• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

PLANO DE ENSINO Unidade Universitária:

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático:

Disciplina:

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ADULTOS I

Código da disciplina: 282.6714.1 Professor (es):

DENISE ELENA GRILLO

DRT: 109044-7

Etapa 7ª Carga horária: 03 aulas ( 02 ) Teoria

( 01 ) Prática

Semestre Letivo: 1º/2013 Ementa:

A disciplina apresenta e discute os fundamentos teóricos da elaboração de programas de Educação Física para adultos com foco em Saúde e Qualidade de Vida,

especificamente os mais comuns atualmente e predominantes em Academias, Clubes e Centros de Lazer (SESI, SESC, etc..). Inicialmente são apresentados os conceitos de Saúde, Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, bem como ferramentas

(questionários) para avaliação de cada um destes temas. Em seguida é apresentada uma conceituação das características motoras e psico-sociais da fase adulta, bem como uma visão geral das práticas mais freqüentadas nesta fase. Em seguida, são

apresentados os conceitos necessários para análise crítica e desenvolvimento de programas para as seguintes qualidades físicas: resistência aeróbia, resistência muscular localizada, força muscular, e flexibilidade.

Objetivos:

Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer as características da idade adulta quanto aos aspectos psicossocial, cognitivo e físico-motor. Conhecer as possibilidades de intervenção profissional. Realizar diagnósticos, planejamento e execução de

programas Educação Física para adultos com foco na melhora e manutenção das condições gerais de saúde e qualidade de vida.

Reconhecer e analisar a viabilidade de execução de programas.

Desenvolver o senso crítico em relação aos programas existentes no mercado de trabalho.

Conteúdo Programático:

Unidade Temática 1: A resistência aeróbia como foco dos programas de educação física para adultos.

• Dimensão Conceitual: Prescrição de atividades aeróbias, formas de controle da intensidade e adequação do trabalho.

(2)

• Dimensão Procedimental: A partir de referenciais de avaliação física, elaborar a prescrição adequada ao grupo e/ou indivíduo para melhora da capacidade cardiovascular.

• Dimensão Atitudinal: Análise crítica dos diversos programas existentes no mercado de trabalho com este foco.

Unidade Temática 2: A resistência muscular localizada e a força muscular como foco dos programas de educação física para adultos.

• Dimensão Conceitual: Resistência muscular e força muscular: conceitos e aplicações, tipos e métodos de treinamento, periodização do treino de força para a saúde e qualidade de vida, especial atenção aos conceitos de treinamento funcional

• Dimensão Procedimental: Elaboração de planilhas e programas de treinamento, e sua adequação para diversos contextos (academia, personal trainning, clubes, etc..)

• Dimensão Atitudinal: Valorização de uma postura crítica em relação aos diferentes tipos de treinamento de força e RML existentes no mercado de trabalho, bem como à suplementação de substâncias.

Unidade Temática 3: A flexibilidade como foco dos programas de educação física para adultos.

• Dimensão Conceitual: Flexibilidade e alongamento, lassidão e hipermobilidade, métodos de treinamento da flexibilidade.

• Dimensão Procedimental: Elaboração programas específicos para o desenvolvimento da flexibilidade, adequação dos métodos para diferentes contextos e indivíduos

• Dimensão Atitudinal: Valorização de uma atitude que busca o vínculo com o aluno promovendo sempre alternativas para a diversidade encontrada nas salas de academia, clubes, etc.

Unidade Temática : A coordenação motora e equilíbrio como foco dos programas de educação física para adultos.

• Dimensão Conceitual: coordenação motora e equilíbrio e inclusão nos métodos de treinamento do condicionamento físico.

• Dimensão Procedimental: Elaboração programas específicos para o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio.

• Dimensão Atitudinal: Valorização de uma atitude que busca o vínculo com o aluno promovendo sempre alternativas para a diversidade encontrada nas salas de academia, clubes, etc.

Unidade Temática 5: Qualidade de Vida, Saúde e Promoção da Saúde na Idade Adulta. O adulto e as características motoras e psico-sociais – fatores importantes para a escolha de programas de educação física.

• Dimensão Conceitual: Conceitos de qualidade de vida, saúde e promoção da saúde, características motoras, cognitivas e afetivas do adulto jovem, características de personalidade e prática de exercícios, práticas físico-esportivas mais freqüentes na população adulta.

• Dimensão Procedimental: Elaboração de diagnóstico e análise para implantação de programas de educação física para adultos a partir de questionários validados cientificamente.

(3)

• Dimensão Atitudinal: Reconhecimento da diversidade existente na população adulta e das influências nas aulas de educação física para esta faixa etária; ampliação da visão fragmentada de trabalho corporal com adultos.

Metodologia:

O conteúdo programático será assim desenvolvido:

• Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. • Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com

a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica.

• Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas.

• Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais.

• Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem.

• Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional.

a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problemas e propondo soluções.

b) Recursos audio-visuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias.

c) Visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações interpessoais deste contexto.

d) Palestras com convidados: acompanhar a apresentação de profissionais e/ou acadêmicos tomando contato com a diversidade de experiências e conhecimentos, além de ampliar e enriquecer o conteúdo da disciplina. • Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são

(4)

responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo.

Critérios de Avaliação:

De acordo com a resolução 1/2012 do Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 03/01/2012, a avaliação será efetuada por meio de avaliações intermediárias e por uma avaliação final, assim organizadas:

Avaliação Intermediária:

N1:Relatórios (1 e 2) de atividades de estágio (valor 5.0) N2:provas práticas Intermediárias (valor 5.0)

Avaliação Final:

N2:Prova Final (valor 10.0) Media Final: N1 + N2

2

Considerando as especificidades da disciplina e, em concordância com a resolução 1/2012, a elaboração de relatórios ou atividades de estágio corresponderá a 50% da média final. As notas atribuídas às atividades de Estágio somente serão validadas mediante entrega de toda a documentação oficial que comprova a conclusão do Estágio Obrigatório.

A média final para aprovação será 6,0. Bibliografia Básica:

FLECK, M.P.A; ET al. A avaliação de qualidade de vida – Guia para profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOBBI, Sebastião, VILLAR, Rodrigo, ZAGO, Anderson Saranz. Bases Teórico-Práticas

do Condicionamento Físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HOWLEY, E.T. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. Porto Alegre: Artmed, 5ª. Ed 2000 / 2008.

NAHAS, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006.

Bibliografia Complementar:

ALTER, M. J. Ciência da flexibilidade. Porto alegre :Artmed, 2010. BEE, Helen L. Ciclo Vital. Porto Alegre: Artmed, 1997. 656 p.

BOMPA, T. A periodização no treinamento esportivo. São Paulo: Editora Manole, 2001.

BROOKS, D. Treinamento Personalizado: elaboração e montagem de programas. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

CAMPOS, A; NETO, B. C. Treinamento Funcional Resistido. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

HAYWOOD, K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida - 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 5ª. Ed 2010.

HASKELL, W.L.; LEE, I.M.; PATE, R.R.; POWELL, K.E.; BLAIR, S.N.; FRANKLIN, B.A.; MACERA, C.A.; HEATH, G.W.; THOMPSON, P.D.; BAUMAN, A. American College of Sports Medicine; American Heart Association. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults from the American College of Sports Medicine and

(5)

the A p.142 NOV Jane UCH trein American H 23-34, aug. VAES, J.S. eiro: Shape, HIDA, M. C. namento de Heart Assoc 2007. Personal 2003 Manual de e força. São ciation. Med Training e e musculaç o Paulo: Ph dicine & Sc e condicion ção: uma a horte, 2003. cience in S namento f bordagem Sports & Ex ísico em a teórico-prá Exercise, v. academia. ática ao 39, n.8, Rio de

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

In this context, the present study evaluated plasma CORT and IGF-I concentration, rectal temperature (RT), RR and milk yield in lactating Holstein cows submitted to thermal

emitida pela senhora vereadora, Dr.ª Maria José Coelho, a câmara municipal deliberou, por unanimidade, revogar a deliberação tomada na reunião de 27 de novembro de

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Segundo Gomes (2012), toda articulação do Estado, na aceleração e intensificação da ocupação desta malha urbana, ocasionou um intenso processo de especulação

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Professor of Public International Law at the Federal University of Minas Gerais, Brazil... Professor of Public International Law at the Pontifical Catholic University of

Os motoristas renormalizam a sua actividade, seja iniciando cada serviço mais cedo do que os outros motoristas (tal como observamos no caso dos motoris- tas da empresa C),