• Nenhum resultado encontrado

Edital n. 004/ PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 2.1 Público-alvo: sociedade em geral. 2.2 Número de vagas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital n. 004/ PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 2.1 Público-alvo: sociedade em geral. 2.2 Número de vagas:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edital n. 004/2015

Dispõe sobre o processo de seleção de cursistas para participar do Curso Resolvendo Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz, realizado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB), em parceria com a Escola Nacional de Mediação e Conciliação, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, por intermédio da Escola Nacional de Mediação e Conciliação e a Universidade de Brasília (UnB), torna públicas, por meio deste Edital, as normas gerais para o processo simplificado de seleção de alunos para o curso “Resolvendo Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz”, ofertado na modalidade de ensino a distância pelo Centro de Educação a Distância (CEAD-UnB).

1. OBJETIVO

1.1 Dar às cidadãs e cidadãos brasileiros as noções básicas para tratar os seus conflitos de forma positiva, com resultados construtivos para o cidadão/a cidadã e para as pessoas que estão ao nosso redor, ajudando-nos a compreender como a sociedade está se reorganizando para tratar os conflitos e as muitas disputas que surgem a todo momento, de maneira mais adequada e menos desgastante.

2. PÚBLICO-ALVO E NÚMERO DE VAGAS 2.1 Público-alvo: sociedade em geral. 2.2 Número de vagas: 4.500.

3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO E CARGA HORÁRIA

(2)

4. INSCRIÇÕES

4.1 Os interessados deverão efetivar sua inscrição via internet, por meio do preenchimento de ficha de inscrição disponível no endereço: http://moodle.cead.unb.br/enam - no menu inscrições.

4.2 O período de inscrições será de 05 a 25 de outubro de 2015.

4.3 Todas as informações quanto à seleção e dados de acesso são de inteira responsabilidade do participante.

5. CONTEÚDO

5.1 O curso está dividido em quatro semanas, a saber:

MÓDULOS CONTEÚDO Ambientação Módulo I Entendendo o conflito Introdução 1. O que é conflito?

2. Quais nossas reações mais comuns frente a um conflito?

3. Como a nossa sociedade se organiza para resolver seus conflitos?

- Evitação e violência - Negociação e mediação - Arbitragem e Ação Judicial - Autotutela

4. Qual a responsabilidade de cada um de nós no contexto da administração e resolução de conflitos?

5. O que as áreas pública e privada fazendo para mudar essa realidade?

- Lei da Mediação

- Novo Código de Processo Civil - Resolução 125 do CNJ - ENAM

- ENAJUD

- Pactos de Mediação - Grades Curriculares

- Pacto Nacional de Advocacia - Tribunais de Justiça

6. O que você pode fazer para ajudar a si mesmo e a sociedade em que vive? Módulo II

Analisando e administrando o conflito

1. Como o conflito se manifesta? 2. Quais as causas dos conflitos?

- Necessidades; - Emoções; - Comunicação; - O Círculo do conflito; - Conclusão.

(3)

- Dinâmica

- Espiral do Conflito

- Processos competitivos e cooperativos - Estágios da escalada do conflito

Conclusão Módulo III

Aprendendo a negociar de forma construtiva

1. Você é um(a) negociador(a) efetivo(a)?

2. Critérios para a avaliar a efetividade do modo como negociamos. 3. O que é negociação?

4. As formas de negociar.

4.1 Negociação baseada em posições; 4.2 Negociação baseada em interesses - Princípios;

- Melhor Alternativa a Acordo Negociado; - Regras de integração;

- Obstáculos à integração - Conclusão

6. Como se preparar para uma negociação?

7. Como aproveitar melhor suas oportunidades de negociação;

- A Conciliação;

- Contribuindo para a conciliação; - PROCON

- Câmaras de Mediação

Conclusão

6. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

6.1 A seleção será feita pela ordem de inscrição.

6.2 Caso exista maior número de inscritos que as vagas disponíveis estes candidatos constarão no cadastro reserva, podendo ser chamados caso haja desistências.

6.3 Conforme previsto nos Itens 7.1 do Edital nº 002/2014, 7.1 do Edital nº 004/2014, 8.2 do Edital nº 001/2015 e 8.2 do Edital nº 002/2015, os candidatos que sofreram sanção em algum dos cursos citados não poderão realizar o curso.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

7.1 O aluno deverá ter, no mínimo, 50% de aproveitamento no curso e participar das atividades obrigatórias previstas no Guia do Estudante.

7.2 A certificação será emitida pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, por meio da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM).

(4)

8. DO DESLIGAMENTO

8.1 Caso o aluno selecionado não acesse o ambiente do curso nos primeiros sete dias sequenciais após a data de início do curso, será automaticamente desligado, e esta vaga será direcionada ao cadastro reserva. Este participante não sofrerá as sanções determinadas no item 8.2, tendo em vista que seu desligamento gerou uma nova vaga para o cadastro reserva.

8.1.1. Para que o cursista confirme a participação no curso é necessário acessar o ambiente do curso e responder a Declaração de Participação durante o período de ambientação (02/11/2015 a 08/11/2015). Caso o aluno não responder a supracitada declaração, será automaticamente desligado, e esta vaga será direcionada ao cadastro reserva. Este participante não sofrerá as sanções determinadas no item 8.2, tendo em vista que seu desligamento gerou uma nova vaga para o cadastro reserva.

8.2 Se o aluno desistir do curso ou não concluí-lo após a primeira semana, sem justificativa, não poderá participar dos cursos promovidos pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação pelo prazo de 1 (um) ano.

8.3 O aluno possui o direito de solicitar desligamento voluntário (sem justificativa) nos primeiros sete dias sequenciais a contar da data de início do curso. As formas de solicitação de desligamento serão informadas por meio do item 8.5 deste edital, bem como pelo “Guia do Estudante” disponível no ambiente virtual do curso.

8.4 Não serão desligados automaticamente os participantes que forem convocados no cadastro reserva. Os mesmos terão o prazo estabelecido de sete dias sequenciais, a contar data de seu ingresso no curso, para solicitar seu desligamento. Caso não realizem o acesso ao final deste prazo também estão sujeitos às determinações do item 8.2.

8.5 Para solicitação de desligamento voluntário ou justificado o participante deverá enviar um e-mail para o seguinte endereço: desligamento.enam@cead.unb.br, constando de tais especificações: Assunto: desligamento curso Resolvendo Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz; Corpo do e-mail: Tipo: Desligamento voluntário ou justificado; Nome completo, CPF. Caso seja desligamento justificado anexar os documentos comprobatórios da justificativa (ex: atestado médico de doença que impeça a realização do curso).

(5)

8.6 O CEAD-UnB presta atendimento técnico em dias úteis, das 08h às 12h e das 14h às 17h. O prazo de atendimento é de um a dois dias úteis. A solicitação de apoio técnico quanto ao primeiro acesso encaminhada após as 17h do último dia útil (sexta-feira) da primeira semana do curso não será considerada, e o desligamento automático será efetuado, caso não ocorra o primeiro acesso.

9. ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DO CURSO

9.1 Instituição executora: Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB).

9.2 Coordenação geral: Escola Nacional de Mediação e Conciliação, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

9.3 Informações adicionais sobre o curso poderão ser obtidas por meio do seguinte endereço eletrônico: <enam@mj.gov.br>. Caso o candidato apresente dúvidas quanto ao formulário de inscrição, deverá escrever para: <inscricao.enam@cead.unb.br>.

10. RESULTADO

10.2 O resultado final da seleção será divulgado na página eletrônica do curso CEAD-UnB <http://moodle.cead.unb.br/enam/> a partir das 18 horas, de acordo com o cronograma, em ordem alfabética, precedido pelo número de inscrição.

10.3 É de total responsabilidade do candidato buscar as informações sobre a seleção na página eletrônica do Curso <http://moodle.cead.unb.br/enam/>, em link específico para este processo.

11. CRONOGRAMA

Datas prováveis Eventos

05/10/2015 a 25/10/2015 Período de inscrições

27/10/2015 Divulgação do Resultado Final

Coordenação Geral da Escola Nacional de Mediação e Conciliação - ENAM Brasília (DF), 05 de outubro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

Antes da colocação da gaiola de armação, deve ser efetuada a limpeza da ponta da estaca com a remoção dos detritos e troca da lama suja por lama limpa em atendimento à faixa de

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a