• Nenhum resultado encontrado

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE PORTARIA, AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE PORTARIA, AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMETÁ – CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA: 02 de fevereiro de 2014

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

AGENTE DE PORTARIA,

AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1. Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala.

2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 20 (vinte) questões objetivas, sendo 10 de Português e 10 de Matemática. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 8:00h e término às 12:00h (horário de Cametá).

4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 20.

5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção.

6. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso.

7. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação.

8. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul,

pois lápis não será considerado.

9. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA.

10. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão.

11. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas.

12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.

13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cametá o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital Nº 001/2013 do referido concurso.

Boa Prova. Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________

________________________________________

(2)
(3)

3

PORTUGUÊS

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO 1 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 04. TEXTO 1

Sorine Infantil

Laboratório

Aché

Apresentação

sol. nasal fr. c/ 30 ml Cada ml contém: Cloreto de benzalcônio 0,1 mg Cloreto de Sódio 9.0 mg

Indicações

Como antisséptico e descongestionante nasal de uso tópico.

Contra-indicações

Sorine de uso pediátrico é contra-indicado no caso de hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Sorine de uso pediátrico não deve ser utilizado em inaloterapia devido

ao risco de ocorrer broncoespasmo.

Advertências

A fim de diminuir o risco de transmissão de infecção, o conta-gotas não deve ser utilizado por mais de uma criança. O conta-gotas deve ser lavado com água fervida e secado após cada

utilização.

Uso na gravidez

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Interações medicamentosas

Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Apesar das reações adversas com sorine de uso pediátrico serem muito baixas, o seu uso prolongado raramente pode causar quadros de rinite medicamentosa.

Posologia

Bastante flexível e ampla, já que mesmo irrigações generosas não alteram o movimento ciliar ou são capazes de produzir algum inconveniente. Em instilações, podem-se usar 2 a 4 gotas, 4 a 6

vezes ao dia.

Superdosagem

Não há relatos de superdosagem com SORINE de uso pediátrico.

Disponível em :<http://www.medicinanet.com.br/bula/4784/sorine_infantil.htm>. Acesso em: 18 dez. 2013.

[adaptado]

01. A finalidade do texto é

(A) fazer publicidade de um remédio. (B) ensinar a fazer um medicamento. (C) relatar os resultados de uma pesquisa.

(D) dar orientações ao consumidor sobre um produto.

02. A parte do texto em que se descreve o modo de usar o produto é chamada (A) “Posologia”.

(B) “Indicações”. (C) “Apresentação”. (D) “Reações adversas”.

(4)

03. O produto de que fala o texto deve ser usado por (A) adultos.

(B) crianças. (C) adolescentes. (D) crianças e adultos.

04. A palavra “generosas” foi flexionada no (A) feminino plural.

(B) masculino plural. (C) feminino singular. (D) masculino singular.

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO 2 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 05 A 10. TEXTO 2

Borboletas de alerta

Presença dos insetos pode dar informações importantes sobre a qualidade do ar.

É muito raro encontrar uma borboleta colorindo a vida agitada da cidade grande. Mas você já deve ter notado que elas logo aparecem em campos e áreas naturais preservadas, não? Infelizmente, a poluição tem tudo a ver com isso! Por isso, a presença ou não de borboletas pode ser um bom indicador da qualidade do ar de uma região.

A CHC Online conversou com a bióloga Alessandra Lopes, do Museu Paraense Emílio Goeldi, e ela explicou que as borboletas são sensíveis às mudanças do ambiente. “Questões como umidade e temperatura, e também variações na quantidade de luz – todas influenciadas pela poluição –, mexem muito com a vida das borboletas”, contou. Além disso, o desmatamento também é uma ameaça, pois as lagartas – que depois viram borboletas – dependem muito das plantas.

Alessandra realizou um estudo no Centro de Endemismo de Belém, no Pará e no Maranhão, uma região de quase 250 mil quilômetros quadrados onde vivem espécies de vários bichos da Amazônia. Ela notou que, apesar de existirem várias borboletas por lá, muitas delas já estão ameaçadas pela derrubada de árvores. “Das 65 espécies observadas no local, 13 estão sofrendo com as mudanças, sendo quatro gravemente ameaçadas”, lamentou.

Se as borboletas correm o risco de sumir por causa do ar poluído e da destruição das florestas, você pode imaginar o que essas condições não estão fazendo também com outros bichos – incluindo nós, humanos, que estamos expostos à mesma poluição e temos nossa saúde prejudicada. [...]

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/borboletas-de-alerta/>. Acesso em: 19 dez. 2013. [adaptado] CHC: Revista Ciência Hoje das Crianças.

(5)

5

05. É raro encontrar borboletas nas grandes cidades por causa do(a) (A) agitação.

(B) ar poluído.

(C) temperatura estável.

(D) sensibilidade desses animais.

06. O desmatamento ameaça a espécie porque (A) as lagartas se alimentam das plantas. (B) as borboletas fogem das áreas preservadas.

(C) faz diminuir a quantidade de luz necessária aos insetos. (D) faz aumentar a quantidade de bichos nas áreas naturais. 07. No final do texto, há uma

(A) previsão: 65 espécies de borboletas poderão desaparecer no Pará e no Maranhão. (B) informação: a presença de borboletas em uma região é sinal da boa qualidade do ar.

(C) advertência: a poluição, além de ameaçar a vida dos animais, também prejudica a dos homens. (D) crítica: em uma região de quase 250 mil quilômetros quadrados, só foram observadas 65 espécies

de borboletas.

08. Em relação aos fonemas, é verdadeiro afirmar que (A) há um ditongo na palavra “bióloga”.

(B) a letra “x” representa o som [s] na palavra “existem”. (C) a letra “x” representa o som [ch] na palavra “mexem”.

(D) a letra “s” representa o mesmo fonema em “saúde” e em “presença”. 09. A palavra separada em sílabas de maneira correta é

(A) “a-mea-ça”. (B) “in-cluin-do”. (C) “u-mi-da-de”. (D) “obser-va-das”.

10. A palavra que não faz o plural do mesmo modo que questão-questões é (A) “região”.

(B) “bênção”. (C) “poluição”. (D) “condição”.

(6)

MATEMÁTICA 11. Uma viagem de barco demorou 4 dias, o que corresponde a (A) 96 horas.

(B) 86 horas. (C) 72 horas. (D) 60 horas.

12. A tonelada é uma medida de (A) área.

(B) volume. (C) capacidade. (D) massa.

OBSERVE O QUADRO COM FIGURAS ABAIXO PARA AS PRÓXIMAS TRÊS QUESTÕES.

13. A figura localizada no canto inferior direito de quem olha é um (A) quadrado.

(B) círculo. (C) retângulo. (D) hexágono.

14. Se círculos valem 8, triângulos valem 2, quadrados valem 3, e a última linha é o resultado da soma das duas primeiras, então o hexágono (6 lados) vale

(A) 5. (B) 6. (C) 7. (D) 8.

15. Com os mesmos valores da questão anterior para o círculo, o triângulo e o quadrado, e a última linha sendo igual à soma das duas primeiras, podemos afirmar que um(a)

(A) retângulo é igual ao triplo de um triângulo. (B) elipse é igual a dois círculos.

(7)

7

16. Uma fazenda possui 17 vacas que produzem, cada uma, 4 litros de leite por dia. Quantos litros de leite são produzidos nessa fazenda em uma semana?

(A) 476 litros. (B) 466 litros. (C) 456 litros. (D) 446 litros.

17. Cametá foi fundada no dia 24 de dezembro de 1635. Belém completou 20 anos dezenove dias após a fundação de Cametá. Então, Belém foi fundada em

(A) 1615. (B) 1620. (C) 1614. (D) 1616.

18. A placa sinalizadora abaixo é para ser utilizada em

(A) escolas.

(B) hospitais. (C) obras. (D) rodoviárias.

19. As inscrições deste concurso público custaram R$ 40,00 para o nível fundamental, R$ 50,00 para o nível médio e R$ 70,00 para o nível superior. Um pai de família pagou com duas cédulas de R$ 100,00 as inscrições de seus três filhos, o mais novo para o nível fundamental, o filho do meio para o nível médio e o mais velho para o nível superior. Quanto ele recebeu de troco?

(A) R$ 40,00. (B) R$ 30,00. (C) R$ 50,00. (D) R$ 20,00.

20. Sejam as seguintes frutas maduras relacionadas a números: laranja (1), mamão (2), jaca (3) e cupuaçu (4). Os respectivos números, colocados em ordem decrescente dos pesos dessas frutas seriam:

(A) 1, 2, 4 e 3. (B) 2, 4, 1 e 3. (C) 3, 4, 2 e 1. (D) 4, 3, 2 e 1.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os elementos: temperatura do ar, umidade relativa do ar e temperatura da superfície do solo, e aplicar o Índice de Calor

Corrente Convencional de Não Funcionamento – Inf Valor estipulado da corrente para o qual o fusível não deve fundir durante o tempo convencional. Corrente Convencional

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Na obtenção de parafina na forma de micro-esferas utilizou-se um béquer de vidro (V=1 L) contendo 500 mL de água deionizada, onde foi adicionado diferentes

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

quebrados em três pés de alto , no qual fe viaá algumas Cochonilhas fêmeas muito groffas : per- guntei-lhe o ufo para que deftir.ava eftes ramos * refpondeo-me índiredaiieiite

Some of these taxa present, possibly, a disjunct distribution in South America: Leioproctus (Nomiocolletes) Brethes, 1909, is found mainly in central Argentina and in