• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO REGIÃO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO REGIÃO SUL"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

 

BOLETIM INFORMATIVO 

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL 

REGIÃO SUL

 

Outubro de 2019 

A Coordenação Regional da ENESSO ao compreender a necessidade de       ​registrar e sistematizar a história da região sul e              do Movimento Estudantil de Serviço Social - MESS e entendendo também a importância de socialização das ações da CR , vem        por meio deste, socializar a primeira edição de nosso Boletim Informativo.  

O boletim informativo tem por objetivo       ​socializar as informações, experiências, atividades, mobilizações e ações que os                    Centros Acadêmicos/Diretórios Acadêmicos vem realizando junto de sua base (estudantes da graduação do curso ser Serviço        Social da sua escola).  

Com previsão de     ​periodicidade bimensal  ​, o Boletim Informativo deve ser amplamente divulgado para as escolas da        região sul, no sentido de divulgar de que forma a ENESSO está materializada no cotidiano das estudantes de Serviço Social, e        também com intuito de convidar as escolas não presentes na atual gestão da Coordenação Regional a compartilhar as        experiências cotidianas em suas escolas, de forma a contribuir com o aproximação da mesma com a Executiva.  

 

PRÓXIMAS EDIÇÕES DO BOLETIM INFORMATIVO :  

DEZEMBRO  

MARÇO  

MAIO  

ENVIE O BOLETIM INFORMATIVO DA SUA ESCOLA OU TIRE DÚVIDAS NO E-MAIL:

enessoregiaosul@gmail.com 

   

(2)

                 

CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL - CASS  

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

 

(3)

Gestão: “Compromisso com a Educação pública, gratuita, laica e de qualidade’’ (2019/2020)   

RECEPÇÃO DAS CALOURAS  

A semana de recepção de calouras ocorreu nos dias 11 a 15 de março de 2019. A        programação foi pensada para que as estudantes conseguissem se sentir acolhidas,        houveram dinâmicas organizadas pelo CASS, a câmara do curso e o Setor da Universidade. 

No primeiro dia quem ficou responsável pelo primeiro contato com o curso foi a        câmara de Serviço Social e o centro acadêmico, para tirar dúvidas pertinentes e apresentar        o curso e PPC. No dia 12 a Universidade fez um caça ao tesouro para que as/os calouras/os        de todo o campus tivessem contato com os espaços e estruturas, também debateu-se        sobre os projetos de extensão, iniciação científica e outros projetos existentes na UFPR        Litoral. No dia 13 quarta-feira às calouras tiveram contato com os programas de assistência        estudantil que visam a permanência das/os estudantes. Dia 14 foi o momento de        apresentar as ICH’s (Interações culturais e humanisticas) e o P.A. (Projeto de        aprendizagem), ambos módulos compõe o projeto político pedagógico do Setor Litoral. Ao        fim do dia houve uma apresentação cultural com uma banda local. 

O último dia foi destinado ao movimento estudantil, o DCE e para o CASS, que fez        uma atividade de ABC do MESS, para que as estudantes conhecessem o MESS e a ENESSO.        Por fim, houve uma festa na casa da Vitória para maior integração das calouras com        veteranas do curso de Serviço Social e de outros cursos da UFPR Litoral.  

   

PRÉ-ERESS 

Foi apresentado as estudantes uma sintetização da organização política do Serviço        Social: o que é CRESS, CFESS, ABEPSS e ENESSO. Foi frisado também a questão da revisão        estatutária da ENESSO enquanto deliberação da categoria, em suas devidas bases       

(4)

universitárias. O centro acadêmico optou por contextualizar a organização da ENESSO        enquanto movimento estudantil, tal qual seus eixos temáticos de discussões, a divisão por        regiões e seu funcionamento (foi questionado qual lógica histórica da divisão, ninguém        sabe) para melhor entendimento das estudantes. 

ERESS 

Conseguimos enquanto escola ir para o ERESS com cerca de 40 estudantes que        participaram de vários espaços apesar da complexidade de alguns assuntos, sobretudo a        revisão do estatuto para quem estava participando do primeiro encontro da ENESSO.        Tivemos participação da estudante Ana Luiza Vieira na setorial feminista, que junto a        estudante da UFSC Giulia trouxeram para o debate a reforma da previdência e os reais        impactos para as mulheres da classe trabalhadora. Durante o encontro a UFPR participou        de algumas reuniões de estado, que contribuiu para maior debate acerca do estado do        Paraná e as escolas que o compõe, assim como, efetivar os laços de companheiras/os que        ainda não se conheciam ou não se viam a tempo. Pudemos enquanto escola durante o        encontro ter uma estudante chamada Layliene participando da atual chapa da        Coordenação Regional e posteriormente via assembléia estudantil a companheira Vitoria        enquanto Secretária de Escola. 

(5)

ASSEMBLEIA GERAL DO CURSO 

No dia 02 de setembro foi realizada, durante o período noturno, a Assembleia Geral        do Curso de Serviço Social da UFPR, contemplando as/os estudantes de todas as turmas. O        espaço contou com repasses sobre a oficina da ABEPSS, posição da UFPR em relação ao        projeto FUTURE-SE, questões orçamentárias do Setor Litoral, bem como pautas sobre o        planejamento da Semana Acadêmica de Serviço Social 2019, organização do CORESS e        apresentação de um esboço de curso de extensão de discentes.

(6)

OFICINA REGIONAL DA ABEPSS 

Ocorreu entre os dias 26 e 28 de agosto da UFRGS e contou ainda com espaço para o

 

     

Seminário de Fundamentos do Serviço Social e pesquisa na área. O CASS participou do        espaço, dos debates, assim como da reunião de estudantes de graduação, que contou com        a participação de aproximadamente 15 Unidades de Formação, sendo presenciais,        semipresenciais, públicas, privadas e à distância. Nesse espaço as estudantes debateram a        conjuntura da formação profissional e as estratégias junto à ABEPSS. Tiraram como        importante a construção de espaços políticos, como CA’s e DA’s, assim como a realização        de Semanas Acadêmicas e espaços de discussão do trabalho e formação profissional.  

O evento contou ainda com palestras da Prof Yolanda Guerra acerca dos debates        contemporâneos dos fundamentos da profissão e da Profª Maria Lúcia Martinelli acerca do        conservadorismo. Com a profª Loiva e militante do movimento negro “Maria Mulher” e        doutora em Educação, Maria Conceição, houve o debate do movimento negro e o        enfrentamento do racismo na sociedade atual, assim como o debate dos subsídios étnico        raciais para a formação em Serviço Social. 

(7)

 

REUNIÕES PLANEJAMENTOS SASS 

Durante a assembleia estudantil do curso o CASS trouxe para o coletivo o interesse        de construir a semana acadêmica de Serviço Social, a SASS foi aprovada em assembleia e        houve a criação da comissão organizadora.  

Foi aplicado um formulário online para que as estudantes colocassem temas que        achassem relevante para debate durante a semana acadêmica, o resultado obtido        demonstrou que os temas escolhidos foram, questões étnico raciais, Serviço Social na        saúde e a Conjuntura atual.  

A data da SASS estava prevista para o mês de novembro com 4 dias de evento com        culturais e uma festa para finalizar, contudo, neste mesmo mês haverá o EPESS e outros        eventos importantes, além de o tempo estar apertado para convidar as palestrantes,        portanto, a SASS foi adiada para o mês de abril de 2020 que contemplará a turma de        calouras. Como sugestão a comissão organizadora da semana acadêmica está construindo        um simpósio para o mês de novembro com apenas dois dias.  

REUNIÃO PLANEJAMENTO CORESS 

No dia 18 de setembro foi realizada a primeira reunião com a comissão organizadora        do CORESS. As responsáveis utilizaram do Estatuto da ENESSO para compreenderem um        pouco mais sobre o evento deliberativo, foram discutidas as propostas de datas e elencada        uma para discussão com o restante da Coordenação Regional. O espaço também contou        com a subdivisão das estudantes em comissões específicas e esboço de um possível        cronograma para o primeiro dia de evento. 

 

VII CPAS - UEPG 

O VII Congresso Paranaense de Assistente Sociais ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de        setembro na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e contou com cerca de 600        participantes, percebendo-se uma participação massiva de estudantes de graduação e        pós-graduação, assim como docentes e profissionais da área, como supervisoras        acadêmicas e de campo. Participamos lá de debates sobre classe, etnia e gênero com a        Mirla Cisne, sobre a nova morfologia do trabalho e as técnicas de sigilo profissional com        a profª Raquel Raichelis e sobre o conservadorismo com Leila Escorsim Netto e Olegna        Guedes, assim como várias outras mesas simultâneas que ocorreram.  

A integrante do CASS e da CR da ENESSO RVI, Layliene, participou ainda da mesa de        abertura do Congresso representando a ENESSO e o estudante André, da UEPG,        representou a Executiva de estudantes na mesa do Fórum Estadual em Defesa do        trabalho e da formação profissional de qualidade. Tivemos ao final do encontro, além de       

(8)

uma reunião da graduação, a retirada de pontos de consenso para construção de nota        lida ao final do Congresso.  

PRÉ-PER 

No dia 14 de agosto as estudantes de serviço social realizaram o PRÉ-PER nas        dependências da universidade, onde tiveram a oportunidade de discutir o plano de lutas        da gestão da Coordenação Regional passada, elencar novas ações e anotar dúvidas        referente a especificidades para discutir durante o encontro. 

(9)

 

PALESTRA CONSERVADORISMO E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL 

O CASS participou também da palestra na PUC PR sobre o Conservadorismo e o  Projeto ético-político do Serviço Social com a profª Maria Carmelita Yazbek. 

(10)

PER 

Entre os dias 16, 17 e 18 de agosto, sete estudantes do curso estiveram participando        do Planejamento Estratégico da Região na UFSC, em Florianópolis-SC. Momento de revisão        e alteração do plano de lutas da atual gestão com o restante das representações da        Coordenação Regional VI. Ao retornar do encontro as estudantes que participaram do        encontro levaram para a escola as discussões e deliberações para o resto das estudantes        nas reuniões do CASS e durante a assembléia estudantil do curso. 

(11)

   

 

REUNIÕES DO CASS 

As reuniões do CASS ocorrem nas quintas ou sextas feiras, antes do horário das aulas        e são abertas à todos/as estudantes que tenham interesse de participar. O próprio CASS é        aberto a participação de qualquer estudante de Serviço Social. 

(12)

   

COUN 

O conselho universitário da UFPR ocorreu no dia 27 de agosto de 2019 em Curitiba e        contava com a presença da reitoria, técnicos representantes, docentes representantes e        representações estudantis do DCE. Outras organizações estudantis se reuniram em frente        ao prédio e ocuparam o espaço para que pudessem participar do COUN. Dias antes do        conselho universitário a reitoria em conjunto com docentes e diretores de setor e outras        categorias escreveram um documento com mais de 40 páginas para se posicionar sobre o        FUTURE-SE, o documento tinha um posicionamento de neutralidade e com possíveis        alterações o FUTURE-SE poderia ser implementado. Durante o COUN houve muita pressão,        sobretudo estudantil, já que de forma alguma o programa ‘’FATURE-SE’’ poderia ser        entendido como uma possibilidade para a UFPR. Após horas de discussão a Universidade        se pronunciou contrária ao programa FUTURE-SE. 

 

 

 

(13)

MOBILIZAÇÕES PELA EDUCAÇÃO 

Desde as notícias sobre o contingenciamento de 30% da verba da UFPR e demais        Universidades, as estudantes do curso de Serviço Social junto a outros cursos vem        construindo as mobilizações nacionais no mês de maio, junho, julho, agosto e a greve de        48h da UFPR nos dias 02 e 03 de outubro. O nome da nova gestão do CASS reafirma a        defesa da Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade, se colocando contra os        desmontes do ensino superior gratuito, assim como, os desmontes na área da saúde,        previdência social e assistência social e contra o projeto FUTURE-SE. 

                 

(14)

               

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE SERVIÇO SOCIAL - CALISS  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 

(15)

 

CHAMA! Na Luta É Que A Gente Se Encontra (2019/2020) 

 

No dia 27 de junho deste ano a nova gestão do Caliss tomou posse e marcou a renovação da        entidade, que em sua maioria é composta por estudantes que vem se aproximando do Movimento        Estudantil de Serviço Social. Esta nova gestão representa também a continuidade das gestões anteriores:        Ponta de Lança (2018/2019), Nós Por Nós (2017/2018) e Oposicione-se (2016/2017).  

A gestão é formada por estudantes de todas as fases do curso, unidas pelo anseio e        comprometimento  de  construir  a  entidade  de  forma aberta, horizontal e coletiva.       

 

    

Sabatina e cerimônia de posse da chapa, em junho de 2019.    ] 

     

(16)

Elencamos enquanto princípios nossa ​direção anticapitalista e anti-imperialista como base da                      nossa atuação enquanto centro acadêmico, visando um novo horizonte de sociedade; Pela da defesa da        formação de qualidade, em consonância com as ​diretrizes curriculares da ABEPSS e os princípios                    presentes no código de ética da profissão; Em defesa da universidade pública e pela construção de uma       

universidade popular  , que produza conhecimento com e para a classe trabalhadora; Em ​defesa do SUS​          ,​  por hospitais universitários 100% públicos; ​Contra a mercantilização e privatização dos serviços                    públicos​, pela revogação da Emenda Constitucional 95 e da Desvinculação de Receitas da União, tendo        em vista o avanço neoliberal sobre o fundo público que é a base de sustentação da seguridade social,        desta forma nos colocamos também ​contra a Reforma da Previdência             ; Em ​defesa do meio ambiente e              pela demarcação de terras indígenas; Nos colocamos em luta pela garantia de políticas de ​permanência        estudantil​, assim como sua ampliação; Pela construção de uma articulação com os movimentos do        campo e da cidade, através da ​extensão popular       ; Em defesa da ​autonomia universitária          ​, de forma a        garantir o direito de cátedra dos docentes, as manifestações políticas dos movimentos estudantil, sindical        e sociais além importância de garantir a participação da comunidade universitária nas decisões sobre os        rumos da universidade; Pela ​defesa de atividades culturais, de lazer e integração dentro do campus,                              reivindicando o espaço público da universidade para diversas atividades e happy hours, que podem ser        instrumentos de política financeira, algo essencial para a existência do movimento estudantil;        Reconhecemos e nos comprometemos com as pautas de ​combate às opressões          ​, procurando analisá-las e        combatê-las a partir de uma perspectiva classista de totalidade; Por uma maior articulação com os TAES e        trabalhadores terceirizados; Contra o bolsonarismo e suas reformas neoliberais; Pela ​articulação        permanente entre o CALISS e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social e demais                              entidades da categoria profissional: ABEPSS, conjunto CFESS/CRESS, em especial o CRESS-SC;       

Reconhecemos também as ​entidades históricas de luta do movimento estudantil como o DCE, UNE,                        UCE e UBES, disputando pela base seu caráter classista e combativo. 

Nos propomos a organizar a ​Semana Acadêmica de Serviço Social a cada um ano, construir o                   

Fórum em Defesa do SUS        , participar da ​Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública​                  ,​  garantir espaços infantis como o ​ENESSINHO em eventos de grande porte, garantir os ​Fóruns de Estágio            e participar de sua construção, realizar festas e atividades alternativas de integração aos estudantes,        construir a recepção integrada do ​C6           com os demais cursos, ​conquistar a nova sede do CA                     ​e revitalização  do espaço antigo, conquistar as disciplinas de “Classe, Gênero e Sexualidade, Raça-Etnia e Gerações” no        currículo do curso, s​ediar o Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social em 2020                          , realizar​   

espaços que fortaleçam a formação profissional e política dos estudantes do curso                      ​, realizar atividades      em conjunto com outros CAs, PETs, coletivos entre outros, maior ​articulação com o movimento negro e                  consolidar um ​projeto de extensão popular com as ocupações urbanas de Florianópolis, junto a demais                        cursos e grupos da UFSC​. 

(17)

 

MOBILIZAÇÕES CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, CONTRA OS CORTES DA EDUCAÇÃO E O 

FUTURE-SE 

 

O Caliss e demais estudantes da UFSC participaram ativamente das mobilizações nacionais de        maio, junho, julho e agosto deste ano. ​Os estudantes de Serviço Social da UFSC dizem: somos contra a                              reforma da previdência e lutamos por uma educação pública de qualidade! 

 

Arrastão pela universidade, greve nacional da educação 15M Ato greve nacional da educação 30M 

 

  Greve geral, 14 de junho. Greve nacional da educação 13A.  

 

CONSTRUINDO A ENESSO PELA BASE! 

Este ano participamos de diversos encontros da ENESSO, entre eles o ​CORESS, ERESS, ENESS e              PER! Entendemos que os encontros construído pelos conjunto dos estudantes de Serviço Social através        da ENESSO, são importantes espaços de formação, onde temos a possibilidade de nos reunirmos e       

(18)

discutirmos as questões referentes ao Movimento Estudantil, a Conjuntura, a Universidade, a Educação, a        Formação Profissional e a Cultura. Os encontros se tornam cada vez mais fundamentais para a        organização e fortalecimento do MESS a nível regional e nacional, tendo em vista os desafios que viemos        enfrentando nos últimos devido ao acirramento das lutas políticas. Desta forma se faz ainda mais        necessário o fortalecimento das entidades estudantis, que historicamente se constituíram em        instrumentos legítimos de luta da classe trabalhadora.  

As estudantes de Serviço Social têm seu despertar da consciência para a materialidade        daquilo que estudam quando militam e ocupam espaços políticos, observando as contradições da        sociedade capitalista em sua forma concreta. A partir de nosso objetivo de ruptura com a estrutura        social posta, visamos fortalecer a categoria estudantil de Serviço Social da UFSC e demais estados,        garantindo sua articulação com as demais entidades do movimento estudantil. 

 

XLI CORESS, sediado na UFSC em fevereiro deste ano. Caravana da UFSC no XLI ERESS, em abril deste ano. 

  ​ Representações do CALISS no XL ENESS, em julho deste ano.  Planejamento Estratégico Regional, sediado na UFSC em agosto. 

(19)

CALOURADA E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO 

Começamos esse semestre realizando a ​1ạ Reunião do Projeto de Extensão Popular com as                            Ocupações Urbanas de Florianópolis      ​. O projeto é uma iniciativa do CALISS e da ENESSO que hoje conta        com o apoio da Federação do Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Federação Movimento Estudantil        de História (FEMEH), da Direção Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM), Executiva Nacional de        Estudantes de Educação Física (ExNEEF) e demais Centros Acadêmicos, Núcleos de Pesquisa e extensão,        Programas de Educação Tutorial (PETS) e movimentos sociais. 

O projeto, ainda em fase inicial, tem por objetivo atender as diversas demandas da população que        participa de ocupações urbanas, no sentido de construir um luta conjunta pelo direito à moradia, saúde,        educação e cultura. 

  Reunião do projeto, em 31 de agosto deste ano. 

 

  Recepção aos calouros: práxis corporal junto da ExNEEF ABC do MESS com os calouros 

   

(20)

  Festa da Calourada com o Centro Acadêmico de Administração Assembleia sobre os cortes, Future-se as mobilizações na

       

UFSC 

 

Esse ano a Semana Acadêmica de Serviço Social teve caráter de mobilização devido ao estado de        greve, decidido pelo curso em assembleia estudantil na semana anterior. A Semana Acadêmica se deu em        meio a uma semana de forte mobilização na UFSC, devido a votação do Conselho Universitário sobre o        Future-se e o anúncio por parte da reitoria sobre o fechamento do Restaurante Universitário, a demissão        em massa dos trabalhadores e o possível fechamento da universidade no mês seguinte. Desta forma        procuramos debater o projeto de sociedade que queremos construir, garantindo espaços formativos e        também atividades de mobilização junto aos estudantes. 

 

(21)

 

Mesa de Combate às Opressões Pintura de faixa e cartazes para a Assembleia Universitária 

 

Sessão aberta do Conselho Universitário sobre o Future-se   

 

CONSTRUINDO A GREVE ESTUDANTIL NA UFSC 

Os estudantes de Serviço Social, junto ao conjunto da categoria estudantil da UFSC decidiram pela greve no dia 10 de setembro, onde os estudantes reunidos em Assembleia Estudantil que contou com mais de mil estudantes presentes, decidiram agir diante da conjuntura de precarização e crescente privatização do ensino superior público brasileiro.

Entendemos que os desmonte das universidades públicas no Brasil afetam diretamente o Serviço

Social, tanto no âmbito do ensino, quanto da pesquisa e da extensão. No curso de Serviço Social da UFSC, nos últimos 20 anos, temos sofrido diversas dificuldades com a quantidade reduzida de professores no curso, o que tem acarretado no adoecimento e sobrecarga de nossos docentes, na redução disciplinas optativas, na redução de projetos de pesquisa e extensão, assim como o rebatimento em nosso processo de formação. Há anos lutamos pela conquista de novos professores e pela manutenção da oferta do curso em dois turnos, o que tem ficado cada vez mais difícil. Além disto, entendemos que o projeto Future-se, além de

(22)

ferir o princípio constitucional de educação universal não levando em consideração o espaço democrático da universidade e sua autonomia, é uma forma de privatização das universidades, colocando o financiamento e gestão da universidade a responsabilidade de fundos privados, agudizando a produção de conhecimento voltada aos interesses do capital.

Enfatizamos que o que está colocado é um ataque brutal a universidade e as humanidades. Convocamos todo o Movimento Estudantil de Serviço Social a fazer forte oposição ao programa e aos cortes, defendendo a universidade pública e pela construção de uma universidade que sirva à classe trabalhadora.

Frisamos também, nosso comprometimento em defesa da educação pública superior brasileira através de debates feitos nos eixos de “Universidade e Educação” e “Formação Profissional”, onde a ENESSO e o Movimento Estudantil de Serviço Social tem buscado fortalecer o Projeto Ético-Político de nossa profissão.

Na UFSC a situação é grave: 95 trabalhadores terceirizados foram demitidos, falta segurança nos centros ensino o que tem levado a crescente insegurança no campus, cancelamento de aulas no período noturno e assalto em laboratórios, os trabalhadores terceirizados responsáveis pela limpeza e manutenção da estrutura física encontram-se cada vez mais sobrecarregados de trabalho. Além disso, foi anunciado o cancelamento de eventos como a ​Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) que é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, também ​não houve renovação de diversas bolsas aos estudantes, comprometendo ainda mais nossas condições de permanência na universidade. Para piorar ainda mais o cenário o fechamento do restaurante universitário é iminente, dada a falta de recursos.

Desta forma, temos construindo diversas atividades junto a outros centros acadêmicos na greve, com o objetivo de formar e mobilizar nossas estudantes, politizando as pautas da greve.

(23)

  Faixa de posicionamento do curso Atividade do Comando Local de greve 

 

Caliss manifesta: estamos em greve! Formação: Como Funcionam e para que Servem as Entidades? 

           

(24)

                         

CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL KARL MARX - CASSO  

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU 

(25)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REGIONAL

 

No dia 16 de setembro, foi realizado o Pós Planejamento Estratégico Regional. Foi        realizada na sala S-327, campo l- FURB Contou com a participação dos estudantes de        Serviço Social da FURB de diversos semestres. 

Os pós PER iniciou identificando a importância dos demais acadêmicos em compor a        Executiva de Estudantes de Serviço Social, e ocupar seu espaço de luta política e        militância. Foi apresentado as atividades de formação efetuadas na UFSC no Planejamento        Estratégico Regional, apresentação da página da ENESSO e discussão sobre o espaço dos        estudantes e sobre o plano de lutas definido no PER. Temas como: funcionamento da        Executiva, política financeira da escola(FURB) e necessidade de aproximação de mais        acadêmicos com a ENESSO. 

No dia 16 de setembro, foi realizado o Pós Planejamento Estratégico Regional. Foi        realizada na sala S-327, campo l - FURB Contou com a participação dos estudantes de        Serviço Social da FURB de diversos semestres. 

Os pós PER iniciou identificando a importância dos demais acadêmicos em compor a        Executiva de Estudantes de Serviço Social, e ocupar seu espaço de luta política e        militância. Foi apresentado as atividades de formação efetuadas na UFSC no Planejamento        Estratégico Regional, apresentação da página da ENESSO e discussão sobre o espaço dos        estudantes e sobre o plano de lutas definido no PER. Temas como: funcionamento da        Executiva, política financeira da escola (FURB) e necessidade de aproximação de mais        acadêmicos com a ENESSO. 

(26)

 

(27)

 

 

 

 

 

 

 

 

DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL - DASS  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA 

(28)

GESTÃO “AQUI SE RESPIRA LUTA!” (2019/2020)

 

No dia 28/05 tomou posse oficialmente em assembleia estudantil do curso de Serviço Social, a        nova gestão do DASS dos anos 2019/2020 - "Aqui Se Respira Luta". 

 

ATOS PELA EDUCAÇÃO, PELOS NOSSOS DIREITOS E CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA (15M, 

30M E 14J)

 

(29)

 

MESA DE DEBATE “REFORMA DA PREVIDÊNCIA: O PAPEL DA CATEGORIA PROFISSIONAL FRENTE 

AO DESMONTE DE DIREITOS”

 

No dia 11/06 foi realizada uma mesa de debate para falar sobre a "Reforma da Previdência: o papel        da categoria profissional frente ao desmonte de direitos". Nosso posicionamento como categoria        profissional de Serviço Social não deve ser outro que não contrário à Reforma da Previdência e as outras        diversas ações de desmonte de direitos do atual governo. Se os princípios fundamentais do nosso código        de ética profissional pontuam que devemos defender intransigentemente os direitos humanos, a        democracia e a universalidade de acesso às políticas sociais, é nas lutas articuladas com os movimentos        sociais populares que devemos estar. 

CALOURADA (2019/2)

 

No dia 16/08, no bosque da UFSM, aconteceu o primeiro Piquenique com DASS: evento pensado        para recepcionar as calouras e os calouros da melhor maneira. O piquenique contou com a presença de        estudantes de todos os semestres. 

 

(30)

VIII SEMANA ACADÊMICA DO SERVIÇO SOCIAL

 

A VIII Semana Acadêmica do Serviço Social foi um evento que ocorreu entre os dias 2 e 5 de        setembro de 2019 e que foi intitulada como "O Compromisso Profissional na Luta Antirracista". O espaço        contou com debates sobre exploração e precarização do trabalho, corte de direitos e marginalização,        sistema carcerário e abolicionismo penal, genocídio da população negra e guerra às drogas, cota e        educação, além das oficinas de feminismo negro e saúde da mulher negra, de apresentação de trabalhos,        de cine debate e de apresentação cultural. 

  

 

CONSTRUÇÃO DA GREVE ESTUDANTIL NA UFSM 

Com o desmonte das universidades públicas em vista, processo intensificado com o anúncio do        programa Future-se, que coloca o financiamento privado como solução para o problema criado pelo        próprio governo com o contingenciamento de gastos para educação, a mobilização estudantil ganha cada        vez mais força.  

A reitoria da UFSM publicou um documento em que informava as medidas a serem tomadas frente        ao corte de verbas, entre elas estavam o corte de 50% nas bolsas de assistência estudantil, a diminuição        nos gastos de energia elétrica com possível sanção onde não se tenha a redução estipulada, o        Restaurante Universitário (RU) passaria a contemplar somente estudantes com benefício        socioeconômico, a restrição na ida de servidores a eventos de capacitação, entre outros. Além disso,        também houveram indicativos da demissão de funcionários terceirizados e cortes nas bolsas estudantis       

(31)

para formação. Os rebatimentos imediatos nos campi já são visíveis, como diversos estudantes sendo        dispensados das bolsas trabalho, os postes de luz sendo apagados durante aulas do período noturno, o        suco do RU não sendo mais disponibilizado e a impossibilidade de manutenção da infraestrutura. 

A partir de deliberação do Conselho de Entidades de Base, foi realizada uma assembleia de curso        no dia 23/09 para as e os estudantes debaterem sobre o desmonte da educação representado pelo        Future-se e as estratégias de luta possíveis. Essa assembleia contou com um número significativo de        estudantes e tirou o indicativo de greve estudantil por tempo indeterminado e a construção de um        calendário de lutas com rodas de conversa, panfletagens e aulas públicas. Então, com a assembleia        unificada da UFSM no dia seguinte, as e os estudantes entraram em estado de greve e iniciaram a        realização de diversas atividades para agregar estudantes, professores e técnicos ao movimento.  

No dia 02/10 o Serviço Social realizou uma roda de conversa sobre a conjuntura atual e        organizações coletivas e no dia 03/10 foi feito um cine debate do documentário “ABC da greve”. As e os        estudantes da UFSM seguem em luta, movimentando-se para conquistar cada vez mais companheiros        para a luta e para dialogar com a população santa-mariense. 

 

 

 

 

 

 

 

 

(32)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL - CASS  

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 

(33)

 

REATIVAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO

   

Importante relatar que o centro acadêmico de serviço social da Ulbra encontrava-se  inativado do período de 2015 a 2018. No ano de 2018, estudantes do curso que já haviam  histórico de envolvimento com movimentos estudantis e sociais articularam junto ao DCE  a reativação do CASS. Em 09/08/18 foi realizada uma Assembleia dos Estudantes de Serviço  Social, onde o DCE auxiliou na produção de um estatuto e foi dado inicio ao processo 

eleitoral. Em 23/08/18 ocorreu a eleição da chapa de reativação do Centro Acadêmico de  Serviço Social da Ulbra Canoas.  

 

   

INSERÇÃO NA ENESSO

   

Como o CASS estava inativo, a participação na ENESSO também estava. Portanto,  uma das ações mais importantes da reativação no mesmo foi a participação no PER de  2018, realizado em 07,08 e 09 de setembro em Porto Alegre. 

(34)

   

   

MOBILIZAÇÃO CONTRA A DEMISSÃO DOS PROFESSORES

   

Em 10/01/19, os estudantes e toda a comunidade acadêmica foi abalada com a  demissão de mais de 200 funcionários da Ulbra. O CASS publicou uma nota quanto a seu  posicionamento sobre a demissão dos professores da ULBRA, “Não deixaremos de lado  professores que trabalham com tanta dedicação em condições precárias para que  tenhamos uma formação profissional de qualidade. São eles, em conjunto com seus  alunos que constroem a universidade a cada dia.” Ainda, em 14/01/19 foi realizada uma  reunião com a coordenação sobre as demissões dos professores e para fazer os 

questionamentos que foram encaminhados pelos estudantes para o CASS.   

HOMENAGEM AS MULHERES DA COMUNIDADE ACADÊMICA

 

 

Em 08/03/19, foi feita uma homenagem às mulheres que enfrentam as adversidades  de ser mulher em um mundo majoritariamente controlado por homens, a postagem conta  com diversos relatos e está disponível na página do CASS. 

(35)

   

     

ATO EM MEMÓRIA DE MARIELLE FRANCO

 

 

O CASS participou, em parceria com outros CAs, no dia 15/03/19, do ato pelo 1 ano  da morte de Marielle Franco realizado na Ulbra, "GRITEI MARIELLE PRESENTE, ESSA BALA  TAMBÉM ME FERE." 

(36)

   

1ª Semana Acadêmica de Serviço Social da Ulbra  

 

Realizamos, de 13 a 17 de maio de 2019, a Semana Acadêmica de Serviço Social da        Ulbra. A mesma foi totalmente organizada pela gestão do CASS e foi um dos maiores        desafios depois da reativação do centro acadêmico. Dentro da programação, no dia 14/05,        realizamos a Assembleia dos Estudantes de Serviço Social, que teve como pauta a        reformulação do estatuto, que trocou os cargos como Presidente, etc. por comissão, sendo        elas: Financeiro; Comunicação; Eventos e Movimentos Sociais. 

(37)

 

   

No dia do assistente social, em 15/05 o CASS juntou esforços com a manifestação do        DCE e posteriormente a isso o auditório 219 do prédio 1 foi palco para o debate “Serviço        Social: o que esperar dos próximos 4 anos?” 

 

(38)

   

   

Ainda na Semana Acadêmica, realizamos uma roda de conversa com alunas do curso        sobre os estágios e as dificuldades enfrentadas.  

 

   

(39)

ENCONTRO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS 

Nos dias 17 e 18 de maio, os estudantes da Ulbra se inseriram no EGAS, 

considerando a importância da participação da academia nestes espaços de qualificação  profissional. 

   

2º Grande Ato em Defesa da Educação 

Em 30/05, estudantes de Serviço Social da Ulbra se fizeram presentes no 2º Grande  Ato em Defesa da Educação, realizado em Porto Alegre.  

(40)

 

   

ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL 

Foi convocada a assembleia para o dia 19/08/2019 para dar início ao pleito da nova  gestão do CASS. Na mesma assembleia, foi eleita a Secretária de Escola da ENESSO. 

(41)

 

CONGRESSO DE UNIFICAÇÃO A UEES DO RIO GRANDE DO SUL 

O CASS Ulbra se fez presente neste momento histórico do movimento estudantil  gaúcho. 

OFICINA REGIONAL ABEPSS SUL I 

Realizada nos dias 26,27 e 28 de agosto, na UFRGS, a oficina da ABEPSS também  contou com a presença dos estudantes da Ulbra.  

(42)

ELEIÇÃO DO CASS/ULBRA 

Em 09/09 foi realizada a eleição do CASS Ulbra, onde foi eleita por unanimidade a  Chapa Resistir e Transformar! Tendo como principais propostas saídas de campo, eventos  que venham de encontro com o projeto ético-político, aproximação real com a ENESSO,  promover o ABC do MESS, etc. 

 

   

EM BUSCA DE UM ESPAÇO PARA OS ESTUDANTES 

A nova gestão inicia com a busca de uma sala para o CASS, onde os estudantes        possam realizar suas reuniões, partilhar de momentos de confraternização, realizar grupos       

(43)

de estudo, etc. Realizamos reunião com a reitoria da universidade em 27/09 e voltamos a        nos reunir em 07/10.  

     

Referências

Documentos relacionados

O objetivo foi identificar os locais e a maneira de que eram feitas a armazenagem e o descarte de medicamentos, avaliando a presença da farmácia caseira e a prática da

 Quando se faz um (S A S) em linha tem que se ponderar que a força é exercida toda na amarração principal, de modo que esse ponto tem de ser resistente e não

Universidad de Castilla la Mancha Universidad de Córdoba Universidad de Deusto Universidad de Extremadura Universidad de Granada Universidad de Huelva Universidad de Jaén

Para além destas, é possível aceder a outras bases de dados multidisciplinares, onde poderá selec- cionar opções de pesquisa como Bases Referenciais, Bases de Texto Integral, ou Artes

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

• O bis do capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, frente à Hungria, na primeira jornada, manteve o seu recorde de marcar em todas as fases finais que disputou – 11 no total: cinco

O objeto do presente Credenciamento é o cadastramento de Agricultores Familiares para os fins de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para o

Uma proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se