• Nenhum resultado encontrado

O ESPERADO E O PRATICADO PELO ENFERMEIRO EM RELAÇÃO À LIDERANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR: VISÃO DO ATENDENTE DE ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ESPERADO E O PRATICADO PELO ENFERMEIRO EM RELAÇÃO À LIDERANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR: VISÃO DO ATENDENTE DE ENFERMAGEM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TREVIZAN, M.A.; MENDES, I.A.C.; FÁVERO, N.; GALVÃO, C.M.; REIS, J.N. O esperado e o praticado pelo enfermeiro em relação à liderança no ambiente hospitalar: a visão do atendente de enfermagem. HOSPITAL Adm. E Saúde, v.17, n.1, p.31-34, 1993.

O ESPERADO E O PRATICADO PELO ENFERMEIRO EM RELAÇÃO

À LIDERANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR: VISÃO DO

ATENDENTE DE ENFERMAGEM

Maria Auxiliadora Trevizan1, Isabel Amélia Costa Mendes2, Neide Fávero3, Cristina Maria Galvão4, Jader Naves dos Reis5

RESUMO

Partindo da compreensão de que o trabalho profissional do enfermeiro tem privilegiado o exercício administrativo, e que esta administração pressupõe o uso de liderança, o objetivo dos autores nesta pesquisa foi verificar e analisar, à luz das Teorias Grid, o esperado e o praticado pelo enfermeiro em relação à liderança na visão do atendente de enfermagem. O trabalho foi realizado em quatro unidades de internação de um hospilal-escola. A coleta de dados se processou através da aplicação de instrumentos denominados Instrumentos Grid & Liderança em Enfermagem, de Trevizan, os quais destinam-se a averiguar os comportamentos ideal e real. Os resultados indicaram que tanto em relação ao comportamento ideal do enfermeiro, como ao real, o estilo Grid 9,9 foi o que obteve o maior número de pontos. Os autores discutem os resultados e enfatizam a necessidade do desenvolvimento de liderança na Enfermagem.

ABSTRACT

EXPECTED AND PRACTISED BEHAVIOR OF THE NURSE IN RELATION TO LEADERSHIP IN HOSPITAL: VIEWPOINT OF THE NURSE'S AID

In view of the understanding that the professional work of the nurse involves administration and that this assumes the use of leadership, the objective of the authors was to verify and analyse, in light of Grid Theorics, the expected and the actual behavior of the nurse in relation to leadership from the viewpoint of the nurse's aid. This study was carried out in 4 units of a teaching hospital. Data were

1 Enfermeira, Doutora e Livre-Docente em Enfermagem. Professoras titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (EERP-USP).

2 Enfermeira, Doutora e Livre-Docente em Enfermagem. Professoras titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (EERP-USP).

3 Enfermeira, Doutora em Saúde Pública. Professora Doutora, EERP-USP. 4 Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente, EERP-USP.

5 Enfermeiro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, aluno do Curso de Mestrado em Enfermagem Fundamental, EERP-USP.

(2)

obtained by applying Trevizan's Grid Instrumented Leadership Nursing which investigates ideal and real behavior. The results indicated that in regard to both ideal and real behavior of the nurse, Style Grid 9,9 obtained the largest number of points. The authors discussed the results and emphasized the necessity of developing leadership in nursing.

(3)

“Fazer, criar, inventar exigem uma unidade de concepção, de direção e de responsabilidade. Reconheço esta evidência”.

Os cidadãos executantes, porém, não deverão nunca ser obrigados e poderão escolher sempre seu chefe.”

Albert Einstein1

INTRODUÇÃO

No sentido econômico e social, o trabalho é definido como "o emprego que faz o homem de suas forças físicas e morais, para produção de riquezas ou serviços". Entendemos, conforme SANTOS3, que há trabalho coercitivo e trabalho livre, apesar de o conceito de liberdade ser muito discutível; há trabalho criativo ou imitativo, construtivo ou destrutivo, de indivíduos ou de grupos, há trabalhos que produzem resultados subjetivos e morais, ou resultados concretos e quantificáveis. “Quando o trabalho visa à produção de bens ou de serviços, ou de ambos, e se enquadra em uma classe especial de pessoas que para ele se preparam, governados por princípios técnicos e éticos, temos o trabalho profissional. Nesse caso, o trabalho é vendido e sua produtividade e eficácia se inserem no contexto econômico, e nos padrões e conceitos que o indivíduo e a sociedade atribuem a esse desempenho”.

O trabalho profissional do enfermeiro tem como propósito a prestação de serviços. No contexto hospitalar, esta prestação de serviços tem sido traduzida pelo exercício administrativo assumido por ele. De acordo com a literatura, os resultados de nossas pesquisas, dos eventos sobre o tema e com depoimentos de colegas que atuam na assistência e no ensino, esse trabalho administrativo tem sido muito mais dependente da expectativa de outros profissionais que atuam no hospital, do que uma administração mais autônoma, orientada para resultados concretos que fundamentem a eficácia do grupo da enfermagem. Ao mesmo tempo em que constatamos esta situação de dependência, começamos a verificara emergência de indícios de mudança no comportamento do enfermeiro, no sentido de reorientar sua compreensão, seus valores e seus esforços para uma administração que tenha como centro o cliente. Esta orientação pressupõe, segundo VÁSQUEZ4, uma ação administrativa criativa determinante, uma vez que favorece ao profissional o enfrentamento de novas situações e necessidades.

Entendemos que se o enfermeiro desempenha funções administrativas é que ele é um profissional competente, investido de autoridade. O uso destes atributos implica na autodeterminação de suas tarefas e no planejamento de suas atividades. Assim, ele "deve planejar suas atividades, visando, primordialmente, o atendimento aos pacientes, tendo como critério os ditames próprios da profissão...". Temos advogado a idéia de que o exercício administrativo do enfermeiro deve privilegiar a assistência ao paciente; portanto, deve ser "norteado pela compreensão e pelo conhecimento do paciente como pessoa e de suas necessidades específicas. Este conhecimento orientará as ações do enfermeiro, no sentido de fazer implementar a assistência de enfermagem que os pacientes

(4)

necessitam. Para tanto, ele deverá adequar princípios e medidas administrativas para a decisão e solução de problemas específicos, e para a administração de seu pessoal". Este exercício pressupõe o uso de liderança por parte do enfermeiro. Na enfermagem brasileira, passar da importância do tema e da necessidade de seu desenvolvimento na profissão, liderança ainda é bastante inexplorada.

Desta forma, abordagens sobre o assunto em nosso meio são úteis e necessárias, pois compreendemos que sem a utilização dos recursos derivados da liderança, "possivelmente os enfermeiros serão vítimas do status quo, das disfunções da burocracia e da decadência"6.

“Se o enfermeiro desempenha funções administrativas é porque ele é um profissional competente, e investido de autoridade”

Com o propósito de oferecer contribuição ao campo de estudo e de investigação sobre o comportamento do enfermeiro líder, bem como de expressar nossa crença na necessidade do emprego de habilidade de liderança na prática assistencial do enfermeiro, os autores têm como objetivo neste trabalho verificar e analisar, à luz das Teorias Grid, o esperado e o praticado pelo enfermeiro, em relação à liderança na visão do atendente de enfermagem.

Fundamentação Teórica: O Grid Gerencial

Da convergência de conclusões de várias pesquisas sobre liderança, conduzidas em universidades americanas, surgiu o "Grid Gerencial" proposto por BLAKE & MOUTON7. Estes autores fundamentam sua teoria de estilos de liderança em duas dimensões: orientação para produção e orientação para pessoas.

O Grid é representado por duas escalas de nove pontos que indicam os graus de interesse por essas duas dimensões. Dessa forma, há 81 combinações possíveis entre as orientações para produção e pessoas. Dentre essas combinações, a Teoria Grid determina a identidade de cinco estilos essenciais: 9,1; 1,9; 1,1; 5,5 e 9,9 onde o número 1 significa orientação mínima, o número 5 significa orientação média e o número 9 orientação máxima.

Aos diferentes estilos Grid subjaz formas distintas de utilização do poder, ou da hierarquia, pelos administradores na busca de produção com pessoas, como também mediante elas.

No estilo 9,1 ocorre a união da orientação máxima para a produção com a orientação mínima para as pessoas. A preocupação do administrador é obter o máximo de produção; assim, ele conduz o trabalho de forma a propiciar um mínimo de interferência das pessoas.

O estilo 1,9 reúne a orientação mínima para a produção e a orientação máxima para as pessoas. A ênfase dada aqui se relaciona ao estabelecimento de sentimentos positivos entre colegas e subordinados.

A posição 1,1 associa a orientação mínima tanto para a produção como para as pessoas, e, nesse sentido, o gerente que adota este estilo se preocupa em realizar apenas o mínimo necessário para se manter na organização.

(5)

No estilo 5,5 há uma combinação de orientação mediana para a produção e para as pessoas. O administrador busca um desempenho satisfatório na organização através de um equilíbrio entre as metas da produção e a conservação da moral das pessoas.

Na posição 9,9 existe a coligação da orientação máxima para a produção com a orientação máxima para as pessoas. É caracterizada pela gerência em equipe, procurando alcançar resultados excelentes através de participação, envolvimento e compromisso.

METODOLOGIA

O trabalho foi realizado em quatro unidades de internação de um hospital-escola: Médica, Cirúrgica, Pediátrica e Ginecológico-Obstétrica.

“Esperam que o enfermeiro concilie alta preocupação com a prestação de serviços a um interesse acentuado pelos aspectos individuais da equipe”

A amostra foi constituída por 66 atendentes de enfermagem lotados nessas quatro unidades de internação, representando 51% do pessoal auxiliar de enfermagem em exercício no período da coleta de dados.

A técnica utilizada para a coleta de dados consistiu na aplicação de dois instrumentos denominados Instrumento Grid & Liderança em Enfermagem, de TREVIZAN6, os quais destinam-se a averiguar o comportamento ideal, esperado e o comportamento real, praticado pelo enfermeiro, em termos de estilos de liderança, segundo a visão do atendente de enfermagem. Cada instrumento contém 25 proposições referentes às cinco Teorias Grid.

Dos 66 participantes da pesquisa, 36 responderam que tinham como objetivo detectar o comportamento desejável para o enfermeiro, enquanto 30 responderam que visavam a obtenção dos dados sobre o comportamento real desse profissional.

Ao grupo que respondeu sobre o comportamento ideal, foi solicitado que tomasse por base um estilo de conduta desejável para o enfermeiro, segundo sua própria expectativa; foi solicitado que tomasse por base o enfermeiro de plantão no momento da coleta de dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aos dados obtidos, referentes ao comportamento ideal ou esperado do enfermeiro em termos de liderança, foram atribuídos os valores 4, 3, 2 e 1 às alternativas de resposta de cada proposição, respectivamente: totalmente desejável, desejável, indesejável e totalmente indesejável. A seguir, as 25 proposições foram classificadas e agrupadas de acordo com cada estilo Grid, o que permitiu a elaboração de uma ficha para cada sujeito, contendo os valores por ele indicados cm cada proposição, por estilo. Assim, obteve-se um total de pontos para cada estilo, para cada um dos entrevistados.

(6)

Os 36 atendentes que responderam sobre o comportamento ideal do enfermeiro, atribuíram ao estilo Grid 9,9 o maior número de pontos, indicando ser este o estilo gerencial que mais esperam do enfermeiro. O estilo Grid 9,9 é indicativo de ser totalmente desejável para a maioria dos sujeitos inquiridos; os estilos 5,5 e 1,9 apresentam-se como desejáveis e os estilos 9,1 e 1,1 como indesejáveis, tendendo para totalmente indesejáveis.

Estatisticamente este resultado é confirmado pela análise de variância, através da qual se verifica que os atendentes fazem diferença significativa entre os cinco estilos.

Com estes resultados, os atendentes de enfermagem estão demonstrando que idealizam para o enfermeiro uma liderança fundamentada no estilo Grid 9,9, ou seja, esperam que o enfermeiro concilie alta preocupação com a prestação de serviços a um interesse acentuado pêlos aspectos individuais da equipe.

Em segundo lugar, os atendentes apontam o estilo 5,5, o que significa que esperam do enfermeiro a busca de decisões viáveis, mesmo que não sejam as melhores e que mantenha equilíbrio na preocupação com o serviço e com as pessoas. Ao indicarem o estilo Grid 1,9 como terceira opção, têm a expectativa de que o enfermeiro demonstre orientação mínima para os serviços hospitalares e máxima para as questões pessoais dos membros da equipe.

Investigando o estilo de liderança idealizado para o enfermeiro no Centro Cirúrgico, GALVÃO8 conclui que os sujeitos de seu estudo desejam, prioritariamente, que os enfermeiros de Centro Cirúrgico adotem uma liderança fundamentada no estilo Grid 9,9, seguido pêlos estilos 1,9 e 5,5. Portanto, podemos deduzir que tanto por parte dos enfermeiros como dos atendentes, há expectativa de liderança norteada pelo modelo 9,9.

Para a análise dos dados relativos ao comportamento real ou praticado pelo enfermeiro, adotou-se o mesmo critério de atribuição de valores às alternativas de resposta de cada proposição, ou seja, concordo plenamente, mais concordo que discordo, mais discordo que concordo e

discordo totalmente. Nesta etapa, foi seguido o mesmo processo utilizado para analisar os dados

referentes ao comportamento ideal.

Os atendentes de enfermagem mais concordam que discordam que o comportamento real do enfermeiro se vincula ao estilo 9,9. Em relação aos estilos 5,5, 1,9, 9,1 e 1,1, também esses ocupacionais situam-se entre as alternativas mais discordo que concordo e mais concordo que

discordo, para indicar o comportamento real do enfermeiro.

A análise estatística revelou que os atendentes percebem uma diferença significativa entre os estilos de liderança exercidos pelo enfermeiro.

As respostas apresentadas em relação ao comportamento real do enfermeiro restringiram-se às alternativas centrais, o que equivale a dizer que estes profissionais não concordam plenamente e nem discordam totalmente com qualquer estilo de gerência Grid, exercido pêlos enfermeiros aos quais são subordinados. Isto indica que os atendentes não têm posições definidas, quanto ao estilo de liderança adotado pêlos enfermeiros que serviram como ponto de referência para esta investigação, e pode também sugerir que tais enfermeiros não têm estilos de liderança definidos. Entretanto, definem concretamente uma postura de maior concordância para com 9,9 e de maior discordância para com o 1,1.

(7)

GALVÁO8, ao averiguar a conduta ideal de liderança entre enfermeiros de centro cirúrgico, verificou que percebem estilo 9,9 como o mais exercido por eles mesmos, seguidos pêlos estilos 5,5 e 1,9. Deste modo, em relação 9,9 houve coincidência de percepção dos enfermeiros com os atendentes, enquanto comportamento praticado.

Considerando outros resultados de investigações conduzidas por TREVIZAN5, durante vários anos nesta mesma instituição, seria de se esperar que os dados relativos ao comportamento real indicassem maiores valores ao estilo 9,1, porque através daqueles estudos a autora constatou que o enfermeiro prioriza o atendimento de expectativas provenientes de organizações burocratizadas. Todavia, como já mencionamos, começamos observar indícios de mudança no comportamento do enfermeiro, no sentido de uma administração mais participativa e mais criativa. Talvez, o enfermeiro esteja compreendendo que dirigir o componente humano seja a mais importante das tarefas administrativas.

Ao tratar de novos alicerces na arte de administrar, LIKERT9 afirma que as pesquisas sobre liderança, administração organização conduzidas pêlos cientistas sociais proporcionam ensinamentos mais estáveis e duradouros que os do passado. Na compreensão de EHRAT10, a arte de liderança encontra-se em transição; o líder dos anos noventa terá maneiras suaves ao invés de dogmáticas, menos diretivas, mais filosóficas e mais para generalista do que os líderes dos anos oitenta. Para aqueles que estão atravessando as décadas de 80 e 90, sugere-se que assimilem os estilos antigos e novos para que possam produzir resulta dos positivos, lembrando que a evolução ambiental, econômica e social requer comportamentos adaptativos de liderança, independentemente do tempo.

CONCLUSÃO

Competência em liderança deve ser procurada pelo enfermeiro se ele quiser, de fato, contribuir com a maturidade da profissão, e maximizar a qualidade da assistência ao paciente.

Segundo depoimentos encontrados na literatura, onde a Enfermagem está mais desenvolvida, a necessidade de líderes e administradores tem sido realçada como a chave para nossa profissionalização. Para GOLDENBERG11, os enfermeiros, em posição de liderança, devem considerar seriamente o processo de auto-avaliação para a identificação de forças e fraquezas, e para o ajuste de seu comportamento de liderança.

No nosso entender, as Teorias Grid proporcionam meios para esse desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) EINSTEIN, A. - Como vejo o mundo. Trad. H.P. de Andrade. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981. 2) COLSON, C. – Cours d'economic politique. Paris. F. Alcan, 1924. IN: SANTOS, O.B. - Orientação e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo, Pioneira, 1978.

(8)

4) VÁSQUEZ, A.S. - Filosofia da práxis. Trad. Luiz Fernando Cardoso. 2a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

5) TREVIZAN,M.A. - Enfermagem hospitalar: administração & burocracia. Brasília, Ed. UnB, 1988. 6) TREVIZAN, M.A. - Liderança do enfermeiro: o ideal e o real no contexto hospitalar. Ribeirão Preto. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, 1989, 166p. (Tese de Livre-Docência).

7) BLAKE, R.R. & MOUTON, J.S. - O novo Grid Gerêncial. Trad. Lélio de Barros, 4a ed., São Paulo, Pioneira, 1987.

8) GALVÁO, C.M. - Liderança do Enfermeiro de Centro Cirúrgico. Ribeirão Preto. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, 1990. 69p. (Dissertação de Mestrado).

9) LIKERT, R. - A organização humana. Trad. Márcio Cotrin. São Paulo, Atlas, 1975.

10) EHRAT, K.S. - Leadership in transition. Journal of Nursing Administration, 20(10): 6-7, 1990. 11) GOLDENBERG, D. - Nursing education leadership. Effect of situation and constraint variables on leadership style. Journal of Advanced Nursing, 15: 1326-1334,1990.

Referências

Documentos relacionados

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial