• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE ESTÁGIO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

(2)

APRESENTAÇÃO CAPÍTULO I

Art. 1º De acordo com regulamento de estágio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - “O Estágio é um componente obrigatório do projeto pedagógico de um curso, devendo ser inerente à formação acadêmica profissional, como parte do processo de ensinar e aprender, de articulação entre teoria e prática e como forma de interação entre a Instituição Educativa e as organizações”.

Parágrafo primeiro – Para cada aluno é obrigatória a integralização de carga horária de 300 horas referentes a atividade de estágio, prevista no currículo do curso, nela podendo incluir as horas destinadas ao planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades.

Parágrafo segundo – O aluno poderá realizar estágio nas modalidades Curricular ou Extracurricular, neste último caso respeitada a presente regulamentação, devendo ser creditada como atividade complementar, conforme resolução específica.

Art. 2º São objetivos do estágio supervisionado:

I. Proporcionar ao aluno condições de experiências práticas em consonância com seu aprendizado teórico, visando a complementação de seu processo de formação profissional;

II. Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade científica e criativa na sua área de formação;

(3)

Art. 3° - O estágio poderá ser realizado nas seguin tes modalidades:

I. Em empresa que atue em qualquer do ramo do Turismo e áreas afins, nas atividades inerentes ao conteúdo do Curso;

II. Em empresa de outras atividades, mas que possua infra-estrutura e atividades que sejam compatíveis com o desenvolvimento das atividades inerentes ao conteúdo do Curso, cabendo ao Coordenador do Curso em conjunto com o Professor Orientador de Estágio Supervisionado atestar em documento formal que a infra-estrutura atende aos requisitos para o desempenho das atividades; III. Na própria instituição de ensino, através de projeto e desenvolvimento de

pesquisa, cujo objeto seja o aprofundamento de conteúdo de disciplinas ou conteúdos da grade curricular do curso de graduação.

Art. 4º O pré-requisito para obter ingresso formal no estágio curricular é de haver o aluno completado 70% (setenta por cento) das disciplinas referentes a grade curricular.

Art. 5º O estágio realizar-se-á, obrigatoriamente, em uma das seguintes áreas:

• Hotéis, flats, campings, resorts, albergues, pousadas;

• Empresas e espaços de lazer e turismo, centros culturais;

• Parques temáticos;

• Agências de viagens e turismo;

• Transportadoras turísticas ;

• Centros de convenções e empresas organizadoras de feiras e congressos;

• Restaurantes, casas de espetáculos, bares, danceterias;

• Estabelecimentos de alimentos bebidas;

• Empresas de pesquisa de fatos e fenômenos ligados ao lazer e turismo;

• Empresas de informação, divulgação e documentação turística;

(4)

• empresas / entidades de formação e treinamento de recursos humanos para o mercado.

• Outras áreas afins, desde que aprovadas pela coordenação do curso em conjunto com a coordenação de estágio.

Art. 6º A conclusão do curso está condicionada ao cumprimento do estágio supervisionado ou projeto (elaboração e defesa em banca designada) com conteúdo de formação profissional, salvo aqueles que satisfizerem as seguintes condições:

Parágrafo 1º Ser empresário (proprietário) de empresa com atividades inerentes à formação profissional do aluno, sendo necessário:

1 – Apresentação cópias contrato social da empresa; 2 – Apresentar Curriculum Vitae.

3 – Apresentação de CNPJ da empresa.

4 – Apresentação escrita e oral (defesa) de um relatório das atividades que executa (ou) aos professores designados pela Coordenação do Curso ou do Estágio.

Parágrafo 2º Fica também desobrigado do estágio o aluno que exercer cargo de chefia, em empresa ou repartição, com atividades inerentes à formação profissional do aluno, mediante as seguintes condições:

1 - Exercer a função há mais de 24 meses;

2 - Apresentação escrita e oral (defesa) de um relatório das atividades que executa para os professores designados pela Coordenação do Curso ou do Estágio.

3 - Apresentar Curriculum Vitae;

4 - Declaração da Empresa, afirmando que o aluno exerce cargo de chefia ou xerox da Carteira Profissional.

(5)

Parágrafo 3º Também ficará desobrigado do estágio o aluno que tenha desempenhado funções em pelo menos 03 atividades diferentes, em empresa ou repartição, com atividades inerentes à formação profissional do aluno, mediante as seguintes condições:

1 - Ter passado pelo menos 06 meses em cada uma delas comprovadas por registro em Carteira Profissional ou declaração da chefia responsável

2 - Apresentação escrita e oral (defesa) de um relatório das atividades que exerce (ou exerceu) aos professores designados pela Coordenação do Curso ou do Estágio;

3 - Curriculum Vitae.

Parágrafo 4º - Terão validade para estágio ou relatório de atividades apenas as atividades afins àquelas descritas no Art 5º deste regulamento, levando-se em conta também que, na época da realização do estágio, o aluno tenha completado a carga horária de 70% (setenta por cento) das disciplinas.

Art. 7º - O estágio do tipo curricular terá programação feita pelo aluno e pelo supervisor do estágio na Empresa e aprovado pela Coordenação de Estágio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, ouvida a Coordenação de Curso.

Art. 8° - Em se tratando de estágio curricular sã o pré-requisitos: A) Carga horária curricular de 70%;

B) Apresentação da documentação obrigatória oficial (termo de convênio, termo de compromisso, ficha de inscrição do estágio, plano de estágio, carta de apresentação, declaração oficial da empresa).

(6)

Art. 9º - Para efeito de avaliação dos relatórios de projetos de Estágio será exigido parecer da Comissão de Estágio, pela Coordenação do Curso da e/ou por Professor da área técnica do respectivo estágio.

Parágrafo Único - O aluno será avaliado também, pelo Supervisor de Estágio da empresa, o qual preencherá as fichas de Avaliação de desempenho do Estágio.

Art. 10°- A avaliação dos projetos e dos casos rela cionados no Art. 6º, parágrafos 1º, 2º e 3º, será realizada mediante apresentação escrita e oral de um relatório aos professores designados pela Coordenação do Curso.

Art. 11° - No caso de projeto de pesquisa, conforme Art. 3°, item 3, o mesmo será avaliado por uma comissão formada pelo Coordenador do Curso ou professores por ele designados e pelo professor orientador.

Art. 12º - Cada aluno elaborará juntamente com o seu supervisor de estágio na empresa, e cumprirá, individualmente o seu plano de estágio, mantendo contato com seu supervisor, pelo menos uma vez por semana.

Art. 13º - Deverão constar do plano os seguintes elementos:

I - Justificativa do plano, constando de:

 Justificativa de sua escolha na área;

 Período em que se realizará o estágio;

 Denominação do cargo que o aluno ocupa na empresa (no caso de estagiar no local em que trabalha);

 Objetivos gerais e específicos.

(7)

II - Plano de Estágio constando de:

 Indicações detalhadas das diversas etapas em que se dividirá o trabalho, com ordenação da matéria a ser abordada, em consonância com os objetivos fixos;

 Programação indicativa (cronograma) da aplicação do tempo que utilizará no estágio, em relação às etapas a serem desenvolvidas.

III - Anexos constando de:

 Ficha de inscrição de Estágio;

 Ficha de Início de Estágio;

 Plano de Estágio;

 Freqüência de Estágio na empresa;

 Declaração oficial da empresa.

CAPÍTULO II

DO RELATÓRIO

Art. 14º - Durante a realização do estágio, o aluno apresentará a Coordenação de Estágio um relatório digitado em 02 vias, nos quais fundamentará a execução do programa traçado, bem como formulará conceitos que permitem a avaliação do seu desempenho.

(8)

Art. 15º - Caso o relatório esteja deficiente ou não atenda às exigências deste regulamento, será devolvido ao aluno, que terá o prazo de 10 dias para reformulá-lo.

Parágrafo 1º - As reformulações serão apresentadas no original; Parágrafo 2º - O relatório reformulado fora de prazo será nulo;

Parágrafo 3º - O relatório não poderá ser devolvido para reformulação mais de uma vez. Caso o mesmo seja rejeitado pela segunda vez, considerar-se-á o relatório nulo, atribuindo-lhe nota 0 (zero) ficando o aluno obrigado a matricular-se no semestre seguinte.

Art. 16º - Especial atenção deverá ser dada aspecto formal ao relatório. O relatório deverá ser digitado e impresso em 02 vias e constar:

a) Capa;

b) Sumário ou sinopse (descrição abreviada do que trata o relatório); c) Introdução;

d) Texto para desenvolvimento do assunto; e) Conclusão;

f) Bibliografia;

g) Declaração da Empresa na qual aprova o trabalho desenvolvido pelo estagiário, assinalando-o;

h) Tempo utilizado na execução das atividades programadas.

Art. 17º - Os relatórios deverão ser entregues na data fixada pelos professores orientadores do estágio. Os alunos que deixarem de entregá-lo serão considerados reprovados na Disciplina.

(9)

CAPITULO III

DA SUPERVISÃO

Art.18º - Os professores orientadores serão designados pela Direção da Faculdade de Ciências da Administração de Petrolina – FACAPE, para as áreas previstas no artigo 5º deste Regulamento.

Art. 19º - O Supervisor terá prazo de 10 dias para analisar e devolver ao aluno o plano de estágio e 20 dias para devolução de Relatório.

CAPITULO IV

DA AVALIAÇÃO

Art. 20º - Será atribuída uma nota ao relatório final, no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez), que se juntará ao resultado obtido nas fichas de avaliação do Desempenho do Estágio e será feita a média. São considerados aprovados na Disciplina os alunos que obtiverem nota igual ou maior que 7 (sete). Para a avaliação serão considerados os seguintes pontos:

- Aspecto geral do relatório (conforme ABNT); - Conteúdo;

(10)

Parágrafo Único - Nos casos citados no Art. 3º, parágrafos 1º, 2º e 3º, será atribuída uma nota ao Relatório final, de 0 (zero) a 10 (dez), que se juntará ao resultado obtido nas fichas de avaliação de desempenho do estagiário e será feita a média.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 21º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Diretor do CACHS da Faculdade de Ciência Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE, após ouvidos a Coordenação de Estágio ou a Coordenação do Curso Turismo.

Referências

Documentos relacionados

Em caso de hemorragia gastrointestinal ou ulceração em doentes a tomar Nimesulida Jabasulide 100 mg comprimidos (ou 100 mg granulado), o tratamento deve ser

Como o estudo realizado neste trabalho é voltado para o processo de codificação na transmissão da informação, o sistema apresentado na Figura 1 pode ser

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

▷ Diluir a solução de coloração desejada, de acordo com a técnica de processamento, com Ceramill Dimmer Liquid, para obter a tonali- dade desejada da dentina.. ▷ Mergulhar o

[r]

b) Exame de Língua Estrangeira, que terá a duração de 2 (duas) horas, permitido o uso de dicionário, e consistirá em prova escrita de compreensão de texto acadêmico

O presente trabalho tem como principais contribuic¸˜oes a proposta de um mecanismo de promoc¸˜ao dos n´os a n´o diret´orio, utilizando somente decis˜ao local, o que ´e muito

Todavia, conforme a discussão sobre os gêneros tem- se aprofundado, com debates acerca da igualdade entre homens e mulheres e do empowerment da mulher na sociedade, questões