• Nenhum resultado encontrado

Professora: Cleidiane Alves D Abadia. Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / Valor: verdadeiras. verdadeiras.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professora: Cleidiane Alves D Abadia. Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / Valor: verdadeiras. verdadeiras."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1) Observe a imagem abaixo e marque a alternativa correta.

Charge de Oswaldo Storni, 1927.

A dominação dos grandes proprietários rurais durante a República Velha deu origem à expressão “voto de cabresto”, mecanismo eleitoral que resulta de:

A ( ) Influência política das oligarquias regionais sobre os eleitores.

B ( ) Adaptação do campesinato à realidade do mundo urbano.

C ( ) Inconformismo do eleitor nas pequenas cidades do interior.

D ( ) Submissão dos trabalhadores rurais aos valores soberanos das cidades

2) Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas: I. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana. II. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República. III. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.

IV. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.

Assinale a alternativa correta.

A ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

B ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

C ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.

D ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

3) Os movimentos sociais no Brasil de Canudos (1893-97) e do Contestado (1912-1916):

A ( ) Atemorizaram o governo imperial e propuseram a reforma agrária no país, tomando as fazendas dos ricos agricultores.

B ( ) Receberam o apoio da Igreja Católica, em especial de padres das localidades próximas. C ( ) Foram liderados por homens desvinculados das tradições locais.

D ( ) Liderados por homens vinculados com as tradições locais, atemorizaram os governos republicanos, sendo por esta razão aniquilados. 4) Sobre o período da História do Brasil denominado República Velha, leia e analise as proposições abaixo:

I) A figura do “coronel” era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava.

II) O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias paulistas e gaúchas.

III) A República Velha foi marcada pelo governo de presidentes civis, ligados à cultura da cana de açúcar.

Assinale a alternativa CORRETA.

A ( ) Apenas a proposição III é verdadeira. B ( ) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

C ( ) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

D ( ) Apenas a proposição I é verdadeira. 5) A respeito do “coronelismo” é correto afirmar que:

Disciplina: Hisória Turma: 9º Ano ___

Professora: Cleidiane Alves D’ Abadia Escola SESI Jundiaí

Aluno (a): Data:_______/________/ 2019.

(2)

Fonte:http://carlamaria98.blogspot.com.br/2012/06/republica-velha.htm.

A ( ) O coronel era o líder político local cujo poder era medido pela quantidade de votos que recebia. B ( ) Constituía o poder local por meio do voto direto e de maneira democrática.

C ( ) Através da intimidação e troca de favores sobre o povo que o coronel praticava o “voto de cabresto”.

D ( ) O coronel tinha seu poder de intimidação limitado, pois o voto secreto impedia maiores abusos.

6) Mais comum do que muita gente imagina, os movimentos messiânicos eram bem comuns no Brasil durante a primeira metade do século XX. Além de Canudos, surgiram varias revoltas

envolvendo seguidores de algum “messias” nesse período.

Fonte:clicrbs.com.br/marcapagina/2013/12/05/editora-nemo-anuncia-novidades-em-hqs-para-2014/?topo=84,2,18,84.

Esses movimentos messiânicos surgiram devido A ( ) A concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.

B ( ) Unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável a que estava submetido. C ( ) Ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de

eleitores que controlasse, conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.

D ( ) Ao temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se à vida de peregrinações e orações para salvação da alma.

7)“A hegemonia dos Caiado não impediu o aparecimento de movimentos contestatórios, tanto no seio das elites, quanto entre as camadas populares.”

Assis, Wilson Rocha de. Estudos de História de Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p. 99.

Durante a República Velha, no período em que a família Caiado exercia a hegemonia política em Goiás, surgiram importantes movimentos político-sociais que desafiaram o poder vigente. Dentre esses movimentos, o que resultou em uma efetiva disputa militar entre as elites regionais goianas foi A ( ) O movimento liderado por Santa Dica, que conseguiu mobilizar os coronéis e jagunços da região de Lagolândia para enfrentar a força militar estadual.

B ( ) O embate entre a família Wolney e a família Caiado, em São José do Duro, que resultou num violento conflito entre a polícia e jagunços.

C ( ) A Crise do Judiciário, uma revolta liderada por juízes que questionavam a ingerência do executivo nos assuntos do judiciário goiano.

D ( ) A Coluna Prestes, que adentrou o território goiano para ajudar a oposição local a derrotar o Governo Estadual, estabelecido na Cidade de Goiás.

8) Observe a imagem e, a seguir:

Disponível em:

<http://historiiapontocom.blogspot.com.br/2009/10/ charge-03-republica-velha.html>. Acesso em: 09 fev. 2018.

(3)

Identifique a estratégia utilizada pelos coronéis para obter votos, durante a República Velha, que se relaciona à imagem.

(A) Clientelismo. (B) Fraude eleitoral. (C) Troca de favores. (D) Voto de cabresto.

9) Leia o fragmento de texto e a seguir, responda o item 5.

"Cerca de 500 famílias, segundo uma série de depoimentos, viviam ao redor da Casa da Cura, onde Dica vivia, na Lagoa, povoado às margens do Rio do Peixe, rebatizado por ela de Rio Jordão. Era o centro das festas do Divino e de São João, tradições do período colonial nos sertões goianos, promovidas por Dica, que inovava com ritos e símbolos de uma nova religião. Autoridades começaram a questionar os riscos sanitários de um lugar sem condições para atender a população que chegava para as festas. [...]

Em reação, a Igreja Católica publicou em seus jornais que Dica era "prostituta", "histérica" e "tresloucada". As romarias de sertanejos para vê-la tinham reduzido o número de devotos da Festa do Divino Pai Eterno, promovida pelos padres em Trindade.

O jornal Santuário de Trindade defendeu a destruição do reduto de Dica. "Já se viu tamanha asneira! É o caso para a polícia intervir se não quiser uma repetição de Canudos." Outro periódico, O Democrata, bancado pelos coronéis, chamou Dica de "Lenine do sexo diferente" e "Antônio Conselheiro de saias", acusando-a de charlatanismo e prática ilegal da medicina. "Canudos é de ontem, e nós sabemos o que foi Canudos!", advertiu.”

Disponível em:

<http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,guerra-da-santa-dica-imp-,655598>. Acesso em: 09 fev.. 2019.

Ao ser comparado com o movimento de Canudos, conclui-se que o movimento de Santa Dica resultou A ( ) Da influência de ideais socialistas leninistas. B ( ) De uma aliança estabelecida com autoridades da Igreja Católica.

C ( ) Da concentração de terras e da exploração da mão de obra no campo.

D ( ) De uma necessidade de realização de obras de saneamento básico e na saúde.

10)Observe os cartazes, leia a legenda que os acompanha e, a seguir:

CARTAZ 1 - impresso na Inglaterra no período da Primeira Guerra Mundial, lê-se: “A vida deles depende delas. Mulheres para indústria de munição. Alistem-se já.”

CARTAZ 2 - Dos Estados Unidos e foi impresso na mesma época que o anterior. Neste se lê: “Sim, senhor. Eu estou aqui! Precisamos de recrutas. Batalhão motorizado da América”.

Disponível em:

<https://xadrezverbal.com/2015/11/04/economia-de-guerra-propaganda-e-arte-posteres-das-guerras-mundiais/> e <https://www.pinterest.pt/pin/26106872821856684/>. Acesso em: 09 fev. 2019.

A mudança no papel das mulheres nas décadas iniciais do século XX revelada pelos cartazes é identificada pela

A ( ) Valorização de afazeres domésticos.

B ( ) Introdução da mão de obra feminina na indústria.

C ( ) Ocupação das mulheres em atividades antes realizadas por homens.

D ( ) Exigência de especialização e elevado grau de formação intelectual das mulheres.

(4)

11) “A cidade é um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal.”

Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Círculo do Livro, 1985, v. 1, p. 37.

Era dessa forma que o jornalista Luiz Edmundo descrevia o Rio de Janeiro no começo do século XX. De fato, em 1904 eclodia na cidade a chamada Revolta da Vacina. Essa rebelião popular foi provocada:

A ( ) Pelo profundo descontentamento com a epidemia de dengue que afligia a cidade.

B ( ) Pela decisão do governo de limitar a importação de vacinas contra a febre amarela. C ( ) Pela recusa do governo de promover a vacinação contra a peste bubônica.

D ( ) Pelo decreto que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola.

12) Com a implantação da República Oligárquica, isto é, com o poder nas mãos dos civis, instalase a hegemonia dos grandes estados, propiciada pela representação proporcional no governo. Os estados enfraquecidos opunham-se ao governo federal. Para por fim a essa situação, o presidente Campos Sales criou, em 1900, um artifício político, através do qual os governadores estaduais apoiariam irrestritamente o governo federal em troca da eleição de deputados federais apoiados por ambos, ficando os partidos de oposição sem apoio político. Luís César Amad Costa & Leonel Itaussu A. Mello O artifício político, citado no fragmento de texto acima, ficou conhecido pelo nome de

A ( ) Coronelismo..

B ( ) Política do Café com Leite C ( ) Voto de Cabresto.

D ( ) Política dos Governadores

13) Sobre a chamada Guerra do Contestado, ocorrida em Santa Catarina e encerrada em 1916, podemos afirmar que:

A ( ) Foi um movimento liderado por integrantes do Partido Comunista do Brasil, que pretendia estabelecer um regime socialista em Santa Catarina.

B ( ) Foi uma revolta da oligarquia catarinense, que contestava o controle político do Poder Central exercido pela elite paulista durante a República Velha.

C ( ) Foi um conflito armado entre setores da oligarquia catarinense que disputavam o controle político do Estado.

D ( ) d) Foi um movimento milenarista que desafiava o poder republicano e acreditava no estabelecimento de um Reino sagrado na região. 13)Analise as informações apresentadas no quadro abaixo.

1) Guerra de Canudos

a) Ocorreu em navios da Marinha contra os maus-tratos e as condições de trabalho e salariais a que estavam submetidos os marinheiros. 2) Revolta da Vacina b) Conflito relacionado à ocupação de terras na fronteira entre Paraná e Santa Catarina, cujo líder era o monge José Maria. 3) Revolta da

Chibata

c) Conflito entre as forças do exército e os habitantes do arraial de Belo Monte, no interior da Bahia. Teve como líder Antônio

Conselheiro. 4) Revolta do

Contestado

d) Reação contra a política sanitária de Oswaldo Cruz, imposta de maneira

autoritária à população da capital federal.

De acordo com seus conhecimentos sobre as revoltas populares durante a República Oligárquica, indique a alternativa que associa corretamente a coluna da direita com a da esquerda.

A ( ) 1-b; 2-c; 3-d; 4-a. B ( ) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b. C ( ) 1-d; 2-c; 3-b; 4-a. D ( ) 1-c; 2-a; 3-d; 4-b.

14)Até que ponto, a partir de posturas e

interesses diversos, as oligarquias paulista e

mineira dominaram a cena política nacional na

Primeira República? A união de ambas foi um

traço fundamental, mas que não conta toda a

história do período. A união foi feita com a

preponderância de uma ou de outra das duas

frações. Com o tempo, surgiram as discussões

e um grande desacerto final.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado).

A imagem de um bem-sucedido acordo café

com leite entre São Paulo e Minas, um acordo

de alternância de presidência entre os dois

estados, não passa de uma idealização de um

processo muito mais caótico e cheio de

conflitos. Profundas divergências políticas

(5)

colocavam-nos em confronto por causa de

diferentes graus de envolvimento no comércio

exterior.

TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado).

Para a caracterização do processo político

durante a Primeira República, utiliza-se com

frequência a expressão Política do Café com

Leite. No entanto, os textos apresentam a

seguinte ressalva a sua utilização:

A ( ) A riqueza gerada pelo café dava à

oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os

candidatos à presidência, sem necessidade de

alianças.

B ( ) As divisões políticas internas de cada

estado da federação invalidavam o uso do

conceito de aliança entre estados para este

período.

C ( ) As

disputas

políticas

do

período

contradiziam a suposta estabilidade da aliança

entre mineiros e paulistas.

D ( ) A centralização do poder no executivo

federal impedia a formação de uma aliança

duradoura entre as oligarquias.

15. “Completamente analfabeto, ou quase, sem

assistência médica, não lendo jornais, nem

revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o

trabalhador rural, a não ser em casos

esporádicos, tem o patrão na conta de

benfeitor. No plano político, ele luta com o

“coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de

cabresto, que resultam, em grande parte, da

nossa organização econômica rural.”

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).

O coronelismo, fenômeno político da Primeira

República (1889-1930), tinha como uma de

suas principais características o controle do

voto, o que limitava, portanto, o exercício da

cidadania. Nesse período, esta prática estava

vinculada a uma estrutura social:

A ( ) Igualitária, com um nível satisfatório de

distribuição da renda

B ( ) Agrária, marcada pela concentração da

terra e do poder político local e regional

C ( ) Tradicional, com a manutenção da

escravidão

nos

engenhos

como

forma

produtiva típica.

D ( ) Ditatorial, perturbada por um constante

clima de opressão mantido pelo exército e

polícia.

Referências

Documentos relacionados

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

Neste estudo em particular, foi utilizada a amostragem aleat´oria estratificada proporcional, com o objetivo de estimar a vari´avel aleat´oria quantitativa que ´e o tempo m´edio e

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Coeficiente de partição (n-octanol/água): N.D./N.A. Temperatura de auto-ignição: N.D./N.A. Temperatura de decomposição: N.D./N.A. Propriedades comburentes: N.D./N.A. N.D./N.A.=

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that