• Nenhum resultado encontrado

Teorias e Modelos de Enfermagem - Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teorias e Modelos de Enfermagem - Resumo"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Teorias e Modelos de Enfermagem

Teoria: conjunto de conceitos interrelacionados, definições e proposições que apresentam uma forma sistemática de ver os factos/eventos pela especificação das relações entre as variáveis, com a finalidade de explicar e prever o facto/evento. Isto é, uma teoria sugere uma direcção do olha e do pensamento para os factos e eventos.

Teoria de Enfermagem: “…conceptualização articulada e comunicada de realidade inventada ou descoberta na enfermagem com a finalidade de descrever, explicar, predizer ou prescrever o cuidado de enfermagem.” (MEILES, 1991)

Paradigma: Estrutura predominante de teorias em que os cientistas baseiam o seu trabalho.

Metaparadigma: O nível mais abstracto do conhecimento que determina os níveis de

conceito e estudo da disciplina (o que distingue as disciplinas por determinados conceitos). Os conceitos que constituem o metaparadigma da enfermagem são o ambiente, a saúde, a pessoa e a enfermagem.

Virginia Henderson

– Definição de enfermagem

- Esta integrada na Escola das Necessidades.

- O individuo tem um conjunto de necessidades hierarquizadas de acordo com o grau de importância para a sua sobrevivência, capazes de induzirem acções que visam a satisfação dessas necessidades que quando obtidas deixam de causar tensão ou desconforto.

- O principal obstáculo à satisfação das necessidades é a doença.

- Objectivo dos cuidados de enfermagem: substituir a pessoa agindo com ela até esta adquirir a sua autonomia e independência.

- Estabelecem-se três níveis de interacção entre enfermeira - pessoa/cliente: . A enfermeira como substituta

. A enfermeira como auxiliar

. A enfermeira como companheira: supervisiona e educa

- O enfermeiro trabalha em interdependência com outros profissionais de saúde o plano de cuidados, elaborado pelo enfermeiro e pela pessoa, deve ser realizado de forma a potenciar o plano terapêutico prescrito pelo médico.

- Henderson identifica 14 necessidades básicas que orientam os cuidados de enfermagem.

Enfermagem O enfermeiro possui conhecimentos nas áreas das ciências sociais e biológicas. A sua intervenção é virada para a pessoa como ser total considerando todas as dimensões do indivíduo. Prestação de cuidados é feita de forma a ajudar ou substituir a pessoa na satisfação das suas necessidades no sentido de esta

(2)

readquirir a sua independência no auto-cuidado e nas suas questões de saúde. A pessoa participa no planeamento dos cuidados.

Saúde Capacidade que um indivíduo tem para satisfazer autonomamente as suas 14 necessidades básicas. É fundamental para o bom funcionamento do ser humano.

Pessoa Ser total (bio-psico-sócio-culturo-espiritual). Ser que visa satisfazer as suas necessidades sem ajuda e manter a sua saúde; tem como tarefa manter o equilíbrio fisiológico e funcional; Mente e corpo como unidade inseparável; pessoa e família são indissociáveis.

Ambiente Conjunto de condições externas que afectam directamente a vida, a saúde e o desenvolvimento de um organismo. Relativamente ao ambiente a enfermeira deve proteger os pacientes e proporcionar um ambiente seguro.

Abdellah

– Os 21 problemas de enfermagem

- A teoria de Abdellah centra-se em três conceitos pincipais: .Enfermagem: serviço para indivíduos e famílias.

. Problemas de enfermagem: necessidades de saúde do cliente. Podem ser evidentes ou enconbertas.

. Resolução do problema: identificação do problema, selecção dos dados pertinentes, formulação de hipóteses, teste das hipóteses através da colheita de dados e da revisão das hipóteses, quando necessário, com base nas conclusões obtidas dos dados.

- Tentando proporcionar uma base para a organização dos cuidados de enfermagem, resultaram 21 problemas de enfermagem que focam as necessidades físicas, biológicas e sócio-psicológicas da pessoa.

- Objectivo dos 21 problemas: constituir o corpo de enfermagem de conhecimento único, orientar os cuidados e promover o desenvolvimento da capacidade de julgamento da enfermeira.

Enfermagem É uma profissão de auxílio. O cuidar de enfermagem é fazer algo para ou por alguém ou fornecer informação à pessoa com o objectivo de satisfazer as necessidades, aumentar ou restaurar a sua capacidade de auto-ajuda ou de aliviar uma diminuição.

Saúde É a condição em que o indivíduo não possui necessidades não satisfeitas, nem enfraquecimentos antecipados ou reais. Onde o indivíduo deve ser visto de forma holística estando o cuidado centrado no cliente e a necessidade de conceder maior atenção aos factores ambientais.

Pessoa É vista como a única justificação para a existência da enfermagem. As pessoas são ajudadas pela identificação e pelo alívio dos problemas pelos quais estão a passar. Todas as pessoas possuem a capacidade de auto-ajuda e de aprender, sendo que ambas variam de indivíduo para indivíduo.

(3)

Ambiente Os doentes interagem e respondem ao seu ambiente e o enfermeiro é parte desse ambiente.

Watson

– Filosofia e ciência do cuidar

- O objectivo da enfermagem é a compreensão da saúde, da doença e da experiência humana. - O cuidar é a essência da enfermagem (a prática do cuidar é vital para a enfermagem): a doença pode ser curada, mas permanece porque o cuidado de saúde não foi atingido.

- O enfoque principal da enfermagem está nos factores de cuidado (são 10) que provêem de uma perspectiva humanística em conjunto com a base de conhecimentos científicos.

- A prática de enfermagem baseia-se em 10 factores de cuidar: 1. Formação de um sistema de valores Humanístico-altruísta. 2. Instalação de Fé-esperança.

3. Cultivo da sensibilidade para consigo e com os outros. 4. Desenvolvimento de uma relação de auxílio-confiança.

5. Promoção e aceitação da expressão de sentimentos positivos e negativos.

6. Uso sistemático do método cientifico de resolução de problemas para a tomada de decisão.

7. Promoção do ensino-aprendizagem interpessoais.

8. Provisão de um ambiente mental, físico, sociocultural, protector, correlativo, e de apoio.

9. Auxilio na satisfação das necessidades humanas. 10. Permissão de forças fenomenológico-existencias. - O cuidar deve ser feito interpessoalmente.

- A prática do cuidar integra conhecimentos biofísicos com conhecimentos do comportamento humano para gerar ou promover a saúde e para prestar assistência aos que encontram doentes.

Enfermagem “ a enfermagem preocupa-se com a promoção de saúde, a prevenção da doença, o cuidado do doente e a restauração da saúde”.

“ (…) ciência humana de pessoas e experiências de saúde-doença humanas que são mediadas pelas transacções de cuidado profissionais, pessoais, científicos, estéticos e éticos”

Saúde Estado positivo de bem-estar físico, mental e social. Um alto nível de funcionamento geral físico, mental e social. Um nível geral de adaptação-manutenção do funcionamento diário. A ausência da doença (ou a presença de esforços que levam a sua ausência).

Pessoa “(…) uma pessoa valorizada em si mesma e para si mesma para ser cuidada, respeitada, nutrida, compreendida e auxiliada; em geral uma visão filosófica de uma pessoa como um ser completamente integrado funcionalmente. O homem

(4)

é visto como maior e diferente que a soma de suas partes.”

Ambiente A sociedade proporciona os valores que determinam como a pessoa deve comportar-se e quais as metas a serem perseguidas.

Orem

– Deficit de autocuidado

- Autocuidado é a prática de actividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.

- Deficit de autocuidado: relativo à relação entre as aptidões de acção dos indivíduos e as suas necessidades de cuidado.

- Cinco métodos de ajuda: 1. Agir ou fazer para o outro 2. Guiar o outro

3. Apoiar o outro

4. Proporcionar um ambiente que promova o desenvolvimento pessoal 5. Ensinar o outro

Enfermagem Acção voluntária, uma função da inteligência prática dos enfermeiros no sentido de causar condições humanamente desejadas nas pessoas e seus ambientes (focaliza nos seres humanos) e não um produto que pode ser tocado.

Saúde Um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade ou doença, para isso tem de promover e prevenir a doença.

Pessoa Entende a pessoa quanto ao seu amadurecimento e da realização do potencial humano do indivíduo (Auto-realização e personalidade).

Ambiente

_________

Levine

– O holismo (conservação da integridade)

- A adaptação é o processo pelo qual a conservação é adquirida, e a finalidade da conservação é a integridade.

Enfermage

m

Principal objectivo é promover a adaptação e manter a totalidade. É uma interacção humana. Esta profissão deveria ser praticada apenas por quem conseguisse formação suficiente para a sua prática. Pressupõe formação científica. Observação e selecção dos dados relevantes para avaliação das necessidades de enfermagem. Participação activa e ajustada no ambiente de cada doente. Actuação terapêutica quando a resposta do paciente é favorável; cuidados de apoio quando a resposta é desfavorável.

Saúde

É pré-determinada por grupos sociais e não é apenas a ausência de doença. É culturalmente determinada. É o objectivo da conservação. A definição de saúde para cada indivíduo muda ao longo do tempo.

(5)

escolha e movimento. Tem identidade e auto-estima. A sua totalidade expressa a organização de todas as partes constituintes. O indivíduo é livre e capaz de perseguir os seus próprios interesses.

Ambiente É onde estamos constante e activamente envolvidos. Cada pessoa tem o seu ambiente interno e externo e o enfermeiro relaciona-os com os aspectos fisiológicos e patológicos do paciente.

Existem três níveis de ambiente externo:

> Perceptual – inclui os aspectos captados pelos sentidos;

> Operacional – forças naturais não detectadas que atingem o indivíduo (ex: microrganismos);

> Conceptual – padrões culturais.

Rogers

– Seres humanos unitários

- Expõe a maneira em que o Homem interage com o seu meio ambiente, descrevendo-os como campos de energia irredutíveis, pertencentes um ao outro em plena evolução e como tal, pode ver-se afectado por uma diversidade de factores criando desta interacção do Homem, um ser unitário.

- Existem quatro elementos base:

. Campo de Energia: são as unidades fundamentais tanto dos seres vivos como da matéria inerte: particulares, dinâmicos, abertos e infinitos.

. Universo de sistemas abertos: refere-se à ideia de que os campos de energia são abertos, infinitos e interactivos (integrais)

. Padrão (Modelo): é a característica de um campo de energia; é como uma onde que varia constantemente, tornando-se cada vez mais complexa e diversa. Permite distinguir os campos de energia.

. Pandimensional: faz referência a um domínio não linear, sem atributos de espaço nem tempo; os seus limites são imaginários e flutuam continuamente.

- Incorpora também os princípios da Hemodinâmica como modo de compreensão da vida e que nos pode proporcionar conhecimentos para intervir e guiar um cliente ao seu bem-estar.

. Hemodinâmica: é um conceito para compreender a vida e os mecanismos que a afectam. Proporciona ao enfermeiro uma direcção no cuidado ao cliente. Consiste nos seguintes princípios:

. Integridade: faz referência a interacção e mutua entre campo humano e o ambiente

. Ressonância: é a troca constante dos padrões de onde, desde baixa a alta-frequência no campo humano e no ambiente.

. Helicidade: é a diversidade contínua, provável e crescente do campo humano e do ambiente caracterizada por ritmos não reiterados.

(6)

compassiva sem perder a criatividade e a iniciativa em cada intervenção. Descreve-a tanto como uma ciência e como uma arte. Impulsionada a enfermagem como ciência já que o objectivo desta é fomentar e promover a saúde e o bem-estar, buscando o balanço e harmonia entre o homem e o ambiente.

Saúde Conceito que dependerá da definição ou percepção que ofereça cada pessoa ou cultura e que isto dependera das circunstâncias e experiência ao longo da vida de cada ser humano e da capacidade de este para lidar e alcançar a saúde segundo os sistemas de valores existentes a considerar.

Pessoa É um sistema aberto que interage constantemente com outro sistema aberto: o ambiente. Define-o como ser humano unitário e integrado com campos de energia infinitos e pandimensionais ou de eterna energia.

Ambiente É um campo de energia irredutível e pandimensionalidade. Cada campo do ambiente é específico de um campo humano, pelo qual ambos evoluem continuamente, interagindo entre si.

Betty Neuman

– Modelo de sistemas

- Modelo direccionado para a pessoa, família, grupo ou comunidade.

- A enfermagem está relacionada com todos os problemas que afectam a pessoa.

- O enfermeiro deve ter uma boa capacidade de percepção e participar activamente com a pessoa na resposta aos diversos stressores a nivela da prevenção primária, secundária e terciária.

- A pessoa é vista como um sistema aberto e em contsante interacção com o ambiente, adaptando-se a ele ou adaptando-se a si.

Enfermagem Acredita que a enfermagem diz respeito á totalidade da pessoa. Vê a enfermagem como uma “profissão única na medida em que está relacionada com todas as variáveis que afectam a resposta do indivíduo ao stress”.

Saúde Vê a saúde como um contínuo do bem-estar ao mal-estar, de natureza dinâmica e constantemente sujeita a mudança. O cliente encontra-se numa dinâmica, quer de bem-estar, quer de mal-estar, em diferentes graus numa qualquer altura. Neuman vê o bem estar como satisfação das necessidades do modelo e o mau estar como a não satisfação das mesmas.

Pessoa Apresenta a pessoa enquanto cliente/sistema de cliente, sendo este um composto dinâmico de inter-relações entre factores fisiológicos, psicológicos, socio-culturais, espirituais e de desenvolvimento. O sistema do cliente está em constante mudança ou deslocação e como um sistema aberto em interacção recíproca com o ambiente.

(7)

com a pessoa/cliente. Neuman identificou três ambientes relevantes: interno, externo e criado. O interno é intrapessoal; o externo é interpessoal; e o criado é inconscientemente desenvolvido e utilizado pela pessoa/cliente para sustentar o coping protector, sendo este ambiente de natureza dinâmica.

Imogene King

– Teoria da consecução de objectivos

- Segundo o Modelo Conceptual dos Sistemas Interactuantes, o principal objectivo da enfermagem é cuidar dos seres humanos no sentido de manterem a sua saúde e poderem desempenhar os seus papeis normalmente.

-O enfermeiro e a pessoa vão ser parceiros e enfrentar em conjunto os estados de saúde. - Etapas do processo de enfermagem segundo a Teoria da Consecução de Objectivos:

1. Avaliação/interacção inicial 2. Diagnóstico

3.Estabelecimento de metas

4. Exploração e viabilização de meios 5. Evolução

- O registo dos problemas tem como finalidade guiar o enfermeiro para a avaliação contínua de sinais objectivos e subjectivos e de sintomas para a formulação do diagnóstico e planeamento dos cuidados.

- O registo dos objectivos fixados, tem como principal propósito, fornecer meios para o enfermeiro e a pessoa interagirem e compartilharem informações, para que assim haja concordância relativamente ao modo de alcance dos objectivos.

Enfermagem Consiste num processo de acção, reacção e interacção, pelo qual a enfermeira e cliente compartilham informações sobre as suas percepções, numa determinada situação.

Saúde É descrita como uma combinação de experiências dinâmicas da vida do ser humano, o que implica contínuos ajustes ao ambiente interno e externo, mediante a utilização de recursos próprios para alcançar o máximo potencial Para a vida quotidiana.

Pessoa São entendidos como seres sociais

Ambiente _________

Calista Roy

– Modelo de adaptação

- Insere-se no paradigma da Integração.

- A pessoa é um sistema holístico adaptativo que reage aos estímulos do ambiente. Existem três tipos de estímulos.

(8)

. Focais: requerem atenção imediata da pessoa, mobilizam a sua energia e exigem uma resposta; ex. dor.

. Contextuais: não são o centro de atenção da pessoa mas contribuem para o efeito do estímulo focal.

. Residuais: características do indivíduo relevantes para a situação; ex. experiências passadas, traumas.

- Os mecanismos reguladores e de cognição são mecanismos de resistência que permitem à pessoa a percepção e reacção a esses estímulos.

- As respostas desencadeadas por estes mecanismos podem ser classificadas como adaptativas ou ineficazes.

Para responder positivamente às mudanças ambientais a pessoa tem de se adaptar. Existem quatro modos de adaptação:

. Fisiológico: respostas físicas aos estímulos ambientais. Envolve o subsistema regular. Necessidades associadas: oxigenação, nutrição, eliminação, actividade e repouso e protecção.

. Auto-conceito: necessidade de integração psíquica. A pessoa tem necessidade de auto-perceber.

. Desempenho de papel: necessidade de integridade social: identificação do seu papel na sociedade, padrões de interacção social e a sua situação em relação aos outros.

. Interdependência: satisfação das necessidades afectivas: amor, respeito e aquisição de um sentimento de segurança.

Enfermagem Deve assumir uma abordagem holística e humanística. As relações interpessoais são intrínsecas na prestação dos cuidados. Os objectivos da enfermagem são a promoção de respostas adaptativas em relação aos quatro modos de adaptação e a redução das respostas ineficientes, contribuindo para a saúde, a qualidade de vida ou morte com dignidade.

Saúde Processo que permite à pessoa adquirir a sua integridade, assume várias dimensões nomeadamente fisiológicas, afectivas, psicológicas e sociais. A saúde e a doença são encaradas como entidades distintas mas que se interrelacionam, sendo uma dimensão inevitável da vida da pessoa.

Pessoa É o receptor dos cuidados de enfermagem. É descrita como um ser bio-psicossocial, adaptativo e holístico (porem o todo e não se resume à soma das partes que o constituem), pode ser representada por um indivíduo, uma família ou uma comunidade. A pessoa é um sistema aberto, uma vez que mantêm uma interacção contínua com o ambiente, em permanente mudança. A pessoa vê o ambiente como todas as condições, circunstâncias, influências que a rodeiam e afectam o seu comportamento e desenvolvimento, tendo a capacidade de se ajustar às mudanças do meio ambiente, mantendo assim a integridade.

(9)

condições, circunstâncias e influências que afectam o desenvolvimento e o comportamento da pessoa.

Nancy Roper

– Enfermagem baseada num modelo de vida

- Este modelo criou uma lista de actividade que contribuem colectivamente para o fenómeno da vida:

1. Manutenção de um ambiente seguro 2. Comunicação

3. Respiração 4. Alimentação 5. Eliminação

6. Higiene pessoal e vestuário 7. Controlo da temperatura do corpo 8. Mobilidade

9. Trabalho e lazer

10. Expressão da sexualidade 11. Sono

12. Morte

- Esta lista traz algumas vantagens para a prática de enfermagem pois são observáveis, quantificáveis e podem ser explicitamente descritas e objectivamente medidas, ao contrário das “Necessidades Humanas Básicas”

Enfermagem Consiste na acção de ajudar o outro a viver melhor, a ultrapassar e resolver problemas que limitem a continuação de uma vida independente. Tem como objectivo a prevenção de novos problemas

Saúde Pessoa Ambiente

Peplau

– Enfermagem psicodinâmica

- O principal objectivo da assistência terapêutica é produzir mudanças que influenciem de modo positivo os indivíduos e a sua comunidade.

- O aspecto psicológico dos comportamentos e sentimentos passaria a ser explorado nas intervenções de enfermagem.

- Principais fundamentos:

. Crescimento: relacionado com o tamanho e formas físicas, ou seja, mudanças quantitativas.

(10)

. Desenvolvimento: mudanças funcionais, de carácter qualitativo.

- Enfermagem psicodinâmica: A autora usou o termo "enfermagem psicodinâmica" para descrever o relacionamento dinâmico entre enfermeira e paciente. Em seu entendimento, a enfermagem psicodinâmica envolve reconhecer, esclarecer e construir uma compreensão acerca do que acontece quando a enfermeira se relaciona de forma útil com o paciente.

- Desenvolveu o seu modelo a partir dos conceitos estruturais do Processo Interpessoal, que engloba quatro fases:

. Orientação: o cliente apresenta uma necessidade e solicita ajuda . Identificação: o cliente identifica-se com quem o pode ajudar

. Exploração: aproveitamento máximo da relação para que se possa atingir os benefícios possíveis.

. Resolução: o cliente liberta-se, gradualmente, da identificação com a enfermeira.

Enfermagem Durante o Processo Interpessoal a, a enfermeira pode assumir vários papeis: “pessoa estranha”, “pessoa de recurso”, “professora” e “substituta/conselheira”. Saúde

Pessoa Ambiente

Orlando

– Teoria do processo de enfermagem

- Esta teoria gira em torno de cinco conceitos interrelacionados: a função do profissional de enfermagem, o comportamento apresentado pelo doente, a resposta imediata ou interna do enfermeiro, a disciplina do processo de enfermagem e a melhoria.

- O paciente é o elemento principal da assistência, com isto as ações de enfermagem também devem ser individualizadas e adequadas a cada paciente, sendo que estas ações são fundamentadas nas necessidades de ajuda manifestadas pelos pacientes.

- O imediatismo é um fator imprescindível na teoria de Orlando, visto que as atitudes da pessoa/cliente podem significar um pedido de ajuda, e as ações de enfermagem devem ser realizadas neste exacto momento.

- As ações doenfermeiro concentram-se na avaliação da pessoa no momento em que el é admitid, verificando as necessidades de ajuda, educação diante de uma necessidade encontrada e orientações durante o preparo de sua alta.

- Compreende três momentos que são: o comportamento do paciente, a reação do enfermeiro frente a esta situação e as ações de enfermagem a serem realizadas, partindo–se destes princípios, a interação destes aspectos constituem o processo de enfermagem.

- É possível comparar os demais processos de enfermagem ao processo de enfermagem de Ida Jean Orlando, uma vez que ela aborda, assim como no processo de enfermagem o paciente como um todo, utilizando-se da relação enfermeiro/paciente e permitindo traçar os cuidados de enfermagem avaliando sua eficácia.

(11)

Enfermagem Os enfermeiros são responsáveis pelas suas próprias acções. É da responsabilidade do enfermeiro ver se as necessidades imediatas de ajuda do paciente são satisfeitas, quer autonomamente, quer por auxílio dos outros, aliviando o mal-estar físico e mental, não aumentando assim a angústia do doente. O enfermeiro necessita interagir com a pessoa.

Saúde

Pessoa Uma pessoa transforma-se num doente quando tem necessidade de ajuda não satisfeitas e que não podem satisfazer-se de forma independente. Cada individuo é único e individual na sua resposta.

Ambiente

Leininger

– Cuidado transcultural

- Enfermagem transcultural: subcampo da enfermagem que foca o estudo comparativo e a análise de culturas com respeito à enfermagem e às práticas de cuidados de saúde/doença, às crenças e aos valores, coma meta de proporcionar um serviço de atendimento de enfermagem significativo e eficaz para as pessoas e acordo com os seus valores culturais e o seu contexto de saúde/doença.

- Cuidado cultural: valores, crenças e modos de vida padronizados aprendidos, subjectiva e objectivamente e transmitidos que auxiliam, sustentam, facilitam ou capacitam outro indivíduo ou grupo a manter seu bem-estar, saúde, melhorar sua condição humana e seu modo de vida ou lidar com a doença, a deficiência ou a morte.

- Diversidade do cuidado cultural: Variações e/ou diferenças nos significados, padrões, valores, modos de vida ou símbolos de cuidados dentro ou entre colectivos que são relacionados às expressões assistenciais, que apoiam ou capacitam o cuidado humano.

- Universalidade do cuidado cultural: Significados, padrões, valores, modos de vida ou símbolos comuns, similares ou dominantemente uniformes de cuidados, que se manifestam em muitas culturas e reflectem as formas assistenciais, que apoiam, facilitam ou capacitam o auxílio das pessoas.

- Acomodação/negociação do cuidado cultural: Acções e decisões profissionais que ajudam, apoiam ou facilitam as pessoas de uma cultura a adaptar-se ou negociar com os outros para um resultado de saúde benéfico.

- Repadronização/reestruturação do cuidado cultural: Acções e decisões profissionais que ajudam, apoiam ou facilitam as pessoas de uma cultura a modificar os seus modos de vida para padrões de cuidados de saúde novos, diferentes e benéficos, respeitando os valores culturais.

- Modelo sunrise: o cliente é o foco do modelo. Este apresenta quatro níveis de focalização que da estrutura cultural e social até decisões e acções de cuidado em enfermagem. O objectivo do modelo é auxiliar o estudo de todos os componentes da teoria que influenciam o estado de saúde dos indivíduos e o cuidado que lhes é oferecido numa cultura.

(12)

Enfermagem É uma profissão e uma disciplina cientifica aprendida e humanista que baseia no fenómeno e nas actividades do cuidado humano para assistir, apoiar, facilitar ou capacitar indivíduos ou grupos a manterem ou readquirirem o seu bem estar (ou saúde) em formas culturalmente significativas e benéficas ou para ajudar a pessoa a enfrentar a deficiência ou a morte.

Saúde É um estado de bem-estar que está culturalmente definido, valorizado, praticado e que reflecte a capacidade dos indivíduos ou dos grupos para realizar as suas actividades quotidianas dum modo culturalmente satisfatório.

Pessoa O homem é prestador dos cuidados e capaz de se preocupar acerca das necessidades, do bem-estar e da sobrevivência dos outros que é universal, ou seja, existe em todas as culturas.

Ambiente É a totalidade de um acontecimento, situação ou experiência particular que confere sentido às expressões humanas, incluindo interacções sociais, dimensões físicas, ecológicas, emocionais e culturais.

Adam

– Modelo conceptual para enfermagem

- A enfermagem tem como principal objectivo manter ou restaurar a independência da pessoa/cliente na satisfação das suas necessidades básicas.

- A pessoa/cliente é um ser totalitário constituído por 14 necessidades básicas. - O enfermeiro tem uma função complementar-suplementar.

- A fonte e origem dos problemas de enfermagem residem na insuficiência de conhecimento, vontade e/ou força.

- Para intervir, o enfermeiro deve focar-se nestes recursos.

- Como consequências pode-se esperar a satisfação das necessidades, a independência da pessoa, ou porventura, uma morte pacífica.

- Finalidade da enfermagem é a manutenção ou restabelecimento da independência do cliente na satisfação das 14 necessidades básicas.

- Cada necessidade possui uma dimensão biológica, fisiológica e psico-socio-cultural. - O enfermeiro tem um ramo de saber único.

- Objectivo ideal e específico é o ‘o ‘ideal’ porque representa o fim que todos os membros da profissão gostariam de atingir como ‘específico’ pois traça os parâmetros da profissão.

- Beneficiário é a pessoa ou grupo para quem o profissional foca a sua atenção. - Papel do profissional é o papel desempenhado na sociedade.

- Fonte de dificuldade do beneficiário diz respeito à origem provável da dificuldade do cliente cujo enfermeiro está preparado para resolver, devido à sua experiência e educação.

- Foco de intervenção é o foco de atenção do profissional no momento em que intervém com o cliente, sendo que o indivíduo é extremamente complexo, no entanto, apenas um aspecto pode receber toda a atenção do profissional num dado momento.

(13)

- Modos de intervenção são os meios que o profissional tem à sua disposição para intervir. - Consequências são os resultados desejados das actividades profissionais e devem ser coerentes com o objectivo.

Enfermagem Entendido como disciplina, refere-se aos postulados, valores e elementos do modelo; como intervenção, corresponde ao suprimento dos recursos da pessoa (conhecimentos, força, motivação). As consequências desejadas são, a curto prazo, a satisfação das necessidades específicas e, a médio ou longo prazo, a independência em relação à sua satisfação ou, em determinadas situações, uma morte tranquila.

Saúde A contribuição singular da enfermagem para a saúde consiste em manter e restabelecer a independência da pessoa, relativamente à satisfação das suas necessidades.

Pessoa A pessoa a cargo da enfermeira constitui um todo integral e complexo que apresenta catorze necessidades fundamentais, das quais derivam as suas necessidades específicas; a satisfação das suas necessidades é essencial à integralidade da pessoa.

Ambiente Os vínculos com o meio são clarificados pela recolha de dados respeitantes aos meios interno e externo, pela identificação de necessidades especificas directamente relacionadas com os contextos físicos e psicossociais e pela intervenção de suprimento que consiste, muitas vezes, em reduzir a influência do meio.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Em março de 2009, a subsidiária Quilmes Industrial (Quinsa) Société Anonyme adquiriu, junto à SAB Miller plc, 100% do capital social da Bebidas y Aguas Gaseosas Occidente

Constituindo o asilo uma forma de acesso de estrangeiros ao território dos Estados membros e, igualmente, ao espaço comunitário de livre circulação de pessoas, o

No caso deste artigo, busca-se expor referenciais de uma reflexão sobre como o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB DF) apresenta a si mesmo e se constitui como

Neste capítulo são descritos, com base na literatura: o sistema de interface cérebro- máquina (ICM) e os métodos de correção de artefato em tempo real utilizados nesta pesquisa;

1) A adaptação cultural do ICA-BR para o ICA-Angola foi facilmente realizada com alta taxa de equivalência geral no pré-teste, de 80%. 2) A aplicação da escala ICA-Angola na

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Ela não substitui e nem invalida a atuação dos canais de atendimento hoje existentes na Companhia, mas está sempre pronta a atendê-lo caso não tenha obtido sucesso em seu pedido