• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA

BOLETIM DE QUESTÕES

N

LEIA, COM ATENÇÃO, AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

1.Este boletim de questões é constituído de : - 20 questões objetivas, sendo 10 de Língua

Portuguesa e 10 específicas por curso. 2. Confira se, além desse boletim de questões,

você recebeu o cartão-resposta destinado à marcação das respostas das 20 questões objetivas.

3. No CARTÃO-RESPOSTA

a) Confira seu nome e número de inscrição na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu.

b) No caso de não coincidir seu nome e número de inscrição, devolva-o ao fiscal e peça-lhe o seu. Se o seu cartão não for encontrado, solicite um cartão virgem, o que não prejudicará a correção de sua prova. c) Verifique se o Boletim de Questões, está

legível e com o número de páginas correto. Em caso de divergência, comunique ao fiscal de sala para que este providencie a troca do Boletim de Questões.

d) Após a conferência, assine seu nome no espaço correspondente do

CARTÃO-RESPOSTA, utilizando caneta esferográfica

de tinta preta ou azul.

e) Para cada uma das questões existem 5 (cinco) alternativas, classificadas com as letras a, b, c, d e e. Só uma responde corretamente ao quesito proposto. Você deve marcar no Cartão-Resposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, você

anulará a questão, mesmo que uma das

marcadas corresponda à alternativa correta. f) O CARTÃO-RESPOSTA não pode ser

dobrado, nem amassado, nem rasgado.

LEMBRE-SE

4. A duração desta prova é de 4 (quatro) horas, iniciando às 8 (oito) horas e terminando às 12 (doze) horas.

5. É terminantemente proibida a comunicação entre candidatos.

ATENÇÃO

6. Quando for marcar o Cartão-Resposta, proceda da seguinte maneira:

a) Faça uma revisão das alternativas marcadas no Boletim de Questões.

b) Assinale, inicialmente, no Boletim de Questões, a alternativa que julgar correta, para depois marcá-la no Cartão-Resposta definitivamente.

c) Marque o Cartão-Resposta, usando caneta esferográfica com tinta azul ou preta, preenchendo completamente o círculo correspondente à alternativa escolhida para cada questão.

d) Ao marcar a alternativa do Cartão-Resposta, faça-o com cuidado, evitando rasgá-lo ou furá-lo, tendo atenção para não ultrapassar os limites do círculo.

Marque certo o seu cartão como indicado:

CERTO

e). Além de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, não marque nem escreva mais nada no Cartão-Resposta.

7. Releia estas instruções antes de entregar a prova.

8. Assine a lista de presença, na linha correspondente, o seu nome, do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identidade.

(2)

Leia o Texto I para responder às questões de 1 a 10. Texto I

Viver cada dia como se fosse o último deu certo para Steve Jobs

A repercussão da morte dele, aos 56 anos, mostra que o legado do empresário vai além das inovações tecnológicas. Steve deixou uma série de reflexões que servem para todos nós.

Em todos os tempos sempre existiram, em grande quantidade, "os que assistem, repetem, às vezes aperfeiçoam", mas poucos criaram de verdade. Steve Jobs estava entre essa elite renovadora. Que nos apresentou aparelhos que nem imaginávamos que nos seriam indispensáveis.

Para conseguir isso, Steve Jobs seguia o que o seu coração mandava. "Era preciso acreditar em alguma coisa", ele dizia, e reinventava a própria vida sempre que algo ruim acontecia.

Percebeu que a família não tinha dinheiro para pagar os estudos? Abandonou a faculdade e cursou caligrafia porque, naquela hora, era o que lhe daria dinheiro. Abriu uma empresa de fundo de quintal para fabricar computadores portáteis. Na época, todos achavam que o aparelhinho era um brinquedo.

Steve Jobs sabia que não e levou o sonho a sério. Com um amigo, fundou a Apple. Anos mais tarde, quando a empresa já era grande, foi demitido por quem ele próprio contratou para gerir seus negócios. Era sonhador demais, diziam os executivos.

A maioria teria se afundado na depressão. Steve Jobs simplesmente começou de novo. Para ele, começar de novo era sonhar mais alto. Criou o maior estúdio de animação do mundo, a Pixar, e virou sócio da Disney. A antiga Apple, atolada em dívidas, foi obrigada a chamar o gênio de volta.

Steve Jobs era um otimista. Ele sempre dava um jeitinho de ver o lado bom quando algo ruim acontecia. No famoso discurso, na universidade de Stanford, na Califórnia, em 2005, lembrou de uma frase que leu na contracapa de um almanaque da Contracultura, publicado nos Estados Unidos no fim dos anos 60: "Continuem com fome, continuem bobos". Steve queria que aqueles jovens entendessem a importância de se manter aberto ao aprendizado, às experiências e com a humildade de reconhecer a própria ignorância.

Steve Jobs já estava doente e foi falando do câncer no pâncreas e da morte que mostrou como ele gostava de viver. Disse que a consciência de que morreria em breve o ajudou a tomar grandes decisões sem ser atrapalhado por sentimentos como orgulho ou medo. "Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Ninguém quer morrer. Até mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá".

(Flávio Fachel. Nova York, EUA. Edição do dia 07/10/2011. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/10/viver-cada-dia-como-se-fosse-o-ultimo-deu-certo-para-steve-jobs.html)

1. Com base no assunto do texto é correto afirmar que:

a a repercussão da morte de Steve Jobs decorre do fato dele haver abandonado a faculdade para cursar caligrafia.

b Steve Jobs teria se afundado na depressão quando foi demitido da empresa que havia criado.

c ao proferir "Continuem com fome, continuem bobos", Steve Jobs queria que aqueles jovens entendessem a importância do legado deixado pela Disney.

d a causa da demissão de Steve Jobs foi o fato de haver endividado a Apple, empresa que fundara com um amigo.

e “Ninguém quer morrer. Até mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá", e Steve Jobs era uma delas.

2. “Steve Jobs sabia que não e levou o sonho a sério”. Este enunciado faz referência no texto:

a à criação de aparelhos inimagináveis. b a cursar uma universidade.

c à fabricação de computadores portáteis. d a ser sócio da Disney.

e ao almanaque da Contracultura.

3. Nas palavras: INDISPENSÁVEIS, REINVENTAVA e RECONHECER, há, respectivamente, as ideias de:

a negação, inovação, confirmação. b negação, repetição, concomitância. c confirmação, concomitância, aproximação. d concomitância, negação, aproximação. e negação, inovação, aproximação.

(3)

4. A opção em que a inversão da ordem dos termos não altera o sentido fundamental do enunciado é:

a não querem morrer para chegar lá//não querem chegar lá para morrer.

b a maioria teria se afundado na depressão//a maioria teria na depressão se afundado.

c todos achavam que o aparelhinho era um brinquedo//todos achavam que o brinquedo era um aparelhinho.

d e reinventava a própria vida//e reinventava a vida própria.

e Steve queria que aqueles jovens entendessem//Steve queria que entendessem aqueles jovens. 5. São termos que, no texto, equivalem a Steve Jobs, respectivamente:

a dele, lhe, amigo. b ele, executivos, gênio. c empresário, sócio, gênio. d empresário, amigo, sócio. e dele, ele, amigo.

6. As considerações sobre os enunciados do Texto 1, apresentados a seguir, estão CORRETAS na alternativa:

a Para conseguir isso, Steve Jobs seguia o que o seu coração mandava. "Era preciso acreditar em alguma coisa", ele dizia. A expressão em destaque é usada para informar ao leitor a autoria da afirmação entre aspas presente no enunciado.

b Steve Jobs era um otimista. Ele sempre dava um jeitinho de ver o lado bom quando algo ruim acontecia. A expressão em destaque informa a opinião dos executivos sobre Steve Jobs.

c A repercussão da morte dele, aos 56 anos, mostra que o legado do empresário vai além das inovações tecnológicas. O termo destacado marca temporalidade.

d No famoso discurso, na universidade de Stanford, na Califórnia, em 2005. No enunciado apresentado, o termo em destaque informa a opinião dos alunos sobre a fala de Steve Jobs.

e Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. O termo destacado indica que este enunciado foi proferido por Flávio Fachel, autor deste artigo.

7. “Para conseguir isso, Steve Jobs seguia o que o seu coração mandava. "Era preciso acreditar em alguma

coisa", ele dizia, e reinventava a própria vida sempre que algo ruim acontecia.” As expressões em destaque podem ser substituídas, sem alteração de sentido, respectivamente, por

a qualquer coisa, tudo. b tudo, tudo de. c tudo, alguma coisa. d algo, alguma coisa. e algo, tudo de.

8. O exemplo que melhor representa o começar de novo para Steve Jobs é: a o abandono da faculdade.

b a criação do estúdio de animação. c a fundação da Apple.

d a volta à Apple.

e o discurso na universidade.

9. Em “… Steve deixou uma série de reflexões que servem para todos nós.…”, o termo destacado refere-se:

a à família.

b aos seres humanos. c aos bobos.

d aos executivos. e aos jovens.

(4)

10. Assinale a opção que apresenta os sinônimos das palavras grifadas nos trechos que seguem.

I. “... A repercussão da morte dele, aos 56 anos, mostra que o legado do empresário vai além das inovações tecnológicas...”.

II. “... Que nos apresentou aparelhos que nem imaginávamos que nos seriam indispensáveis....”. III. “... Anos mais tarde, quando a empresa já era grande, foi demitido por quem ele próprio contratou

para gerir seus negócios...”.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: a ônus, básicos, comandar.

b herança, básicos, comandar. c herança, imprescindíveis, mandar. d ônus, obrigatórios, reger.

e herança, imprescindíveis, administrar.

11. O planeta TERRA, por sua habitabilidade tem os principais gases atmosféricos com suas respectivas

percentagens:

a oxigênio (78%) nitrogênio (21%) argônio (1%) b oxigênio (21%) nitrogênio (78%) argônio (1%) c oxigênio (1%) nitrogênio (21%) argônio (78%) d oxigênio (21%) nitrogênio (1%) argônio (78%) e oxigênio (78%) nitrogênio (1%) argônio (21%)

12. Uma das quantidades físicas úteis na química é a densidade dos constituintes da matéria. A densidade do

ouro (Au) terá um valor se um químico pesar 96,40 g de ouro puro e medir sua variação de volume em 5,00 cm3: a 19,28 g.cm-3 b 96,40 g.cm-3 c 5,00 g.cm-3 d 24,28 g.cm-3 e 77,12 g.cm-3

13. Os átomos que formam o planeta TERRA são constituídos de prótons (p), nêutrons (n) e, elétrons (e-).

Calcule suas quantidades que constituem um átomo de urânio-236. Dado: Nº atômico do Urânio : 92 .

a P= 144 n= 92 e- =92

b P= 236 n= 144 e- =236

c P= 92 n= 144 e- =92

d P= 144 n= 236 e- =92

e P= 92 n= 92 e- =144

14. Avalie se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas a respeito de um átomo neutro cuja configuração

eletrônica seja 1s2 2s2 2p53s1:

I. O átomo encontra-se com a configuração mais estável.

II. O átomo emite radiação eletromagnética ao passar a 1s2 2s2 2p6 3s0.

III. O átomo deve receber energia ao passar a 1s2 2s2 2p6 3s0.

De acordo com as afirmativas acima, a(s) alternativa(s) correta(s) é(são): a I, II e III

b I e II c II e III d I e III e II

(5)

15. Julgue os itens abaixo referente à molécula da amônia (NH3) e verifique se são verdadeiros ou falsos:

I. O ângulo entre as ligações N-H é de 120o.

II. Os três átomos de H e o átomo de N estão em um mesmo plano. III. A geometria da molécula é piramidal.

IV. O momento dipolar da molécula é nulo.

De acordo com as afirmativas acima, a(s) alternativa(s) correta(s) é(são): a I, II, III e IV

b I, II e III c I e II d III e IV

16. Os compostos abaixo são muito encontrados nos laboratórios:

Ca3(PO4)2 – componente principal dos ossos.

NaHCO3 - soda de cozinha.

NaOH - soda cáustica. N2O – anestésico geral.

A alternativa que contém, respetivamente, os nomes científicos dos compostos acima, é: a fosfato de cálcio; carbonato ácido de sódio; hidróxido de sódio e óxido de dinitrogênio. b fosfato de cálcio; carbonato de sódio; hidróxido de sódio e óxido de dinitrogênio. c fosfato de magnésio; bicarbonato de sódio; hidróxido de sódio e óxido de dinitrogênio. d fosfato de cálcio; hidróxido de sódio; bicarbonato de sódio e óxido de nitrogênio. e fosfato de cálcio; carbonato ácido de sódio; óxido de dinitrogênio e hidróxido de sódio.

17. Um químico ao fazer a análise de água mineral de uma empresa, encontrou um pH de 4,5. Para os dados

serem apresentados sua concentração de [H3O+] na água mineral terá:

Dados: √ = 3,16 a 3,16 molar. b 3,16 x10-4 molar. c 3,16 x10-6 molar. d 3,16 x10-5 molar. e 3,16 x10-4,5 molar.

18. O nome do grupo funcional da reação entre um ácido carboxílico e um álcool é dado como:

a Éter b Éster c Amida d Aldeído e Cetona

19. Escreva a formula estrutural do 4-cloro-3-metil-2-pentanol e diga qual o número de isômeros óticos que

existe na molécula. a 32 b 16 c 12 d 8 e 4

20. As proteínas que são formadas pela reação de aminoácidos:

a Contém, sempre, apenas C, H, O e S.

b São ésteres de ácidos orgânicos de cadeia longa. c Contem , além de C, H e O sempre N.

d Contêm , além de C, H, O, sempre Cl. e Correspondem a formula geral Cn (H2 O)n .

Referências

Documentos relacionados

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no