• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS CAMPO MOURÃO GIOVANI ROBERTO RIBEIRO

GIOVANI ROBERTO RIBEIRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Rigobello

Autorizo o encaminhamento para avaliação,

Assinatura do prof. Orientador

CAMPO MOURÃO 2013

(2)

RESUMO

O relatório apresenta a experiência de trabalho adquirida na execução de uma obra residencial executada na cidade de Cianorte – PR. Esta obra consiste na construção de uma residência com dois pavimentos totalizando uma área de 400 m², com área total do terreno de 638 m². A empresa responsável pela execução está no mercado há 10 anos com sede localizada na cidade de Cianorte – PR. No caso especifico desse trabalho será abordado o acompanhamento de execução, desde a fundação do empreendimento até início do segundo pavimento. O projeto foi elaborado para execução de estrutura in-loco e paredes em alvenaria convencional, contando com, sala de jantar, sala de estar, cozinha, escritório, dois banheiros sociais, área de lazer, lavanderia, três dormitórios e uma suíte. A obra foi iniciada em dezembro de 2012 e previsão para término em setembro de 2013. Este trabalho apresenta, além de toda etapa construtiva do empreendimento, as dificuldades encontradas durante a execução da obra, possibilitando um avanço no aprendizado prático de canteiros de obra, confrontando o conhecimento teórico adquirido na graduação de Engenharia Civil e a vivência dentro do canteiro.

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...4 

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) ...5 

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES ...5 

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ...6 

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ...6 

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS ...8 

2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO ...13 

3 CONCLUSÕES ...14 

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO ...15 

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL ...15 

3.3 SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE ...15 

(4)

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado tem por objetivo proporcionar ao estagiário treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano como complementação da sua formação profissional no ambiente de trabalho.

É nesta etapa que o futuro profissional tem a oportunidade de aprimorar o conhecimento, confrontando os projetos teóricos com a realidade de execução nos canteiros, bem como, estabelecer contatos com profissionais da área, conhecer a política da empresa, demonstrar suas habilidades, permitindo que a empresa venha conhecê-lo e ampliando as possibilidades de contratação.

A construção civil busca cada vez mais otimizar os processos executivos e alcançar o mais próximo possível da industrialização, porém, o desenvolvimento insuficiente de novas tecnologias, o desperdício de materiais, a baixa qualificação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores podem ser fatores predominantes da dificuldade de se alcançar esse objetivo.

A aplicação de modelos de gestão, métodos executivos, compatibilização de projetos e soluções técnicas inovadoras é o primeiro passo para iniciar a industrialização no setor da construção civil.

Este relatório traz uma descrição do estágio curricular desenvolvido na cidade de Cianorte – PR, no condomínio residencial Century Park, no período de 11 de dezembro de 2012 a 11 de abril de 2013.

(5)

1.1

DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO)

O estágio foi realizado na cidade de Cianorte – PR, no condomínio residencial Century Park, pela empresa Tecna Engenharia, esta empresa esta a mais de 10 anos no mercado e atua nas seguintes áreas; Construção Civil; Sistemas Estruturais; Geotecnia e Saneamento Básico. A opção pelo estágio na Tecna Engenharia foi pelo fato de ter realizado outros trabalhos com a empresa, e ter conhecido o método de trabalho de toda equipe, com isso eu percebi o quanto eu poderia aprender realizando um estágio com a equipe da Tecna Engenharia.

1.2

OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES

O objetivo do estágio supervisionado é propor ao estagiário um treinamento prático, podendo confrontar a teoria adquirida na graduação com a prática de execução em obra. As atividades desenvolvidas no canteiro de obra foram, acompanhamento e fiscalização das atividades na obra; conferência de materiais; fiscalização de segurança (EPIs e EPCs); confecção de diário de obras; registro fotográfico; medições e logística de materiais.

(6)

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

2.1

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Recebimentos de materiais

Os materiais eram comprados em quantidades aproximadas conforme a demanda necessária para a execução, evitando grande quantidade de estoque e despesas desnecessárias antes da hora, o recebimento e verificações eram executados pelo estagiário, o qual procurava atender as normas com especificações de aceitação, recebimento e armazenamento dos materiais. Em alguns casos a construtora não oferecia suporte para atender as normas de armazenamento, como por exemplo, a construção de baias para armazenar areia, brita e pó de pedra.

Acompanhamento na execução

O estágio iniciou-se logo no começo da obra, ainda na locação da fundação, possibilitando o acompanhamento inicial de execução da obra. Diante dos projetos de fundações, como, estacas, blocos, fôrmas para baldrame, foi possível entender os procedimentos iniciais partindo da utilização dos projetos e vivenciando a prática de execução. Aplicando alguns conhecimentos adquiridos em sala de aula, no que diz respeito à compreensão dos projetos, foi possível sanar algumas dúvidas da equipe durante a execução, e, tendo contato direto com o engenheiro, que nem sempre permanecia na obra, discutia-se o problema encontrado e a melhor alternativa para prosseguir a execução de maneira rápida, correta e segura.

Medições e controle dos serviços executados pela empreiteira

Ficou a serviço do estagiário a responsabilidade de fazer a medição dos serviços executados pela empreiteira. A construtora deixou a critério do estagiário o modelo que o mesmo achar conveniente para anotações das medições, o qual foi desenvolvido um sistema para evitar medir mais de uma vez o mesmo serviço. No

(7)

entanto, o estagiário se propôs a fazer uma planta baixa com todas as paredes a serem executadas, numerando-as, assim como uma ficha de cada parede, possibilitando a identificação e medição quando necessário. Para facilitar a medição, foi previamente calculada a área de cada parede, e então, para cada serviço executado, “alvenaria, chapisco e reboco”, foi anotado o dia de execução e a respectiva área.

Boletim diário de obra e relatório de obra semanal

O boletim diário de obra era feito diariamente anotando informações como, condições climáticas, quantidade de operários, serviços executados, materiais recebidos, assim como algumas observações.

Toda sexta feira era feito um relatório de obra semanal, o qual se citava todo serviço executado durante a semana, mostrando para cada dia, foto referente aos serviços executados, possibilitando um registro fotográfico e facilitando uma rastreabilidade de possível patologia.

Solicitação de materiais

Os materiais eram solicitados à medida que o estoque diminuía, constatando-se a demanda para sequência na execução eram quantificados os materiais necessários e encaminhado os pedidos para o escritório, a compra era feita após passar por uma análise do pedido e no mínimo três orçamentos.

Ficou a cargo do estagiário a percepção da necessidade do pedido de materiais, procurando providenciar os materiais dias antes de sua utilização, evitando a paralisação dos trabalhadores por falta de materiais, assim como, manter contato com o mestre de obras e discutir a sequência de execução para providência dos materiais.

(8)

2.2

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS

IRREGULARIDADES Materiais

Armazenar materiais de forma adequada implica em organização do canteiro, evita desperdícios e possibilidade de reuso de determinados materiais. Alguns materiais foram estocados de forma irregular, como por exemplo, areia, brita, tubulações, ferragens, madeira, dentre outros. As figuras a seguir mostram alguns dos materiais citados estocados irregularmente.

(9)

Figura 2: Argamassa sem um traço padrão.

(10)

Figura 4: Armazenamento de tijolos acima do limite permitido.

(11)

Execução

Figura 6: Espaçamento entre barras inferior a 23mm( brita 1).

(12)

Figura 8: Forma retirada antes da cura do concreto.

(13)

2.3

RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO

a) Projeto Arquitetônico: entendimento dos projetos arquitetônicos ficou mais simples, também era possível saber quais as informações poderiam ser retiradas.

b) Tecnologia das Construções: foi importante, pois para poder fazer alguns levantamentos quantitativos era necessário saber as variadas etapas de um determinado processo, um exemplo é a execução dos blocos de fundação onde é necessário a escavação, formas, aço e concreto.

c) Instalações Hidrossanitárias Prediais: proporcionou o entendimento dos projetos.

d) Concreto Armado 1 e 2: deve se ressaltar a atenção aos detalhamentos, pois com o que foi aprendido era possível retirar todas as quantidades e informações necessárias.

e) Estruturas de fundações: auxiliou no entendimento dos detalhamentos. f) Gerência de obras: se relacionou um pouco, pois foi preciso analisar o

que era previsto no planejamento e o que era gasto no andamento da obra.

g) Ética, profissão e Cidadania: informou sobre algumas atitudes e comportamento que o profissional deve ter e isso foi aplicado ao longo do estágio.

(14)

3 CONCLUSÕES

A realização de estágio em canteiro de obras possibilita confrontar a teoria adquirida na graduação com a prática de execução em obra.

A participação da rotina de execução, vivenciando os problemas do dia-a-dia, traz uma bagagem de aprendizado dificilmente presenciada na teoria, onde muitas vezes não se tem a consciência da existência de procedimentos de execução, tanto simples quanto complexos, isso só será percebido na prática se deparando com o problema.

A maior parte das dificuldades encontradas durante o estágio diz respeito ao modo como as informações seriam repassadas aos operários, a mão-de-obra é cheia de vícios, convencê-los que a proposta que será adotada naquela edificação é coerente exige treinamento e conhecimento do método a ser implantado. Saber lidar com as pessoas e gerenciar conflitos é um diferencial necessário.

O estágio proporcionou oportunidade de crescimento pessoal e profissional, entendendo que a prática é fundamental para o complemento do aprendizado.

De todas as experiências profissionais podem-se tirar lições técnicas e de relacionamento que carregaremos para sempre. Assim, é necessário absorver o máximo de informações garantindo um melhor aprendizado profissional.

(15)

3.1

APRENDIZADO PRÁTICO

O estágio supervisionado é muito importante para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o estagiário pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Pelo fato do responsável técnico não permanecer no canteiro de obra, algumas vezes o estagiário tem a total liberdade para resolver problemas que surgem durante a execução da obra.

3.2

RELACIONAMENTO PROFISSIONAL

O período de treinamento oferece ao estagiário a oportunidade de envolver-se em atividades práticas e aplicar o conhecimento teórico no dia-a-dia profissional. O estágio também permite verificar as diferenças entre a teoria e a prática. O fato mais marcante dessas diferenças é o de que na prática, os resultados são bem menos previsíveis, pois sempre ocorrem imprevistos, como: chuvas não previstas, equipamentos que quebram, funcionários que faltam, ou materiais que são entregues atrasados.

3.3

SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE

É imprescindível que os professores cumpram a ementa que é destinada a eles, e a maioria dos professores conseguem fazer isso, porém sempre é possível melhorar. Devem-se incentivar os acadêmicos a estarem mais perto das empresas, apresentando-lhes oportunidades, assim é possível aliar cada vez mais a teoria e a prática.

Estimular a utilização de ferramentas computadorizadas, elaboração de ferramentas que podem ser úteis na vida profissional.

(16)

3.4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio trouxe uma oportunidade única pra ser inserido na profissão de engenheiro civil, agregando vários conhecimentos e mostrando que é preciso se adaptar aos diferentes desafios que aparecem para se obter sucesso.

A conexão entre a universidade e a empresa trouxe vários aspectos positivos, que possibilitaram discussão e surgimento de ideias novas.

(17)

Referências

Documentos relacionados

- Dissertação do 2º ciclo de Estudos em Direito, área de especialização em Ciências Jurídico-Políticas, Direito Internacional Público e Europeu, apresentada à Faculdade de

O Tribunal de Justiça da União Europeia e o controlo indireto das decisões do Conselho de Segurança : sobre os critérios relevantes de conciliação prática entre a luta contra

A literatura revela ainda, um aumento do número de publicações sobre outsourcing, com enfoque nas influências que ele exerce sobre a definição dos limites entre empresas (FINE,

Tela de entrada das Forças solicitantes (a) viga retangular (b) viga T 32 Figura 16. Tela de Saída dos dados ... Tela de Opções de Armadura de Flexão ... Tela de Saída dos dados

No presente trabalho foram utilizadas ferramentas (modelo ASSETS e índice TRIX) para avaliar o estado de eutrofização dos estuários dos rios: Massangana, Capibaribe,

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

cia outra pessoa num determinado país para depois a explorar em outro país, em atividade contra a sua vontade). Com efeito, é possível que, nesta última forma, o agente possa ser

Assim, se apertarmos a tecla log pela 5.a vez a mensagem “erro” irá aparecer no visor... 11 I Verdadeira, pois para o ponteiro das