• Nenhum resultado encontrado

EDITORIAL. Divulgação e os Novos Eventos do SINARJ BOLETIM INFORMATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITORIAL. Divulgação e os Novos Eventos do SINARJ BOLETIM INFORMATIVO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ABRIL • MAIO • JUNHO 2021

EDITORIAL

2021 e os Novos Eventos do SINARJ

Diante do cenário atual em que vivemos, optamos por produzir, em 2021, somente eventos online. Assim que a vacinação contra a COVID-19 tiver avançado para um nível bastante seguro, iremos cogitar os eventos híbridos, realizados presencialmente e online, até que seja possível dar ênfase aos presenciais. Continue acompanhando nossas publicações nas redes sociais para saber sobre os próximos movimentos.

Em 15 de maio de 2021, das 15h às 18h., ocorrerá o evento ONLINE “Astrologia nas Redes Sociais - Possibilidades, Convergências e Consequências”, contando com a participação dos astrólogos:

Titi Vidal Yubertson Miranda Débora Mechica

Esse primeiro evento será GRATUITO e aberto ao público, com acesso pelo canal do YouTube do SINARJ. Consideramos de suma importância o entendimento dos processos envolvidos na disseminação da Astrologia nas mídias atuais, suas repercussões. Nas apresentações dos convidados, serão abordados os problemas, soluções, assim como o modo como tudo isso atinge diferentes públicos com os quais nos vemos obrigados a lidar em temos de informação ultra-rápida e passível de distorções ou de criação de interesses genuínos. Entre as questões a serem desenvolvidas, está a importância do compartilhamento de conceitos astrológicos esparsos sobre Astrologia em tais segmentos, independentemente de interesse no aprendizado profissionalizante ou de seu consumo como clientela. O “boom” astrológico tem virtudes e mazelas. O que facilita a vida do astrólogo? O que faz melhorar a vida de quem recebe os dados pesquisados e divulgados? O que pretendem os autores mais comprometidos com o saber e outros que preferem simplesmente disseminá-lo em conteúdos mais fundamentais? Como isso se encaixa na evolução da transmissão do conhecimento astrológico desde os tempos dos primeiros

jornais, discos de 78 rotações, rádio, TV, primórdios da internet, BBS’s, e-mails e sites e, depois, com o advento das redes com milhões de associados?

O que vem por aí?

Inaugurando a sequência de atividades que serão em breve divulgadas em nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), o evento supracitado se manterá disponível a todos, associados ou não. As demais passarão a ter acesso público como eventos ao vivo, mas, posteriormente, serão mantidas como conteúdo gratuito para membros da instituição ou acessível a não-associados mediante pagamento de valor a ser determinado em breve e divulgado em nossas redes sociais. Atenção ligada!

Em 2021 Encontramos a alternativa dos eventos ONLINE ao vivo e outros, disponíveis como gravação, para darmos os primeiros passos.

Para os próximos meses preparamos uma sequência de eventos a serem divulgados e projetos para que o SINARJ possa, ao mesmo tempo, começar a movimentar seu caixa e dar aos associados uma boa variedade de conteúdo, quer seja na forma de outros eventos em vídeo, quer seja através de material escrito, além de outras facilidades cujas negociações já se iniciaram. Uma delas já está aqui, com a parceria e descontos mútuos, junto à ISAR (ver penúltima página).

Divulgação

O Boletim é um informativo cujo intuito é o de orientar os associados, divulgar quaisquer atividades do Sindicato e prestar serviços. É distribuído pela mala direta e está disponível no nosso site: sinarj.org.br/periodicos/

(2)

2

Mensagem do Presidente

15/03/2021 - Carlos Hollanda Foi há 33 anos, em janeiro de 1988, que fui posto diante de minha primeira prova de fogo nessa longa jornada que trilho como astrólogo: meu primeiro atendimento pago, sugerido pela própria solicitante, após ter feito inúmeras análises para as pessoas ao redor, na empresa onde trabalhava, em família, entre amigos. Antes disso, imbuído de espírito investigativo e muito ceticismo, aquele Carlos, que passava de adolescente a jovem adulto, tentara provar que a Astrologia não funcionava. Para isso, passou a estudá-la com afinco, não mais como leituras ocasionais desde a pré-adolescência com os livros e revistas trazidos pelos familiares ou com os programas de rádio. O resultado, felizmente, foi o inverso do que então tencionava.

Naquele momento, já tinham se passado 4 anos até chegar ao ponto de afirmá-la como um saber válido, confiável e profundamente transformador. Tornei-me profissional ali, em um verão terrivelmente quente, como sempre, no Rio de Janeiro, me preparando para tentar ingressar na universidade, com as dificuldades impostas por grandes problemas

econômicos e o imperativo de ter que trabalhar em regime de CLT. Indeciso quanto a qual curso escolheria, porque o que queria mesmo era fazer o que faço agora, algo do que vivo exclusivamente. Havia feito algumas formações após uma enorme bateria de estudos autodidatas e, dois anos depois, tive a felicidade de ser conduzido por um grande e fraterno amigo à sua biblioteca com mais de 2 mil livros sobre Astrologia e assuntos afins, todos devidamente devorados, alguns herdados após seu falecimento 15 anos depois. Esse acúmulo de saberes teve grande foco entre 1988 e 1992.

Um ano após minha primeira atividade remunerada na profissão ocorreu um dos fatos mais marcantes da História da Astrologia no Brasil: a criação do Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro, o SINARJ. Na época não me parecera importante, estava muito mais preocupado em pagar contas em casa e ajudar os pais. Astrologia ainda não poderia de ser meu principal ganha-pão. Precisava trabalhar, estudar, fazer as coisas que as pessoas que nunca tiveram oportunidades fáceis na vida tinham que fazer para sobreviver. Era realmente uma dureza. Tanto a Astrologia quanto minha outra paixão, as artes visuais, mormente as artes narrativas, não eram consideradas sequer profissões dignas pela maioria das pessoas. Nem mesmo sugeriam “dar dinheiro”, como diziam na época. Por isso, fazia leituras mais esporádicas e me concentrava em adquirir outras habilidades. Fiz de tudo um pouco, dentro ou fora de empresas, como funcionário ou não. Em 1992 fui viver em São Paulo, cidade onde vivi por 7 anos (uma quadratura de Saturno com Saturno,

praticamente).

Ainda vivendo lá, em 1997, fui convidado para participar do 1º. Simpósio Nacional de Astrologia do SINARJ. O evento foi bem grande, um tanto maior do que permitiriam possibilidades dos demais, reduzidas gradativamente devido a inúmeras contingências.

(3)

3

Os Simpósios passaram a ser marca registrada da instituição, elevando muito a qualidade dos estudos e prática dessa arte no país e o SINARJ passou, com o tempo, a ser uma referência internacional, sobretudo com o advento dos Simpósios Internacionais e os convidados especiais de outros países. A instituição tornou-se aquela com os maiores eventos da América Latina, em função disso.

Em 1999 voltei a viver no Rio de Janeiro já com uma formação um tanto mais sólida, tendo dado aulas em escolas grandes, tendo montado um primeiro esboço de escola própria em meados dos anos 1990 e começando, naquela virada de século, a criar, em parceria, uma nova modalidade de ensino nesse campo, com cursos online. De lá pra cá, entre idas e vindas, participei muito dos eventos maiores e menores do SINARJ, tendo sido Diretor Técnico em uma das gestões, com a grata oportunidade de trazer outros modos de pensar para os eventos e produções.

Hoje, junto a uma equipe de pessoas muito competentes e com muito poder de realização, me torno presidente da instituição (eleito em 13/03, às 12:26, Rio de Janeiro - RJ). Uma enorme responsabilidade, por certo. O SINARJ não é uma coisa vaga. Possui consistência e durabilidade saturnina, confiabilidade. Requer dedicação, mas, sobretudo, como reza a cartilha da casa 11, que rege instituições como esta, solidariedade e cooperação. Sem isso nada se realiza. Os trabalhos do SINARJ são voluntários, ninguém se remunera com dinheiro, mas com uma melhoria de condições a todos, com a enorme satisfação de ver ideias tomando forma e pelo trabalho realizado junto a pessoas com gigantesco nível de dedicação e conhecimentos. É preciso ser muito idealista, mas também muito pé no chão para atuar nessa linha de frente. Ambos os atributos são imperativos nos membros das diretorias. Sem idealismo e entusiasmo, não há motivação para estar aqui. Sem pés no chão, as ideias se perdem no vácuo (e, vamos acrescentar, flexibilidade é exigida). A certeza de que algo melhor sempre pode ser feito não invalida o que de bom já foi feito. Da mesma forma, montados sobre os ombros de gigantes, podemos vislumbrar mais além, novos horizontes, desdobrar o que já existe em algo diferente e ajustado às novas realidades.

Nossa diretoria vai encarar praticamente três anos de restrições causadas pela pandemia, mormente em 2021. Em 2022, já esperamos estar a pleno vapor ou ao menos com a maior parte da capacidade em ação, para eventos presenciais e híbridos. Mesmo assim, 2021 já se mostrará muito promissor por diversos motivos. Entre eles o fortalecimento de laços entre diferentes linhas de prática astrológica, instituições e profissionais que se disponibilizarem a atuar nessa grande rede de cooperação. Neste ano também teremos eventos online de menor e maior porte e todo um trabalho de bastidores para o estabelecimento de

certificações e de um currículo referencial, que já vem sendo preparado há um bom tempo por diferentes correntes entre escolas e profissionais. Vamos trazer para a classe dos astrólogos essa base, que já existe, mas aqui faremos com que esse consenso se estabeleça e se torne e um porto confiável para que todos possam se abastecer de credibilidade e saberes aprimorados.

(4)

4

Estamos abertos a novas propostas com novos astrólogos, com outros saberes não-astrológicos e, também, com perspectivas vindas do meio acadêmico. Vamos fomentar, o quanto possível, a convergência dessas leituras de mundo, a fim de que possamos atingir novos patamares e sermos ainda mais úteis à sociedade.

As diretorias anteriores todas fizeram grandes trabalhos. Muitas vezes realizaram enormes sacrifícios e obtiveram conquistas que até hoje ajudam toda a classe, ainda que a maior parte dos novos profissionais sequer tenha ciência disso. A elas só podemos agradecer e afirmar que essas conquistas serão honradas, fortalecidas e desenvolvidas, dentro das possibilidades que as realidades vigentes nos permitirem.

No entanto, um agradecimento todo especial precisa ser expresso para a diretoria que antecede a nossa. Ela passou por entraves simplesmente colossais e ainda assim

permaneceu de pé, em produção, com alta qualidade. Num momento houve a tragédia da perda de uma valiosíssima colega, Lúcia Xavier e sua netinha, Júlia, durante a calamidade das chuvas e desabamentos no Rio de Janeiro, em 2019. Noutro momento, a pandemia, em 2020, que não precisa de muitas palavras para expressar o quanto isso tem sido

problemático, para dizer o mínimo. A vocês, Denise de Almeida, Maria Virginia

Fernandes, Gleide Furtado Gomes, Suzana Elek, Laurita Dantas, Maria Aparecida Bezerra e Sergio Pupo, juntamente com o Comitê de Assessoramento e Apoio: Angela Nunes, Elizabeth Guimarães, Fernando Fernandse e Regina Fernandes, um muito obrigado por trazerem a instituição sã e salva até aqui. Vamos nos empenhar ao máximo para fazer jus a vossos esforços.

Este atual ciclo de Júpiter e Saturno em Aquário inaugura a Era do Saber, a Era da

Distribuição de Oportunidades e a Era da Ultrapassagem do Conhecido. Ele prenuncia um grande período que será marcado pelo trânsito de Plutão em Aquário, em breve.

Esta nova diretoria será orientada pelo horizonte que se desenha gradativamente à nossa frente e pela força que as ações conjuntas podem prover. Sem perder de vista o que já funciona e o que está ao nosso lado, vamos ampliar o já citado horizonte até onde a vista alcançar.

É hora de colocarmos em prática algumas novas ideias que vêm sendo construídas há alguns anos e que podem surpreender para melhor a todos. Contamos com o apoio e cooperação de membros e não-membros, convocando estes últimos a considerar o ingresso no sindicato. Nossas palavras-chave: cooperatividade, intercâmbio, pesquisa, multi, inter e transdisciplinaridade, diversidade, geração de oportunidades, divulgação, humanismo, sensibilidade, confiabilidade, solidariedade: esse é o espírito da instituição. Longa vida ao SINARJ!

(5)

5

Segue uma lista de propostas que já estão em fase de desenvolvimento junto ao novo grupo de diretores e colaboradores. Aguardem novidades e aprimoramentos: * Conferências simultâneas online e presenciais (quando presenciais forem possíveis) * Chamar mais astrólogos com bons trabalhos, que não têm tido visibilidade.

* Montar uma comissão editorial para publicação de livros sob o selo do SINARJ, como é feito na AFA. Verificar possibilidade de essa comissão ser formada por um pool de

associações, criando um selo que as possa reunir. Idem quanto a uma publicação periódica, já em discussão com a diretoria técnica, financeira e de comunicação.

* Ter eventos menores ao lado dos maiores. Os menores pontuados por eventos celestes importantes, como configurações, equinócios e solstícios etc. Em 2021, apenas online, salvo se a vacinação já tiver avançado muito até o final do ano, quando avaliaremos se já será possível um evento híbrido (online e presencial) com presença limitada. Quando houver segurança quanto ao covid-19, fazer eventos híbridos sempre que possível. * Abrir mesas redondas de pesquisadores entre astrólogos e outros saberes, entre eventos rotineiros (Simpósio etc.) e extraordinários (mormente online, emergenciais, quando houver alguma questão premente, como a explosão em Beirute, por exemplo), * Apoiar, coligar e intercambiar o quanto possível o SINARJ com outras instituições, possivelmente unindo forças para eventos conjuntos, pesquisas e indicações,

* Criar ou endossar um sistema de certificação mutuamente reconhecida pelas diferentes instituições, permitindo às escolas e professores afiliados, devidamente reconhecidos e encaixados no padrão adotado, ter o selo de apoio (ou endosso etc.) em seus diplomas e certificados,

* Caso o item anterior não seja possível devido a alguma contingência além de qualquer controle, endossar a certificação das escolas filiadas ao SINARJ,

* Todas as propostas serão votadas pelos membros da diretoria, não havendo uma decisão que parta apenas de uma visão.

* Criar um núcleo de pesquisas ou similar, com coleta de dados a serem disponibilizados para os astrólogos.

(6)

6

Nova diretoria

Carlos Hollanda

Maria Eugênia

Pesquisadora, professora e consultora de Astrologia. Fundadora e Presidente da SARJ. Fundadora e vice-presidente do SINARJ. Autora dos livros: O Livro dos Signos, Astrologia e as Dimensões do Ser, Astrologia: Uma Novidade de 6000 anos e Certezas

Provisórias, e as Coleções: Conheça o Melhor de seu Signo.

Astróloga profissional cujas principais áreas de interesse incluem a Astrologia Tradicional e Moderna, com foco em Natal, previsões, análise de relacionamento, relocalização, e Astrologia Horária, Eletiva e Mundana. Além de consultas, escreve, ministra palestras e tem seu trabalho publicado internacionalmente.

Paula Belluomini,

ISAR CAP

Ana Ocampo

Médica sanitarista, graduada pela UFF, com formações em Homeopatia e Medicina Antroposófica. Astróloga profissional desde 2000. Estudo de Astrologia Médica com o Dr. Sergio Mortari, nos anos 1990. Palestrante, com artigos publicados, ministra cursos de Astrologia e Saúde desde 2004.

Luis A. Figueira

Estudioso de Astrologia há mais de 25 anos. Palestrante de vários Congressos da SARJ e do SINARJ. Co-autor nos nove livros com Maria Eugênia de Castro. Matemático e Mestre em

Administração, com atuação na área de gestão.

Conselho fiscal

Presidente

Diretora Tesoureira

Diretora Técnica

Astrólogo desde 1988. Historiador, Mestre em História Comparada, Doutor em Artes Visuais/Imagem e Cultura (EBA/UFRJ).

Coordenador de cursos universitários, professor, palestrante, autor de artigos e de livros. Sócio-fundador de três Escolas de Astrologia.

(7)

7

Novas parcerias

ISAR em parceria com o SINARJ, está oferecendo um grande desconto para os associados do SINARJ, caso 5 pessoas deste grupo venham a se associar a ISAR.

A taxa atual que é US$59* para 1 ano e com um mínimo de 5 novos integrantes que já sejam associados ao SINARJ há um desconto de 30%! APROVEITE!

Veja todas as vantagens abaixo.

Ser associado a ISAR lhe dá direito a:

• 3 edições on-line por ano da revista The International Astrologer

• Todos os webinars passados e futuros GRATUITOS na série ISAR Star Club**

• Acesso à nossa sempre crescente Biblioteca de Mídia da ISAR

• Descontos em Conferências Astrológicas Internacionais selecionadas

• Boletim semanal por e-mail (Newsletter) • Network com astrólogos do mundo todo

• Livre acesso aos seus arquivos e vasta biblioteca digital com pesquisas desenvolvidas por astrólogos consagrados no mundo inteiro

• Acesso a todas as 40 edições do jornal IIA - ISAR International Astrologer***

• Educação sobre pesquisa astrológica e oportunidade de fazer pesquisa

• Participação livre em grupos de estudo de Astrologia • Conheça mais sobre como tornar-se um Astrólogo

Certificado pela ISAR, CAP reconhecido mundialmente por sua excelência em ética e profissionalismo

A afiliação é a mesma para residentes ou não-residentes dos EUA.

*Dólares Americanos

**ISAR StarClub é apresentado em diferentes idiomas: Português, Espanhol, Francês, Inglês, Russo, Grego, Sérvio, Chinês

***A IIA revista é em Inglês

Guia profissional

Consulta Astrológica Valor mínimo para

astrólogo iniciante: R$ 200 Classificação Brasileira de Ocupações CBO 5167-05 – Astrólogos Código de Ética Profissional – SINARJ

Este código tem por finalidade indicar normas de conduta que devem inspirar as atividades profissionais, regulando suas relações com a classe, os poderes públicos e a sociedade. Deve ser conhecido e seguido por todos os astrólogos associados, de acordo com os critérios apresentados no Capítulo VI do Estatuto do SINARJ. O Código de Ética encontra-se disponível no site oficial: https://sinarj.org.br/instituicao /#etica

(8)

8

Siga-nos nas redes sociais

SINARJ – Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Av. Presidente Vargas, 590 - sala 902 - Centro - CEP 20.071-000

Telefone: +55 21 2213-0972 Email: sinarj@sinarj.org.br Expediente

Presidente: Carlos Hollanda

Diretora Tesoureira: Maria Eugênia de Castro Diretora Técnica: Paula Beluomini

Conselho Fiscal: Ana Teresa Ocampo e Luiz Augusto Figueira Editor-chefe do Boletim Informativo: Carlos Hollanda

sinarjoficial

sinarjoficial

sinarjoficial

Referências

Documentos relacionados

Como se articulam as relações entre a educação, o lazer e o trabalho, experimentadas em atividades culturais e de lazer incorporadas cotidianamente aos processos

O Conselho Nacional de Educação, por meio de uma Comissão constituída por três relatores, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Antonio MacDowell de Figueiredo e

Os acidentes são tratados em função de um conjunto de variáveis que caracterizam os empregadores (actividade económica e dimensão da empresa), os sinistrados (sexo,

Poderão participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde, nível mestrado, candidatos com graduação plena em Nutrição ou em

O processo de Reforma do Setor da Segurança (SSR, na sigla em inglês) e a implementação da Estratégia para a Redução da Pobreza (PRS, na sigla em inglês) são os dois

O  candidato  deverá  aguardar  a  efetivação  do  vínculo  ao  curso  e  realização  da  matrícula  pela  Comissão  de  Graduação  e  acessar  o  Portal 

Roberto Correa Barbuti, Carlos Motta Nunes, Kevin Nobels (moderator). Full group (day

O evento contou com a apresentação de Cleverson Aroeira, superintendente na área de estruturação de parcerias do BNDES, Delmo Pinho, secretário de Transportes do Estado, Jerson