• Nenhum resultado encontrado

Critérios Específicos de Avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Critérios Específicos de Avaliação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (172364)

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral

Critérios Específicos de Avaliação

Disciplina :

2020-2021

FÍSICO-QUÍMICA

3º Ciclo- 8º ano

Para a atribuição de cada um dos níveis/classificações/menções na avaliação sumativa do aluno são tidas em consideração não só os Conhecimentos e Capacidades desenvolvidas face aos conteúdos previstos nos Domínios/Temas organizadores das Aprendizagens essenciais, para o seu ano de escolaridade (nota 1), como também as Atitudes que demonstrou durante todo o processo educativo (saber estar).

A importância relativa dos Conhecimentos, Capacidades e Atitudes na avaliação do aluno encontra-se definida no Projeto Educativo do Agrupamento, consoante o ciclo de escolaridade e natureza da disciplina.

1.

Avaliação dos Domínios/Temas organizadores da disciplina

85

% na avaliação sumativa

Domínios/Temas

% a)

Instrumentos de avaliação privilegiados

1.

REAÇÕES

QUÍMICAS

- Explicação e Representação de Reações Químicas

- Tipos de Reações Químicas - Velocidade das Reações Químicas

50

Testes de avaliação Questionário escrito/ oral Relatórios

Trabalho de grupo/individual, trabalho de projeto

Observação de atitudes

2. SOM

- Produção e Propagação do Som e Ondas

- Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos

30

3. LUZ

- Ondas de luz e sua propagação - Fenómenos Óticos 20

total

100%

a) - Importância relativa, na avaliação dos Conhecimentos e Capacidades, de cada um dos domínios/temas das aprendizagens essenciais da disciplina

Nota 1 - As Aprendizagens Essenciais para a disciplina podem ser consultadas em http://www.dge.mec.pt/ nos separadores “Currículo>>Aprendizagens Essenciais”.

(2)

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória afirma-se como referencial para as decisões a adotar em cada escola, designadamente ao nível da definição de estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos a utilizar na prática letiva e na avaliação interna dos alunos.

O trabalho a realizar ao longo do ano letivo centra-se no desenvolvimento de áreas de competências (nota2), que são combinações de conhecimentos, capacidades e atitudes, pretendendo-se que no final do

ano/ciclo, o aluno seja: Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Criativo (A, C, D, J) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Questionador (A, F, G, I, J) Comunicador (A, B, D, E, H) Autoavaliador (transversal às áreas) Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Cuidador de si e do outro (B, E, F, G).

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS para o ano de escolaridade (descritores de desempenho):

Domínios/ Temas

NÍVEIS DE DESEMPENHO – Descritores

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5

Revela muita dificuldade

na

Revela

dificuldade na Revela alguma facilidade na facilidade na Revela Revela bastante facilidade na

1. REAÇÕES

QUÍMICAS

- Explicação, recorrendo a evidências experimentais e a simulações, a natureza corpuscular da matéria.

- Interpretação a diferença entre sólidos, líquidos e gases com base na liberdade de movimentos dos corpúsculos que os constituem e na proximidade entre esses corpúsculos. - Verificação, experimentalmente, que a temperatura de um gás, o volume que ocupa e a sua pressão são grandezas que se relacionam entre si, analisando qualitativamente essas relações.

- Descrição da constituição dos átomos, reconhecendo que átomos com igual número de protões são do mesmo elemento químico e que se representam por um símbolo químico. - Definição da molécula como um grupo de átomos ligados entre si e definir ião como um corpúsculo que resulta de um átomo ou grupo de átomos que perdeu ou ganhou eletrões, concluindo sobre a carga elétrica do ião.

- Relacionação da composição qualitativa e quantitativa de uma substância com a sua fórmula química, associando a fórmula à unidade estrutural da substância: átomo, molécula ou grupo de iões.

- Aferição da existência de iões, através da análise de rótulos de produtos do dia a dia e, com base numa tabela de iões, escrever a fórmula química ou o nome de compostos iónicos em contextos diversificados.

- Conclusão, recorrendo a modelos representativos de átomos e moléculas, de que nas reações químicas há rearranjos dos átomos dos reagentes, que conduzem à formação de novas substâncias, mantendo-se o número total de átomos de cada elemento.

- Verificação, através de uma atividade experimental, a Lei da Conservação da Massa, aplicando-a à escrita ou à leitura de equações químicas simples, sendo dadas as fórmulas químicas ou os nomes das substâncias envolvidas.

- Identificação dos reagentes e dos produtos em reações de combustão, distinguindo combustível e comburente, e representar por equações químicas as combustões realizadas em atividades laboratoriais.

- Conclusão, a partir de pesquisa de informação, das consequências para o ambiente da emissão de poluentes provenientes das reações de combustão, propondo medidas para minimizar os seus efeitos, comunicando as conclusões.

2. SOM

3. LUZ

Nota

2 - Áreas de competência: A. Linguagens e textos; B. Informação e comunicação; C. Raciocínio e resolução de problemas; D. Pensamento crítico e pensamento criativo; E. Relacionamento interpessoal; F. Desenvolvimento pessoal e autonomia; G. Bem-estar, saúde e ambiente; H. Sensibilidade estética e artística; I. Saber científico, técnico e tecnológico; J. Consciência e domínio do corpo.

(3)

- Capacidade de reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa.

- Determinação do carácter químico de soluções aquosas, recorrendo ao uso de indicadores e medidores de pH.

- Previsão do efeito no pH quando se adiciona uma solução ácida a uma solução básica ou vice-versa, pesquisando aplicações do dia a dia (como, por exemplo, o tratamento da água das piscinas e de aquários), e classificar as reações que ocorrem como reações ácido‐ base, representando-as por equações químicas.

- Caracterização de reações de precipitação, realizadas em atividades laboratoriais, como reações em que se formam sais pouco solúveis em água, representando-as por equações químicas e pesquisando, numa perspetiva interdisciplinar, exemplos em contextos reais (formação de estalactites e de estalagmites, de conchas e de corais).

- Pesquisa, numa perspetiva interdisciplinar, sobre a dureza da água de consumo da região onde vive, bem como as consequências da utilização das águas duras a nível doméstico e industrial e formas de as tratar, comunicando as conclusões.

- Interpretação, recorrendo à experimentação, o conceito de velocidade de uma reação química como a rapidez de desaparecimento de um reagente ou aparecimento de um produto.

- Interpretação, em situações laboratoriais e do dia a dia, fatores que influenciam a velocidade das reações químicas: concentração dos reagentes, temperatura do sistema, estado de divisão dos reagentes sólidos e presença de um catalisador apropriado, concluindo sobre formas de controlar a velocidade de uma reação.

- Conclusão, numa atividade laboratorial (como, por exemplo, ondas produzidas na água, numa corda ou numa mola), que uma onda resulta da propagação de uma vibração, identificando a amplitude dessa vibração.

- Compreensão de que o som é produzido por vibrações de um material, identificando fontes sonoras.

- Capacidade de reconhecer que o som é uma onda de pressão e necessita de um meio material para se propagar.

- Explicação da propagação do som e análise das tabelas de velocidade do som em diversos materiais (sólidos, líquidos e gases).

- Aplicação dos conceitos de amplitude, período e frequência na análise de gráficos que mostrem a periodicidade temporal de uma grandeza física associada a um som puro.

- Capacidade de relacionar, a partir de atividades experimentais, a intensidade, a altura e o timbre de um som com as características da onda, e identificar sons puros.

- Interpretação de audiogramas, identificando o nível de intensidade sonora e os limiares de audição e de dor.

- Capacidade de relacionar a reflexão e a absorção do som com o eco e a reverberação, interpretando o uso de certos materiais nas salas de espetáculo, a ecolocalização nos animais, o funcionamento do sonar e das ecografias.

- Capacidade de conhecer o espectro sonoro e, com base em pesquisa, comunicar aplicações dos ultrassons.

- Identificação de fontes de poluição sonora, em ambientes diversos, recorrendo ao uso de sonómetros, e, com base em pesquisa, avaliar criticamente as consequências da poluição sonora no ser humano, propondo medidas de prevenção e de proteção.

- Distinção de corpos luminosos de iluminados, concretizando com exemplos da astronomia e do dia a dia.

- Capacidade de reconhecer que a luz transporta energia e é uma onda (eletromagnética) que não necessita de um meio material para se propagar, concluindo, experimentalmente, que se propaga em linha reta.

- Ordenação das principais regiões do espetro eletromagnético, tendo em consideração a frequência, e identificar algumas aplicações das radiações dessas regiões.

- Conclusão, através de atividades experimentais, que a luz pode sofrer reflexão (especular e difusa), refração e absorção, verificando as leis da reflexão e comunicando as conlusões. - Representação, geometricamente, a reflexão e a refração da luz e interpretar representações desses fenómenos.

(4)

- Conclusão, através de atividades experimentais, sobre as características das imagens em espelhos planos, côncavos e convexos e com lentes convergentes e divergentes, analisando os procedimentos e comunicando as conclusões.

- Explicação de algumas das aplicações dos fenómenos óticos, nomeadamente objetos e instrumentos que incluam espelhos e lentes.

- Explicação da formação de imagens no olho humano e a utilização de lentes na correção da miopia e da hipermetropia, e analisar, através de pesquisa de informação, a evolução da tecnologia associada à correção dos defeitos de visão.

- Distinção, experimentalmente, de luz monocromática de policromática, associando o arco‐ íris à dispersão da luz e justificar o fenómeno da dispersão num prisma de vidro com base na refração.

(5)

Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (172364)

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral

2.

Avaliação das Atitudes face à aprendizagem

15

% na avaliação sumativa

Parâmetros de avaliação

% b)

Indicadores do desempenho

1

Responsabilidade

15

É pontual e assíduo

Traz o material necessário

Está atento e realiza tarefas de forma organizada

2

Autonomia

50

Revela hábitos de trabalho Colabora nas tarefas de grupo É autónomo na realização das tarefas

Realiza trabalhos dentro e fora de aula por sua iniciativa

Participa oralmente

3

Comportamento

35

Intervém de forma adequada

Cumpre as regras de utilização dos materiais e instruções

Cumpre as regras definidas para a sala de aula

Respeita o outro

total

100%

b) - Importância relativa de cada parâmetro na avaliação das Atitudes

Parâmetros

NÍVEIS DE DESEMPENHO – Descritores

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5

Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Sempre

1 - É pontual e assíduo - Traz o material necessário

- Está atento e realiza tarefas de forma organizada 2

- Revela hábitos de trabalho - Colabora nas tarefas de grupo - É autónomo na realização das tarefas

- Realiza trabalhos dentro e fora de aulas por sua iniciativa - Participa oralmente

3

- Intervém de forma adequada em sala de aula

- Cumpre as regras de utilização dos materiais e instruções - Cumpre as regras em sala de aula

Referências

Documentos relacionados

Já no início dos governos militares (1964-1985), a Constituição de 1967 4 inova, quando trouxe dispositivo dispondo sobre o caráter suplementar do Estado na exploração de

• Experimenta possibilidades expressivas dos materiais (carvão vegetal, pasta de modelar, barro, pastel seco, tinta cenográfica, pinceis e trinchas, rolos, papeis

A pessoa responsável deve certificar-se, em qualquer circunstância, de que a utilização pretendida do produto cosmético e a exposição sistémica prevista aos diferentes

O texto analisa a situação dos direitos humanos dos migrantes e das políticas migratórias dos Estados, desde a perspectiva da tutela jurídica internacional dos direitos humanos

As despesas decorrente da aquisição objeto deste termo de referência correrão por conta dos recursos consignados no Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAEST,

C RITÉRIOS NÃO MÉTRICOS : C APACIDADE PARA ULTRAPASSAR BARREIRAS E EFEITO MULTIPLICADOR Código Resposta Observações da ERSE.. CBM1 Média Esta ferramenta online permite combater

Para a atribuição de cada um dos níveis/classificações/menções na avaliação sumativa do aluno são tidas em consideração não só os Conhecimentos e Capacidades

Em cada semestre letivo, a classificação final deverá resultar da média ponderada (consideradas as ponderações definidas para os vários domínios) de todas as avaliações