• Nenhum resultado encontrado

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Professor: Macˆ

edo Firmino

Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Na aula de hoje discutiremos a ´area de trabalho do ubuntu e como os aplicativos s˜ao instaladas, removidas e atualizadas no Ubuntu. Tamb´em abrange como os pacotes s˜ao arma-zenados pelo Ubuntu e disponibilizados para download. Na seq¨uˆencia ser´a apresentado al-guns programas de m´usica, v´ıdeo, gravador de CD/DVD, aplicativos de escrit´orios e outros.

I. ´Area de Trabalho ´

A ´area de trabalho do Ubuntu ´e formada por uma plano de fundo, um lan¸cador para ini-ciar aplicativos e o bot˜ao do Ubuntu.

Figura 1: ´Area de trabalho do Ubuntu 11.10 O Lan¸cador aparece automaticamente quando vocˆe inicia a sess˜ao e lhe d´a r´apido acesso aos aplicativos que vocˆe usa com mais frequˆencia. Quando vocˆe inicia um aplicativo, o lan¸cador fica oculto. Isto d´a a vocˆe mais es-pa¸co para trabalhar e minimiza as distra¸c˜oes. Se vocˆe mover o ponteiro do mouse para a es-querda da tela, o lan¸cador ir´a aparecer.

O Bot˜ao do Ubuntu fica pr´oximo ao canto superior esquerdo da tela e ´e sempre o item mais acima no lan¸cador. Se vocˆe clicar no Bot˜ao do Ubuntu, o Unity lhe apresentar´a um recurso adicional do ambiente de trabalho, o Painel.

Se um aplicativo que vocˆe quer usar esti-ver presente no Lan¸cador, basta clicar no ´ıcone do aplicativo, o mesmo ir´a inicializar, ficando pronto para o uso. Vocˆe pode notar que o Lan¸cador se ocultar´a quando entrar em contato com um aplicativo aberto. Vocˆe pode fazˆe-lo reaparecer movendo o ponteiro do mouse para canto superior esquerdo da tela. O Lan¸cador aparecer´a imediatamente.

II. Encontrar Aplicativos

A Barra permite a pequisa de aplicativos e arquivos, mostrando os aplicativos e arqui-vos que vocˆe usou recentemente. A barra inclui uma barra de pesquisa, atalhos de aplicativos e arquivos, e lan¸cadores para os aplicativos mais usados (seu navegador de Internet, programa de e-mail, etc.). Para come¸car a usar a barra, cli-que no logotipo do Ubuntu na por¸c˜ao superior esquerda da tela ( ). Para ocultar-la, aperte “Esc”.

Figura 2: Painel do Bot˜ao do Ubuntu Vocˆe pode usar a barra de pesquisa para procurar aplicativos e arquivos. Para usar a barra de pesquisa, abra o painel e, em seguida, basta come¸car a digitar. Os nomes e ´ıcones dos aplicativos e dos arquivos ir˜ao aparecer logo que vocˆe come¸car a digitar o texto. Resultados re-levantes de aplicativos ir˜ao aparecer em uma linha e resultados relevantes de arquivos apare-cer˜ao na segunda linha. Se nenhum aplicativo que corresponde `a sua consulta de pesquisa apa-recer, apenas o resultado de arquivos ir´a apare-cer.

Se vocˆe ver um aplicativo que deseja usar ou um arquivo que deseja abrir, clique no res-pectivo ´ıcone para inici´a-lo.

III. Adicionando Aplica¸c˜oes Se vocˆe deseja instalar um aplicativo no Windows, vocˆe normalmente deve comprar um CD contendo o software, ou baixa um instalador da Internet. Ent˜ao vocˆe executa o instalador.

(2)

O Ubuntu lida com a instala¸c˜ao de aplica-tivos de uma maneira muito diferente do Win-dows. No Ubuntu, basta abrir o Central de Programas do Ubuntu, pesquisar pelo apli-cativo que deseja e clicar em “Instalar”.

O gerenciador de pacotes baixa aplicativos de um reposit´orio de softwares. Vocˆe mesmo pode baixar pacotes, usando seu navegador, se quiser, mas geralmente ´e mais conveniente dei-xar que o gerenciador de pacotes fa¸ca isso por vocˆe. Pois, alguns pacotes dependem de outros para que funcione. Por exemplo, um processa-dor de texto pode necessitar de um pacote de impress˜ao para ser instalado. O gerenciador de pacotes instala automaticamente estas depen-dencias para vocˆe.

Reposit´orios de softwares s˜ao servidores que disponibilizam programas prontos para serem instalados e usados, al´em da vantagem de exis-tirem locais que podem ter milhares de pro-gramas instal´aveis com um clique. Isto torna muito f´acil instalar novos programas, e tamb´em ´e muito seguro porque cada programa ´e verifi-cado antes de ser permitido nos repositorios.

Figura 3: Central de Programas do Ubuntu Para instalar um aplicativo siga as seguintes etapas:

1. Clique em Aplicativos/ Central de Progra-mas do Ubuntu e pesquise pelo aplicativo desejado.

2. Selecione o aplicativo de seu interesse e cli-que “Instalar”.

3. Sua senha ser´a solicitada. Em seguida, a instala¸c˜ao come¸car´a, assegure-se de tenha uma conex˜ao de Internet ativa.

4. Quando estiver finalizada, seu novo aplica-tivo estar´a pronto para ser usado. A mai-oria dos aplicativos pode ser acessada no menu Aplicativos.

Outra maneira de instalar programas e pa-cotes ´e atrav´es do Synaptic. O mesmo ´e um programa desenvolvido para o sistema de geren-ciamento de pacotes APT. O Synaptic pode ser utilizado para gerenciar pacotes de programas avan¸cados (tais como aplicativos para servido-res) que n˜ao s˜ao gerenciados pela Central de Programas do Ubuntu.

Para instalar um programa pelo Synaptic: 1. Clique em Sistema/ Administra¸c˜ao/

Geren-ciador de pacotes Synaptic. Informe sua senha se requerida.

Figura 4: Gerenciador de Pacotes Synaptic 2. Clique em Procurar para procurar por um

aplicativo, ou clique em Se¸c˜oes e procure pelas categorias.

3. Clique com o bot˜ao direito do mouse no apli-cativo que vocˆe deseja instalar e selecione Marcar para instala¸c˜ao.

4. Se for solicitado para marcar mudan¸cas adi-cionais, clique em Marcar.

5. Selecione qualquer outro aplicativo que vocˆe gostaria de instalar.

6. Clique em Aplicar, ent˜ao clique em Aplicar na janela que aparecer´a. Os aplicativos selecionados ser˜ao baixados e instalados.

IV. Removendo Aplica¸c˜oes

Para remover um programa siga os seguin-tes passos:

1. Clique Aplicativos/ Central de Programas do Ubuntu.

2. Na sess˜ao Software Instalado, procure pelo aplicativo que vocˆe quer remover na lista. 3. Selecione o aplicativo e clique “Remover”. 4. Sua senha ser´a solicitada. Em seguida, o

aplicativo ser´a removido.

Se o aplicativo que vocˆe quer remover n˜ao est´a dispon´ıvel na Central de Programas do Ubuntu, use o Synaptic (Sistema/ Administra-¸c˜ao/ Gerenciador de Pacotes Synaptic) para remover-la.

(3)

V. Atualizando o seu Sistema As vezes os desenvolvidores do Ubuntu lan-¸cam atualiza¸c˜oes de recursos e seguran¸ca para aplica¸c˜oes e pacotes do sistema Ubuntu.

Quando estas atualiza¸c˜oes estiverem dis-pon´ıveis, o Ubuntu informar´a a vocˆe com um pop-up e um ´ıcone vermelho na sua ´area de no-tifica¸c˜ao. Para atualizar seu sistema, clique no bot˜ao vermelho, digite sua senha e clique “OK”. Outra maneira e clicando em “Sistema/ Admi-nistra¸c˜ao/ Gerenciador de Atualiza¸c˜oes”.

O Gerenciador de Atualiza¸c˜oes listar´a as atualiza¸c˜oes dispon´ıveis: para fazer o down-loade instalar esses atualiza¸c˜oes clique “Instalar Atualiza¸c˜oes”. Ent˜ao o Ubuntu far´a o download e instalar´a as atualiza¸c˜oes dispon´ıveis da Inter-net.

Quando o Gerenciador de Atualiza¸c˜oes ter-minar de atualizar o seu sistema, feche a janela clicando no bot˜ao “Fechar”. Depois de insta-lar algumas atualiza¸c˜oes importantes, pode ser necess´ario reiniciar o computador.

VI. Conhecendo Alguns Programas Agora iremos conhecer alguns programas dispon´ıveis para o sistema.

VI.1 - Programas de M´usica Para reproduzir e organizar suas m´usicas, o Ubuntu vem com o Reprodutor de M´usicas Rhythmbox. Quando iniciado pela primeira vez o Rhythmbox, ir´a procurar em sua pasta pessoal qualquer arquivo de m´usica suportado, adicionando-os `a sua base de dados. Para ini-ciar o Rhythmbox, escolha Aplicativos/ Multi-m´ıdia/ Reprodutor de M´usicas Rhythmbox.

Figura 5: Reprodutor de M´usicas Rhythmbox O Ubuntu n˜ao suporta diretamente alguns formato que s˜ao restrito por patentes e direi-tos propriet´arios (por exemplo, o MP3, AVI e MPEG). Por´em, vocˆe pode baixar alguns co-dec (plugins) para permitir utilizar estes tipos de arquivos. O principal pacote de codecs do Ubuntu ´e o GStreamer. Para instalar, vocˆe pre-cisar´a usar o Central de Programas do Ubuntu.

Vocˆe pode extrair as m´usicas de um CD para o seu computador e toc´a-las mesmo quando o disco n˜ao estiver no drive. O pro-grama rhythmbox salva os arquivos extra´ıdos na pasta M´usicas (Locais/ M´usicas). Para isso no rhythmbox clique em “Extrair para biblio-teca”.

Vocˆe pode alterar o formato de arquivo pa-dr˜ao usado pelo Rhythmbox ao copiar CDs. Clique em “Editar/ Preferˆencias/ M´usica” e mude o Formato Preferencial para o MP3. Se uma op¸c˜ao MP3 n˜ao for mostrada na lista de formatos preferidos, instale o pacote “gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse”e

reini-cie o Rhythmbox.

Outros programas de reprodu¸c˜ao de m´ u-sicas bastante utilizados e que podem ser ins-talados atrav´es da Central de Programas do Ubuntu, s˜ao:

• Amarok ´e um programa voltado `a organi-za¸c˜ao e reprodu¸c˜ao de ´audio para o am-biente desktop KDE;

• Kaffeine ´e um programa que permite a reprodu¸c˜ao de arquivos de ´audio e v´ıdeo codificados em diferentes formatos, e que executa no ambiente gr´afico KDE; • VLC ´e um player multim´ıdia que

pos-sui suporte a v´arios formatos de v´ıdeo, como OGM, MPEG1, 2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc e ´audio como OGG, Speex, FLAC, MPC (Musepack), mp3, WAV e outros. Al´em disso, tem suporte a v´arios protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de v´ıdeo na Internet.

VI.2 - Programas de V´ıdeo Para reproduzir v´ıdeos, o Ubuntu vem com Reprodutor de filmes Totem, que possui fun¸c˜oes similares ao Windows Media Player. Caracte-r´ısticas do Totem incluem listas de reprodu¸c˜ao personalizadas e reprodu¸c˜ao de DVD.

Vocˆe pode iniciar o Totem em: “Aplica-tivos/ Multim´ıdia/ Reprodutor de Filmes” no menu do computador.

(4)

Para ler arquivos de v´ıdeo, o Totem utiliza o Gstreamer. Para reproduzir alguns formatos de v´ıdeo, vocˆe pode precisar de instalar o GS-treamer. Para instalar, vocˆe precisar´a usar o Central de Programas do Ubuntu.

Existem tamb´em outras aplica¸c˜oes de multim´ıdia dispon´ıveis. Exemplos incluem Mplayer, Xine e Totem-xine (que usam a estru-tura Xine, ao inv´es da estruestru-tura Gstreamer).

VI.3 - Gravando CDs

Vocˆe pode utilizar o programa Brasero para criar CDs de dados, ´audio e v´ıdeo, copiar CDs e DVDs e para criar CDs a partir de arquivos de imagens de disco. Para isso, clique em “Apli-cativos/ Multim´ıdea/ Gravador de Discos Bra-sero” para iniciar o Brasero.

Figura 7: Gravador de Disco Braseiro Outro programa bastante utilizado para a grava¸c˜ao de CD/DVD ´e o K3b. Ele permite criar, al´em de CD-ROMs e DVDs de dados, CDs de ´audio, CDs de v´ıdeo e c´opia exata de CDs e DVDs.

Figura 8: K3b

VI.4 - Aplicativos de Escrit´orio V´arias su´ıtes de escrit´orio est˜ao dispon´ıveis no Ubuntu. Entre eles podemos destacar:

• O LibreOffice ´e instalado por padr˜ao. Ele oferece boa compatibilidade com o Mi-crosoft Office e tem muitas caracter´ısticas profissionais.

• O KOffice ´e uma su´ıte de escrit´orio proje-tada para o KDE. Ele ´e muito abrangente e oferece v´arias caracter´ısticas originais, incluindo um alto n´ıvel de integra¸c˜ao en-tre as diferentes aplica¸c˜oes na su´ıte.

Como o LibreOffice ´e a su´ıte padr˜ao do Ubuntu iremos apresenta-la com maiores deta-lhes. Ela ´e uma su´ıte de aplicativos para es-crit´orio livres multiplataforma, distribu´ıda para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A su´ıte usa o formato ODF (OpenDocu-ment) e ´e tamb´em compat´ıvel com os formatos do Microsoft Office al´em de outros formatos.

A su´ıte LibreOffice ´e composta pelos seguin-tes componenseguin-tes:

• Writer: possui todas as caracter´ısticas que vocˆe pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo at´e mesmo recursos t´ıpicos de programas de editora-¸c˜ao eletrˆonica. Ele ´e simples o bastante para se digitar um pequeno texto e, ao mesmo tempo, poderoso o suficiente para se criar livros inteiros, incluindo diagra-mas, tabelas, ´ındices, referˆencias cruza-das, esquemas complexos de numera¸c˜ao de par´agrafos e p´aginas, etc.

• Impress: ´e uma ferramenta excelente para a cria¸c˜ao de apresenta¸c˜oes multim´ıdia re-almente eficientes. Suas apresenta¸c˜oes poder´a conter figuras em 2D ou 3D, efei-tos especiais, anima¸c˜oes e ´otimas ferra-mentas de desenho;

• Math: ´e usado para criar equa¸c˜oes mate-m´aticas. Ele ´e usado normalmente como editor de equa¸c˜oes para documentos de texto, mas tamb´em pode ser usado em outros tipo de documentos, ou mesmo so-zinho;

• Draw: ´e uma ferramenta para criar e edi-tar desenhos, fluxogramas, cartazes, lo-g´otipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, s´o que gratuito e tamb´em com grande qualidade, supor-tando a inclus˜ao de imagens, gr´aficos, de-senho de vetores e formas geom´etricas, textos, filmes, sons e muito mais;

• Calc: ´e a planilha eletrˆonica f´acil de aprender e possui uma extensa variedade de fun¸c˜oes avan¸cadas, facilitando sua uti-liza¸c˜ao e aumentando a produtividade; • Base: permite manipular bancos de

da-dos sem grandes complica¸c˜oes. Vocˆe pode criar e modificar tabelas, formul´a-rios, consultas e relat´orios, seja usando um banco de dados externo, seja atrav´es do mecanismo de banco de dados HSQL, embutido no Base. H´a a possibilidade de se usar Assistentes, Vis˜ao de Design ou Vis˜ao SQL, para usu´arios iniciantes, in-termedi´arios ou avan¸cados.

(5)

VI.5 - Aplicativos para Internet Agora iremos apresentar informa¸c˜ao sobre o uso de aplicativos para Internet, como nave-gadores web, clientes de email e mensagens ins-tantˆaneas.

O navegador web Mozilla Firefox est´a in-cluido no Ubuntu. O Firefox tem recursos como navega¸c˜ao em abas, bloquei de pop-ups e busca integrada. Tamb´em suporta plugins populares como Java, Flash e RealPlayer. O Firefox pode ser iniciado clicando em “Aplicativos/ Internet/ Navegador Web Firefox”.

Figura 9: Navegador Web Firefox Inicialmente, o Firefox pode n˜ao abrir al-guns sites devido a falta de algumas ferramen-tas auxiliares (plugins). ´E poss´ıvel instalar um conjunto completo de plugins para auxiliar o Firefox, instalando o pacote Ubuntu chamado restricted extras. Estes s˜ao plugins que n˜ao po-dem ser distribu´ıdos com o Ubuntu devido a problemas legais sobre seu uso em alguns pa´ı-ses.

Para instalar este plugin Clique em “Apli-cativos/ Central de programas do Ubuntu” e localize o Ubuntu restricted extras e clique em “Instalar” para instalar o pacote. Assim como plugins (por exemplo, java, unrar e flash) e co-decsmultim´ıdia (tais como mp3), um conjunto de fontes Windows tamb´em ser´a instalado.

VII. Desligar, Suspender, Bloquear ou Encerrar a sess˜ao

Quando vocˆe termina de usar seu compu-tador, vocˆe pode deslig´a-lo, suspendˆe-lo (para economizar energia), ou deix´a-lo ligado e ape-nas encerrar a sess˜ao.

Figura 10: Desligar, suspender, bloquear a tela e encerrar a sess˜ao

Para economizar energia, suspenda seu computador quando vocˆe n˜ao o estiver usando. Isso salva seu estado para a mem´oria do seu computador e desliga a maioria das fun¸c˜oes de seu computador. Um pequeno consumo de energia ´e usando durante a suspens˜ao

Para suspender seu computador, clique no menu de sess˜ao na parte superior do painel e selecione “suspender”. Ou, se vocˆe tem um lap-top, simplesmente feche a tampa. Seu compu-tador ir´a suspender automaticamente quando a tampa for fechada.

Para deixar outros usu´arios usarem seu computador, vocˆe tanto pode encerrar a sess˜ao, quanto manter a sess˜ao e apenas alternar usu´a-rio. Se vocˆe apenas alternar usu´ario, todas as suas aplica¸c˜oes ir˜ao continuar rodando, e tudo ser´a mantido como vocˆe deixou, para quando vocˆe voltar.

Se vocˆe est´a deixando seu computador por um curto per´ıodo, vocˆe deve bloquear sua tela para prevenir que outras pessoas acessem seus arquivos e rode suas aplica¸c˜oes. Quando vocˆe voltar, apenas digite sua senha para reiniciar sua sess˜ao. Se vocˆe n˜ao bloquear sua tela, ela ir´a ser bloqueada automaticamente depois de um certo per´ıodo de tempo.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O objetivo deste trabalho foi validar a aplicação do Female Sexual Function Index (FSFI) em uma amostra de mulheres de casais inférteis que desejam engravidar e de mulheres

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Portugal Oxaliplatina Kabi 5 mg/ml concentrado para Solução para perfusão República da Eslováquia Oxaliplatin Kabi 5 mg/ml concentrate for solution

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Estes são os algoritmos convencionais de criptografia, onde a mesma chave secreta é utilizada tanto para cifrar como para decifrar uma mensagem, devendo ser conhecida por ambos

Controle de poeira e prevenção da inalação, do contato com a pele, mucosas e olhos: não aplicável porque o produto irá gerar poeira somente durante a aplicação.. Procedimentos