• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO 2012"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PLANO DE AÇÃO DA

AUTOAVALIAÇÃO 2012

(2)

APRESENTAÇÃO

O presente documento de Orientações Gerais para os trabalhos da autoavaliação 2012 destina-se aos docentes, discente, gestão acadêmica e demais colaboradores da instituição, envolvendo toda comunidade acadêmica no processo de Avaliação Interna durante o mês de novembro desse ano.

O planejamento da CPA irá focalizar-se na etapa de desenvolvimento da Autoavaliação da instituição, para deliberar ações com propósito de construir um documento sólido para contribuir com o bom andamento da instituição. A proposta das ações da CPA para o processo é para que possamos de maneira dinâmica não comprometer o menos possível o andamento das aulas, porém não deixando de destacar junto à comunidade acadêmica a importância do momento.

(3)

Processos Avaliativos - 2012

• Avaliação do corpo docente da graduação e pós-graduação;

• Avaliação da Gestão Acadêmica (Coordenação de Curso, Pedagógica, Pós-graduação e Direção Acadêmica

• Gestão Administrativa (SEGEA, Biblioteca, tesouraria, SAPP, Ouvidoria, Telefonia)

• Infraestrutura (Sala de aula, Laboratórios, cantina, coordenações de curso, coordenação pedagógica, banheiros e acessibilidade).

• Avaliação dos Egressos e Agentes da sociedade civil.

É importante lembrar que o processo se completará com as ações das Análises das 10 Dimensões dos SINAES para discussão entre a comunidade acadêmica, que acontecerá no final de 2012 para que o relatório seja finalizado no início de 2013 com a presença da comunidade em geral. Esses dois momentos constituem o processo da Autoavaliação:

• Ação Quantitativa: Questionários aplicados para posteriormente serem tabulados, e os resultados servirão para a produção de relatórios parciais e finais.

• Ação Qualitativa: Verificação das fragilidades e potencialidades com bases nas propostas do ano anterior, tendo como referência a Análise das 10 Dimensões do SINAES, com propostas para o ano subsequente.

(4)

AÇÕES PARA 2012

Planejamento da Autoavaliação da CPA

 Elaboração da Autoavaliação da Instituição;  Apresentação da Proposta da Autoavaliação

2012 à Presidência e Direção Geral;  Construção do Cronograma de

Ações/Atividades da Autoavaliação;

 Construção do Plano de Ação da CPA para o ano;

 Nomeação de subcomissões para o processo de autoavaliação de 2012.

 Nomeação de Comissão Setorial de Avaliação (CSA) – quando necessário;

Sensibilização e Mobilização

 Divulgação das Ações da CPA para o ano através dos diversos meios de comunicação da instituição;

 Informar a comunidade acadêmica sobre o papel da avaliação de desempenho, assim como dos resultados institucional que podemos alcançar;

 Disseminar a importância da participação de toda a comunidade para os acadêmicos, professores e colaboradores da FACIMED.

Reestruturação dos

Instrumentos de Coleta de Dados

 Alinhar o instrumento de avaliação com os objetivos da autoavaliação;

 Reunião da CPA para analisar e reformular o instrumento de avaliação da instituição;

 Criação de um instrumento base para as CSA’s da instituição;

 Inserir membros da comunidade acadêmica na construção desses instrumentos.

Elaboração de Relatórios

 Definição dos períodos de coleta de dados;  Tabulação dos dados;

 Estatística dos dados tabulados;  Análise dos resultados;

 Confecção de relatórios parciais;  Confecção do relatório final;

 Encaminhamento do relatório final a

(5)

COMPONENTES DAS AÇÕES DE 2012

Coleta de dados da instituição

Este procedimento tem como objetivo um monitoramento continuo das atividades da instituição e um caráter tanto informativo quanto aplicado ao redirecionamento das ações da faculdade.

Reestruturação e elaboração de instrumentos

Serão reestruturados e construídos instrumentos de avaliação para os segmentos/setores/serviços que são proposta de análise da CPA, mas que ainda não dispõe de ferramenta de avaliação dentro do contexto institucional. Tais ferramentas irão subsidiar um bom desempenho no processo da avaliação institucional da FACIMED. Para criação ou reestruturação do instrumento de avaliação serão usados como indicadores:

• Desempenho dos cursos no ENADE,

• Resultados da Autoavaliação Institucional dos cursos, • Desempenho dos egressos no campo profissional, • Documentos oficiais dos cursos,

• Avaliação do INEP de autorização e/ou reconhecimento dos cursos, • Desenvolvimento do estágio curricular,

• Desempenho institucional na visão dos discentes e docentes de acordo com as dimensões do SINAES.

(6)

quanto às idéias e reações, dos integrantes dos grupos que representam uma amostra do universo objeto de estudo. O processo será dividido em 03 momentos:

 1º Momento: Reunião com os membros da CPA e representantes de setores e agentes da sociedade civil para instruções e orientação sobre as Análises das Dimensões, no mesmo momento é feito a escolha dos membros que irão compor os grupos para cada uma das 10 dimensões;

 2º Momento: Encontro dos membros de cada grupo para análise de sua dimensão;

 3º Momento: Apresentação de cada grupo da análise final de sua dimensão para aprovação em assembléia;

Confecção de relatórios parciais e finais de cada ciclo

Com base nas informações quantitativas e qualitativas, e posteriormente proporcionadas a geração de relatórios. No final do ciclo será elaborado um relatório final para a apreciação da gestão acadêmica para devidas providências, com sugestões e orientação necessárias por parte da CPA, tudo em perfeito alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Avaliação Externa da instituição e do processo da Auto-avaliação institucional

A instituição deverá receber avaliações externa: institucional e de curso, que será realizada por uma comissão de profissionais, avaliadores do INEP/SINAES/MEC. Serão utilizados os instrumentos de avaliação institucional externa e de curso, conforme o SINAES /INEP/MEC, e buscará nos relatórios de Autoavaliação produzidos pela CPA maiores e melhores informações sobre a instituição e os cursos avaliados.

(7)

Mobilização para a participação no processo de Auto-avaliação institucional pela comunidade acadêmica

A CPA deve desenvolver uma mobilização de ampla participação da comunidade acadêmica em todas as fases da execução da Auto-avaliação, levando em consideração ser um processo político institucional.

O Plano de Ação para 2012 será disponibilizado junto ao site da FACIMED no link da CPA e apresentado em assembléia a toda comunidade acadêmica. A Comissão Própria de Avaliação coloca seu endereço eletrônico a disposição para sugestões, considerações, dúvidas entre outras situações que necessite de informação através do email cpa@facimed.edu.br ou na sala 103 do bloco B.

(8)

Cronograma das Ações da Autoavaliação

Institucional da FACIMED 2012

AÇÃO Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

 Reunião para definição dos grupos para a analise das dimensões de 2011.  Impressão dos Resultados da

autoavaliação do exercício de 2011.  Entrega dos Resultados da

autoavaliação do exercício de 2011 dos discentes aos coordenadores de curso.  Reunião final da Análise das

Dimensões para construção do relatório final - 2011.

 Envio de Relatório final das Dimensões de 2011 para o MEC.

 Assembléia de divulgação sobre os resultados do ano de 2011.

 Elaboração do Plano de Ação para Autoavaliação 2012

 Reunião da CSA do curso de Farmácia  Reunião da CSA do curso de Gestão

Ambiental

 Reunião da CSA do curso de Ciências Biológica

 Autoavaliação Institucional: Avaliação da Direção Acadêmica, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Pós-graduação, Coordenação dos Cursos e do corpo Docente da Graduação e Pós-graduação, Estrutura Administrativa (SEGEA, Biblioteca, tesouraria, SAPP, Ouvidoria, Telefonia), da Infraestrutura (Sala de aula, Laboratórios, cantina,

coordenações de curso, coordenação pedagógica, banheiros e

acessibilidade).

 Impressão dos Resultados do Processo Autoavaliação do exercício de 2012.

(9)

COMPOSIÇÃO DA CPA

A FACIMED constituiu a primeira CPA, em junho de 2006, através da Portaria nº 007/SOREC/2006, 28 de junho de 2006, contando sempre com a participação de vários segmentos entre eles membros da sociedade civil. A proposta da CPA a partir desse ano será a paridade entre os segmentos mantendo dois membros por segmento permitindo assim. A nova proposta tem como base o novo regulamento da Comissão Própria de Avaliação que passara pela aprovação do CEPEX.

MEMBROS ATUAIS

COMPONENTE SEGMENTO QUE

REPRESENTA

CARGO NA CPA Weliton Nunes Soares Técnico-Administrativo Coordenador Maria Inês Gimenez Felix Técnico-Administrativo Membro

Marcélio Viana da Silva Corpo Docente Membro

Adriano Robson N. de

Lucena Corpo Docente

Membro Dirceu Bernardino de A.

Junior Corpo Discente Ed. Física Membro

Sara Almeida Rios Corpo Discente

Medicina Membro

Juliano Cesar Pereira

Carneiro Agentes da Sociedade Civil Egresso

Membro Vornei Bernardes da Costa Agentes da Sociedade Civil Membro

Referências

Documentos relacionados

Encontrando-se legalmente estabelecido um regime procedimental especial relativo ao exercício das competências municipais em matéria urbanística (28), aplicar-se-á este regime,

Este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de três projetos de biodigestores rurais, onde apresenta a relação comparativa de equivalência de 1 metro cúbico de

Assim, sob a égide das discussões literárias em torno da linguagem, estão os artigos A essência nômade da palavra roseana: uma incursão pelo espaço literário de Ave,

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Considerando uma avaliação de qualidade de forma quantitativa e classificatória, na variável de dados relevantes da realidade, utilizados para medidas serem

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

relação nominal dos profissionais a serem alocados aos serviços objeto desta licitação, no qual os profissionais indicados pela Licitante, para fins de comprovação de capacidade

7.6.5.3 As alterações contratuais sob alegação de falhas ou omissões em qualquer das peças, orçamentos, plantas, especificações, memoriais ou estudos técnicos