• Nenhum resultado encontrado

GEO-JOGO: A LUDICIDADE NO ENSINO DA GEOCONSERVAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEO-JOGO: A LUDICIDADE NO ENSINO DA GEOCONSERVAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GEO-JOGO: A LUDICIDADE NO ENSINO DA GEOCONSERVAÇÃO DJULIA REGINA ZIEMANN¹

BRUNA CAMILA DOTTO² ADRIANO SEVERO FIGUEIRÓ³

1 Universidade Federal de Santa Maria– UFSM/PPGGEO djuliaziemann@gmail.com

2Universidade Federal de Santa Maria– UFSM/PPGGEO brunadotto23@gmail.com

3Universidade Federal de Santa Maria– UFSM/PPGGEO adri.geo.ufsm@gmail.com

Resumo

Quando falamos de geoconservação e geossítios poucas pessoas que não são do meio científico sabem o significado ou sua importância para sabermos o passado geológico do planeta Terra. O ensino e aprendizagem das geociências, principalmente da geologia, tem sido pouco falado nos diferentes níveis de ensino e muitas vezes negligenciado devido a sua complexidade. Busca-se para isso, ferramentas educacionais que trabalhem essas questões e sensibilizem os alunos de maneira interativa, flexível e agradável. Nessa perspectiva, muito tem se utilizado da ludicidade, principalmente de jogos, e, diversos pesquisadores que trabalharam com essa ferramenta já comprovaram sua eficácia. Este artigo tem por objetivo apresentar um jogo do tipo RPG, intitulado de Geo-jogo, que foi elaborado para abordar as questões de geoconservação e valorização dos geossítios da Quarta Colônia, região localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul, com alunos do ensino médio desta região. O jogo requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento e favorece o desenvolvimento da criatividade, estimula uma troca constante de informações e experiências, permitindo que sejam abordados os problemas de forma prazerosa e ao mesmo tempo mostrando a importância de valorizar os geossitios, que estão tão perto dos alunos e muitas vezes são lugares desconhecidos por eles e que apresentam além de belezas naturais uma história fascinante.

Palavras-chave: Geoconservação. Sensibilização. Jogo.

Abstract

When we talk about geoconservation and geosites few people who are not of the scientific community know the meaning or importance to know the geological past of the planet Earth. The teaching and learning of geosciences, mainly geology, has been little spoken at different levels of education and often overlooked due to its complexity. Search to this, educational tools for working these issues and sensitize students interactive, flexible and enjoyable way. From this perspective, much has been used playfulness, especially games, and several researchers who have worked with this tool have proven their effectiveness. This article aims to present a game type RPG, titled Geojogo, which is designed to address the geoconservation issues and appreciation of geosites the Fourth Cologne, region located in the center of the Rio Grande do Sul state, with school students average in this region. The game requires the active participation of the student in the construction of their own knowledge and promotes the

(2)

development of creativity, stimulates a constant exchange of information and experience, allowing problems to be addressed in a pleasant way and at the same time showing the importance of valuing the geosites who are so close to the students and are often unknown places for them and present as well as natural beauty a fascinating history.

Key-words: Geoconservation. Awareness. Play.

1. Introdução

A geoconservação corresponde a “conservação da geodiversidade por seus valores intrínsecos, ecológicos e (geo) patrimoniais” (SHARPLES, 2002). Enquanto um conceito com uma perspectiva mais ampla é apresentado por Bilha (2005) “a geoconservação tem como objetivo a conservação e gestão do patrimônio geológico e processos naturais a ele associados”.

Todavia nestas definições não é explorada a diferença entre os termos amplamente utilizados, preservação e conservação do patrimônio geológico. Assim, ressalta-se uma distinção entre os dois termos que não são sinônimos, porém por diversas vezes são utilizados como tal. Quando utilizamos o termo preservação tratamos do patrimônio como totalmente protegido, sem a possibilidade de sua utilização para qualquer fim, enquanto o termo conservação traz o indicativo de possibilidade de utilização mediante correta gestão (PROSSER et al., 2006).

Ressalta-se que a geoconservação fomenta a conservação e valorização dos geossítios, desta forma promove um campo ainda negligenciado por grande parte da população que é o ensino e aprendizagem da geologia, desta forma auxiliando sobremaneira no processo de sensibilização quanto a necessidade de conservar este patrimônio (BRILHA et al., 2006).

O ensino de geociências na escola muitas vezes não é trabalhado devido a complexidade do assunto ou são abordados de forma genérica conforme ressaltam Pacheco e Oliveira (1997) destacando que os assuntos ainda não têm merecido a mesma atenção do que outros no ambiente escolar em comparação a outros temas. Busca-se então, meios não formais de ensino que facilitem e tornem o ensino da geociências divertido e atrativo.

Nesse contexto situam-se os jogos Role-Playing Games (RPG), jogos de interpretação de papéis, que agregam o aspecto lúdico do jogo e oferece uma

(3)

dinâmica de desenvolvimento integral, nas áreas cognitivas, linguística, social, moral e motora, contribuindo para o aumento da criatividade, da autonomia, criticidade e cooperação. O jogo é uma importante ferramenta no meio educacional, pois oferece uma dinâmica de desenvolvimento integral, nas áreas cognitivas, linguística, social, moral e motora, contribuindo para o aumento da criatividade, da autonomia, criticidade e cooperação. Conforme Horta e Almeida (2012) o jogo é uma ferramenta educativa estimula o aluno em todas estas características. Ele tem o poder de transformar uma atividade, que na maioria das vezes se torna maçante, em algo prazeroso e que desperta o interesse dos alunos.

A região da Quarta Colônia localizada na porção central do estado do Rio Grande do Sul é composta por nove municípios Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, estes estão reunidos por questões econômicas e de localização. Estes nove municípios são mobilizados através do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS).

Esta região do Rio Grande do Sul apresenta grande potencial em termos geocientíficos e geoturísticos, devido a ocorrência de fósseis datados do período Triássico (250 a 200 Ma), ainda destacam-se a geodiversidade da região com feições paisagísticas ricas, com vales e paredões, onde se encontram os últimos remanescentes de floresta da região (CONDESUS, 2009). Este território está incluído dentro do Projeto Geoparque Quarta Colônia, proposto pelo Serviço Geológico do Brasil em 2009 e possui apoio do CONDESUS. Esta proposta busca inserir o território na Rede Mundial de Geoparques da Organização às Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que se iniciou em 2004 e tem até então apenas um geoparque reconhecido no Brasil, que trata-se do Geoparque Araripe.

É a partir dessa tendência que este trabalho possui como objetivo um RPG que atue na sensibilização para a geoconservação e no conhecimento e valorização do geopatrimônio da Quarta Colônia.

2. Metodologia de Trabalho

O desenvolvimento deste recurso didático para a sensibilização quanto a geoconservação, focou na elaboração de um jogo educativo, cujo público-alvo é formado por estudantes do ensino médio.

(4)

Inicialmente foi definido o tema do jogo, após o público-alvo e então iniciou-se a definição das regras, a criação do tabuleiro, os personagens e as cartas envolvidas no processo. O Geo-jogo (Figura 1) tem como objetivo trazer um olhar crítico do aluno para a geoconservação do geopatrimônio da Quarta Colônia, além de auxiliar os professores das áreas das geociências.

Figura 1: Geo-jogo elaborado para a geoconservação dos geossítios da Quarta Colônia- RS

Fonte: Dotto; Ziemann (2015)

Os elementos materiais presentes são: (i) um tabuleiro, que tem como pano de fundo o território do Geoparque Quarta Colônia; (ii) cartas com informações básicas sobre cada geossítio e, além disso, apresentam o objetivo a ser cumprido e seu respectivo valor; (iii) cartas de personagem (explicando resumidamente a função de cada personagem do jogo: geógrafo, geólogo, paleontólogo e turismólogo); (iv) cartas de itens (objetos que auxiliam realização das ações, cada item possui um valor correspondente que será utilizado para a realização da ação; (v) cartas de ação (consistem em um bônus ou um ônus de acordo com o contexto do município); (vi) vinte marcadores de alerta (estes são destinados aos geossítios onde a missão não pode ser cumprida); (vii) vinte selos de vale reconhecimento da UNESCO (para os

(5)

geossítios onde foi possível estabelecer uma estratégia de geoconservação) e (viii) dois dados de seis faces.

Para dar início ao jogo o guia irá ler um texto introdutório sobre o geoparque e os desafios que irão ser encontrados no decorrer do jogo. Em seguida os jogadores sacam aleatoriamente uma carta de personagem e duas cartas de itens correspondentes. Para dar início a partida cada jogador rola os dados e o jogador que obter o maior número saca a primeira carta de geossítio.

Após, este posiciona-se no geossítio sorteado, e lê a carta com o desafio. Os desafios terão relação com o contexto dos geossítios, cada personagem terá um valor a ser pago a fim de solucionar o desafio (dependerá do problema e da profissão do personagem), juntamente com a carta de item e com o valor que será sorteado nos dados, solucionando ou não o problema. Caso o problema não seja solucionado a carta de geossítio volta para o baralho e um marcador de alerta é colocado sobre o geossítio. Mas se este for solucionado, o geossítio irá receber um marcador de geossítio reconhecido pela UNESCO.

O jogadore também tem a opção de pedir auxílio para outro jogador para realizar o seu desafio, para isso ele deverá pagar o valor estipulado na carta de personagem, deverá rolar os dados para obtê-los e após o jogador que prestou ajuda retorna para o geossítio onde estava antes e pode usar o valor do pagamento para a realização da sua estratégia de geoconservação.

Na próxima rodada, o jogador retira uma carta de geossítio e uma carta de ação, a qual trará um bônus ou um ônus, para se movimentar até o próximo geossítio, o jogador deverá jogar os dados e usar a carta de ação para chegar ao novo geossítio. Após o jogador retira mais duas cartas de itens e tenta solucionar o desafio através do somatório (valor de seu personagem para realizar a tarefa+ carta de item+ rolagem de dados). O jogo termina assim que os 20 geossítios obtiverem o selo e o geoparque for reconhecido.

3. Resultados e Discussões

Para promover a conservação dos geossítios, Borba (2011) aborda que

“as

estratégias de geoconservação envolvem a efetiva proteção dos geossítios, a conscientização da população e autoridades locais, a “geoeducação” de crianças,

(6)

jovens e adultos, bem como o estímulo ao turismo sustentável e a valorização das atividades, costumes e produtos locais”.

Desde muito tempo os jogos vêm sendo pesquisados como instrumentos lúdicos que tornam o ensino-aprendizagem mais interessante e atrativo. Os jogos permitem apresentar os problemas de modo atraente; estimulam a curiosidade dos participantes e sua criatividade para elaborar estratégias de resolução.

Nesse contexto, os jogos de interpretação de papéis trazem para a escola a interatividade, a participação no ensino, pois estimula o raciocínio integrado, onde tenta agrupar suas ações, intenções e cooperação para solucionar um determinado problema. Além disso, este tipo de jogo estimula a ação em conjunto, a colaboração entre os jogadores, ao invés da competição.

A prática de atividades diferentes, nas quais se consegue incluir todos os participantes no desenvolvimento e resolução de um problema permite que o aluno se envolva e se interesse pelo assunto que está sendo abordado. Para Marcatto (1996) o jogo pode ser eficiente para facilitar o contato genuíno do aluno com o professor e com seus colegas, pois ele pode permitir uma comunicação mais agradável, divertida e produtiva.

4. Considerações Finais

A interpretação de forma correta deste patrimônio resgata a possibilidade de um maior entendimento das complexas mudanças que perpassaram pelo Planeta em tempos remotos, e também da evolução da vida na Terra. Considerando-se que muitos dos organismos que habitaram diferentes áreas de nosso Planeta, extinguiram-se e somente devido aos testemunhos de vida pretéritas, que ficaram conextinguiram-servados nas rochas, os fósseis, que podemos observar as mudanças ocorridas pelos milhares de anos. A geoconservação contribui também para que as pesquisas de cunho geocientífico continuem e assim, cada vez mais, sejam preenchidas as lacunas que apresentam-se na história de nosso Planeta.

A disseminação dos conceitos ligados as geociências, depende da conservação desta feição, considera-se que esta ainda tem sua importância negligenciada por grande parte da população principalmente pelo fato desta desconhecê-la. Com a divulgação do patrimônio geológico tanto no âmbito escolar

(7)

quanto na comunidade de sua ocorrência, como para a população em geral vinda de outros locais, há maiores chances de reconhecimento quanto à necessidade de auxiliar na conservação deste.

Os jogos didáticos geocientíficos contribui para estimular a introduzir nos diferentes segmentos de ensino assuntos pouco enfatizados. O presente artigo se propôs a discutir uma ferramenta lúdica e flexível para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e trabalhar a inserção de temas em Geociências, buscando através da construção de um jogo de RPG o Geo-jogo, estratégias para a geoconservação.

Referências

Brilha, J. B. R. Patrimônio Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua vertente Geológica. Braga: Palimage, 2005

Brilha, J. B. R. “Proposta metodológica para uma estratégia de geoconservação”. In: VII Congresso Nacional de Geologia, 2006, Évora. Resumo expandido. Universidade de Évora, 2006. p. 925-927 Borba, A. W. “Geodiversidade e geopatrimônio como bases para estratégias de geoconservação: conceitos, abordagens, métodos de avaliação e aplicabilidade no contexto do estado do Rio Grande do Sul”. Pesquisas em geociências, v.38, p. 3-14, 2011.

Condesus - Consorcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia. CPRM, Serviço Geológico

do Brasil. Disponível em:

http://www.cprm.gov.br/geoecoturismo/geoparques/quartacolonia/introducaocolonia.html.Acesso em: 15/02/2014.

Cprm, Serviço Geológico do Brasil. Disponível em:

http://www.cprm.gov.br/geoecoturismo/geoparques/quartacolonia/introducaocolonia.html. Acesso em: 25/02/2015.

Horta, A. S; Almeida, L. F. Projeto Alius Educare: RPG para educação e conscientização

ambiental. SBC - Proceedings of SB Games Brasília – DF.– Brazil, 2012.

Marcatto, A. Saindo do Quadro. São Paulo: Alfeu Marcatto, 1996.

Pacheco, R. B. C e Oliveira, D. L. O homem evoluiu do macaco? Equívocos e distorções nos livros

didáticos de Biologia. 1997: In: VI ENCONTRO DE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA.

Anais. São Paulo: FEUSP, 1997.

Prosser, C.; Murphy, M.; Larwood, J. Geological conservation a guide to good practice-working

towards Natural England for people, places and nature. External Relations Team English nature,

145p., 2006.

Sharples, C. Concepts and principles of geoconservation. Tasmanian Parks and Wildlife Service, electronic publication, 81 p., 2002.

Agradecimentos

À Universidade Federal de Santa Maria pela oportunidade da pesquisa e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) pela concessão das bolsas de mestrado.

Referências

Documentos relacionados

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

RESUMO – Este estudo teve como objetivos analisar a composição florística da vegetação arbustivo-arbórea colonizadora de uma área degradada por mineração de caulim, em Brás

Ou ainda, que de fato os recursos humanos estão sendo desenvolvidos, mas têm permanecido como estoques de ativos intangíveis, na medida em que o conhecimento trazido

Uma apreciação sobre o manejo clínico dos aspectos crípticos no adoecimento somático, contribui para o entendimento a respeito da importância do olhar, da escuta e do funcionamento

[r]

1) O prazo de validade de nossa proposta é de 90 (noventa) dias corridos, contados da data da abertura da licitação. 2) Declaramos que estamos de pleno acordo com todas as

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à