• Nenhum resultado encontrado

Isotretinoína Pierre Fabre contém como substância activa a isotretinoína, que pertence ao grupo dos retinóides.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Isotretinoína Pierre Fabre contém como substância activa a isotretinoína, que pertence ao grupo dos retinóides."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Isotretinoína Pierre Fabre 40 mg, cápsulas moles Isotretinoína

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto:

1. O que é Isotretinoína Pierre Fabre e para que é utilizada 2. Antes de tomar Isotretinoína Pierre Fabre

3. Como tomar Isotretinoína Pierre Fabre 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Isotretinoína Pierre Fabre 6. Outras informações

1. O QUE É ISOTRETINOÍNA PIERRE FABRE E PARA QUE É UTILIZADA

Isotretinoína Pierre Fabre contém como substância activa a isotretinoína, que pertence ao grupo dos retinóides.

Isotretinoína Pierre Fabre é usado para tratar formas graves de acne (tais como acne nodular, acne conglobata ou acne em risco de originar cicatrizes definitivas) que não tenham melhorado com outros tratamentos anti-acne, incluindo antibióticos administrados por via oral e terapia local (creme, gel, pomada ou solução).

A Isotretinoína Pierre Fabre só deverá ser prescrito e supervisionado por médicos com experiência no uso e monitorização de retinóides no tratamento de formas graves de acne.

A Isotretinoína Pierre Fabre não deve ser utilizado no tratamento da acne que surja antes da puberdade, nem em crianças com idade inferior a 12 anos.

2. ANTES DE TOMAR ISOTRETINOÍNA PIERRE FABRE Não tome Isotretinoína Pierre Fabre:

- Se estiver grávida ou a amamentar, se pretende engravidar ou puder engravidar e não respeite todas as condições impostas por este tratamento para a prevenção da gravidez (ver caixa “Gravidez e Aleitamento – Importante” em baixo)

- Se tem alergia (hipersensibilidade) à isotretinoína ou a qualquer outro componente de Isotretinoína Pierre Fabre, nomeadamente a amendoins ou soja.

- Se tiver insuficiência hepática (doença grave do fígado)

- Se tiver valores muito elevados de vitamina A no organismo (hipervitaminose A) - Se tiver valores muito elevados de lípidos (colesterol ou triglicéridos) no sangue - Se estiver a tomar um antibiótico da família das tetraciclinas

(2)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED Informe o seu médico caso:

- Possua história de depressão ou de outros problemas mentais (ver secção 4: Efeitos Secundários Possíveis).

- Caso tenha problemas com os seus rins. O seu médico pode ter de ajustar a dosagem do tratamento.

- Tenha peso em excesso ou diabetes mellitus, valores elevados de colesterol ou triglicéridos no sangue ou consumir álcool em excesso.

Nestes casos, pode-se verificar um aumento dos níveis de lípidos e glucose no sangue. Caso se encontre em alguma destas situações, o médico pode pedir-lhe para fazer regularmente análises ao sangue.

Caso tenha diabetes mellitus, monitorize com maior frequência os seus níveis de glucose no sangue.

- Caso tenha problemas de fígado.

A Isotretinoína Pierre Fabre pode aumentar os níveis das transaminases (enzimas do fígado) (). O médico vai pedir-lhe que faça análises ao sangue regulares, antes e durante o tratamento, de modo a verificar o estado do seu fígado.

Se se observar persistência dos valores elevados das enzimas hepáticas, o médico pode ter que diminuir a dose ou interromper o tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre.

- Possua história de desordens intestinais.

Pare imediatamente o tratamento e informe rapidamente o seu médico:

- Caso fique grávida durante o tratamento ou no mês após ter terminado o tratamento.

- Caso verifique que:

- tem dificuldade em respirar, comichão e/ou pele avermelhada. Estes sintomas podem significar uma reacção alérgica.

- Dores de cabeça acompanhadas por náuseas, vómitos ou visão turva.

- Dores de estômago fortes, náuseas ou vómitos ou diarreias graves com sangue nas fezes.

- Dificuldades ou incapacidade em urinar. - Má visão nocturna e/ou problemas visuais.

- Tem problemas psiquiátricos, em particular sinais de depressão (se se sentir muito triste ou tiver crises de choro, se pensar em fazer mal a si próprio ou sentir-se afastado da sua família ou amigos).

- Caso note que os seus olhos ou pele estão amarelos e sinta vertigens. Precauções especiais para doentes do sexo feminino:

Utilização durante a gravidez e aleitamento

A utilização de Isotretinoína Pierre Fabre é totalmente proibida durante a gravidez e o aleitamento (ver caixa “Gravidez e Aleitamento – Importante” em baixo)

(3)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED GRAVIDEZ E ALEITAMENTO - IMPORTANTE

A gravidez e o aleitamento são contra-indicação absoluta no tratamento com isotretinoína.

Isotretinoína Pierre Fabre é teratogénica. Isto significa que, caso fique grávida durante o tratamento ou no mês seguinte a ter terminado o tratamento, este medicamento pode causar malformações muito graves ao bebé em desenvolvimento no útero.

Diagrama de possíveis malformações externas no caso de ocorrer gravidez durante o tratamento com isotretinoína: ausência de orelha(s) ou orelhas localizadas mais abaixo, cabeça grande, queixo pequeno, anomalia dos olhos e malformação do palato.

Frequentemente também ocorrem malformações internas. Estas ocorrem no coração, timo, glândulas da paratireóide e sistema nervoso. Este medicamento também pode induzir o aborto.

Não deve tomar Isotretinoína Pierre Fabre se:

- Estiver grávida ou se puder vir a engravidar durante o tratamento e durante o mês seguinte à sua conclusão.

- Se está a amamentar, pois a isotretinoína pode passar para o leite materno e prejudicar o seu bebé.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ

O Isotretinoína Pierre Fabre é contra-indicado em mulheres que possam engravidar, excepto se o Programa de Prevenção da Gravidez for cumprido.

Condições para a prescrição e tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre em mulheres que possam engravidar:

- Percebeu o risco de teratogenicidade. - Percebeu porque não deve ficar grávida.

O seu médico informou-a das medidas a respeitar para não engravidar e entregou-lhe um foentregou-lheto a explicar os diferentes métodos de contracepção.

Caso seja necessário, o seu médico pode-lhe indicar um(a) médico(a) ginecologista. - Concordou em utilizar pelo menos um, mas de preferência dois métodos de contracepção eficazes, incluindo um método de barreira:

-pelo menos um mês antes do início do tratamento, -durante todo o tratamento,

-durante 5 semanas após a conclusão do tratamento.

Deve efectuar contracepção, mesmo que não tenha menstruação ou que não tenha actividade sexual.

- Compreende e aceita a necessidade de ter seguimento médico mensal. Neste contexto, terá de fazer os testes de gravidez, prescritos pelo seu médico:

(4)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED

Precauções especiais para os doentes do sexo masculino:

Não existem restrições para a prescrição a doentes do sexo masculino.

Não há indícios que sugiram que a isotretinoína afecte a fertilidade ou a descendência dos doentes do sexo masculino em tratamento com este medicamento. Lembre-se que nunca deve partilhar o medicamento com ninguém, em particular com mulheres.

Ao tomar Isotretinoína Pierre Fabre com outros medicamentos:

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Fale com o seu médico ou farmacêutico acerca deste assunto.

Não tome medicamentos contendo vitamina A ou tetraciclinas (antibióticos) durante o tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre.

A administração de isotretinoína juntamente com a utilização de agentes tópicos com acção queratolítica ou agentes exfoliantes antiacneicos deve ser evitada, pois pode induzir/aumentar a irritação local.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Deve ter precaução ao conduzir e utilizar máquinas pois a visão nocturna pode diminuir durante o tratamento, por vezes repentinamente. Este efeito raramente se manteve mesmo depois da conclusão do tratamento.

Informações importantes sobre alguns componentes de Isotretinoína Pierre Fabre: Este medicamento contém óleo de soja. Se for alérgico ao amendoim ou soja, não utilize este medicamento.

Conselhos para o dia-a-dia:

- Aplique cremes ou pomadas hidratantes na pele e utilize baton para os lábios durante o tratamento, caso sinta secura da pele e dos lábios.

- De modo geral, evite a aplicação de produtos irritantes na pele (por exemplo: cremes depilatórios) durante o tratamento.

- Evite a exposição excessiva ao sol: Isotretinoína Pierre Fabre pode aumentar a sensibilidade ao sol durante o tratamento.

Aplique um protector solar (Factor de protecção (SPF) mínimo de 15) caso não seja possível evitar a exposição ao sol.

Não utilize lâmpadas de U.V. ou solários.

- Evite a depilação com cera durante o tratamento, bem como durante um período de, pelo menos, 6 meses após o tratamento.

Evite a dermoabrasão cirúrgica ou a terapia com laser (procedimentos estéticos utilizados para alisar a pele com vista a remover cicatrizes e sinais). Estes dias do ciclo menstrual (período).

-todos os meses durante o tratamento

-5 semanas depois de ter concluído o tratamento

O resultado de cada teste deverá ser negativo: não deve engravidar em nenhuma ocasião durante o tratamento nem no mês seguinte à sua conclusão.

- Deve assinar (ou o seu tutor legal) um formulário de consentimento informado sobre o tratamento e os métodos contraceptivos, tendo em conta que:

-foi informada acerca dos riscos associados ao tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre

(5)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED procedimentos podem induzir cicatrizes, hipo ou hiperpigmentação (descoloração ou aumento da coloração da pele) e separação da epiderme.

- Utilize óculos no lugar de lentes de contacto caso note que os seus olhos estão muito secos.

- Pode ter de utilizar óculos de sol para proteger os seus olhos.

- Tenha particular cuidado sempre que conduzir ou utilizar máquinas à noite, pois podem ocorrer alterações visuais (menor visão nocturna).

- Diminua a sua actividade física (exercício físico) durante o tratamento, pois pode ter dores nos músculos e articulações.

- Evite as doações de sangue durante o tratamento e até um mês após o ter terminado. Caso uma mulher grávida receba o seu sangue, o seu bebé pode sofrer malformações graves.

3. COMO TOMAR ISOTRETINOÍNA PIERRE FABRE Dosagem

Tomar Isotretinoína Pierre Fabre sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose inicial habitual é de 0,5 mg por quilograma de peso, por dia (0,5 mg/kg/dia). Na maior parte dos doentes a dose será de 0,5 a 1,0 mg/kg/dia.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a sensação de que Isotretinoína Pierre Fabre é demasiado forte ou demasiado fraco.

As cápsulas deverão ser tomadas com alimentos, numa ou em duas tomas diárias. Engula as cápsulas inteiras, sem mastigar nem chupar.

Doentes com insuficiência renal grave:

Se tiver insuficiência renal grave, o tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre deverá ser iniciado numa dose menor (por exemplo, 10 mg/dia).

Crianças

Isotretinoína Pierre Fabre não é recomendada no tratamento da acne pré-púberbe, assim como em doentes com idade inferior a 12 anos.

Doentes com intolerância

Em doentes que manifestem intolerância grave à dose recomendada, o médico pode continuar o tratamento à dose máxima tolerada pelo doente.

Duração do tratamento

O tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre dura 16 a 24 semanas. A sua pele pode continuar a melhorar durante um período de até 8 semanas após o fim do tratamento.

Assim, espere até que este período de 8 semanas tenha decorrido antes de iniciar um novo tratamento, caso este seja necessário. Muitos doentes necessitam de um só tratamento.

Se tomar mais Isotretinoína Pierre Fabre do que deveria:

Caso tenha tomado mais Isotretinoína Pierre Fabre do que devia, pode sofrer de hipervitaminose A. Esta manifesta-se por dores de cabeça graves, náuseas ou vómitos, sonolência, irritabilidade e prurido (comichão).

(6)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED Contacte o seu médico, farmacêutico ou o hospital mais próximo o mais rápido possível.

Caso se tenha esquecido de tomar Isotretinoína Pierre Fabre:

Se se esqueceu de tomar uma dose, não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Siga a posologia habitual.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Isotretinoína Pierre Fabre pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muitas vezes estes efeitos desaparecem com a continuação do tratamento, após a interrupção do tratamento ou alteração da dosagem. Fale com seu médico acerca deste assunto. Este poderá ajudá-lo para lidar com estas situações.

A listagem de efeitos secundários tem por base as seguintes taxas de incidência: - Muito frequentes: mais de 1 em 10 doentes tratados

- Frequentes: menos de 1 em 10, mas mais de 1 em 100 doentes tratados

- Pouco frequentes: menos de 1 em 100, mas mais de 1 em 1.000 doentes tratados - Raras: menos de 1 em 1.000, mas mais de 1 em 10.000 doentes tratados

- Muito raras: menos de 1 em 10.000 doentes tratados; desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis).

Problemas psiquiátricos

Em raras ocasiões alguns doentes, durante ou logo após o final do tratamento com isotretinoína, apresentaram-se deprimidos, com agravamento da depressão ou desenvolveram outras perturbações psiquiátricas.

Alguns destes sintomas incluem tristeza, ansiedade, alterações de humor, crises de choro, irritabilidade, perda de prazer ou interesse por actividades sociais ou desportivas, crises de insónia ou sonolência, alterações de peso ou apetite, diminuição do rendimento escolar ou profissional ou problemas de concentração. Em muitos poucos casos, alguns doentes tiveram pensamentos em se magoar a eles próprios ou porem fim à sua vida (pensamentos suicidas). Alguns colocaram em prática estes pensamentos. Existem relatos que alguns destes doentes não manifestavam depressão.

Muito raramente, foram reportados casos de doentes que te tornaram agressivos ou violentos

Diga ao seu médico se já teve doenças mentais, incluindo depressão, comportamento suicida ou psicose (perda de contacto com a realidade, como ouvir vozes ou ver coisas que não existiam) ou se algum elemento da sua família sofre (ou sofreu) de algum problema mental.

De igual modo, diga ao seu médico se está a tomar algum medicamento para alguma destas situações.

(7)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED Se acha que está a desenvolver alguma destas situações deve contactar de imediato o seu médico. Poderá ser aconselhado a parar o tratamento com Isotretinoína Pierre Fabre.

No entanto, por vezes não é suficiente parar a toma de Isotretinoína Pierre Fabre para que se sinta melhor; poderá necessitar de outro tipo de ajuda do seu médico. Efeitos no metabolismo e alterações biológicas

- Foi observado, muito raramente, aumento da necessidade de beber e urinar em doentes a tomar isotretinoína.

Estes sintomas, associados com a presença de açúcares na urina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, podem indicar a diabetes.

Nestas situações, contacte o seu médico.

- Muito frequentes: anemia, aumento da velocidade de sedimentação, diminuição do número de plaquetas, aumento do número de plaquetas.

- Frequentes: aumento da glucose e colesterol no sangue, diminuição do número de glóbulos brancos

- Muito frequentes: aumento do número de triglicéridos no sangue, diminuição do número de HDL, aumento do número de transaminases. De acordo com os resultados, o seu médico pode pedir mais análises ou sangue e tomar medidas que ache necessárias.

Doenças no sistema imunitário

- Raras: reacção alérgica na pele, reacções anafiláticas (reacção alérgica grave), hipersensibilidade

Efeitos no sistema nervoso

- Foram notificados casos, muito raros, de hipertensão intracraniana benigna em doentes a tomar simultaneamente isotretinoína e certos antibióticos (tetraciclinas). Esta hipertensão manifesta-se por dores de cabeça persistentes, acompanhadas por náusea, vómitos ou alterações visuais, sonolência e, por vezes, convulsões. Pare imediatamente de tomar Isotretinoína Pierre Fabre e contacte o seu médico o mais rápido possível.

Efeitos no ouvido e canais auditivos

- Foram notificados casos muito raros de diminuição da audição Efeitos gastrointestinais

- Foram reportados casos muito raros de alterações gastrointestinais, tais como pancreatite, hemorragias gastrointestinais, colite e doenças inflamatórias. No caso de dor violenta no abdómen, acompanhada ou não por diarreia com sangue, náuseas e vómitos, pare o tratamento com isotretinoína e contacte o seu médico o mais rápido possível.

Efeitos no fígado

- Caso os seus olhos se tornem amarelos e se sinta cansado, pode ser indicativo de hepatite. Apesar de este caso ser muito raro em doentes a tomarem Isotretinoína Pierre Fabre, deve parar o tratamento e contactar o seu médico.

Efeitos nos rins

- Foram reportados casos muito raros de inflamação dos rins em doentes a tomar Isotretinoína Pierre Fabre. Estes casos podem manifestar-se através de cansaço severo, dificuldade em urinar ou incapacidade de urinar e pálpebras inchadas.

(8)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED Caso tenha estes sintomas durante o tratamento com isotretinoína, pare o tratamento e contacte o seu médico.

Efeitos na pele e membranas mucosas

- Em casos muito raros, a sua acne pode agravar durante as primeiras semanas de tratamento. Muito raramente, podem-se desenvolver lesões inflamatórias na pele. No entanto, e em geral, a continuação do tratamento será acompanhada de redução da acne e outros sintomas.

- Casos muito comuns são a erupção, comichão e descamação ligeira da pele. A pele pode ficar vermelha e mais frágil, em particular na face.

- Muito comum: pele seca, em particular na face e lábios. - Muito comum: pele e lábios gretados

- Muito raramente, podem ocorrer infecções bacterianas localizadas, por exemplo, na base das unhas, com inchaço, vermelhidão ou formação de pús.

- Muito raramente, deterioração das unhas, aumento da pigmentação, alteração da textura do cabelo e crescimento aumentado de pêlos no corpo.

- Muito raramente, pode ocorrer sudação em excesso e comichão.

- Muito raramente, Isotretinoína Pierre Fabre pode induzir o aumento da sensibilidade ao sol durante o tratamento (ver “Conselhos para o dia-a-dia”, ponto 2) - Pode notar erupção cutânea, alteração do seu cabelo (perda de cabelo ou, mais raramente, cabelo mais grosso) após ter tomado isotretinoína por algum tempo. - Frequência desconhecida: erupções cutâneas graves (eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica) que podem potencialmente colocar a vida em risco, requerem atenção médica imediata. Aparecem inicialmente como manchas circulares, frequentemente com bolhas centrais, geralmente nos braços e mãos ou pernas e pés; e nas formas de erupção cutânea mais graves podem incluir a formação de bolhas no tronco e costas. Podem ocorrer sintomas adicionais como infecção no olho (conjuntivite), ou ulceração da boca, garganta ou nariz. As formas graves de erupção podem progredir para descamação generalizada da pele, que pode ser fatal. Estas erupções cutâneas graves são geralmente precedidas de febre, dor de cabeça, dores no corpo (sintomas de gripe).

Se desenvolver uma erupção cutânea ou estes sintomas cutâneos, deve interromper o tratamento com isotretinoína e contactar o seu médico imediatamente.

Efeitos no sistema respiratório

- Frequentemente, pode notar secura nasal, sangramento do nariz e rinofaringite. - Muito raramente, a sua garganta pode ficar seca, ocorrer broncospasmos, induzindo alguma rouquidão.

Afecções oculares

- Muito raramente, pode ocorrer diminuição da visão nocturna e alterações visuais repentinas. Raramente estes efeitos persistem após o final do tratamento.

- Alguns doentes reportaram deficiência na visualização de cores.

- Muito comum: inflamação da pálpebra, conjuntivite, secura dos olhos, irritação dos olhos, o que pode levar a má tolerância às lentes de contacto.

- Foram reportados raramente outros efeitos secundários: irritação ocular intensa, opacidade da córnea, inflamação da córnea, cataratas, fotofobia e distúrbios visuais. Caso note alguma menor dificuldade em ver, causado pelo medicamento, informe rapidamente o seu médico.

(9)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED - Foram frequentemente notificadas dores nas costas por doentes a tomar isotretinoína.

- Dores nas articulações e nos músculos foram muito frequentemente reportados: é prudente reduzir o exercício físico vigoroso durante o tratamento.

Estes efeitos são reversíveis após terminado o tratamento.

- Foram também reportados casos raros de artrite, anomalias ósseas (por exemplo, crescimento retardado e densidade óssea reduzida) e calcificação dos tecidos moles. Os níveis sanguíneos da enzima creatina-fosfoquinase, libertada durante a degradação da fibra muscular, podem aumentar no caso de esforço físico vigoroso em doentes a tomar isotretinoína.

Efeitos no sistema linfático

- Muito raramente, observou-se aumento de volume dos nódulos linfáticos.

Se algum dos efeitos secundários se agravar, ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR ISOTRETINOÍNA PIERRE FABRE

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Isotretinoína Pierre Fabre após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25°C. Conservar na embalagem de origem. Manter a embalagem bem fechada para proteger da luz.

No final do tratamento, deve devolver as cápsulas não utilizadas ao seu farmacêutico.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

- A substância activa é a isotretinoína, 40mg.

- Os outros componentes são: óleo de soja, óleo vegetal hidrogenado, cera amarela de abelhas.

Composição do revestimento da cápsula: gelatina, glicerol, água purificada, óxido de ferro vermelho (E172), óxido de ferro amarelo (E172), dióxido de titânio (E171). Este medicamento é disponibilizado na forma de cápsulas moles, em embalagens de 30 cápsulas.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da autorização de introdução no mercado:

Pierre Fabre Dermo-Cosmétique Portugal, Lda. Rua Rodrigo da Fonseca, nº 178 – 3º e 5º 1070-243 Lisboa

(10)

APROVADO EM 09-12-2010 INFARMED Fabricante:

CATALENT FRANCE BEINHEIM SA 74, rue Principale,

67930 BENHEIM França

Este folheto foi aprovado pela última vez em:

Condições de prescrição e dispensa do medicamento:

Isotretinoína Pierre Fabre é um medicamento sujeito a receita médica que requer monitorização especial durante o tratamento.

Para mulheres que possam engravidar:

- Antes da prescrição, deve ser obtido o consentimento da doente em fazer contracepção.

- A prescrição é limitada a um mês de tratamento. A continuação do tratamento implica uma nova prescrição.

- O tratamento deve ser dispensado até, no máximo, 7 dias após a data de prescrição.

- O tratamento só será dispensado quando as seguintes condições de prescrição forem verificadas:

- Para a primeira prescrição:

- Assinatura do consentimento informado sobre a contracepção.

- Utilização de pelo menos um meio contraceptivo, pelo menos um mês antes de iniciar o tratamento.

- Avaliação do nível de compreensão do doente. - Data do teste de gravidez (plasma hCG). - Para prescrições subsequentes:

- Continuação da contracepção.

- Avaliação do nível de compreensão do doente. - Data do teste de gravidez (plasma hCG).

Pode obter mais informações acerca de Isotretinoína Pierre Fabre junto do seu médico ou farmacêutico.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o fenótipo da tolerância ao Al em uma população de RIL gerada pelo cruzamento de duas linhagens contrastantes para

Por outro lado, nós sabemos que a expressão obtida no cálculo perturbativo ao nível um loop deve satisfazer às relações entre funções de green estabelecidas no capítulo 2,

O governo é instituído pelo povo ou pela aristocracia, conforme haja oportunidade para um ou para a outra, Quando os ricos percebem que não podem resistir ao povo, unem-se, exaltando

Métodos: Ratos Wistar, com 10 semanas de idade, foram submetidos a um protocolo de corrida em esteira até a fadiga, e foram divididos em dois grupos: Baixo Desempenho (BD)

Ainda, temos a necessidade do estudo de 23 disciplinas (administrativo, civil, processo civil, constitucional, consumidor, empresarial, trabalho, processo do trabalho, eleitoral,

Dentre as várias abordagens para tratar de problemas multiobjetivo, este trabalho tem como objetivo propor uma adaptação, chamada de OptBees – Multiobjetivo (OptBees-MO), para

fatores linguísticos, uma vez que o corpus é formado por apenas um colaborador. Assim, sabe-se que este complemento direto pode se mostrar no PB como objeto nulo,

Avaliação de Especialidade de Resíduos e Efluentes para o Projecto de Grafite de Balama da Syrah Resources, Moçambique - Novembro de 2013 Declaração de significância Impacto Efeito