• Nenhum resultado encontrado

POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DOS PORTFÓLIOS: AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DOS PORTFÓLIOS: AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DOS PORTFÓLIOS: AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Lisete Funari Dias [Universidade Federal do Pampa] Carla Denize Ott Felcher [ Universidade Federal de Pelotas] Crisna Daniela Krause Bierhalz [Universidade Federal do Pampa]

Resumo- Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação formativa que se utiliza de

portfólios virtuais na componente curricular Leis Físicas da Natureza, no curso de Ciências da Natureza- Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/ Brasil em 2013. A justificativa para este trabalho está em apresentar resultados que colaborem com as pesquisas em avaliação no Ensino de Física e formação de professores de Ciências da Natureza. Além disso, justifica-se o uso dos portfólios pelo seu significado para a educação, ou seja, nele estarão registradas de forma reflexiva todas as atividades realizadas pelo estudante, a cada semana do período letivo. Esta ferramenta serve tanto como instrumento de autoavaliação da aprendizagem do próprio aluno, quanto ao professor para autoavaliação de suas estratégias didáticas, ou seja, o portfólio deve ser capaz de dar uma visão geral sobre a potencialidade de ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que se pode falar no portfólio como uma avaliação formativa, resultado que não se consegue com a prova somativa formal. Com base na teoria da Aprendizagem Significativa, em referenciais sobre os portfólios e sobre avaliação, os dados obtidos através dos portfólios foram interpretados utilizando a metodologia de análise documental e classificados em categorias segundo a definição de Hernandez (2000) para os portfólios. Dessa forma, elegeram-se as estratégias didáticas com maior potencial de aprendizagem significativa. Conclui-se, dentre as atividades desenvolvidas que, as provas simuladas e a terceira avaliação, envolvendo um laboratório virtual através de simulações computacionais, foram eleitas pelos alunos, como sendo as estratégias didáticas para o ensino-aprendizagem da Mecânica Newtoniana promotoras de uma aprendizagem significativa.

Palavras chave- Portfólio, Avaliação, Aprendizagem Significativa

Introdução

Este trabalho, resultado de uma experiência em sala de aula, apresenta possibilidades e contribuições do uso de portfólios virtuais utilizados como avaliação do ensino-aprendizagem da componente curricular Leis Físicas da Natureza, no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, em 2013, na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/Brasil. Os portfólios virtuais foram postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) em períodos que antecediam às provas, sendo estes, analisados pela professora.

(2)

A justificativa para este trabalho está em apresentar resultados que colaborem com as pesquisas em avaliação no ensino-aprendizagem de Física e formação de professores. A busca é pela estratégia com maior potencialidade de aprendizagem da Mecânica Newtoniana, conhecimento extremamente necessário aos saberes deste aluno, futuro professor da área das Ciências da Natureza.

Entende-se, com base na Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1978) que, antes da elaboração de qualquer material didático ou proposta de atividade, cabe ao professor a tarefa fundamental de identificar qual subsunçor (pré requisitos) o aluno já possui. No entanto, cada aluno é singular, apresentando um conjunto de ideias, significados e emoções, proveniente de diversos fatores, tanto sociais, quanto culturais. Sendo assim, cada aluno tem uma estrutura conceitual diferenciada. Por exemplo, quanto à escolaridade básica, os alunos do curso Ciências da Natureza são de formações muito diversificadas.

Primeiramente procurou-se responder, com esta teoria, que é cognitivista, como se dá a aquisição da estrutura conceitual. Seja qual for a situação, o modelo de construção de material didático deve visar a estruturação da aprendizagem, fazendo com que os saberes tenham significado ao aluno. Outra preocupação do professor, ao elaborar estratégias de ensino, é avaliar se o aluno teve aproveitamento. O processo requer ainda que, após avaliar, o professor reflita sobre o ato de ensinar e eleja qual a estratégia didática capaz de motivar o aluno e atingir o objetivo de aprendizagem. Somente a prova tradicional, avaliação somativa, não é capaz de dar este retorno ao professor. Nem sempre os resultados nas provas identificam a aprendizagem. Conforme Abib (2010), as práticas avaliativas, com ênfase tradicional, derivam de um processo no qual o aluno é receptor e o professor o transmissor, ou seja, o ensino se caracteriza por transmissão e a aprendizagem por gravação mecânica de informações. Na perspectiva de um instrumento de avaliação formativa foram utilizados os referidos portfólios virtuais. Segundo Hernandez (2000), o portfólio deve conter as melhores amostras de seu trabalho em forma de imagens, anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos, controles de aprendizagem e conexões com outros temas fora da escola.

Com base nos referenciais teóricos citados, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, que irá analisar e transcrever resultados obtidos pelos portfólios durante o processo de ensino- aprendizagem da Mecânica Newtoniana. Procura-se também a definição de portfólios na concepção dos alunos e com isto identificar a possibilidade de autoavaliação. Além disso, considera-se a possibilidade da avaliação das estratégias

(3)

didáticas utilizadas pelo professor, pressupostos para concluir sobre a potencialidade de aprendizagem da estratégia didática.

Análise dos portfólios e discussões

Os instrumentos de coleta de dados qualitativos foram os portfólios dos 24 alunos e, de acordo com a metodologia da análise documental, foram consideradas categorias capazes de estabelecer uma conexão entre os anseios, sugestões, reclamações, as metodologias de ensino, os métodos de estudo e a efetiva aprendizagem demonstrada, tanto nas provas formais durante o semestre, quanto nas autoavaliações registradas nos portfólios. Para análise, os dados foram separados em categorias, segundo a definição de Hernandez (2000) para os portfólios, tais como: “evidências dos conhecimentos que foram sendo construídos”; “estratégias utilizadas para aprender”; “disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”. Os alunos foram numerados acompanhados da letra A.

“Evidências dos conhecimentos que foram sendo construídos”-

A5: [...]a professora foi moldando suas aulas conforme nossas necessidades, e isso foi muito importante para o meu aprendizado... A13: [...]com essa mudança na metodologia de ensino a turma se empenhou muito mais. A8: Uma atividade proposta que me deixou bastante contente foi a prova simulada. A1: [...]a professora sempre tentou trazer novas possibilidades para incorporar em suas aulas, o portfólio e a simulação da energia na pista de skate. A3: [...]a utilização de recursos computacionais, a ida ao laboratório de informática. A4: [...]sobre simulação de looping na pista de skate, sempre que contextualizarmos, transmitimos o conhecimento de uma maneira mais acessível.

“Estratégias utilizadas para aprender”-

A2: Os exercícios [...]uma primeira vez acompanhados da resolução postada e, a partir da segunda vez em diante, estão sendo realizados sem consulta, apenas ao final corrigindo como foi o desempenho. A5: Procurei estudar em casa... A7: Pude perceber o quanto é fundamental desenhar o que o problema está apresentando. A17: [...]a professora nos deu uma segunda chance para recuperar a nota da prova, refazendo-a. A15: A terceira prova foi trocada por um relatório, utilizando o recurso do Phet Colorado ‘ energia na pista de skate’. O trabalho foi feito em casa e é muito bom de trabalhar, chega a ser divertido.

“Disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”

A11 –[...]e parei para uma reflexão: devo me dedicar mais aos meus estudos, pois não concluirei com êxito. A3: [...] o meu rendimento aumentou em relação ao início do semestre. A5: [...] faço um balanço de todas as coisas que aprendi, das que tive mais dificuldade e como busquei vencer. A14: para encerrarmos o semestre só me resta concordar com a professora quando diz que não devemos desistir.

(4)

A2: Este portfólio [...]para que nenhum detalhe fosse perdido. A5: Procurei realizar os portfólios, [...] eu pude acompanhar meu desenvolvimento durante o semestre. A6: [...] mas os portfólios vieram para ajudar. As críticas nos portfólios com relação às aulas ajudaram o componente curricular a se estruturar.

A8: Após a entrega da primeira parte do Portfólio, ficou visível a brusca mudança na metodologia de ensino adotada. A10: Após a primeira leitura dos portfólios, pela docente, de cada um dos discentes ficou explícito que é a melhor maneira para uma avaliação individual da metodologia de ensino-aprendizagem. A9: Confesso que além de manter um controle sobre o aprendizado individual o portfólio também é benéfico a nós alunos, pois é uma forma de rever o conteúdo passado em aula. É outra forma de avaliação.A16: É também um meio de conversar e apresentar problemas que enfrentamos em sala de aula.

Inicialmente, a investigação partiu da possibilidade do portfólio ser capaz de estabelecer uma ponte professor-aluno, apresentando os anseios, sugestões, reclamações, as metodologias de ensino e métodos de estudo. Neste sentido, todos os dados, inclusive os não selecionados neste trabalho, concordam com tal possibilidade.

Quanto às evidências dos conhecimentos construídos, conclui-se que, inicialmente, a representação das grandezas vetoriais da cinemática apresentou o maior grau de dificuldade. Por este motivo, os exercícios foram resolvidos em aula e, antecedendo a prova tradicional, foi realizada uma prova simulada com o mesmo nível, a fim de testarem os conhecimentos adquiridos e suas dificuldades. Os resultados na primeira prova foram considerados bons, frente aos tantos conhecimentos novos. Dos 24 alunos, 16 foram aprovados. Na segunda etapa, para o estudo das Leis de Newton, também com tratamento vetorial das forças, resolvemos muitos exemplos em aula e outra prova simulada.

Sobre as estratégias utilizadas para aprender, os dados evidenciam formas de estudo, o pouco tempo disponível para o estudo, por ser um curso noturno, a chance de corrigir os erros na segunda prova, mas enfatizam a troca da terceira prova por um trabalho em grupos denominado de laboratório virtual, envolvendo a simulação computacional “energia mecânica numa pista de skate”. Consideram as estratégias simulações e animações com grande potencial de aprendizagem dos conceitos abstratos. Além disso, concordam que a simulação da pista de skate, fez com que aprendessem os conceitos de forma lúdica. Nesta avaliação todos foram aprovados, sendo acrescentado 1,0 ponto da versão final do portfólio a título de autoavaliação.

A disposição de quem elabora o portfólio para continuar aprendendo, é evidenciada. Isso ficou visível nos depoimentos de alunos que inicialmente estavam desestimulados com o curso devido a terem concluído um ensino médio por Supletivo ou curso Normal há muito tempo atrás.

(5)

Os alunos concordam com o portfólio como instrumento de avaliação, como significado de controle para o professor. Para eles serve de um instrumento reflexivo, no qual fica registrada toda sua trajetória, logo é um instrumento de autoavaliação.

Como resultado final, na componente curricular Leis Físicas na Natureza, houve aprovação de 21dos 24 alunos e as reprovações de deram por falta de disposição em aprender.

Considerações Finais

Através desta investigação sobre as estratégias didáticas utilizadas para o ensino-aprendizagem de Física, conclui-se que, o planejamento da componente curricular Leis Físicas da Natureza, confere com o que a teoria, ou seja, a primeira preocupação de um professor é refletir sobre suas ações no que se refere ao como ensinar, o que ensinar e qual a melhor estratégia didática para que atinja o objetivo de aprendizagem.

Entre os recursos com maior potencial foi eleita, pelos alunos, a experimentação virtual através de simulações computacionais da Energia numa Pista de Skate, acompanhadas da escrita de um relatório, que visou a estruturação da aprendizagem com relação à Energia Mecânica. Na concepção dos alunos, as simulações computacionais são capazes de tornar concreto o que a Física apresenta como abstrato.

Conclui-se que, se nos portfólios estão registradas de forma reflexiva todas as atividades realizadas pelo aluno e serve de um instrumento de autoavaliação. Além disso, o professor, ao ler estes portfólios, faz a autoavaliação de sua prática pedagógica.

Referências

ABIB, M.L.V.S. Avaliação e melhoria da aprendizagem em Física. In: Ensino de Física. Coleção Idéias em Ação. São Paulo: Cengage Learning. 2010. p.141-157

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. Săo Paulo: EPU. 1999.195 p.

MOREIRA, M.A, MASINI, E.F.S. Aprendizagem Significativa- A Teoria de David

Ausubel,São Paulo: Centauro, 2ª ed,2006.

PHET COLORADO. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Essas tarefas, para nossa organização didática, são identificadas como Localizar um ponto no plano, Determinar a distância entre dois pontos dados, Encontrar a

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Um sistema que cria um ônus para a escola, seja em termos de gratificação não recebidas ou de medidas administrativas, sempre será visto como injusto em um

(MEC, 2014, p.29). E no campo da Gestão Educacional, a Secretaria de Educação, ao elaborar o PAR, deve sinalizar qual é o método de escolha de gestores escolares e quais são os

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Desta forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir dos seguintes objetivos específicos: descrever a estrutura administrativa da CDE7 no contexto organizacional

Nesse sentido, o último capítulo propôs ações a serem executadas pela equipe gestora e docente, como o estudo das concepções de educação em tempo integral sugeridas