• Nenhum resultado encontrado

Caracterização do bairro e da comunidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caracterização do bairro e da comunidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização Professora: Nilce da Silva

Aluna: Priscila de Oliveira Rodrigues

Caracterização do bairro e da comunidade

As minhas aulas serão ministradas no Bairro Parque Santa Madalena, localizado no Subdistrito de Sapopemba, na EMEF Brasilio Machado Neto, situada na rua: Almirante Otacílio Cunha, 328.

De acordo com as informações colhidas no Projeto Politico Pedagógico (PPP) da unidade escolar do ano de 2008, fornece atendimento a alunos do Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo seu corpo discente no total de 960 alunos. E esta conta com 114 funcionários, sendo que são 75 professores no total.

De acordo com o documento do ano 2008, em relação à estrutura física da unidade, esta tem 18 salas de aula e cada uma delas comporta em média 40 alunos, sendo que as turmas possuem em média 35 alunos por sala. Na unidade escolar também há uma biblioteca, uma sala de professores, uma sala de informática, uma sala de vídeo, uma sala de atendimento a inclusão (SAAI), um laboratório de ciências, uma sala de xadrez.

Encontramos também uma quadra poliesportiva, dois pátios sendo um coberto usado para as crianças tomarem lanche e outro descoberto utilizado para as aulas de Educação Física e1 Almoxarifado.

De acordo com o Projeto Politico Pedagógico da unidade escolar, a comunidade local é marcada por uma grande carência financeira e também afetiva por parte das crianças. Isto porque a maioria dos pais para suprirem as necessidades mínimas de seus filhos passam muito tempo fora de casa trabalhando, o que os atrapalha de acompanhar a vida escolar e particular de seus filhos.

Outro fator importante relatado no PPP, é que na comunidade existe um grande clima de tensão entre os moradores por causa do tráfico de droga, sendo que muitos alunos se envolvem com estas questões e acabam sendo recolhidos para a Fundação Casa ou sendo mortos em confrontos com a polícia.

Segundo o PPP é grande a carência de lazer no bairro, há uma grande preocupação dos pais em relação ao trafico de drogas que ocorre na redondeza da escola

(2)

e o envolvimento dos alunos com as drogas, sendo que muitos acabam escolhendo este caminho, sendo muitos deles recolhidos para instituição casa ou mortos em confrontos.

Neste sentido, é grande a expectativa em relação à escola como transformadora da realidade que está posta, garantindo, consequentemente, um futuro melhor.

O estágio

Procurei a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Brasilio Machado Neto para o estágio desta disciplina, por ser a unidade escolar aonde trabalho como aluna pesquisadora do Programa Ler e Escrever e por conhecer bem os alunos da sala escolhida.

Em uma conversa com a Professora da sala e com a Coordenadora Pedagógica referente ao plano de aula, elas aceitaram e para entenderem melhor a proposta de estágio, que prevê a aplicação de uma aula que contemple um gênero textual digital, foi sugerido que trabalhássemos na sala de informática baseando-se em uma atividade que esta sendo trabalhada em sala de aula. Sendo assim, as minhas aulas serão ministradas em conjunto com a professora do primeiro ano A, e com o professor da sala de informática. Desta forma agendamos o estágio para em que a sala tem aulas que é de segunda e terça-feira, nos dias 01 e 02 de outubro e o inicio do trabalho esta previsto para o dia 28/09/2012, sendo que esses dias serão usados para aplicação do plano de aula.

Caracterização da sala de aula e da sala de informática

A sala de aula onde realizarei a primeira etapa do meu estágio é bem ampla e equipada para atender cerca de 40 alunos, ela esta toda decorada com cartazes e possui também um cantinho da leitura fornecendo um bom ambiente alfabetizador.

A sala de informática, onde estarei realizando a segunda etapa do meu estágio, é bastante ampla e possui 21 computadores, equipados com caixas de som, CD-Rom e acesso à Internet em banda larga, número este insuficiente para que todas as crianças

(3)

possam ter acesso individual à máquina, sendo necessário que algumas trabalhem em pares. Os computadores são novos e funcionam bem.

A aula

As aulas estão Previstas para serem aplicadas nos dias 28 de setembro e nos dias 01 e 02 de outubro.

O Gênero virtual escolhido: texto digital (acesso à Internet/ busca/ exploração de sites /pesquisa no Google).

Justificativa

Decidi me utilizar desta abordagem, por perceber a curiosidade que as crianças do primeiro ano têm de utilizar a Internet. Com o propósito de ajudar a ensiná-las como se faz uma pesquisa utilizando esta ferramenta.

Observando o projeto de ciências que está sendo trabalhado com as crianças do primeiro ano, que envolve pesquisas sobre mamíferos ameaçados de extinção decidi em conjunto com os professores e a coordenadora pedagógica aplicar uma aula em que os alunos pesquisem no Google, fotos e imagens para o reconhecimento destes animais. Já que os mesmos não tem acesso a outros meios para realizar este reconhecimento com tanta facilidade.

Objetivos gerais.

Fornecer elementos para o entendimento de como funciona a redes de computadores explorando o texto digital (busca de informações, estrutura dos sites, hiperlinks); construir conhecimento com base na pesquisa de imagens na Internet.

Objetivos específicos

Realizar inicialmente uma sondagem sobre o conhecimento que os alunos tem sobre mamíferos e realizar uma conversa sobre o uso do computador como uma

(4)

ferramenta importante para pesquisa e posteriormente promover a troca de informações através do acesso a internet no site do Google para a realização da pesquisa.

Cronograma

1º aula: Conversa em sala de aula sobre os mamíferos, explicando como eles são, apresentado um painel com imagens de mamíferos que existem e os que estão ameaçados de extinção. Também conversaremos sobre a importância da utilização das ferramentas fornecidas pelo computador para a realização de pesquisas e como através dele temos acesso a “mundos” que não conhecemos. Tendo a duração de 2 horas, com um intervalo de 30 minutos.

2º aula: Retomaremos a conversa anterior sobre os mamíferos, montando uma lista com os nomes dos mamíferos que existem e os ameaçados de extinção e conversaremos sobre como se deve fazer para acessar a internet e como faremos para realizar a pesquisa utilizando o Google. Nesta aula farei uma pequena apresentação utilizando o Power Point.

3º aula: Continuação da pesquisa na Internet e para finalizar a aplicação do plano de aula, em sala montaremos um painel com figuras dos mamíferos pesquisados.

Material pedagógico

Utilizarei a lousa, cartolina, imagens, fotos de mamíferos, para aplicação do plano de aula em sala e na sala de informática realizarei uma pequena apresentação utilizando o data show para debates e posteriormente utilizaremos os computadores para o acesso a sites de pesquisa

Avaliação

Aprendizagem dos Alunos: Solicitar que auxiliem a montagem de um painel com imagens dos mamíferos que foram pesquisados, e através de uma conversa pedir que digam se gostaram ou não das aulas, e suas respostas serão gravadas por mim.

(5)

Atuação do Estagiário: Solicitar que a professora da turma do primeiro ano a e o professor da sala de informática faça um pequeno relatório falando sobre a minha atuação.

Referencial teórico

De acordo com SOARES, 2002 o letramento são práticas sociais de leitura e escrita e o eventos em que essas práticas são postas em ação, bem como as consequências delas sobre a sociedade, sendo que o letramento focaliza os aspectos sócio históricos de aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. O processo de alfabetização refere-se a aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades e as chamadas práticas de linguagem,

De acordo com SOARES, 2002: “estamos vivendo hoje a introdução na sociedade de novas e incipientes modalidades de práticas sociais de leitura e escrita, propiciadas pelas recentes tecnologias de comunicação eletrônica”.

Outro referencial utilizado para este planejamento foi o texto de SILVA, 2011; que realiza uma fundamentação sobre os gêneros digitais dando informações sobre as transformações ocorridas através das trocas comunicativas e dos e-gêneros ou gêneros digitais. Mostrando que os usuários da Internet se adaptam às convenções desses novos modelos e buscam aperfeiçoar estratégias comunicativas, visando à eficácia das interações no ciberespaço (SILVA, 2011).

Sendo que as tecnologias de informação e comunicação permitem criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nos quais as pessoas podem aprender qualquer coisa sem precisar fazer uso do processo de ensino formal, fazendo uso de ambientes que venham a construir o conhecimento de forma colaborativa e cooperativa (SILVA, 2011).

Portanto, baseando-se nas informações passadas pelo texto da MORTATTI, 2008 que enfatiza que não podemos nos prender somete a um referencial, pensando que há somente um método para solucionar os problemas no processo de alfabetização, percebemos a importância do mundo digital como uma das ferramentas para a construção do processo de ensino-aprendizagem.

(6)

Referências

MORTATTI, M. R. L. A. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Revista Acolhendo alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 03, n.5, 2008. Disponível em <http://www.acoalfaplp.net> Acesso em: 20 set.2012

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO. EMEF BRASILIO MACHADO NETO, 2008.

SILVA, I.M.M. Gêneros digitais: navegando rumo aos desafios da educação a distância. Revista eletrônica do Centro de estudos em educação e linguagem, vol 1, n.1, jan-jun, 2011.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e sociedade, Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 Disponível em

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&amp;M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&amp;M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10