• Nenhum resultado encontrado

Elaborado por: Julho/2010. Versão 1.0. ABTRA Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Elaborado por: Julho/2010. Versão 1.0. ABTRA Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

G

G

u

u

i

i

a

a

d

d

o

o

U

U

s

s

u

u

á

á

r

r

i

i

o

o

B

B

D

D

C

C

C

C

B

B

a

a

n

n

c

c

o

o

d

d

e

e

D

D

a

a

d

d

o

o

s

s

C

C

o

o

m

m

u

u

m

m

d

d

e

e

C

C

r

r

e

e

d

d

e

e

n

n

c

c

i

i

a

a

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

I

I

n

n

t

t

r

r

o

o

d

d

u

u

ç

ç

ã

ã

o

o

C

C

a

a

d

d

a

a

s

s

t

t

r

r

e

e

s

s

u

u

a

a

E

E

m

m

p

p

r

r

e

e

s

s

a

a

Elaborado por:

ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados

Julho/2010

(2)

1 INTRODUÇÃO ... 3 2 Escopo do BDCC ... 3 3 Contingência ... 4 4 Benefícios ... 4 5 Definições... 5 6 Perfis no BDCC ... 5

7 ACESSO AO SISTEMA BDCC Web ... 9

8 CADASTRO INICIAL DE PESSOA JURÍDICA (Clicando em CADASTRE SUA EMPRESA)... 9

(3)

1

INTRODUÇÃO

O BDCC (Banco de Dados Comum de Credenciamento) é um sistema desenvolvido pela iniciativa privada aqui representada pela Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados – Abtra, que sob a orientação das equipes da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos, estabeleceu um ambiente centralizado para a confirmação dos dados de identificação de pessoas e veículos, e para a emissão de um crachá de identificação homologado, a ser lido em todos os locais e recintos alfandegados do Porto de Santos e região.

O Guia do Usuário do Sistema BDCC traz um manual passo a passo sobre a utilização correta do sistema, explorando na integra todas as funcionalidades do sistema e está dividido em módulos, a saber:

 Módulo Representante Legal (utilizado no cadastro de empresas e seus responsáveis perante o BDCC, e dos pedidos de credenciamento dos seus vinculados, pessoas e veículos)

 Módulo Autoridade Aduaneira (utilizado pela fiscalização na autorização de credenciamento, assim como para bloqueio e desbloqueio de pessoas e veículos)

 Módulo Guarda (utilizado pela segurança do terminal para consulta e identificação de pessoas e veículos em caso de não apresentação do crachá homologado)

 Módulo Emissor de Crachá (utilizado pelas empresas habilitadas pela Alfândega para efetuarem a emissão dos crachás das pessoas e veículos credenciados)

 Módulo Administrador (utilizado pelo Administrador do Sistema para a manutenção dos parâmetros internos do sistema)

 Glossário (relação de termos técnicos utilizados na documentação e no sistema BDCC)

2

Escopo do BDCC

O BDCC disponibiliza uma interface Web para cadastro, acessada a partir do sítio www.bdcc.org.br, assim como possibilita a integração para a transmissão eletrônica dos cadastro diretamente a partir dos Sistemas internos das empresas. Em ambos os casos as informações cadastradas são submetidas a um fluxo eletrônico de aprovação junto à Alfândega do Porto de Santos, ficando então aprovada a emissão dos crachás homologados de pessoas e veículos para ingresso em área alfandegada.

(4)

Importante ressaltar que o crachá do BDCC indica que a pessoa está habilitada (autorizada pela Alfândega) para ingresso em área Alfandegada, cuja liberação de ingresso, no entanto, compete diretamente ao recinto alfandegado mediante comprovação da motivação apresentada.

3

Contingência

O primeiro nível de contingência está baseado na contratação do serviço de Data Center para a armazenagem do BDCC, cuja estrutura fornecida pela IBM em Hortolândia garante uma SLA de 98%.

Outrossim está definido um Plano de Continuidade Operacional (PCO) que prevê a recuperação do ambiente em caso de desastre no prazo de até 3 horas.

Vale lembrar que o sistema do BDCC mantem a lista de crachás habilitados/bloqueados atualizada em tempo real nas catracas dos recintos, cuja inoperância momentânea do BDCC não afeta o controle de acesso no aspecto aduaneiro, estando a alfãndega impedida de gerar novos bloqueios/desblqoeuiso neste período.

4

Benefícios

A implementação do SGBDCC irá permitir racionalizar o uso de crachás para ingresso em área Alfândegada, além de aumentar significativamente a segurança no acesso de pessoas físicas e veículos mediante autorização/bloqueio da Alfândega em tempo real.

Alem destes aspectos, os recintos alfandegados irão contar ainda com um canal de comunicação “on-line” das Ocorrências envolvendo pessoas e veículos, onde uma atitude suspeita ou em desacordo com as práticas aceitas nos recintos poderá ser imediatamente comunicada, ficando à disposição da fiscalização para análise e investigação, podendo eventualmente e desde que comprovada a má fé, haver a determinação de bloqueio da pessoa e/ou veículo, ou até mesmo da empresa na qual a pessoa/veículo estáo vinculados, situação esta imediatamente comunicada e atualizada nas catracas dos recintos através de integração eletrônica.

Um terceiro aspecto bastante importante a ser mencionado diz respeito a agilização operacional, onde o porte do crachá e a sua validação pelo recinto elimina a necessidade de apresentação de identificação pessoal - as pessoas já estão préviamente cadastradas e

(5)

identificadas, alem de contarem com a autorização prévia da Alfândega para ingresso na área alfandegada.

Caso a pessoa tenha esquecido o crachá, basta a Segurança do recinto efetuar uma consulta ao BDCC para validação da situação de credenciamento da pessoa, simplificando o processo de cadastramento do próprio recinto.

Paralelamente, o cadastramento prévio irá agilizar as operações de agendamento de transporte, antecipando a validação da habilitação da alfândega para acesso à área alfandegada.

No futuro, a segurança será incrementada com a implantação da biometria no BDCC, ainda em fase de estudo pela comunidade para definição da melhor tecnologia a ser aplicada no controle de pessoas e veículos de carga.

5

Definições

O Responsável perante o BDCC responderá diretamente à Alfândega pela garantia de manutenção dos dados cadastrais ali contidos.

Para fins de emissão do crachá do BDCC, ficou definido o uso da tecnologia MiFare de 1k, compatível com a mídia definida para implantação do ISPS Code pela CODESP.

Com vistas a compartilhar uma única mídia para a gravação dos dados da CODESP e do BDCC, foi definido que os dados do BDCC serão gravados nas últimas trilhas, preservando as trilhas iniciais para os dados gravados pela CODESP.

O Projeto do BDCC levou em consideração as recomendações contidas na ISO 27001, que trata da questão da Segurança da Informação.

6

Usuários do BDCC

O BDCC considera as seguintes categorias de usuários: Publico Web (empresas), Usuário de Portão, Guarda, Emissor de Crachá, Representante Legal, Autoridade Aduaneira e Administrador.

(6)

São as empresas que desejam se cadastrar no BDCC para obter o credenciamento da Alfândega para ingresso em área alfândegada, e que acessam a área Web para fazer os seus cadastros.

Usuário de Portão

São todos os portadores (pessoas físicas e veículos) de crachá homologado no BDCC. Guarda

É a pessoa Responsável pela empresa no BDCC atuando como Segurança do recinto alfandegado, cabendo a ele a responsabilidade na liberação de acesso de pessoas e veículos ingressando em local alfândegado.

O Guarda atua na vigilância e segurança nos Portões por ela administrados, podendo autorizar o acesso eventual daqueles que não possuem ou não estejam de posse de crachá e que não se encontrem em situação de bloqueio no BDCC e, ainda, que exista motivação que justifique o ingresso.

Emissor de Crachá

São as empresas habilitadas pela Alfândega para emitir crachá no BDCC, devendo cumprir os requisitos estabelecidos na Minuta da Portaria parafins de credenciamento.

Responsável pela Empresa no BDCC

São os dirigentes e/ou gerentes com poderes para responder legalmente pela empresa, cabendo a eles a responsabilidade sobre os dados cadastrados de pessoas e veículos vinculados à empresa conforme estabelecido na Minuta da Portaria.

É permitido ao responsável cadastrado no BDCC estabelecer níveis intermediários de autonomia e competência, bastando para tanto proceder ao cadastro de novos responsáveis no BDCC.

Autoridade Aduaneira

São os funcionarios da Alfândega com poderes de autorização ou impedimento de emissão, gravação ou entrega de crachá, ou ainda bloqueio de acesso para empresas ou crachás já entregues, podendo ser definidos níveis intermediários de autonomia e competência a exemplo dos responsáveis pelo BDCC.

(7)

Administrador

Trata-se do funcionário da Alfândega do Porto de Santos como amplos poderes sobre o sistema, podendo ser definidos níveis intermediários de autonomia e competência a exemplo dos responsáveis pelo BDCC.

(8)

A seguir apresentamos um quadro resumo dos perfis e seus respectivos acessos ao sistema:

Perfil Acesso

Publico Web  Usuário cadastrante – Cadastro inicial de PJ e Responsável no BDCC

Usuário de

Portão  Portador de crachá (c/ acesso em locais e recintos alfandegados) Guarda  Consulta PF e Veículo (mediante identificação no portão)

Emissor de Crachá

 Consulta PF e Veículo (p/ crachá a ser emitido)

 Emite Crachá

Responsável da Empresa no BDCC

 Cadastra/Vincula/Desvincula: PF, Veículo, Guarda, Emissor Crachá e Responsável no BDCC

 Registra Termo de Ocorrência

 Auditoria, Relatórios, Pesquisas e Consultas

 Destrói Crachá

(*) Somente visualiza informações da sua empresa

Autoridade Aduaneira

 Mesmas funcionalidades acima para o cadastro como um todo +

 Defere: Cadastros, Emissões de Crachá e Termos de Ocorrência

 Bloqueia\Desbloqueia: PJ, RL, PF e Veículo

 Atribui Senhas

 Emite e Destrói Crachá

Administrador  Mesmas funcionalidades acima +

(9)

7

ACESSO AO SISTEMA BDCC Web

O BDCC é uma aplicação WEB, acessivel através de qualquer browser padrão de mercado. Além do Browser, é necessário è empresa dispor de acesso à internet.

Acesso do Publico Web para cadastro da empresa no BDCC

É feito através do link www.bdcc.org.br

, clicando em Cadastre sua Empresa.

8

CADASTRO INICIAL DE PESSOA JURÍDICA (Clicando em CADASTRE SUA

EMPRESA)

Ao clicar em Cadastre sua Empresa, será apresentada a tela de Cadastro de Pessoa Jurídica, estando ali indicado os campos a serem preenchidos.

(10)

Preencha os dados do formulário:

 Razão Social:Nome da Empresa.

 CNPJ: da empresa.

 Nome Fantasia: Nome fantasia da empresa.

 Endereço: Endereço da empresa.

 Número: número da empresa.

 Complemento: complemento do número da empresa.

 CEP: da empresa.Bairro: da empresa.

 Bairro: bairro onde a empresa está localizada.

 Estado: selecione o Estado da empresa.

 Cidade: onde está localizada a empresa.

 Inscrição estadual: da empresa.

 E-mail: e-mail profissional / caso não tenha, e-mail pessoal

 Senha: Digite a senha escolhida para acesso provisório ao sistema

 Confirmação da senha: Redigite a senha escolhida para acesso provisório ao sistema

 Inscrição Municipal: da empresa.

 Telefone/Ramal: telefone da empresa.

 Descrição da atividade da empresa: Descrever o tipo de empresa.

 Descreva resumidamente a atividade da empresa dentro da área alfandegada: informar qual a função da empresa dentro da área alfandegada.

 Tipo de pessoa jurídica - selecionar o tipo de empresa. Os campos marcados com * são obrigatórios.

(11)

Cadastro de Responsável pela Empresa no BDCC

É obrigatório o cadastro de pelo menos 1 (um) Responsável pela Empresa no BDCC.

No campo Responsáveis perante o BDCC, clique no sinal “+” do lado direito para expandir a àrea de cadastro de Responsáveis.

Será aberta a janela para cadastro do Responsáveis pela empresa no BDCC:

Preencha os dados do formulário;

 CPF: do responsável legal da empresa que está sendo cadastrada.

 Nome: do responsável legal da empresa que está sendo cadastrada.

 Documento de Identidade: Selecionar o tipo de documento que será cadastrado do responsável legal da empresa.

(12)

 Órgão Expedição Docto: informar em qual Secretaria de Segurança Pública e Estado foi emitido o documento. Exemplo: Sigla/Estado xxx/xx- SSPSP=Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, SSPMG=Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais...

 Data Expedição Docto: data em que o documento foi gerado.

 E-mail: endereço eletrônico do responsável legal da empresa que está sendo cadastrada.

 Grupos de permissão: Clicar em “Responsável perante o BDCC” e clicar na seta azul “Mover Tudo”.

 Funcionalidades: São as funcionalidades às quais o Responsável sendo cadastrado terá direito de interagir no BDCC. Após selecionar as funcionalidades, clique na seta azul “Mover”, e ao final, clique no botão “OK”.

Caso a empresa queira cadastrar um segundo responsávelno BDCC, basta refazer os passos acima antes de clicar no botão “OK”. Este somente deve ser acionado quando encerrrado o processo de cadatramento de Responsáveis pela Empresa no BDCC.

Geração do Protocolo para entrega da documentação da Empresa na Alfândega

Após a confirmação do cadastro da Pessoa Jurídica, o BDCC irá gerar um número de protocolo, formularios de termo de responsabilidade e pedido de cadastro, e o cadastro ficará pendente de apresentação da documentação na Alfandega.

Através do link “Baixar procedimentos de Cadastro” o usuário acessa a documentação completa do procedimento a ser seguido para efetivar o cadastro.

Através do link “Baixar Termo de Responsabilidade e Pedido de Cadastro” o usuário poderá acessar o Termo de Responsabilidade e o pedido gerado pelo sistema.

(13)

A partir da geração do Protocolo, o mesmo poderá ter seu status acompanhado através da digitação do e-mail e senha na área reservada. Ao entrar no sistema, é apresentada uma mensagem com a indicação da situação:

Status válido:

1. Após cadastro da Empresa e Responsável no BDCC e antes da entrega da documentação na Alfândega:

Status: Seu protocolo ainda não foi processado, é possível alterar as informações cadastrais e gerar um novo número de protocolo, ou aguarde até que a análise de seu protocolo seja iniciada.

2. Após entrega da documentação na Alfândega e antes do seu deferimento/indeferimento/exigências:

Status: Seu protocolo está aguardando aprovação. Não é possível alteração de dados cadastrais nesta fase.

3. Após deferimento/indeferimento/exigências:

Status: Seu protocolo foi aprovado. Você já pode acessar o sistema BDCC, Ou

Status: Seu protocolo foi indeferido. Entre em contato com a Alfândega para maiores detalhes,

(14)

No caso de haverem exigências, não há alteração do status (Protocolo aguardando aprovação), sendo apresentadas a lista de exigências feitas como no exemplo abaixo.

IMPORTANTE: O status do protocolo fica disponível para consulta até 72 horas após deferimento/indeferimento. Após este prazo, o e-mail e senha utilizado para acesso na área restrita perdem a validade.

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

The aim of this study was to evaluate the sensitivity and specificity of polymerase chain reaction (PCR) in the detection of Leishmania DNA in archived Giemsa-stained bone marrow

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

Essa publicação (Figura 6) destaca a “grande ameaça” que está por trás do pânico moral: a destruição da família nuclear (pai, mãe e filhos).Em seguida o pastor

Como assinalei na introdução do trabalho apresenta­ do no Colóquio, a pertinência dessa discussão ao ensejo das comemorações dos 70 anos do Manifesto dos

A âncora deverá estar ligada a uma corrente, a amarra, de comprimento nunca inferior ao da embarcação, e aquela a um cabo próprio com comprimento suficiente para os fundos

b) Persistindo o empate, haverá sorteio juntamente com a Comissão Examinadora de Processo Seletivo. O ingresso no serviço público municipal obedecerá à ordem de classificação.