• Nenhum resultado encontrado

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 ICESP

Atividade

Física

uma grande aliada para

o paciente com câncer

(2)
(3)

3

3 ICESP

Esta cartilha visa transmitir informações para ajudá-lo quanto à prática de atividade física. Tratam-se de orientações gerais, que não substituem as orientações da equipe que participa de seu cuidado. Por isso, ajustes individuais poderão ser necessários. As informações a seguir foram elaboradas por profissionais do Serviço de Reabilitação do ICESP. Leia tudo com muita atenção e, em caso de dúvidas, procure a equipe do hospital para esclarecê-las.

(4)

O que é atividade física?

A atividade física pode ser definida como “qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos, que resulte em gasto de energia maior que o apresentado quando se está em repouso’’.

Quais os benefícios da atividade física?

A atividade física é uma importante ferramenta para a melhoria da saúde e para ganho de qualidade de vida. Podemos citar como benefícios a manutenção e a melhora da massa óssea, da massa muscular, da força, da resistência, da flexibilidade, da coordenação, da sensação de bem estar, da qualidade do sono, do aumento da autoestima e da vitalidade. A prática regular de atividade física auxilia o tratamento do câncer e a prevenção de alguns cânceres muito prevalentes. Atua, também, na prevenção e no tratamento de inúmeras outras doenças, como a obesidade, diabetes, pressão alta, arterosclerose (que causa infarto cardíaco e derrame cerebral) e osteoporose. Além disso, a atividade física é amplamente indicada no tratamento da fadiga oncológica, que pode ser explicada como uma sensação persistente de cansaço extremo ou exaustão relacionada às manifestações do câncer ou ao tratamento que se faz necessário. A fadiga produz um ciclo onde a falta de atividade leva à diminuição do condicionamento e da força muscular, gerando intolerância à atividade física. Esse ciclo pode ser interrompido com a introdução de exercícios, melhorando assim, o condicionamento, a força muscular e a capacidade funcional do praticante.

(5)

5

5 ICESP Quais os cuidados?

A prática de exercícios moderados ou intensos não deve ser iniciada sem que o praticante saiba quais são suas reais condições de saúde. Por isso, é fundamental uma avaliação médica prévia e, eventualmente, a realização de exames. Não deixe de conversar com seu médico a respeito.

Quais são os tipos de exercícios utilizados para a prática de atividade física?

Há vários tipos de exercícios que beneficiam o corpo. Eles podem ser aeróbios, de resistência ou de flexibilidade (alongamento). Todos eles são recomendados, conforme segue:

• Aeróbios: utilizam os grandes grupos musculares e se caracterizam por serem

exercícios continuados, rítmicos, de baixa ou alta intensidade (caminhada, corrida, natação, dança e andar de bicicleta, por exemplo). Este tipo de exercício melhora e facilita algumas atividades, como fazer compras à pé, subir e descer escadas ou passear com o cachorro. Assim, devem ser praticados por, no mínimo, 30 minutos, com frequência mínima de 5 vezes por semana. Sua prática resulta na melhora do condicionamento cardiovascular, promove gasto calórico e também contribui para o condicionamento da musculatura envolvida na modalidade praticada.

(6)

• Resistência: utilizam pesos, halteres ou o peso do próprio corpo, na realização

das atividades. Este tipo de exercício desenvolve, principalmente, a força muscular. Recomenda-se que cada exercício envolva de 2 a 3 séries, cada série sendo composta pela repetição do movimento de 8 a 12 vezes, em média de 2 a 3 vezes por semana. É indicado que se inicie com baixa carga (peso), aumentando, gradativamente, conforme tolerância e condicionamento do praticante. Sua realização resulta no fortalecimento e condicionamento muscular, na proteção articular e na prevenção de lesões.

• Alongamento: sua principal função é aumentar a fl exibilidade, ou seja, a amplitude

dos movimentos de uma determinada articulação (como ombro, joelho ou quadril). Estes exercícios contribuem para o relaxamento muscular e a melhora da postura. Neste tipo de atividade, não se deve colocar sobrecargas nas pernas ou mãos, como tornozeleiras ou pesos. Sua realização é indicada ao fi nal do treino, para facilitar o ganho de fl exibilidade. Recomenda-se o alongamento estático (parado) e cada postura deve ser mantida por 30 segundos e repetida 3 vezes.

(7)

7

7 ICESP Qual atividade física escolher?

Escolha uma atividade agradável e de fácil execução, que possa ser realizada com regularidade como a caminhada ou andar de bicicleta, por exemplo. Escolha praticar a atividade em um local de fácil acesso e tenha como objetivo, também, obter prazer e satisfação pessoal.

Use roupas leves, compatíveis com o clima, pois isto favorece a evaporação do suor e evita que a temperatura do corpo se eleve. Prefira calçados confortáveis, que não escorreguem, para sua segurança. Evite usar sandálias, chinelos ou tamancos no momento da atividade física. Evite realizar exercícios quando em jejum. Assim, você terá energia suficiente para realizar os exercícios. Coma alimentos leves, como frutas, cereais, legumes, leite, queijos ou sucos.

Manter o corpo hidratado é importante, por isso consuma líquidos (principalmente água) antes, durante e depois do exercício.

Como tornar os exercícios um hábito?

Inicie a atividade física devagar, aumentando, aos poucos, o ritmo e a intensidade, levando o corpo a se habituar com a nova rotina. Inicialmente, você poderá realizar sessões mais curtas ou realizá-las apenas três vezes por semana. Aumente gradativamente a quantidade de tempo e a frequência, lembrando-se sempre que a atividade física não deve causar dor ou sensação de mal-estar.

A prática de atividade física não deve ser um sacrifício, mas um hábito, como tomar banho ou escovar os dentes.

(8)

Qual a intensidade ideal?

Para determinar a intensidade da atividade física que você está praticando, repare se consegue conversar, enquanto se exercita. Se isto for possível, você está em uma intensidade leve ou moderada.

Caso tenha dificuldade para conversar, você está em uma intensidade de exercício intenso. Então, atenção: tente diminuir esta intensidade para que ela não seja extenuante demais para você. Lembre-se: inicie devagar e vá aumentando, gradativamente.

Há horário adequado para fazer exercício?

O horário ideal para a prática da atividade física é aquele em que você se sentir mais disposto e animado. Entretanto, evite realizar exercícios nas horas mais quentes do dia, dando preferência para o início da manhã ou final da tarde.

(9)

9

9 ICESP Aumentar a atividade no dia a dia também ajuda?

Sim, ajuda muito. Assim como a prática da atividade física, a mudança do estilo de vida é muito importante. Incorpore os exercícios no seu dia a dia: ande mais a pé, substitua a escada rolante pela escada convencional, não fume, evite bebidas alcoólicas, tenha uma alimentação equilibrada e beba bastante líquido.

Você perceberá que pequenas mudanças de hábito são essenciais para que se possa viver mais e melhor. Esta escolha só depende de você!

Exercício ajuda, mesmo?

Sim. Vários estudos científicos têm demonstrado que a prática regular de exercícios é uma ferramenta de grande valor para os pacientes com câncer, bem como para a prevenção da doença. Portanto, não deixe de utilizá-la!

(10)

Telefones úteis

Disque-hospitalidade: oferece informações sobre estacionamento, transporte e opções

de locais para alimentação próximos ao ICESP. Contato: (11) 3893-2422.

Ligações telefônicas: o ICESP dispõe de telefones públicos, instalados nas portas de

saída do prédio. Os aparelhos localizados nos quartos estão programados para somente receber chamadas.

Telefonista: (11) 3893-2000. Ouvidoria:

Térreo, de 2ª a 6ª, das 7h às18h (exceto feriados) Tel.: (11) 3893-2063 / 2048

www.icesp.org.br/Fale-com-o-Icesp/Ouvidoria

Urnas de manifestação estão disponíveis no hall dos elevadores das torres Laranja e Verde.

(11)
(12)

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA

Av. Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César Tel.: 11 3893.2000

www.icesp.org.br

Atendimento: Térreo, de 2ª a 6ª, das 7h às 18h (exceto feriados) Telefone: (11) 3893.2063 / 2048

Site: www.icesp.org.br/Institucional/Fale-com-o-Icesp/Ouvidoria Urnas de manifestação no hall dos elevadores

das torres Laranja e Verde.

Solicite a Cartilha de Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde na Ouvidoria ou baixe do site do Instituto (www.icesp.org.br), na aba Pacientes e Acompanhantes/Materiais Informativos.

7/14 Centr o de C omunicação I nstitucional ( CCI)

Referências

Documentos relacionados

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Os ativos não circulantes classificados como disponível para venda são mensurados pelo menor montante entre o seu custo contábil e o seu valor justo, líquido das despesas com a

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Esta relação já foi estudada para algumas pragas e culturas, como mosca-branca, ácaros e predadores em algodão (WILSON et al., 1983), mas em relação ao pulgão em algodoeiro

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and