• Nenhum resultado encontrado

1 Habilitação: Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Administração de Logística

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 Habilitação: Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Administração de Logística"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rua Antonio Agú, 361 – 1º e º Pavimento

Osasco – Cep.: 06013-006 – Fone.: 3681-9695 Fax.: 3699-5250

PC_48.890.693/0001-61_LOGISTICA Página - 1 –

Habilitação, qualificações e especializações:

1 – Habilitação: Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Administração de Logística

Carga-Horária: 960 horas

1.2 – Objetivo Geral do Curso

O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Administração de Logistica têm como objetivo principal a formação e diplomação de profissionais nos termos da legislação vigente, para serem absorvidos pelas empresas, industrias e comércio, possibilitando-lhe um perfil inovador e pró-ativo, embasado em conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, adaptável às crescentes mudanças sociais e evoluções tecnológicas.

1.3 – Objetivo Específico do Curso

O curso Técnico em Gestão com Habilitação em Administração de Logística, tem como objetivo específico levar o participante a compreender a administração logística empresarial como parte da estratégia corporativa, e adquirir conhecimentos e habilidades para atuar no ambiente de gestão da cadeia de suprimentos, tendo em vista, entre outros, aspectos referentes à racionalização dos processos logísticos, o aumento da produtividade, identificação e redução de custos logísticos.

A Administração de Logística, também chamada de: Distribuição Física, Administração de Transportes e Administração de Materiais, tem como atividades típicas, entre outras: transportes, administração de estoques, processamento de pedidos, compras, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem e administração de programação de produção - todas com foco no atendimento do cliente.

A administração de atividades logísticas em um ambiente organizacional está voltada àquelas atividades necessárias para deixar produtos e serviços disponíveis aos clientes internos e externos no momento, local e forma desejados.

A Administração de Logística estuda como a administração pode prover melhor o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Por isso, a Logística é um assunto vital para a eficácia das organizações.

(2)

Rua Antonio Agú, 361 – 1º e º Pavimento

Osasco – Cep.: 06013-006 – Fone.: 3681-9695 Fax.: 3699-5250

PC_48.890.693/0001-61_LOGISTICA Página - 2 –

A filosofia da administração se altera com o tempo, de forma a se adaptar às novas exigências de desempenho para as empresas. Assim, a Logística representa uma nova visão empresarial, uma nova ordem das coisas na busca de resultados. Os benefícios de uma logística bem administrada, tem impacto em todos os setores da organização, contribuindo criticamente para a manutenção e expansão dos negócios.

No passado ter departamentos ou profissionais para administração de logística era característico de empresas do setor de transportes e produção, porém hoje percebe-se que muitas instituições financeiras, hospitais, grandes magazines e outros setores estão procurando profissionais de logística para compor seu quador de funcionários e melhorar a administração como um todo. Entre outros, são objetivos especificos deste curso:

- Proporcionar ao aluno a formação necessária ao seu pleno

desenvolvimento, visando os processos técnicos, organizacionais e administrativos, para aquisição de competências ao trabalho, garantindo-lhe a condição na habilitação de Técnico em Adminstração de Logística;

- Desenvolver, através dessa habilitação as qualificações profissionais intermediárias, que compõem o itinerário profissional, competências que favoreçam a laboralidade do profissional egresso desse curso;

- Capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas, junto às empresas de armazenamento, transporte e distribuição de bens.

3 - Perfil profissional de conclusão dos egressos do curso

O Técnico em Administração de Logística ao término do curso, deverá ser capaz de administrar, planejar e coordenar processos de armazenagem, transporte e distribuição de bens, tendo adquirido competências profissionais gerais para:

- Utilizar os instrumentos de administração e planejamento, bem como administrar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos de pessoal e de recursos materiais, dos sistemas de armazenagem, transporte e distribuição;

- Analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas a área de logística de armazenagem, transporte e distribuição de bens;

- Correlacionar as diversas modalidades de transportes: rodoviário, ferroviário, marítimo, hidroviário, portuário, aéreo e dutoviário, com o tipo de bem a ser transportado;

- Organizar, administrar e controlar as operações de armazenagem, transporte e distribuição de bens;

- Utilizar tecnologias de Informação disponíveis para agilização, acuracidade e controle das operações logísticas.

(3)

Rua Antonio Agú, 361 – 1º e º Pavimento

Osasco – Cep.: 06013-006 – Fone.: 3681-9695 Fax.: 3699-5250

PC_48.890.693/0001-61_LOGISTICA Página - 3 – Componentes Curriculares

-

Equipamentos e transporte de armazenamento: Aspectos construtivos e funcionais. Montagem, desmontagem transporte e manutenção. Princípios de operação. Manuseio de equipamentos e materiais.

- Administração Geral: Está matéria tem o objetivo de introduzir o aluno no mundo da administração, dando-lhe noção geral do que é administração.

Os conteúdos estudados serão: Introdução a administração, primeiras teorias sobre a administração, funções básicas da administração, coordenação, planejamento estratégico e tático, organização, direção, função de controle

-

Introdução a logística: Origem, evolução e conceitos de logística e supply chain. Atividades Logísticas. Canais de Distribuição. Transporte e Logística. Armazéns. Estoques. Possibilidades de terceirização de serviços logísticos. Tendências em logística.

-

Sistema de informações Logísticas: Informática básica, Tecnologia de processamento de informações logísticas. Integração dos dados logísticos. Telecomunicações e tecnologia de informação. Intercâmbio Eletrônico de Dados (Electronic Data Interchange - EDI). Código de Barras. E-commerce. Tecnologia de processamento de informações voltada para o consumidor. Internet/Intranet. Controle de Informações de Transportes e logística. Rastreamento de transportes via satélite. Geoprocessamento aplicado ao planejamento dos canais de distribuição.

-

Gestão de Armazenagem, transporte e distribuição: A evolução da armazenagem. A armazenagem como parte da Cadeia de Abastecimento. Armazém tradicional x armazém moderno. A automação na armazenagem. Tecnologia da Informação e o dilema Sistemas de Informação x Pessoas. Sistemas de Informação para Armazenagem. Características e funcionalidades de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS). Benefícios do WMS. Concepção, planejamento e implementação do WMS. Análise de viabilidade de um WMS. Aproveitamento máximo de instalações de armazenagem. As atividades da armazenagem na logística. Tipos de armazéns. Práticas de preservação de materiais estocados e de segurança das instalações. Gestão de Centros de Distribuição; Indicadores de desempenho da gestão dos estoques e da armazenagem. Gestão de Transporte e Distribuição: Processamento de Pedidos; Análise do mercado de transportes. Indicadores de desempenho da área de transportes. Nível de serviços. Utilização do EDI (Eletronic Data Interchange) na gestão de transportes. Negociação de fretes. O papel dos transportes na rede de abastecimento. Transportes modais e multimodais. Custo de transporte. Análise custo x benefício integrada com as demais funções logísticas. Transporte próprio e através de terceiros. Contratos de transporte. Terminais de transporte. A influência das modalidades de entrega na qualidade e nos custos operacionais. Parcerias com empresas delivers (tipo Fedex, DHL, UPS). Monitoração de transportes em tempo real (via satélite). Sistemas de informações geográficas e Programação de transportes. Roteirização. Definição da cadeia logística de distribuição. Indicadores de desempenho relacionados a armazenagem, transporte e distribuição.

(4)

Rua Antonio Agú, 361 – 1º e º Pavimento

Osasco – Cep.: 06013-006 – Fone.: 3681-9695 Fax.: 3699-5250

PC_48.890.693/0001-61_LOGISTICA Página - 4 –

-

Planejamento e Controle de Estoque: Métodos de planejamento e controle: MRP, JIT/KANBAN. Avaliação do desempenho da produção. Benchmarking. Análise dos tipos de estoques para as diferentes organizações. Planejamento e programação de estoques. A técnica de Pareto (ABC). Modelos de gestão. Papel estratégico dos estoques de segurança. Custo de estocagem x custo de compras. Lotes econômicos. Aplicações VMI/ASN (Vendor Managed Inventory/Advanced Ship Notice). Indicadores de desempenho da gestão dos estoques.

-

Matemática Comercial: Está disciplina visa aplicar conceitos de matemática financeira e estatistica. Regra de três, Juros simples e composto, desconto simples e composto. Métodos estatísticos no gerenciamento de processos de produção. Coleta de dados. Folhas de verificação. Distribuições e histogramas. Gráficos de Controle. Controle estatístico da qualidade. Fórmulas teóricas.

-

Logística de Suprimento: Quais os relacionamentos entre clientes e fornecedores. Parcerias cliente-fornecedor em logística. Funções do comprador, planejador e vendedor. Negociação; Coordenação com outras áreas de inter-relacionamento, identificando e selecionando critérios cliente-fornecedor para parcerias. Determinando metas de parceria. Determinando o sistema apropriado de acesso às informações. Selecionando o representante e determinando as obrigações. Desenvolvendo as qualificações adequadas para representantes plant”. Conceito do comprador “in-plant”. Como criar um relacionamento baseado na verdade. Eliminando o comprador, planejador e vendedor. Como implantar alianças entre clientes e fornecedores. Avaliando as parcerias. Desenvolvimento de produtos na parceria - engenharia simultânea (clientes e fornecedores). Suprimentos no ambiente eletrônico. Compra eletrônica. Cartão de compras. e-purchasing, e-procurement. Tendências em suprimentos.

- Contabilidade Geral: Está disciplina visa introduzir o aluno no universo da contabilidade, dando-lhes noções das ferramentas básicas necessárias para que possa utilizá-las nos processos administrativos diários das empresas .

Os conteúdos estudados serão: Introdução, noções de débito e crédito, balancete de verificação, escrituração, apuração do resultado do exercício, balanço patrimonial, RCM e CMV.

-

Custos Logísticos: A contabilidade de custos aplicada à Logística. Processos discricionários para controlar custos: definição de prioridades de controle. O conceito de custo total e a prática das trocas compensatórias (trade-off). A definição dos pontos de medição de custos ao longo da cadeia logística. Os métodos para apuração de custos logísticos. O método ABC (activity based costing). Simulação de cenários para avaliação de resultados na implementação de decisões relacionadas ao número e localização de CD's, uso de fontes alternativas de suprimento, terceirização de serviços, uso de operadores logísticos, etc.

-

Sistema de Segurança: Higiene e segurança industrial. Higiene, fadiga, insalubridade. Segurança contra incêndio. Noções de primeiros socorros. Impacto ambiental.

(5)

Rua Antonio Agú, 361 – 1º e º Pavimento

Osasco – Cep.: 06013-006 – Fone.: 3681-9695 Fax.: 3699-5250

PC_48.890.693/0001-61_LOGISTICA Página - 5 –

Prevenção de acidentes. Acidentes de Trânsito. Dispositivos de controle e segurança. Segurança individual e do grupo. Normas de Segurança no Armazenamento, transporte e distribuição.

- Marketing: Está disciplina tem como objetivo subsidiar o aluno dos elementos de marketing pessoal e direcionado a produtos e empresas.

Conteúdo estudado: Produto, mercado, pesquisa de mercado, comunicação em marketing, meios de veiculação de marca e imagem, telemarketing, promoção de vendas, merchandising, rádio, TV, cinema e música.

- Economia e Mercado: Nesta disciplina o aluno terá noções de economia geral e economia empresarial, estudos de como aplicar melhor os recursos de uma empresa, como viabilizar os investimentos, etc.

Os conteúdos estudados serão: Definição e objetivo da economia, problemas de natureza econômica, sistema econômico, contabilidade nacional, consumo e poupança, determinação da renda e do nível de atividade, moeda, inflação, teoria elementar da demanda, teoria elementar da produção, bolsa de valores.

- Direito: está disciplina é de suma importância para o curso, pois tem o objetivo de ensinar ao aluno a legislação especifia de direito tributário e trabalhista que são temas importantíssimos para este técnico.

Referências

Documentos relacionados

Com este estudo pretende-se aferir que práticas os médicos pediatras e obstetras adotam na consulta relativamente à saúde oral das crianças, assim como os seus conhecimentos básicos

Na perspectiva nietzschiana, o sujeito moderno é uma farsa extremamente útil para a estruturação da “realidade” moderna; não apenas útil, mas essencial, pois é a partir da

Para isso propomos a criação de um banco de dados que centralize as informações em diversos níveis: de sistematização de informações sobre os sítios arqueológicos e sobre

bens ser removidos para a guarda do depósito judicial, ressalva das garantias da Exequente, bem como, para prevenir surpresas, sejam arrestados bens suficientes

¾ Avaliar as condições do local de trabalho para instalação de máquinas e equipamentos. ¾ Definir fluxo do processo para automatizá-lo. ¾ Propor soluções ergonômicas

segundo escala de notas relativas ao percentual de redução da biomassa aérea, onde a nota zero corresponde a nenhuma redução da parte aérea e a nota 100 corresponde a 100%

Senão você vai ter que escolher: Fica preso a uma versão pré-histórica do kernel; ou Tem ainda mais trabalho, podendo ser tarde demais O Xen é um bom exemplo didático..

 Contudo,  ambos  consideram  importante   a  realização  de  treinamentos  constantes...  Logística  empresarial:  transportes,  administração  de