• Nenhum resultado encontrado

GINCANA MULTIDISCIPLINAR EM ENGENHARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GINCANA MULTIDISCIPLINAR EM ENGENHARIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA:

( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

GINCANA MULTIDISCIPLINAR EM ENGENHARIA

MENDES, Daiane1 JÚNIOR, Denilton Fritz2 CHIQUETTO,Nelci Catarina3 ALMEIDA,Mareci Mendes4 DUARTE, Elis Regina5

RESUMO – A Gincana Multidisciplinar em Engenharia, foi realizada para finalizar a Oficina Multidisciplinar em Engenharia e faz parte do Programa Novos Talentos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Ponta Grossa) e Centro de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP-PG), aprovado pela CAPES. Seu principal objetivo foi a finalização do projeto, relembrando alguns dos conceitos estudados de forma lúdica e a integração dos participantes e organizadores do projeto. Além de permitir aos alunos conhecerem diversos ambientes e locais da Universidade, pois as provas foram realizadas em vários locais. Conclui-se que com a realização da gincana foi possível avaliar os conhecimentos e possibilitar a integração de toda equipe, além de promover a divulgação do próprio projeto na Universidade.

PALAVRAS-CHAVE – Educação. Atividades lúdicas. Gincana.

Introdução

A Gincana proposta foi realizada como atividade final da oficina Multidisciplinar em Engenharia, foi desenvolvida em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR- PG) e o Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP), através do projeto Novos Talentos que foi aprovado em atendimento ao Edital CAPES/DEB 033/2010. A proposta deste projeto além de despertar vocações em estudantes para carreiras tecnológicas, também viabiliza maior interação entre o meio acadêmico, pesquisas científicas e atividades extensionistas, propiciando aos estudantes um maior aprendizado em ciências e um fortalecimento das áreas exatas.

Participaram das atividades 19 alunos do CEEP, para organização das atividades foram envolvidos alunos de Engenharia Química (UTFPR), Engenharia de Alimentos e Mestrado em Computação (UEPG). Todas as provas foram realizadas pelos alunos de graduação e desenvolvidas durante 4 horas na UTFPR-PG.

1

Graduando em Engenharia Química, UTFPR-PG, daianemendes@hotmail.com

2

Graduando em Engenharia Química, UTFPR-PG, deniltonfritzjr@gmail.com

3

Doutora, Professora Engenharia de Alimentos UEPG, nelcichic@yahoo.com.br

4

Doutora, Professora Engenharia de Alimentos UEPG, marecimail@yahoo.com.br

5

(2)

Objetivos

O objetivo geral deste trabalho foi finalizar a Gincana Multidisciplinar em Engenharia. Como objetivos específicos têm-se:

Avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do CEEP-PG durante a oficina;

Integrar os alunos do ensino médio (CEEP-PG) e os de graduação dos cursos de engenharia química (UTFPR-PG) e engenharia de alimentos (UEPG).

Permitir aos alunos de graduação participar da organização de um evento;

Instigar a criatividade dos alunos de graduação ao criarem as provas e dos alunos do ensino médio ao realizarem as atividades;

Divulgar o projeto realizado a toda comunidade acadêmica, devido à movimentação no campus.

Metodologia

Composta de 6 provas principais contou com a participação dos 4 alunos que desenvolveram a oficina e 8 alunos do curso de Engenharia Química para auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento da gincana.

Primeiramente os alunos foram recepcionados e foi realizada uma explicação das provas, cada uma teve uma pontuação associada ao tempo e a realização das atividades e existia um tempo máximo de execução, caso a equipe não consiga finalizar deverá voltar até uma sala de aula que foi definida como “QG”.

As provas realizadas são descritas de forma resumida a seguir: 1º PROVA – MEU TIME

Cada equipe escolheu o nome da sua equipe e um grito de guerra a partir da temática ENGENHARIA PARA MIM É...

2º PROVA- Enigma – 30 minutos caso não consiga volte ao QG

Cada equipe recebeu um Mapa da UTFPR, e tiveram que desvendar um enigma que abordava o tema densidade, após desvendarem o mesmo, deviam procurar no mapa o local do tesouro.

3º PROVA: Referências Bibliográficas 20 minutos

O tesouro era uma encomenda com um artigo sobre secagem, a equipe elaborou um resumo do artigo e citar a fonte no texto e nas referências (como visto em sala de aula), seguindo as regras da ABNT.

4º PROVA: Empuxo e Viscosidade 30 minutos

Esta prova abordou dois conceitos estudados o empuxo e viscosidade, que são propriedades dos materiais. Eles deviam preencher uma Tabela com as propriedades de diferentes materiais.

5º PROVA: ANIMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 60 minutos

Como demonstrado na oficina um engenheiro gosta de criar e construir. Nesta prova as equipes construíram um instrumento musical. Semelhante a um Kinder Ovo, que possui as peças eles receberam para montagem do instrumento e uma foto ilustrativa do mesmo, e usaram a criatividade para incrementar o instrumento.

Depois deviam criar uma música com no máximo 1 minuto, escolhendo algumas das frases sobre segurança.

6 º Prova AGRADECIMENTO a Capes.

As equipes tiraram uma foto e postaram no face da Capes e Engenharia Química uma frase de agradecimento, pela oportunidade de desenvolverem a oficina.

7 º ATIVIDADE CULTURAL (local: mini-auditório) Apresentação das músicas criadas pelas equipes.

(3)

8 º. PROVA RELAMPAGO – A equipe que montar o quebra cabeça mais rápido ganha pontos extra.

Resultados

Os alunos de graduação e mestrado envolvidos no projeto puderam vivenciar a organização de um evento de extensão, bem como no desenvolvimento das atividades e todo material de apoio utilizado.

Os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o curso de engenharia, interagir com duas universidades, bem como ampliar e fortificar seus conhecimentos nas áreas de matemática, física e simulação aplicada na engenharia de forma lúdica.

Com esta atividade estimulou-se a participação dos alunos a conhecerem as duas universidades envolvidas, além dos cursos de engenharia e se motivarem a cursá-los.

Com as avaliações realizadas pelo público, onde se observa que gostaram da oficina e do projeto como um todo.

Na Figura 1 observa-se o envolvimento dos alunos de graduação na definição das provas e organização das mesmas, antes da chegada dos alunos do CEEP-PG.

Figura 1 – Fotos da Dinâmica Criar e Vender

A Figura 2 apresenta a identificação do QG, onde as equipes deviam retornar ao final de cada prova, além de facilitar a localização dos alunos auxiliou na divulgação do projeto para universidade.

(4)

A Figura 3 demonstra a prova cultural apresentada no mini-auditório, lá os alunos de graduação foram os jurados e puderam dar notas pelos instrumentos musicais e músicas desenvolvida pelasequipes.

(5)

Ao final das provas foi realizada uma contagem de pontos e as equipes receberam prêmios disponibilizados pela UTPFR, composto por pasta, bloco, canetas e um livro sobre a história da UTFPR ( MACHADO, Paulo Cesar. Crônicas de ontem e de hoje: um resgate histórico do prédio da Unidade de Ponta Grossa do Cefet-PR. Ponta Grossa, PR: Ed. CEFET-PR, 2003. 132 p. ISBN 8570140258). Esta premiação além de servir como recompensa para as provas realizadas, demonstra todo apoio da UTPFR-PG no desenvolvimento de atividades de extensão. Todos os alunos do ensino médio sentiram o acolhimento realizado pelos alunos de graduação e viram o empenho de todos para que a gincana fosse realizada com sucesso.

A Figura 4 demonstra a premiação de uma equipe realizada no mini-auditório da UTFPR-PG.

(6)

Conclusões

Concluiu-se que com a realização da gincana possibilitou avaliar os conhecimentos obtidos pelos alunos do ensino médio durante a oficina de forma lúdica e criativa. Proporcionou a integração de toda equipe que organizou a oficina, além de alunos de graduação de Engenharia Química que participaram na organização de um evento e puderam conhecer e participar de uma atividade de extensão. Promoveu ainda a divulgação do próprio projeto na Universidade, pois devido à movimentação causada pelos alunos houve a divulgação do projeto na comunidade acadêmica. Referencias

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Programa Novos Talentos Na UEPG: aprovado através do edital CAPES/DEB Nº033/2010. Ponta Grossa: Depto/ UEPG, 2010.

Agradecimentos

Agradecemos a todos os membros da equipe executora, a Direção e professores do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP-PG) que são parceiros, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Ponta Grossa) e à CAPES pela chamada pública que contemplou o projeto.

Referências

Documentos relacionados

Levando em conta a metodologia proposta, para a análise dos argumentos mediante a identificação e resolução do estudo de caso, verificamos a qualidade de boa argumentação

em porcelana da China, Cª das Índias, família Rosa, período Qianlong (1736- 1795), representando jardim com aves e motivos florais (defeitos disfarçados).. Base de licitação:

Consumo de alimentos ultraprocessados foi obtido através do Questionário de Frequência Alimentar (gelatinas, biscoitos recheados, balas e chicletes, refrigerantes, preparados

Além disso, verificamos que as estimativas para a taxa natural de crescimento (nos períodos de boom) variam entre 5,2% a.a. Portanto, ao que tudo indica a economia brasileira

O programa “Amigos da Natureza”, criado em 2005 na Comarca de Caldas Novas, teve origem no interesse do Ministério Público na criação de um projeto

O transporte será realizado numa embarcação a partir do Barco Casa para o cais de embarque da Fuzeta.. An hour will be provided according with

Portanto, o nosso objetivo foi avaliar a ação de cinco diferentes isolados fúngicos entomopatogênicos sobre formigas cortadeiras em laboratório, visando contribuir para

Pereopod 3 basis moderately inflated, 2 times longer than wide, posterodistal angle with tuft of long setae; ischium produced on anterodistal angle and bearing tuft of long and