• Nenhum resultado encontrado

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria""

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

Realizou-se, na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, no período de 22 a 24 de novembro de 2006, a XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho nº 07 – Indústria, com a presença das delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

As Delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai deram as boas-vindas a Delegação da Venezuela a suas atividades que desenvolvem no âmbito do SGT 7, e reconheceram que por se tratar de sua primeira participação no Subgrupo, sua incorporação seria feita de forma progressiva e ajustada aos avanços da Adesão da Venezuela ao MERCOSUL.

A lista de participantes das delegações consta como Anexo I. A agenda dos temas tratados consta como Anexo II.

O resumo da Ata consta como Anexo III.

1. Mandato GMC – Integração Produtiva

O representante do GMC da PPTB relatou sobre os mandatos derivados da reunião de Cúpula do MERCOSUL ocorrida em Córdoba, Argentina, em julho de 2006, na qual foi estabelecido pelos Presidentes dos Estados Partes mandato referente a questão da Integração Produtiva no MERCOSUL. Em obediência a este mandato o GMC está formulando uma agenda de desenvolvimento e integração produtiva para orientar a implementação do mesmo.

Em apoio a esta formulação a Coordenação da PPTB do SGT 7 elaborou uma proposta de pauta de desenvolvimento e integração produtiva (anexo IV) que foi apresentada ao Plenário do SGT 7 para apreciação e posterior encaminhamento ao GMC. A referida proposta inclui muitos dos temas historicamente tratados no âmbito do SGT 7.

(2)

1.1. Proposta de Pauta para o Plano de Desenvolvimento e Integração Produtiva do MERCOSUL

Feita a apresentação, as Delegações concordaram quanto à pertinência e oportunidade da pauta proposta como uma primeira etapa para a abordagem sistematizada da questão, ainda que em termos amplos, na forma de diretrizes e estratégias recomendadas.

Observaram também a necessidade de que esta pauta preliminar seja detalhada num plano de ações concretas para dar efetividade ao que está proposto.

As delegações da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela solicitaram um prazo mínimo para que pudessem fazer consultas internas com os representantes do mais alto nível das diversas instâncias verticais e horizontais que são afetas a este documento, tendo sido acordado que se farão os maiores esforços para que até o dia 5 de dezembro de 2006 cada delegação e SM encaminhem seus comentários, críticas e sugestões a PPTB, que então consolidará as contribuições recebidas das demais delegações e remeterá as mesmas o documento já ajustado para aprovação.

Participou também da reunião o Sr. Reginaldo Arcuri que, por mandato do Conselho de Ministros, tem assessorado o GMC na questão da Integração Produtiva do Mercosul, o qual relatou as ações que tem desenvolvido neste sentido tendo comentado e disponibilizado o “Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul – MERCOPARTS” (Anexo V) e o “Projeto de Integração Produtiva de Empresas dos Países Membros do Mercosul” (anexo VI) e mencionou ainda o “Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores da Petrobrás nos paises da região” e outro projeto na área de turismo.

Expressou ainda sua percepção de que são fatores críticos de sucesso na busca da integração produtiva:

• Que a mesma seja sustentada por decisão do mais alto nível no Mercosul; • Necessidade de persistência e continuidade com o fluxo de recursos

necessários para realização das ações;

• Disponibilidade por espaços de tempo mais longos de pessoal técnico de cada país da região, que possa ter maior dedicação ao planejamento, a articulação e a implementação de projetos;

• Uma coordenação ágil.

As Delegações concordaram com esses pontos e adicionaram comentários sobre a importância de se enfatizar que a integração proposta se concentra na área de

(3)

produção e tem como desafio vencer a falta de operacionalidade recorrente em ações planejadas no MERCOSUL.

As Delegações concordaram em que os projetos apresentados sejam considerados na adequação da pauta proposta.

1.2. Distribuição dos questionários de integração produtiva às entidades representativas dos diversos setores produtivos nos quatro países.

As quatro delegações concordaram que a resposta aos questionários está muito aquém do esperado, inviabilizando uma análise setorial por este instrumento. Houve consenso que o processo deve ser interrompido para a formulação de um novo modelo de questionário, mais simplificado, com menos complexidade de dados, a ser elaborado pela SM e encaminhado a PPT para articulação com as demais delegações, visando futura redistribuição tendo em vista que a receptividade das empresas ao tema se mostrou muito baixa, no modelo anteriormente apresentado. Foi estabelecido prazo até fevereiro de 2007 para a revisão do questionário pela SM.

1.3. Apoio ao Programa de Integração Produtiva

As Delegações aprovaram que a Secretaria do MERCOSUL amplie suas tarefas de secretaria, para apoio e acompanhamento também para o Programa de Integração Produtiva.

2. Projeto de Cooperação MERCOSUL-UE

As delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai concordaram com o encaminhamento da proposta à Comissão Européia desde que sejam incluídas as seguintes alterações:

• Na página 3, no espaço imediatamente anterior ao item 1.2 “Principais Prioridades” a inclusão da frase: “que se dê prioridade aos projetos que já existem”.

• Nova redação proposta para o item 3 da página 3: “favorecer a harmonização de normas e procedimentos de avaliação da conformidade que em muitos casos pode contribuir para a elaboração de memorandos de entendimento entre órgãos certificadores”.

• Na página 5, no terceiro parágrafo do item 2.2 “beneficiários” incluir a seguinte expressão ao final;”com amplo impacto no nível de emprego e com especial ênfase nas empresas de menor porte.

(4)

3.1. Apresentação do Plano de Trabalho da Unidade de Gestão

As delegações foram informadas sobre a instalação da Unidade de Gestão de Madeira e Móveis na Secretaria do MERCOSUL – UGF/SM, seguida pela apresentação de seus integrantes.

Os integrantes da unidade de gestão fizeram uma apresentação das ações realizadas desde agosto de 2006, dos estudos técnicos realizados e em andamento assim como do Plano de Ação para o primeiro semestre de 2007 (anexo VIII).

Apresentou-se também as páginas web do SGT 7 e do FCCMMM redesenhadas (anexo VIII). O informe completo, com os anexos, foi distribuído, em formato impresso e digital, a cada um dos coordenadores dos países membros.

3.2. Apresentação pela Secretaria Mercosul dos avanços verificados em apoio ao FCCMMM

Os representantes da Secretaria MERCOSUL apresentaram os indicadores de desempenho sobre a cadeia produtiva de Madeira e Móveis e apresentaram o plano de trabalho para o próximo semestre.

As Delegações aprovaram os seguintes pontos apresentados pela UGF/SM:

• Plano de Ação para o primeiro semestre de 2007 com os seguintes agregados: a) Ampliar o estudo de oferta e demanda do bloco para o desenvolvimento do programa de substituição de importações de bens de capital a partes, bens finais e outros da cadeia de madeira e móveis; b) Incluir dentro das áreas de apoio técnico e administrativo ao SGT 7 e ao FCCMMM, a manutenção atualizada da agenda e da lista de áreas dos coordenadores e pontos focais do Foro.

• A publicação e difusão do Informe Técnico 017/06 CADEIAS PRODUTIVAS NO MERCOSUL. Os Foros de Competitividade do MERCOSUL: Uma ferramenta para a integração produtiva e a cooperação regional, na página web do SGT 7 e do FCCMMM e em outros meios.

• Que todos os informes e estudos elaborados pela SM ou consultorias contratadas no âmbito do SGT 7, uma vez aprovados pelo SGT 7, possam ser publicados na página web do SGT 7 e do FCCMMM.

• As propostas de página web do SGT 7 e do FCCMMM apresentadas pela SM e autorização de sua publicação. Solicitou-se, ademais, a inclusão de informação vinculada a casos exitosos, novidades de interesse e programas de reflorestamento. A SM realizará a atualização da mesma através dos insumos provenientes dos países membros.

(5)

• Que a SM siga trabalhando na proposta de indicadores de competitividade e indicadores de desempenho do Foro (anexoIX). A proposta deverá incluir indicadores qualitativos da evolução do relacionamento empresarial intra-bloco. A proposta será levada em consideração do SGT 7, previamente a V Reunião do FCCMMM.

Com relação ao questionário do setor de madeira e móveis, aprovado pelo SGT 7, e que está sendo realizado no Paraguai e Uruguai, a Argentina e o Brasil se comprometeram a enviar à SM a lista de empresas antes de 11 de dezembro. Com relação à Venezuela, a delegação realizará consulta e informará sobre a decisão de participar do processo.

Fixou-se como data limite para receber comentários sobre os avanços do Informe Final de Diagnóstico do Setor, realizados por F. Seabra e M. Ferreira, o dia 11 de dezembro de 2006.

3.3. Programa Desenvolvimento de Fornecedores

As delegações concordaram em retomar o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores no próximo semestre, com a realização da Missão de Sensibilização nos 4 paises no mês de marco de 2007, com possível participação de representante da delegação venezuelana.

O Paraguai sugeriu que a visita a Assunção ficasse para a última etapa, seguida pela reunião do Foro de Madeira e Móveis do Mercosul.

O SEBRAE irá construir uma proposta de um novo cronograma para a missão de sensibilização no mês de março de 2007 e irá encaminhá-la a PPTB até o dia 5 de dezembro para ser negociada, por meio eletrônico com as outras delegações. O representante do SEBRAE também encaminhará a PPTB, até o dia 5 de dezembro, informações sobre uma possível interação do projeto de desenvolvimento de fornecedores do FCMMM com um projeto BID em execução na República Dominicana que também prevê a ampliação da rede de fornecedores de partes, peças, componentes e móveis semi-acabados para a indústria moveleira daquele país.

4. Informe das Comissões Temáticas 4.1. Comissão de Propriedade Intelectual

As delegações realizaram novos avanços na negociação do “Protocolo sobre Princípios Básicos e Regras Gerais em Matéria de Propriedade Intelectual”. A delegação da Venezuela, considerando o seu processo interno para a adoção das

(6)

normativas do Mercosul e o fato de ser esta a sua primeira participação na Comissão de Propriedade Intelectual, informou sua necessidade de avaliar internamente o projeto em negociação, não sendo possível ainda emitir nenhum posicionamento sobre as disposições legais da proposta de Protocolo.

Consolidou-se um texto de trabalho para as negociações do “Protocolo de Harmonização de Normas de Matéria de Indicações Geográficas”.

Foi discutida a retomada do preenchimento de quadro informativo sobre os sistemas patentários nacionais para servir como subsídios para uma sondagem das possibilidades futuras de negociação nesse segmento dos direitos de propriedade intelectual.

Considerando a nova página web do SGT 7, a Presidência Pro Tempore brasileira irá solicitar à Secretaria do MERCOSUL que sejam reincorporados os links, que constam no anexo VIII da Ata da Comissão de Propriedade Intelectual, na referida página web ate o dia 10 de dezembro.

As delegações realizaram o tradicional processo de intercâmbio de informações sobre as negociações internacionais com vistas a harmonizar as posições dos países do Mercosul frente a essas negociações internacionais em matéria de propriedade intelectual.

Debateu-se a divulgação pela Comunidade Européia, em outubro deste ano, de listas sobre a situação da proteção dos direitos de propriedade intelectual em países terceiros, nas quais o Mercosul é um dos blocos econômicos citados.

A Ata da referida comissão será submetida ao ad referendum da Argentina e Paraguai

4.2 Comissão de MPMEA

Acordou-se que o tema “Arranjos Produtivos Locais” deverá ser objeto de um trabalho a ser desenvolvido no âmbito do 5 Países. Para a operacionalização do assunto deverão definir no próximo semestre uma metodologia de trabalho

conjunto em APLs pilotos.

Ficou acordado que na próxima reunião da Comissão serão apresentados pela representação brasileira os Projetos PRUMO e PROGEX.

As Delegações pactuaram construir até o final do 1º semestre de 2007 um conceito Mercosul de produto artesanal. Além disso, as delegações acordaram inclusive, no mesmo período, em apresentar informações até, no máximo, os 50 principais produtos artesanais exportados. As delegações deverão, também, colocar as suas posições a respeito da passagem de fronteira dos produtos artesanais.

(7)

Feiras de Artesanato – Cada país ficou incumbido de elencar até a próxima

reunião as 10 principais feiras de artesanato realizadas em seu território, para, posteriormente, promover a construção de um “Circuito Mercosul de Feiras de

Artesanato”.

As Delegações receberam a “Proposta de um Plano de Desenvolvimento e

Integração Produtiva do Mercosul” apresentada pelo coordenador do Brasil no

SGT 7. Acordaram se reunir nos próximos 60 dias para analisar a referida proposta no âmbito da Comissão e, em decorrência, propor ações voltadas para as micro, pequenas e médias empresas. A data deverá coincidir com as reuniões do Mercosul.

Em função da importância do tema “Integração Produtiva no Mercosul” as delegações pactuaram iniciar seus trabalhos em 2007, baseados em dois eixos

estratégicos:

(i) na definição de um sistema de informações de mercado a ser disponibilizado para os empresários dos 5 países;

(ii) na formatação de um Programa Piloto de Capacitação à distância através da Plataforma do MERCOSUL; e

(iii) as delegações acordaram que o tema “Intercâmbio de experiências na área de crédito e financiamento para as Micro, Pequenas e Médias Empresas nos 5 países partes” deverá constar da Pauta da próxima reunião.

A Ata da Reunião desta Comissão será submetida ao ad referendum da Delegação do Paraguai.

4.3 Comissão de Qualidade e Inovação

Concurso MERCOSUL de Design e Integração Produtiva em Móveis

As delegações aprovaram o documento “Concurso MERCOSUL de Design e Integração Produtiva em Móveis – Bases e Condições”, que consta como Anexo IV e o cronograma de atividades pendentes, que consta como Anexo V. O Concurso foi aprovado pelo Plenário, devendo ser lançado em marco de 2007, no Paraguai, por ocasião da Reunião do FCCMMM e tem a sua cerimônia de premiação programada para o mês de novembro de 2007, na sede da Secretaria MERCOSUL, no Uruguai.

Relatos sobre os programas nacionais na área do design e da qualidade

As delegações da Argentina e do Brasil entregaram aos demais países membros materiais de divulgação dos respectivos concursos de design.

(8)

As delegações acordaram seguir estudando o tema de Cooperação Técnica na próxima reunião da Comissão.

A Ata da referida Comissão será submetida ad referendum a Delegação do Uruguai e Venezuela.

PELA DELEGAÇAO ARGENTINA Luis Katz

PELA DELEGAÇAO BRASILEIRA Marcos Otavio Bezerra Prates

PELA DELEGAÇAO PARAGUAIA Jhonny Ojeda Velazco

PELA DELEGAÇAO URUGUAIA Adalberto Fried

PELA DELEGAÇAO VENEZUELANA Sorely Soto Carpio

(9)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

ANEXO I

LISTA DE PARTICIPANTES DAS

DELEGAÇÕES

(10)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

LISTA DE PARTICIPANTES

ARGENTINA

Nome Entidade E-mail

Luis Katz SICyPyME lukatz@necon.gov.ar

Gonzalo F. Campos SICyPyME goncam@mecon.gov.ar

Julio César Gutiérrez SICyPyME juguti@sepyme.gov.ar

Laura Risso SICyPyME –Plan Nacional de Diseño lrisso@mecon.gov.ar

Maria Cristina Chimeno SICyPyME mchimeno@mecon.gov.ar

Miguel Scagilotti Min. RR. EE max@mrecic.gov.ar

Mariela Bembi SICyPyME mbembi@sepyme.gov.ar

Ruben Geneyro SICyPyME rgeney@mecon.gov.ar

BRASIL

Nome Entidade E-mail

Antonio Sergio Martins Mello MDIC antonio.mello@desenvolvimento.gov.br

Marcos Otavio Bezerra Prates MDIC marcos.prates@desenvolvimento.gov.br

Cândida Maria Cervieri MDIC cândida.cervieri@desenvolvimento.gov.br

Afonso Cardoso MRE acardoso@mre.gov.br

Marcio Heidi Suguieda MDIC marcio.suguieda@desenvolvimento.gov.br

(11)

Tatiana Lacerda Prazeres ABDI tatiana.prazeres@abdi.gov.br

Maria Carolina Souza MRE mcgsouza@mre.gov.br

Alexandre de Oiveira Ambrosini SEBRAE alexandre.ambrosini@sebrae.com.br

Miriam Machado Zitz SEBRAE miriam@sebrae.com.br

Alexandre Ribeiro P. Lopes MDIC alexandre.lopes@desenvolvimento.gov.br

Waldir Santos de Lima Filho MDIC waldir.lima@desenvolvimento.gov.br

Ana Luiza Guerón INMETRO algueron@inmetro.gov.br

Abidack Raposo Correa BNDES acorrea@bndes.gov.br

Afonso Celso B. de Sá MDIC afonso.sa@desenvolvimento.gov.br

Sancia Regina M. Ferrari MDIC sancia.ferrari@desenvolvimento.gov.br

Margarete M. Gandini MDIC margarete.gandini@desenvolvimento.gov.br

Leonardo Deppe MDIC leonardo.deppe@desenvolvimento.gov.br

Fernanda Boconny Messias MDIC fernanda.messias@desenvolvimento.gov.br

Schmuell Lopes Cantanhede INPI schmuell@inpi.gov.br

Maria do Socorro M. Campos INPI socorro@inpi.gov.br

Ana Paula S. Pinheiro INPI anaps@inpi.gov.br

Maria Alice Casho Rodrigues INPI alice@inpi.gov.br

Marcus Vinicius Dudkiewicz INPI marcusv@inpi.gov.br

Caiene Caixeta AISA/MS caiene.caixeta@saude.gov.br

Jamile Menezes de Almeida AISA/MS jamile.almeida@saude.gov.br

Juliana Borges Vallini ANVISA juliana.vallini@anvisa.gov.br

PARAGUAI

Nome Entidade E-mail

Jhonny Ojeda Velazco MIC jojeda@mic.gov.py

Cesar Pastore MIC cpastore@mic.gov.py

(12)

URUGUAI

Nome Entidade E-mail

Adalberto Fried DNI adalberto.fried@dni.miem.gub.uy

Patrícia Romero DINAPYME informacion@dinapyme.miem.gub.uy

Alberto Gestal DNPI agestal@dnpi.miem.gub.uy

VENEZUELA

Nome Entidade E-mail

Cesar E. Ovejero MILCO cesar.ovejero@milco.gob.ve

Ana Corina Contasti Castro MILCO/UMIL ana.contasti@milco.gob.ve

Sorely Soto Carpio SAPI/MILCO ssoto@sapi.gob.ve

SECRETARIA

MERCOSUL

Nombre Organización E-mail

Oscar Stark SM ostark@mercosur.org.uy

Adrian Rodriguez SM aarmiranda@yahoo.com.br

Heber Freiria SM fccmm@mercosur.org.uy

(13)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

ANEXO II

(14)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

PLENÁRIA

1. Mandato GMC – Integração Produtiva

1.1. Proposta de Pauta para o Plano de Desenvolvimento e Integração Produtiva do MERCOSUL

1.2. Distribuição dos questionários de integração produtiva às entidades representativas dos diversos setores produtivos nos quatro países.

1.3. Apoio ao Programa de Integração Produtiva 2. Projeto de Cooperação MERCOSUL-EU

3. Avaliação da Situação do Foro Madeira e Móveis do MERCOSUL 3.1. Apresentação do Plano de Trabalho da Unidade de Gestão 3.2. Apresentação pela Secretaria Mercosul dos avanços

verificados em apoio ao FCCMMM

3.3. Programa Desenvolvimento de Fornecedores 4. Informe das Comissões Temáticas

(15)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

ANEXO III

(16)

MERCOSUL/SGT Nº. 7/ATA Nº. 03/06

XXVIII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 7 "Indústria"

RESUMO

1. Mandato GMC – Integração Produtiva

Proposta de Pauta para o Plano de Desenvolvimento e Integração Produtiva do MERCOSUL

A Coordenação da PPTB do SGT 7 elaborou uma proposta de pauta de desenvolvimento e integração produtiva (anexo IV) que foi apresentada ao Plenário do SGT 7 para apreciação e posterior encaminhamento ao GMC.

As Delegações da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela solicitaram um prazo mínimo para que pudessem fazer consultas internas com os representantes do mais alto nível das diversas instâncias verticais e horizontais que são afetas a este documento, tendo sido acordado que se farão os maiores esforços para que até o dia 5 de dezembro de 2006 cada delegação e SM encaminhem seus comentários, críticas e sugestões a PPTB, que então consolidará as contribuições recebidas das demais delegações e remeterá as mesmas o documento já ajustado para aprovação.

Distribuição dos questionários de integração produtiva às entidades representativas dos diversos setores produtivos nos quatro países.

As quatro delegações concordaram que a resposta aos questionários está muito aquém do esperado, inviabilizando uma análise setorial por este instrumento. Houve consenso que o processo deve ser interrompido para a formulação de um novo modelo de questionário. Foi estabelecido prazo até fevereiro de 2007 para a revisão do questionário pela SM.

(17)

Apoio ao Programa de Integração Produtiva

As Delegações aprovaram que a Secretaria do MERCOSUL amplie suas tarefas de secretaria, para apoio e acompanhamento também para o Programa de Integração Produtiva.

2. Projeto de Cooperação MERCOSUL-EU

As Delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai concordaram com o encaminhamento da proposta à Comissão Européia desde que sejam incluídas algumas alterações propostas.

3. Avaliação da Situação do Foro Madeira e Móveis do MERCOSUL Apresentação do Plano de Trabalho da Unidade de Gestão

As delegações foram informadas sobre a instalação da Unidade de Gestão de Madeira e Móveis na Secretaria do MERCOSUL. Os integrantes da Unidade de Gestão fizeram uma apresentação das ações realizadas desde agosto de 2006, dos estudos técnicos realizados e em andamento assim como do Plano de Ação para o primeiro semestre de 2007 (anexo VIII). Apresentaram também as páginas web do SGT 7 e do FCCMMM redesenhadas (anexo VIII), que foram aprovadas pelo plenário, assim como o Plano de Ação mencionado.

Apresentação pela Secretaria Mercosul dos avanços verificados em apoio ao FCCMMM

Os representantes da Secretaria MERCOSUL apresentaram os indicadores de desempenho sobre a cadeia produtiva de Madeira e Móveis e apresentaram o plano de trabalho para o próximo semestre.

Com relação ao questionário do setor de madeira e móveis, aprovado pelo SGT 7, e que está sendo realizado no Paraguai e Uruguai, a Argentina e o Brasil se comprometeram a enviar à SM a lista de empresas antes de 11 de dezembro. Com relação à Venezuela, a delegação realizará consulta e informará sobre a decisão de participar do processo.

Programa Desenvolvimento de Fornecedores

As delegações concordaram em retomar o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores no próximo semestre, com a realização da Missão de Sensibilização nos 4 países no mês de marco de 2007, com possível participação de representante da delegação venezuelana.

O SEBRAE irá construir uma proposta de um novo cronograma para a missão de sensibilização no mês de março de 2007 e irá encaminhá-la a PPTB até o dia 5 de dezembro para ser negociada, por meio eletrônico com as outras delegações.

(18)

Informe das Comissões Temáticas

Os representantes das Comissões Temáticas fizeram um breve relato do andamento de seus trabalhos.

As delegações aprovaram o documento “Concurso MERCOSUL de Design e Integração Produtiva em Móveis – Bases e Condições”, que consta como Anexo IV e o cronograma de atividades pendentes, que consta como Anexo V. O Concurso foi aprovado pelo Plenário, devendo ser lançado em marco de 2007, no Paraguai, por ocasião da Reunião do FCCMMM e tem a sua cerimônia de premiação programada para o mês de novembro de 2007, na sede da Secretaria MERCOSUL, no Uruguai.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Ingressa-se, então, no tema sobre a litigância climática, a qual consiste em um elemento essencial para dinâmica funcional do constitucionalismo climático global, na

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..