• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Setor Palotina

Secretaria de Pós-Graduação

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM AQUICULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - SETOR PALOTINA 2014

1. DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

1.1. O processo seletivo para ingresso no Mestrado em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável será regido por este edital e seus anexos, disponíveis no local das inscrições e no endereço eletrônico da Pós-graduação UFPR Setor Palotina (http://www.campuspalotina.ufpr.br).

1.2. A inscrição no Processo Seletivo poderá ser feita por portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação em Tecnologia em Aquicultura, Bacharelado em Aquicultura, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Ciências Biológicas ou áreas afins.

1.3. Serão disponibilizadas 10 vagas, sendo estas distribuídas entre os membros do corpo docente (Permanentes e Colaboradores) do Curso de Pós Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a disponibilidade dos orientadores o número de vagas poderá ser alterado.

1.4. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os critérios estabelecidos para o Processo de Seleção.

1.5. O Curso não se obriga a preencher todas as vagas ofertadas.

1.6. Havendo disponibilidade de bolsas, ou interesse do orientador, os candidatos classificados após o número mínimo de vagas ofertadas, poderão ser chamados para compor o quadro discente regular.

2. DAS INSCRIÇÕES E DO CURSO:

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 15 de maio de 2014 a 30 de junho de 2014, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria da Pós-graduação do Setor de Palotina.

2.2. Os interessados formalizarão as inscrições, como disposto a seguir:

2.2.1 Pessoalmente ou por procuração específica, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR Setor Palotina, situada na rua Pioneiro número 2153, Jardim Dallas, CEP 85950-000, Palotina – PR, telefone: (44) 3211-8529.

(2)

2.2.2 Via postal, por meio de SEDEX, com Aviso de Recebimento – AR, com postagem até o dia 30 de junho de 2014, dirigido à Comissão do Processo de Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR Setor Palotina no endereço mencionado no item 2.2.1.

2.3. O deferimento das inscrições será divulgado na secretaria do Curso de Pós-Graduação, no endereço mencionado no item 2.2.1 e no endereço eletrônico da UFPR Setor Palotina (http://www.campuspalotina.ufpr.br), até o dia 4 de julho de 2014.

2.4. Caberá recurso fundamentado contra o indeferimento de inscrição, desde que protocolado na secretaria da Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR Setor Palotina, no endereço mencionado no item 2.2.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados a partir da data de publicação do deferimento das inscrições. 2.5. No ato da inscrição, o candidato ou seu procurador devidamente constituído deverá entregar ou encaminhar por via postal os seguintes documentos:

a) Formulário de inscrição (disponível no Anexo I deste Edital), devidamente preenchido e assinado, sendo obrigatório indicar 3 (três) opções de orientador.

b) Duas fotografias recentes de tamanho 3 cm x 4 cm;

c) Cópia do Diploma de Graduação ou declaração de conclusão de curso;

d) Currículo modelo Lattes com documentos comprobatórios seguindo a ordem do currículo, com páginas numeradas e rubricadas;

e) Cópia do Histórico Escolar do(s) curso(s) concluído(s) com nº de registro do curso de graduação reconhecido pelo MEC;

f) Cópia do RG e CPF;

g) Cópia do registro geral de estrangeiro para os candidatos estrangeiros. Esses candidatos deverão apresentar também, documentos específicos que comprovem a proficiência em língua portuguesa ou, alternativamente, submeter-se a prova de conhecimentos em língua portuguesa;

h) Comprovante de estar em dia com as obrigações militares (para os candidatos do sexo masculino);

i) Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

j) Caso o candidato tenha vínculo empregatício, deverá apresentar documento oficial do empregador, liberando-o para o curso, se aprovado;

2.5.1 Os documentos deverão ser anexados na ordem indicada.

2.6. O exame de seleção para ingresso no curso de Mestrado em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável avaliará os conhecimentos na área do curso.

(3)

2.7. Os orientadores informados no Anexo I deverão ser, obrigatoriamente, membros do corpo docente do Curso (Permanente ou Colaborador), conforme descrito no Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR Setor Palotina.

3. DO PROCESSO SELETIVO

3.1. O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção, designada pelo Colegiado de Pós-graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR Setor Palotina.

3.2. Local das provas: Sala 16, Bloco Seminário, UFPR Setor Palotina, situada na rua 24 de julho, número 698, CEP 85950-000, Palotina – PR.

3.3. O processo seletivo será realizado nos dias 14 e 15 de julho de 2014, a partir das 8h00min.

3.4 O processo seletivo constará de:

3.4.1 Prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, valendo nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e tendo peso 3, constando os temas de acordo com as linhas de pesquisas do curso.

3.4.2 Prova escrita de inglês, valendo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e tendo peso 1.

3.4.3 Análise de Currículo Lattes, conforme Anexo IV, valendo nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e tendo peso 3.

3.4.4 Entrevista perante os membros da Comissão de Processo Seletivo e análise da proposta de pesquisa, valendo nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e tendo peso 3.

3.4.5. A presença, sem direito a voz, do possível orientador na entrevista é opcional.

4. DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

4.1. A prova escrita será realizada às 8h30 do dia 14 (quatorze) de julho de 2014 e terá duração máxima de 03 (três) horas.

4.2. Para a realização da prova, o candidato deverá portar comprovante de inscrição, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

4.3. A consulta a qualquer tipo de material durante a prova é expressamente proibida, sob pena de desclassificação.

4.4. O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer na data e horário previstos para a realização da prova será desclassificado.

(4)

5. DA PROVA DE INGLÊS

5.1. A prova escrita de inglês será realizada às 14h do dia 14 (quatorze) de julho de 2014 e terá duração máxima de 01 (uma) hora.

5.2. Para a realização da prova, o candidato deverá portar comprovante de inscrição, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

5.3. Será permitida a consulta apenas ao dicionário. Esta prova constará de um texto em inglês sobre a área, com perguntas dissertativas a serem respondidas em português. 5.4. O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer na data e horário previstos para a realização da prova será desclassificado.

6. DA ENTREVISTA .

6.1. Todos os candidatos serão submetidos à entrevista.

7. DA ANÁLISE DO CURRÍCULO

7.1. O exame e a pontuação do currículo levarão em consideração, estritamente, os títulos, a produção intelectual e os documentos comprobatórios entregues ou postados no ato da inscrição.

7.2. A Comissão de Seleção atribuirá pontos ao currículo dos candidatos de acordo com o que estabelece a tabela de pontuação constante no Anexo IV deste Edital.

7.3. A nota dos candidatos, para efeito de classificação, será calculada de acordo com os seguintes procedimentos: a) sequenciar-se-ão os candidatos em ordem decrescente, a partir do total de pontos obtidos na análise do currículo; b) atribuir-se-á nota 10 (dez) ao candidato com maior pontuação; c) a partir da nota atribuída ao candidato com maior pontuação estabelecer-se-á, proporcionalmente, nota aos demais candidatos, na ordem decrescente.

7.4. Não serão pontuadas quaisquer outras atividades ou produções que não constem no Anexo IV deste Edital.

8. DA CLASSIFICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E RESULTADO FINAL

8.1. A classificação geral dos candidatos será feita com base na média ponderada das notas obtidas.

8.2. Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios, em ordem de prioridade: a) maior nota na prova escrita de conhecimentos gerais e específicos; b) maior nota na análise da proposta de pesquisa; c) maior nota na análise do currículo.

(5)

8.3. A classificação no Processo Seletivo não assegura bolsa de estudos no Curso de Pós-graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável.

8.4. O Processo Seletivo obedecerá, em todas as suas fases, as normas deste Edital e a legislação pertinente, em especial ao Regulamento da Pós-Graduação Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, aprovado pelo Conselho Universitário da UFPR.

8.5. A homologação do Resultado Final do Processo Seletivo será feita pelo Colegiado do Curso de Pós-graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável.

8.6. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 18 de julho de 2014.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. As informações sobre o Curso de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, linhas de pesquisa, estrutura curricular, corpo docente, entre outros, encontram-se disponíveis para consulta no endereço eletrônico: http://www.campuspalotina.ufpr.br. Dúvidas em relação ao Processo Seletivo poderão ser enviadas para o e-mail ppgaqui@ufpr.br.

9.2. Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas indicadas nesse Edital.

9.3. A divulgação do resultado final indicará, apenas, os nomes dos candidatos aprovados. 9.4. A concessão de bolsas de estudo dependerá do número de bolsas concedidas pelas Agências de Fomento à pesquisa, seguindo critérios estabelecidos pela Comissão de Seleção e homologados pelo Colegiado do Curso de Pós-graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável.

9.5. O período de matrícula está previsto para os dias 21 de julho a 25 de julho de 2014, enquanto que o início das aulas, será a partir do dia 04 de agosto de 2014 segundo o calendário de disciplinas disponível na secretaria do curso.

9.6. A não efetivação da matrícula implicará desistência da vaga pelo candidato.

9.7. Os diplomas e certificados de conclusão de curso serão analisados no momento da matrícula, podendo haver indeferimento no caso de títulos não validados pelas instituições competentes.

9.8. Caberá recurso em relação ao Processo de Seleção, somente por escrito, no caso do não cumprimento das normas estabelecidas nesse Edital. Os recursos deverão ser dirigidos ao Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, até 48h após a divulgação do resultado.

(6)

9.9. Não haverá revisão de prova.

9.10. Será desclassificado, e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que: a) prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção; b) deixar de cumprir qualquer uma das disposições deste Edital; c) não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital; d) não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos; e) Não confirmar a sua participação no Curso de Pós-graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, por meio da efetivação da matrícula, na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

9.11. Os candidatos não aprovados poderão requerer a devolução da documentação apresentada no momento da inscrição, junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, por um período de até 90 (noventa) dias após a divulgação do resultado final. Terminado este prazo, a documentação será inutilizada.

9.12. Ao efetivar sua matrícula, o candidato selecionado deverá se comprometer a cumprir, respeitar e observar as normas do Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR Setor Palotina e demais normas da Universidade.

(7)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº. ___________/ _____ 1. Linha de pesquisa pretendida:

Professor Orientador (se houver preferência): 2. Dados do Candidato:

Nome:

Nome do Pai: Nome da Mãe:

Data de Nascimento: / / Sexo ( ) Masculino ( ) Feminino Naturalidade:

(Cidade) (Estado) (País)

CPF: Identidade: Órgão de Expedição: Data de Expedição: / / Estado Civil: Endereço Residencial:

Bairro: Cidade: CEP Fone: Celular: E-mail: Foto

3. Formação Acadêmica: 3.1. Graduação

Instituição:

Título Obtido: Conclusão: 3.2. Pós-graduação Instituição:

(8)

3.3. Bolsas

Tipo Órgão de Fomento Período 3.4. Monitoria

Disciplina/Departamento Período

4. Atividades Profissionais Atuais (Se Presente) 4.1. Docência:

Instituição: ( ) IES ( ) Escola Particular ( ) Escola Municipal ( ) Escola Estadual Nível: ( ) Superior ( ) 2º Grau ( ) 1º Grau ( ) Técnico ( ) Outros:

4.2. Outra:

4.3. Dados da Empresa: Nome do Empregador: Endereço:

Cidade: Estado: CEP: Fone: ( ) Fax: ( )

Tempo de exercício nesta atividade:

Dedicação ao trabalho: ( )Dedicação exclusiva ( ) Parcial ( ) Outra:

Obs.: A seleção dos candidatos para ingresso neste Curso de Pós-Graduação não está vinculada à concessão de bolsas.

_____________________, ____ de ____________________ de 2014.

Assinatura do Candidato

(9)

COMPROVANTE DO CANDIDATO Inscrição número: CPF:

Nome Completo:

Palotina-PR, ____/____/______ __________________________

Visto da Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável.

4.5. Manterá vínculo de trabalho durante o curso? ( ) Sim ( ) Não

4.6. Pretende realizar seu curso com dedicação exclusiva? ( ) Sim ( ) Não 4.7. Pretende candidatar-se à bolsa de estudo?

( ) Não

( ) Junto a sua Instituição de Origem (CAPES/PICD) (a ser solicitado pelo candidato) ( ) Junto ao Curso de PG em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável (CAPES/CNPq) 4.8. Pretende realizar o curso mesmo na eventualidade de não ser contemplado com bolsa de

(10)

ANEXO II

CONTEÚDOS E BIBLIOGRAFIA PARA PROVA ESCRITA DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM AQUICULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

- Fundamentos básicos de ecologia e biologia da conservação - Limnologia básica

- Parâmetros físico-químicos da água e sua relação com organismos aquáticos produzidos em cativeiro.

- Nutrição e alimentação de organismos aquáticos.

- Manejo de organismos aquáticos produzidos em água doce.

- Anatomia e fisiologia comparada de peixes e camarões de água doce. - Reprodução de peixes.

- Patógenos (parasitas, vírus, fungos e bactérias) de organismos de cultivo. - Princípios básicos da bioestatística (estatística descritiva)

- Princípios básicos de Bioquímica Animal BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

- BALDISSEROTO, B; GOMES, L.C. Espécies nativas para a piscicultura no Brasil. Santa Maria: Editora UFSM, 2ª ed., 608p. 2010.

- CALLEGARI-JACQUES, S. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre-RS: Artmed Editora. 256 p., 2003.

- CASTAGNOLLI, N. Fundamentos de nutrição de peixes. Piracicaba: Livroceres, 108p. 1979.

- CYRINO, J.E.P.; URBINATI, E.C.; FRACALOSSI, D.M.; CASTAGNOLLI, N.(editores). 2005. Tópicos Especiais em Piscicultura de Água Doce Tropical Intensiva. Tec Art, São Paulo, 533 p.

- EIRAS, J. C., TAKEMOTO, R. M.,PAVANELLI, G. C. Diversidade dos parasitas de peixes de água doce do Brasil. Maringá:Clichetec. 333 p. 2010.

- EIRAS, J. C., TAKEMOTO, R. M.,PAVANELLI, G. C. Métodos de Estudo e Técnicas Laboratoriais em Parasitologia de Peixes. Maringá: EDUEM, 2ª edição. 199 p. 2006. - ESTEVES, Francisco de Assis. Fundamentos de Limnologia. 3.ed. Ed. Interciência, 2011. 826p.

(11)

- HEPHER, B. 1988 Nutrition of pond fishes. Cambridge Univ. Press. 388p.

- KUBITZA, F. Qualidade da água no cultivo de peixes e camarões. Jundiaí: F. Kubitza, 2003. 265p.

- LOGATO P.V.R. Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce. 128p. 2000. ISBN 85-88216-58-2. Editora Aprenda Fácil.

- MOREIRA, H., VARGA, L., RIBEIRO, R., ZIMMERMANN, S. Fundamentos da Moderna Aqüicultura. Porto Alegre:ULBRA, 410p. 2001.

- NELSON, D.L.; COX, M.M. Lenhinger Princípios de Bioquímica. 4ª Ed. São Paulo: Sarvies, 2006. 1202p.

- ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary, W. Fundamentos de Ecologia. 5.ed. Ed. Cengage Learning, 612p. 2008.

- PAVANELLI, G.C., EIRAS, J.C.& TAKEMOTO, R.M. Doenças de peixes: profilaxia, diagnóstico e tratamento. 3ª ed. EDUEM, Maringá: 311 pp. 2008.

- PEZZATO, L.E. Alimentos convencionais e não-convencionais disponíveis para indústria da nutrição de peixes no Brasil. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NUTRIÇÃO DE PEIXES E CRUSTÁCEOS, 1, 1995, Campos de Jordão Anais...Campos de Jordão: CBNA, 1995, p.34.

- POLI, CR, POLI, A.T.B., ANDREATTA, E. & BELTRAME, E. AquiculturaÇ Experiências Brasileiras. Multitarefa Editora Ltda., Florianópolis, SC. 278p.

- PRIMACK, Richard B.; RODRIGUES, Efraim. Biologia da Conservação. Londrina: Planta, 2001.

- SCHMIDT- NIELSEN, K. Fisiologia Animal - Adaptação e Meio Ambiente. Ed. Santos. 611p., 2002.

- SILVA, D.J., QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos – métodos químicos e biológicos. Viçosa, UFV, 235p. 2002.

- VAZZOLER, A.E.A.M. Biologia da reprodução de peixes teleósteos: Teoria e Prática. Maringá:EDUEM, 169p. 1996.

- VINATEA ARANA, L. Qualidade da água em Aqüicultura – princípios e práticas. 3ª Ed. Florianópolis:Ed. UFSC, 2010. 238p.

- WOYNAROVICH, E. A propagação artificial de peixes de água tropicais. Brasília: FAO/CODEVASF/CNPq, 225p. 1983.

(12)

ANEXO III

REFERENCIAL PARA AVALIAÇÄO DE CURRICULUM VITAE

DESCRIÇÃO VALOR UNITÁRIO

PUBLICAÇÕES

Artigos publicados em periódicos A 15 (por artigo) Artigos publicados em periódicos B 10 (por artigo) Artigos publicados em periódicos C 05 (por artigo) Artigos publicados em periódicos não indexado 02 (por artigo) Artigos publicados em magazine 02 (por artigo) Trabalho completo e resumo expandido publicado em anais de

evento científico 02 (por artigo)

Resumo publicado em anais de evento científico 01 (por artigo) Livro, capítulo de livro científico, editoração de livro científico 05 (por artigo)

EXPERIÊNCIA

Bolsista de iniciação científica ou tecnológica 04 (por semestre) Bolsista de extensão/monitoria 02 (por semestre)

Estágio 0,1 (cada 15h)

Experiência didática 3ºgrau 02 (semestre) Experiência didática 1º e 2º graus 01 (semestre) Experiência profissional na aquicultura 02 (semestre) Apresentação de trabalho em congresso (oral ou painel) 01 (apresentação) Participação em projeto de pesquisa ou extensão 01 (projeto) Curso, minicurso, palestra ministrado 0,2 (cada)

FORMAÇÃO

Participação em Cursos, minicursos e palestras 0,2 (cada 4h) Participação em congressos científicos 0,5 (cada)

Referências

Documentos relacionados

(15) Esta matéria nem sequer foi alegada e não pode ser suprida contra o ónus de a seguradora alegar e provar a culpa do sinistrado... (8) Mas se porventura tiver de ser

O Parque Nascentes do Belém apresentou problemas relacionados com os objetivos de uma Unidade de Conservação, e de acordo com os critérios utilizados para

(2001), que propõe uma otimização automática do tubo de sucção; Japikse (2000), em seu trabalho, faz uma correlação com a geometria, o swirl e o bloqueio aerodinâmico na

Cientista, eu? Como cidadãos comuns também podem fazer ciência. As formigas estão entre os animais com organização social mais complexa da natureza. Em suas colônias, cada inseto tem

- Os estudantes, professores e outros funcionários que forem identificados com suspeita de COVID-19 devem ser encaminhados para um posto de saúde - Os estudantes, professores e

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (PPGBA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) torna público o presente Edital, no Boletim

4.2 Candidatos ao DOUTORADO: Candidatos cuja defesa de mestrado tenha ocorrido há mais de 6meses 

São vários os exercícios para o fortalecimento dos músculos envolvendo a recuperação do LCA, principalmente o quadríceps e o os isquiotibiais, onde parece existir