• Nenhum resultado encontrado

Publicidade: Ensaio Fotográfico Abrigo Bezerra de Menezes #ExperimenteDoar 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Publicidade: Ensaio Fotográfico Abrigo Bezerra de Menezes #ExperimenteDoar 1"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 Publicidade: Ensaio Fotográfico “Abrigo Bezerra de Menezes – #ExperimenteDoar” 1

Gustavo SILVA 2 Daniela NATHALI 3 Danielle DORNELLES 4 Karina PAMELA 5 Larissa MACEDO 6 Nivea ALVES 7 Thais BISPO 8 Débora CARVALHO 9

Centro Universitário FIEO, Osasco – SP

RESUMO

Este trabalho apresenta o processo de criação, produção e pós-produção fotográfica da campanha #ExperimenteDoar – Abrigo Bezerra de Menezes.

O objetivo da campanha foi mostrar a importância do ato da doação e convidar o target a passar por esta experiência. Quando nos referimos à doação não falamos somente de coisas tangíveis - como uma quantia de dinheiro - mas também coisas simples e também necessárias como um abraço, um sorriso, uma história e o tempo.

Para que a campanha transmitisse verdade, optamos por fotografar idosos que vivem no abrigo e retratá-los em um momento espontâneo, capturando a sua essência.

PALAVRAS-CHAVE: Ensaio fotográfico, fotografia digital; ONG.

1

Trabalho submetido ao XXI Prêmio Expocom 2014, na Categoria Publicidade e Propaganda, modalidade ensaio fotográfico.

2

Aluno líder do grupo e estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: gus.pp1@gmail.com

3

Estudante do 7º semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: daniela.nathali@ironmountain.com.br

4

Estudante do 7º semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: d.mirabelli@live.com

5

Estudante do 7º semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: karinaps2006@yahoo.com.br

6

Estudante do 7º semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: larissa.macedo@dafiti.com.br

7

Estudante do 7º semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: nivea.alves23@gmail.com

8

Estudante do 7º semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: thaisbispo16@gmail.com

9

Orientador do trabalho. Professor do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO, e-mail: profdeboracarvalho@gmail.com

(2)

INTRODUÇÃO

O ensaio fotográfico, desenvolvido para o trabalho interdisciplinar, orientado pelos professores do Centro Universitário FIEO, para o abrigo Bezerra de Menezes foi de suma importância para a aprendizagem no curso de Publicidade e Propaganda, mas também de gratificação pessoal. Elaborar uma campanha voltada para organizações não governamentais, em que o foco é o incentivo a doações, demanda um conhecimento que vai além do saber, mas exige uma compreensão do que se é vivido pelos internos.

O Abrigo Bezerra de Menezes, localizado no bairro da Penha, em São Paulo é bastante consolidado na região, e conta não apenas com a alocação dos idosos, mas também contribui para a comunidade com eventos, doações e cursos. Existe há mais de 65 anos e atende cerca de 130 idosos, com atendimento médico, alimentação, vestuário e lazer.

Assim, para desenvolvermos a campanha e especificamente as fotografias que pudessem transferir emoções e expressividade, pesquisas e realidade foram fundamentais, tornando-as assim um fato.

“A fotografia nos cativa, porque mais do que um tema, ela é um bilhete de viagem. Quando nos interessamos por sua história, podemos explorar todos os aspectos do passado e do presente abordados e transformados por ela, sem nem sequer tirarmos os pés do chão.” (HACKING e CAMPANY, 2012:7)

As fotografias mostram a energia que as compõe, ressaltam ainda mais suas características e nada mais válido que as marcas que o tempo provocou na vida de cada um, o que elas nos demostram, completando assim a emoção que apenas palavras não conseguem demonstrar.

(3)

3 OBJETIVO

O ensaio fotográfico desenvolvido para a campanha “ExperimenteDoar – Bezerra de Menezes” tem como objetivo atrair o público emocionalmente e demonstrar que o afeto pode ser passado por simples experiências compartilhadas do dia-a-dia. Um simples abraço, uma amizade, um sorriso faz-se valer para aqueles que já possuíram diversas experiências e vivências, para tanto conseguir concretizar em doações intangíveis ou não, fidelizando doadores com a veracidade das expressões.

JUSTIFICATIVA

A produção fotográfica para a campanha #ExperimenteDoar mostra a espontaneidade e realidade dos idosos do Abrigo Bezerra de Menezes.

A campanha incentiva às pessoas a doarem mais do que dinheiro ao abrigo, como tempo, abraços, felicidade, bens intangíveis. Para fortalecer este pedido, utilizamos o formato testemunhal para comprovar que os idosos realmente precisavam muito mais do que doações monetárias, além de trazer uma autenticidade para a campanha “A fotografia não apenas registra os acontecimentos do mundo, mas também os revela. Mesmo silenciosa, ela pode ser eloquente.” (TASSINARI, e al., 2008:). Não é a agência que afirma, não é o dono do abrigo que afirma, são os próprios idosos para os quais as doações são direcionadas.

MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

As fotografias foram feitas no formato retrato e em preto e branco. O preto e branco foi escolhido para trazer mais emoção à imagem e fazer referência à faixa etária dos entrevistados. O enquadramento de retrato valoriza também a feição e os traços dos idosos no momento em que a foto foi tirada. Tomamos como referência para a produção

(4)

fotográfica o trabalho do Platon10, pois entrega um resultado muito próximo ao objetivo de nossa campanha.

1- Retratos de celebridades por Platon Antoniou

Fontes: (http://www.platonphoto.com/portraits/politics/index.html) e (http://www.platonphoto.com/portraits/movies/index.html)

Foram fotografados idosos durante a entrevista realizada com cada um dos três, por isso conseguimos captar expressões que foram totalmente espontâneas, sem influência de alguma orientação. A entrevista abordou fatos sobre a vida deles, o que faziam o que sentiam no abrigo, o que os faziam felizes e o que eles gostavam de doar e receber. Somente a foto espontânea conseguiria trazer a emoção e sentimento que os entrevistados demonstravam na conversa/entrevista.

As fotografias foram feitas numa sala simples sem nenhuma estrutura de estúdio. Utilizamos um tecido de viscose preto para criar o fundo escuro, algumas luminárias para a iluminação e contraste. Fotografamos com a câmera digital Canon EOS REBEL T3i em configuração p/b ISO 6400, abertura máxima 1.8 modo programado, exposição 1/160s, diafragma f/4.5 com distância do objeto 1,5 m. Ou seja, a foto foi originalmente feita em p/b. A pós-produção foi feita no Adobe Lightroom, onde realçou-se o contraste, brilho exposição, preto e branco e o recurso ‘clarity’ para valorizar as marcas e feições do rosto.

(5)

5 2 – Retratos 11

Senhora Romilda, 84 anos.

11

As imagens utilizadas foram autorizadas pelos próprios acolhidos podendo ser utilizadas somente para fins acadêmicos.

(6)
(7)

7 Senhora Oracilda, 86 anos.

(8)
(9)

9 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO

O Abrigo Bezerra de Menezes é um abrigo de idosos situado no bairro da Penha, zona leste de São Paulo. A instituição cuida de cerca 130 idosos. No abrigo há alimentação, atendimento médico, vestuário, lazer, além da acomodação no próprio local. O abrigo também movimenta e ajuda toda uma comunidade da região através de bazares, eventos, cursos e doações.

O abrigo depende das doações para manter suas atividades e recursos, mas nas pesquisas e entrevistas que fizemos sobre o abrigo (e no abrigo) identificamos que eles precisam mais do que doações monetárias. Precisam também da doação de bens intangíveis – felicidade, amor, abraços, carinho, conversa, tempo, amizade. São bens que não podem ser comprados e a doação dos mesmos precisa ser feita necessariamente de forma presencial.

A campanha #ExperimenteDoar foi criada para chamar a atenção das pessoas para estas necessidades dos idosos e incentivar a fazer estas doações. O abrigo já conta com doadores regulares que ajudam a manter o local, mas precisam de doadores presencias que ajudem a dar vida àqueles que estão quase a perdendo.

O testemunhal nas peças foi escolhido para mostrar de forma autêntica o que realmente os idosos estavam precisando. As fotos são espontâneas, as frases são espontâneas. Queremos que o público realmente entenda e perceba que a campanha foi criada baseada em uma verdade e não em um ‘achismo’.

Em se tratando de doações, as pessoas tendem a doar e participar de alguma instituição baseados em seu comprometimento, missão e utilização das doações. Por isso a campanha mostra os próprios idosos do abrigo, a fim de mostrar o verdadeiro sentimento e realidade destas pessoas.

CONSIDERAÇÕES

“Uma imagem pode dizer mais do que mil palavras”12

. Poderíamos publicar um texto imenso de uma entrevista com os idosos, um minidocumentário, entre outros formatos. Mas não seria imediatamente comovente, chamativo e persuasivo como uma imagem. Uma imagem que demonstre emoção, sinceridade, realidade, autenticidade, enfim transmite veracidade.

(10)

Os rostos e as expressões destes idosos “dizem” o que eles sentem. Mostram o que eles nos passaram quando nós os entrevistamos. As frases são importantes, mas complementares aqui, pois sem a imagem não teriam força persuasiva.

Estas fotos mostram os idosos numa posição diferente da de “coitado, sem vida”, como comumente se atribui aos idosos. E é justamente este impasse que queremos passar nas fotografias. Feições sinceras, sorrisos verdadeiros. Estes são os idosos que precisam de abraços, felicidades e amizades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTHES, Roland. A câmera clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

HACKING, Juliet,; CAMPANY, David, Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

TASSINARI, Albert e all. 8 X Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

REFERÊNCIAS WEB

ANTONIOU, Platon. Biography. Disponível em:

http://www.platonphoto.com/biography/index.html, acesso em 29 de janeiro de 2014.

Portaits / Politics. Disponível em:

http://www.platonphoto.com/portraits/politics/index.html, acesso 27de janeiro de 2014.

Portaits / Movies. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

2 No Windows, clique em Instalar o Sistema do GroupWise e em Avançar para aceitar uma instalação Padrão, selecione Instalar Mais Componentes e, em seguida, clique em Instalar

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

 Para que o indivíduo tenha um Para que o indivíduo tenha um desenvolvimento desenvolvimento normal de sua personalidade não pode haver. normal de sua personalidade não pode haver

No âmbito do projeto Eco Escolas, nomeadamente o Clube Eco Escolas, no dia 13 de fevereiro, 6ª feira, realizou-se o Eco Desfile de Carnaval na escola-sede do

10, § 1° da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, as declarações em forma eletrônica produzidas com a utilização de processo de Certificação

Organização do Debian DebConf e Mini DebConf Ciclo de vida do pacote Compilação do pacote Bug Track System (BTS)

Este trabalho relata a experiência desenvolvida na Universidade Estadual do Ceará (UECE), pela Faculdade de Educação, Ciências e letras de Iguatu (FECLI), com o objetivo