• Nenhum resultado encontrado

OFERTA COMPLEMENTAR - 1º CEB Literacia Digital e Cidadania

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OFERTA COMPLEMENTAR - 1º CEB Literacia Digital e Cidadania"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

OFERTA COMPLEMENTAR - 1º CEB – Literacia

Digital e Cidadania

Agrupamento de

Escolas Lima-de-Faria

(2)

OFERTA COMPLEMENTAR – 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Conteúdo

1. Introdução ... 2

2. Fundamentação do Projeto ... 2

3. Literacia Digital e Cidadania e o Projeto Educativo do agrupamento ... 3

4. Literacia Digital e Cidadania e a Estratégia de Educação para Cidadania e Desenvolvimento de Escola ... 4 5. Apresentação do Projeto ... 4 a) NOÇÕES BÁSICAS ... 5 b) INVESTIGAR E PESQUISAR ... 5 c) COMUNICAR E COLABORAR ... 5 d) CRIAR E PARTILHAR ... 6 e) CIDADANIA DIGITAL ... 6

6. Conhecimentos, Capacidades e Atitudes ... 7

a) NOÇÕES BÁSICAS ... 7 b) INVESTIGAR E PESQUISAR ... 7 c) COMUNICAR E COLABORAR ... 8 d) CIDADANIA DIGITAL ... 9 e) CRIAR E PARTILHAR ...10 7. Propostas de Trabalho ...11 8. Avaliação e monitorização ...12 a) Momentos de Avaliação ...12

b) Formalização do Processo de Avaliação ...12

c) Monitorização ...12

d) Critérios de Avaliação ...14

9. Anexos 19 a) Anexo 1- Descritores de Desempenho ...19

b) Anexo 2 - Grelha de Registo de Avaliação de Atividades ... 21

(3)

1. Introdução

Vivemos num mundo cada vez mais digital, onde a informação prolifera e circula a um ritmo alucinante. A “invasão” do digital não só tomou conta do mundo como também tem vindo a penetrar de forma exponencial os ambientes e os contextos escolares.

Tendo por base estes pressupostos, urge que a literacia digital seja desenvolvida desde a mais tenra idade, desenvolvendo nos alunos uma consciência crítica e fundamentada das potencialidades e fragilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o seu dia-a-dia, tornando- os competentes e responsáveis no seu manuseio e seleção.

Efetivamente, as TIC exercem um papel cada vez mais importante na forma como comunicamos, aprendemos e vivemos. Não se pretende que estas tecnologias sejam o centro, mas que sejam determinantes para o processo de aprendizagem.

Num mundo onde é cada vez mais importante aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, torna-se fundamental que os nossos alunos se tornem cada vez mais competentes no domínio das TIC. Só assim estarão preparados para o decorrer do século XXI.

Em suma, procura-se com o projeto que a literacia digital dos nossos jovens seja desenvolvida de uma forma crítica e responsável e que seja colocada ao serviço das suas aprendizagens, conducentes a um sucesso educativo mais capaz de fazer face à realidade atual.

2. Fundamentação do Projeto

Ao apresentar o projeto “Literacia Digital e Cidadania”, estaremos a dar cumprimento à implementação da componente de Oferta Complementar,

(4)

constante do Currículo do 1º CEB, de acordo com a legislação em vigor e dos princípios do Decreto-lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Estaremos também a dar cumprimento a alguns pressupostos explanados nas “Orientações Curriculares para as TIC no 1º Ciclo” (OC), da Direção-Geral de Educação, tendo sempre por base o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Procurou-se seguir algumas considerações enunciadas no projeto dinamizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento, intitulado “Aprendiz de Investigador - Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca”, transportando algumas das suas premissas para o contexto das salas de aula do 1º ciclo, tendo também em conta alguns pressupostos contidos no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”, da Rede das Bibliotecas Escolares.

Delineou-se o projeto tendo em conta algumas das metas definidas no Projeto Educativo (PE) do agrupamento, na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e na Estratégia de Educação para Cidadania e Desenvolvimento de Escola (EECDE).

Por fim, para além desta necessidade de dar cumprimento a estes normativos e recomendações, o presente projeto nasce de uma reflexão conjunta realizada pelo corpo docente do departamento do 1º ciclo, onde se identificaram as TIC como um dos domínios mais prementes de intervenção.

3. Literacia Digital e Cidadania e o Projeto Educativo do

agrupamento

O presente projeto de Oferta de Complementar pretende ser mais um instrumento que seja corresponsável pela implementação dos objetivos operacionais do PE, destacando-se destes:

Eixo 1 – Escola Para Todos

1.2. Integrar no processo de aprendizagem o desenvolvimento de literacias transversais, nomeadamente a literacia da informação e digital;

1.3. Integrar nos projetos de sala/turma a estratégia de escola de educação para a cidadania e desenvolvimento (CD), tendo como orientadores das aprendizagens os referenciais da tutela e usando abordagens metodológicas em contexto e com impacto efetivo na ação social e política;

(5)

1.6. Implementar abordagens metodológicas que, fazendo uso ativo de recursos e tecnologias digitais, desenvolvam capacidades cognitivas complexas de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma da informação;

1.14. Usar os meios de comunicação digital para superar barreiras à aprendizagem, criar rotinas eficientes de trabalho nos alunos e ir ao encontro das diferentes necessidades e dificuldades de aprendizagem;

1.17. Diversificar os instrumentos, os formatos, os suportes e as oportunidades de avaliação.

Eixo 2 – Comunidade de aprendizagem

2.14. Mobilizar parcerias para alocar recursos humanos e materiais no enriquecimento do currículo e, consequentemente, das aprendizagens dos alunos (juntas de freguesia, CMC, IPSS, entidades de saúde, empresas, universidades, associações científicas e profissionais…), para identificar necessidades formativas e para divulgar a oferta formativa do AELdF.

4. Literacia Digital e Cidadania e a Estratégia de Educação

para Cidadania e Desenvolvimento de Escola

De acordo com o EECDE e outros documentos de referência, os conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento serão trabalhados transversalmente e em articulação com as restantes componentes do currículo. Com esse intuito, o presente projeto terá como objetivo desenvolver um conjunto de competências em torno do domínio dos Media, referenciado no ENEC, para além dos restantes descritores de referência para a avaliação da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento no 1.º ciclo, consagrados no EECDE.

5. Apresentação do Projeto

De acordo com os normativos de referência, as TIC surgem enquadradas como áreas de integração curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, pretende-se que os pressupostos deste projeto sejam preconizados ao longo da abordagem das demais áreas curriculares e no decorrer de todo o ciclo de ensino.

(6)

O projeto encontra-se dividido em cinco domínios de trabalho: a) Noções Básicas b) Investigar e Pesquisar c) Comunicar e Colaborar d) Criar e Partilhar e) Cidadania Digital a) NOÇÕES BÁSICAS

A maioria dos alunos já se encontra familiarizada, de forma quase inata, com alguns ambientes digitais e com algumas das tecnologias a eles associados. Contudo, apesar deste aparente facilitador, constata-se que vários dos nossos alunos revelam dificuldades nas noções mais básicas de informática na ótica do utilizador. Como resposta a este prenúncio, serão dinamizadas situações de aprendizagem capazes de tornar os nossos alunos mais competentes no uso do computador (ligar; desligar; conhecer os principais locais do ambiente de trabalho; criar pastas; guardar imagens e documentos em pastas; imprimir; aceder à Internet; abrir e fechar janelas…).

b) INVESTIGAR E PESQUISAR

Neste domínio pretende-se que o aluno seja envolvido em situações de aprendizagem que impliquem a pesquisa de informação em ambientes digitais, para dar resposta a questões formuladas no decorrer das atividades letivas das diversas áreas curriculares e de outros projetos de integração curricular. De entre estes ambientes digitais, dar-se-á primazia à pesquisa de informação em enciclopédias e dicionários online (infopédia, etc) e em motores de busca apropriados (duckduckgo.com; etc).

c) COMUNICAR E COLABORAR

Neste contexto pretende-se que os alunos desenvolvam competências de comunicação e colaboração em ambientes digitais. Com esse intuito, os alunos serão convidados a participar em debates num blogue (blogger.com; etc) criado

(7)

para a turma pelo professor, num ambiente digital fechado. O professor lançará questões no mesmo, sendo os alunos solicitados a responder às mesmas e a deixar comentários às respostas dos colegas. Pretende-se que os alunos aprendam a comunicar nestes ambientes e que aprendam a colaborar na construção e no aperfeiçoamento da informação.

d) CRIAR E PARTILHAR

Deseja-se, neste âmbito, proporcionar ao aluno o contato com ferramentas digitais onde os alunos sejam capazes de criar conteúdos escolares, partilhando- os.

Os alunos serão envolvidos no manuseio das principais ferramentas de programas básicos de criação de conteúdos, designadamente o Microsoft Word e o Microsoft Powerpoint. Numa primeira fase, dar-se-á principal enfoque ao domínio destas ferramentas por parte dos alunos, para, numa segunda fase, ser possível convidá-los a construir trabalhos de pesquisa nestes suportes, partilhando-os posteriormente no Blogue da turma.

e) CIDADANIA DIGITAL

Todas as questões relacionadas com a Cidadania Digital serão abordadas no decurso das atividades dos restantes quatro domínios. Neste âmbito, pretende- se que os alunos desenvolvam sensibilidade crítica para lidar com algumas questões que emergem dos ambientes digitais onde serão expostos, tais como:

 Como deverei proteger as minhas informações pessoais?  Que dados pessoais deverei incluir em formulários online?

 Quais os motores de busca adequados à pesquisa de informação em contexto escolar?

 Quais as fontes de pesquisa de informação mais credíveis?

 Quais as imagens e informações que se podem usar, salvaguardando a privacidade e os direitos de autor?

(8)

 Que tipo de comentários, a publicações (Blogue) dos colegas, poderão ser redigidos, tendo em vista a liberdade de opinião e a construção partilhada de consensos?

Fazendo um paralelismo com o que se encontra referido no documento “Orientações Curriculares para as TIC no 1º Ciclo”, pretende-se que estes cinco domínios “não sejam vistos como estanques, mas como áreas de trabalho que se cruzam e que, em conjunto, concorrem para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno” e no Projeto Educativo do Agrupamento. “Não deverá haver, obrigatoriamente, uma sequencialidade temporal na sua abordagem. As situações de aprendizagem devem ser desenhadas de forma a permitir que os alunos se envolvam em projetos, resolvam problemas e se apropriem de forma saudável dos ambientes e das ferramentas digitais” (OC, pág. 3).

6. Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

a) NOÇÕES BÁSICAS

O aluno conhece as principais noções envolvendo o funcionamento de um computador, sendo capaz de:

 Ligar e desligar um computador, com segurança;

 Conhecer como se encontra organizado o Ambiente de Trabalho de um computador;

 Conhecer o conceito de Janela, sabendo minimizá-la; maximizá-la; abri- la e fechá-la;

 Explicar o conceito de Pasta e Subpasta e a sua utilidade;  Criar e eliminar Pastas e Subpastas;

 Guardar documentos e imagens em Pastas e Subpastas;  Imprimir documentos e imagens;

 Aceder ao Browser de Internet.

(9)

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de:

 Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

 Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa (duckduckgo.com);  Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de

acordo com o tema a desenvolver;

 Analisar a qualidade da informação recolhida;

 Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam;

 Formular questões pertinentes face ao assunto;

 Reformular questões tendo em conta a retroação do professor;  Registar informação necessária para as referências bibliográficas de

acordo com a Norma APA, 6.º Ed;

 Aplicar critérios de validação (autoria, atualidade….) da informação em suporte analógico e digital;

 Aplicar várias estratégias até encontrar a informação adequada.

c) COMUNICAR E COLABORAR

O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:

 Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos, tendo em conta o público-alvo e o objetivo da comunicação (Blogue da turma);

 Comunicar (por texto, áudio, vídeo, etc.), utilizando ferramentas digitais, para expressar uma ideia ou opinião, explicar ou argumentar, no contexto das atividades de aprendizagem de diferentes áreas do currículo (Blogue da turma);

(10)

 Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);

 Apresentar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

 Selecionar a informação adequada para transmitir;

 Delimitar, mobilizar e aplicar adequadamente conceitos e ideias;

 Expressar-se corretamente, aplicando as regras gramaticais e usando um vocabulário técnico e cientifico adequado à situação.

d) CIDADANIA DIGITAL

O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias e em ambientes digitais, sendo capaz de:

 Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais;

 Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público;

 Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador);

 Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas;  Reconhecer direitos de autor e de imagem;

 Compreender o conceito de liberdade de expressão;

 Ter noção da importância de referir sempre a autoria dos trabalhos;  Compreender que não se deve copiar o trabalho dos outros e usá-lo como

se fosse seu;

 Desenvolver atitudes positivas e de respeito para com os interlocutores de uma conversa ou diálogo, em ambiente digital;

 Entender o conceito de Cyberbullying;

 Compreender o mal que se causa quando se comete ou se é cúmplice de um ato de Cyberbullying;

(11)

 Saber com quem se deve falar quando se fica a saber de um caso de Cyberbulliyng;

 Criar e alimentar um blogue como plataforma para a expressão e comunicação;

 Saber participar em fóruns de opinião em contexto digital, sabendo respeitar diferentes opiniões, construindo consensos partilhados.

e) CRIAR E PARTILHAR

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à construção de conhecimento, sendo capaz de:

 Utilizar as TIC para gerar ideias de modo a criar soluções para problemas do quotidiano, surgidos no decurso das atividades das restantes áreas curriculares;

 Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

 Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos, com recurso ao Microsoft Word e Microsoft Powerpoint;

 Partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

 Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (Blogue da turma);

 Selecionar a informação, em diversos formatos e suportes, adequada aos objetivos;

 Mobilizar e aplicar corretamente conhecimento adquirido em outras disciplinas;

 Apresentar soluções criativas e inovadoras, nomeadamente com recurso a técnicas analógicas e digitais;

 Organizar com harmonia elementos gráficos e materiais de diferentes naturezas;

 Coordena adequadamente texto e imagem, expressando-se com clareza e rigor;

(12)

 Procurar melhores soluções em função do retorno dos seus pares e dos professores;

 Contribuir para acrescentar valor aos produtos coletivos.

7. Propostas de Trabalho

 Explorar os principais conceitos relacionados com o computador (ambiente de trabalho; encerrar; pasta; minimizar; janela; browser; etc);  Abrir imagens presentes em diferentes pastas e subpastas, indicando o

caminho e a localização das mesmas;

 Criar pastas e subpastas, seguindo algumas instruções de localização;  Organizar imagens em pastas e subpastas;

 Abrir e imprimir imagens;

 Realizar atividades que envolvam aprendizagens de diferentes componentes do currículo;

 Conhecer o funcionamento do motor de busca duckduckgo.com e perceber como se pesquisa informação;

 Identificar um problema, uma necessidade ou uma temática relacionada com as outras áreas curriculares, pesquisando em motores de busca (duckduckgo.com), com o apoio do professor;

 Apresentar e partilhar resultados das investigações, recorrendo à utilização do computador e outras ferramentas eletrónicas;

 Apresentar no Blogue da turma respostas a questões colocadas pelo professor, formuladas no âmbito das diversas áreas curriculares;

 Comentar no Blogue da turma as respostas introduzidas pelos colegas da turma às questões colocadas pelo professor, no sentido de as tentar complementar e/ou aperfeiçoar;

 Utilizar trabalhos ou materiais produzidos pelos próprios ou por terceiros, apresentados em diferentes suportes físicos e digitais, como por exemplo o Blogue da turma, para dialogar livremente e registar as considerações próprias e as de colegas, realçando, por exemplo, diferentes pontos de vista;

(13)

 Organizar de forma temática e classificar recursos online segundo as necessidades e interesses dos alunos, identificando a sua origem, autoria e forma de licenciamento;

 Desenvolver projetos que impliquem desenhar e pintar, ler e escrever, falar e ouvir, criar e apresentar ideias, procedimentos e resultados, em pequeno e em grande grupo, para possibilitar a confrontação com opiniões distintas;

 Debater temas como autoria, cópia, referência de fontes e salvaguarda de direitos, propiciando em projetos o incentivo à referenciação das fontes;  Assumir atitudes críticas e fundamentadas para a utilização adequada e

responsável das tecnologias;

 Participar em palestras relacionadas com a Segurança Digital, dinamizadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e/ou outras entidades;

 Explicar o funcionamento das principais ferramentas do Microsoft Word e do Microsoft Powerpoint;

 Construir trabalhos e apresentações, com recurso ao Word e ao Powerpoint, representando temáticas das restantes áreas curriculares.

8. Avaliação e monitorização

a) Momentos de Avaliação

1. Inicial – Outubro;

2. Periódica – No final do 1.º e 2.º período; 3. Final – No fim do 3º período.

b) Formalização do Processo de Avaliação

A avaliação será de cariz descritivo, obedecendo aos normativos em vigor e devendo constar da ata da reunião de avaliação.

A apreciação será apresentada pelos professores titulares de turma, a partir da observação direta do desempenho dos alunos, em atividade, segundo a grelha de registo que se encontra em anexo.

(14)

No final do ano letivo, a Coordenadora de Departamento, fará, no âmbito do relatório de coordenação e tendo em conta o definido nas Orientações do PAA, um balanço das atividades realizadas e resultados alcançados tendo em conta os seguintes indicadores: atividades desenvolvidas; articulação com outros docentes/outras escolas/outras entidades (GNR); oportunidades geradas pelo Projeto e dificuldades sentidas na sua implementação.

(15)

d) Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Departamento: 1ºciclo Grupo de recrutamento: 110

Ciclo / Curso: 1 CEB Componente do Currículo: Oferta Complementar Ano de escolaridade:1º, 2º, 3º, 4º

Domínios

Descritores específicos da disciplina em articulação com o Perfil do Aluno

(os descritores são aplicáveis aos vários produtos e instrumentos de avaliação, incluindo os a utilizar em atividades de integração curricular)

Muito Bom (de 90% a 100%) Bom (de 70% a 89%) Suficiente (de 50% a 69%) Insuficiente (de 0% a 49%) Noções Básicas 15%

Muito Bom desempenho relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos para este domínio:

 Ligar e desligar um computador, com segurança;

 Conhecer como se encontra organizado o Ambiente de Trabalho de um computador;  Conhecer o conceito de Janela, sabendo minimizá-la; maximizá-la; abri-la e fechá-la;  Explicar o conceito de Pasta e Subpasta e a sua utilidade;

 Criar e eliminar Pastas e Subpastas;

 Guardar documentos e imagens em Pastas e Subpastas;  Imprimir documentos e imagens;

 Aceder ao Browser de Internet.

Bom desempenho relativamente aos conhecimento s, capacidades e atitudes previstos para este domínio: (…) Desempenho Suficiente relativamente aos conhecimento s, capacidades e atitudes previstos para este domínio: (…) Desempenho Insuficiente relativamente aos conhecimento s, capacidades e atitudes previstos para este domínio: (…) Investigar e pesquisar 15%

 Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

 Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa (duckduckgo.com);

 Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

 Analisar a qualidade da informação recolhida;

 Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam;

(16)

 Formular questões pertinentes face ao assunto;

 Reformular questões tendo em conta a retroação do professor;

 Registar informação necessária para as referências bibliográficas de acordo com a Norma APA, 6.º Ed;

 Aplicar critérios de validação (autoria, atualidade….) da informação em suporte analógico e digital;

 Aplicar várias estratégias até encontrar a informação adequada. Comunicar e

Colaborar

15%

 Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos, tendo em conta o público-alvo e o objetivo da comunicação (Blogue da turma);

 Comunicar (por texto, áudio, vídeo, etc.), utilizando ferramentas digitais, para expressar uma ideia ou opinião, explicar ou argumentar, no contexto das atividades de aprendizagem de diferentes áreas do currículo (Blogue da turma);

 Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);

 Apresentar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

 Selecionar a informação adequada para transmitir;

 Delimitar, mobilizar e aplicar adequadamente conceitos e ideias;

 Expressar-se corretamente, aplicando as regras gramaticais e usando um vocabulário técnico e cientifico adequado à situação.

Criar e

Partilhar

15%

 Utilizar as TIC para gerar ideias de modo a criar soluções para problemas do quotidiano, surgidos no decurso das atividades das restantes áreas curriculares;

 Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

 Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos, com recurso ao Microsoft Word e Microsoft Powerpoint;

 Partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

 Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (Blogue da turma);  Selecionar a informação, em diversos formatos e suportes, adequada aos objetivos;  Mobilizar e aplicar corretamente conhecimento adquirido em outras disciplinas;

(17)

 Apresentar soluções criativas e inovadoras, nomeadamente com recurso a técnicas analógicas e digitais;

 Organizar com harmonia elementos gráficos e materiais de diferentes naturezas;  Coordenar adequadamente texto e imagem, expressando-se com clareza e rigor;  Respeitar os direitos de autor;

 Procurar melhores soluções em função do retorno dos seus pares e dos professores;  Contribuir para acrescentar valor aos produtos coletivos.

Cidadania Digital

15%

 Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais;

 Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público;

 Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador);

 Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas;  Reconhecer direitos de autor e de imagem;

 Compreender o conceito de liberdade de expressão;

 Ter noção da importância de referir sempre a autoria dos trabalhos;

 Compreender que não se deve copiar o trabalho dos outros e usá-lo como se fosse seu;  Desenvolver atitudes positivas e de respeito para com os interlocutores de uma conversa

ou diálogo, em ambiente digital;  Entender o conceito de Cyberbullying;

 Compreender o mal que se causa quando se comete ou se é cúmplice de um ato de

Cyberbullying;

 Saber com quem se deve falar quando se fica a saber de um caso de Cyberbulliyng;  Criar e alimentar um blogue como plataforma para a expressão e comunicação;

 Saber participar em fóruns de opinião em contexto digital, sabendo respeitar diferentes opiniões, construindo consensos partilhados.

Comportam

entos e

Interações

 Cumprir instruções

 Gerir o seu espaço pessoal sem interferir no espaço dos outros

 Controlar o comportamento, adequando-o às várias situações de interação em aula e dos espaços da escola, integrando as regras estabelecidas

(18)

Observáveis 25%

 Autoregular o seu comportamento, adequando-o às varias situações de interação em aula e dos espaços da escola de acordo com as regras estabelecidas

 Ouvir, pedir esclarecimentos quando necessário de forma cordial, dialogar tendo em conta as intervenções dos colegas, negociar e procurar gerar consensos

 Valorizar as diferentes perspetivas em debate e procurar solucionar desacordos de forma pacífica, revelando respeito pelo outro

 Ser persistente na realização das tarefas e procurar ativamente soluções para os problemas que encontrar

 Cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas e contribuir com valor para os resultados alcançados pelo grupo restrito, grupo turma ou grupos interturmas

 Solicitar o apoio dos professores quando necessário  Analisar e discutir ideias e processos

 Apresentar razões para sustentar ou recusar posições  Apresentar argumentos para sustentar ou refutar posições

 Identificar dificuldades e valorizar a cooperação como forma de as superar  Colocar questões de investigação

 Colocar, analisar e reformular questões de investigação

 Definir estratégias e modelá-las de acordo com os resultados obtidos

 Autorregular a sua participação no processo de trabalho através do conhecimento dos critérios de avaliação e dos retornos que são dados pelos pares e professores

 Auto e hetero avaliar com rigor e honestidade o processo de trabalho e os produtos finais  Procurar ativamente melhorar a sua ação

 Manifestar uma crescente autonomia em função das sucessivas situações em que tem de tomar decisões, encontrar e executar soluções.

Instrumentos

de avaliação Registos de observação; Registo dos trabalhos individuais/a pares/de grupo; Intervenções Orais; Produções Escritas - trabalhos criados com recurso ao Word e ao Powerpoint e entradas no Blogue da turma.

Sistema de

ponderação Ponderação dos Domínios: Noções Básicas – 15%; Investigar e Pesquisar – 15%; Comunicar e Colaborar – 15%; Cria e Partilhar – 15%; Cidadania Digital – 15% e Comportamentos e Interações Observáveis – 25%.

(19)

- No segundo período far-se-á primeiro a avaliação do desempenho do aluno ao longo do período e depois uma ponderação entre os dois períodos, com um peso relativo de 40% para o primeiro período e 60% para o segundo período.

- No terceiro período far-se-á primeiro uma avaliação do desempenho ao longo do terceiro período e depois uma ponderação entre a nota obtida e a classificação atribuída no segundo período, com um peso relativo de 60% para esta última classificação e 40% para a nota obtida no terceiro período.

(20)

9. Anexos

a) Anexo 1- Descritores de Desempenho

Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Noções Básicas Investigar e Pesquisar Comunicar e Colaborar Criar e Partilhar Cidadania Digital

 Ligar e desligar um computador, com segurança;  Conhecer como se encontra organizado o Ambiente de Trabalho de um computador;  Conhecer o conceito de Janela, sabendo minimizá- la; maximizá-la; abri-la e fechá-la;  Explicar o conceito de Pasta e a sua utilidade;  Criar e eliminar Pastas e Subpastas;  Guardar documentos e imagens em Pastas;  Imprimir documentos e imagens;  Aceder ao Browser de Internet.

 Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

 Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa (duckduckgo.com);  Realizar pesquisas, utilizando os

termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

 Analisar a qualidade da informação recolhida;  Validar a informação recolhida,

com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam;

 Formular questões pertinentes face ao assunto;

 Reformular questões tendo em conta a retroação do professor;  Registar informação necessária

para as referências bibliográficas de acordo com a Norma APA, 6.º Ed;

 Aplicar critérios de validação (autoria, atualidade….) da informação em suporte analógico e digital;

 Aplicar várias estratégias até encontrar a informação adequada.

 Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos, tendo em conta o público-alvo e o objetivo da comunicação (Blogue da turma);  Comunicar (por texto, áudio, vídeo, etc.), utilizando ferramentas digitais, para expressar uma ideia ou opinião, explicar ou argumentar, no contexto das atividades de aprendizagem de diferentes áreas do currículo (Blogue da turma);

 Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);

 Apresentar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);  Selecionar a informação

adequada para transmitir;  Delimitar, mobilizar e aplicar

adequadamente conceitos e ideias;

 Expressar-se corretamente, aplicando as regras gramaticais e usando um vocabulário técnico e cientifico adequado à situação.

 Utilizar as TIC para gerar ideias de modo a criar soluções para problemas do quotidiano, surgidos no decurso das atividades das restantes áreas curriculares;  Compreender a importância da produção de

artefactos digitais;

 Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos, com recurso ao Microsoft Word e Microsoft Powerpoint;

 Partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

 Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (Blogue da turma);  Selecionar a informação, em diversos formatos e suportes, adequada aos objetivos;

 Mobilizar e aplica corretamente conhecimento adquirido em outras disciplinas;

 Apresentar soluções criativas e inovadoras, nomeadamente com recurso a técnicas analógicas e digitais;

 Organizar com harmonia elementos gráficos e materiais de diferentes naturezas;  Coordenar adequadamente texto e imagem,

expressando-se com clareza e rigor;  Respeitar os direitos de autor;

 Procurar melhores soluções em função do retorno dos seus pares e dos professores;  Contribuir para acrescentar valor aos

produtos coletivos.

 Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais;

 Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público;

 Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador);  Distinguir, em contexto digital, situações reais

e/ou ficcionadas;

 Reconhecer direitos de autor e de imagem;  Compreender o conceito de liberdade de

expressão;

 Ter noção da importância de referir sempre a autoria dos trabalhos;

 Compreender que não se deve copiar o trabalho dos outros e usá-lo como se fosse seu;

 Desenvolver atitudes positivas e de respeito para com os interlocutores de uma conversa ou diálogo, em ambiente digital;

 Entender o conceito de Cyberbullying;  Compreender o mal que se causa quando se

comete ou se é cúmplice de um ato de Cyberbullying;

 Saber com quem se deve falar quando se fica a saber de um caso de Cyberbulliyng;  Criar e alimentar um blogue como plataforma

para a expressão e comunicação;

 Saber participar em fóruns de opinião em contexto digital, sabendo respeitar diferentes opiniões, construindo consensos partilhados.

(21)

Comportamentos e Interações Observáveis

 Cumprir instruções

 Gerir o seu espaço pessoal sem interferir no espaço dos outros

 Controlar o comportamento, adequando-o às várias situações de interação em aula e dos espaços da escola, integrando as regras estabelecidas

 Autoregular o seu comportamento, adequando-o às varias situações de interação em aula e dos espaços da escola de acordo com as regras estabelecidas  Ouvir, pedir esclarecimentos quando necessário de forma cordial, dialogar tendo em conta as intervenções dos colegas, negociar e procurar gerar consensos  Valorizar as diferentes perspetivas em debate e procurar solucionar desacordos de forma pacífica, revelando respeito pelo outro

 Ser persistente na realização das tarefas e procurar ativamente soluções para os problemas que encontrar

 Cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas e contribuir com valor para os resultados alcançados pelo grupo restrito, grupo turma ou grupos interturmas  Solicitar o apoio dos professores quando necessário

 Analisar e discutir ideias e processos

 Apresentar razões para sustentar ou recusar posições  Apresentar argumentos para sustentar ou refutar posições

 Identificar dificuldades e valorizar a cooperação como forma de as superar  Colocar questões de investigação

 Colocar, analisar e reformular questões de investigação

 Definir estratégias e modelá-las de acordo com os resultados obtidos

 Autorregular a sua participação no processo de trabalho através do conhecimento dos critérios de avaliação e dos retornos que são dados pelos pares e professores  Auto e hetero avaliar com rigor e honestidade o processo de trabalho e os produtos finais

 Procurar ativamente melhorar a sua ação

(22)

b) Anexo 2 - Grelha de Registo de Avaliação de Atividades Nome: Resumo da Atividade: Data: / / Descritor de Desempenho A MB B S I N o çõ es B ás ic as

Ligar e desligar um computador, com segurança;

Conhecer como se encontra organizado o Ambiente de Trabalho de um computador; Conhecer o conceito de Janela, sabendo minimizá-la; maximizá-la; abri-la e fechá-la; Explicar o conceito de Pasta e Subpasta e a sua utilidade;

Criar e eliminar Pastas e Subpastas;

Guardar documentos e imagens em Pastas e Subpastas; Imprimir documentos e imagens;

Aceder ao Browser de Internet.

In ve st ig ar e Pe sq u is ar

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa (duckduckgo.com);

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar a qualidade da informação recolhida;

Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam;

Formular questões pertinentes face ao assunto;

Reformular questões tendo em conta a retroação do professor;

Registar informação necessária para as referências bibliográficas de acordo com a Norma APA, 6.º Ed;

Aplicar critérios de validação (autoria, atualidade….) da informação em suporte analógico e digital;

Aplicar várias estratégias até encontrar a informação adequada.

C o mun ic ar e C o la b o ra r

Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos, tendo em conta o público-alvo e o objetivo da comunicação (Blogue da turma);

Comunicar (por texto, áudio, vídeo, etc.), utilizando ferramentas digitais, para expressar uma ideia ou opinião, explicar ou argumentar, no contexto das atividades de aprendizagem de diferentes áreas do currículo (Blogue da turma);

Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros); Apresentar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

Selecionar a informação adequada para transmitir;

Delimitar, mobilizar e aplicar adequadamente conceitos e ideias; Expressar-se corretamente, aplicando as regras gramaticais e usando um vocabulário técnico e cientifico adequado à situação

C ri ar e Par ti lh ar

Utilizar as TIC para gerar ideias de modo a criar soluções para problemas do quotidiano, surgidos no decurso das atividades das restantes áreas curriculares; Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos, com recurso ao Microsoft Word e Microsoft Powerpoint;

Partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração (Blogue da turma);

Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (Blogue da turma);

Selecionar a informação, em diversos formatos e suportes, adequada aos objetivos; Mobilizar e aplicar corretamente conhecimento adquirido em outras disciplinas; Apresentar soluções criativas e inovadoras, nomeadamente com recurso a técnicas

(23)
(24)

Coordenar adequadamente texto e imagem, expressando-se com clareza e rigor; Respeitar os direitos de autor;

Procurar melhores soluções em função do retorno dos seus pares e dos professores; Contribuir para acrescentar valor aos produtos coletivos.

C id ad an ia Di gi ta l

Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais;

Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público;

Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador);

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas; Reconhecer direitos de autor e de imagem;

Compreender o conceito de liberdade de expressão;

Ter noção da importância de referir sempre a autoria dos trabalhos;

Compreender que não se deve copiar o trabalho dos outros e usá-lo como se fosse seu;

Desenvolver atitudes positivas e de respeito para com os interlocutores de uma conversa ou diálogo, em ambiente digital;

Entender o conceito de Cyberbullying;

Compreender o mal que se causa quando se comete ou se é cúmplice de um ato de Cyberbullying;

Saber com quem se deve falar quando se fica a saber de um caso de Cyberbulliyng; Criar e alimentar um blogue como plataforma para a expressão e comunicação; Saber participar em fóruns de opinião em contexto digital, sabendo respeitar diferentes opiniões, construindo consensos partilhados

C o mpo rta men to s e In tera çõ es Ob se rv áv ei s Cumprir instruções

Gerir o seu espaço pessoal sem interferir no espaço dos outros

Controlar o comportamento, adequando-o às várias situações de interação em aula e dos espaços da escola, integrando as regras estabelecidas

Autoregular o seu comportamento, adequando-o às varias situações de interação em aula e dos espaços da escola de acordo com as regras estabelecidas

Ouvir, pedir esclarecimentos quando necessário de forma cordial, dialogar tendo em conta as intervenções dos colegas, negociar e procurar gerar consensos

Valorizar as diferentes perspetivas em debate e procurar solucionar desacordos de forma pacífica, revelando respeito pelo outro

Ser persistente na realização das tarefas e procurar ativamente soluções para os problemas que encontrar

Cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas e contribuir com valor para os resultados alcançados pelo grupo restrito, grupo turma ou grupos interturmas Solicitar o apoio dos professores quando necessário

Analisar e discutir ideias e processos

Apresentar razões para sustentar ou recusar posições Apresentar argumentos para sustentar ou refutar posições

Identificar dificuldades e valorizar a cooperação como forma de as superar Colocar questões de investigação

Colocar, analisar e reformular questões de investigação

Definir estratégias e modelá-las de acordo com os resultados obtidos

Autorregular a sua participação no processo de trabalho através do conhecimento dos critérios de avaliação e dos retornos que são dados pelos pares e professores Auto e hetero avaliar com rigor e honestidade o processo de trabalho e os produtos finais

Procurar ativamente melhorar a sua ação

Manifestar uma crescente autonomia em função das sucessivas situações em que tem de tomar decisões, encontrar e executar soluções.

(25)

10.

Bibliografia

Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (2018). Estratégia de educação para cidadania de

escola. Obtido em:

http://www.aelimadefaria.pt/ficheiros/agrupamento/Cid_Des_estrategia_escola.pdf

Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (2018). Projeto educativo do Agrupamento de

Escolas Lima-de-Faria. Obtibo em:

http://www.aelimadefaria.pt/ficheiros/agrupamento/documentos/proj_educativo18- 21_versao_21.11_aprovada_emCG.pdf

Conde, E., Mendinhos, I., Correia, P., & Martins, R. (Coord) (2012). Aprender com a

biblioteca escolar. Lisboa: Rede das Bibliotecas Escolares. Obtido em

http://www.rbe.min-

edu.pt/np4/np4/?newsId=681&fileName=Aprender_com_a_biblioteca_escolar.pdf

Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Lisboa: Ministério da Educação. Disponível em: http://data.dre.pt/eli/dec- lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html

Martins, G. O. (Coord) (2017) Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017).

Lisboa: Ministério da Educação. Obtido em

em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidad e/perfil_dos_alunos.pdf

Ministério da Educação (2018). Orientações curriculares para as TIC no 1.º CEB. Obtido em: http://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/orientacoes-curriculares-para- tic-no-1o-ceb

Pereira, S., Pinto, M., Madureira, J., & Pombo, T. (2014). Referencial de educação para os

media. Lisboa: Ministério da Educação Obtido em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_201 4.pdf

República Portuguesa (2017). Estratégia nacional de educação para a cidadania. Obtido em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Ess enciais/estrategia_cidadania_original.pdf

Referências

Documentos relacionados

ATA n.º 16, de 10/10/2013, foi aprovada por maioria, com cinco votos a favor e nove abstenções, dos conselheiros Nelson Pinto, Cláudia Lapa e Palmira Gregório que

Un exemple typique d’un projet personnel inhérent à l’émetteur de la monnaie est celui de Ptolémée (367-283 avant J.-C), futur Ptolémée I Sôter I (PP VI 14538),

“O resultado das nossas investigações, corroborado pelas provas obtidas nos registos dos jacobinos e dos seus primeiros mestres, foi o de que esta seita com as suas conspirações não

Embora muitos críticos a considerem como uma figura menor no campo das letras, a actuação de Lady Augusta Gregory teve grande importância na evolução da literatura dramática não

• Descrição dos valores de referência. • Análise crítica com relação à pertinência ou não da indicação dos exames solicitados no contexto do quadro clínico do

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Outro tipo de custo fixo inerente a area de transportes sao as despesas relacionadas ao seguro e de rastreabilidade. Mas os dois a principia tiveram como escopo

Neste exercício de pensar a promoção no segundo passo interventivo, não tomaremos, porém, as aptidões pois talvez sejam um dos requisitos mais estável