• Nenhum resultado encontrado

M.T.M. s.r.l. Via La Morra, Cherasco (Cn) - Italy Tel Fax

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M.T.M. s.r.l. Via La Morra, Cherasco (Cn) - Italy Tel Fax"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

M

MA

AN

NU

UA

AL

L D

DE

E P

PR

RO

OG

GR

RA

AM

MA

ÇÃ

ÃO

O -- 3

3//3

3

M.T.M. s.r.l. Via La Morra, 1 12062 - Cherasco (Cn) - Italy Tel. +39 0172 4860140 Fax +39 0172 488237

(2)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

O QUE É SEQUENT FASTNESS

1 PRINCIPAIS INOVAÇÕES DO SEQUENT FASTNESS

1.1 COMPONENTES

1.1.1 REDUTOR

DE

PRESSÃO

“ZENIT”

1.1.2 NOVOS

SENSORES

1.1.3 CHICOTE

DEDICADO

AO

GNV

2 PROGRAMAÇÃO

2.1 TIPOS DE ARQUIVOS DE PROGRAMAÇÃO

2.2 PROGRAMAÇÃO PERSONALIZADA GUIADA

2.2.1 AJUSTES

INICIAIS

(PASSO

1/9)

2.2.2 CALIBRAGEM

INSTALAÇÃO

E INJETORES

(PASSO

2/9)

2.2.3 CALIBRAÇÃO

GIROS

(PASSO

3/9)

3 REGULAGEM

3.1 TABELA ENRIQUECIMENTO

3.2 TRANSITORIOS E RALAXAMENTOS

3.2.1 COMUTAÇÃO

A GASOLINA

AO

MÍNIMO

3.2.2 COMUTAÇÃO

A GASOLINA

EM

CUT

OFF

3.2.3 EMAGRECIMENTO

EM

RELAXO

3.3 COMUTAÇÃO

(3)

INTRODUÇÃO

O QUE É SEQUENT

FASTNESS

Sequent Fastness É O Novo Sistema De Injeção Seqüencial Em Fase Gasosa Da Brc, Dedicado Ao Gnv.

Baseado Na Consolidada Estrutura Sequent, Incorpora Importantes Inovações, Resultado Da Experiência E Das Recentes Experimentações Brc, A Fim De Render O Sistema Ainda Mais Resistente, Fácil De Instalar E Em Condição De Resolver Também As Situações Mais Problemáticas.

As Inovações E As Modificações Envolvem:

- Os Componentes Do Sistema (Redutor, Sensores Etc.)

- O Software E O Controle Motor (Novas Estratégias) Seja Os Componentes Que O Software São Pensados Para A Máxima Simplicidade De Uso.

(4)

1 PRINCIPAIS

INOVAÇÕES DO

SEQUENT

FASTNESS

1.1

COMPONENTES

1.1.1 REDUTOR

DE

PRESSÃO

“ZENIT”

É O Novo Redutor Para Instalações A Gnv, Com Importantes Inovações E Melhoramentos Respeito Ao Passado, Entre As Quais Lembramos:

- Conexão Direcional Com Filtro De Alta Eficiência Integrado. - Primeiro Estagio De Redução A Alavanca - Válvula De Segurança No 1° Estagio - Segundo Estagio De Redução Com Conexão Direta E Desmodronica

- Dp De Saída Regulada A 2 Bar E Com Campo De Regulagem Entre 1,6 Bar E 2,5 Bar.

- Sensor De Temperatura Água Montado No Redutor (No Regulagem).

- Fixação Mediante Dois Furos M6.

- Sistema De Compensação Pressão Regulada Em Função Da Carga.

- Conexão Em Saída Ao Porta Borracha Para Tubo 12x19

As Vantagens São A Regulagem Mais Precisa E Mais Estável, Os Tempos De Resposta Mais Rápidos, A Possibilidade De Alimentar Viaturas Mais Potentes (Com Injetores Iguais E De Regulagem De Base Do Delta-P).

Por Quanto Concerne A Instalação Deste Componente E As Indicações Da Potência

Fig. 1

Fig. 3 Fig. 2

(5)

Alimentável, Fazer Referimento Ao Manual Sequent 2/3 “Tipologias De Instalação”, Código Ta010976E.

É Possível Descarregar O Manual No Site Www.Brc.It, Na Seção “Istruzione E Manuali”.

1.1.2 NOVOS

SENSORES

O Sistema Sequent Fastness Usa Novos Tipos De Sensores Baseados Nos Sensores De Pressão E Temperatura De Pequenas Dimensões E Com Conector Integrado. Estes Sensores Permitem Uma Leitura Mais Precisa Dos Parâmetros Físicos Correlatos Com O Controle Motor Com Conseguinte Melhoramento No Funcionamento Do Sistema.

Tais Sensores São

Sensor De Pressão E Temperatura Do Gás: Se Encontra Na Flauta Dos Injetores E Pode-Se Ler Com Precisão Os Valores De Temperatura E Depressão Do Gás No Ponto Em Que É Necessário.

A Posição Na Flauta Permite Uma Fácil Instalação Sem Ter Que Encontrar Uma Posição No Vão Motor.

Sensor De Map Com Conector Integrado

É Um Sensor De Pequenas Dimensões E Leve, Apto A Motores Seja Aspirados Que Turbos. É De Fácil Colocação Graça A Suas Reduzidas Dimensões E Peso. Vai Fixado A Carroceria.

Sensor De Temperatura Liquido De Resfriamento

É Montado No Corpo Do Redutor De Pressão Zenith. Permite De Efetuar A Comutação Gasolina/Gás Logo Que Tiver As Condições Necessárias. Não Ocupa Outro Espaço No Vão Motor.

Fig. 4

Fig. 6 Fig. 5

(6)

1.1.3 CHICOTE

DEDICADO

AO

GNV

Permite A Rápida Conexão De Todos Os Sensores E Atuadores À Centralina, Com Pouquíssimas Soldas. Não Precisa De Chicote Auxiliar Para A Conexão Dos Sinais Utilizados No Controle Do Motor. As Cores Em Proximidade Dos Conectores Dos Sensores Tornam Fácil O Reconhecimento Da Correta Conexão:

- Sensor Com Conector Amarelo Conectado Com Conector Marcado Em Amarelo No Chicote (Temperatura Gás), - Sensor Com Conector Cinza Conectado Com Conector Marcado Em Cinza No Chicote (Map)

- Sensor Com Conector Preto Conectado Com Conector Marcado Em Preto No Chicote (Temperatura Líquido Resfriamento)

O Chicote É Dotado De Conector A 5 Pólos Onde Se Pode Conectar O Adaptador Para Conexão Da Roda Fônica (Cabinhos Também Usados Para Variadores De Avanço Externos).

(7)

2 PROGRAMAÇÃO

2.1 TIPOS DE ARQUIVOS

DE PROGRAMAÇÃO

O Procedimento De Programação Da Centralina Fly Sf Baseia-Se No Descarregamento De Três Tipos De Arquivos: 1. File .S19 2. File .Fsn 3. File .Arr Enquanto O File .S19 É O Programa De Verdade Que Faz Funcionar A Centralina, E Permanece O Mesmo Também Para Veículos Diferente Entre Eles, Os Dois Files .Fsn E .Arr Contêm Os Dados De Calibragem De Cada Veículo Individual, E Então Diferem De Caso Para Caso. São Estes Últimos Dois Que São Salvos Na Pasta Do Programa, E Podem Ser Reutilizados Quando Se Tem Que Instalar Veículos Similares Àquele Já Vistos No Passado.

2.2 PROGRAMAÇÃO

PERSONALIZADA GUIADA

Vejamo Rapidamente Como Se Apresenta O Novo Procedimento De Programação Personalizado Guiado. Nota-Se Logo A Presencia De Telas Necessárias Para Calibrar Os Sinais Giros, Tps E Sonda Lambda (É Possível Calibrar Estes Sinais Através O Botão “Messa A Punto” (Ajuste) Da Tela Principal).

A Habilitação Destes Ingressos Da Centralina Permitem De Usar Alguns Novos Instrumentos De Regulagem, Que Analisaremos A Seguir.

A Maioria Dos Passos Do Procedimento Guiado São Similares Aqueles Já Notórios Do Sequent Standard, Sequent Fast E Sequent 24, Por Isso Não Serão Discutidos Neste Capitulo. Ao Contrario, Em Alguns Deles Esta

Fig. 1

Fig. 2 Os Passos Do Procedimento Personalizado Guiado

Procedimento Personalizado Guiado

Ajustes Iniciais (Passo 1)

Calibração Instalação E Injetores (Passo 2)

Calibração Giros (Passo 3)

Calibração Sonda Lambda (Passo 4)

Calibração Sonda Tps (Passo 5)

Salvamento Arquivo Fsn E Arr (Passo 6)

Auto Mapeamento (Passo 7)

Salvamento Fsn E Arr Na Pasta (Passo 8)

(8)

Presente Algumas Diferença Que Vale A Pena De Assinalar Nos Próximos Parágrafos.

As Paginas Que Contêm As Diferenças Substanciais E As Novas Estratégias De Regulagem, Ao Invés, São Objeto Do Capitulo Sucessivo “Messa A Punto”

(Regulagem).

2.2.1 AJUSTES

INICIAIS

(PASSO

1/9)

Como Se Vê Na Figura Precedente, Esta Pagina Não Impõe Nenhuma Escolha É Suficiente Premer O Botão “Ínvia” (Inviar) Para Proseguir Com O Procedimento. Premendo O Botão “Altro” (Outro) Standard.

2.2.2 CALIBRAGEM

INSTALAÇÃO

E INJETORES

(PASSO

2/9)

No Segundo Passo Se Escolhem Algumas Particularidades Da Instalação. Nota-Se A Introdução Da Cilindrada Do Motor.

Premendo O Botão “Altro” (Outro) Na Linha De De Ajuste Motor, Se Podem Escolher Os Valores Mínimos E Máximos De Alguns Parâmetros, Como Giros, Map E Tps (Ver Figura Seguinte). Isso Permite De Adaptar As Estratégias Sucessivas A Motores Turbo Mais Ou Menos Possantes, Conforme A Exigência Individual Do Caso.

Com O Segundo Botão “Altro” (Outro), Ao Contrario Se Acendem Os Parâmetros Dos Injetores:

- Abil. Risc Inj: Se Selecionado Habilita A Estratégia De Aquecimento Dos Injetores Gás Durante O Funcionamento A Gasolina, Antes Da Primeira Comutação A Gás.

- Ton Risc Inj: É A Duração

Fig. 3 – Passo 1/9

Fig. 4 – Passo 2/9

(9)

Em Milésimo De Segundos Do Impulso Utilizado Da Estratégia De Aquecimento Dos Injetores Gás Acima Mencionado.

- Soglia Risc Inj: É A Temperatura Em Graus Celsius Abaixo Do Qual Vem Ativada A Estratégia De Aquecimento Dos Injetores Gás.

- Rit. Inietta Gás: Este Parâmetro Ajusta O Tempo De Atraso Em Milésimos De Segundos Que Transcorre Entre A Abertura Do Injetor Gasolina E A Abertura Do Correspondente Injetor Gás, O Tempo Inserido Na Caixa Vem Adicionado Aquele Já Colocado Pela Centralina, Para Consentir Uma Mais Precisa Dosagem Nos Transitórios Em Que O Tempo De Injeção Dos Injetores Gás É Inferior Aquele Dos Injetores Gasolina.

2.2.3 CALIBRAÇÃO

GIROS

(PASSO

3/9)

Nota-Se A Visualização Dos Tempos De Injeção De Todos Os Injetores Gasolina (4 Neste Caso).

Isso Permite, Por Exemplo, De Evidenciar Facilmente Uma Não Correta Leitura De Um Dos Ingressos Injetores Gasolina Pela Centralina Gás.

Na Figura Seguinte Se Vêm Os Parâmetros Acessíveis Através O Botão “Altro” (Outro). Uma Sua Descrição Detalhada Está Fora Dos Escopos Deste Manual, Porém É Importante Saber Que São Modificáveis Seguindo As Indicações Dos Técnicos Da Brc, Para Resolver Problemas Específicos Ligados Seja A Leitura Dos Giros Seja Aquela Dos Tempos De Injeção Gasolina.

Fig. 6 – Passo 2/9 – Outro (2)

Fig. 7 – Passo 3/9

(10)

3 REGULAGEM

Neste Capitulo Serão Evidenciadas As Diferencias Entre Sequent Fastness E Os Precedentes Sequent Standard, Sequent Fast E Sequent 24, Colocando Principalmente Atenção Na Descrição Das Novas Estratégias Software E De Controle Motor Disponíveis No Novo Sistema.

Na Figura Seguinte É Visível A Pagina Principal De Regulagem.

3.1 TABELA

ENRIQUECIMENTO

Esta Estratégia Funciona Somente Se Os Giros E O Tps São Habilitados. A Conexão Da Sonda Lambda Aumenta O Uso, Como Veremos.

Permite De Modificar A Riqueza Do Mapeamento Em Cada Ponto De Funcionamento A Gás Através Uma Tabela Em Função Dos Giros E Do Tps, Como Mostrado Na Figura Seguinte, Em Que Os Giros São Na Esquerda (Eixo Vertical) Enquanto O Tps É Em Cima (Eixo Horizontal).

Lembramos Que Esta Estratégia Não Pode E Não Deve Substituir O Ajuste Do Mapa. De Fato, Emagrecer Um Mapeamento Através Do Afinamento Mapa A Fim De Obter As Plenas Cargas Mais Magros É Um Procedimento Errado, Que Leva A Ter Mapeamentos Magros Em Zonas De Closed Loop, Com Conseqüência De Possível Acendimento Da Espia De Anomalias Motor. O Instrumento Certo Para Emagrecer Nos Pontos Em Que Eventualmente A Mistura Muito Rica Provoca Engasgos Ou Maus Funcionamentos A Gnv É A Tabela De Enriquecimento, Com A Qual Se Tocam Somente As Zonas

De Open Loop Desejadas, Deixando Inalterado O Funcionamento Algures.

Na Figura, Que Mostra O Mapa Do Estado, Se Vê Como Seja Possível Indicar Células Por Células Se Naquelas Condições O Controle Motor Trabalha Em Closed Loop (Estado 4, Células Verdes), Open Loop (Estado 5, Células Vermelhas), Ou É Um Estado Não Determinável Previamente (Estado 7, Células Amarelas). Neste Ultimo Caso (A Ser Usado Com A Maxima Cautela), Será A Estratégia

Presente Em Fastness A Procurar De Entender A Cada Vez O Estado De Funcionamento, Em Base Ao Comportamento Da Sonda Lambda. Para Usar Este Particular Estado, É Necessário Que A Sonda Seja Uma Normal Sonda Em Tensão, E Que Tenha Sido Habilitada E Calibrada No Software.

Depois De Ter Determinado E Marcado As Células Com O Seu Estado, Se Pode Inserir O Valor De Enriquecimento (Positivo) Ou Emagrecimento (Negativo) Em Percentual, Para Cada Célula. Fig. 9 Regulagem

(11)

Lembramos Que Selecionando Uma Área Se Pode Mudar O Valor De Toda A Área E Que A Barra De Espaço Do Teclado Apaga O Valor Das Células Selecionadas.

Na Figura Abaixo Se Vê Como Aparece O Mapa Dos Enriquecimentos. Somente Os Valores Das Células Vermelhas E Eventualmente Amarelas Terão Efeito, Por Isso Precisa Selecionar A Zona De Open Loop Cuidadosamente, Antes De Inserir Os Valores (Normalmente Negativos) Nas Células.

Através O Botão “Altro” (Outro) É Possível Visualizar Alguns Parâmetros, Que Em Alguns Casos É Útil Ter Sob Controle, Como Mostrado Na Figura Seguinte.

3.2 TRANSITORIOS E

RALAXAMENTOS

Os Transitórios Não São Substancialmente Diferentes Daqueles Já Notórios. Vale A Pena Que O Tempo De Manutenção Se Torne Um Numero De Injetadas (Ou Querendo Em Tempos-Ciclo) E Não Mais Em Milésimo De Segundos.

Também O Valor De Filtro Tpsfh É Calculado Diversamente, A Fim De Permitir Uma Maior Precisão Nos Altos Regimes, Por Isso Os Números A Ser Inseridos Na Linha Do Limiar De Entrada Transitórios Serão Um Pouco Diversos Daqueles A Que Estávamos Acostumados.

NOTA:

O Tempo Ciclo, No Caso De Seqüencial Fasado, Se Pode Calcular Com A Formula Tciclo = 120/Rpm, Em Que Rpm Representa O Regime De Rotação Do Motor Em Giros/Min. No Caso De Um Semi_Sequencial, Tal Tempo É Dimidiato.

Fig. 12 Tabela Enriquecimento – Botão Outro

Fig. 13 Transitorios

(12)

A Seguir Uma Tabela Que Reporta Estes Tempos Em Função Dos Giros.

Completamente Nova, Ao Contrario, A Estrateghia De Retorno Ao Mínimo, Mostrada Na Figura Seguinte, Que Serve Para Evitar Os Apagamentos Que Acontecem No Retorno Ao Mínimo.

Alguns Destes Se Podem Evitar Emagrecendo A Mistura Quando Vem Revelada A Rápida Descida Dos Giros (Emagrecimento Em Relaxo), Enquanto Outros Se Evitam Com Estratégias Já Notórias Como A Comutação A Gasolina Ou Em Cut Off.

3.2.1 COMUTAÇÃO

A GASOLINA

AO

MÍNIMO

- Limiar Giros Comutação Gás-Gasolina: Se Os Giros Descem Abaixo Deste Limiar, Acontece A Re-Comutação A Gasolina. - Limiar Giros Comutação Gasolina-Gás: Se A Comutação Causada Por Esta Estratégia Aconteceu E Os Giros Sobem Acima Deste Limiar, Se Re-Comuta A Gás. Obviamente Este Valor Deve Ser Maior Do Precedente.

- Tempo Maximo Permanência A Gasolina: Também Se Os Giros Permanecem Baixos E Não Ultrapassam Nunca O Valor Descrito No Ponto Precedente, Depois Do Tempo Em Segundos Ajustado Nesta Caixa Acontece A Re-Comutação A Gás.

3.2.2 COMUTAÇÃO

A GASOLINA

EM

CUT

OFF

- Limiar Giros Comutação: Se Os Giros Vão Abaixo Do Valor Ajustado Nesta Caixa Durante Um Cut Off, Acontece A Re-Comutação A Gasolina. Regime Rotação N[Rpm] 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 Tempo Ciclo T[S] 0,240 0,120 0,080 0,060 0,048 0,040 0,034 0,030 Regime Rotação N[Rpm] 4500 5000 5500 6000 6500 7000 Tempo Ciclo T[S] 0,027 0,024 0,022 0,020 0,018 0,017 Fig. 14 Relaxamentos

(13)

Como Já Notório, Inserindo Um Valor, Por Exemple 3. O Primeiro Cilindro Fará Três Injetadas A Gasolina Antes De Comutar A Gás, Depois O Segundo Fará A Mesma Coisa, A Assim Por Diante Até O Ultimo Cilindro Não Terá Comutado. Se O Motor Tem 4 Cilindros, O Ultimo Cilindro Efetuará 12 Injetadas Antes De Comutar Para Gás. Notar Como A Duração Total Da Comutação Gasolina-Gás Depende Também Do Numero De Cilindros, Alem Do Que O Valor Ajustado Neste Parâmetro.

4 ACENDIMENTO

ESPIA PARA

INEFICIÊNCIA

CATALISADOR

Em Algumas Aplicações A Gnv É Presente Um Problema De Acendimento Da Espia De Anomalia Motor, Com Sinalização De Erro De Ineficiência Do Catalisador, Também Se O Catalisador É Eficiente E A Gasolina Funciona Perfeitamente. Tal Erro É Provocado Por Não Perfeito Funcionamento Do Catalisador Com O Gnv, Que Tem Como Resultado Um Sinal Da Sonda Post-Cat Baixo, Ao Invés

Que Normalmente Alto Como A Gasolina.

Tal Problema Pode Ser Resolvido Em Muitos Casos Com Fastness Simplismente Cortando A Sonda Pré-Cat (Não A Post-Cat) E Conectado Aos Fios Amarelo E Azul Presentes No Chicote.

A Estratégia Já Tem Os Valores Corretos Dos Parâmetros Pré-Ajustados E Não Necessita De Ajuste.

É Inútil Lembrar Que Se A Sinalização De Ineficiência Do Catalisador Acontece Por Um Real Problema Do Catalisador Que Não Funciona Mais Corretamente, A Estratégia Não Serve E É Necessário Mudar O Catalisador.

NOTA: Já Que A Estratégia É

Necessária Somente Em Alguns Caso E Como No Caso De Sondas Em Corrente Ela Pelo Momento Não Funciona, É Oportuno Cortar O Fio Da Sonda E Conectar O Fio Azul Somente Em Caso De Real Necessidade.

- N. Injetadas A Gasolina: Permite De Regular A Duração Da Permanência A Gasolina. - Inserindo Um Valor, Por Exemplo 3, O Primeiro Cilindro Fará Três Injetadas A Gasolina Antes De Re-Comutar A Gás, Pois O Segundo Fará Outros Tantos, E Assim Por Diante Até O Ultimo Cilindro Não Terá Comutado. A Duração Total Depende Também Do Numero Dos Cilindros, Além Do Valor Ajustado.

3.2.3 EMAGRECIMENTO

EM

RELAXO

Trata-Se De Uma Nova Estratégia Que Intervém Quando Encontra Uma Rápida Descida De Giros. O Limiar De Ingresso Não É Função Do Tps, Ma Somente Do Comportamente Do Regime De Rotação Do Motor.

- Emagrecer Em Relaxo: Percentual De Emagrecimento (Se Negativo) Aplicada Pela Estratégia Quando Vem Encontrada Uma Rápida Descida De Giros.

- Tempo Manutenção Estratégia: Tempo Em Milésimos De Segundos Que Vai Durar A Fase Que É Mantida (Emagrecimento Completamente Aplicado) A Estratégia.

-Tempo Dissolvência Estratégia: Tempo Em Milésimos De Segundos Para Que Dura A Fase De Dissolvência (Passagem Gradual Do Emagrecimento A Condições Normais) Da Estratégia.

3.3 COMUTAÇÃO

Notar A Introdução Do Numero De Impulsos Para Cada Injetor Para A Comutação Nesta Tela (Os Precedentes Software Mostrava Este Parâmetro Somente Premendo O Botão “Altro” Outro).

Referências

Documentos relacionados

Foram introduzidas mudanças nas políticas relacionadas a força de trabalho, especialmente dos médicos, com novas possibilidades de composição da carga horária médica das

Distribuição geográfica das plantas identificadas até o nível de espécies de acordo com a Flora do Brasil. ( *MT = significa primeira ocorrência para

Um grande problema de software privado é justamente não ser possível compartilhar seus códigos, já que estes permanecem fechados. Agora, como nos programas de código

O Princípio da Inocência não se aplica a Lei de Ficha Limpa, pois, a inelegibilidade não é uma pena e o mandato não é um bem individual, assim, impedir à

E M E N T A: [...] impossibilidade constitucional de definir-se como causa de inelegibilidade a mera instauração, contra o candidato, de procedimentos judiciais

AM: Modulação de >25% (LB de freq. interm ajustada adequadamente para a largura de banda da modulação recebida).. AM: Modulação >25% ( LB de freq. interm ajustada

INFORMAÇÃO/PROPOSTA Nº104/SHSDPC/N.º47/2016. --- Foi presente, a informação identificada em epígrafe, cujo teor aqui se dá por integralmente reproduzido para todos

comunicação; Captar recursos financeiros através de elaboração e implantação de projetos de resultante de parcerias/convênios, firmados com instituições públicas ou privados