• Nenhum resultado encontrado

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DOSSIER FESTA DO VINHO

E PRODUTOS REGIONAIS

2006 - 2011

F FEESSTTAADDOOVVIINNHHOO P PRROODDUUTTOOSSRREEGGIIOONNAAIISS & &TTUURRIISSMMOO

(2)

Índice

Parcerias

3

Breve Caracterização

4

Edição 2011

5

Edição 2010

7

Edição 2009

9

Edição 2008

10

Edição 2007

11

Edição 2006

12

(3)

Parcerias e entidades participantes em edições anteriores

2006 - 2011

Organizadoras:

Programas de apoio:

Apoio:

Patrocínio e colaboração:

(4)

Breve Caracterização

A Festa do Vinho e Produtos Regionais realiza-se desde 2006 e tem como objetivo principal proporcionar encontros de negócios entre produtores de vinho e produtos regionais e potenciais importadores e distribuidores de vinhos nacionais. Na Região do Douro há todo um trabalho que vem sendo desenvolvido por várias instituições na promoção institucional da Região e dos vinhos, pelo que a NERVIR – Associação Empresarial, com o apoio dos Municípios de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, decidiu pela realização de um evento, que é complementar a todas as ações de promoção que vem sendo desenvolvidas, mas direcionado para potenciar os negócios e a exportação.

Características da Festa do Vinho:

- 170 Importadores de 20 países, estiveram já presentes

- Importadores selecionados pelas delegações do ICEP no exterior

- Importadores recebem passaporte para “carimbar” visitas aos expositores - Convite de distribuidores nacionais

- Stands idênticos para todos os expositores - Decoração dos stands com imagens da Região - Copos e gelos fornecidos pela organização - 1 jantar entre produtores e importadores

- Vinhos e produtos regionais dos expositores utilizados nas refeições - Expositores só sabem quem são os importadores na véspera do evento - 3 dias de duração: 1.º chegada ao fim do dia; 2.º dia, Encontro com produtores; 3.º dia, encontro com produtores e regresso.

(5)

Festa do Vinho e Produtos Regionais 2011

6.ª Edição – 2 a 5 de Junho

A edição 2011 da Festa do Vinho e Produtos Regionais e Turismo, decorreu 2 a 5 de Junho na cidade a Régua, numa organização da NERVIR, em parceria com as Câmaras Municipais de Vila Real, Régua e Lamego e o apoio da AICEP Portugal Global, entre outras parcerias, nomeadamente com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Museu do Douro, entre outras entidades. Estiveram presentes 21 importadores de 11 países: Alemanha (3), EUA(1), Polónia(3), Rússia(2), Finlândia(1), Bélgica(3), Hungria(1), Reino Unido(3), Canadá(1), Suíça(1) e Dinamarca(2), assim como distribuidores nacionais. Integrado na Festa do Vinho e Produtos Regionais 2011, decorreu o 1.º Concurso de Vinhos Douro e

Porto, numa organização da NERVIR – Associação Empresarial, do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e da DRAP – Direção

Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Decorreram ainda ações paralelas de promoção da Festa do Vinho e Produtos

Regionais, como por exemplo em Lamego, organizada pela Câmara Municipal, parceira no evento, e em Vila Real, com provas de

Vinhos dos expositores inscritos no evento e no Teatro de Vila Real, com a colaboração da Câmara Municipal.

Paralelamente à Festa do Vinho e integrado no seu programa decorreram provas de vinhos, organizadas pela Revista de Vinhos e direcionadas para o público em geral, sempre com os vinhos dos produtores presentes na Mostra de Vinhos.

(6)
(7)

Festa do Vinho e Produtos Regionais 2010

5.ª Edição – 20 a 23 de Maio

A NERVIR – Associação Empresarial, com o apoio do ICEP Portugal, e em parceria com as Câmaras Municipais de Vila Real, Régua e Lamego e o apoio da AICEP Portugal Global entre outras entidades levou a cabo a Festa do Vinho e Produtos Regionais e Turismo, de 20 a 23 de Maio de 2010 na cidade de Peso da Régua.

Tal como em edições anteriores a edição de 2010, teve como objetivo proporcionar aos expositores o contacto com importadores de vinhos e produtos regionais, proporcionando assim um encontro entre a oferta e a procura e a possibilidade de criação de negócios e de novos mercados para os produtores presentes.

Estiveram presentes 26 importadores, provenientes de 12 países: Polónia, Dinamarca, Inglaterra, EUA, Rússia, Finlândia, Holanda, Espanha, Suíça, Bélgica, França, Hungria e distribuidores nacionais.

Para além do encontro de negócios entre produtores e importadores que constituiu a maior parte desta Festa do Vinho, decorreram atividades paralelas,

na Avenida do Douro com tasquinhas e animação direcionada para o público em geral.

Em termos de divulgação da Festa do Vinho 2011, o evento foi apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa 2010, juntamente com a Meia Maratona do Douro.

Por outro lado foram feitas apresentações e provas de vinhos e produtos regionais no Dolce Vita Coimbra, Dolce Vita Porto Antas e no Dolce Vita Vila Real, como forma de dar a conhecer o evento e os vinhos e outros produtos da Região. Pelos inquéritos realizados junto dos expositores, podemos concluir que 52% das empresas que participaram já exportam mas pretendem alargar os seus mercados enquanto 48% das empresas ainda não exporta e vê neste evento uma oportunidade para se iniciar na exportação; 87% das empresas que participaram referem que os contactos com os importadores foi positivo.

(8)

Inauguração Festa do Vinho 2010 Jantar entre expositores e importadores Festa do Vinho

Apresentação na BTL 2010 Apresentação Festa do Vinhos Dolce Vita Vila Real

(9)

F

F

e

e

s

s

t

t

a

a

d

d

o

o

V

V

i

i

n

n

h

h

o

o

e

e

P

P

r

r

o

o

d

d

u

u

t

t

o

o

s

s

R

R

e

e

g

g

i

i

o

o

n

n

a

a

i

i

s

s

2

2

0

0

0

0

9

9

4

4

.

.

ª

ª

E

E

d

d

i

i

ç

ç

ã

ã

o

o

2

2

8

8

a

a

3

3

1

1

d

d

e

e

M

M

a

a

i

i

o

o

A NERVIR – Associação Empresarial, com o apoio do ICEP Portugal, da Casa do Douro, e em parceria com as Câmaras Municipais de Vila Real, Régua e Lamego, entre outras entidades levou a cabo a Festa do Vinho e Produtos Regionais, de 28 a 31 de Maio de 2009 na cidade de Peso da Régua, Salão Nobre da Casa do Douro, tendo a animação decorrido na Avenida do Douro em Peso da Régua.

Tal como em edições anteriores a edição de 2009, teve como objetivo proporcionar aos expositores o contacto com importadores de vinhos e produtos regionais, proporcionando assim um encontro entre a oferta e a procura e a possibilidade de criação de negócios e de novos mercados para os produtores presentes.

Estiveram presentes importadores provenientes de 12 países: Polónia, Dinamarca, Inglaterra, EUA, Rússia, Finlândia, Holanda, Espanha, Suíça, Bélgica, França, Hungria. Esteve ainda presente um distribuidor dos Açores, entre outros distribuidores nacionais.

Para além do encontro de negócios entre produtores e importadores que constituiu a maior parte desta Festa do Vinho, decorreram atividades paralelas, na Avenida do Douro com tasquinhas e animação direcionada para o público em geral.

(10)

F

F

e

e

s

s

t

t

a

a

d

d

o

o

V

V

i

i

n

n

h

h

o

o

e

e

P

P

r

r

o

o

d

d

u

u

t

t

os

o

s

R

R

e

e

g

g

i

i

o

o

n

n

a

a

i

i

s

s

2

2

0

0

0

0

8

8

3

3

.

.

ª

ª

E

E

d

d

i

i

ç

ç

ã

ã

o

o

3

3

1

1

d

d

e

e

M

M

a

a

i

i

o

o

a

a

3

3

d

d

e

e

J

J

u

u

n

n

h

h

o

o

A NERVIR – Associação Empresarial, com o apoio da AICEP Portugal Global e em parceria com as Câmaras Municipais de Vila Real, Régua e Lamego, entre outras entidades, realizou a Festa do Vinho e Produtos Regionais, de 26 a 28 de Junho de 2008 que decorreu na cidade de Peso da Régua, no Salão Nobre da Casa do Douro.

Este evento que vai na sua terceira edição teve como objetivo principal constituir-se como um ponto de encontro entre produtores e importadores provenientes de 13 países: Hungria, Dinamarca, EUA, Rep. Checa, Alemanha, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Suécia, Bélgica, Rússia, Ucrânia, Polónia; participara ainda distribuidores dos Açores e Madeira.

Para além do encontro de negócios entre produtores e importadores que constituiu a maior parte desta Festa do Vinho, decorreram atividades paralelas,

no Auditório do Solar de Vinho do Porto - uma sessão do ABC Mercados da AICEP Portugal Global para apresentação de dois

(11)

F

F

e

e

s

s

t

t

a

a

d

d

o

o

V

V

i

i

n

n

h

h

o

o

e

e

P

P

r

r

o

o

d

d

u

u

t

t

o

o

s

s

R

R

e

e

g

g

i

i

o

o

n

n

a

a

i

i

s

s

2

2

0

0

0

0

7

7

2

2

.

.

ª

ª

E

E

d

d

i

i

ç

ç

ã

ã

o

o

3

3

1

1

d

d

e

e

M

M

a

a

i

i

o

o

a

a

3

3

d

d

e

e

J

J

u

u

n

n

h

h

o

o

A NERVIR – Associação Empresarial, com o apoio da AICEP Portugal Global e em parceria com as Câmaras Municipais de Vila Real, Régua e Lamego, entre outras entidades levou a cabo a Festa do Vinho e Produtos Regionais, de 31 de Maio a 3 de Junho de 2007 que decorreu na cidade de Peso da Régua, no Salão Nobre da Casa do Douro.

Este evento que vai na sua segunda edição teve como objetivo principal constituir-se como um ponto de encontro entre produtores e importadores de vinhos e estiveram presentes importadores provenientes de 9 países europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Polónia, República Checa, Suíça. Para além dos importadores presentes, estiveram ainda presentes distribuidores nacionais de vinhos, garrafeiras e restaurantes.

Para além do encontro de negócios ente produtores e importadores que constituiu a maior parte desta Festa do Vinho, decorreram atividades paralelas, nomeadamente a Apresentação da Região Demarcada do Douro para Importadores no Solar de Vinho do Porto – Régua com o apoio do IVDP, um Seminário sobre os Procedimentos de Exportação e Expedição de Vinhos, no Solar do Vinho do Porto, pela

(12)

Festa do Vinho e Produtos Regionais 2006

1.ª Edição – 22 a 25 de Junho

Em 2006, inserido no Projeto “Fileira Regional”, uma parceria da NERVIR com a ICEP e no âmbito de um conjunto de ações mais vasto, decorreu de 22 a 25 de Junho, a Festa do Vinho e Produtos Regionais, inserida na ação “Mostrar Interior”, numa organização da NERVIR em parceria com as Câmaras Municipais de Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

Foi organizada uma Mostra de vinhos, que decorreu no Salão Nobre da Casa do Douro e uma Mostra de Produtos Regionais, que decorreu na Real Companhia Velha, antiga Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, cujas instalações, já à data, estavam destinados ao Museu do Douro.

Assim estiveram presentes importadores de 7 países – Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Luxemburgo. Para além destas presenças foram convidados distribuidores nacionais, garrafeiras, e restaurantes, estando ainda a Festa do Vinho e Produtos Regionais aberta ao público em dias determinados, não afetando assim o trabalho dos profissionais.

Em paralelo foram asseguradas atividades complementares, nomeadamente a realização de uma prova de “Vinhos do Douro e Porto” comentada por um especialista do IVDP, o Eng. Bento Amaral responsável da Câmara de Provadores do IVDP e ainda visitas à região.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Notamos, portanto, que desde cedo Eça de Queirós já desenvolvia suas aptidões jornalísticas (apenas com 21 anos, no Distrito de Évora). Em maio de 1870 iniciou a

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Nessa percepção, a chave da aprendizagem para um conhecimento significativo está vinculação substancial das novas idéias e conceitos com a bagagem cognitiva do aluno. Cada indivíduo

c) Nenhuma cadela do grupo GM foi submetida previamente a terapia hormonal para controlo do estro. Os locais de colheita foram a veia epigástrica superficial caudal da mama

Logo, o presente trabalho tem como objetivo geral propor metáforas de interação com o usuário para ferramentas CASE baseadas na tecnologia touch-screen.. Assim, com o

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

O artigo tem como objeto a realização, em 2013, do Congresso Internacional Justiça de Transição nos 25 anos da Constituição de 1988 na Faculdade de Direito da UFMG, retratando