2506,5

b) 2450,05 c) C) 2506,05 d) D) 2506,5

(18)

42. Analisando o gráfico de queimadas quais foram os meses que ficaram acima de 30.000 focos de incêndio?

a) Agosto, setembro e novembro. b) Agosto, novembro e dezembro. c) Agosto, setembro e outubro. d) Agosto, setembro e dezembro.

E. M. “Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC Camila Moura Domingues – Ciências

Luiz Souza Barbosa – Geografia Eliseu Gomes Miranda – História

Mônica Aparecida dos Santos – Língua Inglesa Nara Alves Lorena – Língua Portuguesa

Helen Alceone Pereira – Matemática

Beatriz Oliveira Menezes – Supervisora Educacional Maria Angélica da Silveira – Vice-Diretora

Dinair Caldeira de Andrade Silva – Diretora da Escola Leila Aparecida Pereira Rosa Oliveira – Diretora Geral

Referências

Documentos relacionados

Esta apresentação foi preparada pela Neoenergia S.A. Esta apresentação não está completa e deverá ser vista somente em conjunto com a apresentação oral feita pela NEOENERGIA

Entre eles, destacam-se (i) a alocação majoritária do orçamento para combate de incêndios em detrimento da prevenção, (ii) a circunscrição geográfica da atuação federal e

No âmbito do financiamento da reconstrução de casas de habitação permanente, seu apetrechamento e recheio, e da reposição de bens e equipamentos agrícolas a pequenos

parado, que de culpas noíTas nno cubris com eíTa Capa, mas que affeitos voiTos não defeubris! Oh como eilais amorofo quando mais injuriado,qucdiuinamente mudais as afron­ tas

As principais fontes de receitas do FUNDRHI, destinadas a cada Região Hidrográfica e à SERLA, são aquelas provenientes da cobrança pelo uso da água de domínio do estado do Rio

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

- Conter plano de trabalho detalhado e individualizado do bolsista com respectivo cronograma; - Será obrigatória a participação de pelo menos 01 (um) bolsista discente da

O Programa ACHEI é um exemplo de como um serviço de saúde pode se respaldar no princípio da autonomia, informando seu usuário de maneira simples e