• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO LEGISLAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO LEGISLAÇÃO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

1

LEGISLAÇÃO

1) Os professores de uma escola pública municipal ao organizar a Proposta Pedagógica da escola para o atendimento dos alunos público-alvo da educação especial listaram algumas práticas que eles gostariam que acontecessem na sua escola. Conforme a LDB e a Resolução nº4 de 2009, podemos afirmar que:

A) A escola deve assegurar a matrícula no ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Havendo vagas podem atender os alunos com dislexia, hiperatividade e déficit de atenção. B) Em sala de aula o aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ter assegurado uma prática de ensino com currículo, métodos, técnicas, recursos educativos que visem atender as necessidades dos alunos.

C) O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado na sala de recurso multifuncionais, no turno inverso, podendo, conforme a impossibilidade da família, ser atendido no próprio turno.

D) O Atendimento Educacional Especializado é um serviço que auxilia o processo de escolarização dos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Sendo assim, ele pode ser substitutivo à classe comum.

E) A escola também poderá incentivar a família para que o Atendimento Educacional Especializado possa ocorrer na instituição filantrópica, sobretudo, quando esse aluno demandar de atendimento clínico especializado.

(2)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

2

2) O atendimento educacional especializado está previsto na Constituição Federal e o Decreto 7.611/2011 traz como objetivo:

A) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes; garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular; fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

B) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializado para os casos mais graves de alunos de acordo com as necessidades individuais dos estudantes; garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular; fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e assegurar condições para a terminalidade específica conforme os níveis, etapas e modalidades de ensino.

C) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes; apoiar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem pelos professores da sala regular; e assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

D) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes; garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular; fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; assegurar condições para a continuidade de

(3)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

3

estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino; assegurar a terminalidade específica.

E) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes; e garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

3) Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto, baseado na Política Nacional de Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva.

O atendimento educacional especializado tem como funções _____________ , _____________ e _____________ recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ao longo de todo o processo de escolarização, esse atendimento deve estar _____________ com a proposta pedagógica do ensino comum.

A ) prever … relacionar … produzir … desvinculado B ) identificar … elaborar … organizar … articulado C ) estabelecer … organizar … definir … combinado D ) elaborar … comprovar … recusar … planejado

E ) desenhar … acompanhar … encontrar … compromissado

4) Entre as atribuições do professor de educação que atuará no AEE, contidas na Resolução nº4/2009, podemos afirmar as seguintes atribuições, EXCETO.

A) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial.

B) Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.

(4)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

4

C) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais, devendo obrigatoriamente atender no contraturno e ofertar duas horas de atendimento.

D) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

E) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

5) Entre os objetivos previstos para a educação especial, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, podemos afirmar:

I) Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.

II) Assegurar a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até o ensino médio.

III) Assegurar a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

IV) Assegurar a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.

A) As alternativas I, II, III e IV estão corretas B) As alternativas I, II e III estão corretas C) As alternativas I, II e IV estão corretas D) As alternativas I, III e IV estão corretas E) As alternativas II, III e IV estão corretas

(5)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

5

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

6) Sobre o processo de avaliação para o planejamento, podemos afirmar que, EXCETO:

A) A avaliação para o planejamento é realizada pelo professor de educação especial visando traçar as estratégias para o desenvolvimento do aluno tanto na sala regular, quanto na sala de recursos visando a eliminação das barreiras da aprendizagem.

B) O professor de educação especial após a matrícula do aluno no AEE elabora o plano de desenvolvimento individual no qual constará as metas educacionais para o aluno público-alvo da educação especial.

C) O professor deve fazer uma avaliação do seu trabalho verificando se as metas propostas estão sendo alcançadas.

D) A cada trimestre o professor de educação especial, deverá elaborar um relatório dizendo dos apoios e atividades viabilizadas e se estas ajudaram no desenvolvimento do aluno.

E) O professor de educação especial deve trabalhar de forma paralela à sala regular, pois como o AEE ocorre no contraturno, não é possível fazer a complementaridade ou a suplementaridade da sala de recursos.

7) Em relação ao processo de construção da Proposta de Avaliação do município de Guarapari, podemos afirmar que, EXCETO:

A) A construção da Proposta foi realizada de forma coletiva envolvendo gestores, pesquisadores, professores de educação especial e pedagogos. B) Demonstra o princípio ético por dialogar com os profissionais que vivenciam diretamente o processo de avaliação com alunos público-alvo da educação especial.

(6)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

6

C) Os profissionais participantes foram obrigados a participar desse momento de construção e elaboração da Proposta, pois ela foi realizada no horário de serviço.

D) O processo de construção possibilitou a reflexão sobre a prática avaliativa dentro do cotidiano das escolas.

E) O processo de construção prevê procedimentos para a avaliação para a aprendizagem, para o planejamento e para a aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

8) A Proposta de Avaliação registra alguns instrumentos que poderão auxiliar no processo de decisão, EXCETO.

A) A pontuação do aluno obtida em cada trimestre.

B) O Instrumento de Acompanhamento Curricular – IAC dos três trimestres. C) O relatório do professor da sala regular de cada trimestre.

D) O relatório do professor da sala recursos. E) O laudo médico.

9) Sobre o procedimento da avaliação para a identificação contida na Proposta de Avaliação, podemos afirmar:

I) O processo avaliativo para a identificação envolve uma análise pautada num tripé que envolve: o aluno, o contexto educacional e o contexto familiar. II) O professor regente é o primeiro a perceber alguma manifestação do aluno público-alvo da educação especial e apresenta ao pedagogo da escola a sua suspeita. Depois, junto com o professor de educação especial, poderão reavaliar o aluno indicado refletindo se este realmente necessita ser encaminhado para o atendimento na sala de recursos multifuncionais ou se, somente ações pedagógicas em sala de aula/escola possibilitará o seu desenvolvimento.

(7)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

7

III) Entre os procedimentos da avaliação para a identificação estão: o estudo de caso contendo entrevista com a família, avaliação pedagógica e observação em diversos espaços; parecer pedagógico e a montagem da equipe de avaliação escolar.

IV) A Equipe de Avaliação Escolar deve ser formada pelos professores que atuam com o aluno que apresenta a manifestação de alguma deficiência, o pedagogo do turno, o professor de educação especial, o coordenador e o diretor da escola.

A) As alternativas I, II, III e IV estão corretas. B) As alternativas I, II e III estão corretas C) As alternativas I, II e IV estão corretas D) As alternativas I, III e IV estão corretas E) As alternativas II, III e IV estão corretas

10) A avaliação para o rendimento dos alunos público-alvo da educação especial deve ocorrer mediante:

A) A avaliação do rendimento deve ter o caráter continuado e acumulativo, portanto deve acontecer diariamente.

B) Ela deve estar em consonância com os objetivos propostos para aquele trimestre.

C) O professor da educação especial deve registrar os objetivos de aprendizagem no Instrumento de Acompanhamento Curricular (IAC).

D) O Instrumento de Acompanhamento Curricular (IAC) contribui para o acompanhamento sistematizado para a aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

E) O professor da sala regular deve elaborar um relatório descritivo sobre os processos de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

(8)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

8

SUJEITOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

11) Algumas práticas pedagógicas são contraproducentes na inclusão escolar dos alunos com deficiência mental. Contribui para que o aluno com deficiência mental esteja no processo de educação inclusiva:

A) A lógica de que a educação especial só é possível em alguns casos, apenas para o “aluno adaptável’’, provocando uma segregação dentro da própria Escola Especial que se sentirá estimulada a buscar novas formas inovadoras de aprendizagens.

B) A educação especializada realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, o que mantém o aluno em um nível de compreensão elementar, fazendo com que ele tenha dificuldades de ultrapassar as chamadas regulações automáticas.

C) O trabalho desenvolvido com base no treinamento para favorecer a superação da condição deficitária desse aluno, restringindo-se aos limites impostos por sua condição.

D) Uma pedagogia que se embasa na lógica do concreto e da repetição alienante para favorecer seu acesso ao plano simbólico e abstrato da compreensão.

E) O estímulo para progredir nos níveis de compreensão, criando novos meios para se adequar às novas situações, levando ao desafio de superação constante mediadas por seu entorno.

12) O Atendimento Educacional Especializado deve possibilitar aos alunos com deficiência mental condições para o desenvolvimento de um tipo de ação que permita selecionar e optar pelos meios avaliados como mais convenientes para agir intelectualmente. Nesse sentido, deve-se agir de tal modo que:

(9)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

9

I. A memória, a atenção e as noções de espaço, tempo, causalidade e raciocínio lógico em si mesmas sejam enfatizadas.

II. O aluno tenha participação ativa na sua execução das atividades e/ou façam parte da experiência de vida dele.

III. O aluno também atue diretamente com os objetos de conhecimento, pois é o primeiro nível da construção mental.

IV. A socialização seja objetivo prioritário para a permanência de alunos com maiores comprometimentos na escola comum.

Está correto o que se afirma em (A) I, II e III, apenas.

(B) I, II, III e IV. (C) I, II e IV, apenas. (D) II e III, apenas. (E) III e IV, apenas.

13) As definições do público alvo para a educação especial devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro de deficiência, transtornos, distúrbios e aptidões. No entanto, a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, descreve seu público alvo. Considerando o exposto, marque com V as afirmações Verdadeiras e com F as Falsas.

( ) Considera-se aluno com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado

(10)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

10

e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.

( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros. ( ) Alunos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

A sequência correta, de cima para baixo, é: A) ( ) V - F - V - F

B) ( ) F - V - F – V C) ( ) V - V - V – V D) ( ) V - V - V - F E) ( ) F - F - V – F

14) Em relação aos alunos com deficiência mental, é correto afirmar que:

A) O teste de quociente de inteligência é o principal instrumento que identifica a deficiência mental.

B) As barreiras para a inclusão de alunos com deficiência mental são superadas pela acessibilidade pedagógica e física.

C) Os alunos com deficiência mental necessitam de acompanhamento psicológico complementar ao atendimento educacional.

D) O diagnóstico da deficiência mental considera a interação entre as limitações e as possibilidades de adaptação ao meio social.

E) A caracterização da deficiência mental prevê os procedimentos de ensino a serem utilizados pelo professor.

(11)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

11

15) A deficiência vem sendo estudada, debatida e definida ao longo dos anos, e o modelo médico e o modelo social, convivem ainda hoje no mundo ocidental de maneira antagônica.

Relacione as colunas sobre a deficiência nestes dois modelos. (1) Modelo Médico

(2) Modelo Social

( ) Um tema de direitos humanos e de desenvolvimento inclusivo (conceito em construção que estuda as relações entre pobreza/desenvolvimento e deficiência).

( ) Um fator que só prejudica o desenvolvimento de uma comunidade se as pessoas com deficiência continuarem invisíveis, sem acesso a bens e serviços disponíveis.

( ) Uma “doença” que infelizmente atinge certas pessoas.

( ) Um pré-requisito para se pensar em políticas inclusivas e formar novas coalizões intersetoriais.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. A. ( ) 2 – 2 – 1 – 1

B. ( ) 2 – 1 – 2 – 1 C. ( ) 2 – 2 – 1 – 2 D. ( ) 1 – 1 – 2 – 2 E. ( ) 1 – 2 – 2 – 1

(12)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

12

AVALIAÇÃO DE INFORMÁTICA

16) Qual das opções abaixo não é uma opção de impressão de um de um documento Word 2007?

A. ( ) Imprimir em arquivo.

B. ( ) Impressão de até 20 folhas por página. C. ( ) Imprimir apenas páginas ímpares. D. ( ) Imprimir frente e verso do documento. E. ( ) Nenhuma das alternativas.

17) Relacione a coluna da direita com a coluna da Esquerda:

A) As teclas de atalho CTRL + O no Word executa a ação de: B) A Internet Explorer, Mozilla Fire Fox e Google Chrome são utilizados principalmente para: C) Com relação ao Windows podemos afirmar

D) A Microsoft Word para Windows é um programa de processamento de textos que possui vários recursos entre eles E) Justificar um texto no Word é

( ) Permite o alinhamento do parágrafo tanto do lado esquerdo e direito automaticamente.

( ) Permite copiar arquivos, de um diretório e/ou disco para outro, da mesma forma que blocos de texto são copiados e colados em um editor de texto para Windows, ou seja, utilizando as opções copiar e colar do menu editar.

( ) Cria novo documento em branco no Word.

( ) Autocorreção, assistente Office e autotexto.

(13)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

13 A. A.B.C.D.E B. E.D.C.B.F C. C.E.A.D.B D. E.A.D.C.B E. D.B.E.C.A

18) Para imprimir um documento utilizando o editor de textos Microsoft

Word, pode-se selecionar a opção “Imprimir” do menu “Arquivo” ou pressionar as teclas de atalho. Quais são as teclas de atalho para imprimir um documento do Microsoft Word?

A. “Ctrl + P”, simultaneamente.

B. “Alt + TAB”, simultaneamente.

C. “Ctrl” e depois “P”. D. “Alt” e depois “Ctrl”.

E. “Alt + Ctrl”, simultaneamente.

19) Acerca da formatação de texto, é INCORRETO afirmar que:

A. ( ) Ao usar a formatação automática, é possível aplicar rapidamente formatações como títulos, listas numeradas e marcadores, bordas, números, símbolo e frações ao seu texto.

B. ( ) As opções de formatação automática ao digitar são opções globais que se aplicam a todos os arquivos de um programa.

C. ( ) É possível formatar um texto automaticamente enquanto se digita ou depois de escrevê-lo. Em ambos os casos, pode-se controlar quais alterações automáticas o Word faz, Também é possível desabilitar a formatação automática.

D. ( ) Para desabilitar todas as formatações automáticas de um programa deve-se desmarcar todas as opções de Formatação Automática ao digitar nele.

E. ( ) Quando se define as opções na guia Formatação Automática ao digitar, o Word não consegue formatar o texto, automaticamente, à medida que você digita o seu documento.

(14)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

14

20) Marque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro:

( ) O Google é um web site com várias ferramentas.

( ) Para selecionar uma linha inteira em um documento no Microsoft Word 2002 temos que dar um duplo clique em qualquer palavra da linha.

( ) O Word é um editor de texto onde podemos criar cartas, ofícios, digitar currículo.

( ) Ao usar a formatação automática é possível aplicar rapidamente formatação como títulos, listas numeradas e com marcadores, bordas, números, símbolos e frações ao seu texto.

( ) As palavras grifadas de vermelho pelo Word significa que o usuário não está digitando corretamente.

A) V.V.F.V.F B) V.F.V.V.F C) F.V.F.V.F D) F.F.V.F.V E) V.F.V.F.V

Referências

Documentos relacionados

• a Epistemologia, a História e a Filosofia da Ciência – uma forma de trabalhar é a utilização de textos originais traduzidos para o português ou não, pois se entende que eles

Pelas análises realizadas, podemos afirmar que: A organização do processo de escolha de LD nas escolas tem sido desencadeada muito mais a partir de ações

Validación de productos satelitales a partir de mediciones in situ para el monitoreo de coberturas del suelo en el sur de la Región Pampeana (Argentina).. Federico Ferrelli

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar