• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA EQ-ANP. Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo e Gás Natural"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA EQ-ANP

Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria

de Petróleo e Gás Natural

Cursos de Graduação em

Engenharia Química, Química Industrial e Eng. de

Bioprocessos

Edital de Seleção para Bolsa de Graduação 2014

1) Programa EQ-ANP para Graduação:

O Programa EQ-ANP para Graduação oferece a alunos da Escola de Química/UFRJ formação complementar no setor Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O Programa envolve as seguintes ênfases: Gestão e Regulação - GR, Tratamento de Resíduos e Meio Ambiente - MA, e Refino e Processamento – RP, Engenharia de Petróleo – EP, Petroquímica – PQ e Biocombustíveis - BC. Cada ênfase é caracterizada por um conjunto específico de disciplinas eletivas e por um Trabalho de Final de Curso em tema de relevância na ênfase para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

As Ênfases disponibilizadas para cada Curso de Graduação são:

ALUNO ÊNFASE

Engenharia Química RP, GR, MA, EP, PQ, BC Química Industrial RP, GR, MA, PQ, BC Eng. Bioprocessos RP, MA, BC

(2)

O aluno participante do Programa EQ-ANP terá que:

(a) Escolher uma ênfase entre as oferecidas, em função das vagas disponíveis. (b) Cursar 06 (seis) disciplinas relacionadas com a ênfase escolhida. Entre as

disciplinas de sua ênfase, os alunos da ênfase de Engenharia de Petróleo deverão cursar obrigatoriamente Fundamentos da Engenharia do Petróleo (EEI761) e Indústria do Petróleo e do Gás Natural (EQE024); os alunos das demais ênfases deverão cursar obrigatoriamente Indústria do Petróleo e do Gás Natural (EQE024) e Tecnologias de Refino de Petróleo e de Processamento de Gás Natural (EQO088).

(c) Executar um Projeto de Final de Curso ou Monografia, individual, em área compatível com a ênfase escolhida.

(d) Realizar Estágio Supervisionado em empresa do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis ou em área compatível com o assunto de seu Projeto Final. As atividades de Estágio dos bolsistas deverão ter o aval da Comissão Gestora do Programa. Além disto, as atividades de Estágio devem cumprir as normas para Estágio ditadas pela Escola de Química.

Completando as suas atividades no Programa, o aluno receberá, após a sua formatura, o diploma de seu Curso de Graduação e um Certificado emitido pela Escola de Química atestando a sua formação na ênfase escolhida.

2) Elegibilidade dos alunos

Poderão se candidatar ao Programa alunos de graduação, com matrícula ativa, dos Cursos de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e de Química Industrial da Escola de Química da UFRJ, com coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a seis (CRA ≥ 6,0) ao final do período letivo de 2013/2.

Além do CRA ≥ 6,0; o aluno deverá ter cursado com aprovação as Disciplinas

Microbiologia (EQB353) e Fisico-Química - Exp (IQF367), e ter cursado com aproveitamento, até o final do período 2013/2, o mínimo de 108 créditos e o máximo

de 170 créditos. 3) Sobre a Bolsa:

3.1) A "Bolsa" é considerada um instrumento financeiro de apoio para formação e capacitação de recursos humanos e para incentivo à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica. A Bolsa aplica-se para a participação no Programa, em regime de dedicação exclusiva e em tempo integral, condições estas que o bolsista fica obrigado a cumprir. Assim, o bolsista não poderá receber bolsa ou qualquer auxílio financeiro de outra instituição de fomento, nacional ou internacional, bem como qualquer remuneração ou vencimentos relativos a trabalho em outra instituição ou empresa, estando ciente de que ocorrendo qualquer um destes fatos a bolsa do PRH será imediatamente cancelada. Exceção se faz em relação aos bolsistas de pós-graduação, conforme disposto na Portaria Capes/CNPq n° 1, de 15/07/10.

(3)

3.2) Valor: R$ 600,00 por mês. 3.3) Início Previsto: abril de 2014.

4) Obrigações do bolsista

4.1) O aluno participante do PRH deverá entregar Relatório Semestral em data e formato a serem estipulados pela coordenação do Programa.

4.2) Até um mês após a conclusão das atividades no Programa e em conjunto com a solicitação de elaboração do Certificado de Participação no Programa, o aluno deve entregar um Relatório Final de Atividades, em formato a ser definido pela coordenação do Programa.

4.3) O Trabalho Final do Bolsista (Trabalho Final, Dissertação ou Tese) deverá versar sobre tema de interesse de sua Ênfase.

4.4) Sempre que em virtude da bolsa deferida houver divulgação de trabalho técnico ou científico, deverá o autor fazer expressa menção ao apoio financeiro do Programa de Recursos Humanos da ANP, conforme modelo disponibilizado pela coordenação.

4.5) Até seis meses após a assinatura do Termo de Outorga e Início de Vigência da Bolsa, seguindo modelo apresentado pela coordenação, o bolsista deverá entregar um Plano de Trabalho, contendo a indicação do tema do Trabalho Final a ser desenvolvido, das atividades a serem empreendidas e do prazo previsto para sua defesa, não podendo ser superior a duração máxima prevista para a concessão da bolsa.

5) Período de vigência da bolsa:

A duração máxima da Bolsa de Graduação no Programa EQ-ANP é de 24 meses. A cota tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogada por, no máximo, mais 12 meses, mediante solicitação do orientador e aprovação da Comissão Gestora do Programa. Entretanto, o aluno poderá deixar de receber a Bolsa a partir do momento em que deixar de cumprir, a critério da Comissão Gestora, os procedimentos ditados pelo Programa EQ-ANP ou se for reprovado em alguma disciplina.

Alunos que durante a vigência da bolsa do PRH venham a participar do Programa Ciência sem Fronteiras terão a sua bolsa suspensa durante a estada na Instituição Estrangeira e quando do regresso poderão ter a retomada de sua bolsa do PRH, de acordo com normas específicas ditadas pelo Órgão financiador de sua bolsa PRH. Esta retomada da bolsa requer:

(i) o “de acordo” do bolsista e respectivo orientador;

(ii) que o bolsista tenha cumprido a obrigação de envio de Relatórios Semestrais do PRH durante a sua estadia no exterior;

(iii) a apresentação de Relatório pelo aluno sobre as atividades exercidas durante sua estadia no exterior e como essas atividades contribuíram para a sua formação na área de PG&B. De forma semelhante aos alunos PRH que não participam do programa Ciência sem Fronteiras, qualquer publicação oriunda de pesquisas, mesmo durante a estadia no exterior, deve conter os agradecimentos formais ao PRH.

(4)

6) Documentos necessários para inscrição no Processos Seletivo

Os candidatos deverão entregar uma via da seguinte documentação:

(1) Curriculum Vitae, de acordo com arquivo disponível na página do Programa (acesso através da página da EQ (www.eq.ufrj.br));

(2) Cópia do Histórico Escolar até 2013/1 (será aceita a cópia não oficial disponível na Internet);

(3) Comprovação de atividades de Iniciação Científica através de declaração do orientador indicando duração e temas abordados;

(4) Comprovação de atividades de Estágio, indicando empresa, período e área de atuação;

(5) Cópia dos trabalhos publicados (Artigos em periódicos, Trabalhos apresentados em congressos, Resumos em jornadas de iniciação científica, etc.).

6.1) Caso o aluno indique a preferência por mais de uma ênfase, deverá informar a ordem de prioridade associada a cada ênfase.

6.2) Todas as informações apresentadas devem ser comprovadas com a documentação pertinente. Informações não comprovadas não serão computadas na avaliação do candidato.

6.3) O principal critério para alocação dos alunos nas ênfases é a sua posição geral no processo seletivo (envolvendo todos os concorrentes). Caso a primeira opção de ênfase esteja lotada quando do momento de alocação de certo candidato definido pela sua posição geral, esse candidato será alocado em sua segunda opção de ênfase ou em sequência até que haja vaga disponível. Somente após essa alocação, passa-se a alocação do próximo candidato indicado pela posição geral. Cada aluno será alocado em uma ênfase e somente em ênfase que tenha indicado preferência. Quando no procedimento de alocação não houver vagas nas ênfases solicitadas pelo aluno, ele será eliminado e se passará a alocação do aluno a seguir na ordem da posição geral no processo seletivo.

6.4) Alunos participantes do Processo Seletivo que não tenham sido alocados para receberem bolsa do Programa, poderão, mediante solicitação por escrito, solicitar inscrição no Programa na qualidade de aluno não bolsista. O aluno não bolsista tem as mesmas obrigações do bolsista, descritas no item 4 deste Edital e nos Termos de Outorga das Bolsas do Programa.

7) Entrega da documentação e divulgação dos resultados:

Local: Secretaria do Programa EQ-ANP Bloco I – Sala I-221 - 2° andar

Escola de Química, Centro de Tecnologia, Bloco I, UFRJ Horário de Atendimento: 09:30h às 11:30h e 13:30h às 15h.

Prazo de entrega da documentação: até o dia 28/02/2014, às 14h. Divulgação dos resultados: até 12/03/2014.

Recurso: Qualquer recurso ao resultado final deve ser entregue, por escrito e

devidamente justificado, no dia 13/03/2014, na secretaria do Programa EQ-ANP durante o horário de atendimento.

(5)

Confirmação de Inscrição e escolha de Tema para o Programa: 17 a 20/03/2014 A confirmação deverá ser feita nos mesmos local e horários usados para a inscrição.

8) Julgamento dos pedidos:

O Julgamento da documentação e a posterior alocação nas ênfases serão efetuadas por uma Comissão de Seleção designada pela Comissão Gestora do

Programa EQ-ANP. 9) Informações adicionais:

Maiores informações sobre o Programa EQ-ANP poderão ser obtidas através da página da Escola de Química (www.eq.ufrj.br) no ícone PRH EQ-ANP.

(6)

SOLICITAÇÃO BOLSAS GRAD. PROGRAMA EQ-ANP

PRH 13

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

2014

1) Histórico Escolar (Máximo 10 Pontos)

CRA = 6,0 ⇒ 0 ponto;

CRA máximo entre os candidatos ≡ 10 pontos

Pontos dos candidatos(S1) obtidos por interpolação linear

2) Experiência (Máximo 10 Pontos):

Iniciação Científica(IC): Na área: 0,5/mês (máx. 4 pontos) Fora da área: 1,0/iniciação (máx. 3 pontos)

Estágio(Est): Na área: 0,5/mês (máx. 2 pontos) Fora da área: 0,5/estágio (máx. 1 pontos)

Trabalhos(NT):

Trabalho Publicado na Área: 1,0/trabalho. Trabalho Publicado em Outra Área: 0,4/trabalho Pontuação S2 = IC + Est + NT

Saturação Máxima do item (S2): 10 Pontos.

Referências

Documentos relacionados

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Cheliped carpus with 12–18 simple dorsal setae; propodus bearing a large, with brown-bordered dorsal crest (V. glandurus), or a distal margin curved and pointed

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Caso não haja veiculação prevista para os 30 (trinta) dias subsequentes à última ação exibida, os materiais das ações de merchandising do anunciante deverão ser retirados pela

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Com este código, a equipe espera guardar uma base simples e exemplo de como programar um servidor em c++, uma das principais linguagens empregadas na robótica, e deixar disponível