• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 7 de janeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 7 de janeiro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MÊS DE DOM BOSCO

2ª FEIRA

|

7 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos e boa semana!

Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e Mestre dos Jovens, como lhe chamou São João Paulo II. Mas desta vez de uma forma um pouco diferente. Vamos ver o vídeo.

VÍDEO MÊS DE DOM BOSCO I

REFLEXÃO

 A alegria está presente nas nossas vidas desde que nos lembramos e decerto todos temos muitas memórias alegres.

 Mas será que prestamos a devida atenção a este sentimento?

 Pensa um pouco no que responderias se te fosse feita a mesma pergunta: o que te faz estar alegre?

NOTA: Hoje haverá ensaio do Coro, pelas 16h15. Não te atrases! Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Prof: Hoje pedimos ao Senhor o dom da alegria. Uma alegria saudável que nos faça bem e que possamos partilhar com os outros.

Todos: Pai-nosso... Prof: São João Bosco … Todos: … rogai por nós.

(2)

MÊS DE DOM BOSCO

3ª FEIRA

|

8 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Ontem vimos um vídeo que nos levou a refletir sobre o que nos faz estar alegres.

Hoje, através das palavras de Dom Bosco, iremos perceber o que o levava a ser alegre e como ajudava os outros a estarem alegres.

SOCIEDADE DA ALEGRIA

“Estes começaram a vir para se divertir, depois para ouvir histórias e fazer o tema da escola e finalmente vinham sem se preocupar com o motivo (…). Para designar aquelas reuniões, costumávamos chamar-lhes Sociedade da Alegria; nome que se ajustava muito bem, porque era obrigação estrita de cada um procurar livros, conversas e divertimentos que pudessem contribuir para estar alegres.”

(in Memórias do Oratório, S. João Bosco p.43)

REFLEXÃO

 Desde muito cedo Joãozinho Bosco procurou estar sempre alegre e fazer os outros alegres, fosse através dos seus truques, como dos jogos ou das histórias que contava.

 Mesmo perante as dificuldades da família e dos obstáculos que se iam colocavam na sua vida, João Bosco procurou sempre ter otimismo e esperança. Esta postura acabava por contagiar os que o rodeavam.

 Transmitiu que “Ser Santo é fácil! O segredo da santidade é estar sempre alegre e fazer sempre bem as coisas.”  Mas será que estar ‘sempre alegre e fazer sempre bem as coisas’ é tão fácil, como parece?

 No teu dia-a-dia procuras fazer sempre bem as coisas e estar alegre?

NOTA: Hoje haverá catequese para o 2º Ciclo, pelas 16h10.

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Prof: Senhor Deus, pedimos-Te por nós e por aqueles que diariamente nos guiam na alegria, seguindo o exemplo de Dom Bosco.

Para que estejam sempre alegres, e juntos conseguíamos superar as adversidades com otimismo e esperança. Todos: Pai-nosso...

Prof: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(3)

MÊS DE DOM BOSCO

4ª FEIRA

|

9 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Esta semana estamos a falar da “Alegria e do Otimismo”. São características da espiritualidade salesiana.

Todas as pessoas querem ser felizes. É um desejo que trazemos no nosso coração e que nos inspira a querermos ser mais e melhores.

ALEGRIA E OPTIMISMO

Para D. Bosco “a santidade consiste em estar sempre alegre”. Ele fomentava esta alegria nos jovens do seu tempo. Ia ao seu encontro, retirava-os das situações difíceis em que se encontravam e acompanhava-os num caminho para uma vida melhor.

Esta inspiração vinha de Jesus, o bom pastor, que não queria que nenhuma das suas ovelhas se perdesse. A alegria salesiana é uma alegria de quem acredita em Jesus Ressuscitado; de quem acredita que é possível uma vida feliz apesar de todos os desafios. O cristão é alegre e vive alegre porque se sabe amado por Deus, sabe que Deus o acompanha, está vivo, está connosco!

As nossas casas e escolas salesianas dão continuidade a esta alegria tão querida por D. Bosco. Vemo-la nas relações fraternas entre todos e nas inúmeras atividades que nos são propostas: festas, grupos, encontros, acantonamentos, música, teatro, desporto,…

Dizia também D. Bosco que “um santo triste é um triste santo”, é alguém que não tira proveito do que a vida lhe dá de bom. Sendo alegres, conseguimos fazer as coisas com otimismo e, consequentemente, contagiar outros com a nossa alegria.

REFLEXÃO

 A ‘alegria e otimismo’ é um dos pilares fundamentais da espiritualidade juvenil salesiana.

 Basta olhar à nossa volta na escola para percebermos como esta alegria se faz presente no nosso dia-a-dia.  Dom Bosco acreditava que devemos tirar proveito daquilo que a vida nos traz de bom e assim caminhar para

a santidade.

NOTA: Hoje, pelas 12h10 haverá ensaio do Coro. Não te atrases! Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Prof: Hoje rezamos por todos aqueles que ainda não encontraram a verdadeira alegria e pedimos a Jesus que os ajude nesta descoberta.

Todos: Pai-nosso… Prof: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

(4)

MÊS DE DOM BOSCO

5ª FEIRA

|

10 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Esta semana temos estado a falar de “alegria e otimismo” como um pilar da espiritualidade juvenil salesiana.

Hoje vamos ver um vídeo que mostra como a alegria é uma das caraterísticas fundamentais de qualquer casa salesiana.

BASTA QUE SEJAM JOVENS

(https://www.youtube.com/watch?time_continue=34&v=X0S0QCyGHUM )

REFLEXÃO

 A alegria é uma das características principais da juventude, porque onde há jovens há esperança no futuro.  Dom Bosco percebeu que trabalhando com jovens a alegria simples e genuína devia ser uma das caraterísticas

principais das suas casas.

 Hoje, aqui em Manique, como em tantas outras casas salesianas espalhadas pelo mundo, os jovens tentam criar este clima de alegria, tal como dom Bosco queria.

 Esta verdadeira alegria surge do sentimento que alguém nos ama e está disposto a gastar a sua vida por nós. Assim o fez Dom Bosco e, seguindo o seu exemplo, o fazem todos os educadores salesianos.

NOTA: Hoje haverá catequese para o 3º Ciclo, pelas 16h10.

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Prof: Senhor Deus, pedimos-Te por nós e por aqueles que diariamente nos guiam na alegria, seguindo o exemplo de Dom Bosco.

Para que estejam sempre alegres, e juntos conseguíamos superar as adversidades com otimismo e esperança. Todos: Pai-nosso...

Prof: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

(5)

MÊS DE DOM BOSCO

6ª FEIRA

|

11 de janeiro

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

No próximo domingo vamos recordar o batismo de Jesus e a descida do Espírito Santo sobre ele.

EVANGELHO segundo São Lucas

(

Lc 3, 15-16.21-22)

João Batista tomou a palavra e disse-lhes: «Eu batizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus também foi batizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele.

REFLEXÃO

 Tal como alguns de nós, Jesus também foi batizado. Este é um momento de alegria e de festa.

 O batismo torna-nos membros da Igreja e irmãos entre nós; somos filhos de Deus e o Espírito Santo guia a nossa vida.

 Será que nos lembramos ou conseguimos imaginar o dia do nosso batismo?

 Agradecemos a Deus por fazermos parte da Igreja? E, se não somos batizados, queremos fazer parte dela?

ORAÇÃO

Leitor: Senhor, que a água do nosso batismo fecunde a nossa vida

e seja promessa de uma colheita abundante; que nos traga uma promessa de futuro, e uma vida vivida segundo o teu exemplo. Prof: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, … Todos: … como era no princípio, agora e sempre, Amén. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

Os resultados deste estudo sugerem que as creches podem representar um fator de risco para a colonização de orofaringe pelo Streptococcus pyogenes, fato obser- vado de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Outros discordaram e alegaram que mesmo sendo usado o mesmo texto, a cada aula percebiam informações novas acerca da fábula e as estratégias não só auxiliaram

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados