• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA

EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA ANO/SÉRIE: 2º SÉRIE

PROFESSOR RESPONSAVEL: VÂNIA MACIEL

ALUNO (A)______________________________________________________ TURMA:______________

Cronograma de aulas - Biologia

Data semana Dia da Conteúdos/Atividades

SEMANA Aula 01: Níveis de organização biológica.

SEMANA

Aula 02: Níveis de organização celular (tipo, número e complexidade).

SEMANA

Aula 03: Níveis de organização celular (metabolismo e obtenção de energia).

1º bimestre (1º período – Biologia) Aula 01

Introdução ao estudo da Biologia

A Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, importando-se em compreender, por exemplo, o funcionamento dos organismos vivos, a relação desses seres com o meio e seu processo de evolução. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como biologia celular, paleontologia, fisiologia, anatomia, ecologia, evolução e outros.

1. Significado

O termo biologia vem dos termos gregos bios, que significa vida, e logos, que significa estudo. Desse modo, podemos dizer que o termo biologia significa o estudo da vida.

2. O que estuda?

Como o próprio nome indica, a Biologia estuda a vida. Seu estudo engloba desde organismos microscópicos até os maiores seres vivos do planeta,

(2)

analisando-2 os nos diferentes níveis. Na Biologia, o estudo dos seres vivos realiza-se desde o nível molecular até as interações que ocorrem entre as diferentes espécies do planeta.

Ao aprofundarmo-nos nessa ciência, compreendemos melhor como é e como funciona o corpo dos seres vivos, incluindo o nosso, e também percebemos melhor como os seres vivos interagem uns com os outros e com o meio em que vivem. Somos capazes, ainda, de perceber como as mudanças surgiram ao longo do tempo, como elas favoreceram a sobrevivência das espécies e como os mecanismos evolutivos ainda atuam nos dias atuais.

O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.

Níveis de organização biológica

Níveis de organização em biologia constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida. À medida que analisamos os níveis hierárquicos, observamos um aumento na complexidade de cada nível. Neste texto conheceremos melhor cada um desses níveis estudados nas ciências biológicas, iniciando com o átomo e seguindo até a biosfera.

Quais são os níveis de organização em biologia?

Quando estudamos essa área, fazemos o estudo da vida analisando desde a constituição dos seres vivos até a relação entre eles e com o meio ambiente. Classificando os objetos de estudo em níveis hierárquicos, esse estudo torna-se mais fácil e organizado. A seguir, conheceremos os níveis de organização em biologia, iniciando do nível mais restrito para o mais amplo:

(3)

3 1. Átomo: são as unidades básicas da matéria. Um átomo é formado pelo núcleo, que é constituído pelos prótons e nêutrons, e pela eletrosfera, região na qual os elétrons estão localizados

2. Molécula: estrutura química formada por dois ou mais átomos. Ela pode ser formada por átomos iguais ou elementos diferentes.

3. Organela: estrutura presente nas células que atua como pequenos órgãos. Mitocôndria, cloroplasto, retículo endoplasmático e complexo golgiense são exemplos de organelas.

4. Célula: unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos apresentam células em sua composição. Elas podem ser divididas em dois grupos básicos: eucariontes e procariontes. As células procariontes não apresentam núcleo definido, estando o material genético disperso no citoplasma. As células eucariontes, por sua vez, apresentam núcleo definido, além disso, possuem organelas membranosas em seu citoplasma.

5. Tecido: conjunto de células que desempenha uma função específica. Diante dessa definição, fica claro que apenas organismos multicelulares podem apresentar tecidos. Nos seres humanos, os quatro tipos de tecidos básicos encontrados são: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Vale destacar que, diferentemente do que alguns pensam, plantas também possuem tecidos, como: epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema.

6. Órgão: formação composta pelo conjunto de dois ou mais tecidos. Coração, baço, fígado e pâncreas são exemplos de órgãos encontrados no nosso corpo. Folhas, caules e raízes são exemplos de órgãos presentes nas plantas.

7. Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função. Exemplos: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário e sistema endócrino.

8. Organismo: forma individual de um ser vivo. Um ser humano é um organismo. 9. População: conjunto de organismos da mesma

espécie que vive em uma determinada região e em um determinado período. Um conjunto de girafas, vivendo em uma área da savana africana, representa uma população.

(4)

4 10. Comunidade: diz respeito ao conjunto de várias populações que vivem em uma determina área e período. Populações de girafas, leões e zebras, vivendo em uma região da savana africana, formam uma comunidade.

11. Ecossistema: conjunto de todos os seres vivos encontrados em uma região, junto a todos os componentes abióticos com os quais eles interagem. Por componentes abióticos entendemos os elementos sem vida de um ambiente, como água, solo, atmosfera e luminosidade.

12. Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas encontrados no nosso planeta. Os níveis de átomos a células são também conhecidos como níveis microscópicos. Os níveis superiores, da população até biosfera, são também chamados níveis de organização em ecologia.

Aula 02

Níveis de organização celular

As células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos possuem células. Vamos conhecer a seguir os principais tipos de células, suas partes básicas e as estruturas nelas encontradas.

Existem células haploides ou diploides, eucarióticas ou procarióticas, células-tronco, células somáticas e germinativas.

As células podem ser classificadas de diferentes maneiras, sendo uma dessas a divisão em dois grandes grupos: procariontes e eucariontes.

1. Células procariontes: destacam-se por não apresentarem material genético envolto por uma membrana nuclear, ou seja, por não apresentarem núcleo definido. Essas células também não apresentam organelas celulares membranosas, tais como complexo golgiense e retículo endoplasmático. Como exemplo de células procariontes, podemos citar as bactérias e cianobactérias.

2. Células eucariontes: destacam-se por possuírem material genético envolto pela membrana nuclear, ou seja, essas células apresentam um núcleo verdadeiro. Nelas é observada a presença de organelas membranosas. Essas células podem ser encontradas nos protozoários, nos fungos, nos animais e nas plantas, por exemplo.

(5)

5 Partes das células

É costume dizer que as partes básicas de uma célula são: membrana

plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, como sabemos, nem todas as células apresentam um material genético

delimitado por membrana, sendo muitas vezes observada a presença do material genético disperso no citoplasma. Desse modo, o mais correto a dizer é que todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não envolto por membrana formando um núcleo.

1. Membrana plasmática: é um envoltório que delimita a célula. Ela consiste em uma bicamada de fosfolipídeos na qual estão inseridas proteínas. A membrana é uma estrutura importante da célula, estando relacionada, entre outras funções, com a seleção do que entra e do que sai da célula, funcionando como uma barreira seletiva. Em algumas células, externamente à membrana plasmática, observa-se a presença de uma parede celular. Essa parte pode ser observada, por exemplo, em bactérias e células vegetais. Entretanto, a composição dessas paredes celulares é bastante diferenciada em cada um desses organismos.

2. Citoplasma: é a região delimitada pela membrana plasmática. Nas células eucariontes, o citoplasma está localizado entre a membrana e o núcleo celular. O citoplasma é formado por uma matriz gelatinosa, denominada citosol. É no citosol que estão imersas as organelas celulares, como mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático e outras. Vale salientar ainda que no citoplasma de todas as células são encontrados ribossomos, que são minúsculos complexos capazes de realizar a síntese de proteínas.

(6)

6 Uma célula eucarionte com suas principais partes: membrana plasmática, citoplasma e material genético contido no núcleo.

3. Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo. Nas células eucariontes, o envelope nuclear está presente e caracteriza-se por ser uma dupla membrana cheia de poros. Esse envelope delimita o núcleo, que é o local onde se encontram vários cromossomos lineares. Na célula procarionte, por sua vez, não é observado núcleo definido e verifica-se a presença de, normalmente, um cromossomo circular localizado em uma região específica denominada nucleoide.

Classificação dos organismos de acordo com o número de células

De acordo com o número de células que formam o corpo de um organismo, podemos classificá-lo em: unicelular ou multicelular.

1. Organismos unicelulares: são aqueles que apresentam o corpo formado por uma única célula. Como exemplo podemos citar as bactérias e os protozoários, como a ameba e o Paramecium.

2. Organismos multicelulares: são aqueles que apresentam corpo formado por várias células. Nesses organismos as células podem estar agrupadas em tecidos. Os animais e plantas são seres vivos multicelulares.

Resumo sobre células

- Células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

- Com exceção dos vírus, todos os seres vivos apresentam células. Devido à ausência dessas estruturas, muitos autores não consideram os vírus seres vivos.

- Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes.

- Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma.

- Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear. - Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo.

- A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

- O citoplasma é formado por uma matriz gelatinosa, chamada citosol, em que várias estruturas estão imersas. Mitocôndrias, cloroplastos, complexo golgiense, retículo endoplasmático e lisossomos são exemplos de organelas celulares encontradas no citoplasma de células eucariontes.

(7)

7 - De acordo com o número de células, os organismos podem ser unicelulares ou multicelulares. São chamados de organismos unicelulares aqueles que apresentam apenas uma célula, enquanto os multicelulares apresentam corpo rico em células.

Observação: A forma e a função da célula

Cada célula possui um modelo de acordo com a sua função, e desse modo forma e função são conferidas por meio dos genes.

A forma recebe influência de diversos fatores externos, como a pressão de outras células que as deixam achatadas. Nos vegetais apresenta a forma angulosa, nos animais as células são desprovidas de parede celular e são mais onduladas.

Aula 03

Níveis de organização celular (metabolismo e obtenção de energia). O metabolismo celular é um conjunto de reações químicas de um organismo que objetivam a produção de energia para o funcionamento das células.

Além da produção de energia, durante o metabolismo celular também existe a síntese de intermediários que participam de reações químicas, como lipídios, aminoácidos, nucleotídeos e hormônios. Por isso, o metabolismo celular é fundamental para a sobrevivência dos organismos.

O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo.

1. O anabolismo compreende as reações de armazenamento de energia, ocorrendo a síntese de compostos. É a fase sintetizante do metabolismo.

2. O catabolismo compreende as reações de liberação de energia, a partir da decomposição de moléculas. É a fase degradativa do metabolismo.

ATP, a moeda energética das células

O ATP (Adenosina Trifosfato) é a molécula responsável pela captação e armazenamento de energia. Ela está envolvida na reações energéticas que ocorrem nas células.

A principal forma de obter ATP é através da glicose. As células quebram moléculas de glicose para produzir energia na forma de ATP. Através da glicólise, a glicose é quebrada ao longo de dez reações químicas que geram duas moléculas de ATP como saldo.

Fotossíntese e Respiração

A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia dos seres vivos.

A fotossíntese é uma ação físico-química que ocorre a nível celular. Ocorre em seres clorofilados, que a partir do dióxido de carbono, água e luz, obtém a glicose. A respiração celular é o processo da formação do ATP através da oxidação, utilizando o oxigênio como agente oxidante. Durante o processo, acontecem reações

(8)

8 de quebra das ligações entre as moléculas liberando energia. Pode ser realizado de duas formas: a respiração aeróbica (na presença do gás oxigênio do ambiente) e a respiração anaeróbica (sem o oxigênio).

Atividade 01

1. (UFPB) Esta questão deve ser respondida com base no texto seguinte.

Podemos afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e a água não são. Fazemos isso porque os seres vivos compartilham características que os distinguem de seres não vivos. Essas características incluem determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a totalidade do seu corpo, ou essas unidades estão agregadas, formando estruturas complexas que realizam determinadas funções, como impulsionar o sangue. Essas formas vivas podem produzir outras idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as formaram ou sofrerem mudanças que as tornam similares a esses organismos num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante esse processo. Os níveis de organização da vida que se pode depreender do texto são:

a) Célula, órgão, população, ecossistema b) Célula, órgão, sistema, organismo c) Tecido, sistema, organismo, biosfera d) Tecido, órgão, sistema, comunidade e) Órgão, sistema, organismo, população

2. Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome dado às unidades básicas da matéria:

a) Átomo b) Organela c) Célula d) População e) Tecido

3. Analise as alternativas e marque aquela que melhor descreve um órgão: a) Órgãos são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.

(9)

9 b) Órgãos são conjuntos de células semelhantes que desempenham uma função específica.

c) Órgãos são estruturas formadas por dois ou mais tecidos. d) Órgãos são as partes básicas da matéria.

e) Órgãos são as unidades que mantêm todos os organismos vivos.

4. Facig/2017) Analise as alternativas a seguir.

I. Organismo II. Sistemas III. Moléculas IV. Átomos V. Tecidos VI. Órgãos VII. Células

A alternativa que indica corretamente a sequência lógica dos níveis de organização dos seres vivos é:

a) III, IV, VI, VII, V, I, II. b) IV, III, VII, V, VI, II, I. c) III, IV, VII, VI, V, I, II. d) VII, III, IV, V, I, II, VI.

Atividade 02

1. Caracterize uma célula procariótica, eucariótica, unicelular e pluricelular. Exemplifique cada tipo.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(10)

10 ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Atividade 03

1. Diferencie os dois processos de obtenção de energia por uma célula.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O Projeto de Pinheiros Tropicais procurou reunir e integrar dentro de um único projeto todos os campos de pesquisas do setor florestal, objetivando basicamente a produção

Consequentemente, pode ser necessário com maior frequência, um aumento da dose de Candesartan Azevedos e terapêutica concomitante, para controlar a pressão arterial

Mostre que o erro estático de velocidade da malha de controle primário de uma unidade sem reaquecimento, dotada de regulador isócrono e com coeficiente de variação da carga com

2 Ezütar> eg^'ízerúen fűzzük fel, > vagy kötözzükegymásaláa dí*'- kötözőre. Ha csőtésztákat füzünk fel, a díszünk két végére kössünk valamilyen nem üreges

Foram considerados critérios de inclusão, es- tudos que avaliaram tanto a capacidade de exercício quanto a função pulmonar de crianças e adolescentes em idade escolar (6 a 14 anos)

A fotógrafa norte-americana Taryn Simon realizou uma série de imagens, intitulada "The Innocents", partindo da constatação de que a Fotografia pode ter um efeito

É o país que mais cresce, atualmente, no planeta, e cada vez mais desenvolve tecnologia, competindo de igual para igual com as empresas transnacionais dos países

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do