• Nenhum resultado encontrado

O Segredo Do Brigadeiro Perfeito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Segredo Do Brigadeiro Perfeito"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

O segredo do brigadeiro perfeito

Dona da primeira brigaderia gourmet do Brasil, a

Maria Brigadeiro, em SP, Juliana Motter fala sobre

chocolate e ensina sua receita mais tradicional e

preferida

Publicado em 03/04/2013 Conteúdo MdeMulher

Tipicamente brasileiro, esse clássico docinho virou mania nas festas de casamento e substitui as sobremesas mais requintadas

Foto: Ricardo Correa

O brigadeiro deixou de ser apenas um docinho comum quando Juliana Motter sofisticou a receita e abriu uma casa para oferecer mais de 40 tipos da guloseima. Ao entrar na loja Maria Brigadeiro, mal dá para imaginar que tantas opções são produzidas na mesma cozinha, isolada por painéis de vidro. Segundo ela, o brigadeiro é um doce que traz memórias afetivas para todo mundo. E qual é o segredo de tanto sucesso? O

chocolate usado na receita!

(2)

Pequena empresária de sucesso, Juliana é a responsável pela criação de um novo conceito: o de "brigadeiro gourmet".

Foto: Divulgação

Qualidade

"Um bom chocolate deve derreter na boca, ser crocante, ter brilho e aroma típicos de chocolate. Quanto mais amêndoa de cacau na fórmula, melhor."

Ponto certo

"Chocolate não pode queimar. Ao derreter no fogão, leve-o em banho maria até chegar à temperatura média. Para checá-la, encoste nos lábios. Se não queimar, esse é o ponto certo."

Complementos

"O doce combina com tudo. De frutas secas a castanhas e bebidas alcoólicas. Use a criatividade e ingredientes de boa procedência."

Brigadeiro gourmet

Genuinamente brasileiro, o doce é a base curinga para muitas receitas. Juliana ensina sua fórmula de sucesso, mas avisa: "Jamais substitua o chocolate pelo achocolatado ou troque a manteiga pela margarina".

Tome nota da receita:

(3)

· 1 lata de leite condensado

· 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 8 colheres (sopa) de raspas de seu chocolate ao leite favorito

· 1 colher (sopa) de manteiga extra · Raspas de chocolate para confeitar Modo de preparo

Despeje a lata de leite condensado na panela. Acrescente o chocolate, misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até chegar ao ponto. Ou seja, até que a massa se desgrude do fundo da panela, o chocolate ganhe uma cor marrom-escura e a massa fique pesada na colher. Retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as nas raspas de chocolate e, acomode-as nas forminhas de papel plissado. Rende 30 porções.

Livro sobre o queridinho

Curiosidades e receitas fazem parte do livro dedicado ao mais famoso docinho do Brasil. A obra também traz dicas sobre preparo, como montar a mesa em festinhas e até como harmonizar o doce com vinhos.

(4)

Brigadeiro de colher: receitas práticas e

deliciosas

Foto: Mauro Holanda

Aprenda a receita do famoso brigadeiro de colher - o

novo doce que é sucesso em festas e casamentos

Publicado em 04/04/2012

Reportagem: Karla Precioso - Edição: MdeMulher Conteúdo ANAMARIA

Eterno queridinho entre os doces, agora o brigadeiro é servido com uma pequena colher em copinhos e salta das festas infantis para ganhar ares mais sofisticados, marcando presença como sobremesa até em festas de casamento.

Para o culinarista Ubiratan Vieira, além da forma divertida de servir, o brigadeiro de

colher é mais fácil de fazer, já que dispensa o trabalho de enrolar. "E é uma opção mais

barata do que os docinhos finos e decorados", diz Vieira.

Dê o ponto certo da receita!

· O truque é adicionar creme de leite à receita para ficar mais leve e cremosa. · Prefira usar o chocolate em pó. Os achocolatados podem açucarar o doce.

· Prepare em uma panela de fundo grosso, que distribui o calor mais uniformemente. · Mexa sem parar, para não empelotar e manter a cremosidade. O ponto ideal é um pouco antes de soltar do fundo da panela.

· Decore com granulados tradicionais ou splits (achatadinhos), confeitos, bolas coloridas ou castanhas.

· Os brigadeiros de colher têm a durabilidade de três dias e podem ser mantidos na geladeira em potes hermeticamente fechados.

(5)

Brigadeiro com Menta

Ingredientes

•  meia xícara (chá) de folhas de hortelã

• 1 lata de Leite MOÇA® Tradicional

• 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®

• 1 colher (sopa) de manteiga

• 1 xícara (chá) de chocolate granulado

• manteiga para untar Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata a hortelã com meia xícara (chá) de água. Passe por uma peneira e reserve. Em uma panela, coloque o Leite MOÇA® com o Chocolate em Pó, a manteiga e o suco da hortelã. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Despeje em um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

DICA:

- Se desejar, substitua o suco de hortelã por uma colher (sopa) de licor de menta

Sobre a receita

Rendimento: 40 docinhos

Categoria da Receita: Festas/Coquetéis

(6)

Tempo de Preparo: 20 min.

Tempo Total de Preparo: 25 min.

(7)

Brigadeiro Cappuccino Tradicional

Ingredientes

•  1 lata de Leite MOÇA® Tradicional

• 3 colheres (sopa) de NESCAFÉ® Cappuccino Tradicional

• 1 colher (sopa) de manteiga

• meia xícara (chá) de açúcar

• manteiga para untar Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o Leite MOÇA com o NESCAFÉ Cappuccino e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no açúcar. Sirva em forminhas de papel.

DICA:

Se desejar, substitua o NESCAFÉ® Cappuccino Tradicional pelas versões CLASSIC ou ALPINO.

Sobre a receita

Rendimento: 40 docinhos

Categoria da Receita: Sobremesas

Tipo de Prato: Docinhos

Tempo de Preparo: 15 min.

Tempo Total de Preparo: 60 min.

Nível de Dificuldade: Fácil

(8)

Brigadeiro Moça Mix

Brigadeiro Mesclado Ingredientes

•  2 latas de Leite MOÇA® Tradicional

• 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®

• 2 colheres (sopa) de manteiga

• meia xícara (chá) de leite

• 1 xícara (chá) de açúcar cristal fino

• manteiga para untar Modo de Preparo

Em uma panela, misture uma lata de Leite MOÇA® com o Chocolate em Pó e uma colher (sopa) de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Em outra panela, misture a outra lata de Leite MOÇA® com o restante da manteiga e o leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (o que corresponde a cerca de 15 minutos). Deixe esfriar em um prato untado. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas com porções da massa clara e escura, e passe-as no açúcar. Sirva em forminhas de papel.

DICA:

- Se desejar, misture 50g de coco ralado seco à massa de Brigadeiro Branco, durante o preparo.

Rendimento: 60 docinhos

Categoria da Receita: Festas/Coquetéis

(9)

Tempo de Preparo: 25 min.

Tempo Total de Preparo: 30 min.

(10)

Brigadeiro Caramelizado

Ingredientes Brigadeiro 

• 1 colher (sopa) de manteiga

• manteiga para untar Caramelo

• 2 xícaras (chá) de açúcar

• 1 colher (sopa) de vinagre Modo de Preparo

Brigadeiro:

Em uma panela, junte o LEITE MOÇA®, o Chocolate em Pó DOIS FRADES® e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa se

desprenda do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Coloque o brigadeiro em um prato untado até esfriar. Unte as mãos e faça bolinhas com pequenas porções de massa. Leve ao freezer até ficarem firmes.

Caramelo:

Em uma panela, coloque o açúcar, o vinagre e uma xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura. Retire os docinhos do freezer e passe-os um a um na calda de caramelo, com o auxílio de um palito. Deixe-os esfriar sobre uma superfície untada com manteiga. Coloque os brigadeiros em forminhas para docinhos ou sobre papel celofane.

Congelamento:

Se desejar, congele os docinhos antes de banhá-los. Para isso, disponha-os em camadas, em uma embalagem de plástico rígido, separados por filme plástico. Cubra com filme plástico e feche bem a embalagem. Etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire-os da embalagem e deixe-os em temperatura ambiente por cerca de 4 horas. A seguir, banhe-os na calda de caramelo ou fondant.

(11)

- Os brigadeiros devem ser passados no caramelo cerca de 6 horas antes de serem servidos, para não melarem. - Para verificar o ponto de bala dura, retire um pouco da calda e coloque-a em água fria. A calda deve ficar dura e

quebradiça ao ser retirada da água. - O vinagre é usado para dar brilho e evitar a cristalização do açúcar. - Se preferir, use MOÇA Docinho brigadeiro, que já vem pronto e é uma delícia!

Rendimento: 35 docinhos

Categoria da Receita: Festas/Coquetéis

Tipo de Prato: Docinhos

Tempo de Preparo: 60 min.

Tempo Total de Preparo: 60 min.

Nível de Dificuldade: Médio

(12)

Brigadeiro Rosa - Brigadeiro Flor de Moça

Ingredientes

•  meia folha de gelatina vermelha sem sabor

• 1 lata de Leite MOÇA® Tradicional

• 1 colher (sopa) de manteiga

• meia xícara (chá) de açúcar

• manteiga para untar Modo de Preparo

Em uma tigela, deixe amolecer a gelatina em três colheres (sopa) de água fria. Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite MOÇA® com a manteiga, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela (que corresponde cerca de 10 minutos). Esprema bem a gelatina, despreze a água e misture ao Leite MOÇA ainda

quente, até ficar homogêneo. Passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no açúcar. Sirva em forminhas de papel.

DICAS:

- Se desejar, cubra o Brigadeiro Rosa com granulado colorido e deixe sua mesa ainda mais divertida!

- Se desejar, substitua a gelatina em folha por gelatina sem sabor em pó

vermelha: hidrate meia colher (chá) da gelatina em pó sem sabor vermelha em 1 colher (sopa) de água quente e misture até ficar homogêneo. Junte ao Leite MOÇA e a manteiga e leve ao fogo conforme indica a receita.

Sobre a receita

Rendimento: 40 docinhos

Categoria da Receita: Festas/Coquetéis

(13)

Tempo de Preparo: 25 min.

Tempo Total de Preparo: 145 min.

(14)

O e-SEDEX

Posted on 14 de março de 2011 by Alex do Nascimento

O e-SEDEX é um serviço dos Correios para remessa expressa de mercadorias de até 30 kg adquiridas por meio do comércio eletrônico, com preços diferenciados para as lojas online que contratam este serviço.

Disponível ao mercado desde 2000, o e-SEDEX acompanha a evolução do e-commerce brasileiro. Em dezembro de 2010, 50 novas localidades foram adicionadas à área de abrangência, acompanhando a tendência de expansão do comércio eletrônico nas cidades brasileiras. Com esta ampliação, hoje o e-SEDEX atende 205 localidades, que representam boa parte do volume de compras no e-commerce brasileiro.

Os prazos de entrega variam de 0 a 3 dias, conforme a modalidade do serviço e a origem e destino da encomenda. Os prazos são contados a partir da postagem da encomenda nos Correios, dentro do horário limite de postagem da agência. A entrega do e-SEDEX é feita em 3 modalidades:

• e-SEDEX Standard – entrega em até 3 dias, dependendo da localidade. Atende toda a área de abrangência do e-SEDEX;

• e-SEDEX Prioritário – entrega até as 18h do dia da postagem, mas atende apenas na cidade de São Paulo (origem e destino);

• e-SEDEX Express – entrega até as 21h do dia da postagem, sendo modalidade também restrita a origem e destino na cidade de São Paulo.

Todas as modalidades do e-SEDEX oferecem até 3 tentativas de entrega:

Modalidade

e-SEDEX 1a. tentativa 2a. tentativa 3a. tentativa

Standard Até 18h do dia de entrega

Até 21h do dia de entrega

Dia seguinte Prioritário Até 18h do dia da

postagem

Até 21h do dia da postagem

Dia seguinte Express Até 21h do dia da

postagem

Até 12h do dia seguinte ao da postagem

Dia seguinte

Após cada tentativa, é deixado um aviso de tentativa de entrega. Na terceira tentativa, o destinatário recebe um aviso comunicando que a encomenda ficará sob guarda de uma agência dos Correios durante o período de 7 dias, à disposição do comprador, que deverá buscar sua encomenda na agência. Os dados para localização da agência são informados no aviso. Decorridos o prazo sem que a encomenda seja retirada da agência, será devolvida ao vendedor.

O e-SEDEX tem em seu pacote de serviços básicos a identificação da encomenda pelo sistema de rastreamento de objetos, indenização automática e a entrega porta a porta –

(15)

possibilidade de entregar a encomenda diretamente em apartamentos e escritórios, caso haja autorização do condomínio para isto.

Como serviços opcionais, o e-SEDEX oferece aviso de recebimento (um documento comprovando a entrega da mercadoria é retornado ao vendedor), entrega com mão própria (entrega apenas à pessoa identificada como destinatário da encomenda), declaração de valor de até R$ 10 mil para indenização adicional, devolução de documentos (retorno de documentos que precisam ser apresentados/assinados pelo destinatário) e logística reversa.

O e-SEDEX oferece também coleta domiciliar – os Correios coletam as mercadorias em um ou mais locais especificados pela loja, previamente acordados. Estas coletas podem ser programadas ou não. As coletas programadas são agendadas com os representantes dos Correios na região de sua loja, sendo observada a capacidade dos Correios em realizar coleta no local desejado.

O e-SEDEX não é um serviço oferecido no balcão das agências. Sua oferta ocorre somente com a celebração de um contrato com os Correios. É necessário ser pessoa jurídica com loja virtual própria que possua vitrine, carrinho de compras, identificação do cliente, cálculo de frete e ao menos uma das seguintes formas de pagamento: cartão de crédito/débito, depósito bancário, transferência eletrônica ou boleto bancário gerado on-line. Com preços mais atrativos do que os do SEDEX, o contrato do e-SEDEX requer uma pagamento mínimo mensal de R$ 1.000,00, somente a partir do terceiro mês do contrato. Outras informações sobre o serviço, incluindo os preços para sua região, podem ser obtidas junto a um representante comercial dos Correios em sua região.

(16)

23794 - Berço c/ 24 cavidades Branco com

5 Unidades

R$6,39 unidade

http://www.lojasantoantonio.com.br/p/23794/Berco+c %252F+24+cavidades+Branco+5+Unidades

36279 - Berço c/ 54 Cavidades c/5 un Branco

http://www.lojasantoantonio.com.br/p/36279/Berco+c %252F+54+Cavidades+c%252F5+un+Branco

Forminhas

R$4,99 unid

(17)

http://secure.ciashop.com.br/loja/dept.asp? store=108035&template_id=6&nome=Forminhas+de+Doces&dept_id=7000 000 http://secure.ciashop.com.br/loja/product.asp? store=108035&template_id=6&pf_id=39601&nome=Caixeta+p %2F+Doce+3%2C5X3%2C5+Lisa+c%2F50+Unidades

Cortador de forminhas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476106582-furador-scrapbook-forminha-docinho-75-cm-3-polegadas--_JM

(18)

Curso

20/04 – Sábado – 9h – CUP CAKES DE BRIGADEIRO & BRIGADEIROS GOURMET – R$20,00

Aula inédita com quem entende tudo de chocolate!!! Venha aprender a fazer 4 sabores deliciosos de brigadeiro e os mesmos no cup cake decorado! Brigadeiro de Menta, Brigadeiro de Frutas Vermelhas, Brigadeiro Belga e muito mais. Aprenda a abrir o Cup cake, rechear, deixar molhadinho, fazer coberturas e decorar. Aula imperdível para quem quer se especializar. Jurandyr Affonso

Para fazer inscrição ligue para 11 2225-9100.

(Pagamento em Cheque ou dinheiro/ Cursos para maiores de 12 anos) http://blog.lojasantoantonio.com.br/p/cursos-de-abril-2013.html

13/04 – Sábado – 9h – OS VERDADEIROS BEM CASADOS – R$20,00

Montaremos uma mesa com belas embalagens e sugestões para venda. Faremos os seguintes bem casados: Bem Casado da Realeza (Massa de Nozes com recheio de baba de moça), Bem Casado Tradicional (massa de baunilha com recheio de leite condensado), Bem Casado Azedinho (Massa de Chocolate com recheio de brigadeiro de Maracujá) e Bem Casado dos Deuses (Massa de Pistache com recheio de

brigadeiro belga). Massas com todas as dicas para que seu bem casado não tenha cheiro de ovo, dica de conservação, validade e muito mais, venha e consiga

conquistar seus clientes com muito sabor e apresentação. Chef Ana Costa

25/04 – 5ªfeira – 14h – BRIGADEIROS CREMOSOS GOURMET – R$20,00

Desvende os mistérios do Brigadeiro Gourmet! O nosso Chef vai ensinar o ponto certo de enrolar e as dicas infalíveis para lucrar muito com esta delicia que está super em alta. Brigadeiro Romeu e Julieta, Brigadeiro 2 Chocolates recheado, Brigadeiros de Ovomaltine, Brigadeiro Amargo, Brigadeiro de Laranja, Brigadeiro de Paçoca e

Brigadeiro de Menta. E ainda Brigadeiro no Tubinho, na marmita, na panelinha e muito mais... Jurandyr Affonso

RECEITA DE BRIGADEIRO CAPPUCCINO

http://www.youtube.com/watch?v=8_PBC8duVr8

RECEITA BRIGADEIRO DE MARACUJA DA BRIGADERIA

http://www.youtube.com/watch?v=xBbGMJ_sTm0

BIGADEIRO LIMAO BRIGADERIA

(19)

Brigadeiro de cafe

Referências

Documentos relacionados

Recheio: em uma panela, junte todos os ingredientes, menos o creme de leite, e leve ao fogo, mexendo sempre até

Misture tudo muito bem com o auxílio de uma espátula, ligue no fogo médio até que o recheio comece a desgrudar do fundo da panela.!. Coloque um plástico em contato para não

Na tabela V.5 pode ser observado que, para um mesmo tempo de tratamento térmico, o aumento da temperatura sempre reduziu a diferença entre o teor de ferro, como mostra a redução

SENHOR DO BONFIM Rosangela Vieira de Souza Priscyla Maria Silva Rodrigues Maria Cilene Freire de Menezes Liliane Gallindo Dantas (Suplente). Jocilene Gordiano Lima Tomaz

Desse modo, o condutor deve manter sua atenção no trânsito e não se distrair com conversas, som alto ou uso de rádio ou aparelho celular. Além disso, deve manter-se em estado

[...] deslocando o olhar do pesquisador do produto acabado para o processo [...] Uma das consequências desse deslocamento é a maior inteligibilidade que temos do texto e

(1) D – Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando

Em regra, basta que o acusado se comprometa, pelo TAC, a reparar o dano causado, para a homologação da transação penal, ou seja, através do “compromisso formal de reparação