• Nenhum resultado encontrado

SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 do R E A A DA MAÇONARIA PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1ª Região Litúrgica do Paraná

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 do R E A A DA MAÇONARIA PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1ª Região Litúrgica do Paraná"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 do REAA DA MAÇONARIA PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

1ª Região Litúrgica do Paraná Coordenação do Seminário 2017

Aos DDigniss.'. PPres.'. de Corpos Filosóficos 1ª Inspetoria Litúrgica do PR

Ref: Apresentação do Seminário 2017

Paz e Bem!

O Seminário de Filosofia Maçônica é o Grande trabalho de aproximação do Homem Maçom, devidamente instruído e formado por sua caminhada pelo REAA, com as grandes questões que o atinge como parte de uma sociedade que também está em desenvolvimento.

Por ele podemos contribuir com o desenvolvimento dos IIr.'. que participam dos "Graus Filosóficos" e também com os IIr.'. que estão trabalhando somente nas Lojas Simbólicas, pois as dúvidas e anseios são os mesmo. Todos fazemos parte da mesma Humanidade.

O Seminário também pode contribuir com a sociedade que nos cerca pois, pela reflexão de nossos temas, podemos chegar a soluções que, inteligentemente administradas, podem trazer progressos à sociedade.

Protegidos por nosso Rito e Regidos pelos nossos regulamentos, encontramos no Seminário uma forma debater a sociedade e de dividir conhecimento em linguagem profana.

É uma forma de sermos efetivos.

O Planejamento do Seminário tem característica bi-anual, pois o grande tema de pesquisa e a forma como será desenvolvido em 2017 foi estabelecido em 2016. Isto ocorreu dessa forma para que pudéssemos aliviar o trabalho dos Irmãos, que passariam a ter dois anos para desenvolver seu Seminário.

Relembrando, em 2016 cada corpo foi convidado a trabalhar com duas equipes. Uma Coordenada pelo seu 1º Vig.'. que desenvolveu o trabalho para o seminário 2016 e outra administrada pelo 2º Vig.'. que anteciparia o trabalho do Seminário de 2017.

Foi proposto também a dividirem essas equipes de acordo com os graus que os Irmãos ocupam dentro do corpo filosófico, sendo dada sugestão de que os IIr.'. de maior Grau dentro do Corpo trabalhassem o Seminário do ano e os IIr.'. de menor Grau trabalhassem o Seminário do próximo ano.

O Administrador do Seminário no Corpo Filosófico é sempre do Presidente do Corpo e à este caberá adequar essa proposta às especificidades de cada Corpo filosófico, levando em consideração questões como quantidade de obreiros, pulverização dos obreiros nos graus que o Corpo Filosófico administra, local de residência dos Obreiros e as dificuldades de locomoção.

(2)

Também o cabe ao Presidente do Corpo Filosófico definir quem serão efetivamente os Coordenadores dos Trabalhos para o Seminário (especialmente em situações que os VVig.'. estejam impedidos).

Também cabe aos Presidentes dos Corpos Filosóficos localizarem e convidarem Inspetores Gerais da Ordem que atuarão como Orientadores das Teses.

1. Funções nos Corpos Filosóficos:

Administrador do Seminário - é o Presidente do Corpo Filosófico. Tem por função a administração Geral do Seminário, a Distribuição das Equipes de Obreiros que

trabalharão na Tese de 2017 e de 2018. A definição dos

Coordenadores de Trabalhos. O efetivo convite do Inspetor Geral que será o Orientador de Tese. A Comunicação entre o Corpo Filosófico e a Coordenação do Seminário. A Motivação para a Atividade "Seminário", dentro do Corpo Filosófico.

Coordenadores do Trabalho - A gestão efetiva do processo de pesquisa e desenvolvimento da tese, estabelecendo o cronograma interno e controlando-o de forma a que o trabalho seja concluído dentro dos prazos estabelecidos, com o conteúdo proposto, bem como cuidar para que todos os Obreiros do Corpo

Filosófico tenham oportunidade de participar de sua elaboração e, ao mesmo tempo, zelar para que nenhum Obreiro se furte do compromisso de participar.

Orientadores de Teses - São os Irmãos Inspetores Geral da Ordem convidados pelo Presidente do Corpo Filosófico. Serão convidados com base em critérios como afinidade com Corpo Filosófico, participação nas suas atividades e notório

conhecimento na área de pesquisa. Esses IIr.'. Orientadores de Tese estarão responsáveis por dar o apoio filosófico e de conteúdo de pesquisa, sempre que instados pelo Coordenador do Trabalho ou Presidente do Corpo Filosófico, contribuindo para que a equipe consiga transmitir na sua Tese o que de melhor consiga diante do tema proposto.

Autores da Tese - São os Obreiros do Corpo Filosófico que se responsabilizam pela pesquisa, debate, apronto final dos argumentos, redação da Tese, elaboração da mídia de apresentação.

Redator da Tese - É o Ir.'. responsável pela organização final da Tese, sua Redação final e a sua revisão.

Palestrante - É o Ir.'. que fará apresentação da Tese na data do Seminário, participará do Debate e poderá coordenar a elaboração da mídia de apresentação.

(3)

2. Funções na Equipe de Coordenação do Seminário:

Coordenador do Seminário - É o responsável pelo Planejamento, Cronograma e Controle das atividades do Seminário. Comunicação da Equipe do Seminário com a Inspetoria, CENAL e Presidentes dos Corpos Filosóficos. Moderador de Debates - É o Irmão da Equipe do Seminário que durante os debates intervém em

situações quem que o debate saia do Tema proposto, torne-se "áspero" ou fique amoecido. Cabe ao Moderador de Debates dar as conclusões finais. Diretor de Protocolo - É o Irmão que coordena a Abertura das Apresentações, a seqüência de

pronunciamentos, o controle do tempo durante os apresentações e debates nos Eventos de Seminário, a Abertura e o Encerramento dos Eventos de Seminário.

Diretor de Som e Imagem - É o Irmão responsável por verificar se as mídias apresentadas pelo Corpo Filosófico estão no Padrão Definido (preferencialmente Power Point). Verificar se as mídias enquadram-se ao equipamento disponível e suas configurações. Acompanhar a execução da mídia durante as Apresentações nos Eventos de Seminário. Prover de soluções para a perfeita apresentação das Palestras.

Diretor de Acolhimento e Bem Estar - É o Irmão responsável pelo Café da Manhã nos dias de Eventos do Seminário. Organização do Espaço de Apresentação, de Trabalho e da Platéia. Organização do acolhimento e direcionamento dos Irmãos no dia dos Eventos de Seminário.

Diretor de Produção - É o Irmão responsável pela contratação/aquisição/empréstimos dos Materiais, equipamentos e recursos para o Seminário, bem como para administrar a origem dos recursos que são necessários para a realização dos Eventos de Seminário.

3. Tema para 2017:

"

OS DIREITOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS - QUAL O PAPEL DO

CIDADÃO MAÇOM FRENTE A UM AMBIENTE DE DETERIORAÇÃO

ECONÔMICA."

Este é o tema definido pelo CENAL, igual para todos os Corpos Filosóficos, sendo que os diferentes Corpos Filosóficos (ELP, CRC, CCK e CPRS) terão, cada um, uma abordagem específica, de acordo com os ensinamento ministrado no conjunto de Graus que Administra, em conformidade com a "justifica de abordagem" que descrevo após o tema, no "item 4".

(4)

Peço que, após verificarem o Tema e a Justificativa de Abordagem específica que cada Corpo Filosófico deve dar para a sua Tese, definam juntamente com os Coordenadores de Trabalho (IIr.'. VVig.'.) e com os Orientadores de Tese a linha de Trabalho e Pesquisa que adotarão para o trabalho, sendo que esta é livre diante da inclinação, possibilidades e características de cada Corpo Filosófico. O Trabalho, em todos os seus momentos, deverá ser livre de inclinações e/ou manifestações Político-partidárias (devemos praticar o civismo sem sectarismo político) e também sem Sectarismo Religioso, em conformidade com a orientação e prática em nossa 1ª Inspetoria Litúrgica do Paraná.

4. Justificativa de Abordagem para os Corpos Filosóficos:

Cada Corpo Filosófico desenvolverá sua Tese, dentro do Tema único apresentado no "item 3" e observará o "foco de abordagem da Filosofia Maçônica que é abordado no conjunto de graus que administra". Este foco de abordagem determina a amplitude do trabalho a ser desenvolvido.

Assim, abordagem será, para: a) EExc.'. Lojas de Perfeição:

O Desenvolvimento do Homem Maçom. O reconhecimento e o combate de seus vícios pessoais e a importância de desenvolver em si as Virtudes. Olhar para o Homem Maçom e também para a Loja Simbólica que é o nascedouro do Mestre Maçom e o início da caminhada de aprendizado no REAA. O aperfeiçoamento do Mestre Maçom.

b) Capítulos Rosa Cruz:

Os conflitos da Espiritualidade diante da Materialidade. O conflito da Ignorância diante do Conhecimento. O conflito da Ciência com a Religião. Os dogmas e a razão. A religiosidade do Mestre Maçom. A ascensão do Homem Profano e do Mestre Maçom em direção à sabedoria pela fé, pela esperança e pela caridade. O Despertar da Consciência.

c) Conselho de Cavaleiros Kadosch:

A compreensão da Filosofia e da Filosofia Maçônica, e a interação dessa compreensão entre o Homem e a Sociedade. A consciência do Bem e do Mal no Homem e na Sociedade. A construção da Harmonia e do Equilíbrio Social. A Luz do Conhecimento que gera Sabedoria e liberta os homens das opressões. A Felicidade da Humanidade.

d) Consistório de Príncipe do Real Segredo:

A viagem pelo conhecimento dos graus do REAA e o retorno a cada um deles, que leva a novas descobertas. A descoberta e o domínio das chaves iniciáticas. A relação Mestre-Aprendiz-Mestre e a

(5)

evolução. O Caos como caminho de Renovação. A implantação da Justiça Maçônica na Sociedade. A Instalação da Ordem e do Progresso na Sociedade. O Desenvolvimento da Sociedade.

5 - Planejamento:

I - Apresentações das Teses e Debates. Em quatro etapas - ELP - CRC - CCK e CPRS.

Aos sábados, sendo ELP e CRC de manhã e de tarde e CCK e CPRS somente pela manhã. Mídia de apoio à apresentação - entrega com 7 dias de antecedência.

Gravação de todas as apresentações.

Recepção em todos os sábados com café da manhã a ser oferecido pelos Corpos de Curitiba.

II - Teses:

Em padrão CENAL.

Entrega da via Impressa com 14 dias de antecedência em arquivo eletrônico;

III - Temas:

Definidos pelo CENAL, buscando inter-relacionamento entre a amplitude de estudo do Corpo Filosófico em relação com a estratégia de estudo que a Inspetoria deseja o ano.

Os temas serão iguais para cada Grupo de Graus (ELP -CRC - CCK - CPRS) visando o debate e direcionando a linha de estudo estabelecida para o ano, e para o ano de 2017 foi definido no "item 3" desta apresentação.

O tema para 2018 será apresentado pelo CENAL, ainda no decorrer do 1º semestre deste ano.

Dentro do Tema cada Grupo de Graus seguirá o "foco de abordagem" em conformidade com o "item 4" desta apresentação, sendo que cada Corpo Filosófico direcionará suas pesquisas em conformidade com sua experiência e inclinação.

.

IV - Elaboração das Teses - Debates -Obreiros Participantes.

Visando aliviar a carga de trabalho dos Obreiros fica subdividido os Obreiros de cada corpo em duas turmas, sendo que a turma de maior grau trabalhará o seminário de 2017 sob a coordenação do Ir.'. 1º Vig.'., e a turma de menor grau trabalhará o seminário de 2018 sob a coordenação do Ir.'. 2º Vig.'. da seguinte forma:

a) Lojas de Perfeição:

Ano de Apresentação Coordenação Distribuição dos IIr.'. p/Grau

2017 1º Vigilante Graus - 9 a 14

(6)

b) CCap.'. Rosa Cruz:

Ano de Apresentação Coordenação Distribuição dos IIr.'. p/Grau

2017 1º Vigilante Graus - 18

2018 2º Vigilante Graus - 15 a 17

c) Cons.'. de CCAv.'. KKadosch

Ano de Apresentação Coordenação Distribuição dos IIr.'. p/Grau

2017 1º Vigilante Graus - 28 a 20

2018 2º Vigilante Graus - 19 a 27

d) Consistório de Princ.'. do Real Segredo:

Ano de Apresentação Coordenação Distribuição dos IIr.'. p/Grau 2017 - 1º Trabalho 2017 - 2º Trabalho 1º Vigilante 2º Vigilante Graus 32 Grau - 31

Especialmente o CPRS por ter apenas duas turmas, poderá manter o planejamento do trabalho anual.

Observ.: conforme exposto no início desta apresentação o Presidente de cada Corpo Filosófico poderá modificar este planejamento de trabalho, diante de especificidades que tenham de administrar, considerando questões como quantidade de obreiros, pulverização dos obreiros nos graus que o Corpo filosófico administra, local de residência dos obreiros e as dificuldades de locomoção.

V - datas:

Importante: As datas aqui estabelecidos poderão ser alteradas visando atender interesses da Inspetoria, Inserções de Datas do Supremo Conselho ou situações especiais constatadas no decorrer do ano. Sempre as alterações serão indicadas, determinadas ou autorizadas pelo nosso Sob.'. Inspetor Litúrgico.

a) Apresentação dos Coordenadores e Consultores - 10/04/2017

b) Entrega pelos Presidentes dos Corpos do 1º Relatório de Andamento - 08/05/2017

c) Entrega pelos Presidentes dos Corpos Filosóficos do 2º Relatório de Andamento - 60 dias antes da Apresentação no Seminário.

d) Apresentações das Teses:

DATA ENTREGA DAS TESES DATA ENTREGA DE MIDIAS DE APRESENTAÇÃO DATA DO SEMINÁRIO ELP's 29/07 05/08 12/08 CRC's 16/09 23/09 30/09

(7)

VI- HORÁRIOS ESTABELECIDOS PARA O SEMINÁRIO 2017:

Importante: Os horários aqui estabelecidos poderão ser alterados visando atender interesses da Inspetoria, Inserções de Datas do Supremo Conselho ou situações especiais constatadas no decorrer do ano. Sempre as alterações serão indicadas, determinadas

ou autorizadas pelo nosso Sob.'. Inspetor Litúrgico.

1. EExc LLoj de Perf em 12/08/2017.

1.1) Opção idealizada - 9 ELPS em 3 Painéis com 30' apresentação cada.

Início

Fim Atividade

6:45 8:00 Logística geral – instalação Data Show + cafézinho +

microfones e som + arrumação templo. (tempo total 1h e 15')

7:40 8:00 Preparação material/logística das apresentações presidentes +

Grupo de Apoio

8:00 8:10 Abertura do Seminário

8:10 9:40 Painel 1- apresentação de Três Lojas – 30 min cada.

9:40 10:00 Painel 1 – debates da Assembléia - 20 min total

10:00 10:15 Painel 1 – Rodada de Réplicas – 5 min cada Loja.

10:15 10:20 Painel 1 – Fechamento do Mediador. ( 5')

10:20 10:25 Logística de troca de Painéis (5')

10:25 10:35 COFFE BREAK

10:35 12:05 Painel 2- apresentação de Três Lojas – 30 min cada.

12:05 12:20 Painel 2 – debates da Assembléia - 20 min

12:20 12:35 Painel 2 – Rodada de Réplicas – 5 min cada Loja.

12:35 12:40 Painel 2 – Fechamento do Mediador - 5 min

12:40 14:00 Intervalo para almoço - 1 Hora e 20'

14:00 14:10 Reabertura - 10'

14:10 15:40 Painel 3 apresentação de Três Lojas – 30 min cada.

15:40 16:00 Painel 3 – debates da Assembléia - 20 min

16:00 16:15 Painel 3 – Rodada de Réplicas – 5 min cada Loja.

16:15 16:20 Painel 3 – Fechamento do Mediador. (5')

16:20 16:30 Palavra do Sob.'. Inspetor Geral - (10')

(8)

2. SSubl CCap Rosa Cruz em 30/09/2017 . Apresentação de 5 CCap.'. Roza Cruz - 30 min cada.

Início Fim Atividade

6:30 8:00 Logística geral – instalação Data Show + cafézinho +

microfones e som + arrumação templo.

7:00 8:00 Preparação material/logística das apresentações presidentes +

Grupo de Apoio

7:15 7:55 Recepção - café da manhã

8:00 8:10 Abertura do Seminário

8:10 9:40 Painel 1- apresentação de três Capítulos – 30 min cada.

9:40 10:10 Painel 1 – debates da Assembléia – 30 min total

10:10 10:25 Painel 1 – Rodada de Réplicas – 5 min cada CRC.

10:25 10:30 Painel 1 – Fechamento do Mediador (5 minutos)

10:30 10:40 Painel 1 - Palavra Sob.'. Ir.'. Manif (10 min)

10:40 10:45 Logística de troca de Painéis

10:45 11:00 COFFEE BREAK

11:00 12:00 Painel 2- apresentação de dois Capítulos – 30 min cada.

12:00 12:20 Painel 2 – debates da Assembléia – 20 min total

12:20 12:30 Painel 2 – Rodada de Réplicas – 5 min cada CRC.

12:30 12:35 Painel 2 – Fechamento do Mediador - 5 minutos

12:35 12:45 Painel 2 - Palavra Sob.'. Ir.'. Manif (10 min)

12:45 12:55 FECHAMENTO DO SEMINÁRIO

3. CCons CCav Kadosch em 21/10/2017. Apresentação de 2 CCK's - 40 minutos cada.

Início Fim Atividade

7:15 8:00 Logística geral – instalação Data Show + cafézinho +

microfones e som + arrumação templo.

7:30 8:20 Preparação material/logística das apresentações presidentes +

Grupo de Apoio

8:20 8:30 Abertura do Seminário

8:30 9:50 Painel único - apresentação de dois CCK’s – 40 min cada.

9:50 10:40 Painel único - debates da Assembléia – 50 min

10:40 11:10 Painel único – Rodada de Réplicas – 15 min cada Loja.

10:10 11:25 Painel único – Fechamento do Mediador. – 15 Minutos

11:25 11:40 Palavra do Sob.'. Inspetor Litúrgico

(9)

4. Cons de PPric do R Segr em 11.11.2017. Apresentação de 2 trabalhos do CPRS com 50 min cada.

Início Fim Atividade

7:00 8:15 Logística geral – instalação Data Show + cafézinho +

microfones e som + arrumação templo.

7:20 8:15 Preparação material/logística das apresentações presidentes +

Grupo de Apoio

8:00 8:15 Abertura do Seminário

8:15 9:05 Palestra I - 50 min

9:05 9:35 Debates = 30 min

9:35 9:50 Fechamento do Mediador - 15 minutos

9:50 10:05 COFFEE - BREAK

10:05 10:55 Palestra II - 50 min

10:55 11:25 Debates - 30min

11:25 11:40 FECHAMENTO DO MEDIADOR - 15 minutos

11:40 11:50 Palavra do Soberano Inspetor Liturgico

11:50 12:00 FECHAMENTO DO SEMINÁRIO.

7. RECOMENDAÇÕES:

a) As mídias de apresentação devem ser elaboradas preferencialmente em Power Point, devem ser encaminhadas para serem salvadas nos equipamentos da Equipe de Coordenação do Seminário e os casos em que forem necessários recursos diferentes (videos e musicas por exemplo devem ser comunicadas com 30 dias de antecedência à apresentação no Seminário.

b) Se houverem especificidades na apresentação que necessitem recursos diferentes dos habituais, também deve-se comunicar à Equipe de Coordenação do Seminário com 30 dias de antecedência. c) Os slides de apresentação devem ter boa visibilidade, quanto a cores e quanto a quantidade de escrita inserida em cada slide.

d) o apresentador deverá ter cuidado em não abordar Política Partidária e a não tecer comentários que levem ao sectarismos religioso.

e) Os Presidentes de Corpos Filosóficos devem dar início de imediato às pesquisas e elaboração das Teses.

f) Os Corpos Filosóficos de Curitiba devem se preparar para apoiar na recepção dos Irmãos nos dias de Evento dos Seminários sob aspéctos pessoais, materiais e financeiros.

(10)

Sendo o que se apresenta, ficamos a disposição.

Fraternalmente

Equipe Seminário 2017

Ir.'. Reginaldo Bueno, 33 - Coordenador Ir.'. Sergio Moredo Gamo, 33

Ir.'. José Wagner Coimbra, 33 Ir.'. Claudemir Repeke, 31 Ir.'. Fabio Ramos Schenato, 18 Ir.'. Ivan Alves Rodrigues, 31 Ir.'. José Carlos de Miranda, 31 Ir.'. Lincoln Macuch, 33

Ir.'. Francisco de Luca Pucci, 33 Ir.'. José Donizeti Garcia, 33

Ir.'. Docilmar Lopes de Quevedo, 33 Ir.'. Glaucio Antonio Pereira, 33

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A cirurgia, como etapa mais drástica do tratamento, é indicada quando medidas não invasivas como dietas restritivas e a prática regular de exercícios físicos

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados