• Nenhum resultado encontrado

O PAR SATURNO-LUA E O DESEJO DE SER UM DETERMINADO SER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PAR SATURNO-LUA E O DESEJO DE SER UM DETERMINADO SER"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

O PAR SATURNO-LUA

E O DESEJO DE SER UM DETERMINADO SER

(2)

SOL E LUA

Tradicionalmente a Astrologia destaca os luminares em relação aos demais planetas porque em seus movimentos cíclicos eles manifestam o jogo bipolar do masculino e feminino. O impulso fundamental para a vida universal

Os luminares são fontes de energia, mesmo considerando que, na realidade, a Lua reflete o que é capaz de assimilar do Sol, a verdadeira substância da existência Universal.

Contudo, a Lua regula todas as operações orgânicas da vida, tudo o que ocorre nos limites de sua órbita em torno da Terra. Então, tanto a energia solar como a dos planetas, deve passar pelo espaço compreendido pela órbita lunar antes de atingir a Terra, o denominado mundo sublunar.

(3)

SOL E LUA

Astrologicamente Sol e Lua são consagrados como os principais meios que permitem ao ser humano, corpo e psique, manifestar as qualidades universais de um modo particular.

O Sol como ponto de emanação da energia do Eu, o que o ser é durante toda a sua vida, sua vitalidade básica.

A Lua regulando os altos e baixos da circulação da energia solar, que constitui a libido.

A Lua também molda o corpo, regendo seus líquidos e ativando o funcionamento do sistema nervoso central.

(4)

SOL É IMPESSOAL

Dane Rudhyar - “Um Estudo Astrológico dos Complexos Psicológicos”

Alexander Ruperti -"Les Multiples Visages de La Lune"

Embora astrologicamente o Sol seja considerado como o arquétipo da energia básica do ser, percepção consciente e vontade, a ele não deve ser dado um sentido pessoal e particular porque, sendo o Sol a própria fonte que torna a vida possível, contém uma natureza Universal e, portanto, impessoal.

(5)

PLANETAS E FUNÇÕES

Rudhyar relaciona planetas a funções para utilização da energia pessoal.

Saturno-Lua - o desejo de ser um determinado ser.

Júpiter-Mercúrio - o desejo de manter a forma ou o

temperamento característico desse determinado ser.

Marte-Vênus - o desejo de reprodução do ser.

Urano, Netuno e Plutão - o desejo de transformar o ser

atendendo a algum tipo de objetivo.

(6)

FUNÇÃO SATURNO/LUA

O “desejo de ser um determinado ser” assume uma forma consciente no homem como ego - especialmente no homem moderno. O ego busca, de qualquer modo possível, afirmar sua existência diferente dos outros egos, mas embora cada personalidade tenha suas características singulares, todas fazem parte do vasto e abrangente tom fundamental do homem e, num sentido mais amplo, de todo o Universo.

(7)

SATURNO

O ego e seu desejo de ser diferente devem ser atribuídos principalmente a Saturno, pois Saturno representa o princípio que estabelece, onde quer que seja, fronteiras que separam o interior do exterior. Saturno significa, portanto, a separação da pessoa como indivíduo do todo maior da humanidade, ou mesmo de qualquer grupo dentro do qual essa pessoa atue; mas Saturno também diz respeito à consciência. Ele condensa e concentra a consciência e, sem esse poder de concentração de Saturno, não haveria uma personalidade individual estável, nem sociedade, nem a transferência de conhecimentos de geração para geração.

(8)

LUA

Saturno precisa da Lua para atuar pois, enquanto representa a forma, a Lua representa os conteúdos vivos reunidos dentro dessa forma e por ela estruturados. A Lua representa a capacidade de adaptação orgânica às situações, em termos do tipo específico definido por Saturno.

A função Saturno-Lua é a ação fixadora de qualquer existência especificamente individualizada. Qualquer ser vivo que possa ser considerado como uma unidade biológica e/ou psicológica, relativamente completa e autossuficiente, deve ter limites, fronteiras e características especiais ou individuais que o tornem “diferente” de qualquer outro ser.

(9)

SATURNO - LUA E O CARÁTER

O “caráter” pode ser definido (no nível estritamente pessoal) como a soma total de todos os traços característicos do ego, consequentemente, como a manifestação exterior da estrutura do ego (Saturno) e como a maneira individualizada pela qual a pessoa ajusta a si, de modo consciente, às suas experiências de vida (Lua).

Assim, queremos dizer que o “caráter” significa a personalidade do homem; aquilo que o diferencia dos outros homens, e que ele formou através de uma série de reações a experiências.

(10)

SATURNO E SOL

Geralmente o ego está relacionado ao Sol e o superego à Saturno que estabelece os limites, define e focaliza de uma maneira particular o poder do Sol, direcionando o ego e colocando-o dentro de parâmetros que considerem o que está além dele.

O superego aponta as regras de atuação em uma dada sociedade cultural, a lei do social, que demarca o espaço pessoal. Desta forma, o Sol precisa de Saturno para atuar dentro de limites que considerem os outros.

Saturno - Sol = Gramática - Linguagem

O Sol não disputa nem com Lua nem com Saturno, procura intermediar a disputa através da conscientização de uma dada questão.

(11)

A FUNÇÃO SATURNO-LUA

A Lua nutre, abastece e modifica a quantidade e qualidade de energia solar que a estrutura fornecida por Saturno é capaz de conter.

Saturno fornece a capacidade de organização, enquanto a Lua decide até que ponto aceita e assimila ou não, as experiências internas e externas.

Em geral, a Lua não faz esta função espontaneamente, porque é condicionada pelas experiências anteriores, repetindo padrões de comportamento e atuando em função do passado e conhecido.

A Lua é o impulso vital que vai engolir ou expelir as experiências, enquanto Saturno atua como o senso crítico. Tanto o que vem de fora para dentro como o que se encaminha para fora, passa pela crítica de Saturno.

(12)

A FUNÇÃO SATURNO-LUA

A Lua responde pela capacidade de adaptação às circunstâncias do meio, porém de acordo com o gênero particular de resposta definido por Saturno.

A conjugação das funções de Saturno e Lua irá condicionar o ser nas suas constantes exposições ao meio e à sociedade, resultando então em um “determinado ser”.

Lua e Saturno precisam atuar de modo cooperativo, Saturno direcionando e estruturando os impulsos e reações instintivas da Lua.

Complexo ou Nó com relação ao ”desejo de ser um

determinado ser”- A falta de cooperação entre Lua e Saturno leva à predominância de uma das funções que reprime ou subjuga a outra, promovendo o desequilíbrio.

(13)

PREDOMINÂNCIA DE SATURNO

Quando as reações a certas experiências típicas seguem linhas de conduta rigidamente definidas, permanecendo as mesmas, apesar das condições exteriores e as necessidades pessoais terem mudado, Saturno reprime e domina a Lua, controlando suas reações e impedindo que o conteúdo interno se exponha ao meio exterior.

A preocupação com uma boa participação social leva ao esforço para autossuficiência, porém há casos em que a insegurança com relação à própria capacidade mina o esforço.

(14)

Condições de dependência ou imaturidade ignoram as regras sociais e não há esforço para autossuficiência.

Necessidade exagerada de suporte e apoio impede a atuação da crítica e organização de Saturno.

As experiências não são estruturadas e as reações espontâneas não são direcionadas.

(15)

Conjunção com um dos eixos Ascendente - Descendente ou Meio do Céu - Fundo do Céu.

Aspecto ao Ascendente ou Meio do Céu (se o astro for regente do ponto, a força será maior)

Isolado por hemisfério. Dispositor de um stellium. Muito aspectado.

Conjunção Parte da Fortuna. Focal de uma quadratura T.

Aspecto desarmônico Saturno-Lua. Aspecto desarmônico Saturno-Sol.

(16)

Comportamento controlado, precavido e defensivo. Necessidade de estrutura, segurança e continuidade. O emocionalmente vivenciado é levado muito a sério.

Caminho conhecido e seguro, especialmente no âmbito dos relacionamentos pessoais.

Sob condições de insegurança, uma barreira é construída como proteção. Retração e isolamento.

Criança - faltou nutrição ou obrigada a crescer antes do tempo. Responsabilidades inadequadas à idade, pula etapas do desenvolvimento emocional.

Saturno inclina Lua a um comportamento que acredita ser socialmente o mais adequado, visando aprovação.

(17)
(18)

FERNANDO PESSOA

A aflição da Lua por Saturno é um dos piores aspectos que há, 1º porque é a aflição do mais rápido dos astros pelo menos rápido (a dentro do círculo normal do qual Urano e Netuno estão excluídos), 2º, porque, sendo a aflição de dois astros de índole em certos pontos semelhantes, resulta uma intensificação maléfica do que têm de semelhante (aqui, no caso da Lua e de Saturno, a depressão, a timidez, a melancolia, o atraso na vida).

(19)

Intermediários, amortecedores de choques, modelos de comportamento e protetores para os filhos. Desempenhando satisfatoriamente seus papéis, normalmente asseguram que o desenvolvimento da função Saturno-Lua seja bem sucedida. Quando os papeis não são satisfatoriamente desenvolvidos, obrigam atuação sob tensão e pressão, sem o adequado apoio psíquico.

Uma das imagens pode ser tão predominante que obscurece a outra. Ou a atrofia de uma das funções obriga o superdesenvolvimento da outra, também gerando a supremacia.

(20)

O papel da autoridade que garanta a segurança externa. Uma pessoa ou instituição que promova proteção social no domínio das inseguranças que possam surgir.

A Imagem Pai - mais clara quando a criança toma conhecimento do mundo exterior e define pouco a pouco sua atitude para com a sociedade, a lei e a autoridade.

Complexo pai - busca rígida por segurança, permanência e proteção em relação ao social.

Insegurança - defesa, submissão para garantir segurança e proteção social.

Insegurança dominada se transforma em esforço para segurança.

(21)

Papel de nutrição e guia dos primeiros passos, intermediando com relação aos vários obstáculos da vida, indicando o que fazer, sentir ou pensar, portanto atuando na capacidade de ajuste às circunstâncias e definindo os hábitos que serão adquiridos na medida em que o ser procura se adaptar ao dia a dia.

Complexo mãe - dificuldade de se separar psiquicamente da Mãe. Pode gerar apego exagerado e dependência, tanto por excesso como por falta de nutrição, no sentido de apoio e amor.

A conjugação das duas imagens condiciona o ser nas suas constantemente mutantes exposições à sociedade e ao meio.

(22)

Dar importância às próprias necessidades e à vida pessoal. Estabelecer relações íntimas, expondo as próprias emoções e permitindo que a outra pessoa o faça.

Partilhar tarefas. Pedir ajuda.

Entrar em contato com as necessidades de cuidado e nutrição, oferecendo-se para cuidar de quem precisa ou de um animal.

Para Saturno cuja insegurança retrai, enfrentar desafios e responsabilidades para aprender com a experiência.

Fazer terapia.

(23)

Assumir a responsabilidade de conduzir a própria vida. Se não o fizer, trabalhar.

Tomar decisões sem esperar apoio de outros. Buscar novas experiências.

Dispensar quem possa fazer o papel de dar apoio. Fazer terapia.

(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

Ciclo da Lua Progredida Secundária e o ciclo de Saturno em Trânsito.

Lua - 26 a 28 anos.

Saturno - entre 28 e 30 anos.

Ciclos corretivos de condições natais - situações concretas obrigam a retificação de problemas de estruturação, maturação, autossuficiência e independência emocional.

Podem se repetir até três vezes. Através desses ciclos, a relação Lua-Saturno pode mudar seu significado.

Espaço de tempo entre os dois primeiros ciclos cria um divisor de águas na definição da vida pessoal, indicando readaptação, opções e escolhas que reorientam a vida.

(32)

Único astro a promover a integração de todo o mapa.

Passagem pela casa - mobiliza assuntos indicando o que é preciso gerar, desenvolver e mudar em todos os níveis -biológico, físico e mental - de modo a adaptá-los às experiências externas e torná-los mais satisfatórios.

Signo percorrido - qualidades que deverão ser utilizadas para lidar com as condições e promover as adaptações necessárias.

Primeiro retorno - reencontro com as condições natais. Tempo de readaptação aos assuntos da casa natal.

Promove acontecimento.

(33)

Casa natal - referência durante todo o ciclo do trânsito, seus assuntos estarão sempre envolvidos, seja qual for a casa que estiver sendo percorrida.

Trânsito através das casas desenvolve o sentido de responsabilidade da consciência social, chamando atenção para a realidade do aqui e agora com relação aos assuntos da casa em percurso.

Dois anos e meio do trânsito demarcam um período de definição com relação ao enfoque daquela área da vida, apontando o que deverá ser estruturado e definido com maior clareza, de modo a obter uma perspectiva sólida e duradoura com relação aos assuntos da casa.

Primeiro retorno - opções e escolhas levam a reorientação da vida.

(34)

Amadurecimento e experiência de vida.

Desenvolvimento a partir da entrada na primeira casa é relevante em ambos os ciclos - novo começo.

Lua Progredida - enfoca e mobiliza as próprias necessidades, desejos e carências, levando à mudança de atitudes e de condições existentes. Impulsiona o empreendimento de coisas novas.

Saturno em Trânsito - surge um ser mais maduro, sério e disciplinado, com capacidade para organizar e administrar a própria vida. Caso a primeira passagem ocorra antes da idade adulta, a segunda será mais importante.

(35)

O Sol deve ser considerado porque, no sentido da consciência, atua como um mediador entre a Lua e Saturno. O funcionamento harmônico da trilogia Sol, Lua e Saturno vai garantir o equilíbrio psicológico, porque, em resumo, Saturno promove a estrutura que define e focaliza, de modo particular, o poder do Sol e a Lua fornece a qualidade e quantidade de energia solar que a estrutura saturnina é capaz de conter, modificando-a segundo as próprias necessidades e capacidades.

Sempre é importante observar se, no contexto da Lua e de Saturno, existe predominância. Caso ocorra há necessidade de promover o quilibrio

(36)

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Para entender a formação das marés, observe a figura 1 que representa a Lua em seu movimento em torno da Terra. A água do mar, em A, está mais próxima da Lua, sendo, então,

mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de

Este Decreto considera área impermeável toda superfície que não permita a infiltração da água para o subsolo e direciona que sejam utilizadas as regras de dimensionamento

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Caso seja do interesse do empregador e do empregado, poderá ser instituída a jornada de trabalho de 12 (doze) horas trabalhadas por 36 (trinta e

(2016), selecionando genótipos de tomateiro para processamento com alto teor de zingibereno, concluíram que a seleção indireta de plantas com alto teor de zingibereno é eficiente

Reconfigura¸ c˜ ao de sistemas de distribui¸ c˜ ao de energia el´ e- trica para minimiza¸ c˜ ao de perdas ativas to- tais via otimiza¸ c˜ ao por enxame de part´ıculas (PSO).,